Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mais um colombiano na linha de Jackson, Falcao, Bacca ou Teo Gutiérrez

No dicionário do futebol actual, Colômbia é sinónimo de avançados. São muitos, e bons, os goleadores que têm saído do país sul-americano para fazer furor nos campeonatos europeus. De Falcao a Bacca, passando pelo incrível Jackson Martínez, um dos melhores a actuar em Portugal, e sem esquecer nomes como Teo Gutiérrez (que está a ser fortemente apontado ao Sevilha), Ibarbo, Muriel, Zapata, entre outros. Esta moda despertou a atenção dos clubes do Velho Continente para os jovens que vão aparecendo no campeonato local. Sempre que há uma promessa a despontar, surge de imediato associada a diversos emblemas. 

Rafael Borré é a nova coqueluche do futebol colombiano. O avançado do Deportivo Cali (onde também brilha Harold Preciado, outro avançado a ter em conta), que liderou a tabela da liga na fase inicial da temporada, ganhou o lugar na equipa principal e tem sido uma das figuras do campeonato, somando 7 golos. Com apenas 19 anos, Borré deu nas vistas no último Sudamericano sub-20, numa equipa onde Jeison Lucumí, extremo rápido e virtuoso, foi a grande estrela, e está a dar continuidade ao serviço do clube. As suas exibições não têm passado despercebidas, tendo já merecido a chamada de José Pekerman à selecção princioal. Para além disso, e como não podia deixar de ser, já está a ser cobiçado por vários emblemas europeus, sobretudo do futebol espanhol. O Atlético, o Valência e o Espanhol já têm o versátil avançado (pode jogar como referência ofensiva ou sobre as alas, adaptando-se facilmente) debaixo de olho. Um avançado à boa maneira sul-americana, com uma capacidade técnica interessante e muita agressividade nas zonas de finalização, tendo grande facilidade em descobrir espaços para o remate. Ainda tem muito para evoluir se quiser chegar aos calcanhares de nomes como Jackson, Falcao ou Bacca, mas, para já, Borré está a assumir-se como um candidato sério a ser mais um “cafetero” a brilhar no ataque às redes.

T. Cunha

0 Comentários

  • João Paiva
    Posted Abril 26, 2015 at 1:53 am

    A falta de PL em Portugal deve-se a vários fatores que acabam por estar todos interligados.

    (1) Se aparece jogador com velocidade e alguma capacidade de drible nunca vai ser PL, visto que, mais tarde ou mais cedo, acabará por ser colado à linha. Bastava ver que, no Sporting, o W. Eduardo, PL durante vários anos nos escalões de formação, com uma boa relação com as redes adversárias, chega a determinada altura e é encostado à faixa. Perdeu-se aqui um bom projeto de PL para, no máximo, se poder concretizar um extremo razoável. O Mané idem. Sempre foi PL até que, nos juniores, passa para o centro do terreno.

    (2) Os clubes têm medo de apostar em PL jovens. O já referido Betinho não foi aposta no Sporting CP. Marcou golos na equipa B, tem um faro de golo notável, marcou vários golos de difícil execução. Na hora de dar oportunidade ao jogador na equipa principal, foi recambiado para a 2ª divisão inglesa para estar nas reservas. Quem fala em Betinho, fala também, por exemplo, no Orlando Sá ou no Nélson Oliveira.

    (3) O medo de apostar em jogadores jovens leva à fuga dos mesmos para outros mercados. Como não se impuseram em Portugal, dificilmente têm oportunidade nas principais ligas europeias, portanto, acabam em ligas periféricas, com menor visibilidade e menores condições. Jogar numa liga búlgara, polaca, cipriota, romena, etc., não tem a mesma visibilidade que jogar em Portugal. Resultado: quando eventualmente conseguem afirmar-se no futebol vão com 26/27 anos, altura em que os clubes portugueses consideram que a contratação já não é rentável, visto que não dá para vender depois. Veja-se o caso do Orlando Sá que, finalmente, começa a ter alguma atenção pela Polónia.

    (4) A disputa de campeonatos periféricos faz com que a chamada à seleção deste tipo de jogadores não seja atrativa para a seleção. Não sendo atrativa para a seleção e disputando uma liga periférica, os holofotes sobre o jogador não são tantos, logo, está condenado a um aparecimento ainda mais tardio, tão tardio que, muitas vezes, os condena à inexistência.

    Posto isto, concluo que faltam reais oportunidades a jogadores jovens, como, por exemplo, o N. Oliveira, o Betinho, o G. Paciência, o A. Silva, etc., bem como é necessário parar com a mania de encostar os jogadores à ala. Nessa altura, não duvido de que aparecerá por cá um PL com valor para a seleção.

    • CD
      Posted Maio 4, 2015 at 2:13 am

      Tens muita razao no que dizes… a formaçao em PT é mal feita: se tens técnica vais para extremo, se tens 1.90m vais para central… e depois querem ter bons PL. Mais uma vez a culpa é dos clubes, principalmente do centralismo de talentos nos 3 grandes… Mas por acaso e contrariando estes exemplos tens o André Silva, onde aconteceu exactamente o oposto, ele era extremo na formação e depois puseram-no a Avançado.. hoje em dia no Porto B joga a extremo apenas se jogar o Gonçalo no meio. E tem tudo para ser melhor que o Gonçalo…

    • Samuel Noronha
      Posted Abril 26, 2015 at 2:31 pm

      Excelente comentário João Paiva, concordo em tudo, e ainda acrescento a opinião do João Magalhães. 4-3-3 restringe apenas a 2 PL, enquanto o 4-4-2 seriam precisos pelo menos 4, 2 titulares e 2 suplentes.

    • João Magalhães
      Posted Abril 26, 2015 at 10:00 am

      Concordo com o 1), mas os outros 4 têm um peso menor, porque há jogadores de outras posições que nunca vinham cá, e lá fora conseguem carreiras boas.

      Falta te aí, provavelmente o ponto mais importante. De norte a sul, quase todas as equipas de formação jogam em 4-3-3 só com um PL, o que faz com que o plantel fique com 2 nos quadros. Na Holanda por exemplo, joga se em 4-2-2, ou seja, 2 PL titulares e 4 no
      Plantel.
      Estas logo a restringir o leque de recrutamento ao deitar fora 2 pontas de lança, que mais tarde poderiam vir a dar jogadores. Podes pensar que um suplente na formação nunca vai dar profissional, mas há sempre jogadores que tem um pico de evolução tardio. Ainda tens agora o caso recente do Bernardo Silva, que nunca foi indiscutível no Benfica até aos juniores. Prova disso é que nunca foi chamado aquelas seleções antes dos sub19

    • João Dias
      Posted Abril 26, 2015 at 9:05 am

      Excelente comentário.

  • João Magalhães
    Posted Abril 25, 2015 at 11:39 pm

    Ainda há o Roger Martinez do racing que promete muito. Se repararem muitos dos nomes destes médios ofensivos/avançados surgem mais noutras ligas, como é o caso deste Roger Martinez
    Sobre a Colômbia, lembro me de ter ouvido algo sobre alguns centros de algo rendimento que foram abertos na segunda metade da última década, mas com enfoque para o desporto em geral. Julgo que isto veio à tona por causa do ciclismo.

  • Luis La Liga
    Posted Abril 25, 2015 at 11:17 pm

    Mas porque? Jackson teve 1 mes lesionado. Fez um grande jogo contra o Bayern em casa. Falhou um golo escandaloso contra a Academica em casa e fez um jogo razoavel na segunda mao contra o Bayern. O Falcao joga no Man Utd (na selecao ele é titular e no Porto tambem relegava o Jackson para o Banco).Para isso tens que dizer que o Bacca esta claramente melhor.

  • Luis La Liga
    Posted Abril 25, 2015 at 11:01 pm

    Acho que comparar qualquer avançado colombiano com o Falcao nao tem sentido. O proprio Jackson tem que evoluir muito para chegar aos calcanhares do Falcao (sao muitas as diferenças), mas já vai tarde porque faz 29 anos este ano.

    A Colombia teve um problema com estes avançados. Teofilo nunca saiu da América, Jckson chegou à europa com 25/26 anos e Bacca a mesma coisa. Mas sem fundos ainda é mais dificil estes jovens talentos virem. Falcao veio com 22 e dai a diferença para os outros.

    • El Matador
      Posted Abril 26, 2015 at 1:26 am

      O Jackson até pode ser mais completo que o Falcão e sem dúvida que está num momento de forma muito superior mas na minha opiniã o Falcão é muito mais talentoso, muitos preferem o Jackson porque é um ponta de lança com raça e que dá tudo em campo o que não significa que seja melhor, para mim o Falcão além de ser mais habilidoso e melhor finalizador tem um instinto matador superior ao Jackson…Já para não falar nos golos que o Falcão marca que são autenticas obras de arte do futebol

    • luis la liga
      Posted Abril 26, 2015 at 1:00 am

      O falcao no seu auge deu uma liga europa ao porto e uma liga europa ao Atlético. O Jackson no seu auge deu o que? Nao brinquemos com coisas sérias. E o falcao tb da muito jogo a equipa.sao mas e estilos diferentes

    • Anónimo
      Posted Abril 25, 2015 at 11:48 pm

      Caro Luis La Liga, não há treinador nenhum (nem o próprio treinador do Falcao) que hoje em dia prefira ter o Falcao no plantel ao Jackson. Mesmo com ambos no seu auge o Jackson em nada fica a dever ao Falcao, pois não sendo tão "rato de área" como o último, é muito mais jogador de equipa e dá-se muito mais ao jogo.

      Lopes da Silva

    • Anónimo
      Posted Abril 25, 2015 at 11:32 pm

      An? Falcão no fim? Num dos últimos jogos da selecção bisou.

      Bruno

    • Daniel Martins
      Posted Abril 25, 2015 at 11:23 pm

      Não sei porque diz isso, eu prefiro o Jackson ao Falcao. Acredito até que em certos momentos do jogo, especialmente em organização ofensiva, o Jackson é bastante superior. O Falcao é melhor na finalização, mas isso num avançado está longe de ser tudo.

    • João Ribeiro
      Posted Abril 25, 2015 at 11:17 pm

      Não entendo porque razão não tem sentido a comparação. Aliás, Jackson dá muito mais à equipa do que o proprio Falcao no seu auge. Ambos são top, mas pessoalmente, por tudo que dá ao jogo, Jackson é o que mais me agrada, e acrescento até que é o ponta de lança que mais gosto me deu ver em ação de todos os que já vi em Portugal

    • Pedro Miguel
      Posted Abril 25, 2015 at 11:08 pm

      Mas neste momento Jackson é superior a Falcao. Desde que foi para o United não se conseguiu impor e caiu a pique. Em momento de forma punha: Jackson, Bacca, Gutierrez (está a fazer uma boa época também no River Plate) e por fim Falcao.

  • Kafka I
    Posted Abril 25, 2015 at 10:59 pm

    Alguém aqui sabe se a Colômbia encetou algum projecto de formação para ter a actual geração? (um pouco como a Alemanha ou Bélgica, que a actual qualidade das suas Selecções é fruto de um projecto pensado há mais de 10 anos atrás e que começa a dar os seus frutos agora), ou esta em contrapartida esta geração da Colômbia e os jogadores que estão a aparecer agora é apenas fruto de geração espontânea e fruto de mero acaso?

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 26, 2015 at 3:28 pm

      Itiago94, não é por aí porque desde o tempo de Lucho Herrera até agora, não houveram colombianos a destacarem-se e não foi por nessa altura as montanhas terem desaparecido e agora voltarem a aparecer, foi feito de certeza algo para exponenciar o talento que existe nos colombianos, devido às condições do país (bastante pobreza em muitos sítios e as grandes montanhas), que durante muitos anos esteve latente.

    • ltiago94
      Posted Abril 26, 2015 at 2:31 pm

      Rafael Vicente , por exemplo no caso do ciclismo posso te dizer que segundo os comentadores da eurosport , o facto de estarmos perantes uma grande geraçao de ciclistas colombianos tambem tem a ver com as circunstancias em que o pais se encontra , grandes montanhas e longas . Lembro me por exemplo de ouvir que o Quintana subia uma montanha de cerca de 30 km para ir para a escola e numa bicicleta daquelas tipo da sport zone , agora nao te confirmo a veracidade desta historia .

    • ltiago94
      Posted Abril 26, 2015 at 2:27 pm

      Sendo a Colombia um pais da america do sul logo um pais em desenvolvimento , acredito que seja mais uma questao de cultura , a semelhança que acontece no brasil e estados unidos em que desde novos percebem que o desporto pode ser a saida da pobreza . Mas acredito que tambem seja por uma melhoria na formaçao das equipas de la . Realmente e de enaltecer a maquina de grandes jogadores que a colombia ta a lançar nos ultimos anos

    • Anónimo
      Posted Abril 26, 2015 at 8:28 am

      o FCP com certeza enganou-se no mapa, pois vivi na Colombia e a sensacao geral e' de que de Bogota nao sai um jogador de jeito… Medellin e as cidades da costa seriam localizacaoes mais apropriadas para descobrir talentos.

      Acero

    • Kafka I
      Posted Abril 26, 2015 at 1:22 am

      Obrigado a todos

    • Invictus
      Posted Abril 26, 2015 at 12:17 am

      O FCP tem uma escola de futebol em Bogotá(Colombia)…quanto a sua formação pouco sei…

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 25, 2015 at 11:53 pm

      Não é so a Colombia. Boa parte dos clubes sul americanos esta com uma nova vaga de incriveis talentos. Na Europa a França também esta com uma grande geração.

    • João Lains
      Posted Abril 25, 2015 at 11:35 pm

      A Colômbia é campeã do mundo de futebol de rua! Quanto ao resto, não sei.

    • Rafael Vicente
      Posted Abril 25, 2015 at 11:28 pm

      Kafka, não sei se houve algum projeto ou não, mas dado que tanto a nível de futebol como a nível de ciclismo a Colômbia nos últimos anos tem vindo a crescer bastante. Eu diria que não foi feito um projeto a nível do futebol, mas sim ao nível do desporto. Falei do futebol e ciclismo pois são as modalidades que mais acompanho, principalmente a última.

    • Anónimo
      Posted Abril 25, 2015 at 11:16 pm

      Com o devido respeito por todos os projectos de formação europeus (academias de formação alemãs espanholas e outras), mas no caso da Colômbia parece-me evidente, também devido a origens humildes dos jogadores, que será um caso do verdadeiro futebol de rua. Os miúdos lá só sabem o que é uma playstation depois de já serem jogadores de futebol a nível sénior.

      Diogo

  • Diogo Ribeiro
    Posted Abril 25, 2015 at 10:57 pm

    É tão triste ver a Colômbia com tantos ponta-de-lança de grande nível, e Portugal não consegue arranjar um "decente"

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 26, 2015 at 2:39 am

      Enquanto estes nomes apontados no post já estão a jogar e a marcar golos na equipa principal, os André Silva's desta vida, andam a penar nas equipas secundárias. Depois só aparecem Nelson's Oliveira's… pudera.

    • El Matador
      Posted Abril 26, 2015 at 1:02 am

      Bruno o Betinho era o ponta de lança mais promissor da formação a nível nacional, com um potencial muito superior ao do Nélson Oliveira, lembro-me inclusive de em 2011 ou 2012 ele ser considerado em alguns sites e revistas internacionais uma das 50 maiores promessas do futebol mundial. Curioso é que depois disso parece que perdeu o interesse em jogar futebol, de qualquer forma espero que o Sporting o traga na próxima época e o saiba motivar dando-lhe oportunidades nos jogos da equipa b em vez de o mandar outra vez embora para depois apostar em cepos que juntos não valem meia perna do Betinho como por exemplo o Cisse e o Enoh que se fartaram de ter oportunidades esta época.

    • Anónimo
      Posted Abril 26, 2015 at 12:16 am

      Luis Liga neste momento actuamos sem um ponta de lança fixo, com Danny a fazer o papel de falso 9. Parece-te melhor do que quando lá estavam os pinos Postiga e Almeida ou o matador Éderbayor? A verdade é que mesmo jogando sem ponta de lança, as coisas não estão muito melhores, portanto é fundamental que esses dois rapazes do FCP de nome Paciência e André Silva rendam o que eu e muitos mais esperamos e não se tornem falsos Messias como o Nélson.

      Ricardo

    • Kafka I
      Posted Abril 25, 2015 at 11:42 pm

      Gonçalo

      O meu comentário foi mais para brincar um pouco com a situação, até porque o Cristiano é um falso 9 e não um puro 9 :)

      Concordo que Portugal tem uma grave carência de pontas de lança

    • Gonçalo Pinheiro
      Posted Abril 25, 2015 at 11:36 pm

      Luis La Liga o problema é que eles tinham um sistema que facilitava isso e nós? Qual é o estilo de jogo da seleção nacional?

    • Anónimo
      Posted Abril 25, 2015 at 11:30 pm

      Falou-se no Nélson Oliveira porque fez um grande mundial sub20. O Betinho só oiço da boca dos Sportinguistas, mas sempre que o vi não jogou nada… Se é bom ou não, não sei.

      Bruno

    • Gonçalo Pinheiro
      Posted Abril 25, 2015 at 11:28 pm

      João Dias não temos porque não queremos? Então ter um ponta do nível do Falcão ou Jackson é só querer? Enfim…

    • Gonçalo Pinheiro
      Posted Abril 25, 2015 at 11:25 pm

      Kafka I não concordo muito com o que escreveste. Cristiano na selecção e na grande competição de selecções, que é o mundial, não é o mesmo monstro(acho que são 15 jogos e 3 golos) e quando as baterias dele falham,não existe mais ninguém para cobrir. Por exemplo, pelo estilo de jogo que apresentou e pelos avançados que tem, dúvido muito que o Colombia tivesse feito pior do que Portugal ou Brasil contra campeã mundial. Acho que eles estão bem melhor servidos do que nós neste aspecto, este é mesmo o nosso departamento mais fraco. Acho que deveriamos mandar os nossos jogadores para a Argentina ou Colombia para afinarem a pontaria

    • Luis La Liga
      Posted Abril 25, 2015 at 11:19 pm

      porque é que Portugal precisa de avançados? Espanha foi campea mundial com o Fabregas a avançado. Por isso é que os sistemas taticos evoluem e se adaptam.

    • Invictus
      Posted Abril 25, 2015 at 11:17 pm

      É precisamente nessa idade 2021 anos que têm que evoluir ou na equipa b ou numa equipa de 1ºliga….nem todos são pre-destinados…j.costa e r.carvalho andaram emprestados ate chegarem a ser os senhores que foram no FCP.
      Gonçalo Paciencia deve ser emprestado a um clube de 1ºliga para ganhar minutos…Andre Silva deve continuar na B sendo o 3 Ponta de lança da equipa A…nem todos podem ser R.Neves, alias os 2 unicos casos parecidos nos quadros do FCP são Rui Pedro e Moreto Cassama…
      Rui Pedro é um caso diferente porque é juvenil de 1º ano e um dos melhores dos juniores, logo podera dar o salto mais cedo.

    • João Dias
      Posted Abril 25, 2015 at 11:09 pm

      Não temos porque não queremos até emos bons valores para que esta posição deixe de ser a grande lacuna da seleção.

      Mas quando não há coragem para apostar…

    • Mega Badjeras
      Posted Abril 25, 2015 at 11:07 pm

      Portugal tem, eles precisam é de ser aposta senão depois estagnam como aconteceu com o Nélson Oliveira e o Betinho.

      Agora resta-nos acreditar que o Gonçalo Paciência, André Silva (que já deveria estar na A na minha opinião, mesmo jogando na II liga) e Rui Pedro possam dar alguma coisa, mas não é aos 20, 21 anos ainda estarem nas equipas B ou serem emprestados.
      Aí podem ter a certeza que estes 3 se lhes acontecer isso, vão seguir o mesmo caminho que o Nélson Oliveira.

    • Kafka I
      Posted Abril 25, 2015 at 11:01 pm

      Portugal tem o melhor deles todos, Cristiano Ronaldo :)

Deixa um comentário