Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mais um treinador português eliminado na Champions

Fim de ciclo? Não vai ser fácil superar este descalabro. Ainda por cima chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões era o principal objetivo para esta época. Mas Pedro Martins também tem contrariado a lógica ao manter-se tantos anos no clube de Evangelos Marinakis, que por norma é pouco paciente com os treinadores, mesmo quando ganham.

O Olympiacos caiu logo na 2.ª eliminatória da Champions ao ser goleado, em casa, contra o Maccabi Haifa, por 4-0. A equipa de Pedro Martins até tinha empatado (1-1) em Israel, mas não evitou a surpresa. Chery, Pierrot (bis) e Abu Fani apontaram os golos dos israelitas.

38 Comentários

  • lipe
    Posted Julho 28, 2022 at 3:02 pm

    Se não me engano o Pedro Martins já é estatisticamente o melhor treinador de sempre do Olympiakos (corrijam-se se estiver). É um treinador com qualidade que ficou manchado pelo 0-5 frente ao Braga.

    Que volte para o futebol português, que não sendo a última bolacha do pacote, consegue ser mais sério que o grego.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 28, 2022 at 12:14 am

    Longe vão os tempos em que os treinadores portugueses ainda eram apreciados na Europa..

    Agora só mesmo em países subdesenvolvidos futebolisticamente como o Brasil é que ainda lhes dão crédito..

    • Mantorras
      Posted Julho 28, 2022 at 3:12 pm

      A Premier League.
      A Seria A italiana.
      A Ligue 1.
      –> 3/5 do top5
      A Liga Portuguesa, que e a top6 tem bastantes ;)
      A Liga Grega.
      A Liga Turca.
      etc.

      Tambem tens em seleccoes, e depois tens em clubes e ligas mais “distantes do topo”, e nessas os treinadores tugas sao craques. No segundo mais importante continente em termos de futebol, a Europa e tao claro primeiro, como a America do Sul claro segundo, eles brilham a nivel continental e ganham os torneios mais importantes.

      Tu aqui, tratas as ligas sul americanas como se fossem lixo e nao e bem assim.

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 28, 2022 at 3:42 pm

        Nao são lixo, mas a liga dos campeões da AFC já tem melhor nível futebolístico do que a Libertadores. E não se ponham a pau que a MLS caminha a passos largos para ser o campeonato mais competitivo das Américas.. Assim que aprovem a descida/subida de divisão, não vejo porque razão não disparem em termos de competitividade.

    • ragazziverdi
      Posted Julho 28, 2022 at 3:06 pm

      Abel é bicampeão da Libertadores, Jardim campeão da AFC, Pedro Martins tricampeão grego, Marco Silva treina na PL, Paulo Fonseca na L1 e uma seleção europeia de topo com dois títulos recentes é treinada por um português. Já para não falar de JJ, VP, SC e Amorim, que treinam fortes candidatos ao título.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Julho 28, 2022 at 3:38 pm

        Acabaste de provar o ponto de ser um mito ainda se colocar treinadores portugueses no topo do futebol mundial. Abel no Brasil, Jardim na Ásia, Martins na Grécia, Marco Silva esteve no Championship e vai lutar para não descer, JJ está na Turquia e não consegue ter uma época positiva na Europa desde 15/16, VP está no Brasil. Amorim, Conceição e Fonseca são os que estão mais perto disso, mas não deixam de ser dois treinadores num campeonato periférico (português) e outro que deverá andar pelo meio da tabela na França.

        Como é que se olha para isto e se vê o topo do futebol mundial? Nesse local estão os treinadores alemães, por exemplo.

        Neste momento, não há um único treinador que ocupe um lugar top4/5 nas principais 4/5 ligas do mundo. Mourinho talvez, mas também parece evidente que já não é propriamente um treinador de primeira roda.

    • w0bbly
      Posted Julho 28, 2022 at 2:51 pm

      Esse teu problema com o Brasil roça a xenofobia já

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 28, 2022 at 2:40 pm

      Um país subdesenvolvido que é penta-campeão mundial e tem alguns dos melhores futebolistas da história. Que fará se fosse desenvolvido…É cada uma que se lê aqui…essa tua panca com o Brasil devia ser caso de estudo…
      O Brasil é pura e simplesmente o maior pais da história do futebol e não é uma decadência recente que inverte isso. Como o facto de Portugal ter hoje uma liga melhor que a do Brasil não altera o facto de que Portugal não tem 10% da história no futebol que o Brasil tem.
      Quem te vir a falar até parece que se trata de algum país que só conhece o futebol há 10 anos e leva 15-0 em todos os jogos de selecções! Haja noção do ridículo do que escreves!
      Uma pergunta honesta: se o Brasil é assim tão fraco em futebol porque insistes em vir em tudo o que post mandar postas contra o país?

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 28, 2022 at 3:38 pm

        O Brasil já foi a maior potência futebolística do Mundo. Tal como a Hungria.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 28, 2022 at 5:19 pm

          A Hungria ser a “maior potência futebolística” é puxar um bocado para ser simpatico. Eram engraçados no tempo do Puskas. Fora isso, pouco relevante.

          • lipe
            Posted Julho 28, 2022 at 8:28 pm

            Creio que ele se referia à inovações táticas que a Hungria impôs nos anos 50 que foram bastante revolucionárias para a altura. Chocaram o mundo quando foram a Inglaterra ganhar 3-6 por exemplo, e em 54 perderam inesperadamente (e há quem diga que foram roubados) na final do Mundial contra a Amanha. Aliás, entre 1950 e 1956 fizeram 69 jogos, ganhando 58, empatando 10 e perdendo 1 (a final do Mundial).

      • lipe
        Posted Julho 28, 2022 at 3:05 pm

        O Brasil ser historicamente a melhor seleção de sempre e ao mesmo tempo um país subdesenvolvido no que ao futebol diz respeito não são cenários mutuamente exclusivos.

        O jogador brasileiro é/era extraordinário mas o futebol brasileiro é pobre em quase todos os aspetos. Os treinadores brasileiros também não andam a ensinar nada a ninguém há décadas.

        Inglaterra tem de longe o futebol mais desenvolvido do mundo e a seleção só ganhou um título de relevo.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 28, 2022 at 4:06 pm

          Como é que um dos maiores berços de jogadores no mundo pode ser considerado subdesenvolvido?
          Eu acho é que as pessoas entendem mal o conceito de “desenvolvimento” associando-o a vectores como academias de luxo ou centros de estágios de ponta. Por essa lógica, Portugal que é um celeiro de grandes jogadores deveria ser considerado um país subdesenvolvido, porque não obstante ter uma liga que é das 10 melhores do mundo, talvez mesmo seja a 6 ou 7ª mundial, ter grandes gerações de jogadores, ter clubes historicamente importantes na Europa, tudo isso não conta.
          O que conta para alguns para se ser desenvolvido é ter treinadores de topo mundial aos molhos e ter centros de estágios de topo, porque senão não conta para se ser desenvolvido!
          Pois bem, os EUA têm condições de treino de topo mundial e infraestruturas do melhor a nível mundial e são um país fraco a nível mundial, ainda estão em desenvolvimento, esses sim são sub-desenvolvidos e decerto que levam baile de muitas equipas africanas que têm como condições de treino estádios a cair de podre.
          Os EUA não têm uma cultura de futebol autónoma, não têm cultura de futebol de rua aonde os jovens praticam o futebol como a principal paixão nem tão pouco têm uma liga com a penetração nacional que deveriam ter. Isso está a mudar mas para já isso sim é sub-desenvolvimento.
          O que o Brasil padece é de um problema de desaparecimento do futebol de rua, que ironicamente é resultado da introduçaõ desenfreada das academias que mataram muita da ginga brasileira.
          Nem tenho dúvidas que se o Brasil mudasse esse paradigma recente de excessiva academização e voltassem a surgir aquelas feras que existiam nos anos 90-2000, o Brasil era de novo o terror que nunca ninguém quer enfrentar num mundial.
          Mas alguém tem dúvidas que se o Brasil de 98-99 com R9, Djalma, Rivaldo, Leonardo, Cafú aparecesse hoje era de novo um terror?
          O problema actual do Brasil não é subdesenvolvimento, é a aplicação de um modelo de academização excessivo que matou muito dos talentos que dantes surgiam.
          Ainda me recordo bem do Brasil-Inglaterra do mundial 2002, onde a Inglaterra bem cheirou a bola dada a forma como o Brasil mantinha a posse da bola com a sua ginga. E de nada lhes adiantou treinarem em campos de treinos altamente sofisticados com não sei quantos técnicos especializados perante brasileiros que treinavam naqueles estádios velhos do Brasil de antes do mundial 2014.
          O que falta ao Brasil é ginga. Nem tenho dúvidas que se voltassem a aparecer os talentos que dantes apareciam iam ser de novo o terror, por muitos problemas estruturais que possa ter o seu futebol, que o futebol europeu também tem. Ou vamos esquecer a porca miséria de trapalhadas que há em Portugal ou os já clássicos casos de corrupção em Itália?
          O futebol é mais que “infraestruturas” ou técnicos com curso superior, aliás basta ver que o Benfica tem sido menos competitivo que os rivais mesmo sendo o clube que de longe tem as melhores infra-estruturas desportivas do país.

          • João Ribeiro
            Posted Julho 28, 2022 at 5:05 pm

            Acho que o Lipe refere que o futebol brasileiro é subdesenvolvido porque, taticamente, é realmente muito pobre e o seu futebol sénior desenvolve muito pouco os atletas. É cada vez mais comum um jogador de topo do futebol brasileiro precisar de algum tempo de adaptação ao futebol europeu ou então simplesmente nem se adaptam. Aliás, arrisco dizer que são raríssimos os jogadores que saíram do Brasil e se afirmaram de imediato em boas equipas europeias. Começas até a encontrar cada vez mais casos de jogadores que são caso sério no Brasileirão e que têm dificuldades em se afirmarem em equipas médias do nosso campeonato, como o Marcos Paulo ou o Pedro Raúl, por exemplo.

            Agora, em termos de talento puro, não há a mínima dúvida que serão a melhor nação do mundo. Mas, também concordo, que futebolisticamente são um país subdesenvolvido.

            • Joga_Bonito
              Posted Julho 28, 2022 at 5:35 pm

              Contudo vemos defesas de qualidade a sair do Brasil com qualidade e a singrarem na Europa, por isso falar de pouca qualidade táctica pode ser errado.
              eu creio é que muitos esquecem que o Brasil está formatado para ter jogadores de grande nível técnico e como eles têm desaparecido o futebol deles ressente-se disso. É que quando há Cafú, Emersons e outros é fácil ter-se cultura táctica, o problema é quando eles não existem.
              Aliás é curioso ver que muitos dos flops do Brasil são jogadores de ataque que são endeusados no Brasil mas chegam à Europa e flopam. Contudo, aconteceu o mesmo por cá com vários jogadores que só se destacaram no tugão e nunca ninguém falou que se deve à falta de cultura táctica.
              Porque vendo de outro prisma, o ritmo do Brasileirão é hoje maior que nos anos 90? E aí eles saíam do brasil e explodiam lá fora e eram dos melhores do mundo e a cultura táctica era a mesma!
              A diferença é que o nível geral do jogador brasileiro baixou e muito e isso permite ver aquelas piadas de golos marcados em que o atacante nem oposição tem, isso com os Cafús e Roberto Carlos era impensável.
              A qualidade dos defesas caiu a pique o que tornou o futebol brasileiro tacticamente fraco de ver, nas também permitiu que os Everton ou Gabigols fossem postos num pedestal!
              Contudo, nos anos 90 haviam os Romários e os Juninhos e o nível do futebol era muito mais elevado no Brasileirão e não me parece que na altura o Brasil tivesse propriamente os melhores treinadores do mundo.
              A diferença é que tinha jogadores de qualidade mundial. Muitos se esquecem que por muitas indicações que um treinador dê, se tem cepos a jogar nada há a fazer, nem um Mourinho incutia táctica naquilo. A qualidade individual é sempre o que faz a diferença, muitas vezes o que se chama de “falta de cultura táctica” é apenas falta de qualidade geral. Basta comparar qualquer jogo do Brasileirão dos anos 90 para ver que nunca na vida um Everton ou Gabigol se destacariam metade do que hoje fazem.
              O problema do Brasil é a perda geral de qualidade dos seus jogadores. A nível de desenvolvimento do seu futebol tem enraizada uma cultura de futebol como poucos países no mundo e bastava que surgissem Emersons, Edmundos, R9 e outros e decerto que metiam medo a tudo e todos e ninguém se preocupava com o “nível táctico” do futebol brasileiro.

              • lipe
                Posted Julho 28, 2022 at 8:19 pm

                Não vou argumentar que a qualidade do jogador brasileiro de topo é semelhante agora ao que era no final de anos 90/início de anos 2000, mas não baixou tanto como fazes parecer (na minha opinião). E para além disso, ao mesmo tempo que o jogador brasileiro baixou de qualidade, o jogador português, espanhol, belga, francês, inglês e alemão valorizou imenso, partindo com a vantagem de ser formado no continente onde melhor se joga o jogo.

              • João Ribeiro
                Posted Julho 28, 2022 at 6:48 pm

                A última convocatória do Brasil foi a seguinte:

                GR: Alisson (sai do Brasil, passa um ano no banco da Roma e depois explode), Ederson (formado em Portugal) e Weverton (nunca saiu do Brasil)

                Laterais: Daniel Alves (sai para o Sevilla em 2002 onde passa meio ano no banco), Danilo (chega ao FC Porto em 2012 e passa meio ano no banco), Alex Sandro (passa um ano no banco do FC Porto), Alex Telles (afirma-se logo como titular no Galatasaray) e Arana (flopou nas suas 2 aventuras europeias, regressando ao Brasil)

                Centrais: Éder Militão (1º nome da lista em que sai do Brasil e se afirma logo num bom clube europeu), Gabriel Magalhães (depois de sair do Brasil passou 3 anos entre o banco ou bancada de Lille e Dinamo Zagreb), Marquinhos (o 2º que teve sucesso vindo diretamente do Brasil) e Thiago Silva (conto como o 3º que se impôs vindo do Brasil, apesar de ter tido uma passagem infeliz pelo Dragão e Moscovo antes do regresso ao Brasil.

                Em 11 nomes da defesa tens 3 que se assumiram em equipas europeias logo após deixarem o Brasil.

                Se fores do meio-campo para a frente nessa convocatória apenas encontras o Bruno Guimarães, o Gabriel Jesus e o Neymar a chegarem à Europa e afirmarem-se de imediato em equipas boas ou top da Europa. Tudo o resto ou termina a formação na Europa ou trilha um caminho onde tiveram de passar por um período de adaptação até terem sucesso.

                Portanto, em 27 nomes foram 6 os que tiveram sucesso imediato. Parece-me muito curto para um país que produz tanto talento. Daí achar, tal como o Lipe, que o Brasil é um país subdesenvolvido no que toca ao futebol sénior.

            • lipe
              Posted Julho 28, 2022 at 5:33 pm

              Nem mais, João. Obrigado.

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 27, 2022 at 10:27 pm

    Descalabro de dimensões superiores ao do Fenerbahce. Pelo resultado, pelo adversário (incomparável a dimensão do Dinamo Kiev face ao Maccabi Haifa) e pelo empate fora na primeira mão (tal como os turcos).
    Final de tarde de surpresas também na Suécia (com o modesto Zalgiris a eliminar o Malmo) e em menor escala, na Suíça, com o Zurique a cair no prolongamento frente ao Qarabag.

  • Vermelhudo
    Posted Julho 27, 2022 at 10:04 pm

    Noite triste para os técnicos portugueses. Estou mesmo triste por eles, pois são eles que abrem mercados a outros profissionais lá fora, e por profissionais falo em técnicos, fisioterapeutas e metodólogos do treino.

    • Mantorras
      Posted Julho 27, 2022 at 11:45 pm

      Não pode ser. Temos que fazer alguma coisa para ajudar.

      Estou até disposto a fazer o esforço de mudar constantemente o teclado para PT e usar acentos. Prometo, mas assinem por favor:

      https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT113218

    • Sombras
      Posted Julho 27, 2022 at 11:31 pm

      Os treinadores Portugueses infelizmente congelaram no tempo a todos os níveis, mas sobretudo a nível de atractividade do futebol das suas equipas. O que ainda nos vai safando são os excelentes treinadores na formação, porque de resto, há muito que os treinadores lá fora são medíocres, e a maior evidência disso é a total ausência no topo do futebol mundial. Diria que o treinador Português mais no topo do futebol neste momento será entre José Mourinho e Sérgio Conceição, o que é profundamente assustador.

      • Vermelhudo
        Posted Julho 28, 2022 at 3:09 pm

        Não diria isso, o treinador português tem as suas qualidades e creio ser um momento menos positivo.
        Apesar de, como o jogo de ontem mostrou, o Fener ter feito a sua parte no que toca a produzir jogo.
        Pena a falta de eficácia e alguma inclinação na arbitragem, como pessoas já disseram.

        Mas enfim, foi o que foi. Mas estou triste, sem dúvida.
        Gosto do treinador português e desejo-lhe tudo de bom.

      • ragazziverdi
        Posted Julho 28, 2022 at 3:03 pm

        Abel é bicampeão da Libertadores, Jardim campeão da AFC, Pedro Martins tricampeão grego, Marco Silva treina na PL, Paulo Fonseca na L1 e uma seleção europeia de topo com dois títulos recentes é treinada por um português. Já para não falar de JJ, VP, SC e Amorim, que treinam fortes candidatos ao título.

    • Nickles
      Posted Julho 27, 2022 at 10:46 pm

      A quem hackeou a conta do Vermelhudo, por favor devolva ao seu dono

      • Vermelhudo
        Posted Julho 28, 2022 at 3:27 pm

        Atenção que eu ri muito muito muito ontem.
        Não tomem o todo pela parte!
        Ontem houve muita galera a ficar contente por uma equipa ter perdido um jogo onde, além de demérito (claro), houve uma arbitragem inclinada.

        E isto não foi dito de forma mais enfática por mim. Atenção.

        Pois agora eu estou esperando languidamente pelos choros sobre o Porto e alegada ajuda dos árbitros. Vamos assistir a um choro de dama das camélias quando, afinal, perceberem que ser roubado é complicado.

        Mas também, que novidade, há galera que não gosta mesmo de futebol. Quer é coçar a barriguinha tipo Garfield. Tudo bem. Nem viram o jogo, mas leram derrota do Fener e ficaram contentes porque o sábio
        e treta. Serão pagos? Não: é do bem. Rir a bom rir.

        Mais uma vez, Tio Vermelhudo sempre disse que se ia rir a bom rir com esta temporada. Porque eu já esperava por esta reação e pela incoerência que ela implica.

        Sentados na mesa do casino, estão de frente para um senhor vestido de fato. Mas a cara está na sombra, é o homem no escuro. Assim que acham que estão a ganhar, mas senhor saca uma folhinha A4 pautada. Bem dobradinha mas com muito textinho lá dentro.
        A letras grandes e rubras, uma palavra gigante se faz salientar: “MASTERCLASS”

        E eles batem com a cabeça na mesa. Novamente.
        O senhor, na sombra, ri a bom rir, com as mãos na anca tipo forcado de caras e com o rosto virado para o céu em plena delícia…

Deixa um comentário