Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Man City mais perto da final da Champions; Marquinhos adiantou o PSG, mas equipa de Guardiola foi superior no 2.º tempo; De Bruyne e Mahrez marcaram; Navas ficou mal na fotografia

Imagem: Daily Mail

Partida com duas partes completamente distintas, com o PSG a impôr-se aos Cityzens no 1.º tempo, tendo tido momentos de grande futebol e criado chances suficientes para justificar a vantagem, mas as alterações de Guardiola (absolutamente decisivo) deram a volta aos acontecimentos e o City apareceu com outra cara na 2.ª metade, tirando a bola e o espaço aos parisienses e dominando a seu bel-prazer. No entanto, houve alguma fortuna na forma como surgiram os golos, em 2 erros defensivos graves, sendo que até aí os ingleses, apesar de já estarem por cima, mal criaram perigo. Depois da expulsão de Gueye, houve ainda espaço para fazer o 3-1, mas faltou arte e a eliminatória vai em aberto para a 2.ª mão. Nos franceses, os destaques vão para Neymar e Di María, que espalharam técnica, e o trio Verratti-Gueye-Paredes, que começaram a dominar o meio-campo, mas acabaram, sobretudo o senegalês, em grandes dificuldades. Navas desta vez ficou mal na fotografia, sendo que Mbappé nem se viu. Já no City, De Bruyne e Foden foram fundamentais na recuperação, tendo crescido imenso no 2.º tempo, enquanto Mahrez voltou a marcar de bola parada. Ederson foi também muito importante a aguentar o 1-0 (excelente no controlo da profundidade), enquanto Cancelo começou muito mal, mas foi melhorando, tendo sido substituído quando estava no melhor momento. Por outro lado, Rúben Dias esteve muito forte na antecipação e teve muito mérito na 2.ª parte menos conseguida de Neymar.

O Man City ganhou uma importante vantagem nas meias-finais da Champions ao derrotar, fora, o PSG, por 2-1. Marquinhos, que pelo 2.º ano seguido marca nos quartos de final e semi-finais, adiantou os parisienses, mas o líder da Premier League respondeu com uma 2.ª parte dominadora e deu a volta ao marcador por intermédio de Kevin de Bruyne e Mahrez. Quanto ao encontro, a primeira parte foi de superioridade do PSG, com Verratti, Gueye e Pardes a dominarem o meio-campo e Neymar e Di María a fazerem a cabeça em água a defensiva inglesa. O brasileiro começou desde cedo a ameaçar, com remates cruzados, mas Ederson respondeu à altura. Ainda assim, o golo acabou mesmo por surgir, com o capitão Marquinhos a saltar mais alto num pontapé de canto e a fazer o 1-0. O City ia tendo muitas dificuldades em manter a bola e em criar perigo em ataque continuado, tendo a melhor chance chegado fruto de uma recuperação de bola no meio-campo adversário, que Foden não conseguiu concretizar. No segundo tempo, Guardiola mudou o esquema juntando Bernardo e De Bruyne no ataque e o jogo mudou completamente com os Cityzens a dominarem as operações e, apesar de até então não ter criado nenhuma oportunidade de bola corrida, conseguiu mesmo dar a volta ao marcador. O empate surge num cruzamento de De Bruyne que acabou por não sofrer qualquer desvio e trai Keylor Navas, tendo Mahrez feito o 2-1 de livre direto (erro grave da barreira). Com os golos sofridos, os parisienses entraram numa espiral negativa e pouco depois ficaram reduzidos a 10, por expulsão direta a Gueye numa entrada muito dura sobre Gundogan. Até final, Mahrez, Foden e De Bruyne ainda ameaçaram o 3-1, mas o resultado já não se alterou.

XI PSG: Navas; Florenzi, Marquinhos, Kimpembe, Bakker; Paredes, Gueye; Di María, Verratti, Neymar; Mbappé.
XI Man City: Ederson, Walker, Rúben Dias, Stones, Cancelo, Rodrigo, Gündogan, Bernardo Silva, Mahrez, Foden, Kevin De Bruyne

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

98 Comentários

  • fabinho18
    Posted Abril 28, 2021 at 9:53 pm

    Agora o Mbappe pode sair do bolso do Ruben para ir tomar banho

  • Pikka
    Posted Abril 28, 2021 at 9:55 pm

    PSG na segunda parte desligou, muito bem na primeira no entanto.

  • BAFANA BAFANA
    Posted Abril 28, 2021 at 9:57 pm

    Que segunda parte demolidora do City!
    Ganham aqui uma vantagem importante para a segunda mão. No entanto, nunca descartar uma equipa com a qualidade do PSG!

  • Sombras
    Posted Abril 28, 2021 at 9:58 pm

    Não percebo como o Pochettino fica a ver a sua equipa desmoronar e não muda absolutamente nada…

    Temos sinceramente de começar a falar em Rúben Dias como o melhor central do Mundo. Mais um dia em que leva um craque no bolso para casa (Mbappe).

    • Bruno Cunha
      Posted Abril 28, 2021 at 10:07 pm

      O Pochettino observar a sua equipa desmoronar e não fazer nada é um resumo da sua carreira. Não é um treinador que se destaque pelas suas alterações durante o jogo

  • joaodjesus
    Posted Abril 28, 2021 at 9:59 pm

    Ver o De Bruyne tao adiantado custa um bocado, existe um lance do Rodri que entra pela área dentro e depois falta la o PL, o Mahrez tem mais alguns lances em que coloca a bola na zona onde devia de estar um PL, a ver o jogo so me vinha a cabeça o Lewandowski, no top das contratações tem de estar obrigatoriamente um PL, a equipa produz mas falta finalizar, ja na final da taca contra os spurs fiquei com essa impressão. O jogo foi bom de acompanhar, 2 jogos diferentes em cada parte, bem melhor que o jogo de ontem.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Abril 28, 2021 at 10:44 pm

      Já o digo há muito (e outros users também) e a instisfação com a falta de títulos actual proporcionaria o epílogo perfeito: Harry Kane!

      • joaodjesus
        Posted Abril 29, 2021 at 5:56 pm

        li no sub reddit dos spurs que o Levy nao o vende a clubes da PL. Sem duvida que encaixava bem na equipa.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Abril 29, 2021 at 7:15 pm

          Não sabia disso. O Kane não parece ter carácter para forçar a saída mas por outro lado – e ainda que eu acredite que se encaixa em qualquer equipa, em qualquer estilo de jogo, de tõ completo que é – acredito que priviligi ficar em Inglaterra. Se se queixxa – e com rzão – de não ter títulos, creio que quererá a BPL.

    • Sporting1906
      Posted Abril 29, 2021 at 3:12 pm

      Também me custa a insistência de Guardiola de jogar com 4 médios-centro ofensivos mas a verdade é que vai resultando muito bem. Não faria mais sentido jogar com Jesus a titular, permitindo ao De Bruyne jogar no meio-campo e abdicando de Bernardo ou Gundogan?

      • joaodjesus
        Posted Abril 29, 2021 at 5:57 pm

        Vai resultando, muito bem é que nao, ainda ontem se perderam uns quantos golos porque nao estava la o PL para finalizar.

        • Sporting1906
          Posted Abril 29, 2021 at 8:48 pm

          O campeonato está praticamente ganho e têm um pé na final da Champions. Os resultados até agora têm sido muito bons.

  • Nedved.5
    Posted Abril 28, 2021 at 10:00 pm

    Não sei até que ponto está eliminatória não ficou decidida pela não expulsão de de Bruyne.

    Não é por nada, deve ser mesmo coincidência, mas sempre que há um português adversário do Neymar ele arranja sempre mesquinhices com ele

    • Nunop
      Posted Abril 28, 2021 at 10:07 pm

      Isso não é expulsão em lado nenhum. Os jogadores do PSG fartaram-se de pedir porque o Gueye tinha acabado de levar vermelho também. Ouvia-se “it’s the same” mas não é the same não. Pisar o pé é muito diferente de pisar o tendão de Aquiles, e ainda por cima o Gueye levava balanço.

      Adicionalmente, no início da segunda parte há um lance igual do Di María a pisar o Cancelo e nem falta foi.

    • Andre A
      Posted Abril 28, 2021 at 10:13 pm

      Isso é muita futurologia, além de que um pisão pela frente só é vermelho se ele for la mesmo de propósito. Ali estava a disputar uma bola.

    • Af2711
      Posted Abril 28, 2021 at 10:14 pm

      Foi mais uma questão de compensação. Não era para vermelho a expulsão de De Bruyne.

      A expulsão do Gueye é que para mim é de uma estupidez tremenda do jogador. Foi uma boa arbitragem.

    • Sombras
      Posted Abril 28, 2021 at 10:20 pm

      Não tem nada a ver com a entrada do Gueye, que nem sequer reclamou do cartão.

  • Kenya24
    Posted Abril 28, 2021 at 10:01 pm

    Acho que o Ruben dias é o capitão desta equipa só que sem braçadeira, ele lidera aquela linha defensiva de forma exímia.
    Quando o psg empata ele vai abraçar os colegas e incentiva logo para irem à procura do segundo.
    A diferença que é em jogar em equipa, já se sabia que o Psg não ia aguentar este ritmo o jogo todo, andam o ano a passear e a brincar no campeonato e na Champions depois pagam a fatura.

    • Af2711
      Posted Abril 28, 2021 at 10:16 pm

      Nem no campeonato o PSG tem brincado, sofrem até com equipas do meio da tabela. Tem sido uma má época do clube a nível interno se compararmos com as últimas.

      • Kenya24
        Posted Abril 28, 2021 at 10:37 pm

        Por isso mesmo, não jogam concentrados, são 5/6 jogadores a defender o resto a atacar.
        Costuma-se dizer que os jogos são o reflexo do que fazem nos treinos, o Psg só quer jogar na Champions.

  • Nunop
    Posted Abril 28, 2021 at 10:02 pm

    Notou-se bem a diferença de ritmo entre quem joga na Premier League e quem joga na Ligue 1, na minha opinião foi o factor mais diferenciador na segunda parte. Enquanto houve pernas (1ª parte, o PSG foi muito superior), depois, também devido a ajustes posicionais do Guardiola (Foden mais no meio e corredor esquerdo para o lateral), literalmente só deu City na 2ª parte. Troca de bola impressionante que, juntamente com os dois golos, frustraram muito uma equipa do PSG algo frágil mentalmente (a entrada de Gueye foi claramente frustração por não tocarem na bola há muito tempo).

    Muito feliz com este resultado, mas não tenho dúvidas que o PSG irá marcar em Manchester por isso é muito importante não ir com a mentalidade de tentar defender este resultado.

    Se a Bélgica ganhar/for a final do Europeu e o City tb chegar a final da Champions ou vencer a competição (juntamente com a conquista da Premier League e Carabao Cup), a Bola de Ouro tem de ser do De Bruyne.

    Que exibição monstruosa de Rúben Dias.

    • GoldenFCP
      Posted Abril 28, 2021 at 10:23 pm

      Bola de ouro acho que devia ser do Messi. De bruyne está num nivel fenomenal mas Messi tem estado ao nivel do “messi”. E num Barcelona tão instavel..

      • O Rúben
        Posted Abril 28, 2021 at 10:32 pm

        Tudo dito. Se o Barça for campeão até a decisão da seleção vencedora do Europeu/Copa América é o mais justo vencedor.

      • Nunop
        Posted Abril 28, 2021 at 10:37 pm

        O Messi é para mim, o melhor do mundo, de longe. Mas a Bola de Ouro baseia-se também no sucesso coletivo, pelo que alguém que ficou pelos oitavos da Champions e nem é certo que ganhe a sua Liga, parte sempre em desvantagem, mesmo sendo Messi.

        No entanto o Barça desde que mudou para o 3-5-2 está tudo menos instável. E tem um projeto com Koeman. Continuo a dizer que o Barça apesar de estar falido, tem muitos bons nomes para o futuro. Frenkie de Jong (so tem 23 anos), Dembele (tb so 23 anos), Pedri (acho que ainda nem 18 tem), Dest, Moriba, Ronaldo Araújo, Mingueza e caso volte ao nível que prometia pré-lesao (não se fala o suficiente da complicação da sua lesão), Ansu Fati.

    • Kafka
      Posted Abril 28, 2021 at 10:27 pm

      Nuno P

      Concordo contigo relativamente à Bola de Ouro

      Agora lanço eu outra hipótese

      -City Campeão Europeu
      – Portugal na final do Europeu ou msm campeão Europeu

      E Rúben Dias não pode ser Bola Ouro?

      • Bruno Cunha
        Posted Abril 28, 2021 at 10:35 pm

        Fernando Santos deu dislike neste comentário.

        Fds Kafka nem parece teu achares que se Portugal ganhasse o Euro a propaganda para CR ganhar uma bola de ouro viesse em força.

      • Nunop
        Posted Abril 28, 2021 at 10:40 pm

        Era lindo mas não tem “reputação” suficiente ainda. Duvido muito que a dessem a alguém que em Setembro estava na Liga Portuguesa… Mas tb te digo que está a ganha-la a um ritmo muito alto e justamente.

        Pelo que tenho visto, o Carragher que é um pundit ouvido e respeitado no UK, ta a fazer campanha para o Rúben Dias vencer o prémio de melhor jogador desta Premier League.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 28, 2021 at 10:54 pm

        Percebo e concordo que se ponha essa hipótese Kafka mas há 2 contras para o Rúben a meu ver: não é médio/avançado (embora tenhamos visto o Canavarro ganhar foi excepção…) e chegou agora à Premier League, logo ainda não tem “estatuto” e quem decide pode considerar que as prestações dele são “uma surpresa inicial”, “um momento superlatvo mas acima do seu real valor…” Com muita pena minha pois desde a equipa B que se via que estava ali um jogador distinto. Na equipa A confirmou e agora no City está ainda melhor uma vez que todos os processos da equipa funcionam (embora não se tenha feito grande central aí, ao contrário do que se tenta fazer crer as vezes).

      • Filipe22
        Posted Abril 28, 2021 at 11:22 pm

        Rúben Dias tem tudo para estar nos 10 primeiros. Até ao fim do mês de abril deste ano, é indiscutível. Também há Copa América por isso temos que esperar o que o GOAT poderá fazer

      • Sporting1906
        Posted Abril 29, 2021 at 3:14 pm

        O Rúben Dias é muito bom e com o Ramos e o Van Dijk lesionados talvez seja o melhor central do mundo neste momento, mas não é nem o melhor jogador do City nem de Portugal por isso ganhar uma Bola de Ouro é (ou devia ser) absurdo.

        • Kafka
          Posted Abril 29, 2021 at 5:22 pm

          Então quem é o melhor jogador de Portugal? Não me digas que o rapaz que vive em Turim é melhor que o Rúben?

          • Sporting1906
            Posted Abril 29, 2021 at 8:49 pm

            Para mim é o Bruno Fernandes. Mas o rapaz que vive em Turim continua a ser uma opção aceitável para melhor jogador português.

      • Kacal
        Posted Abril 29, 2021 at 6:34 pm

        Se o Rúben fizer um Europeu “à Pepe” em 2016 e formos campeões da Europa ou atingirmos a final e o City juntar Premier à Champions, tendo em conta o impacto que ele teve na equipa e época que fez. Eu acho que a Bola de Ouro devia ir para ele, sem duvida. Mas como já disseram não tem o “estatuto” e infelizmente isto não vai para quem merece e fez por isso, caso contrário não interessaria nada disso e sim o que fez/conquistou e nesse cenário o Rúben merecia e devia vencer.

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 28, 2021 at 10:03 pm

    Depois daquela primeira parte, incrível como o PSG baixou o nível.
    Navas muito mal no primeiro golo e a barreira abrir-se daquela maneira no segundo simplesmente não pode acontecer.
    É delicioso ver Neymar a jogar. Messi, De Bruyne, Neymar, Mbappe e Lewa compõe o meu top 5 atualmente.

  • DNowitzki
    Posted Abril 28, 2021 at 10:04 pm

    1. A melhor equipa derrotou as melhores individualidades.

    2. Ruben Dias rubricou uma exibição notável!

    3. João Cancelo foi simplesmente horrível!

    • Miguel SADSC
      Posted Abril 28, 2021 at 10:11 pm

      O Cancelo continua com dificuldades aberrantes no 1 para 1 com extremos.

    • GoldenFCP
      Posted Abril 28, 2021 at 10:20 pm

      Nao acho. A equipa do City é muito melhor no geral que a do Paris. E mais cara tmb.
      Podem ter 2 top5 mas ter que jogar com florenzi e bakker num jogo destes?

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 29, 2021 at 9:10 am

        Não sei se será tão mais cara; convém não esquecer que os valores de compra de Neymar e Mbappe (+/-400M) dariam para comprar “meio City” titular no jogo entre si: Mahrez, Bruyne, Rodri, Dias, Stones, Cancelo, Walker (+/-400M)… O City compra bem e acredito que Guardiola gostasse de ter os 2 atacantes do PSG mas vai por outra via; compra caro, sim, mas com mais critério que os outros (exceptuando claro, o modeo Bayern) e depois potencia. Por curiosidade fui ver a lista de transferências mais caras e o 1º do City na lista é o KdB em 25º lugar por 76M€. Ora ssabendo nós que hoje em dia muitos “mecos” saem por valores semelhantes e nem todos contrataram “de Bruynes” creio que há mérito e não apenas dinheiro…

        PS: Com isto não estou a defender o City pois tanto eles com PSG enveredaram pela mesma via e o modus operandi é semelhante. Apenas acho que a equipa do City pode-se considerar melhor sim, por muito mérito do treinador (ainda que não treinar pinos também ajude) e não pela diferença do custo e/ou valor dos planteis. De qualquer forma se é verdade que Neymar e Mbappe custaram esse valor não é menos verdade que ambos tem capacidade para, na 2ª volta, resolver a eliminatória a favor dos parisienses… Espero que não (aqui já tenho lado devido aos muitos jogadores formados no SLB que lá estão) mas têm essa capacidade…

  • Leandro
    Posted Abril 28, 2021 at 10:06 pm

    Primeira para: City a medo.
    Segunda parte: City a meter medo.
    De resto, só Guardiola é que se apanha contra 10 aos 77 minutos e não faz uma substituição. Não entrou Sterling nem aproveitou para meter finalmente os avançados G. Jesus ou Agüero.

    • Filipe22
      Posted Abril 28, 2021 at 11:19 pm

      A Premier League está no bolso e o objetivo é mesmo limpar a Champions, roda no campeonato. Percebo e também gostaria que substituísse mais, até porque apoio o City mas ainda há uns posts se falou neste aspeto. Os que entram não adquirem o ritmo de jogo

      • Leandro
        Posted Abril 29, 2021 at 3:08 pm

        Mas eu não falo em rodar para descansar, mas sim para tornar a equipa mais ofensiva quando está contra 10.

  • Kafka
    Posted Abril 28, 2021 at 10:08 pm

    Mas ainda alguém dúvida que Rúben Dias é top 5 Mundial com 2 pernas às costas? A de hoje foi para aqueles que aqui andavam a dizer que Rúben era hype, ganhem juízo… E hoje não enfrentou badamecos, enfrentou 2 jogadores top 5 Mundial (Neymar e Mbappe)

    Quanto ao jogo foi 50-50…PSG superior na 1a parte, mas na 2a só deu City

    O City está em vantagem mas eu acho que continua 50-50….Mbappe e Neymar conseguem marcar 2 golos em qualquer estádio do Planeta Terra, principalmente se esse estádio não tiver adeptos, como será o caso da 2a mão, portanto, isto apenas está no intervalo e qualquer uma das equipas podem passar

    • Sombras
      Posted Abril 28, 2021 at 10:19 pm

      5 melhores é conversa para haters. A conversa a sério tem que ser se não é mesmo o melhor, que está entre os 5 é mais que evidente.

    • O Rúben
      Posted Abril 28, 2021 at 10:24 pm

      O Rúben pelo chão, neste momento é o melhor central do mundo. Pelo ar tem algumas debilidades. É relativamente alto, mas tem fraca capacidade de impulsão. É mais largo que esguiu e trabalha mais a resistência muscular.

      • Tiago Silva
        Posted Abril 29, 2021 at 8:40 am

        O Rúben, ainda bem que referiste isso, também concordo. Pelo chão ele é imperial, ganha praticamente todos os duelos pelo chão e tem uma coordenação defensiva e leitura tática muito boa. Mas quando a bola vai pelo ar tem algumas dificuldades, não só pelo facto de não ter muita impulsão, mas também por errar um pouco nos timings de salto e mesmo na colocação dos braços quando salta. Mas corrigindo isso fica o melhor do Mundo.

        • Kacal
          Posted Abril 30, 2021 at 11:22 am

          Rúben e TIago,

          Sendo o Dias como é, não tenho duvidas que irá ver essa falha no seu jogo, se é que ainda não viu claro, trabalhando-a ao máximo para melhorar e como ele é alto até é uma questão de trabalho e empenho, acredito que vai fortalecer-se nesse ponto.

    • Frickelz
      Posted Abril 28, 2021 at 10:30 pm

      Ia mesmo referir isso, está um autêntico muro e muito do sucesso do City também passa por ele.
      A nossa seleção agradece. Ele e Pepe em forma são das duplas de centrais mais intransponíveis das seleções no Euro.

      • Kafka
        Posted Abril 28, 2021 at 11:18 pm

        Fricklez

        Eu vou mais longe, olhando para todas as 24 duplas centrais do Europeu, para mim Rúben-Pepe é a melhor dupla de centrais da competição

        • troza
          Posted Abril 29, 2021 at 7:59 am

          Opah, mas depois temos de assumir Portugal como favoritos à competição e a malta aqui não gosta disso… Com essa dupla de centrais, CR7, os jogadores que temos para o meio-campo… deviamos estar pelo menos a par da França em favoritismo para tudo.

          • SilvadasAguas
            Posted Abril 29, 2021 at 10:31 am

            Sem duvida, um 4-3-3 com o bernardo, diogo jota e andre silva na frente é equipa pra ganhar a qualquer selecçao

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 28, 2021 at 10:48 pm

      Sem dúvida top 5. E com Van Dijk e Ramos lesionados, neste momento, não será descabido dizer que é o melhor. Não digo que seja de caras, mas tenho dificuldade em ver algum claramente melhor. Agora quando o holandês regressar (se regressar a 100% como estava antes), já não acredito que consiga discutir o lugar n.º 1. O Van Dijk era por larga margem o melhor central do mundo antes da lesão.

    • Fantantonio
      Posted Abril 29, 2021 at 12:17 am

      Não vejo 4 melhores do que ele, 1 ou 2 discutivelmente talvez.

    • Vegeta
      Posted Abril 29, 2021 at 9:36 am

      Concordo Kafka.
      E até digo mais para mim, neste momento, é mesmo o melhor.

  • Af2711
    Posted Abril 28, 2021 at 10:10 pm

    O City apesar de não ter chegado numa final de Champions é uma equipa muito mais madura e com uma mentalidade superior ao PSG a este nível.
    Já não é a primeira vez que há esse descontrole emocional nos momentos adversos. Entradas duras, quezilhas… Parecia um filme da final com o Bayern na época passada.

    Na primeira parte, jogo sólido dos franceses, a defenderem num 4-4-2 dando liberdade para Neymar e Mbappé e sofrendo muito pouco e secando a posse de bola do City. Na segunda parte naturalmente o City foi tendo mais bola no campo dos franceses já que é impossível manter uma pressão como a da primeira e o primeiro golo foi até fortuito. Navas falhou estranhamente, deduziu que poderia ter um desvio.

    MVP para mim foram os centrais do City. Não concederam chances claras ao adversário, sempre imperiais e confortáveis na primeira fase de construção. Di Maria também a fazer um grande jogo a todos os níveis (grande capacidade de trabalho).

  • GoldenFCP
    Posted Abril 28, 2021 at 10:11 pm

    Acredito na vitoria do PSG em Manchester e na respetiva passagem. Jogam muito melhor fora.
    Enorme exibição de Ruben Dias e já agora como não comentei ontem de Militao tmb. Estão ambos convertidos em otimos centrais. Ruben Dias no top3 do mundo já. Bom para o mercado português, para perder-mos a fama de liga fraca e de que só flops daqui saem

  • GoldenFCP
    Posted Abril 28, 2021 at 10:14 pm

    Regra nº1 para fazer barreiras é perguntar quem tem medo de levar com a bola.
    Surreal haver tantos ronaldos, vão para a barreira mas desviam-se da bola. Que ridiculo

  • Estigarribia
    Posted Abril 28, 2021 at 10:16 pm

    Só vi a primeira parte e do que vi há um jogador que gostei de ver jogar: Marco Verratti. O italiano encheu o meio-campo no primeiro tempo, estava em todo o lado, qual milagre da multiplicação. Aliás, em tempos cheguei a sonhar em ver o internacional transalpino no Barça.

    Saudações Leoninas

  • O Rúben
    Posted Abril 28, 2021 at 10:18 pm

    Algumas coisas a dizer.

    Navas a claudicar no palco onde costuma ter “gelo nas veias”. Para mim mal nos dois golos.

    Está eliminatória tem muito de perturbação emocional e ampliação motivacional, é um duelo entre duas equipas com traumas internacionais e a melhor terapia foi se enfrentarem. Uma delas irá se curar das magoas.

    O PSG sentia-se claramente a equipa mais forte na competição, afinal de contas, tombaram o Bayern. O City com muitos receios. Na primeira os ingleses tavam com a batata quente de emoções disruptivas e, depois, com muita sorte à mistura, chegam ao golo e logo de seguida, o 2° melhor esquerdino do ano, atira a batata para os parisienses que se desmoronam a pique. Houve claramente um ajuste de realidade de expetativas para o PSG que até acabaram reduzidos a 10.

    Dito isto, o Guardiola tem me deixado muito frustrado. Os últimos minutos foram de domínio, mas é incrível como ele desiste das ideias que ele própria cria. Já nem abordo a insistência no poço de força e burrice do Walker. É mesmo o posicionamento nas peças daquela bicamada fluida do meio campo-ataque. O Gundogan fez 16 golos, mas não foi na disposição em que atuou hoje, o Bernardo chegou a ser uma estupenda aposta numa zona mais recuada e centralizada e o Cancelo nunca mais atuou pela direita e muito menos como +1 médio. Porquê? Eu vi o Cancelo a crescer na segunda parte e disse para mim “vai ser o primeiro a sair”.
    Rúben Dias brutalissimo. Ganhou tudo pelo chão, tudo! Agora a April vai dizer “oh agora trouxeste o Neymar…”

    Provavelmente esqueci-me de algo, mas já ta extenso o suficiente.

  • Andre A
    Posted Abril 28, 2021 at 10:19 pm

    Só dar um apreço aos kilometros que o Bernardo corre sem bola, tanto a fechar como a dar linhas de passe, e ainda consegue ter discernimento para cometer muitos poucos erros quando a recebe.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 28, 2021 at 10:20 pm

    Muito boa entrada do PSG na equipa, e primeira parte muito boa deles. O City conseguiu responder na segunda parte com um recital, principalmente após a saída do Cancelo, que fez um jogo horrível (ele não pode ser defesa esquerdo, tem imensas dificuldades em termos defensivos ali). O Zinchenko entrou muito bem e ofereceu outra dinâmica ao corredor esquerdo, com o Foden a entrar mais por dentro e a criar superioridade no ataque que faltou com o de Bruyne a baixar mais vezes. Quanto ao PSG, foram andando pelo que faziam Mbappé, Di Maria e principalmente Neymar e foram criando algumas situações, mas a defesa do City esteve imperial na segunda parte, principalmente Rúben Dias (está num nível brutal!). A Champions tem sido imprevisível nestes últimos anos e penso que o PSG poderá dar a volta porque quem tem o talento ofensivo que esta equipa tem pode marcar 2/3 golos a qualquer adversário.

  • Bruno Cunha
    Posted Abril 28, 2021 at 10:32 pm

    Quem se quiser entreter pode ir ler os comentários do post da assinatura do RD pelo City.

    Destacar a discrepância entre os benfiquistas que defendiam que o valor era baixo e adeptos de rivais que diziam que RD não era nada de especial.

    Eu sei que é fácil falar depois de tudo acontecer mas descreverem o Ruben como um central mediano é uma loucura, o homem não é mediano desde que tem 20 anos! Isso era o mesmo que eu agora dizer que Nuno Mendes é mediano…

    • Vegeta
      Posted Abril 29, 2021 at 9:35 am

      Isto!

    • Oldasity
      Posted Abril 29, 2021 at 10:59 am

      O homem não era mediano certamente e para mim é de topo mundial neste momento.
      Mas na minha opinião, quando sai do Benfica, não valia 68M. E se calhar os comentários (não me recordo sinceramente) eram mais nesse sentido.
      Agora é fácil dizer que foi barato, mas na altura acho que ninguém poderia dizer o mesmo.
      Mas ainda ontem estava a referir que se o Liverpool tivesse contratado RD para jogar ao lado de VVD, provavelmente esta época do Liverpool teria sido muito diferente a todos os níveis.

      E Nuno Mendes para mim está na mesma situação. Sou do Sporting e adoro o miudo, mas se alguém chegar cá e pagar 60M por ele vou dizer que estão loucos e que de momento não vale isso.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 28, 2021 at 10:36 pm

    Com o ocaso do Van Dijk e do Sergio Ramos será seguro dizer que o Rúben Dias é o defesa central em melhor forma nesta época?

    Por mim tem entrada directa na equipa do ano da UEFA.

    • GoldenFCP
      Posted Abril 28, 2021 at 11:30 pm

      Para mim,claramente.
      Ainda mais tendo em conta que nem foi ano de grandes atuações dos defesas, o Ruben tem estado a um nivel assombroso.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 29, 2021 at 8:32 am

      Concordo, não estou a ver nenhum central que esteja a fazer uma época superior a ele.

    • Pipo
      Posted Abril 29, 2021 at 8:59 am

      Estará certamente no 11 do ano da Premier League e da Champions. Esperemos que esteja também no do Euro :)

    • Vegeta
      Posted Abril 29, 2021 at 9:35 am

      Algum dia tinha de ser.
      Aqui concordo inteiramente contigo.

    • coach407
      Posted Abril 29, 2021 at 10:06 am

      Talvez, mas as informações que chegam a Portugal nem sempre são propriamente homogéneas entre os jogadores.

      Há muita dificuldade em Inglaterra em dizer quem é melhor: Rúben Dias ou John Stones. É verdade que o Rúben Dias tem aquela liderança particular dele, mas o Stones tem sido inacreditável.

      Aliás, o Stones esteve nomeado para melhor jogador do mês da Premier League em Janeiro. O Rúben Dias não. O Stones esteve nomeado para melhor jogador do mês da Premier League em Dezembro. O Rúben Dias não. Penso que o Dias nunca esteve nomeado para melhor jogador do mês na realidade.

      Não acho indiscutível que o Rúben Dias esteja a ser o melhor defesa central do Manchester City sequer. Claro que com os recentes problemas físicos do Stones tem sido ultimamente, mas referiste-te à época toda e na época toda o Stones cometeu menos erros na defesa e acrescentou mais no ataque. Podes dizer que coletivamente tem mais impacto pela liderança e o Stones não estaria a esse nível se não fosse o Rúben Dias, talvez, mas nas suas ações individuais está muito longe de ser indiscutível que o Rúben Dias tem sido melhor.

      Mas, enfim, claro que o Rúben Dias com a sua personalidade vai ter tendência a ser visto como o patrão da defesa, o que pode descreditar a enorme época do Stones. Então em Portugal é escandaloso. Parece que o Rúben Dias é o único central do City de jeito e ninguém se equipara minimamente.

      • Kacal
        Posted Abril 29, 2021 at 6:26 pm

        O Stones tem feito mais golos e é um central muito dotado a sair a jogar e mais elegante, talvez por isso mais exuberante e além disso sendo inglês recolhe logo mais “votos” por lá, mas o Rúben é o verdadeiro líder entre os dois e defensivamente acho que o Rúben é mais seguro e imponente estando a fazer uma época melhor nesse aspecto, para mim comete menos erros.

      • Sporting1906
        Posted Abril 30, 2021 at 3:14 pm

        Em geral, os portugueses são parciais em favor do Rúben e os ingleses são parciais em favor do Stones. É normal. Tentando ser isento, acho que o Rúben é superior defensivamente e em termos de liderança o suficiente para compensar o Stones ser melhor a sair a jogar e o português ser o melhor dos dois.

  • BrunoAlves16
    Posted Abril 28, 2021 at 10:38 pm

    Superioridade do Man City na segunda parte a fazer pender a eliminatória para os Sky Blues, mas para mim ainda eliminatória em aberto, quem tem Neymar e Mbappé pode aspirar a msrcar e ganhar em qualquer lado (como se viu em Munique). Ainda assim Man City mais equipa e com treinador muito superior, 55/45 para os citizens no momento.

    Navas a claudicar no seu palco favorito, responsabilidades nos dois golos para mim.

    • SLBCHAMPS
      Posted Abril 29, 2021 at 12:59 am

      Parece me injusto para com o navas. Claro que no cruzamento do KDB podia ter defendido mas a verdade é que são bolas difíceis e o defesa é que tem que tirar a bola ou cubrir o adversário para que o guarda redes fique focado na bola e não no Stones neste caso.

      Em relação ao segundo só o cr7 é que acharia que é culpa do guarda redes

      • BrunoAlves16
        Posted Abril 29, 2021 at 10:14 am

        Discordo, particularmente no segundo acho que podia ter feito melhor. A bola não vai assim tão puxada ao canto, embora o Mahrez tenha sido astuto na forma como bateu o livre. No primeiro concordo que é uma bola dificil mas é o tipo de lance que um GR pode antecipar, quando me refiro a “responsabilidades” significa que tem uma quota parte de culpa no lance e não toda, no lance do primeiro golo obviamente repartida com a defesa.

    • ahgrandebenfica
      Posted Abril 29, 2021 at 11:04 am

      A barreira abre-se toda! ahahaha
      Que culpa tem o homem?

    • Sporting1906
      Posted Abril 29, 2021 at 3:17 pm

      A vantagem do City é bem maior do que 55/45. Pelo menos 75/25.

  • Nazgul
    Posted Abril 28, 2021 at 11:06 pm

    Belo jogo de futebol, apenas manchado pela entrada desastrosa do Gana!

    A capacidade de mudança do chip na segunda parte do city é abismal! A pressão alta em que jogaram a segunda parte inteira só no meio campo do adversário, mesmo podendo levar bolas nas costas da defesa para o Mbappe é de louvar!

  • RicardoSantos21
    Posted Abril 29, 2021 at 12:23 am

    Grande segunda parte do City. É certo que o PSG caiu fisicamente mas os citizens vieram claramente revolucionados psicologicamente e com alguns ajustes táticos que se revelaram importantíssimos para o desenrolar da partida.

    A meu ver, é importante referir como por vezes uma subida de uma atleta permite que a equipa defenda melhor. É irónico mas parece-me que na segunda parte, claramente o Gundogan jogou uns metros mais acima e a bola nunca mais entrou entre linhas como entrou constantemente na primeira parte. Rodri em consonância com a enorme coordenação dos centrais tomaram completamente as rédeas daquela zona que estava fortemente a ser explorada pelo PSG – penso que o principal problema ali foi o facto da dupla Rodri-Gundogan estar constantemente numa linha horizontal (quando estavam às portas do seu meio campo defensivo) permitindo que a bola entrasse naquela zona quando o Mbappé ou o Neymar vinham buscar a bola em apoio.

    A segunda alteração que, para mim, fez a diferença foi o ajuste da lateral esquerda. É certo que Cancelo fez uma exibição aquém do exigível mas há que dar mérito à leitura do Pep quando pede que Cancelo ataque mais por fora e liberte o Foden para dentro – (este facto fragilizou ainda mais o Cancelo pelo facto de ter de utilizar o seu pé menos preferencial mas, a meu ver, o ponto menos bom da sua exibição até foi no capítulo defensivo, no entanto, quando um atleta já não está confiante, ter de jogar com o pé contrário não deve ser situação fácil).

    Consequentemente a essa mexida, o KDB passava a jogar mais no corredor central, sendo que, dessa forma, não sentia a necessidade de ocupar tanto espaço visto existirem mais linhas de passe como tinha sentido na primeira parte. Na qual se via muitas vezes KDB demasiado baixo, à procura de puxar a equipa para cima ou mesmo o Bernardo a fazer ‘piscinas’ para procurar que não faltasse uma referência perto dos centrais do PSG.

    Mas a nuance, a meu ver, não ficou por aqui. A equipa claramente jogou assimetricamente na segunda parte. Do lado esquerdo, dinâmicas a 3, em que Cancelo/Zinchenko apareciam por fora, Foden e KDB alternavam entre si nos espaços que ocupavam na meia esquerda e procuravam movimentos de fora para dentro (propício a finalizações com o pé direito que acabaram por surtir efeito apesar, de uma forma fortuita, no 1º golo e na falta para o livre que deu o 2º golo).

    Do lado direito, enquanto que o Mahrez e o Bernardo estavam sempre a alternar fora/dentro, o Walker ficava sempre mais no corredor central, atrás, criando ali uma espécie de quadrado com Rodri, R. Dias e Stones, que lhes permitia ser fortes na transição defensiva no corredor central. Sendo que, com o recuar do PSG, chegou-se a ver incursões interiores em profundidade do Walker, visto o perigo ser apenas causado com bolas longas na profundidade para o Mbappé, desgastado fisicamente.

    Por fim, Gundogan estava numa posição quase pendular, que servindo de cobertura ofensiva para todo este “carrossel” revelando-se importante para comandar as “operações”.

    Para mim, foi uma lição tática que o Pep deu na segunda parte. A ironia de que por vezes defendemos melhor com menos homens e a perceção das diferenças provocadas na equipa adversária apenas por uma ocupação diferente de espaços.

    Queria destacar as exibições do R.Dias, do Verratti e do Neymar – que é um jogador acima da média. Mbappé teve também toques de génio e gostaria de realçar a atitude do Paredes enquanto teve ‘pilhas’. A primeira parte do PSG foi de muito bom nível. A segunda parte do City foi incrível!

    Foi realmente uma hora e meia super entretida!

    Por fim, queria dizer que é (talvez) a segunda vez que cá escrevo (a primeira já foi há muito muito tempo) mas queria saudar todo o trabalho feito pelo blog e pela malta que cá comenta, que permite que isto seja um espaço de ar fresco no que toca à leitura acerca de futebol e que eu visito diariamente.

    Cumprimentos para todos!

    • Tiago Silva
      Posted Abril 29, 2021 at 8:27 am

      Totalmente de acordo, não é preciso defender com mais homens para defender melhor, aliás às vezes isso até atrapalha. Com a subida do Gundogan, o Rodri e os centrais tiveram um raio de ação maior que os leva para uma leitura mais alargada do jogo. Para além disso a subida do Gundogan fez descer um pouco o PSG e houve menos homens para parar no contra-ataque, foi aqui que o Guardiola ganhou o jogo e com a saída do Cancelo.

      Para além disso, seja bem-vindo à caixa de comentários e sente-te livre para comentar mais, porque com comentários desses podes contribuir muito para o bom ambiente no blog.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 29, 2021 at 12:53 am

    Alguém se lembra de ver jogar o City, com aquele sistema defensivo improvisado e a meter água por todo o lado de Guardiola, e de achar que Laporte é que era bom?

    Ou do horizonte pouco longínquo quando Otamendi era titular desta defesa?

    Ou o auge do Guardiolismo com Fernandinho e Walker a centrais?

    Pois bem… think no more my friends…

    Rúben Dias foi tão importante, que por si só a defesa do City cresceu, fez de Stones de novo um central, fez de Fernandinho um médio defensivo, fez de Otamendi capitão do Benfica e de Guardiola alguem sem dores de cabeça.

    Para além do mais fez o City ganhar um líder que não tinha.

    Em termos de apetência natural, e de atributos no geral não é o melhor central, mas se a isso juntarmos esta invulgar capacidade de liderança não há muitos como ele.

    Ainda assim, e no cômputo geral, acredito que o PSG ainda vire esta eliminatória…

  • ktc
    Posted Abril 29, 2021 at 1:41 am

    O Rúben fez um jogão, nunca pensei que fosse capaz de atingir este nível, muito bom. Fico feliz por ver um portuguªes a triunfar lá fora. Quanto ao Cancelo, as limitações defensivas a este nível ficam à vista, não dá segurança defensiva nenhuma

  • Bruno Oliveira
    Posted Abril 29, 2021 at 4:10 am

    Foi, muito provavelmente, o melhor jogo que vi este ano (não vi a eliminatória anterior Bayern x PSG) e ganhou a melhor a equipa. Como não ando a ver muitos jogos nestes últimos anos, fruto da falta de tempo (que não era problema antes) e por os jogos serem cada vez piores, fico muito contente por esta vantagem do City, apesar de não gostar muito do clube em si. Mas, verdade seja dita, esta equipa é das poucas que dá gosto ver jogar. Por isso, quando decido ver um jogo e, consequentemente, “perder” duas horas do meu dia, decido sempre ver o City. Já deixei de ver os jogos do meu clube, que por sua vez são deprimentes, há algum tempo, mas sempre que decido ter menos duas horas de sono para ver o City, nunca me arrependo. A verdade é que quando eles ganham, o futebol ganha. É por equipas destas que as pessoas se apaixonam pelo futebol. A juntar a isso, ainda temos lá os meninos do Seixal, que demonstram ter uma personalidade e qualidade tremendas. Dito isto, estou a torcer por eles, não só pelos nossos do Seixal e também, como é óbvio, de Portugal, mas também por serem a melhor equipa do mundo, sendo uma das únicas que vale a pena ficar duas horas em frente a um ecrã a apreciar FUTEBOL, que infelizmente não se vê muitas vezes atualmente.

    Quanto ao jogo, é como o VM descreve. Primeira parte do PSG e a segunda parte do City, sendo que no global, penso que o City tenha sido superior. Uma palavra para Rúben Dias, que fez um grande jogo e a mostrar, claramente, que faz parte do lote dos melhores do mundo. Sobre KdB, nem vale a pena falar. Tendo em conta o nível que ele vem apresentando, pode se dizer que foi um jogo normal dele. É claramente top3, apesar da comunicação social não o achar, mas quem vê os jogos com olhos de ver, tem que concordar comigo.

    E por fim, tenho que falar sobre a TVI. É inadmissível este jogo não ter sido transmitido. Era um dos jogos do ano e estiveram lá presentes jogadores portugueses. Mas como é óbvio, não estando lá o CR, ninguém quer saber. Depois é claro que é proibido criticar o CR neste país, porque para a comunicação social não existe mais ninguém senão ele, e as pessoas que não acompanham futebol vão na cantiga e acreditam que ele é o melhor de sempre. Mas enfim.. Com isto não quero dizer que desgosto do CR como futebolista (como pessoa que ele demonstra ser, já é outra conversa), mas o país girar todo em torno dele, irrita me um bocado, apesar de ele não ter nada a ver com isso.

    • RubenMeireles14
      Posted Abril 29, 2021 at 10:02 am

      O contrato da TVI com a Eleven só permite a transmissão enquanto houver equipas portuguesas e a final. É mau, minha rica RTP quando dava a Champions… devem preferir dar as novelas àquela hora.. por isso nao tem a ver com o CR7. Cumps

      • Bruno Oliveira
        Posted Abril 29, 2021 at 1:30 pm

        Caro Rúben,

        Obrigado pela informação. Desconhecia esse fato, portanto retiro o que disse. Cumps

    • Leandro
      Posted Abril 29, 2021 at 2:41 pm

      Estavas a ir tão bem até que da TVI conseguiste ir buscar o Ronaldo e mandar uma crítica gratuita nada a ver

  • Macaco
    Posted Abril 29, 2021 at 8:58 am

    É desta que o City ganha a champions e o Guardiola pode depois sair com o dever cumprido.
    Ruben Dias…. upa upa… gostava de ver este menino num Barça.

  • RAFA86
    Posted Abril 29, 2021 at 9:15 am

    O jogo resume-se por uma primeira parte muito boa do psg claramente superior, depois na segunda parte nao sei se pela pressao alta do city o psg nao conseguiu mais fazer o seu jogo e levou de tabela com um grande jogo do ruben e tambem bernardo, cacelo jogo mau. o city teve bons lances com cruzamentos para o coraçao da area mas nunca aparecia la ninguem talvez por falta de 1 ponta de lança de raiz ali. nada esta ganho porque o psg tem muita qualidade mas ficou 1 passo a frete para a final.

  • Litmanen
    Posted Abril 29, 2021 at 10:07 am

    Que gosto me dá ver o Rúben Dias a jogar. Um miúdo que com 20 anos no Benfica parecia que andava ali há 10. Tem uma mentalidade ímpar. 100% concentrado o jogo inteiro, compostura irrepreensível, excelente jogo de equipa, comanda a defesa, comunica com os colegas, implacável no desarme e nas interceções e faz um jogo contra 2 dos avançados mais perigosos do Mundo sem uma única falha.

    Os meus sinceros parabéns à Academia do Seixal e ao Benfica por aquele que é para mim o melhor produto de sempre da sua formação. Que Central de C grande. Fenomenal.

  • Pormenor Tatico
    Posted Abril 29, 2021 at 10:35 am

    O PSG ainda passa, 2 golos oferecidos ao City, o 1º então é um erro monumental do redes e ainda criticam os nossos, este ganha milhões, internacional conhecido e comete erros de principiante, nem nos iniciados se vê isto, 2º é igual ao que o Sporting sofreu em Fama, má atuação da barreira, talvez por culpa do redes, que devia estar do lado aposto, faz-me impressão os redes estarem num dos lados quando deviam estar sempre no meio e barreira no lado contrário da bola.

  • Kacal
    Posted Abril 29, 2021 at 11:17 am

    Já começam a faltar palavras para descrever o Rúben, que centralão! O homem está numas meias-finais de Champions contra o finalista da época passada que eliminou o campeão europeu tendo pela frente Neymar e Mbappé, há nível maior que isto? E mesmo assim corresponde desta forma. Claramente um central de topo a confirmar e para mim esta época tem sido top3 do Mundo. No Europeu vai estar à altura também com toda a certeza. Sou fã e sempre acreditei que ia singrar. Espero que o City elimine o PSG e na final vença por causa dos nossos tugas.

  • Quinhas
    Posted Abril 29, 2021 at 3:53 pm

    Navas não tem culpa em golo nenhum!!!no golo do De Bruyne é das situações mais complicadas para um Keeper,bola entre ele e a linha de jogadores (a defesa é que tem que ser autoritária),no segundo golo a barreira abre…que culpa tem o homem???

Deixa um comentário