Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mais um passeio para o FC Porto ou a vingança do Benfica?

Após mais uma eliminatória da Taça de Portugal, que viu o Sporting deixar a competição, o campeonato regressa este fim-de-semana e com um duelo imperdível. É jornada de Clássico na Liga NOS, pondo frente a frente as duas principais equipas portuguesas nos últimos anos, com o extra de estarem atualmente empatadas na classificação.

O FC Porto tem mostrado uma superioridade clara nos últimos confrontos com o Benfica, como comprovam as 4 vitórias consecutivas e apenas 2 derrotas nos últimos 6 anos, e parece partir com ligeiro favoritismo, mas num duelo deste tipo tudo poderá acontecer. Cabe a Jorge Jesus, que tem de contrariar ainda o menor rendimento que a sua equipa tem mostrado fora de casa (3 empates e 2 derrotas), dar uma prova de força, vingar-se da derrota na Supertaça e conseguir um resultado que poderia alavancar as águias para o resto do campeonato.

o Sporting, que se viu afastado de mais uma competição depois da derrota com o Marítimo, volta a Alvalade depois de uma semana na Madeira para receber o Rio Ave. A turma de Rúben Amorim conta agora com uma pressão adicional no que toca ao campeonato e vai abrir a ronda, numa jornada em que, se vencer o seu jogo, vai conquistar pontos a pelo menos um dos candidatos. Os vilacondenses estão numa péssima fase, com 4 derrotas nas últimas 5 partidas, mas na temporada passada não saíram derrotados em nenhum jogo contra o Sporting (2 vitórias e 1 empate) e tentarão repetir o feito.

O SC Braga, por sua vez, tem a chance de se aproximar dos lugares de Champions, tendo pela frente o surpreendente Paços de Ferreira de Pepa, que segue logo atrás no 5.º lugar. Os últimos 3 confrontos entre as equipas na Mata Real terminaram com goleadas minhotas, mas desta vez os pacenses têm uma cara diferente e prometem dar mais luta (ainda só perderam 1 vez no seu terreno, e com o Sporting logo na 1.ª jornada).

Nas outras partidas, destaque para o confronto entre 4 dos últimos 5 classificados, pondo frente a frente Portimonense e Belenenses SAD no Algarve e Tondela e Boavista no João Cardoso, e para a hipótese de uns se afundarem e outros respirarem melhor.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

68 Comentários

  • Vegeta
    Posted Janeiro 15, 2021 at 12:07 pm

    Se jogarmos com 2 médios é derrota certa.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 14, 2021 at 8:39 pm

    A equipa tem dado maus sinais, mas eu acredito sempre que podemos mudar. O nosso papel aqui écriticar de forma construtiva para que as boas mudanças se processem.
    Eu jogava em 4-3-3 porque não temos jogadores para 4-4-2. Jogava assim:

    Vlachodimos
    Diogo Goçalves, Jardel, Vertoghen, Cervi
    Samaris, Weigl e Pizzi
    Rafa, Darwin, Pedrinho
    VAMOS!

  • Selva1906
    Posted Janeiro 14, 2021 at 8:01 pm

    55% Vitoria do Porto
    30% Empate
    15% Vitoria do Benfica

    Sendo o jogo no dragão e visto que ,nos últimos porto vs benfica, o benfica nem em campos neutros, nem a jogar contra 10 durante 60 min consegui-o vencer Porto, e dado que o benfica até em casa tem tido dificuldades para ganhar a equipas da linha de àgua, acho que o mais provavelmente é outra vitoria do porto ou no limite um empate.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 14, 2021 at 6:45 pm

    O Benfica se quer tirar algo deste jogo tem de dentro e fora das 4limhas cair em cima do adversário e árbitros, dentro das 4linhas os jogadores têm de jogar sem medo e ir a todas as bolas com agressividade, visto que tecnicamente a equipa do Benfica é muito melhor que a do Porto o problema está na intensidade que ambas jogam, e fora das 4linhas é ter o pessoal do banco e etc a cair em cima do 4arbitro e etc como fazem os do lado em TODOS os lances, não há que ter medo, não há público portanto é 50/50 em termos de pressão ao árbitro
    Uma nota para a defesa do Benfica, que tenha cuidado que o campeão olímpico de mergulho estará lá para ter nota 10 do júri e isto vale tbem para o árbitro que como é óbvio estuda as equipas e sabe bem que vai haver piscinas..

  • Justo da Bola
    Posted Janeiro 14, 2021 at 6:06 pm

    Enquanto adepto do FC Porto, nem será vingança e muito menos passeio. Vai ser mais um jogo, mais um clássico, mais um jogo de tripla (por muito que alguns façam parecer que não). Ganhará a equipa mais forte, com mais vontade e, mais importante, cometer menos erros.
    Do lado do Benfica apostaria num XI:
    Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Gabriel, Pizzi e Everton; Darwin e Rafa.
    Sim, penso que JJ vai apostar mais na transição e não subir tantas as linhas, então faz sentido o Rafa jogar ao lado do Darwin.
    Quanto ao Porto diria que espero, pelo menos, uma novidade:
    Marchesin; Corona, Mbemba, Pepe, Zaidu; Otávio, Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Diaz; Marega e Taremi.
    Com a (muito provável) baixa de Manafá, penso que assumirá Corona a lateral direito, tal como na vitória o ano anterior por 3-2 para o campeonato.
    De resto, um bom jogo e sem casos (reais), porque casos virtuais haverá sempre.
    Saudações desportivas.

  • JimmyZoSo
    Posted Janeiro 14, 2021 at 4:41 pm

    Para o jogo ser remotamente competitivo e não ser mais um passeio para o FC Porto, JJ tem de perceber que estes jogos ganham-se no meio campo. O Benfica não pode entrar constantemente em campo com um meio campo debilitado, sem intensidade, sem capacidade física e em inferioridade numérica (o que causa constantes percas de segundas bolas, poucas linhas de passe, passes falhados e abuso do chutão para a frente). Apesar de ser fã das qualidades técnicas de Taarabt, o marroquino não pode ser titular nestes jogos (quanto muito que entre na 2ª parte). Pedrinho devia ser titular porque joga muito bem entre linhas e é o jogador com melhor qualidade técnica e visão de jogo na equipa (apesar de reconhecer que a intensidade destes jogos não combina muito bem com o seu perfil físico, mas há que apostar nele). Everton não pode ser titular (pode ser opção para a segunda parte quando houver mais espaço). Rafa, apesar de não ter muito espaço nestes jogos e de sofrer muita pancada, deve ser titular a partir da ala esquerda para tentar tirar partido da possível titularidade de Nanu ou Corona. Pizzi nunca faz grande coisa nestes jogos mas apostaria nele para a posição híbrida de #10/segundo avançado: tenho esperança que seja desta que ele decida um clássico. Luca Waldschmidt poderá também ser opção na segunda parte. O meio campo terá ser mais robusto, portanto, Weigl deverá estar acompanhado de Samaris ou Gabriel. Se o Brasileiro estiver a 100%, apostaria nele porque de vez em quando consegue fazer um passe magistral a explorar as capacidades de Darwin na procura das profundidade, apesar de também falhar muitos passes e se pegar muito à bola. No que toca ao resto da equipa do Benfica, penso que não há grandes dúvidas. O Porto será igual a si próprio, jogando com a mesma equipa que derrotou o rival na Supertaça excetuando possivelmente Manafá.
    O onze que escolhia para o clássico por parte do SL Benfica:

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 15, 2021 at 11:56 am

      Jogar com Weigl banana e Gabriel caracol, não vão lá.

      • JimmyZoSo
        Posted Janeiro 15, 2021 at 4:51 pm

        São os médios que o SL Benfica tem. As dúvidas aqui seriam entre Gabriel e Samaris… O grego também não é muito rápido e tem competido muito menos que o brasileiro. São ambos fortes fisicamente mas Gabriel oferece mais em termos ofensivos e criativos. Aqui a culpa foi de quem construiu o plantel. Concordo que deveríamos ter jogadores mais rápidos nesta zona do terreno, principalmente quando se quer jogar com um meio campo a 2.

  • coach407
    Posted Janeiro 14, 2021 at 4:39 pm

    Normalmente quando se dá demasiado favoritismo a uma equipa num jogo destes depois acaba por não ser bem assim no jogo, mesmo que eventualmente vença.

    O Porto é favorito porque joga em casa, mas também há outros fatores: na Taça, pelo nível do adversário, foi obrigado a utilizar muitos dos titulares, como foi a prolongamento alguns jogaram 120 minutos. Manafá e Fábio Vieira estão de fora por covid-19. Caso o Otávio se confirme é mais uma ausência importante, enquanto que o Benfica já tem o plantel praticamente a 100% (apenas André Almeida lesionado).

    No fundo há demasiados fatores para ter em conta e a precaução é muito importante porque o Porto até contra o Tondela pode empatar no Dragão. Ou até perder. Quanto mais o Benfica. Um jogo tem muitas circunstâncias. O Porto é favorito? Claro que sim, a começar logo no treinador, mas está muito longe de serem favas contadas, há um jogo para disputar.

  • Joao X
    Posted Janeiro 14, 2021 at 2:50 pm

    Acredito que o Benfica vai surpreender, ganhar e embalar.

  • RuiCosta10
    Posted Janeiro 14, 2021 at 2:48 pm

    O mais provável é ser empate. Mas não me parece que vá ser um passeio.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 14, 2021 at 2:12 pm

    Passeio? Convém não exagerar, se contarmos as mãos na bola dentro da área que ficam por marcar, os mergulhos na erva e outras trapalhices mais.

    O que tem o Benfica de fazer para ganhar?

    1.º) Trocar mais umas mensagens de correio eletrónico sobre padres e missas (o Costa mantém isto aberto), pois, desde que elas pararam, graças à ação concertada de jornalistas específicos, de órgãos específicos, com ligações específicas, num enlace comum («Vou destruir o Benfica!»), nem com VAR nem sem VAR; normalmente, aVARia sempre para o mesmo lado.

    2.º) Entrar sem medos e descomplexado e partir para a guerra com a mesma ferocidade e instinto que o adversário. Também há clínicas dentárias e próteses na cidade do Porto, não é necessário que quem saia sempre a ganhar nestes duelos sejam o pessoal médico de Lisboa.

    3.º) Imitar o Jorge Costa, ou o Bruno Alves, ou o Fernando… sei lá, acho que foi um deles: «Perdemos o jogo, não podíamos ficar a perder na porrada.» A lei de Talião não foi abolida.

    Dito isto, se vamos para lá jogar como amélias, no final vai dar ao mesmo.

    PS. Até no Irão já se glosa a paródia dos saltos encarpados à retaguarda!

    • Stromp1906
      Posted Janeiro 14, 2021 at 3:58 pm

      Repito o que já te disse, como é que um dos melhores comentadores deste espaço fora do futebol português se transfigura desta forma…
      Nem tu acreditas no que dizes. Eu como Sportinguista respondo ao teu comentário (assumindo benefícios e prejuízos para o meu clube nos últimos anos) com uma frase “Limpinho, limpinho”… Como vês, com memória selectiva todos nos podemos queixar

      • Pablo
        Posted Janeiro 14, 2021 at 8:37 pm

        Vê lá se o achas no post sobre a pontuação do Man United depois da chegada do Bruno Fernandes, aquele que dava umas biqueiradas na bola…

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 14, 2021 at 5:52 pm

        Como sabes, a frase é do regressado, dita num jogo que ganhou de forma «sujinha, sujinha».

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 14, 2021 at 2:44 pm

      Relativamente ao ponto 3, o Luisão, Javi Garcia ou David Luiz tratam por tu qualquer um dos nomes que referiste. Pena que quando veste o manto sagrado parecem não contar para estas estatísticas!

      Relativamente ao ponto 2, essa clínica foi criada no dia em que o Katsouranis (é assim que escreve?) partiu o perónio ao Anderson. Pelo menos foi a ideia que me deram os meus colegas médicos no Norte.

      Relativamente ao ponto 1, o Benfica nunca foi beneficiado desde que eu nasci (e foi na década de 80) pelo que entendo o complexo que têm sofrido acerca de erros de arbitragem. Pode ser que um dia o Proença passeie no Colombo e seja agredido para aprender.

      Saudações desPortistas Dnowitzki.

      • tiagoagm
        Posted Janeiro 15, 2021 at 11:58 am

        Não deves ter visto o golo do Maicon na Luz. 3 metros em fora de jogo.

      • DNowitzki
        Posted Janeiro 14, 2021 at 3:53 pm

        Cometes sempre o mesmo erro, ainda por cima um que apontas aos outros. Ah e tal o Hitler era um tipo antipático e jogava pelo Porto! Ai é? E o Estaline, que esteve dois anos a construir «gulags» no Benfica?

        É o teu único argumento. Chamemos-lhe assim, para sermos simpáticos. Acusas os outros de A e B, foges à discussão virando a agulha e arranjando sempre forma de sacudir a água do capote.

        Podia perfeitamente responder-te com o nível de pseudo-argumentos que utilizas, mas era uma conversa desnecessária.

        Dito isto, nunca te chamarei como testemunha de defesa para coisa nenhuma, pois passas o tempo a admitir a tua culpa, salvo seja, visto que o teu tempo é gasto a apontar o dedo aos outros: «Senhô gada, o nino Tonecash também meteu a mão no pote da marmelada!»

        E pronto! É isto!

        PS. Nasceste numa boa época. Deu tempo para interiorizares tudo o que se passou daí para a frente e poderes admitir, aqui ou noutro lugar, o que ocorreu desde então. Não sacudas! Salpica os outros, é feio e nada higiénico.

        • Kafka
          Posted Janeiro 14, 2021 at 4:54 pm

          Na mouche Nowitzki

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 14, 2021 at 4:20 pm

          Incrível como não podemos rebater A com B quando se trata de argumentar com DNowitzki.

          Pior que sacudir a água do capote é culpar os outros sem admitir que somos iguais. E se somos iguais porque é errado o que os outros fazem? Apenas porque o pote da marmelada não dá para os dois?

          Um dia vou chegar ao blog e ver um comentário seu onde consegue não acusar o Porto de tudo e mais alguma coisa. E nesse dia, não está a sacudir, está a ser higiénico ao ponto de admitir que os dois clubes são iguais nesse aspecto.

          A época em que eu nasci deu-me a coragem de admitir os erros do meu clube. A sua época permite-lhe fazer o mesmo? É que a discussão é sempre à volta do clube do Norte, nunca do Sul.

          Se vir os meus pseudo-argumentos, verá que nunca os conseguiu refutar, apenas dizer que por eu ir ao poço, você não pode ir.

          E o tempo dos Estalines já acabou, o que nos permite ter tempo de antena. A todos, infelizmente.

          • DNowitzki
            Posted Janeiro 14, 2021 at 5:51 pm

            Chico, estás enganado e, parafraseando o CanelasNBA, a mentir.

            Se há adepto e sócio do Benfica que tem criticado e/ou denunciado a gestão do Vieira à frente do Benfica, esse sou eu, ou tenho sido um deles.

            Se há adepto ou sócio do Benfica que já aqui escreveu que, durante o consulado dos três Pintos e do Apito Dourado, nem tudo foi, ALEGADAMENTE, corrupção, que houve inúmeras vitórias do teu clube que foram legítimas e limpas, fui eu, ou fui um deles.

            Sobre o resto que escreves, (a) aprecio a ironia e quem a sabe usar, (b) quando fores frontal como os que que, infelizmente, têm liberdade para se expressar (e deverias ter vergonha na cara ao dizer isso, embora num contexto irónico-sarcástico), dá um sinal.

            E, se tivesses lido com atenção e sem palas o 1.º ponto, verias como, sendo sarcástico, não deixei de fora a gestão e o legado de Vieira. Lê outra vez, desta com olhinhos de ver.

  • Daniel Alves
    Posted Janeiro 14, 2021 at 2:11 pm

    Mais um passeio para o Porto. Next.

  • Aidos
    Posted Janeiro 14, 2021 at 2:04 pm

    Penso que neste momento, nenhum benfiquista consciente, acredita numa vitória! Eu por mim já considero uma melhoria significativa, o Benfica discutir o jogo, em que os seus jogadores não se encolham e metam o pé! Já agora, por favor, pessoal que ficar no banco do Benfica, é para estar sempre aos berros e levantado a pressionar, é que isso pelos vistos no nosso campeonato é permitido…

  • Bfas
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:22 pm

    Sou Benfiquista e vou usar de Probabilidades:
    Vitória do Benfica: 10%
    Empate: 30%
    Vitória do Porto : 60%

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:21 pm

    Por acaso vejo um Benfica mais bem preparado para este jogo do que no jogo da Supertaça. Estão mais consistentes defensivamente e isso pode ajudar e muito para um bom resultado. Espero que Pedrinho jogue e Everton vá para o banco. O meu 11 seria o seguinte:
    Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Samaris, Pedrinho, Rafa, Pizzi, Darwin.
    Penso que o resultado vai depender muito do rendimento de Darwin e da escolha de JJ para 8. Se for Taarabt o Benfica perde.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:20 pm

    O Porto contra este Benfica e como um peixe na agua, entao jogando em casa… pode ser que a falta de publico atenue a coisa. Se o Benfica equilibrar minimamente o jogo fico contente, mas nao vejo o JJ a mudar, e sem isso, nao me parece.

  • Fabiens
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:20 pm

    Como adepto do Benfica sinto-me tudo menos confiante. O futebol é pobre e não dá sinais de melhora, pelo que as hipóteses de vencer o Porto são poucas.

    Prevejo um Porto muito mais motivado e com “ganas” de vencer, mesmo que o futebol praticado também não seja nada de demolidor.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:15 pm

    Não acredito minimamente na vitória do Benfica, têm acumulado maus resultados constantes contra o Porto que entra com muito mais garra e que vivem muito mais o espirito de um clássico. Gostaria que o Benfica fosse com Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Samaris, Rafa, Everton, Pedrinho e Darwin. Movimentos de grande variabilidade entre Pedrinho e Rafa na direita e Everton e Darwin na esquerda e um meio-campo sem muito risco e mais seguro em termos defensivos. Gostaria de ver entrar o Gonçalo Ramos neste jogo, poderá entrar com aquela pica de um miúdo a querer mostrar-se e pode ser importante a explorar o espaço fornecido pela defesa do Porto.

    No Porto acho que não irá mudar muito do que tem sido, a tática que têm jogado tem resultado com Marchesin, Nanu, Mbemba, Pepe, Zaidu, Oliveira, Uribe, Corona, Otávio, Marega e Taremi. Penso que o Otávio poderá estar em dúvida, mas acho que o Luis Diaz poderá agitar muito mais a partir do banco, vamos ver como SC gere este caso.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 14, 2021 at 12:32 pm

      Dentro daquilo que JJ faz, acho que e uma forma razoavel de abordar o jogo. Eu colocava o Diogo a direita, por Cebola, com Rafa a mudar para a esquerda, para tentar equilibrar mais a equipa, sendo que o Diogo e da formacao e sente/joga estes jogos a mil, e pode dar muita profundidade na direita, que pode ser importante. No entanto, ate porque Cebola foi poupado, vai jogar de certeza, e sendo assim, espero que ele te ouca, ou no limite, que troque so o Pedrinho por Wald ou Goncalo, que tambem gostava de ver neste jogo, pedindo-lhe a dupla funcao de ser mais um medio a defender e disparar para a area adversario em contra ataque, ate porque Darwin cai muito na esquerda.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 14, 2021 at 3:54 pm

        Concordo com o teu raciocinio, mas talvez neste jogo o Everton queira mostrar-se e o melhor Everton seria fundamental no clássico. No entanto gostei da opção Diogo, iria dar imensa profundidade ao flanco direito, coisa que o Gilberto não dá e poderia prender o Zaidu mais atrás, matando um pouco o corredor esquerdo do Porto, já que o Otávio entra mais por dentro. Seria uma boa opção também e não teríamos que mudar muito a dinâmica que o JJ gosta de ver na equipa. Quanto ao Pedrinho depois do jogaço que fez na Reboleira merece a titularidade a meu ver.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 15, 2021 at 12:29 pm

          Concordo que o Everton pode ter impacto no jogo, alias, acho que ele hoje e um pouco “um Quaresma”, ou seja, apesar de andar desaparecido, ou mais em baixo, pode sempre desbloquear um jogo. Vai jogar, mas tambem poderia partir do banco e ser lancado. Quanto ao Pedrinho, tem evoluido e mostra ja mais qualidade sem bola, porque com ela e muito bom, mas acho que seria melhor para ele continuar a entrar, e por exemplo neste jogo, talvez ele beneficiasse de entrar com o jogo a correr e o adversario mais fatigado, ja que o Porto jogou na Madeira e viajou… nao sei, mas sinto que ele nao dura os 90m e vai sair se entrar de inicio, entao preferia guardar para lancar mais tarde.

          O Benfica tem que equilibrar o jogo na raca, atitude, determinacao e jogar sem medo, porque sempre que faz isso a superioridade do Porto esfuma-se. No resto, o Benfica nada deve ao Porto, e seria ela por ela.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:01 pm

    Neste momento, sinto-me tudo menos confiante num bom resultado do Porto.

    Em termos da equipa titular, a do Benfica teve mais 4 dias de descanso e não foi sujeita a 120 minutos de competição num relvado em condições que não era as ideais (mas louvar o trabalho do Nacional, visto que comparado com o jogo do Sporting estava muito melhor). Além disso, alguns suplentes do Benfica ganharam ritmo competitivo e moral para poderem ser utilizados como armas no banco de suplentes. E o plantel do Porto tem também que ser gerido (ou não caso abdiquem da competição) visto que passado 4 dias há outro grande jogo com outro rival, o Sporting, para as meias finais da Taça da Liga.

    Como disse, nada se ganha nestes 2 jogos, mas muito pode ser perdido, podendo ficar sem lutar por um troféu e a 7 pontos do primeiro lugar se o Sporting vencer o seu jogo.

    Penso que o Benfica irá vencer mas não o vejo como uma vingança.

    O onze do Porto será: Marchesín, Nanu, Mbemba, Leite, Zaidu, Corona, Uribe, Sérgio, Otávio, Marega e Taremi.

    Saudações desPortistas.

    • RicardoFaria
      Posted Janeiro 14, 2021 at 1:00 pm

      É difícil prever o resultado nestes jogos.
      É esperar por um bom jogo e que vença o nosso Porto.

      Saudações DesPortistas!

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 14, 2021 at 3:10 pm

        Ricardo,

        Em condições iguais, diria que era jogo de tripla. Pelo que antecedeu este jogo, penso que o onze do Benfica parte com uma ligeira vantagem, tal como expliquei mas que pode querer dizer pouco quando a bola começar a rodar.

        Saudações desPortistas.

        • RicardoFaria
          Posted Janeiro 14, 2021 at 6:27 pm

          Eu acho que quando o jogo começar, sendo o jogo que é, os jogadores “esquecem” o cansaço.
          Mas vamos ver e espero que estejas enganado eheh.

          Saudações DesPortistas!

        • Hugo FM
          Posted Janeiro 14, 2021 at 3:54 pm

          Quando o clássico é no Porto, não me parece justo pôr o Benfica como favorito…

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 14, 2021 at 4:22 pm

            Um clássico é um jogo de tripla, sem claros favoritos, salvo algum jogo em particular por circunstâncias específicas.

            Neste caso de amanhã, mesmo sendo no Porto, acho que o Benfica parte com vantagem sobre o Porto pelos argumentos mencionados. Uma espécie de 45-55 se quiser ver em termos numéricos.

            Saudações desPortistas.

            • Kafka
              Posted Janeiro 14, 2021 at 10:10 pm

              É mentira que um clássico seja um jogo de tripla, isso é falso e os números provam precisamente que não é de todo um jogo de tripla

              A prova que estás a mentir quando dizes que é um jogo de tripla é que em 86 jogos nas Antas o Porto ganhou 51 jogos que representam 60% de vitórias

              Se fosse um jogo de tripla como dizes e com uma amostra tão grande só para o campeonato de 86 encontros, haveria um equilíbrio e Porto e Benfica teriam percentagens similares de vitórias, ora isso não sucede de todo, tendo o Porto 60% de vitórias e o Benfica apenas 16% nas Antas

              Já na Luz acontece o mesmo e volta a não ser jogo de tripla, onde com a mesma amostra (86 jogos) o Benfica tem 50% de vitórias e o Porto apenas 20%…

              Só há um ÚNICO jogo de tripla em Portugal entre os grandes que é o Sporting-Benfica em Alvalade, onde na mesma amostra de 86 jogos o Benfica tem 33 vitórias e o Sporting tem 32 vitórias

              Mais uma vez estas a mentir só para fazer passar a ideia que será um grande feito o teu clube vencer

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 14, 2021 at 12:09 pm

      Achas que o Pepe não joga? Não sei se o Otávio conseguirá recuperar penso que está em dúvida, o que seria uma grande perda para o Porto.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 14, 2021 at 3:09 pm

        Mbemba ficou a descansar e Leite foi o defesa que foi gerido no último jogo, daí a minha ideia para a dupla de centrais. E a dupla funcionou bem na ausência de Pepe, pelo que eu manteria as coisas como estão, aliado ao facto de Pepe vir cansado e sem os mesmos níveis de intensidade (veja-se o golo do Nacional).

        Sobre o Otávio, foi um teste inconclusivo ao COVID, pelo que se continuar a não dar negativo concordo contigo que é uma falta gritante no onze portista por tudo aquilo que ele acrescenta comparativamente aos restantes elementos que possam jogar no lado dele.

        Já agora o onze do Benfica seria Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Rafa, Weigl, dúvida (entre Pizzi, Samaris e Gabriel), Everton, Waldschmidt, Darwin.

        Espero que seja acima de tudo um bom jogo.

        Saudações desPortistas.

        • Tiago Silva
          Posted Janeiro 14, 2021 at 3:51 pm

          Concordo, que seja o jogo com bom futebol, poucos casos e que
          vença o melhor (e que o melhor seja o Benfica eheh). Saudações

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 14, 2021 at 4:23 pm

            Uma coisa o saúde, este blog precisa de mais comentadores benfiquistas como o Tiago.

            Espero que seja um bom jogo de futebol, e como diria o João Pinto, “Prognósticos só no final do jogo” (apesar de não estar confiante).

            Saudações desPortistas.

  • BrunoAlves16
    Posted Janeiro 14, 2021 at 12:00 pm

    A minha opinião, de alguém apenas indirectamente interessado no resultado do jogo, é que o Benfica não perde o clássico de amanhã. É só e apenas um feeling (ou seja, vale zero!) mas pronto, fica a dica.
    Cá estarei amanhã depois do jogo para dar a mão à palmatória caso não se verifique.

    Quanto ao jogo que me interessa, espero que o Sporting vença o Rio Ave e dê uma resposta à eliminação da Taça. Até para poder lucrar algo do clássico e assistir ao mesmo “de cadeirão” algo que já não fazemos há uns valentes anos!

  • Nickles
    Posted Janeiro 14, 2021 at 11:21 am

    Vingança do Benfica? Mas qual vingança? ???
    Para existir vingança, neste caso, é primeiramente necessário que o derrotado se sinta afectado e incomodado com a derrota. Ora no Benfica actual perder ou ganhar dá no mesmo, já que a vitória da época foi em Outubro.
    Portanto não faz sentido falar numa suposta “vingança”.

    Quanto ao passeio do FC Porto, é na mouche. Será apenas mais um dia no escritório.

    • Number10
      Posted Janeiro 14, 2021 at 12:18 pm

      Disseste tudo, o Benfica tem um complexo de inferioridade em relação ao Porto, os jogadores já entram em campo postura de derrotados. Nos últimos anos, o único jogo em que isso não aconteceu, e que os jogadores do Benfica foram mais agressivos que os do Porto foi no jogo dos 11 Eusébios.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Janeiro 14, 2021 at 8:02 pm

        Não, não foi. O jogo que ganhámos com golos do Félix e do Rafa isso aconteceu.

        • Number10
          Posted Janeiro 14, 2021 at 10:37 pm

          Tens razão, esqueci-me desse jogo. De qualquer das formas, tem havido poucos clássicos em que o Benfica foi claramente superior.

    • Kafka
      Posted Janeiro 14, 2021 at 11:46 am

      Ora nem mais, falar em vingança quando se trata do SL Vieira é só risível… um clube completamente amorfo sem mística nem paixão nenhuma (o reflexo dos dirigentes que tem, postos lá por 60% de acéfalos) , perderem ou ganhar é-lhes completamente indiferente

      O objectivo da época como dizes e bem está mais que alcançado desde Outubro, a partir daí é indiferente o que possa acontecer, os tachos e incompetência vão continuar, o salário no fim do mês vai continuar a cair, as transferências sem nexo vão continuar a existir, ou seja, tudo normal e sobre rodas, logo vão-se mesmo estar a chatear se ganharam ou perderam com o Porto ou com o Arrentela… Lool

      Os jogadores do SL Vieira até devem é estar tristes, vem aí um confinamento de 1 mês, mas o futebol não para, o que deve ser uma enorme massada para os jogadores, vão ter de continuar a vir treinar todos os dias e perderem o fim de semana para virem fazer um jogo qualquer… Terem de sair de casa para virem jogar e treinar deve ser uma chatice para eles

  • Mike
    Posted Janeiro 14, 2021 at 11:12 am

    Pede-se um empate para a mesa 1.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 14, 2021 at 12:08 pm

      Mike,

      Partilho o mesmo feeling que tu. Mas, como eu disse no meu comentário mais em baixo, primeiro há que vencer o Rio Ave.

      Saudações Leoninas

      • Mike
        Posted Janeiro 14, 2021 at 2:18 pm

        Claro que sim. O empate não serve de grande coisa se não fizermos o nosso trabalho. A última década tem mostrado que 4 pontos de vantagem não são nada neste campeonato e é fundamental manter o foco. Pensar jogo a jogo.

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 14, 2021 at 11:09 am

    Nem sei o que pensar para este jogo, como benfiquista gostaria que fosse um 3 1 para o Benfica mas na realidade aposto em um empate e tudo por culpa do desgaste a que o Porto foi sujeito contra o Nacional enquanto o Benfica descansou .

    Infelizmente iremos apenas ganhar um ponto ao Sporting porque acho que o Rio Ave também irá vencer face ao desgaste e ausências no Sporting. 2 1 para o Rio Ave.

    Tanto Porto como Benfica ficaram a 3 pontos do Sporting.

  • PogChamp
    Posted Janeiro 14, 2021 at 11:00 am

    Como sempre contra o Porto será um jogo para ganhar dinheiro fácil á pala do Benfica

  • zZou
    Posted Janeiro 14, 2021 at 10:53 am

    Será mais um passeio para o FCP. A diferença de atitude em campo somada à inconsistência táctica do 442 do JJ, que é muito mais um 424 (e quase sempre foi assim no Benfica do JJ, à excepção do ano do Ramires), para o verdadeiro 442 do SC, farão pender a balança para o lado azul.

    No entanto espero estar redondamente enganado e que nesse ogo se “faça taça”.

    • coach407
      Posted Janeiro 14, 2021 at 4:56 pm

      O ano do Ramires foi o ano em que houve mais 4x2x4 com Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo na mesma equipa.

      É verdade que o Rafa pode não dar o mesmo que o Ramires, mas é intenso a defender normalmente e o Everton, Taarabt/Pizzi, Waldschmidt e Darwin defendem mais que Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo.

      O Jorge Jesus chegou a jogar com 3 médios. Javi Garcia e Witsel e, normalmente, havia um terceiro médio (Aimar). Ainda por cima, Bruno César ou Nolito também jogavam quase sempre, sendo jogadores bastante comprometidos com o coletivo. Esse foi a equipa com jogadores e modelo teoricamente mais defensivo, mas nem por isso o melhor sucedido. Por outro lado, foi a única equipa que Jorge Jesus conseguiu fazer com que passasse a fase de grupos da Liga dos Campeões, o que também diz muito.

      • zZou
        Posted Janeiro 14, 2021 at 6:00 pm

        Discordo por completo quanto aos 2 primeiros parágrafos. Não te deves lembrar o quanto defendia o Di Maria. Defendia sempre muito mais que qualquer um que falaste. Tanto que Di Maria no Real Madrid até jogou no centro pelas características defensivas que tinha. Já Aimar e Pizzi são mais semelhantes, mais Aimar ainda era mais agressivo, e muitas das vezes jogava CMartins no seu lugar e aí ainda mais crescia o meio campo (fisicamente). Vê os amarelos que o Aimar apanhava pela pressão agressiva que tinha (apesar de fisicamente não dar para muito mais). Os 2 das linhas, Ramires e Di Maria, foram só os “alas” que mais ajudaram a defender o meio campo. Nolito comprometido defensivamente? Foi precisamente por isso que deixou de jogar com JJ (e eu muito gostava do Nolito).
        Eu não disse em algum momento que defendo o 433, porque o JJ no SLB teve normalmente piores resultados com o 433. O que eu defendo é um 442 mais 442 do que 424. E este ano acho que é o ano, de caras, mais 424 do JJ no SLB.

    • zZou
      Posted Janeiro 14, 2021 at 1:00 pm

      A acrescentar que se o Porto marcar primeiro (algo que quase sempre acontece) então é que as chances são quase mínimas do Benfica.

  • Francisco Rocha
    Posted Janeiro 14, 2021 at 10:53 am

    Fácil… Vai ser mais um passeio.

  • agfonseca
    Posted Janeiro 14, 2021 at 10:52 am

    Como portista sinto-me confiante mas muito desconfiado, diz-se vulgarmente que os clássicos podem sempre dar para qualquer lado e isso é, obviamente, verdade.
    Mantenho-me fiel ao que digo desde setembro, para mim o FCPorto tem o melhor plantel do campeonato e é, neste momento, a equipa em melhor forma em Portugal. Respeito opiniões contrárias mas o que é facto é que o FCP é campeão nacional, detentor da taça e da supertaça, está nos oitavos da champions e na luta por todas as competições internas.
    Posto isto, tem mais do que obrigação de ganhar amanhã. Não aceito a conversa das horas de descanso a menos – tivessem resolvido na Madeira em 90 minutos.
    O que me transmite confiança é a união e o ADN do clube/estrutura/plantel porque, como os últimos anos 6/7 anos me têm vindo a habituar, o cinismo do Benfica no dragão misturado com umas carambolas e umas decisões duvidosas, já nos tirou muito pão da boca.
    Que seja um bom jogo e que dê muito que falar, para que nos possamos entreter durante o confinamento.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 14, 2021 at 10:52 am

    Estarei a torcer por um empate entre FC Porto e Benfica. Mas primeiro será necessário levar de vencido o Rio Ave Alvalade.

    Saudações Leoninas

    • Julio D26 LOG
      Posted Janeiro 14, 2021 at 11:58 am

      esquecer o Benfica para um qualquer resultado positivo frente ao porto….o Sporting que faça à sua vidinha e nao conte com o vizinho que vai ao encontro de uma grane dissabor

  • Number10
    Posted Janeiro 14, 2021 at 10:44 am

    A não ser que o JJ decida jogar com 3 médios (que não falhem mais passes do que aqueles que acertam como o Taarabt) em vez dos habituais dois. E que os jogadores decidam ser 11 Eusébios em capo… Se isto não acontecer acho que o Porto vai vencer com maior ou menor dificuldade.

    Se nada mudar no Benfica, este final de Janeiro e inicio de Fevereiro vai ser uma desgraça.

    • Julio D26 LOG
      Posted Janeiro 14, 2021 at 11:59 am

      quais ?

      • Number10
        Posted Janeiro 14, 2021 at 12:15 pm

        Pois, não existe muito por onde escolher, mas acho que um meio campo com Weigl, Pizzi/Samaris e Luca (mais recuado do que costuma jogar), seria mais seguro para segurar bola e preencher espaços.
        O Everton também devia jogar na direita, aqui a dias ele fez bons cruzamentos estando na ala direita. Na esquerda ele tira poucos cruzamentos e insiste em demasia ir muito para o centro.
        Rafa na esquerda, sempre dando apoio ao centro sem bola. Pelo que se viu no último clássico, o Rafa consegue ser mais forte fisicamente que alguns jogadores do Porto, pelo menos deitou uns poucos ao chão,

Deixa um comentário