Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Manita” do Leão; Jesus meteu 10 “reservas” a pensar no dérbi mas Montero e Matheus demonstraram que querem pertencer ao grupo dos titulares

Sporting 5-1 Skënderbeu (Aquilani 38′ g.p., Montero 42′ g.p., Matheus 64′ e 77′, Tobias 69′; Jashanica 89′)
Tudo demasiado fácil para os leões. O Sporting não teve grandes problemas em golear (5-1) um ingénuo Skënderbeu (2 penaltis e uma expulsão infantil logo aos 22 minutos) e relançou assim a corrida à próxima fase da Liga Europa. Uma “manita” que traduz a superioridade do clube leonino, mesmo com uma equipa menos utilizada – Jesus apostou em Patrício; Esgaio, Ewerton, Tobias Figueiredo, Jonathan Silva; Aquilani, Paulista; Matheus Pereira, André Martins, Mané e Montero; dando assim a entender, que à excepção de RP vai ter um 11 completamente diferente no dérbi com o Benfica – apesar de Matheus (bisou e teve vários pormenores de grande nível) e Montero (sofreu 2 penaltis e ainda somou ao golo uma assistência) terem “complicado” as contas do treinador do Sporting.

Partida praticamente de sentido único, os albaneses na 1.ª parte só fizeram um remate através de um livre (boa defesa de Patrício), e não fosse alguma ineficácia o resultado até podia ser mais expressivo (mesmo sem o Sporting ter sido avassalador). Aos 16 minutos Montero isolado por Matheus passa pelo guardião contrário mas perde algum tempo e vê Vangjeli a tirar-lhe o golo com um corte em cima da linha, na recarga André Martins, em boa posição, também não fez melhor e atirou contra um defesa albanês. E a partir dos 22′, o jogo ainda ficou mais simples para o clube leonino, quando Salihi, que já tinha amarelo, num canto, tenta marcar golo com a mão e vê o vermelho. Em superioridade o Sporting dominou ainda mais, e na sequência de 2 penaltis, ambos cometidos sobre Montero, chegou ao intervalo a vencer por 2-0 (primeiro foi Aquilani a marcar, depois Jesus deu autorização a Montero para também juntar o nome aos marcadores). Em vantagem o Sporting foi criando oportunidades (Mané e Matheus desperdiçaram as melhores) e com naturalidade engordou o resultado.  Primeiro Matheus, de cabeça, aproveita uma má saída de Shehi para fazer o 3-0. Depois foi Tobias, também de cabeça a responder bem a um livre de Montero, tendo novamente Matheus Pereira, com um excelente remate de primeira, após cruzamento de Esgaio, a colocar o marcador nos 5-0. O melhor que o Skënderbeu – que na 2.ª parte teve uma boa oportunidade, para fazer o 1-2, mas Progni, numa transição, com a baliza escancarada atira ao lado – conseguiu, foi reduzir já em cima dos 90 reduzir por Jashanica na sequência de um canto.

Sporting – Jogo com pouca história, tendo a expulsão no conjunto albanês facilitado ainda mais a tarefa à turma de Jorge Jesus. Mesmo com um 11 revolucionário (apenas Patrício é certo para o clássico, sendo que Esgaio e Ewerton poderão ser opções… veremos é se as boas exibições de hoje de elementos como Matheus e Montero baralham as contas de JJ), o clube leonino mostrou sempre uma superioridade clara a todos os níveis, destacando-se André Martins no 1.º tempo, Montero (a melhor unidade em toda a partida, ganhou dois penaltys e foi decisivo no resultado final), Matheus (continua na senda dos golos) e Jonathan Silva (melhor do que Esgaio no momento atacante e ainda somou uma assistência). Para além disso, e apesar do adversário não ser a melhor oposição para avaliar, a dupla de centrais (Ewerton-Tobias) hoje apresentada parece oferecer mais à equipa do Sporting, seja na saída de bola e na 1.ª fase de construção, seja nos confrontos físicos e duelos aéreos. Nota ainda para as entradas Gelson, William e Slimani que parecem colocar o jovem extremo no lote dos titulares.

Skënderbeu  – O conjunto de Josa nunca pareceu ter argumentos para fazer frente ao Sporting, mas a ingénua expulsão de Salihi veio retirar todas as hipóteses à equipa de disputar o jogo. Foram raras as vezes em que chegaram à baliza de Patrício e quando o fizeram desperdiçaram de forma clara a oportunidade. Fica a confirmação de que é a pior equipa deste grupo e que o melhor a que pode aspirar é roubar pontos nos jogos disputados no seu reduto. A nível individual Berisha foi sempre o mais inconformado. 

0 Comentários

  • Arel
    Posted Outubro 23, 2015 at 5:12 pm

    Sabia-se que o Skënderbreu à partida não iria dar muita luta, daí tantas mudanças no 11 Leonino. Foi uma oportunidade para ver jogadores com poucos minutos mostrarem que contam para o treinador. Jogo sem história e do qual já se esperava o resultado que foi (mesmo com a expulsão do jogador da equipa albanesa).

    Homem-do-Jogo:
    – Matheus Pereira (mas teria sido bem entregue a Bruno Paulista. Ambos os jogadores estiveram muito bem, Matheus no aspecto técnico e Paulista no aspecto táctico).

    Jogadores Mais (Sporting):
    – Matheus Pereira (esteve muito irrequieto e demonstrou que com o seu potencial pode chegar a patamares mais elevados no futebol europeu. Jogar o derby de início pode ser um bom teste para eliminar mais algumas dúvidas).
    – Bruno Paulista (esteve bem ao nível do passe e soube gerir bem o seu espaço no campo de jogo).
    – Fredy Montero (parece estar em melhor forma que Teo Gutierrez actualmente e pode passar por ele a aposta no derby).

    Jogadores Menos (Sporting):
    – André Martins (foi testado ao lado/atrás de Montero mas a aposta não foi bem feita. Um bocado apagado do jogo).
    – Ricardo Esgaio (não fez um mau jogo mas mesmo contra o Sënderbreu tem de demonstrar um outro querer).
    – Jonathan Silva (a atacar até não esteve muito mal, mas a defender tem algumas deficiências).

    • Marcelo
      Posted Outubro 23, 2015 at 6:20 pm

      O Jonathan Silva foi a par de Matheus Pereira o melhor em campo, tomara ao Jefferson ter a qualidade do argentino. A defender foi mesmo o melhor, sempre certinho e a dobrar os colegas quando necessario.

  • Francis
    Posted Outubro 23, 2015 at 1:49 pm

    Qaunto ao jogo nada a dizer do resultado. O Sporting com naturalidade foi avolumando o resultado contra uma equipa inofensiva tirando Berisha que sempre se esfalfou para contrariar a tendência. As notas que tiro são:
    – Um jogo como estes não se pode tirar ilações honestas pois o adversário é tão frágil que dá a impressão que a equipa do Sporting não tem falhas, o que obviamente não é verdade;
    – Matheus Pereira é neste momento o melhor extremo do Sporting, contando com a ausência de Ruiz e com a inexistência de Carrillo;
    – Portanto como se pode ver, apesar de ser ainda cedo, a ausência de Carrillo não vai trazer precipício nenhum. O que Matheus jogou hoje demorou Carrillo 2 anos a fazer! Gelson, concordo com um comentário já dito, está a ficar para traz do Matheus, mas Mané ainda mais. Mané está muito inconsequente.
    -André Martins hoje esteve muito bem. Vários pormenores técnicos de categoria e várias jogadas de perigo. Gostava que ele se reencontra-se pois tem qualidade.
    -Montero esteve bem mas acredito que será Teo e Slimani para o derby. Montero é pouco intenso e disponível e Jesus vais querer mais nervo naquele ataque.
    -Jonathan confirma o que sempre achei: que tem mais potencial que Jefersson e se continuar a evolução que fez, como se viu hoje, então tem tudo para ser titular.
    – Esgaio neste momento é melhor que Pereira e acho que vai ser titular.
    – Bruno Pauulista é outro que promete ser uma pérola do Sporting e vendo os primeiros passos dele na equipa só posso estar descansado caso William saia.
    – Ewerton/Paulo Oliveira será a dupla do derby.
    – Patricio eve ter tido frio ontem.

    Cumps

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 23, 2015 at 3:17 pm

      Francis,

      Estive no estádio e posso confirmar que o Patrício passou quase todo o jogo a fazer aquecimento enquanto a equipa atacava.

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 23, 2015 at 11:27 am

    O Paulista ainda só fez dois jogos mas já deu para ver que tem qualidade, contra o Vilafranquense apesar do golo que marcou não gostei muito de o ver (estava pouco à vontade) mas ontem já se mostrou mais confiante e desenvolto.
    A sua forma de jogar, o toque de bola, complexão física e o pé esquerdo fazem lembrar mesmo o Matic (com as devidas diferenças de qualidade).

  • José Soares
    Posted Outubro 23, 2015 at 9:23 am

    Gosto muito do Matheus, grande qualidade. Na minha opinião, bem melhor que Gelson, pois este tem que fazer mais do que correr desalmadamente. Aprender a rematar, cruzar, saber quando largar a bola e saber posicionar-se melhor em campo. Aliado à qualidade, vejo dois jovens com cabeça para pensar no que é o melhor para eles próprios, um querer enorme de mostrar trabalho e de ganharam o seu espaço. Assim, o sucesso será "garantido".

    Por fim, ninguém me fala na exibição do Bruno Paulista? Fui só eu que vi o jogão que ele fez?! Isto tendo em conta a sua idade, o facto de ter vindo apenas há uns 2 meses. Com cabeça, qual Adrien, qual Aquillani qual quê!

    Vamos à Luz para vencer, o pensamento nem pode ser outro.

  • Nelson Lopes
    Posted Outubro 23, 2015 at 1:32 am

    Quando leio as barbaridades aqui ditas sobre a exibição do André Martins fico contente por saber que termina contrato e que irá para algum sítio onde o valorizem. É o caso mais incrível de falta de boa imprensa… Se em vez de alvalade, estivesse estado em Espanha durantes estes anos todos, a esta altura seria um craque cobiçado pelos maiores. Mas em Portugal é este o conhecimento futebolístico que temos….
    Independentemente do que se diga, eu serei sempre um eterno fã da classe deste gajo, que nunca procura os holofotes. Pequeno génio :-)

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:40 am

      Pois ele nunca procura os holofotes porque se esconde do jogo, é tão simples quanto isto.
      Para por o Martins mais valia dar minutos ao Gauld que é 6 anos mais novo e apesar de ter características semelhantes ao português já mostra uma capacidade de decisão e técnica superiores.
      O escocês sim é um génio que já merecia algumas oportunidades na equipa principal mas devido há abundância de qualidade no miolo leonino é complicado dar-lhe minutos.

  • Anónimo
    Posted Outubro 23, 2015 at 12:20 am

    Assim sim, está tudo pronto para domingo.
    O Sporting ganhou e chega com os seus adeptos de peito feito à luz….mas depois acredito que sai de lá como é habitual!

    Ps. Nunca uma equipa Albanesa tinha marcada a uma equipa Portuguesa…será que conta como titulo?

    Lopes

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 11:34 pm

    Muitos comentários a dizer mal do André Martins, até nem posso falar já que até há uns dias dizia o mesmo e com razão ( penso eu ) mas tenho que admitir que hoje superou as minhas expectativas, esteve muito bem e interviu com critério no jogo, ao contrário do que muitos dizem. Bruno Paulista… que jogador com potencial tremendo, discreto na sua forma de jogar mas sempre com bom posicionamento e com gestos técnicos interessantes, soube sair das zonas de pressão e com uma boa qualidade de passe,faz lembrar o matic, temos futuro. Quanto ao Matheus, não há nada a dizer senão que há que apostar no rapaz, poderá dar muitas alegrias no futuro… Montero esforçou-se mas nem sempre definiu da melhor maneira, quer a nível do remate, quer a nível do último passe, porém teve boas intervenções. Quanto ao Mané… é um assunto delicado para mim já que há algum tempo achei que fosse dar jogador, mas cada vez perco mais a esperança nele, apesar de admirar a sua busca pelo jogo interior, as perdas de bola são muito comuns… espero que ainda esteja a tempo de melhorar e cumprir com o seu estatuto de promessa no futebol português sabendo que pelo andar da carruagem matheus o ultrapassará nas opções tal como Gelson o fez. Por fim, quanto à discussão da melhor dupla de centrais, devo dizer que na minha opinião é Paulo-ewerton. Isto pois parecem ser os centrais mais competentes ( Ewerton o melhor dos 4) mesmo tendo em conta a saída de bola precária do Paulo Oliveira, acho que as suas intervenções e leitura de jogo confirmam o seu estatuto de titular para o jogo contra o Benfica. Penso que conseguimos arrancar um resultado positivo na Luz tendo em conta o nosso plantel.

    Alexandre Santos

    • José Soares
      Posted Outubro 23, 2015 at 9:25 am

      Bruno Paulista também me fez lembrar bastante o Matic, dentro do que é legítimo comparar por agora. A sua forma de jogar é bastante semelhante!

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 22, 2015 at 10:55 pm

    Agora é pensar no Benfica e aposto no seguinte 11: Patrício, Esgaio, Naldo, Ewerton, Jefferson, William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Téo e Slimani … elementos como P. Oliveira, Aquilani, Gelson, Mantheus e Montero também têm qualidade para ser opções.

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 23, 2015 at 11:16 am

      Para mim são de longe os dois melhores centrais do plantel e pode não ter feito nenhum jogo oficial juntos mas treino juntos e prefiro ter uma dupla de grande qualidade e com menos rodagem do que uma dupla com rodagem e com menor qualidade.

    • Jesus_SCP
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:25 am

      Naldo e Ewerton? Sabes o que são rotinas? Vai meter a jogar num derbi 2 jogadores que nunca jogaram juntos?

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 22, 2015 at 10:51 pm

    Toda a gente fala do Matheus mas eu continuo a preferir o Gelson e hoje que vi o jogo no estádio ainda fiquei mais convencido.
    O Matheus é um génio para para jogar a extremo gosto mais de jogadores velozes, desequilibradores e que saibam ir à linha cruzar coisa que o brasileiro não faz (é forte no jogo interior mas quando está colado à linha não cruza e prefere atrasar a bola o que me irrita) ao contrario do Gelson.
    O Mané é que está a perder terreno e para mim é foi ultrapassado por estes dois miúdos, continua a ser um jogador util e tem algumas das qualidades de um e de outro (Matheus e Gelson) mas falta-lhe algo.

    Olho para o Matheus como para o Ruiz, ou seja, na ala não rendem tanto como quando jogam no meio atrás do ponta-de-lança.

    • Fábio
      Posted Outubro 23, 2015 at 6:25 pm

      Para desiquilibrar é preciso que se decida bem, algo que Gelson não faz, por isso essa do correr muito e fintar 1 ou 2 do Gelson dá 0 ao jogo porque ele depois acaba por estragar sempre tudo. Já o Matheus Pereira esse sim, é desiquilibrador, tem jogo interior, com um simples passe cria oportunidades de golo. Uma era o Gelson ser realmente desiquilibrador, mas neste momento ele não o é, está mais para um Capel. Contra os pequenos não dá para jogar bonito? Então porque se ve mil e um jogos de grandes jogar bem contra pequenos? Um grande nunca na vida pode se resumir a no momento ofensivo do jogo, ir à linha e cruzar, para isso contratava-se o Conceição e não o Jesus. Já agora, prefere o Gaitan ou o Salvio(os 2 a 100%)?

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 23, 2015 at 11:24 am

      Fábio,

      São opiniões, eu prefiro acho entusiasmante a maneira e a velocidade com que o Gelson e tira adversários da frente … já o Matheus esconde-se muito do jogo e quando recebe a bola na linha atrasa-a sempre para o lateral (nem Esgaio nem J. Pereira sabem cruzar ao contra´rio do Jefferson e Jonathan).
      Ontem se reparares todos os golos do Sporting (tirando os penaltys) foram marcados atrás de cruzamentos para a área. O Matheus marcou de cabeça após um cruzamento do Jonathan, o Tobias marcou outro de cabeça depois de um centro do Montero e o Matheus voltou a marcar mas desta vez num remate à meia volta correspondendo a um centro da direita.
      Se cruzar bolas para a área é mau não sei como é que nos deu 3 golos.

      Nestes jogos contra equipas que metem o autocarro lá atrás não dá para jogar bonito pelo meio, não há espaço. E vi no estádio que o Matheus durante o jogo todo pouco esteve em jogo ou tocou na bola ao contrário do Gelson que quando entrou fez uso da sua velocidade e finta para desequilibrar.
      O Matheus tem de jogar mais pelo meio e perto da baliza porque é onde ele é bom, no remate e no último passe.

    • Fábio
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:25 am

      Gelson dependendo do que evoluir vai andar entre um Capel e um Salvio, ou seja se não evoluir mais que isto, será sempre um jogador bastante burro, que decide sempre mal, olhos sempre na bola, pouco ou nenhum jogo interior que nem no campeonato portugues será uma mais valia, se evoluir muito poderá a vir a dar um Salvio, jogador que apesar de decidir muitas vezes mal e não ter qualidade para campeonatos maiores que o portugues(inglaterra podia render por haver muito espaço, mas noutros não), cá em Portugal é craque e decide jogos. Poderá andar pelo meio dos 2 claro, isto dos potenciais, nunca sabemos o que o jogador irá atingir. Mas espero o melhor para o Gelson Martins.

    • Fábio
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:21 am

      Preferir o Gelson que neste momento nem qualidade para ser 4º opção do Sporting tem … O Gelson neste momento é uma especie de Capel, decide grande parte dos lances mal, pouco jogo interior tem, joga sempre a olhar para o chão. Nos últimos 2 jogos(para não falar dos anteriores) tem vários lances em que podia isolar colegas e decide sempre mal. Está muito verde ainda, no mau sentido, ainda tem muito a evoluir. Mas atenção, ele tem o potencial para evoluir, acredito que irá ser bem melhor do que é agora, mas neste momento está muito longe de ser uma mais valia. Já o Matheus Pereira(ainda bem que não é jogador de ir à linha e cruzar, ele joga no Sporting, não num clube pequeno com tecnicos limitados em que o jogo ofensivo se resume em ir à linha cruzar) já mostra qualidade para ser titular no Sporting. Matheus > Iuri > Mané > Gelson atualmente.

    • José Soares
      Posted Outubro 23, 2015 at 9:34 am

      Concordo com a sua análise, contudo Gelson tem que saber aproveitar todo o seu trabalho individual. De pouco lhe serve correr e correr senão se tornar objetivo. Penso que com o tempo irá melhorar isso mesmo. Matheus "é mais um Gaitan" e Gelson "um Salvio", salvo as devidas comparações.
      Matheus neste sistema irá encaixar bem na ala, pois JJ gosta que os seus extremos joguem em espaços interiores. Ruiz encaixa melhor no meio porque já não é tão rapido como era, a idade nao perdoa.

  • António Vilares
    Posted Outubro 22, 2015 at 9:51 pm

    Jogo que serviu para rodar alguns jogadores e para nós estrearmos em vitórias na competição. Jonathan e Matheus a ganharem cada vez mais rodagem de forma assumirem, no futuro, um lugar no onze. O Argentino tem um poder de cruzamento fantástico e o brasileiro(?) uma fantasia nos pés que faz qualquer adepto se levantar no estádio.
    Montero a baralhar as contas colombianas de JJ que assim poderá confiar no Fredy para assumir um lugar ao lado de Slimani e aproveitar os movimentos entrelinhas que Fredy Montero oferece.
    Tobias tem características muito fortes em termos técnicos, aliás mais capacitado que Paulo Oliveira (embora eu seja fã do Paulo) mas ainda comete muitos erros ao nível da temporização o que leva a ter actos de indisciplina que prejudicam o Sporting. Mas com o tempo vai lá!
    Boa Vitória para o Sporting que agora é tempo de preparar o derby de Domingo!

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 9:29 pm

    O Gelson entrou apenas para confundir, Carrilo titular no Derby,

    Luis Freitas

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 9:27 pm

    Esqueceram-se do Aquilani para o jogo contra o Benfica??

    Luis Freitas

  • gonçalo Duarte
    Posted Outubro 22, 2015 at 8:59 pm

    -Matheus é craque 4 golos e 1 assistência em 3 jogos,muita classe,inteligência e capacidade de desíquilíbrio,vai ser um craque e se tivesse sido lançado mais cedo já tinha pegado de estaca,sendo assim deverá ganhar a titularidade depois do Derby,tal como o Renato Sanches,mas este mais tarde.
    -André Martins,sempre que joga está bem,e demonstrou ser uma opção válida
    -Bruno Paulista é muito bom,grande técnica para a posição,grande capacidade física,vai ser top!
    -Esgaio e Jonathan muito bem,destaque para a evolução ao nível dos cruzamentos no primeiro…se bem que contra o Skenderbeu
    -Montero,excelente!O homem do jogo,um craque!(digo isto,mas não tanto por este jogo claro)
    -Preocupado em relação ao derby,a equipa já não joga junta há algum tempo,mas acredito que isto acabe por prejudicar a equipa.

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 8:16 pm

    O que se passa com o João Mário?

    João Duarte

  • João S
    Posted Outubro 22, 2015 at 8:09 pm

    Infelizmente não pude ver nenhum dos ultimos jogos do Sporting, por isso ainda não vi o Matheus em acção :(
    alguém me pode descrever como ele é como jogador? Como é no 1×1, tem finta? Faria bem o papel de desequilibrador (como o Carrillo vinha fazendo)?

    O 2do golo dele hoje é muito bom!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:36 pm

      Finta e capacidade de desequilbrio é o que não lhe falta, embora nem seja por aí onde se evidenciou nestes últimos dois jogos.

  • RREB
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:56 pm

    Como benfiquista acho que este jogo é dificil para dizer quem ganhou pontos, o adversário era mesmo fraquito e com uma expulsão e dois penaltys não há resistência que aguente e assim os jogadores do Sporting não tiveram hipotese de se afirmar devidamente.
    Gosto do Matheus, acho que vai ser mais jogador que o Gelson, parece ter mais tatica e tanta capacidade de finta.Sempre gostei do Montero e acho que merece ser titular.
    O 11 do Sporting para domingo deve ser : Patricio Esgaio Ewethon Paulo O. Jef Wil. Adrien Matheus Joao Mario Montero e Slimani.
    Parabéns pela vitória, agora basta ganhar fora a estes e ganhar em casa ao Besiktas certo?

  • Pedro Carvalho
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:41 pm

    Penso que o Sporting fez mal em não colocar os jogadores habitualmente titulares, a falta de ritmo vai ser bem grande. É que esse problema incide em dois aspetos,
    – muito tempo sem jogarem todos juntos
    – falta de jogos competitivos a algum tempo

    veremos se o choque para um derby não se vai refletir. Eu penso que sim, veremos.

  • JSC
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:41 pm

    Grrr, no predictor pôs 5-0 era o meu joker :(

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:35 pm

    Há males que vêm por bem. A saída de alguns jogadores permite a entrada de outros e dessa forma a sua posterior valorização.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:33 pm

    Matheus que não seja um Bruma querendo dar um paaso maior que a perna. Está indo bem e que continue assim. Quanto a direcção ficar atento a este talento e fazer renovações com muita antecedência. Boa noite à todos desportistas!

  • Nuno R
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:27 pm

    Contra um sketenberereu que individualmente é sofrível e colectivamente dá espaços é difícil fazer análises.
    Ainda mais quando fazem dois penalties da treta, ficam cedo com dez e falham uma bola de baliza aberta.
    Matheus tecnicamente é muito acima da média, e tem boa leitura de jogo. Falta-lhe alguma continuidade.
    De resto, dificuldades de AM e Aquilani em dar velocidade ao jogo, é raro o passe ou recepção de AM que saia decente.

    • JAM
      Posted Outubro 22, 2015 at 10:08 pm

      Eu achei também que o Mané estava a enrolar-se demasiado com a bola, não a soltava quando era preciso. Já agora, acho que o Jesus arriscou em demasia a pôr o Slimani – havia o risco de ter uma lesão e falhar o derby por causa de um jogo que já estava ganho.

  • realista15
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:17 pm

    Como jogou o Bruno Paulista?

  • JAM
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:17 pm

    O Matheus só queria que o jogo acabasse para ligar ao Pai.

    • Tomas W
      Posted Outubro 22, 2015 at 11:56 pm

      Oh Jam mas isso é que é normal. Quando um miúdo de 19 anos tem que tomar uma decisão importante para a sua vida é normal que fale com o Pai.
      Não é normal que quando um miúdo de 19 anos vais escolher o curso ou faculdade para seguir os estudos consulte o pai? Ou quando vai escolher o primeiro emprego (quando o arranja) que se aconselhe com o pai?
      Estás tão habituado a ouvir a banalidade do "vou reunir com o meu empresário e estudar a melhor opção para o meu futuro" que já achas estranho outra resposta diferente.
      Quanto a mim acho que normal e saudável e mesmo um filho aconselhar-se com o pai.
      Acredita, vindo de alguém que tem a felicidade de ser pai, que ninguém quer tanto o bem de um filho como o seu pai.

    • JAM
      Posted Outubro 22, 2015 at 10:05 pm

      O quê? Andam a levar isto demasiado a sério…

      Já agora, fazer uma piada é diferente de fazer chacota – ninguém aqui quer humilhar o rapaz. E mais, a piada é feita porque o ambiente é bom (ganhámos). Para além disto, ninguém sabe o que o pai lhe diz (os conselhos podem ser terríveis do género Catio Baldé, ou razoáveis do género de quem tem senso comum) – a piada está no facto de cada vez de que lhe falam em alguma tomada de decisão para o futuro, o Matheus responde com o pai.

      Meu Deus, andam aqui pessoas sensíveis… Pensei que isto só existia quando alguém dava uma bicada em algum clube.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 9:56 pm

      Eu honestamente não vejo isso como grande motivo de piada. É que para a idade do jogador ter uma referência e "algo"/alguém que o guie é tão importante como um treinador e a competição. No caso do Matheus que esteve um largo período do ano passado sem competir, fruto das dificuldades na renovação , e ter conseguido encontrar um rumo que aparenta ao momento ser o mais correcto não me parece ser grande motivo para chacota. É precisamente na idade em que ele está que as promessas têm maior tendência a se perderem, ainda para mais com um contrato renovado, pelo que deve ter tido um aumento substancial no ordenado.
      Que mantenha a cabeça no lugar e que faça boas escolhas na carreira. Até ao momento o grau de comprometimento do jogador (desde que renovou, diga-se de passagem) com o clube tem sido irrepreensível. E se encontra razões em "Deus"lol ou no pai para manter esse rumo pois que assim seja.
      Rui Pedro

    • JAM
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:08 pm

      Celso, escreve-se "incomoda-te". E não, não me incomoda nada, visto que não é para mim que ele liga.

      E para mim tem lógica fazer uma piada com algo que é repetitivo. Já agora, também sou adepto do Sporting.

    • José Santos
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:33 pm

      Da maneira como ele fala cá para mim o pai estava era à espera dele à porta do balneário.

    • Celso Araujo Martucho
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:30 pm

      E isso encomoda-te?
      Fala de coisas com logica

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:13 pm

    Excelente vitória do SCP!

    Mais uma vez elogiar o Matheus, espero que a tenha cabeça pois tem tudo para chegar longe!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:12 pm

    Normal, ainda para mais a jogar contra 10. Sporting cumpriu a sua obrigação… Tem agora de fazer pelo menos mais 6 pontos (na Albânia e em casa contra o Besiktas), sobrando o jogo na Rússia que poderá ser de luta pelo 1º lugar se o Sporting cumprir a sua tal "obrigação".

    Nunca é fácil fazer análises individuais nestes jogos, pois todos se acabam por destacar de alguma forma. Mas Jonathan, Matheus e Montero (melhor em campo) destacaram-se dos restantes, sendo que Aquilani e Paulista também estiveram bem.

    O bom da Liga Europa é isto, permite gerir esforços para jogos importantes como vem aí no Domingo.

  • Celso Araujo Martucho
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:08 pm

    Marheus parece que vai ganhar essa disputa com o Gelson
    Martins fez um bom jogo Montero ai Montero, serio que nao o intendo, tem quase tudo para ser top mais parece que se desliga rapido.
    Ewerton e Tobias nao falo muito porque tiveram pouco trabalho ja J. Silva esta a subir bastante o miudo tem pulmao, so gostaria que fosse LD e ai teriamos os problemas resolvidos.

  • Miguel Simpson
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:06 pm

    Este Matheus joga tanto, que craque! Um diamante por lapidar, aquele segundo golo é algo sensacional, estamos aqui na presença de um jovem com tudo para singrar no futebol mundial! E já pedia há muito tempo a sua chamada à equipa principal…agora é continuar o seu bom trabalho. De resto, fiquei muito agradado com o Montero e o Aquilani (excelente jogador, fico pasmado quando vejo comentários a dizerem que já "esgotou o prazo"…), Paulista nervoso mas a soltar-se ao longo do tempo, Jonathan a dar muita profundidade e a demonstrar que é uma bela alternativa ao Jefferson. Só não gostei apenas da entrada do Gelson, tem tido ações demasiado individualistas, nesse aspeto tem que melhorar. Agora não há tempo para descanso, vamos com tudo para o derby! SL!

    • El_meclas
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:21 pm

      Sinceramente estava a espera que o Aquilani se viesse a tornar-se um novo Angulo no Sporting, mas calou-me por completo. Muita classe e qualidade para umas 2/3 épocas com o Jesus.

    • Miguel Simpson
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:28 pm

      Eu vi desses comentários no sábado e só deu vontade de rir…sou um grande fã do Aquilani, aliás é dos meus jogadores preferidos do Sporting e não tenho dúvidas que ainda tem muito para dar ao nosso clube.

    • KingLeao
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:16 pm

      So nao concordo com o Paulista que fez uma excelente 2nda parte e tambem concordo completamente o Aquilani tem muita classe e experiencia.

      SL

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:13 pm

      Esses comentários que dizem que Aquilani já está acabado só podem ser feitos por alguém que não o vê a jogar. é impressionante a qualidade de passe (a bola sai 90 % das vezes redondinha) e a visão de jogo (não se limita a jogar para o lado). Acho impossível dizerem que um jogador com esta qualidade técnica esteja acabado.

      José Ribeiro

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:04 pm

    Gelson começou bem a época, mas está a quebrar, muito trapalhão na maior parte das jogadas, penso que Matheus já lhe passou à frente.

    Mário

    • Joaquin
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:11 pm

      Sinceramente na minha opinião, tanto o gelson e o mateus ja estão a frente do mané, este ultimo sim muito trapalhão…

  • El Shourito
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

    Matheus e daqueles jogadores que a FPF tem que fazer mesmo TUDO para aliciar para ele jogar na seleção
    era bom que nao acontecesse como aconteceu ao Gameiro…. e pena visto que parece ter potencial para ir longe e com Gelson,Matheus,Guedes,Bernardo,Diogo Jota teríamos as alas asseguradas para o presente e futuro

    • El Shourito
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:34 pm

      Precisamos de ter os melhores jogadores possíveis para a seleção isto é um mundo globalizado eu prefiro mil vezes um Matheus contrariado do que levar com um Ukra ou Lica a 200%
      Mas la esta mesmo se demos 5M para ele jogar pela seleção e ele não aceitar aí nada a fazer…

    • Carlos Almeida
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:11 pm

      Discordo. Tem um potencial excelente, mas ele é que deve desejar jogar pela selecção. Se quiser, muito bem vindo e penso que terá lugar. Agora se tiver de ser convencido, isto não é nenhum clube.

  • Kunta
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

    Vamos ver. Frente ao Benfica acho que vamos no 4-3-3 com William, Adrien e Aquilani. Montero, Matheus e Gelson pode ser arriscado, mas acho que daria certo (Slimani entra sempre bem nos ultimos 30' e Bryan não tem estofo para fazer nem 75')… Ewerton e Naldo seriam a minha escolha com Esgaio e Jefferson nas laterais. Vai ser um bom jogo e acredito que seja possivel os 3 pontos (50-50).

    • José Soares
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:19 am

      Slimani no banco? O homem é titularíssimo e como é obvio, estará no 11 inicial. Só não punha Ewerton a titular porque não parece ainda com ritmo para ir jogar à luz, mas teoricamente, ele e Naldo fazem a melhor dupla do Sporting.
      Matheus não irá nem deve ser titular contra o Benfica. Não queiram queimar etapas, nem o próprio jogador, ele também tem que ser protegido. É jogo para outros com maiores responsabilidades.

    • Mister JóJó
      Posted Outubro 22, 2015 at 9:56 pm

      Contra o Benfica JJ provavelmente vai meter o Sporting a jogar à defesa. Fez isso com o Benfica no ano passado e tinha equipa melhor que o Sporting.

    • Jesus_SCP
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:55 pm

      Mas onde está o melhor ponta de lança do Sporting? 4-3-3?Ewerton e Naldo?Isto não é o fifa nem o pes.

    • Kunta
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:26 pm

      Pensando melhor, o melhor seria: Rui, Esgaio, Ewerton e Naldo, Jefferson, William, Adrien, Aquilani, Joao Mario, Matheus e Montero!

  • Fernandes
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

    Contente pela vitória mas continuo a achar que Gelson está a anos luz de ser um jogador de futebol (talento e velocidade não chegam) e Mané está cada vez pior … Basicamente o Sporting não tem extremos, pois os melhores (Ruiz e Matheus) assim considerados, não o são!!! E tenho pena de ter 2 titulares à esquerda (Jonathan e Jefferson) e do lado direito sinceramente não ter nem 2 suplentes (J. Pereira e Esgaio) … Matheus é craque não engana, Paulista vai-se fazer jogador … Tobias não vai passar do que é, jogador "normal" …

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

    Jonathan para mim cada vez mais indiscutível. Matheus a mostrar que pode vir a ser jogador. Slimani completamente imprescindível no Sporting.

    DD

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:01 pm

    Ewerton é só 100x melhor que todos os outros centrais do Sporting.
    Espero que jogue contra o Benfica.

    João

    • El_meclas
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:17 pm

      Concordo, mas é possivel que o Jesus aposte em alguém com mais ritmo, o principal problema do Ewerton neste momento.

  • Posted Outubro 22, 2015 at 7:01 pm

    O único facto de relevo é que o Starbucks marcou um golo!

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 7:00 pm

    Montero desde cedo no jogo quis assumir um estatuto diferente dos restantes e conseguiu fazendo um excelente jogo. O resto também esteve mas deviam ter marcado mais. Houve demasiada displicência no fim e a defender igual, ninguém se preocupou no canto. Várias goleadas seguidas para dar animo a equipa agora é continuar o bom caminho. Está tudo em aberto.

    Já agora bons golos do Tobias e matheus sendo que este ultimo está a desfrutar bastante do seu jogo.

    Jonathan

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:59 pm

    Só uma pergunta, desculpem lá… qual é o problema do relvado do SCP ? é que tem muito mau aspecto…

    André Filipe.

    • Salvador Marques
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:01 pm

      E um fungo como o Gonçalo disse mas o maior problema é mesmo o facto de aquecer demasiado e como o estádio está construído não permite uma refrigeração natural

    • RREB
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:50 pm

      Sim, já vi trabalhos dele bem melhores

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:49 pm

      André Filipe
      É um fungo que prejudica o relvado,quem o fez pensou mais nos concertos do que no estádio!
      Vila Verde
      Vou a todos os jogos e discordo,fora o fosso,que em 3/4 anos será tapado(foi discutido em AG), é um estádio muito bom com excelentes condicoes,isto fazendo uma analise mais fria porque sou Sportinguista

    • José Santos
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:44 pm

      Tem qualquer coisa a ver com a maneira como o estádio está construído, penso que o relvado apanha muito sol, algo do género.

    • Vila Verde
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:28 pm

      O problema não é do relvado. É mesmo do Estádio. O Taveira fez um péssimo trabalho

  • Joaquin
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:59 pm

    Jogo treino que deu para tudo, o skenderbeu é fraco por isso deu para dar minutos a vários jogadores, Mateus a mostrar que merece cada vez ter mais oportunidades e que tem um potencial tremendo, este rapazinho numa ala com carrillo noutra era qualquer coisa, mas infelizmente não vai acontecer… Bruno Paulista pareceu me ter potencial e acredito que com Jesus poderá crescer bastante.
    Destaco pela negativa, o obvio andre martins, enfim, n percebo como tem oportunidades, que jogador HORRíVEL, metam o homem no futsal pode ser que se safe, com gauld na B, porque é que apostamos no andre que já deu para ver que não da mais que aquilo.
    Destaco tambem mané, sinceramente não me convence, achava que podia vir a ser um bom jogador, mas estes ultimos jogos não me têm convencido, cada vez mais acho que esta mais atrás do Gelson e do Mateus.
    Agora é ver como corre domingo

    Saudaçoes Leoninas

  • Anónimo
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:57 pm

    Mané foi um erro não se ter vendido quando o Monaco teve interessado nele…só sabe acelerar , e tentar passar no meio dos defesas assim, pena que basta meter um pe a frente que a jogada acaba.

    Andre Martins nao serve para nada, apenas para fazer numero.

    Matheus é que tem agarrado bens as oportunidades e por este andar o Mané ainda vai saltar pa 3º opção, porque basta o Gelson começar a aprender a jogar um pouco mais em equipa que ambos tem tudo para ser superiores.

    Ganhamos, poupamos jogadores para Domingo, logo foi positivo. Acho ridiculo é como o Sporting em 3 meses de mercado não arranjou melhor que Esgaio e JP para lateral…

    Rodrigo

  • TiagoSong
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:57 pm

    Matheus Pereira a mostrar que tem tudo para ser um grande jogador!

  • Mongul Veloso
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:57 pm

    Valeu por Bruno Paulista e Matheus… Gostei muito do médio defensivo, um pulmão imenso, categoria no passe e sempre a sair bem a jogar e com lata para o remate.
    Irrita o golo sofrido, é a imagem de marca deste ano é um candidato ao título não pode sofrer golos em todos os jogos de todas as competições…

  • Pedritxo
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:56 pm

    A equipa da albania como ja se esperava tem muitas limitaçoes, e ainda nao tem andanças para estas fases, mas e assim que se aprende, o futebol tambem e isto.
    O Sporting se quisesse e acelerasse construia um resultado historico.

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:56 pm

    Esta dupla de centrais é, de longe, a melhor do Sporting. Jonathan, se mantivesse este nível, também seria indiscutível.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:18 pm

      Contra o Skenderbeu… Jogar melhor que isto é difícil. Eles são mesmo muito fracos. JJ fez bem em dar tempo a alguns.

      Bruno

    • José Santos
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:09 pm

      Nem mais Francisco. Hoje o Tobias esteve bem porque não teve trabalho, porque quando tem mete água por todos os lados.

    • Pedro Fernandes
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:08 pm

      O Tobias, na minha opinião ainda não tem capacidade para ser titular. Mas o regresso do Ewerton é excelente para o Sporting, que tem assim o seu melhor central de volta. Infelizmente, a tempo para o derbi.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:07 pm

      Discordo, para mim, tanto o Paulo como o Naldo, são superiores ao Tobias por larga margem.
      SL
      João Teixeira Dias

    • Luís Ribeiro
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:07 pm

      Fazes essas avaliações contra o Skenderbeu?

    • FranciscoHS
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:04 pm

      Ewerton esse sim é de longe o melhor central do Sporting. O segundo melhor é o Naldo. O Tobias é o pior dos 4.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

      Não concordo. Achei o Ewerton muito preso (foi o culpado do golo sofrido) e o Tobias embora tenha estado bem não é neste momento um dos dois melhores centrais.

      A melhor dupla neste momento, a meu ver, é mesmo Paulo Oliveira e Naldo.

      André Martins

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:02 pm

      O Tobias tem estado mal, ainda hoje teve uma ou duas paragens, o que tem sido recorrente, o Naldo até ver tem sido o melhor jogador do centro da defesa.

      Mário

    • Francisco A.
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:01 pm

      O Paulo Oliveira e o Naldo são assim tão maus para o Tobias ser melhor? Na minha opinião é o pior deles. A melhor dupla, na minha opinião, é composta pelo Ewerton e Naldo.

      Neste tipo de goleadas é melhor manter a calma. No ano passado o Porto deu 6 ao Bate e empatamos 0-0 no jogo seguinte com o Boavista para a Liga. O Jefferson é muito melhor que o Jonathan, apesar de, não ser tão bom a defender como a atacar.

    • realista15
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:01 pm

      Não colocaria o Tobias propriamente como pertencente à melhor dupla de longe de centrais…

    • rui silva
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:01 pm

      jonathan???? indiscutível no seu lugar na bancada so se for, a defender é uma nodoa, atacar nao acrescenta nada

    • Filipe Castro
      Posted Outubro 22, 2015 at 6:58 pm

      Jonathan ja é bem melhor que Jefferson.
      Não se limita a explorar o corredor lateral ou cruzar em 99% das acções ofensivas como o Jefferson.
      Dá soluções no jogo interior e procurar jogar sempre com critério.
      E defensivamente não é muito dificil ser melhor que o brasileiro …

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:56 pm

    Os que estavam toda hora a falar Carrillo Carrillo continuem a falar. Bom jogo e boa vitória. Jesus descansou alguns titulares que podem assim chegar mais fresquinhos no próximo jogo. Que venha o dérbi.

    • Fábio Sousa
      Posted Outubro 23, 2015 at 2:49 am

      A sério? Só ganharam a uma equipa da Albânia, calma…

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:01 pm

      Não se trata de não precisa. Os bons jogadores fazem sempre falta. A questão é que muitos fizeram trasparecer, é que era Carrillo ou caos. Que era o único jogador acima da média no plantel, que era o único desiquilibrador e tantas outras. Sporting está saudável e recomenda-se.

      André Martins

    • Gonçalo Melo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:49 pm

      Ja nao vale nada nao é? Exatamente! Passou de melhor extremo em Portugal a descartável e desnecessário. Com gelson e matheus quem é que precisa de Carrillo!

  • Zé Maria
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:55 pm

    Gostava muito que o Matheus desse jogador. Tem tudo para isso. Esperemos que a cabeça acompanhe.

    • Rafael Vicente
      Posted Outubro 22, 2015 at 8:44 pm

      Ele fala muito com o pai! Portanto tem alguém que lhe meta juízo na cabeça (supostamente) e as declarações dele indicam isso mesmo.

  • Francisco A.
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:55 pm

    Parabéns ao Sporting e ao Belenenses pela 1ª vitória nas competições europeias!

    Só vi a 1ª parte, mas, do que vi, gostei do André Martins, os restantes não se destacaram tanto. A expulsão ajudou também.

  • andreia santos
    Posted Outubro 22, 2015 at 6:54 pm

    O Matheus joga tanto. Que craque. Daqueles jogadores cada vez mais raros que nos fazem levantar da cadeira e do sofá quando a bola chega aos seus pés.

    • SCPfan
      Posted Outubro 23, 2015 at 10:51 am

      Centenas deles….é assim que funciona!!!

    • Tiago Campos
      Posted Outubro 23, 2015 at 6:09 am

      E quantos jogadores já fizeram igual?

    • SCPfan
      Posted Outubro 23, 2015 at 12:57 am

      Infelizmente é exactamente isto que se passa. Se escolher portugal em principiomcomo tem muita qualidade o povo vai aceita-lo mas a verdade nua e crua é esta, independentemente do que venha a aconteçer!!! SL

    • PedroL
      Posted Outubro 22, 2015 at 11:18 pm

      Celso

      Tão pouco que escreveste e logo uma enorme calinada. Disseste.

      O problema de Matheus é o "vou deixar andar, se o Brasil me quiser eu tou me a lixar para Portugal, se não me quiserem então mais vale ir para a seleçao portuguesa. Enquanto nao sei o meu futuro deixo a porta aberta aos dois.

      Tratar assim Portugal como segunda escolha é o que faz a situaçao desprezivel, não é o talento de Matheus.

    • Celso Araujo Martucho
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:12 pm

      Carlos Tomé
      Disses-te tudo e mais alguma coisa.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:05 pm

      Matheus tem tudo para ser um caso sério e para ser mais um jogador de topo lançado pelo Sporting, se a cabeça acompanhar o seu talento. Ainda há uns dias, aqui, neste blog, numa noticia em que Matheus dizia que ponderava jogar pela seleção portuguesa, fiquei estupefacto com alguns comentários que subvalorizavam o Matheus e em que se subentendia que era um jogador mediano. Fiquei estupefacto porque eu quando não conheço algo, não opino para não parecer um ignorante. Falar daqueles termos ridiculos sobre um jogador com este potencial revela isso mesmo.

      Carlos Tomé

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:00 pm

      Sem dúvida nenhuma, em Portugal temos dois miúdos (Rúben e Matheus) que daqui a uns anos serão top mundial.

      André Martins

Deixa um comentário