Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Manchester United, o paraíso da mediocridade

O Manchester United está a passar pela pior fase na Premier League como hoje a conhecemos. É o arranque mais pobre de temporada em 30 anos, com apenas 9 vitórias em 24 jogos e 34 pontos somados. O actual 5.º lugar mantém acesas as esperanças de entrar no top 4, mas não é menos verdade que ainda assim está mais próximo da 14.ª posição, pertencente ao Newcastle, do que do Chelsea e já vai a 33 pontos do primeiro lugar.

Como explicar que o mais titulado clube de Inglaterra, campeão por 20 vezes e que dominou a primeira década do milénio tenha entrado em tal depressão? A saída de Alex Ferguson é a primeira resposta que virá à cabeça de qualquer um, mas é inconcebível que um gigante mundial, um dos clubes mais ricos do Mundo com uma enorme massa associativa se resuma à presença de um treinador.

A verdade é que a gestão dos Red Devils tem sido demasiado penosa desde 2013, coincidente com o momento em que Ed Woodward se tornou o responsável pela pasta das transferências e situações contratuais. O Manchester United gastou mais de 1000 milhões, mas ao contrário de se verem melhorias, parece que o plantel regride de ano para ano.

Chegaram dezenas de jogadores mas raros foram os que justificaram o investimento, sendo que alguns até foram enormes flops (Depay, Schneiderlin, Di Maria, Rojo, Alexis…). Ainda assim, o mais grave da gestão recente do clube tem sido as questões contratuais do plantel. Há uma incapacidade enorme para avaliar e valorizar jogadores e treinadores de acordo com o seu rendimento. Mesmo estando à vista de todos as debilidades do plantel, o Manchester United tem a 2.ª maior folha salarial do Mundo.

Existem inúmeros jogadores que já demonstraram não ter nível suficiente para as exigências do clube a receberem muito acima daquilo que produzem. Phil Jones e Marcos Rojo têm 5 jogos esta época na PL mas têm salários na ordem dos 5M € por ano, só um pouco mais que Lingard ou Sergio Romero (4,5M€). Luke Shaw, que tem tido dificuldades em ser superior ao teenager Brandon Williams recebe uns arrepiantes 10M € ao ano, tal como Juan Mata, já longe dos melhores dias. O caso mais absurdo ainda assim será provavelmente o do guarda-redes De Gea, que após algumas épocas de grande qualidade, baixou muito o nível e mesmo assim assegurou um contrato de 6 temporadas (terá 35 anos quando terminar) por mais de 23M € ao ano. Para se ter uma noção, o espanhol recebe, por exemplo, 4 vezes mais que Alisson ou Courtois.

Fazendo uma comparação só com o rival Liverpool, o salário de Mata pagava Alexander-Arnold, Robertson e Wijnaldum juntos, Maguire tem um vencimento superior ao de Van Dijk, Matic ao de Fabinho ou Sadio Mané (!), Romero ao de Origi…

Ainda assim, há alguns jogadores de qualidade no plantel do Man United e talvez a esses compense sobrevalorizar para que não os percam e consigam atrair outros de igual valor. Por isso não referi Pogba, Rashford, Martial, Lindelof ou Fred, mas também não parece ser Solskjaer, que já é o treinador com a 2.ª pior média de pontos da história do clube apesar da confiança depositada num contrato de 22,5M € ao longo de 3 anos, a levá-los a render de acordo com o seu potencial.

O Manchester United tornou-se um paraíso para a mediocridade e tem entrado numa espiral negativa difícil de contornar pelas más escolhas de reforços e péssima valorização dos mesmos e consequente dificuldade em colocar os agora excedentários e aliviar o peso que representam para a folha salarial, (muitos preferirão ficar anos a fio ligados ao clube, mesmo pouco ou nada jogando, por não encontrarem as mesmas condições em parte alguma) o que acaba por impossibilitar também o reforço devido do plantel.

Visão do Leitor: Afonso Ascensão

51 Comentários

  • Kafka
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:36 am

    O segredo em qualquer clube é o treinador…. Há 10 anos atrás por exemplo era o Liverpool que gastava muito e mal e o United também gastava muito é certo que mas gastava bem

    Acertar no treinador certo é cada vez mais fundamental para o sucesso de um clube

    • Xyeh
      Posted Janeiro 28, 2020 at 11:56 am

      Exactamente, um treinador que esteja vários anos num clube consegue criar um projecto estável e tem mais tempo para avaliar formação, contratações. Estar sempre a mudar de treinador é quebrar com qualquer tentativa de projecto. O City e Liverpool neste momento são as melhores equipas precisamente porque dão tempo aos treinadores para impor o projecto deles, assim como o Leicester está a fazer neste momento. O Tottenham tinha esse projecto e continuo a achar que foi um erro a saída do Pochetino. O Chelsea parece que também quer criar esse projecto mais longo e restam os estarolas United e Arsenal com as mudanças constantes a provar que não funciona.

      • Miguel Lopes
        Posted Janeiro 28, 2020 at 9:05 pm

        Colocar o Arsenal nesse lote parece-me exagerado. O Arsenal teve o mesmo treinador uma porrada de anos até à 2 anos atrás.

        • Xyeh
          Posted Janeiro 29, 2020 at 8:51 am

          Sim e em 2 anos já foram 2 treinadores e muita apatia no mercado. Não esquecer que em Inglaterra o treinador é um manager, enquanto que em Portugal muitas contratações são feitas sem o aval do treinador, em Inglaterra é muito raro isso acontecer, daí o treinador ser muito importante para uma equipa na PL.

    • André Dias
      Posted Janeiro 28, 2020 at 12:57 pm

      Tens toda a razão em relação ao treinador mas não foi por falta de tentativas que o Man Utd ainda não acertou. Tentou-se um treinador que fez um bom trabalho num clube médio (Moyes), alguém com imensa experiência e conhecimento táctico (Van Gaal), um dos melhores treinadores do mundo na altura (Mourinho) e por fim um ícone do clube com plena noção dos valores e cultura do United (Solskjaer). Já se experimentaram vários perfis e nenhum funcionou, o que leva a crer que o problema é bem mais profundo, como já disse várias vezes aqui.

      • josediogo
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:42 pm

        De acordo.
        A escolha do treinador é essencial.
        Contudo, deverá existir estabilidade diretiva acima dele, para poder trabalhar com tranquilidade, no dia-a-dia.
        Quanto aos treinadores, não forma más escolhas, mas também não foram óptimas.
        Na teoria, a melhor (ou normal) até foi Moyes. Vinha de um projeto bem conseguido no Everton, de muitos anos e com a equipa a jogar bem.
        O Van Gaal já vinha algo ultrapassado.
        O Mourinho nunca teve ou privilegiou o futebol atrativo,algo que os adeptos estavam habituados a ver.
        Quanto ao Solskjaer, não provou nada e só lá está porque é um homem da casa.
        Contudo, tenho que dar razão a Mourinho, se fosse ele nesta altura no lugar de Solskjaer, já tinha sido despedido.
        Atualmente, a equipa tem grande potencial, pese embora tenha um plantel algo desequilibrado.
        Antes, olhava para o Arsenal e via o meu Sporting, agora, vejo-o no United. Infelizmente é o United de agora.

        • André Dias
          Posted Janeiro 28, 2020 at 3:37 pm

          Eu nunca gostei da contratação de Moyes porque nessa época Mourinho estava disponível e ainda era considerado um dos melhores do mundo.

          Van Gaal já estava algo ultrapassado, é verdade, mas teoricamente era um enorme upgrade em relação a Moyes porque tinha experiência, palmarés e vinha de um grande Mundial de 2014. Compreende-se a escolha.

          Discordo em relação ao futebol de Mourinho. Ganhou essa fama ao serviço do Inter com aquela meia final frente ao Barcelona mas por norma as suas equipas costumavam praticar futebol atractivo e de muita qualidade. E a sua abordagem ao mercado sempre foi excelente. O problema é que começou a ficar ultrapassado na sua 2ª passagem pelo Chelsea e nunca mais voltou a ser o mesmo.

      • Kafka
        Posted Janeiro 28, 2020 at 3:21 pm

        André

        É verdade o que dizes, mas por exemplo Van Gaal e Mourinho quando foram contratado já estavam na fase descendente da carreira…. Por exemplo o Mourinho de 2004/2005/2006 quase de certeza que teria revitalizado o United… O Van Gaal de 93/94/95/96… Também o teria feito…. Mas os 2 quando chegaram ao United já não estavam nas suas melhores versões enquanto treinadores…

        • André Dias
          Posted Janeiro 28, 2020 at 3:31 pm

          É verdade que o United falhou no timing e nem é preciso recuar tanto.

          Em 2013 Mourinho voltou ao Chelsea e Moyes chegou ao United. Embora se viesse a notar declínio mais tarde, Mou ainda conseguiu ser campeão com relativa facilidade.

          Depois o United volta a falhar no timing quando em 2016 contrata Mourinho e “deixa” Guardiola ir para o rival.

  • josediogo
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:40 am

    Esses valores de vencimento comparativos entre De Gea e outros GR’s e Mata, entre outros, são assustadores.
    Ed Woodward tem feito decisões terriveis e os adeptos já pedem a sua saída há muito tempo.
    Contudo, apenas não concordo na menção a Sir Alex. Não era só um treinador.
    De facto, um clube gigante, dos maiores do fundo, não pode estar dependente de uma pessoa.
    Mas essa pessoa, não era só um treinador. Era gestor de equipa, dirigente, gerir pastas de transferência, treinador e muitas vezes até fazia de… pai.
    Os jogadores com ele transcendiam-se!
    Se por um lado, chegou a ter jogadores incriveis, também é verdade que chegou a disputar a champions com jogadores absolutamente banais no 11 inicial e… vencia.
    Wes Brown, John Oshea, irmãos da Silva, Macheda, etc.
    Os jogadores não jogavam só pelo clube, jogavam por ele.

    Claro que isso não justifica tudo, nomeadamente os péssimos resultados recentes.
    Que venha a melhorar porque um clube como este merece estar lá na luta.

  • fanatic
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:40 am

    É realmente uma gestão bastante danosa neste United. No entanto, acho que há coisas que devem deixar esperança aos seus adeptos, nomeadamente, a formação, o regresso dos emprestados e o facto do clube ser um dos mais ricos do mundo. Eu faria o seguinte:
    Regresso de empréstimo: Dean Henderson, Smalling, Alexis
    Vendas: Romero, Shaw, Bailly, Young (nao sei se foi a definitivo), Andreas, Sanchez, Rojo, Jones, Matic, Lingard, Mata
    Plantel:
    De Gea, Dean Henderson
    Bissaka, Dalot, Lindelof, Smalling, Maguire, Ruben Dias, Tuanzebe, Gaya, Wiliams
    Ndidi, Mc Tominay, Fred, Pogba, Maddison (Bruno), Angel Gomes
    James, Rashford, Martial, Werner, Grenwood, Sancho
    Acho que seria um excelente plantel

    • Filipe Ferreira
      Posted Janeiro 28, 2020 at 1:30 pm

      Por curiosidade, quanto achas que são os custos em contratar: Ruben Dias, Gaya, Ndidi, Maddison(Bruno), Werner e Sancho?
      E achas que o Smalling está disposto a voltar a old trafford para ser suplente de Ruben dias e Maguire?

      • AbreLatas
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:17 pm

        E o Dean Henderson também veio dizer que não queria voltar para já porque sabia que seria suplente (verdade hoje é mentira amanhã, vale o que vale).
        Depois, Werner e Sancho são o futuro, mas para além de caros penso que o Man United precisa de experiência lá frente (nem que seja para o banco). Por isso tentaria só um desses e alguém mais velho ou da Premier.

        • Kacal
          Posted Janeiro 28, 2020 at 2:43 pm

          Podem tentar um GR mais experiente da Premier ou do Championship que tenha qualidade, para suplente é suficiente. E eu investia forte no Cavani por 2 anos, resultou com Ibra e o uruguaio é a melhor opção na relação qualidade-experiência-disponibilidade que existe aí. Para dar o salto é preciso investir forte, por vezes.

      • Kacal
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:28 pm

        É muito dinheiro, mas o United tem que apostar em investir em 2-3 nomes por mercado ou 2 a 2. Aos poucos.

      • fanatic
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:49 pm

        Eu diria 350 milhoes, no entanto, e com as vendas todas que ja foram feitas e as que ainda seriam feitas seria perfeitamente possivel para um clube como o United. No entanto, se nao houver dinheiro para todos creio que poderia, por exemplo, manter matic e nao contratar ndidi e seriam menos 50 milhoes. No caso deo Ruben ser muito caro tambem poderia-se arranjar uma solução mais em conta. Isto seria apenas o plantel num cenario ideal. Ate coloco inclusive a hipotese de vender De Gea para pagar estes reforços e assumir Henderson como nº1

        • Filipe Ribeiro
          Posted Janeiro 28, 2020 at 3:45 pm

          350 milhões por esses 6 jogadores?? Em sonhos não?
          Dois do Leicester, liga inglesa que que inflacionar logo muito o preço, Rubén Dias e Gaya estão aí no mínimo 80 milhões, depois é só o avançado e extremo da moda com mais interessados nesta fase, onde o United para os conseguir os tinha que pagar bem mais que a concorrência, porque já não é um clube tão apetecível como já foi.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Janeiro 28, 2020 at 2:34 pm

      Isso é que é jogar FM hein…

    • André Dias
      Posted Janeiro 28, 2020 at 3:39 pm

      Esse plantel é completamente irreal. Woodward não consegue sequer fechar Bruno Fernandes em dois mercados, quanto mais contratar Dias, Gaya, Ndidi, Maddison, Werner e Sancho.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:40 am

    De facto, é assustadora a folha salarial do Man Utd e por aqui também se explica o estado actual do clube. Estão a pagar estes 4-5 anos de gestão danosa, com treinadores falhados, compras que não resultaram e salários chorudos. Parece evidente que a direcção é incompetente e precisa de alguém com mais cabeça a gerir o futebol.

    Olho para o United um pouco como o Sporting, à escala. A diferença é o dinheiro, que continua a ser muito em Manchester, mas ambos são clubes que estão a preparar um futuro, mas que têm de lidar com uma massa associativa crítica, com esses erros do passado e com a falta de tempo no presente. Com este tipo de folha salarial e erros é difícil pedir o mundo de forma rápida. Ainda assim, é preciso começar por algum lado. O último mercado foi positivo no meu entender, mas ainda não chega. Chegaram jogadores de qualidade e identificados com a realidade (não daria aquele valor pelo Bissaka, mas percebo a compra), promoveram-se outros e agora é preciso limpar entulho. No Verão é preciso contratar mais 4-5 de qualidade e vender/prescindir quem não serve. O orçamento continuará a ser muito acredito mesmo com esta folha salarial absurda.

    Em sentido inverso, estes números ajudam a explicar o porquê do sucesso do Liverpool. Klopp é muito bom, os jogadores são bons, mas esta falta de egos e ordenados desenquadrados ajuda a manter a coesão do grupo. É um grande trabalho, também porque houve paciência. Não sei se Klopp teria chegado ao 3.º ano no Man Utd.

  • transpose
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:45 am

    O problema do meu Man Utd é só um… Ed Woodward. Um brilhante gestor comercial que estava à frente deste departamento e conseguiu realizar alguns dos maiores contratos da história do futebol. O problema da reforma de Sr.Alex Fergunson foram dois. a reforma de David Gill e posterior subida de Ed Woodward e terem deixado o velhote nomear o sucessor: David Moyes. O David Moyes fez mais ou menos o que Scolari fez no futebol jovem de portugal… Estourou aquela merda toda. Apartir dai o Sr. Ed cavou a sepultura do United. Não tanto nas contratações dejogadores, mais nas contratações de treinadores. Contratou sempre treinadores fracos com visões ultrapassadas do futebol: Van Gall, Mourinho e para finalizar Ole (que quando treinou inglaterra baixou o Cardiff). O que o Man Utd precisa é de 3 coisas. Um novo director em vez do Ed. Já demosntrou que está bem é no departamento comercila, não tem dedos para gerir o clube. Um chefe de futebol.. Que tem que ser alguém do calibre de um Ralf Ragnick e não como ainda li hoje (medo …) o Antero Henriques..E de uma vez por todas contratar um trinador decente. Nagelsgam, Fonseca…isto é, o novo Guardiola ou o novo Klopp…. Mas por favor Mourinhos desta vida não…já chegou um…

  • transpose
    Posted Janeiro 28, 2020 at 11:48 am

    Lindelof…Bom jogador :) Para equipa pequena até é um jogador razoável, agora não ver os golos sofridos nestes 2 últimos anos por causa do lindelof…A sério não serve para o campeonato inglês…bolas pelo ar perde-as todas…além de lhe dar sempre uma paradinha ou duas por jogo… Não é jogador para o Man Utd. Até pode ser para um Bornemouth ou um Watford…Para o man utd, não.

    • Kacal
      Posted Janeiro 28, 2020 at 2:10 pm

      Concordo, parece-me um jogador algo “soft” para a Premier ou para ser de topo e depois tem essas falhas recorrentemente e deve ser dos piores centrais no jogo aéreo a nível de colossos. Não vejo nele potencial para ser top mundial, talvez seja útil como 3º/4º central do United ou a jogar a titular num clube médio, mas nada mais.

  • Marcius90
    Posted Janeiro 28, 2020 at 12:17 pm

    Na minha opiniao o grande problema foi o Ferguson não ter deixado o Mourinho assumir a equipa logo após a sua saída, isto porque Mou facilmente faria os adeptos esquecerem Ferguson, depois com as contratações falhas de kanté e até Renato Sanches foi escorregar até nao parar.

  • Kafka
    Posted Janeiro 28, 2020 at 12:23 pm

    Outra coisa que é falada é a baixa qualidade de alguns dos jogadores do United… Ora no seguimento do que disse da importância vital do treinador, voltemos a analisar a questão do Liverpool… Quantos jogadores o Liverpool actual comprou que na altura eram top5 Mundial e quantos o são agora depois de passarem pelas mãos de Klopp? Pois é, muitos dos jogadores do actual 11 do Liverpool são hoje em dia top Mundial graças ao treinador… Isto leva-nos sempre à mesma questão, com um treinador top Mundial, secalhar alguns dos jogadores que hoje em dia dizemos que não têm qualidade para estar no United, talvez hoje fossem considerados top Mundial

    Veja-se por exemplo a diferença de Klopp para Valverde, enquanto o Liverpool tem comprado jogadores bons e são transformados em top Mundial pelo Klopp, já o Barça tem comprado jogadores top Mundial que o Valverde invariavelmente transformou em apenas jogadores bons

    • Kacal
      Posted Janeiro 28, 2020 at 2:06 pm

      Confere. Trent Alexander-Arnold, Fabinho, Wijnaldum, Salah, Mané e Firmino, excluindo o TAA, eram todos jogadores de qualidade e com alguma margem de progressão, mas nenhum estava ao nível que apresentam hoje e subiram patamares. Já o TAA era apenas um jovem promissor da formação e mesmo assim ninguém esperava esta ascensão dele, mérito de Klopp.

    • Turiacus
      Posted Janeiro 28, 2020 at 2:36 pm

      Completamente de acordo! Relembra-me um bocado a passagem do Mourinho no Man Utd, em que toda a gente comparava com o City de Guardiola mas a realidade é que o espanhol conseguiu potenciar e transformar alguns dos seus jogadores em jogadores de topo mundial (Sané e Sterling à cabeça). Por outro lado, o Mourinho não conseguiu potenciar os seus jogadores tal como o Pep fez e depois ainda tinha ideias de jogo (ou falta delas) muito rudimentares.

    • T. Pinto13
      Posted Janeiro 28, 2020 at 3:23 pm

      Tudo dito.
      Quem achou que Pogba,Alexis ou Di Maria não iam render?

  • André Dias
    Posted Janeiro 28, 2020 at 12:24 pm

    Ed Woodward é extremamente competente na sua função primária, que é assegurar patrocinadores e gerir o clube de forma a apresentar resultados financeiros positivos.
    Solskjaer tem feito um trabalho positivo, se considerarmos que é alguém sem experiência e que está constantemente a perder jogadores. Insiste em tentar praticar um futebol positivo e desenvolver jovens e segue em 5º lugar com o pior plantel que o United tem desde 2013.

    Por outro lado, Ed Woodward é horrível na gestão desportiva. Como diz o texto, e bem, a gestão penosa coincide com o momento em que Woodward assumiu a pasta das transferências.
    Solskjaer, por mais bem intencionado e esforçado que seja, já provou não ser suficiente para um clube desta dimensão. Está no cargo há mais de um ano e não vejo melhorias em dois aspectos fundamentais: bolas paradas (ofensivas e defensivas) e capacidade de desmontar um bloco baixo para chegar ao golo.

    Estas duas pessoas ocupam dois cargos essenciais para o bom funcionamento e sucesso de um clube e estão nos respectivos lugares porque os Glazers assim o querem. Os maiores culpados pelo estado do clube são os donos mas esses estão contentes porque Woodward dá-lhes lucro e Solskjaer serve de bode expiatório.

  • Af2711
    Posted Janeiro 28, 2020 at 12:49 pm

    Também não será com Van Gaal, Mourinho, Solskjaer que o United voltará a ser aquele United demolidor.

    É muito pedir um treinador com uma filosofia mais positiva? É que o Chelsea tentou com Sarri e até acho que correu bem para um primeiro ano. O Chelsea com recursos parecidos esta época (condicionado nos primeiros seis meses) ainda consegue meter 6 pontos de frente na corrida para a Champions. Quem vê aquele 4-0 no início da época pensa que os comandados de Solskjaer poderiam sonhar com algo melhor, mas a verdade é que o trabalho regrediu, não deu o salto.

    • André Dias
      Posted Janeiro 28, 2020 at 1:05 pm

      Não houve regressão nenhuma. Contra equipas superiores e em transição, Solskjaer é fantástico. Foi o único a roubar pontos ao Liverpool esta época, eliminou um PSG muitíssimo superior na época passada, venceu o Chelsea mais que uma vez, derrotou o City e dominou o Tottenham.

      O problema é contra as equipas pequenas/médias quando a equipa tem que assumir o controlo do jogo e não sabe como chegar ao golo através de futebol apoiado. É nesses jogos que se têm perdido a maioria dos pontos e é aí que se notam as limitações de Ole como treinador, embora a culpa não seja apenas dele.

      • Kacal
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:03 pm

        Sim, mas a maioria dos jogos é contra essas mesmas equipas. Uma época de campeonato tem 38 jogos, 10 são contra Liverpool, Man City, Tottenham, Chelsea e Arsenal, mesmo que inclua Leicester e Everton passa a 14 jogos, os outros 24 são contra essas equipas que referes. E portanto é fundamental vence-los e um treinador de equipa grande tem que ter futebol para os vencer.

        • André Dias
          Posted Janeiro 28, 2020 at 2:18 pm

          Certo, não digo o contrário. Estava apenas a explicar que não houve regressão, tem sido sempre assim. Solskjaer tem duas versões tácticas e uma delas não funciona como devia.

          • Kacal
            Posted Janeiro 28, 2020 at 2:44 pm

            Sim e eu compreendo isso, falta é saber se o Solskjaer é capaz de fazer diferente tendo mais 3-4 jogadores de qualidade extra. Mas para mim não é o homem certo no momento.

            • André Dias
              Posted Janeiro 28, 2020 at 4:50 pm

              Além dos 3-4 jogadores de qualidade, gostava de ver de que é capaz com o plantel inteiro à disposição. O United tem sempre jogadores lesionados.

              • Kacal
                Posted Janeiro 28, 2020 at 5:20 pm

                Sim, plantel todo à disposição sem lesões e 3-4 reforços depois é ver o que ele faz, caso não dê é investir forte num treinador de topo, mas eu tentava já Pochettino para a próxima época.

          • Af2711
            Posted Janeiro 28, 2020 at 3:26 pm

            Mourinho foi despedido em 18/12/2018. A mudança num primeiro momento previa-se anímica, mas houve bom futebol em muitos jogos (o 5-1 contra o Cardiff e o 0-1 contra o Tottenham fora de casa foram jogos que gostei particularmente). Do momento do despedimento até o 4-0 sofrido para o Everton em 21/04/2019 o United vinha conquistando bons resultados, jogando como United com agressividade contra os mais fracos e explorando bem esta vertente que disseste nos jogos grandes. Só que após três, quatro meses o United voltou a ser miserável em jogos mais acessíveis que têm sido um dos problemas do clube ambicionar algo novamente. Mesmo a postura em jogos grandes recentes não tem me agradado. O 3-1 contra o City foi muito negativo, no 2-0 para o Arsenal só começou a acontecer algo lá para os 55 minutos. Uma falta de atitude e de vontade. É muito pouco, insuficiente diria. Por isso eu não acredito que o norueguês seja o nome certo para levá-los ao próximo nível, porque não creio que ele consiga extrair novamente dos jogadores aquele rendimento dos primeiros meses de 2019 e dar a volta.

            • André Dias
              Posted Janeiro 28, 2020 at 4:40 pm

              Eu nem estava a ter em conta o arranque de Solskjaer porque foi uma série atípica e provavelmente provocada pela liberdade dada aos jogadores e pela melhoria dos índices anímicos.

              Considerando apenas esta época, eu não acho que o United esteja melhor ou pior que no início. Tem sido sempre o mesmo, resultados pautados pela inconsistência.

              Por exemplo, em Dezembro o United foi ganhar a casa do Burnley por 2-0 e nem um mês depois perde com o mesmo Burnley por 2-0 em Old Trafford.

              O plantel, além de fraco, é jovem e inexperiente. Os jogadores cometem mais erros que o normal e desanimam facilmente quando sofrem golo primeiro.

              Por isso é que não consigo ter uma opinião firme em relação a Solskjaer. Reconheço-lhe as lacunas mais evidentes mas também tenho noção da dificuldade do seu cargo e dos pontos que têm sido perdidos por pormenores que ele não pode controlar.

      • Af2711
        Posted Janeiro 28, 2020 at 2:12 pm

        O United do Mourinho também ganhou do melhor City de Guardiola em 17-18. Nesta época ficou em segundo.

        Eu não acho que o plantel seja ruim, ou que as ideias de Solskjaer sejam ineficazes. São boas, resultaram numa fase inicial, diria os três primeiros meses e depois foi perdendo fulgor. Porém o United deveria ser mais do que isso como disseste e concordo. Em jogos onde tem mais bola nota-se uma falta de ideias. Questiono é se estas ideias são suficientes para que o Manchester United possa voltar a ser o que nos acostumou em décadas passadas, ou se são boas para o clube dar o passo seguinte, o que sinceramente não acredito.

        • André Dias
          Posted Janeiro 28, 2020 at 2:46 pm

          O United de Mourinho teve esse jogo como excepção, o United de Solskjaer tem um registo bastante positivo contra as Big 6. São rendimentos diferentes.

          Eu acho que o plantel é mau. Falta qualidade e profundidade em várias posições. Mas também acho que embora as ideias de Solskjaer sejam boas, falta algo mais.

          Não basta querer pressionar alto, recuperar a bola rapidamente, adoptar um estilo ofensivo e jogar com intensidade, é preciso saber como o fazer da melhor forma e é aí que residem as limitações de Solskjaer. É um treinador com uma óptima filosofia mas não tem o conhecimento táctico para desenvolver processos colectivos ao detalhe de forma a potenciar a sua filosofia.

          Estas limitações podiam ser disfarçadas por jogadores de classe mundial mas não existem. Pogba está lesionado e De Gea não é o mesmo desde a época em que Mourinho ficou em 2º lugar. E mesmo que estes dois estivessem a 100%, não podem carregar a equipa sozinhos. Sem ovos não há omeletes e assim torna-se mais difícil fazer uma avaliação correcta do rendimento de Solskjaer.

          • Af2711
            Posted Janeiro 28, 2020 at 4:09 pm

            Eu só não acho que esse jogo foi uma exceção porque nesta época o United até fez uma ótima pontuação e que em anos anteriores permitiria ser campeão, o City é que esteve muito acima dos demais. Até acho que o plantel para quem ambiciona a Champions é ok (não considero pior que o do Leicester por exemplo), falta profundidade e a saída de alguns elementos (Lingard, Rojo, Shaw e talvez Phil Jones)

            O terceiro parágrafo concordo em absoluto. Solskjaer veio do Molde, tinha quatro anos no clube e o melhor que fez foi passar em primeiro no grupo da Liga Europa onde tinha Fenerbahçe, Ajax e Celtic e no seu melhor ano onde o Molde teve uma boa série invicta, mesmo assim não foi suficiente para ser campeão (terminou 5 pontos atrás do Rosenborg em 2018).

            Eu acredito que da mesma forma que ele conseguiu num primeiro momento extrair rendimento de alguns jogadores que estavam em sub-rendimento com Mourinho, outro treinador mais capacitado, com mais estofo pode dar ao United aquilo que lhes é necessário tanto a nível tático como a nível de postura dentro dos jogos (sem resignações com derrotas).

            • André Dias
              Posted Janeiro 28, 2020 at 4:48 pm

              Por acaso acho o XI titular do Leicester bastante superior, principalmente com as lesões que o United tem tido.

              Eu não acompanhei o trabalho de Solskjaer ao serviço do Molde. Só sei que conseguiu o cargo por ser um ícone do clube e teoricamente foi uma boa escolha.

              Em relação ao seu estofo, lá está, não sei dizer com toda a certeza porque ainda não o vi trabalhar em boas condições. Pediu 5 reforços e só recebeu 3. Passou vários jogos sem Martial quando o estava a desenvolver como 9. Praticamente não contou com o melhor jogador (Pogba) a época inteira. Ficou sem McTominay quando estava na sua melhor forma. Por fim lesiona-se Rashford que estava a ser o melhor da equipa esta época. Isto sem falar nas inúmeras lesões que foi tendo na 2ª linha. Isto com um plantel que à partida já tinha pouca qualidade e profundidade, não há milagres.

  • Kacal
    Posted Janeiro 28, 2020 at 1:23 pm

    Ed Wooward e Solskjaer têm que sair ou pelo menos adoptar outros cargos. O primeiro pode dedicar-se à parte financeira apenas e deixar a gestão desportiva para outra pessoa, é necessário um director desportivo para ontem. E depois é necessário um treinador de topo e aí apostaria em Pochettino. Como já tinha referido, talvez Luís Campos e Pochettino formassem uma boa dupla. Acertando essas duas posições, depois sim é limpar o plantel e investir bem, investir pouco mas bem. Há alguns jogadores que devem sair e libertar salário, outros devem ser aposta e irão subir o nível com um treinador de topo. E depois é preciso 3-4 reforços de qualidade. Mas para tudo isto acontecer, é preciso que os Glazers comecem a adoptar outro pensamento e estratégia dando mais importância ao lado desportivo e aos seus adeptos!

    Em termos de plantel, diria que nomes como De Gea, Maguire, Lindelof, Wan-Bissaka, Dalot, McTominay, Fred, Pogba, Daniel James, Rashford, Martial e Greenwood mais alguns jovens da formação devem ser aposta e podem render mais e ser potenciados com o contexto e o treinador certo, obviamente alguns destes nomes refiro pelo potencial e servirão como alternativas de plantel aos titulares. Depois sim reforçar com 3-4 nomes fortes sobre esta base. Dan Henderson (voltar de empréstimo para concorrer com De Gea) e nomes como Koulibaly, Umtiti, Rúben Dias, Chilwell, Lucas Digne, Jamal Lewis (suplente DE), Bertrand (suplente DE), Ndidi, Declan Rice, Bruno Fernandes, Jadon Sancho, Richarlison, Timo Werner, Moussa Dembélé, Donyell Malen, Duvan Zapata, Ben Yedder ou Cavani (caso queiram fazer o esforço financeiro) seriam interessantes.

  • André Dias
    Posted Janeiro 28, 2020 at 1:50 pm

    Se o VM me permitir o copy paste, deixo aqui um excerto de um artigo do Times que acho bastante pertinente para este post e reflecte aquilo que penso que está mal no clube.

    “A recent analysis in The Daily Telegraph noted that this isn’t just about football. The Glazer-owned Tampa Bay Buccaneers in the NFL have experienced a similar trajectory, coming off a decade where they had gone through five head coaches, two general managers, declining attendances and not a single play-off appearance. One pundit said: “If you follow the odour, it leads to the offices of co-chairmen Bryan, Joel and Ed Glazer.

    United haven’t yet reached a financial reckoning but they are set to be overtaken by Liverpool as the Premier League’s top earners. Where John W Henry and Jürgen Klopp have a football vision, United have a commercial fixation. The Glazers have made plenty of cash and will, by implication, feel vindicated. It will be their successors who will be left to repair an aspect of an institution that neither the Glazers nor Woodward appreciate or understand: its culture.”

  • Judge_Dredd
    Posted Janeiro 28, 2020 at 2:02 pm

    O problema do MU é que quando terminou a grande geração comandada por Alex Ferguson, não houve um plano de transição.
    A equipa do MU era formada por uma maioria de jogadores britanicos(ao contrario de City, Chelsea ou Arsenal) hoje é uma amalgama de jogadores de varias nacionalidades(e sim alguns deles sem qualidade).
    Ninguem quis saber da identidade da equipa e do clube, desataram a pagar milhoes por jogadores sem condições(alguns tecnicas mas a grande maioria mentais) para serem jogadores do MU.
    A reconstrução vai demorar mais uns anos

  • Mantorras
    Posted Janeiro 28, 2020 at 3:17 pm

    Grande texto, muito bem escrito e de leitura facil. Gostei muito e concordo com praticamente tudo.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 28, 2020 at 3:29 pm

    O Ed Woodward é muito bom a gerir o dinheiro, mas de futebol percebe 0. Ele deveria ficar na função em que estava antes, geria o clube em termos financeiros e em termos de publicidade e afins e deveria deixar a parte das contratações e do futebol em si para alguém que perceba do assunto, um diretor do futebol digamos assim.

    Primeiro que tudo têm que acertar no treinador, apostar no jogador inglês que há muitos bons e sempre foi a imagem do clube. Sendo assim uma aposta na formação, contratando 3-4 jogadores cotados e que venham acrescentar no imediato, sejam eles ingleses ou não. Neste mercado deveriam ir buscar um médio ofensivo e um avançado, deveriam ser as prioridades pelo menos em empréstimos e a equipa tem que, no próximo Verão, começar a ser construída. Este seria o plantel que tentaria fazer no final do mercado do próximo Verão:

    GR: De Gea, Romero e Grant

    DF: Wan-Bissaka, Dalot, Rúben Dias, Maguire, Jones, Tuanzebe, Chilwell e Williams

    MD: Rice, Matic, McTominay, Fred, Angel Gomes e Maddison/Bruno

    AT: Sancho, Daniel James, Martial, Greenwood, Rashford e Cavani

    Portanto seriam o Cavani e o Maddison/Bruno Fernandes para agora e Sancho, Rice, Chilwell e Rúben Dias no Verão, sendo que saiam jogadores como o Pogba ou o Alexis para libertar a folha salarial.

  • Dca
    Posted Janeiro 28, 2020 at 3:50 pm

    Gostei! Já agora, falar de Maguire, estão a tentar replicar o caso de Van Dijk (até a capitão já é colocado) mas não tem metade da autoridade e da qualidade. É interessante, ponto. O ordenado de Shaw é isso mesmo, arrepiante.
    Excelente texto e parabéns.

  • TheHunter
    Posted Janeiro 28, 2020 at 5:04 pm

    Atacar o Maguire e depois colocar o Lindeloff no lote de jogadores com qualidade é para rir. Fora isso estou de acordo, paga-se muito e sobretudo gasta-se muito e mal.

Deixa um comentário