Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Man Utd empata em Madrid; Ronaldo marcou, mas Ferguson superiorizou-se a Mourinho; Dortmund consegue importante empate em Donetsk (encontro emotivo, Hummels empatou perto do minuto 90 e colocou alguma justiça no resultado)

Real Madrid 1-1 Man Utd (Ronaldo 30′; Welbeck 20′) – Ronaldo saltou até ao 3º andar e permitiu aos merengues terem ainda esperança nos oitavos-de-final da LC. Num jogo equilibrado, mas com uma superioridade do Real, foi Welbeck a abrir o marcador na sequência de um pontapé de canto (Sérgio Ramos teve uma abordagem displicente). Pouco depois, também de cabeça e com um gesto técnico perfeito CR7 estabeleceu a igualdade. Curiosamente, num jogo que até estava a prometer mais golos, o resultado acabou por não se alterar até final. Na 2ª parte, De Gea parou todos os remates dos merengues (Coentrão, que também já tinha visto um remate seu ser negado pelo espanhol com a ajuda do poste, viu o guardião do Man Utd com o pé negar um golo cantado), já do lado do Man Utd, Van Persie na recta final acabou por ter 3 excelentes oportunidades (duas, até foram as melhores do encontro), mas a barra, Diego e Xabi Alonso não permitiram ao holandês colocar o seu nome no marcador. Tudo em aberto para a 2ª mão, mas o Real vai chegar a Old Trafford (estádio onde costuma ser feliz) com a certeza que tem de marcar caso queira chegar aos quartos-de-final. Destaques:


Ferguson apresentou uma equipa mais forte do ponto-de-vista táctico e foi também melhor antes do jogo: Os Red Devils foram superiores em termos psicológicos (sendo certo que com o golo também ficaram numa situação mais cómoda). Por sua vez, desde cedo que foi notório que o Real estava a acusar a pressão do encontro, os merengues sentiram claramente que toda a época depende desta eliminatória (muitas precipitações, e no 2º tempo houve uma gritante falta de ideias…as substituições de Mourinho também nada acrescentaram, o português precipitou-se quando tirou Di Maria, o argentino foi um dos melhores no 1º tempo e desde a sua saía o Real perdeu a capacidade de esticar o jogo).
– Difícil apontar o melhor em campo num jogo tão equilibrado (apesar do ascendente do Real, natural por jogar em casa e desde cedo ser obrigado a procurar outro resultado), e onde a qualidade colectiva se superiorizou à individual, mas Khedira, pelo que fez durante os 90m foi o que esteve mais perto de justificar esse rótulo. Encheu o campo com a sua capacidade física, tentou desequilibrar ofensivamente com o seu transporte de bola, e voltou a demonstrar que é um dos melhores médios do Mundo (estranhamente é dos jogadores de Top menos valorizados).
– Mas se Khedira mereceu o prémio pelo que deu ao longo de todo o jogo, é impossível não destacar pela positiva: Ozil (a espaços emprestou uma qualidade técnica muito acima da média), Ronaldo (pelo golo e por mais uma vez ter demonstrado o quanto o Real depende da sua finalização…Higuain e Benzema foram quase inexistentes), Varane (excelente defensivamente, impressionante como tem de ser o jovem francês a dobrar Sérgio Ramos e os laterais), Phil Jones (cumpriu no papel de médio defensivo, esteve praticamente em todo o lado e nunca foi batido nos duelos individuais), Rio Ferdinand (nesta táctica de “autocarro” continua a ser um dos melhores centrais do Mundo), Van Persie (não tocou muitas vezes na bola, mas quando o fez criou perigo por 3 vezes, e ainda acrescentou um grande poder de decisão), e De Gea (demonstrou segurança entre os postes e foi importante na 2ª boa parte com várias defesas de bom nível, apesar de não largar aquela típica mania defensiva dos guarda-redes espanhóis…raramente se sai a um cruzamento).
– Pela negativa: Sérgio Ramos (muito mal no golo do Man Utd), Coentrão (até teve duas das melhores oportunidades dos merengues, mas a camisola do Real continua a pesar-lhe “30 kilos”, quando nesta fase já só devia pesar 300 gramas…é evidente que se sente muito preso nas suas acções), Arbeloa (oferece zero profundidade do lado direito), Rooney (menos influente do que é habitual) e Kagawa (está longe do nível que demonstrou em Dortmund).
– Em termos colectivos, as bolas paradas defensivas continuam a ser o calcanhar de Aquiles do Real (é assim desde que entrou Mourinho). E considerando a altura do 11 merengue, não é esse o problema. Já do lado do United, Ferguson tentou sempre ter 7 jogadores atrás da linha da bola (principalmente para reduzir os metros a Ronaldo…Phil Jones teve sempre a preocupação de se juntar ao lateral quando a bola chegava ao português), foi eficaz e não se pode condenar (aliás os Reds estiveram impecáveis em termos tácticos), mas é estranho ver o líder da liga inglesa aplicar esta postura.

Shakhtar 2-2 Dortmund (Srna 31′ e Douglas Costa 68′; Lewandowski 41′ e Hummels 88′) – Bons golos, equilíbrio, espectáculo, emoção e muito talento em campo, mas alemães ganham vantagem na eliminatória com os golos fora. Destaques?

46 Comentários

  • nusanto
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 11:01 am

    O real madrid tem varios jogadores que nao merecem estar ali. Apesar do bom jogo, di maria nao tem qualidade para ser titular do real, coentrao arbeloa tambem nao. Parece me uma equipa algo descompensada que vive a custa do ressalto ou do genio de CR.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 2:59 am

    O M. United foi uma equipa organizada que, especialmente na segunda parte, defendeu de forma competente.
    Analisando o jogo no seu todo creio que o empate com mais golos se ajustava ao que se passou, pois se é verdade que o Real Madrid dominou, também é verdade que o Van Persie, grande jogador, podia na segunda parte, em mais do que uma ocasião, dar vantagem ao M. United.
    Gostei muito do jogo na primeira parte e menos na segunda parte por a natural tentativa de defender o empate a um golo dos ingleses que tornou o jogo menos atractivo, para tal também contribuiu alguma falta de capacidade da equipa espanhola em jogar em ataque organizado/continuado.
    De Gea fez uma excelente exibição, umas vezes foi muito seguro outras foi mesmo espetacular, Diego Lopez mais uma vez se mostrou seguro.
    No polo oposto esteve Rafael que foi muitas vezes batido, no um para um, e se em termos ofensivos oferece qualidade, defensivamente é claramente o pior jogador do M. United, Arbeloa esteve mal hoje muito faltoso (o que é habitual) e desconcentrado (o que não é habitual),mas fundamentalmente não foi tão equilibrado defensivamente como é seu apanágio.
    Os centrais do United foram competentes e eficazes bem como os seus dois médios defensivos com pouca exuberância e com muito rigor táctico à semelhaça de Xavi Alonso (destacou-se em alguns bons passes de longa distância), Khedira foi mais interventivo ofensivamente destacou-se mais. S. Ramos falhou no golo e Varane teve algumas falhas também. Defensivamente o Real Madrid esteve péssimo nos lances de bola parada e em Inglaterra terá muitas dificuldades a defender assim (seria bom Pepe jogar).
    Gostei do Fábio Coentrão que fez, para mim, dos melhores jogos com a camisola 'blanca' nos últimos tempos, Evra não foi tão interventivo ofensivamente como é habitual até porque o jogo não lhe permitiu e a nível defensivo conseguiu embora com alguma dificuldade passar com nota positiva os 90m. Ozil e Di Maria estiveram muito bem, o alemão tem muita classe, se fosse mais regular estaria junto aos melhores dos melhores, o argentino quando não quer fazer tudo ao mesmo tempo torna-se um jogador desconcertante e muito perigoso(grande cruzamento para o golo).
    Van Persie é de facto um craque, hoje ameaçou em mais do que uma ocasião fazer o golo que merecia, e pode ser a chave da eliminatória em Inglaterra, do lado do Real Ronaldo fez um bom jogo e um bom golo e também tem a capacidade de fazer pender a balança para os espanhóis.
    Benzema e Higuain foram do pior que hoje se viu em Madrid, ambos parecem estar a passar por um momento menos positivo. Ronney (deslocado para a direita do ataque o que não o beneficia) e Kagawa também não forma muito influentes mas pode dizer-se que cumpriram a sua missão. Welbeck marcou um golo podia ter marcado outro, trabalhou e consegui dar bastante trabalho.
    Não concordo que Fergunson se tenha superiorizado a Mourinho hoje e creio que o Real terá mais espaços e facilidade em criar perigo em Inglaterra, porque joga melhor em transições rápidas do que em ataque organizado. Grande jogo em prespectiva na segunda mão e no final da eliminatória saberei quem foi o manager que se superiorizou.

    António

  • DJ SP'
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 1:51 am

    Excelente jogo de futebol, entre duas das melhores equipas europeias e grandes candidatas ao título europeu!
    Pena um jogo destes ter que ser visto com a televisão em "mute" pois os comentários mancham qualquer grande jogo da maneira que são feitos, sendo que nem conseguem distinguir os jogadores, que por sinal, são todos de renome e aparecem quase diariamente em capas de jornais.

    Voltando ao jogo, duas equipas que entraram com mentalidades bem distintas e que acabaram por fazer com que o nervosismo de uma (Real Madrid) e o pragmatismo e astúcia de outra (Man. United) levassem a que o jogo fosse conduzido numa toada de ataque contínuo, sendo que nem sempre bem pensado por parte dos espanhóis, que têm na Champions a tábua de salvação da época, enquanto os ingleses fazem aquilo que lhes competia, ou seja, aproveitar a ansiedade e a "euforia desmedida" de atacar por parte dos de Madrid e assim lançar os contra-ataques, que foram muito bem pensados no pré-jogo por Sir Alex, que sabendo aquilo que o Real precisava deste jogo, utilizou um "falso médio" (Rooney), nas costas do ponta-de-lança (Van Persie) e do veloz Welbeck que ia fugindo para as linhas, quando o United tinha a bola, para que ora Rooney, ora Kagawa, aparecessem em zona de remate.
    Já no Real, a defesa foi com alguma facilidade, constantemente batida, ora pela velocidade de Welbeck, ora pela capacidade de desmarcação de Van Persie. Olhando para a defesa madrilena, parece claro que Sérgio Ramos renderia mais à direita, pois tem boa saída de bola, ao contrário das marcações, em que falha constantemente. Já no centro, Varane vai crescendo e com Pepe ao seu lado formariam uma dupla de respeito. Na esquerda, Coentrão continua sem impressionar e parece que Marcelo, em condições físicas ideais, ganha o lugar com facilidade!
    No meio-campo, Khedira "abriu o livro", parecendo até que conseguia ser o primeiro a lançar o ataque, a ir a linha, cruzar e ainda correr até à área e finalizar o seu próprio cruzamento, pois todas as jogadas com "pés e cabeça" nasceram dos seus pés. Já Xabi Alonso foi algo inconstante, enquanto Ozil desequilibrou a espaços, o que é normal, pois raramente faz 90 minutos em grande nível.
    Di Maria foi um jogador esclarecido e que arriscou muito no remate, ainda que nem sempre bem, e foi também o homem com mais capacidade para puxar o jogo para os flancos e dar velocidade.
    Ronaldo foi o costume,raça e querer, força e desmarcações, sendo que apareceu bem em zonas de finalização, onde ora Benzema, ora Higuaín, se iam afastando e sendo "presas fáceis" para a experiência de Ferdinand (que continua a ser um senhor central, quando bem acompanhado em zonas recuadas, não dando espaço de manobra aos avançados).

    No United, destaque positivo para De Gea (mostra uma segurança que na época passada não tinha!), Ferdinand (ainda consegue ter uma serenidade e eficácia para marcar os melhores jogadores do mundo), Van Persie (quando aparece na área, é sempre um lance de perigo) e Welbeck (precisa de ser mais consistente, mas tem um enorme potencial, tal como Evans e Jones).

    Para o segundo jogo, espero um Man. United mais ofensivo, pois mesmo estando em vantagem, como Fergunson disse "esta eliminatória só se irá resolver nos últimos minutos em Old Trafford". Já Mourinho, terá dois aspectos a melhorar para esse jogo, aperfeiçoar a defesa (Ramos na direita, Pepe e Varane no centro, com Coentrão na esquerda, caso Marcelo não esteja em condições), e tentar encontrar uma maneira de fazer com que o homem mais avançado se envolva mais no jogo (um ataque com Modric a nº10, Di Maria e Ozil nas alas e Ronaldo no meio talvez fosse um 2 em 1, ou seja, uma surpresa com que Sir Alex não estivesse a contar, e também uma boa maneira de ter um ponta de lança que não se esconde do jogo, que procura a bola e que possa até ir alternando de posição com os extremos).

    Melhor em campo: De Gea e Khedira.
    Quem pode resolver a eliminatória: Ronaldo ou Van Persie (juntos daria uma dupla fortíssima!)

  • D_scp
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:41 am

    Eu sou suspeito, mas deixo aqui a opinião:

    O De Gea teve um destaque enorme pela exibição que fez. E toda a gente lhe reconhece o mérito.

    Eu, naturalmente, vejo todos os jogos do Sporting e o Rui Patrício faz disto jogo sim, jogo sim. E, apesar de as opiniões irem mudando em relação ao Rui, ainda se vê quem não lhe reconheça mérito. Eu vejo o Rui no top mundial. Só há um GR que é claramente melhor que ele: o Neuer. E esse transpira uma classe muito difícil de alcançar.

    Não sei até que ponto não teria sido benéfico para todas as partes um empréstimo do Rui ao Real Madrid até ao fim da temporada.

    • Joao Clemente
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 1:15 pm

      Nao consigo perceber essa sobrevalorização do Rui Patricio por parte de algumas pessoas. No meu entender é um jogador mediano, que apenas tem salvo o Sporting pela falta de qualidade de boa parte das equipas portuguesas, e ainda assim é ver como está o clube. Não me parece que vá ter sucesso nas altas rodas do futebol europeu, isto se alguma vez sair para algum clube de topo, o que eu duvido. Com o clube na miséria, se fosse assim tão bom já o tinham buscar.

    • João G.
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:51 am

      O De Gea nos últimos messes tem sido a salvação do United, não é só agora que tem mostrado o seu valor, já deu muitos pontos ao Manchester United esta época.

      Comparando aqui um pouco com o que se passa no Sporting; O United tem sofrido várias alterações no sector defensivo, devido às várias lesões, tal como tem acontecido com o Sporting, e isso não dá estabilidade defensiva, o que diferencia o Sporting do United (entre aspas) é que o Manchester tem um ataque de luxo e tem conseguido dar volta à situação, caso contrário duvido muito que estivesse isolado na frente da liga inglesa. Por sua vez o Sporting não tem ataque, o que acaba por prejudicar bastante a equipa a nível de finalização.

  • T
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:39 am

    O MU pode agradecer ao guarda redes que quase tudo defendeu…
    Discordo com a afirmação que o Ferguson se superiosou ao MOU. Ele teve sorte, pois o De Gea mostrou todo o seu valor…
    O RM bem precisa de procurar um nº 1 de Futuro…
    A lateral esquerda sente muito a falta do Marcelo e o Fabio não tem lugar na equipa… Ainda estou a pensar no que deram por ele.
    O RM precisa de um lateral direito para fazer concorrência direta ao Arbeloa.
    para PL o Falcão era o ideal…

  • João G.
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:24 am

    Real Madrid:

    -O Real Madrid, por aquilo que produziu os 90 min merecia um pouco mais, mas apesar de tudo o empate aceitasse. Bom jogo da equipa espanhola, surpreendeu-me até pela positiva, mostrou alguma facilidade em encostar o United às boxes. Na minha opinião o que falta a esta equipa é um PL, só Ronaldo a marcar golos não é sustento.

    Destaques:

    Arbeloa/ Varane/ Sergio Ramos/ Fábio Coentrão- O quarteto defensivo esteve um pouco inseguro. Arbeloa é sempre o patinho feio, mas eu acho que ele é um lateral de grande valor, não é à toa que é sempre titular. O seu posicionamento é bastante bom, oferece muita consistência defensiva e a nível táctico deve ser dos melhores da equipa, apenas peca pelo que oferece ofensivamente, mas mesmo assim há piores. Os dois centrais, o Varane e Sergio Ramos até estiveram bem, tirando um ou outro lance. No caso do francês é falta de experiência, estava um pouco ansioso. Já o espanhol às vezes tem coisas que devem ser completamente evitadas, algumas faltas desnecessárias sem nexo nenhum (não admira que algumas vezes Mourinho perca a paciência), e teve culpa no golo, mas todos nós sabemos que aquilo na grande área é uma grande confusão e bastante difícil dar conta do recado, por vezes até impossível, mas fica a nota pela negativa. No que toca ao Fábio Coentrão, é um lateral limitado, muito trapalhão, e sem dúvida que a camisola pesa, Marcelo encosta-o a um canto, mas apesar de tudo até esteve bem, não teve muito problemas a nível defensivo e ainda criou alguns desiquilíbrios a nível ofensivo.

    Di Maria/ Xabi Alonso/ Khedira/ Ronaldo- Os dois médios mais recuados estiveram exemplares, muito importantes na construção de jogo, entendem se perfeitamente. Khedira encheu o campo, realmente é um grande médio, mas que acaba por não ser valorizado. Xabi Alonso é um médio mais de contenção, mas excelente como lê o jogo, e como se posiciona, é magnífico, e ainda mais magnífico é que grande parte dos adeptos não lhe dá o valor que realmente merece, mete ordem em qualquer meio campo, define o ritmo de jogo, arrisco me a dizer que tem lugar em qualquer equipa, apesar de hoje estar um pouco menos ativo, regressou da lesão ainda com algumas queixas. O argentino, Di Maria, foi dos mais influentes, principalmente na 1ª parte, parece que abriu a pestana, muito útil sem dúvida, corre que se farta e tem uma qualidade técnica muito acima da média. Ronaldo, ao seu nível habitual, influente como sempre, a jogar mais para a equipa, na 2ª parte esteve um pouco mais apagado, mas algo normal, o United estava a defender com um bloco muito baixo, não havia espaço para muito mais.

    Benzema/ Higuain- O avançado francês até é evoluído tecnicamente mas não tem estado bem ultimamente, e que falta faz o Benzema de antigamente ao Real. Já o Higuain, menos evoluído tecnicamente, parece que não quer recuperar a titularidade, lances infelizes, define mal, sem pensar, não admira que esteja na porta de saída. O Real Madrid precisava de um PL diferente, tipo uma fusão dos dois avançados que tem atualmente. Neste caso seria um PL evoluído tecnicamente, e com facilidade a nível de movimentação, Aguero seria o ideal, até mais espontâneo na finalização e tudo, seria o PL perfeito para este Real.

    Ozil- O grande destaque da equipa do Real, fartou se de jogar à bola, muito bem, melhorou bastante nos últimos tempos, e tem uma qualidade técnica excelente, precisava de alguém como ele para jogar no Real, por vezes agarra se um pouco à bola, mas joga com cabeça, incrível o seu futebol.

  • Sérgio Franco
    Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:20 am

    Mas qual autocarro? O que vi foi uma equipa bastante bem organizada. Agora a defender com autocarro? O Man Utd não muda, joga sempre em 4x4x2 e os jogadores que saibam jogar nas posições que o Sir mandar. Perfeito o meu United. Só falta o Ronaldo voltar e irem buscar o Bale mais um médio centro, que até pode ser o Modric, e temos um excelente plantel para ganhar tudo!

    Adoro o Real, muito pelo Mourinho e Ronaldo mas, sou Man Utd, desde 1998!!!

    Já agora, não gosto muito dele mas o De Gea hoje, upa upa.

    E o Welbeck? Finalmente marcou, dos quatro avançados, era o que tinha menos golos. Desde que o vi jogar num jogo de reservas pelo Man Utd, que vi que iria ser muito bom jogador. Por curiosidade, nesse jogo que vi, havia outro jogador que se destacava e tinha um futuro brilhante pela frente até se ter lesionado gravemente nesse jogo e nunca mais foi aquilo que poderia ser. Alguém sabe de quem falo?

  • João G.
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:51 pm

    Manchester United:

    -A equipa inglesa limitou se praticamente a defender, apesar de ter melhorado substancialmente na 2ª parte. Se alguém tivesse que ganhar era o Real Madrid sem dúvida. O United hoje desiludiu me um pouco, esperava mais desta equipa, esteve muita dificuldade na primeira fase de construção de jogo, mas mérito também para o Real.

    Destaques:

    Rafael/ Ferdiand/ Evans/ Evra- Este quarteto defensivo apenas cumpriu, os centrais estiveram imperiais. Já o francês não conseguiu dar profundidade como habitualmente, mas acaba por levar nota positiva. O lateral brasileiro na minha opinião hoje foi dos piores em Madrid, algumas dificuldades principalmente a nível defensivo, o que não é costume.

    Phil Jones/ Carrick/ Kagawa/ Welbeck- Os dois médios mais recuados estiveram uns furos abaixo daquilo que podem render, principalmente o Carrick, teve dificuldades em assumir o jogo, ele que costuma ser o patrão do meio campo do United. Por sua vez, Phil Jones serviu apenas para dar algum equilíbrio defensivo, pois aquela não é a sua posição, cumpriu a nível defensivo, como esperado, e a nível ofensivo pouco ofereceu. Quanto ao Japonês, eu sinceramente não era assíduo das suas exibições no Dortmund, desde que entrou para o United apenas 2 ou 3x no máximo fez jogos de bom nível, hoje esteve apagado, e era importante assumir se no jogo, algo que não conseguiu por diversas vezes. Welbeck, "adaptado" a extremo, é um jogador que aprecio bastante, jogou, criou desequilíbrios, não foi por aí além mas foi dos mais influentes.

    Rooney/ Van Persie- O holandês acaba por se destacar, excelente PL, dos melhores senão o melhor do mundo, tem uma facilidade tremenda na finalização. O inglês, na minha opinião acaba por se perder naquele meio campo, acho que é um desperdício não jogar a PL, mas não há muito a fazer, para jogar Van Persie e Rooney terá de ser assim. Rooney é um jogador que faz falta a qualquer equipa, mas está um pouco longe do que já mostrou em tempos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:18 pm

    Penso que o resultado foi justo embora mais golos seriam mais condizentes com o que se passou. Não concordo com a análise do fábio c. penso que ferz dos jogos mais conseguidos pelo real nos utimos tempos. Cristiano mostrou a sua classe não só no golo.
    O pior do united foi rafael e no real foram arbeloa e benzema.
    Os melhores khedira, di maria , de gea e van persie.

    Belinha

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:12 pm

    Grande jogo de futebol. A Champions está de volta.

  • Perfeito
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:52 pm

    Bom jogo em Madrid, intenso e com emoção. Só faltou mesmo haver mais golos, para que tivesse sido melhor. Penso que foi um resultado justo, mas a haver vencedor, penso que seriam os da casa.

    De destaque no Real, Ronaldo (quem mais?), que carregou a equipa, Di Maria (na 1ª parte principalmente) e também Khedira. Tal como o VM referiu e bem, é um jogador subvalorizado e embora não seja um portento de técnica, é forte tacticamente e empresta sempre muita intensidade ao jogo (na 2ª parte foi ele muitas vezes a levar a bola para a frente). O alemão esteve bem melhor do Xabi, que mais uma vez, se 'escondeu' num jogo grande. Pela negativa, Sergio Ramos, com várias desatenções (especialmente no golo), Arbeloa e os pontas Benzema e Higuaín. De destacar também a falta de ideias por parte do Real na 2ª parte e custa-me a compreender que Modric entre e jogue tão avançado no terreno.

    O United conseguiu o resultado que queria, defendeu muito, mas também teve mérito. De Gea foi enorme na baliza (sempre muito seguro), Ferdinand voltou aos velhos tempos e esteve intransponível, Evra a mostrar o porquê de ser o capitão, van Persie com os seus pormenores (teve algum azar nas oportunidades que teve) e ainda Welbeck, pelo golo e pelo trabalho que deu à defesa do Real. Pela negativa, Rafael, que esteve desatrado e foi sempre "comido", Carrick (algo apagado), Kagawa (até prometeu muito no início, mas caiu de rendimento) e ainda Rooney, que esteve algo distante do seu valor.

    Em suma, um resultado que se ajusta e em Old Trafford assistiremos certamente a mais uma grande partida.

  • M. Silva
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:42 pm

    De Gea para mim foi o melhor em campo, será um dos melhores guarda-redes num futuro próximo, se não mesmo o melhor.

    Quanto ao resto, concordo em quase tudo, mas discordo também da vossa observação ao Varane. Acho que hoje não esteve muito bem, e tem lá um lance que podia ter visto muito bem vermelho directo por travar o Evra quando este ficava isolado (?).

  • Rui
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:28 pm

    dá pena ver os ingleses a jogarem contra os espanhóis. Eu sei que são muito menos evoluídos tecnico-tacticamente, mas é algo penoso ver um colosso mundial como o Man Utd a meter um autocarro de 2 andares durante grande parte do jogo. Já chega de vermos catenaccio a ter sucesso na champions…

  • Octavio
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:26 pm

    Grande jogo.
    Nunca pensei que o Manchester United conseguisse ser tão equilibrado. Foi pena o árbitro não ter estado à altura do encontro. Teve sempre muitas dificuldades em marcar faltas a favor do United e não conseguiu amarelar jogadores do Real, embora tenham feito por isso (Coentrão então…). E não deixar marcar o último canto…

    Grande jogo de Di Maria, Coentrão, De Gea e Khedira.

    Quem joga com Giggs, Jones, Evans e Rafael não merece mais que os 8ºs final da Champions.

    O Real vai passar.

    • João G.
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:45 am

      Quem joga com Giggs, Jones, Evans e Rafael não merece mais ???

      Giggs entrou mais para o fim, o Real apesar de ter o Modric já tenho visto jogos esta época do Giggs bem melhores que os de Modric, e com metade dos jogos, porque o galês raramente tem jogado. Phil Jones é um central promissor, tão promissor como Varane, e o inglês jogou no meio campo, isto para dar equilíbrio defensivo. Rafael hoje esteve mal, mas ele é um bom lateral, quase ao nível do tal patinho feio Arbeloa, o defesa brasileiro tem feito muito bons jogos esta época no United, tem se afirmado, e aquele lugar é dele.

      O que é certo é que esta equipa está no topo da liga inglesa, com alguns pontos de vantagem, num dos campeonatos mais difíceis do mundo, com equipas como City, Chelsea, Liverpool, Arsenal, etc.. Logo, este United terá o seu valor, merece os oitavos de final da liga dos campeões e até mais, apenas teve a infelicidade de apanhar já o Real.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:40 pm

      O Pepe também jogou a trinco. E é central de origem.

    • Jesus
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:51 pm

      jogou a trinco mas a sua posição de origem é central.

    • Octavio
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:41 pm

      Por isso é que jogou a trinco.

    • Jesus
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:35 pm

      Jones??Esse rapaz é só dos melhores centrais da Premier League.

  • Tio Entropia
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:13 pm

    Excelente jogo, muita velocidade, emoção, qualidade e
    muita táctica:

    1- Rooney a jogar do lado de Ronaldo com o propósito de ajudar no processo defensivo.
    2- O constante arrastamento de Van Persie dos Centrais e a entrada de Kagawa nas costas destes no espaço,
    3- A tendência de Wellbeck e de Rooney a jogar em zonas centrais e a tentarem aparecer em zonas de finalização.
    4- O tipico Man Utd, com a saida de bola pelos centrais, com pouquiissima primeira fase de construção, especialmente se Cleverley não joga.
    5- Van Persie perigosissimo….. Incrivel como os remates são sempre perigosos e tudo é feito com sentido de golo.
    Juntamente com Falcão, Ibra e Cavani os melhores avançados do mundo.
    6- As constantes desatenções defensivas de Sérgio Ramos, Um central rápido, com boa marcação e boa saída de bola, mas que constantemente falha em momentos decisivos por falta de concentração.
    7- Grande cruzamento de Di Maria e grande cabeceamento de Ronaldo.
    8- Erro na subsittuição de Di Maria. O unico jogador de faixa que pode "esticar" a defesa adversária e acaba por sair para dar o lugar a Modric, que poderia ter substituido um Ozil já muito desgastado.
    9- Higuain não se percebe porque não joga num Valência ou Sevilha. Não me parece jogador para Real Madrid.
    Completamente fora dos grandes pontas de lança do mundo.
    10- Excelente jogo de Khedira. Enorme no meio campo.
    11- Finalmente De Gea. Muito novo, excelente entre os postes. Se ganhar "cabedal" e confiança para sair fora dos postes será de certeza o futuro guarda redes da selecção espanhola.

    Ass: Pedro Santos.

  • Luís Borges
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:08 pm

    Normalmente o Khedira é daqueles jogadores que passam muito ao lado dos elogios da massa adepta e é até um bocado subvalorizado, mas pessoalmente acho-o um enorme jogador (em muitas ocasiões melhor até que o Xabi) e hoje esteve enorme! Penso que a generalidade da equipa do Real fez uma boa exibição e mostraram que tudo ainda pode acontecer em Manchester, mas o resultado acaba por ser inclusive um pouco injusto (mais ocasiões claras para o RM, embora o Van Persie também tenha sido igualmente um pouco perdulário no dia de hoje). Agora o pior destaque vai mesmo para os comentadores da TVI. Inacreditável. Mas o pior é o João Querido Manha, que pensa saber muito futebol mas na realidade diz perfeitos disparates constantemente. O Varane esteve muito bem, sem erros e ainda com intervenções decisivas e mesmo assim ele teve a coragem de afirmar que se notou muito a falta de Pepe e que Varane "com algumas dificuldades lá vai desenrascando". Se ele queria vincar algumas fragilidades na defesa do RM, então tinha que falar do S. Ramos (que não esteve propriamente inspirado) e não no jovem francês.

    • D_scp
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:18 am

      Se o Mourinho sentar o "melhor central do Europeu" é escândalo certo. Eu também acho que ele tem muitas falhas e não deveria ser titular no Real Madrid, naquela posição.

    • Raiuga
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:54 pm

      D_scp, concordo com o que diz. Aliás, Sérgio Ramos tem algumas lacunas como central e está mais que visto que não evoluirá no sentido de as colmatar. Se é bom a lateral? Na minha opinião o suficiente para ser melhor que Arbeloa…
      E Varane, que craque, tirando um ou outro deslize, na minha opinião hoje esteve perfeito.

      Cumprimentos

      Raiuga

    • D_scp
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:43 pm

      O Varane tem muito potencial. É um central à Pepe. Bom de bola, muita velocidade e estampa física. Gostava que o S. Ramos jogasse à direita com Pepe e Varane no centro. Acredito que a defesa do Real se tornaria muito mais segura.

    • Santos
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:22 pm

      Hoje Khedira teve nota 10. Foi o senhor do meio campo do Real. Começo a mudar a ideia que tenho dele a cada jogo que passa.

    • Drama
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:17 pm

      Já estava a ver que tinha sido o único a reparar … jogo enorme do almeão !

  • Ângelo
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:05 pm

    Bom jogo disputado entre Man Utd e Real.
    Na minha opinião o pior jogador do Real foi Xabi Alonso não pressiona, esteve uma nódoa.

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 9:55 pm

    Um jogo intenso em Madrid, tal como se esperava, onde o Man Utd acaba por conseguir um resultado mais positivo, ja que marcou fora e decidira a eliminatoria no seu estadio.

    Gostei imenso da 1ª parte, onde as duas equipas conseguiram colocar todo a base do seu futebol em campo, as transiçoes rapidas. Criaram muitos lances de ataque, muitos cantos e remates, sempre com os jogadores a jogares nos limites.
    Na 2ª parte o Man Utd recuou as linhas e o Real Madrid voltou a demonstrar que nao consegue jogar em posse de bola, sobretudo se Modric nao estiver em campo.

    Acho que o Ferguson acaba por levar a melhor sobre o Mourinho, nao so pelo melhor resultado, mas tambem pela vitoria tactica no jogo. As apostas em Jones, Kagawa e Welbeck revelaram-se um sucesso, sobretudo o atacante ingles e o resultado apenas nao foi melhor graças a 2 ou 3 falhanços do Van Persie.

    Do lado do Real Madrid, houve a habitual incapacidade para jogar em posse na 2ª parte frente a um adversario com as linhas recuadas e julgo que o Mourinho mexeu tarde e mal na equipa. Nao entendi o porque de Modrid ter entrado apenas aos 75 minutos, nao entendi porque saiu Di Maria quando estava a ser o melhor jogador do Real e nao percebi o porque do Pepe ter entrado em vez do Essien, por exemplo.

    No duelo Ronaldo x Van Persie foi o portugues que levou a melhor, num jogo onde De Gea foi o melhor em campo, conseguindo-se finalmente impor no Manchester United e realizando uma das suas melhores exibiçoes de sempre.
    Na 2ª mao prevejo mais um duelo equilibrado, onde nao ha prognostico possivel.

    O outro jogo parece ter sido interessante e tive pena de nao poder assistir tambem. Um 2-2 e um resultado mais positivo para o Dortmund e creio que os alemaes acabarao por levar a melhor na 2ª mao, embora o Shakhtar esteja recheado de bons jogadores.

  • Jacky
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 9:55 pm

    Manchester United esteve muito bem a defender! Destaques para o Phil Jones, De Gea e Welbeck. Do lado do Real, o CR7 ainda teve algumas occasioes mas na 2da parte foi bem anulade pela defesa do Manchester. Destaques para o Coentrão (Uma das melhores prestaçoes ao serviço do Real, quase que ia marcando, por 2 vezez, se nao fosse aquelas 2 interveçoes brutais do De Gea), Di Maria a dinamisar os flancos, et Ozil imperial durante grande parte do jogo. Benzema e Higuain estiveram muito fraquinhos. Fico triste enquanto portugues por o Nani nao ter convocado…

  • JM
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 9:54 pm

    superiorizou-se? marcar um golo fora é sempre importante, mas daí a superiorizar-se..não levou um cabaz porque não calhou

    • JM
      Posted Fevereiro 15, 2013 at 3:39 pm

      o teu comentario é uma antitese, so pode

    • jose
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 12:18 am

      onde diz no texto ou no titulo que o real foi inferior ao manchester ? diz é que o ferguson esteve melhor que o mourinho. pois leu e mexeu melhor no jogo.

      eu as vezes pergunto-me se as pessoas pelo menos leem o que esta escrito, ou se sabem pelo menos ler, ou se comentam só porque sim, porque é giro.

  • Cortizo
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 9:50 pm

    De Gea F A N T Á S T I C O !!!!!!!! Um autêntico muro em Madrid e terá feito talvez uma das maiores defesas do século XXI, aquela defesa com o pé junto ao poste faz lembrar a famosa defesa de Gordon Banks no Mundial 70 a um remate de Pelé. Excelente jogo, HALA MADRID !!!!!!!!!!!!!

  • Santos
    Posted Fevereiro 13, 2013 at 9:46 pm

    Di Maria foi ZERO ! (lembrou Capel em N casos).

    ManUtd foi superior. Real Madrid podia ter ganho, teve mais ocasiões.
    Bom jogo (pena o relato da TVI, simplesmente horroroso)

    • Joao Clemente
      Posted Fevereiro 14, 2013 at 1:24 pm

      O Di Maria esteve top mundial mesmo, e notou-se bem a sua ausencia quando Mou o tirou (precocemente na minha opiniao). Era o que mais estava a despabilizar e a abrir o jogo. Capel??? discordo completamente..o capel não parece que alguma vez chegue sequer aos calcanhares do Di Maria, mas ok.

    • Ian
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:24 pm

      A assistência para o golo não conta?

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 11:11 pm

      E fora as inúmeras dobras ao arbeloa..

      Tiago

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:33 pm

      Corria corria ? Fez dois remates perigosos e teve 2 arrancadas perigosas pelo flanco esquerdo … Sinceramente nao entendo a sua opiniao.

    • Santos
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:19 pm

      Faço a mesma pergunta. Primeira parte fez boas diagonais, criou perigo e rematou bem. Segunda para ZERO! Corria Corria, não conseguia receber nem passar uma bola. Teve pelo menos duas oportunidades onde por falhar na recepção o Real perdeu oportunidades claras de golo.

      Pena não ter saído mais cedo. Mantenho a minha opinião.

    • Luís Borges
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:15 pm

      Comparar o Di Maria com o Capel é um atentado ao futebol (ainda por cima com base no jogo de hoje, onde o argentino até teve uma boa exibição).

      Man. Utd foi superior? Não me parece…

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:14 pm

      Di Maria foi zero? Foi simplesmente um dos melhores jogadores do Real Madrid em campo, a par do Khedira.

    • Ivo Bernardo
      Posted Fevereiro 13, 2013 at 10:11 pm

      Di maria foi zero? Viste o mesmo jogo que todos nós?

Deixa um comentário