Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Man City garante extremo por 3 ME; Nélson Évora medalha de Bronze; Bolt também é o mais rápido nos 200 Metros

Depois de 3 anos muito complicados o português está mesmo de volta e junta ao título europeu em Praga, em Pista Coberta, o pódio num Mundial, onde já foi n.º 1 em 2007, deixando assim boas indicações para os JO (apesar de Pichardo e Taylor, que ficou perto do recorde do Mundo, darem a ideia que estão num patamar à parte).


Nelson Évora ficou em 3.º na final do triplo salto dos Mundiais de atletismo, em Pequim, no mesmo local onde há sete anos conquistou a medalha de ouro olímpica. O atleta do Benfica, que garante assim a 1.ª medalha para Portugal no Mundial da China, saltou 17,52 ficando apenas atrás dos favoritos Pedro Pablo Pichardo (17,73) e do norte-americano Christian Taylor (18,21), que voltou a conseguiu o ouro depois de ter sido o mais forte em 2011 e nos JO’2012. Nas outras provas destaque para o domínio da polaca Anita Włodarczyk no lançamento do martelo, que voltou a superar os 80 metros, sendo a única mulher na história a chegar a essa fasquia. Allyson Felix também não deu hipóteses nos 400 metros.

2-0 – Usain Bolt não deu hipóteses e juntou à vitória nos 100 metros o ouro nos 200 ao bater, desta vez por uma margem mais confortável, Justin Gatlin. O agora tetra-campeão do Mundo nesta categoria percorreu os 200 metros em 19.55, tendo Gatlin, que tinha dominado toda a época, feito “apenas” 19.75. Anaso Jobodwana, com 19.87 completou o pódio.

Junta-se a mais 2 craques espanhóis, Pozo e Manuel Garcia – O Manchester City contratou Aleix Garcia ao Villarreal. Pelo extremo espanhol, de 18 anos, o líder da Premier League pagou 3 milhões de euros.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 4:56 pm

    Parabéns ao Nélson! Praticamente o único "medalhável" no nosso país no Atletismo depois do Obikwelu.
    O salto do americano foi qualquer coisa, ou algo de estranho acontece ou o ouro olímpico está encontrado. Força para o Nélson que traga nova medalha para o ano. A Felix a ganhar qualquer que seja a distância e mais uma vitória para o Bolt, pena que esteja na fase descendente e não bata mais recordes.

    Saganas

  • Kacal I
    Posted Agosto 27, 2015 at 4:00 pm

    Parabéns ao Nelson Évora, depois de uma fase complicada onde teve uma lesão grave, nunca desistiu e voltou em grande, enorme Nelson.

  • Nuno R
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:49 pm

    Medalha não de todo inesperada, mas nem por isso esperada.
    Em Pequim, nos JO, era basicamente ele contra o Idowu, aqui corria (saltava) por fora.
    As duas primeiras estavam entregues, a 3ª estaria em aberto, se bem que o Nelson não fosse o candidato evidente. Como é seu apanágio, apareceu nesta competição no seu melhor (ele que fez uma época fraca), e não tremeu, com um concurso muito consistente. Assim sendo, saiu-lhe o brinde, e com todo o mérito.
    Quanto às marcas, e ao que poderia fazer, é fácil fazer suposições, mas na verdade o Évora nunca se aproximou dos 18mt, e embora seja tecnicamente muito forte, parece faltar-lhe alguma coisa no segundo apoio.

    Impressão minha, ou o americano ainda ajeitou a chamada no último salto? Pareceu-me ver ali um passinho

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:56 pm

      Em toda a história do triplo salto só existiram 9 saltos acima de 18 metros e esses 9 saltos foram feitos por apenas 5 atletas, o que diz bem da extrema dificuldade que é atingir essa marca dos 18 metros

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:48 pm

      Na minha opinião se o Nélson não tivesse as lesões que teve seria capaz de se manter num nível altíssimo de forma mais regular, o que faria que pudesse evoluir para mais perto dessa marca dos 18m. No entanto creio que se a atingisse seria naturalmente apenas num salto ou outro quando estivesse num excelente momento de forma. Completado com um pouco de "sorte" (aqui sorte resume-se também a conseguir uma chamada perfeita o que claro não é apenas sorte na verdadeira associação da palavra).
      Andar na marca dos 18m é para um número muito restrito de atletas. O Nelson já faz parte dum grupo restrito, apesar das lesões que vai tendo, que é naquele grupo de atletas que consegue de forma constante boas marcas e excelentes participações nos campeonatos. E sendo assim só nos resta felicitá-lo e orgulharmo-nos da sua entrega.

      João

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:08 pm

      O Nélson volto a repetir (e não sEndo eu propriamente um especialista) teria todas as condições para (pelo menos) atingir essa marca dos 18 metros se nabil tivessem sido as lesões que o atormentaram, e que infeliz coincidência apareciam nas melhores fases da sua carreira. Agora como é lógico já lá não chegará. Ainda assim sou um crente e acredito que possa sair do Brasil com uma medalha (ouro é impossível mas quem sabe o Bronze?)
      André Sousa

  • Óscar Alho
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:44 pm

    Fantástico Nelson Évora, no entanto o Taylor está num momento incrível.

    Excelente reforço para o Ciy que está a apostar forte nos espanhóis para o futuro. Estes três têm tudo para serem craques daqui a alguns anos.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:18 pm

    Grande Nélson, passar por tudo o que já passaste e voltares às medalhas é fantástico.

    Taylor está neste momento num patamar competitivo completamente diferente.

    E ainda falta o crónico lesionado Thamgo!

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:10 pm

    Uma alegria ver o Gatlin a não ganhar uma única medallha de ouro.

    Tiago Afonso

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:08 pm

    Grande Nelson! Um orgulho para Portugal e para a nacao benfiquista!

    E Bolt a mostrar… que continua a ser Bolt (parecendo inclusive desacelerar nos ultimos metros).

    Antonio

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 1:08 pm

    Grande Grande Nélson, no último salto, depois de ter sido ultrapassado e ter feito dois saltos nulos consegue superar e voltar ao pódio. Parabéns Campeão, és um exemplo.

    RREB

  • João Dias
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:59 pm

    Grande Nélson! Podes não ser português de gemas mas és português de alma como poucos…

    Um orgulho nacional!

    • João Dias
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:43 pm

      Obrigado, André Sousa ;)

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:12 pm

      É verdade João Dias mais Português que muitos que só o São as vezes no BI ou quando interessa e convém. Um Abraço para ti e não desanimes continua a dizer aquilo que pensas e nuca rejeites as tuas convicções por mais que alguns te digam o contrário. Nunca te deixas que ninguém te diga o que podes ou não dizer.
      Saudações Benfiquistas
      André Sousa

    • João Dias
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:05 pm

      de gema *

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:56 pm

    O Nelson é um atleta fantástico, incrível como depois do momento que passou tem uma recuperação destas!

  • João Lains
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:52 pm

    Um dos principais atractivos destes mundiais. A possibilidade de um novo recorde mundial na disciplina do triplo salto, 20 anos depois de Edwards. Não foi à toa que apelidei 2015 como "o ano do triplo salto". Foi por pouco. As duas primeiras medalhas já estavam entregues, ainda estes mundiais não tinham arrancado. Taylor levou a melhor.

    Fantástico Nélson Évora. Que fibra de campeão. Não se atemorizou com o salto de Craddock. Infelizmente a transmissão foi para o intervalo no momento em que Évora arrebatou o bronze. Nunca pensei que fosse capaz. Apostava numa qualificação tremida para a final e na melhor das hipóteses um quinto lugar (Tamgho falhou estes campeonatos… por lesão – o prato do dia para um atleta que no seu melhor, não devia nada para os grandes dominadores da actualidade).

    No martelo feminino, só faltou um concorrente à altura. Que nível! Recordo que a Lysenko não marcou presença nestes mundiais.

    • João Lains
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:27 pm

      Foi, ela abdicou dos 200m.

      Quem não conseguiu o apuramento nos trials foi a Sanya Richards Ross, talvez a maior ausência destes mundiais entre as não forçadas. Era uma das favoritas aos 400m, senão me engano.

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:42 pm

      João, se não me engano a Felix não conseguiu qualificar-se para os 200m nos Trials. Não sei é se foi propositado.

    • João Lains
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:25 pm

      Já agora, durante a madrugada, a campeã olímpica e tricampeã mundial Britney Reese (conquistou todas a grandes competições no salto em comprimento desde Berlim 2009, inclusive dois mundiais em pista coberta) falhou o acesso à final da disciplina.

      Nos 400m, grande vitória para Felix, que abordou estes campeonatos com o melhor tempo do ano nos… 200m. No entanto, era quase impossível gerir as duas provas e ela optou pelos 400m.

      Triunfo de Bolt, hoje mais esperado que no último domingo.

      Destaque para o jovem Hughes, uma das sensações do ano e que esteve recentemente envolvido numa polêmica, por ter privilegiado o Reino Unido em detrimento do seu país de origem, a Anguilla. É colega de treino de Bolt e de mais uns quantos jamaicanos, daí a troca de cumprimentos no final da corrida. Não hoje, mas durante uma das eliminatórias.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:12 pm

      A transmissão do salto deu em direto na RTP1 o que menos faz entender o facto de a RTP2 ter ido para intervalo nessa mesma altura.

      Tiago Afonso

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:49 pm

    Enorme Nélson Évora! Parabéns!
    Destaque para o grande salto do Taylor, que continua fortíssimo.

    Não costumo acompanhar muito estes campeonatos, mas decidi aplicar-me neste e confesso que estou um profundo admirador de Atletismo. Alguém me sabe dizer se ainda vai existir mais alguma prova importante este ano?

    Daniel Salgueiro

    • José Silva
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:38 pm

      Faltam os dois meetings finais da liga diamante e mais no final do ano (dezembro) há sempre o campeonato europeu de corta-mato.

  • Anónimo
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:40 pm

    Ainda assustou com dois saltos nulos se não estou em erro mas fez um último salto brutal. Não tanto como o Americano que ia sacando o WR (World Record) com um fantástico 18.21. De referir a fantástica colocação de pes de Nelson Évora. Muito bom.

    Luis Magno.

  • rama
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:40 pm

    acham que o nelson tem capacidade para se aproximar da melhor manca mundial de sempre ou o seu corpo ja nao lhe permite sonhar tao alto?

    Depois deste tempo todo, o nelson está de parabens, grande marca!!
    Contudo, está visto que será muito dificil lutar pelas medalhas de prata e ouro no rio.

    • Sombras
      Posted Agosto 27, 2015 at 9:30 pm

      o record do mundo é completamente inalcançável para o Nelson infelizmente. Contudo, acredito plenamente que ele vai melhorar ainda os seus 17,74 e chegar pelo menos muito próximo dos 18 metros.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 6:11 pm

      Kafka, tens razao. Em principio, a partir dos 29 é sempre a descer. O que eu queria dizer era que penso (nao tenho a certeza) que o Nelson, durante a sua carreira, tentou "descobrir" que tecnica usava o Edwards para conseguir saltar tao longe. Parece que nao conseguiu. Podia acontecer, embora seja muito improvavel, que a descubra este ano ou no proximo. Isso poderia compensar a quebra fisica natural da idade e levá-lo a um record pessoal. Não acredito que com esta idade possa aspirar a chegar perto do record mundial, mesmo descobrindo a tal tecnica.
      Não tenho a certeza do que estou a afirmar. Lembro-me de qualquer coisa deste genero numa entrevista dele mas, na volta, alguem que perceba disto, se esteja a rir da minha suposiçao.
      Joao

    • Nuno R
      Posted Agosto 27, 2015 at 5:32 pm

      Eu sei, daí a referência a algo "estranho" para os padrões etários do atletismo e de evolução do atleta

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 4:48 pm

      Em provas de fundo o mais importante é a resistência, o fundo físico, e este pode melhorar com a idade e com o treino, já características como a velocidade e a aceleração o limite é atingido mais cedo, penso que a explicação não foge muito disto.

      Saganas

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 4:13 pm

      Nuno R

      O Ghirmay Ghebreslassie venceu a Maratona deste Mundiais e tem 19 anos :)

      Mas sim agora mais a sério, isso que dizes é verdade e também tenho a mesma ideia que tu, os maratonistas aparecem sempre com uma idade mais perto do 30 em diante…não sei se haverá alguma explicação cientifica para este situação…

    • Nuno R
      Posted Agosto 27, 2015 at 3:59 pm

      A lógica da idade nem sempre tem lógica. Por exemplo, não me lembro de um maratonista de elite com 19 anos.
      Depende de factores como lesões, entre outros.
      No caso do triplo salto, a componente técnica é essencial (em especial no segundo apoio, o movimento mais complicado de fazer), mas um físico acima da média compensa algumas deficiências.

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 3:43 pm

      João

      Eu também não sou um especialista em Atletismo, agora a idade essa pesa SEMPRE por mais técnica que se tenha, porque o próprio corpo começa a responder de forma diferente a determinados estimulos, e dou-te (na minha opinião) o melhor exemplo possivel, que é o recordista Mundial (Jonathan Edwards)

      Vejamos, para ter feito 18.29m alguma técnica tinha de ter, e fez com 29 anos e se fores ver as marcas deles, desde os 29 em diante foi sempre a descer, agora ele aos 32/33/34 anos deixou de ter técnica? não creio que tivesse perdido a técnica, perdeu foi capacidade fisica que tinha com 29 anos

      Ora o Nélson já tem 31 anos, e senão chegou sequer perto dos 18 até agora, sera que o vai conseguir agora que o corpo de forma natural começara a perder faculdades inerentes à propria idade?

      Pelo menos pela lógica será cada ano que passa mais complicado, mas eu também não sou especialista, e era fabuloso se conseguisse bater os 18.29

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 3:13 pm

      Estou muito longe de saber alguma coisa desta modalidade mas penso que o factor determinante para passar a marca dos 18 metros é a tecnica de salto e nao as capacidades fisicas (embora obviamente sejam importantes, eles possuem-nas). Pelo menos foi o que ouvi uma vez o Nelson afirmar. Dizia ele que andava à procura da tecnica de salto do seu ídolo. Mas posso estar enganado.
      Joao

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:26 pm

      André Sousa

      Tento ver as coisas sempre da forma mais fria possível, até no que concerne aos meus clubes sou assim :)

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 2:04 pm

      Kafka não disse isso para te exaltares apenas acho que às vezes podias ter mais confiança nos atletas portugueses, sabes, dar mais apoio mesmo sabendo que eles não sejam capaz. é se reparares bem nesse mesmo texto acabei por infelizmente concordar contigo pois parece me óbvio que o Nelson já lá não vai chegar.
      nao fiques ressentido foi só uma sugestão.
      Andre Sousa

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:47 pm

      Ande Sousa

      "é português logo para o Kafka não consegue" ?????

      Não percebi de todo o teu comentário, até porque justifiquei como sempre faço o porquê da minha opinião, mas tu lá sabes, fica com a bicicleta

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:43 pm

      Nao se esqueçam que nos JO nem todos vão bater ou igualar os recordes pessoais. Se o ditos favoritos estiverem àquem do esperado e Évora (que quando bem fisicamente nunca falhou nos momentos decisivos, pelo contrário) fizer um salto como em Osaka de 17,74, pode perfeitamente arrecadar uma medalha.

      Emilio

    • José Silva
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:33 pm

      O Nelson a mostrar mais uma vez a mostrar que tem uma força mental fora do normal…no último salto consegue fazer a sua melhor marca da época por quase 30cm quando estava fora das medalhas….acho que nunca vi o Nelson a falhar numa grande competição e não é por acaso que é dos poucos campeões olímpicos que Portugal já teve.
      Realmente é pena as lesoes mas o triplo salto é talvez a disciplina mais violenta devido à força do impacto em cada salto pelo que acaba por ser normal sofrerem várias lesoes ao longo da carreira.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:23 pm

      O comentador da Eurosport (que supostamente devia saber melhor que quase todos nós) disse que se não tivesse lesões que tinha grandes hipóteses de conseguir passar os 18 para o ano nos JO.

      Bernardo

    • João Lains
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:11 pm

      Já não dá, nem nunca deu. O Évora nunca se aproximou sequer dos 18m. Nos seus tempos áureos, o Idowu deu alguns sinais nesse sentido mas foi sempre um atleta muito irregular.

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 1:07 pm

      É português logo para o Kafka não consegue… De fato até tens razão mas se olharmos para o potencial que apresentAva não tenho a mínima dúvida que tinha capacidade para saltar mas de 18. Pena as lesões que teve. Agora já não vai a tempo infelizmente.
      Ande Sousa

    • Kafka I
      Posted Agosto 27, 2015 at 12:54 pm

      O recordo Mundial (18.29m do Edward) dura desde 1995 e o Nélson Évora tem como melhor marca 17.74 e já não salta a essa distância desde 2007, portanto há 8 anos que não faz um salto ao nível dos 17.74m portanto senão o fez até agora duvido que com os problemas todos que tem tido a nível físico tenha alguma hipótese de chegar sequer perto dos 18.29m

    • Anónimo
      Posted Agosto 27, 2015 at 12:52 pm

      Já não dá. Há uns anos acredito que sim pois tinha potencial para o conseguir mas as lesões não o ajudaram.
      André Sousa

    • Nuno R
      Posted Agosto 27, 2015 at 12:50 pm

      O Nelson nunca se aproximou sequer dos 18mt…
      No Rio, para lá destes dois, ainda terá(?) de contar com o Thamgo

  • SoNNy Bernardo
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:40 pm

    Fantástico salto e fantástica atitude de um homem com H grande. Merece tudo, parabéns!

  • Rúben Gomes
    Posted Agosto 27, 2015 at 12:36 pm

    Grande Nelson!! Parabéns Campeão.

    Mas que grande salto do Christian Taylor. Incrivel.

Deixa um comentário