Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Manuel José: «Cada vez que Ronaldo fala entra mosca ou sai asneira»

Não está em causa a qualidade de Ronaldo, há muito que defendemos que é o melhor jogador português de sempre, e o facto desta afirmação ser de Manuel José é apenas um pormenor, já que na nossa opinião é um treinador algo limitado, aliás é habitual “opinador” num painel em que um dos comentadores lhe dá 30 a 0, e por outro lado é conhecida a sua postura de tentar sempre ter impacto com declarações bombásticas muitas vezes para as pessoas ainda se lembrarem que ele existe e colocarem o seu nome como potencial seleccionador. Mas esta participação de CR7 no Brasil merece um debate. O craque do Real Madrid esteve mal dentro de campo e fora dele também não demonstrou ser o capitão que a equipa precisava, é certo que não disse nenhuma mentira ao afirmar que a actual selecção tem falta de qualidade, mas a maneira como o expôs publicamente foi errada. E quando juntamos a isto a sua postura no final do Mundial 2010, algo se passa. Não quer dizer que por termos um capitão X ou Y os resultados sejam obrigatoriamente diferentes, mas parece claro, e isso até se nota na qualidade de futebol (o nosso morreu em 2006…já os últimos anos do “burro sou eu” tinham sido fracos), que com Figo dentro e fora de campo a liderança era diferente. Dentro de campo era um elemento que se dava sempre ao jogo, nunca se escondia, tinha a iniciativa e carregava a equipa, e fora dele soube afastar-se de algumas novelas desnecessárias.
Manuel José em entrevista à TSF não poupou nas críticas a Cristiano Ronaldo, depois da eliminação portuguesa no Mundial. “É um jogador fantástico mas cada vez que fala ou entra mosca ou sai asneira”, referiu o antigo treinador de Sporting, Benfica ou Boavista. “Andamos a ostentar o ‘Melhor do Mundo’ como se fosse um anel de brilhantes que nunca tínhamos tido. Os outros jogadores foram completamente subalternizados. Ronaldo veio dizer que nunca acreditou na equipa. Se não acredita na equipa, não acredita nos companheiros”, concluiu o antigo seleccionador de Angola, realçando ainda que Portugal foi a selecção que se apresentou em piores condições físicas no Brasil.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 8:11 pm

    Sim, o Figo foi um exemplo, aliás, a ida direta para o balneário após ser substituído contra Inglaterra no Euro 2004 é uma referência.
    A qualidade do futebol também sempre foi deslumbrante, tal como em 2002, melhor do mundo e lesionado (tal como Ronaldo), deu imenso à seleção com uma prestação brilhante.
    Aquela renuncia à seleção, ocorrendo depois um volte face quando o caminho já estava trilhado foi também exemplar.
    Também nunca disse mal publicamente de Ronaldo, para não alimentar novelas.
    Melhor que isto tudo é a chamada "Geração de Ouro", liderada pelos carismáticos, pelos senhores, pelos grandes homens tal como os Figos e Rui Costas só ter conseguido resultados significativos e de forma constante a partir de 2004, quando a estes se juntam os Decos, os Ricardos Carvalhos e os Ronaldos da vida (coincidência só pode!).
    Como diria o mal amado scolari, que nem foi campeão do mundo, nem nos levou a uma final e duas meias finais, "e o burro sou eu?"

    Ass: João

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 4:30 pm

    Beto, Patrício e Anthony Lopes, Sílvio, Figueiras/Pereira, Neto/Rolando, Paulo Oliveira, Pepe e Ilori; Coentrão Antunes; William, Veloso/Danilo Pereira, Adrien, Moutinho; João Mário, M.Fernandes, Nani, Rony Lopes, Mané, Bruma, Rafa, Ronaldo e Danny

    Euro 2016…se tivermos um seleccionador de jeito entretanto.

    Ass: Carlos Barbosa

  • João
    Posted Junho 28, 2014 at 4:00 pm

    Fez um Mundial ridículo, como capitão esteve normal, ao mesmo nível de mandar calar os adeptos em Braga ou mandar a braçadeira de capitão para o chão porque o Nani lhe "tirou" um golo bonito, numa extensa série de repreensões permanentes aos colegas quando tentam, arriscam qualquer outra coisa que não seja passar a bola ao menino para, generalidade das vezes e principalmente durante o Mundial, fazer asneirada.

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2014 at 11:51 am

    Ronaldo – melhor jogador

    Ricardo Costa – melhor capitão

    aliás o Ricardo e talvez o Beto( sendo que este nao tem experiência a nivel de seleção nem muito jogos por isso fica fora do baralho) são os unicos que apresentam caracteristicas de bons lideres! na defesa … pelas atitudos e pela falta delas nenhum tem perfil … no meio campo são tudo trabalhadores mas ninguem é lider … no ataque com tantas variações era impossivel ter ali um capitão (tirando ronaldo mas esta nao tem perfil)

    o capitão nesta seleção teria que ser alguem com capacidade de "fazer frente ao ronaldo" e ter coragem de o chamar a razão quando fosse preciso …

    Mr.Green

  • Dinis Lopes
    Posted Junho 28, 2014 at 2:44 am

    Vindo do Sr. Manuel José esta de quando alguém abre a boca ou entra mosca ou sai porcaria devia fazer parte da sua autobiografia. .. Ridículo como quer aparecer, o Ronaldo, não é mais nem menos que os outros é certo, vamos ver uma coisa, afinal não foi o mesmo que convocou alguns destes pés de chumbo, acompanhados de um ou outro jogador que deu a braçadeira ao Ronaldo? Será que foi ele que se auto proclamou capitão? Será que foi ele que insistiu e obrigou a jogar limitado, ou em ambos os casos aceitou a decisão de alguém, daqui a pouco foi ele que deixou o William no banco ou convocou o Vieirinha, o André Almeida, ou o Postiga. . Deve andar tudo doido… Já agora qual de vós é que recusava a braçadeira da seleção, se um qualquer louco lhe desse essa honra?!?!? Tudo serve para atacar o homem, por bem menos valor naturalizou a campeã do mundo e da Europa um dispensado do Braga, mas é o que temos… Respeito às opiniões mas sinceramente, o homem quando tirou a ligadura ou caiu ou lá o que foi ainda se via a localização das infiltrações, mas como diz o outro o pior cego. .. Já agora iam dar a braçadeira a quem ao Meireles? Pelo menos era o capitão mais colorido de sempre, ou ao Moutinho? Que era para ter que ir buscar um banco para o árbitro o ver, para mim na ausência de líder devia ter – se melhorado o disponível, não é de todo impossível melhorar essa função, mas se este treinador é tão limitado, o que se esperava????

  • Nuno R
    Posted Junho 28, 2014 at 12:58 am

    Ronaldo nunca será um capitão. Capitanear uma equipa hoje em dia é algo de corriqueiro, até porque os jogadores passam cada vez menos tempo nos clubes, mas "antigamentes" era coisa de responsabilidade. Havia algo de liderança naquela braçadeira.
    O problema é que a selecção está construída à volta de CR (aliás, os comentadores dos jogos usam diversas vezes a expressão "selecção de Ronaldo"), tanto a nível mediático como táctico. É confrangedor todos os jogadores procurarem CR, como se estivessem munidos de um radar sensível apenas ao madeirense. Ordens do treinador, ou reflexo pavloviano (que devia ser corrigido pelo treinador) não sei, mas o facto é que Ronaldo é o Rei-Sol, e os restantes elementos da selecção (Bento incluído) são meros subalternos da sua corte.

  • Nuno R
    Posted Junho 28, 2014 at 12:53 am

    Engraçado que falem no Figo… em 2002 era o nosso melhor jogador, mas foi participar no Mundial lesionado (mesmo lesionado, andou lá a mancar), um pouco à imagem de Ronaldo.
    Figo é um tipo muito mais inteligente que Ronaldo, teve um postura low-profile, sempre foi mais respeitado no Mundo do futebol (era aquilo a que se chama na gíria um "senhor"), e isso via-se no campo. Os árbitros respeitavam mais Figo (lembrem-se do jogo vs Holanda) do que alguma vez respeitarão Ronaldo.
    No entanto, nunca deixou de gerir a sua vida em torno das verdinhas, e cometeu muitos erros por isso, a começar pela célebre dupla assinatura de contratos em Itália. Trocou o Barcelona pelo Real, enfim, foi uma decisão de carreira, aí há pouco a dizer.
    A nível de selecção, sempre foi um líder, no campo e no balneário. Neste último ponto, sempre tentou vetar o Deco, e depois fez a sua retirada, faltando à fase de apuramento, mas regressando para a fase final. Ou seja, está longe de ser um poço de virtudes.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 1:20 pm

      Exactamente.

      Uma coisa é o Figo homem. Outra coisa – completamente diferente – é o Figo capitão da selecção, e nesta última não se lhe pode apontar nada.

      Não sei porque é que muita gente teima em pôr as duas no mesmo saco.

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 10:57 am

      Completamente de acordo.

      O Figo não era nenhum exemplo de amor á camisola, ou aos clubes, era profissional e fez sempre o melhor para ele, sendo a única coisa criticável quando assinou pela Juve e Parma ao mesmo tempo mas aí era um puto influenciável…

      Agora como Capitão? Perfeito. Era um tipo inteligente que quando falava era respeitado e admirado por colegas, adversários e mesmo árbitro e que fazia uma coisa que Ronaldo nunca vai fazer punha a equipa a jogar com a sua classe e tranquilidade.

      Ronaldo é muito melhor jogador mas como Capitão é péssimo, porque apesar de ter quase 30 anos é um 'puto' mimado só com areia naquela cabeça e que para além da sua qualidade futebolística parece ter uma personalidade um pouco oca. 3 penteados em 3 jogos mostram que a inteligência não abunda.

  • F Sousa
    Posted Junho 28, 2014 at 12:42 am

    Quando o Ronaldo marcou 4 e meteu quase sozinho a selecção no mundial era ver o Manuel José de lacinho a facturar nos programas de televisão… Agora já sabe mais que os outros.

  • Kafka I
    Posted Junho 28, 2014 at 12:37 am

    No Futebol actual confunde-se muito "melhor jogador" com "melhor capitão" e isto é válido não só para a Selecção Portuguesa, como para a Argentina, e para uma série de clubes e Selecções, e por norma essa "confusão" dá sempre mau resultado, porque nem sempre o melhor jogador do plantel é o melhor capitão, como é o caso óbvio do Cristiano Ronaldo, que indiscutivelmente é o melhor jogador da Selecção, mas nem de perto é o melhor capitão…e eu diria o mesmo para o Messi por exemplo, que é capitão da Argentina, e não lhe vejo grande capacidade para tal…

    Se quiserem ver o que é realmente um capitão de equipa, percam uns minutos para verem a entrevista genial, de um génio do Futebol, de seu nome, um dos heróis do Maracanazo, e vejam a forma arrepiante como ele fala do seu capitão, o Sr. Obdulio Varela

    https://www.ionline.pt/artigos/desporto-mundial-2014/ghiggia-havia-tal-matateu-dios-mio-ele-jogava

    Deixo só aqui uma pequena parte

    "Exmo.?

    Varela é uma instituição, um senhor, o verdadeiro capitão.
    ….
    No início da segunda parte, Brasil 1-0.

    Exactamente, por Friaça. Enquanto os brasileiros entraram numa histeria colectiva sem fim, o Varela foi à nossa baliza com a maior das calmas e saiu de lá a bater a bola no chão, rumo ao meio-campo. Ao passar por nós, ia dizendo: "Isto só agora começou. Eu ainda quero ir festejar o título em Copacabana. Acompanham-me?'"

    Mas aconselho vivamente a todos lerem a entrevista, é arrepiante e define na plenitude aquilo que é um verdadeiro capitão de equipa

    PS: Já agora a título de exemplo, no tempo do Eusébio, tanto no Benfica como na Selecção, era indiscutível que o Eusébio era de muito longe o melhor jogador da equipa, mas nunca foi capitão, porque o capitão, o verdadeiro líder era o Coluna…ao

  • Ricciardo
    Posted Junho 28, 2014 at 12:30 am

    O Que se passa em Portugal com Ronaldo, passa-se exactamente igual na Argentina com Messi…
    independentemente da qualidade dos jogadores que o rodeiam, é idolatrado como se fosse Deus e todos os outros são subordinados…

    Na verdade isso não é culpa dele, isso ocorre porque não há um presidente da federação com personalidade forte, nem um seleccionador nacional autoritário…

    Quanto ao resto, Ronaldo não disse nenhuma mentira, a Selecção é mediana, e os jogadores surgiram em má forma, o Ronaldo até jogou lesionado… não se pode imputar culpas a um jogador que se disponibiliza para jogar lesionado porque mesmo lesionado…

    Haverá sempre quem critique o Ronaldo por várias razões, seja por clubite ou inveja, ou até para ser noticia, porque Ronaldo vende seja que tema for…

  • Pedro Almeida
    Posted Junho 28, 2014 at 12:15 am

    É verdade que o ronaldo nao esteve ao seu melhor no mundial e tambem ja toda à gente devia ter-se apercebido que o ronaldo nao possui liderança para incentivar os colegas.
    Para além disso neate mundial ronaldo nao hogou na sua posiçao, visto que jogou a 10/9.5, posiçao que nunca jogou na vida. Este foi um dos erros crassos de paulo bento, primeiro porque ronaldo é extremo e náo um vagabundo em campo, depois ronaldo é um tipo de jogador que precisa de espaço, ora para isto acontecer ronaldo nao pode jogar no meio contra equipas que se fecham-se bem e pressionam o portador da bola. Se o paulo bento quisesse jogar com o ronaldo no meio devia te-lo posto a ponta de lança, e trocar o eder pelo varela,desta forma a flanco esquerdo ja podia ser protegido pelo lateral e pelo extremo e não averia uma autoestrada.Alem disso a entrada de varela para o onze faria com que portugal conseguisse provocar alguns desiquilibrios, pois varela iria tentar ir no 1 contra 1, coisa que nani fez uma vez( no jogo dos usa) em 3 jogos.
    A portugal faltou criatividade a meio cpo e teria de ser os extremos a dá-la, só que nani não deu, apenas passava para trás, ronaldo jogou no meio e varela jogou os minutos finais dos jogos. O erro de paulo bento ao nao utilizar um extremo esquerdo fez com que a equipa estivesse dependente da criatividade de nani e joao pereiara(so que ambos foram 0) e para alem disso faria com que o lateral esquerdo subisse muito e deixasse o correor exposto, e alias como foi o veloso o lateral, este nao dava produndidade e so fez jogo direto.
    Paulo bento teve outros erros, na concatoria(faltava quaresma, pois podia desbloquear as partidas, nelson oliveira, muito melhor que eder e apesar de nao ter jogado muito, nem eder nem postiga jogaram mais que ele e ele tambem marcou alguns golos ate se lesionar na primeira metade da epoca. Antunes, por razoes obvias, adrien, talvez fizessr melhor que meireles mas era uma incognita), na organizaçao tatica ja que nos jogos a equipa parecia nao ter mecanismos e tambem acho que lhe faltou liderança oara inspirar a equipa.
    Para alem do p bento tambem a federaçao falhou, o estagio foi pessimo e ter mos chegado em ultimo ao brazil fez com que nao nos acustomasse-mos ao clima a tempo do jogo contra alemanha.
    Mas agora é pensar no futuro e renovar a equipa. Estas sao as minhas propostas:

    Gk-Patricio,Anthonio lopes, jose sá/mika/bruno varela
    Dd-Silvio, cedric/diogo figueiras/miguel lopes andre almeida
    De-coentrao,antunes/guerreiro/rafa
    Dc-Pepe,neto,rolando,vezo/llori/paulo oliveira
    Mdf-william, danilo pereira/andre almeida( nao me lembro de bons jogadores para esta posiçao)
    Mc-moutinho, adrian/ruben amorim, joao mario/andre gomes/castro
    Mco-bruno fernandes, ronny, bernardo silva(espero que pelo menos um exploda até aobeuro 2016 pois portugal precisa de criatividade)
    Ed- nani, bruma/cavaleiro/ricardo
    Ee- ronaldo, horta/helder lopes/mane
    Pl-nelson oliveira, eder/bebe, paciencia/outros sub 21

  • Pedro Barata
    Posted Junho 28, 2014 at 12:04 am

    Figo "soube afastar-se de novelas desnecessárias? Já se esqueceram do caso da naturalização do Deco?

    • João
      Posted Junho 28, 2014 at 3:57 pm

      Entre tantos outros. Outro "capitão na mesma linha". Se bem que o Rui Costa também tenha feito fraca figura nessa altura.

  • Kacal l
    Posted Junho 27, 2014 at 11:42 pm

    Primeiro: o CR7 disse verdades, puras verdades, só não devia ter falado naquilo de que podia ficar em casa, etc, etc, aí esteve mal.
    Segundo: o CR7 é um "et" do futebol, mas não é o capitão perfeito, longe disso.
    Terceiro: o Manuel José até tem razão, mas disse de uma forma grosseira e ele próprio não diz muita coisa que interesse, desta vez transmitiu a ideia certa, mas não da forma mais correcta.
    Quarto: Eu também prefiro o Carlos Daniel como comentador.
    Quinto: Eu idolatro o CR7 como jogador, sem duvida, mas não o conheço pessoalmente e não vou dizer mais nada, mas concordo que falam demasiado dele e esquecem-se do resto dos jogadores e isso não é positivo, nem para ele, nem para os colegas.

    É esta a minha opinião.

    • Kacal l
      Posted Junho 28, 2014 at 2:12 pm

      Parker,

      Eu não entendi o que queres dizer com isso, se leste bem o meu comentário, em geral, eu disse que o CR7 é um excelente jogador, mas não é um bom capitão, que ele disse algumas verdades, mas exagerou, e que falar nele e só nele não ajuda ninguém, pelo contrário.
      Disse também que o Manuel José tem razão, mas que não se expressou da melhor maneira, mas que prefiro o Carlos Daniel a comentar, nada mais.

      Não sei para que falar no Mourinho…

    • Parker
      Posted Junho 28, 2014 at 1:11 am

      Se fosse o Mourinho a ter dito isto já tavas todo contente Kacal

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 27, 2014 at 11:33 pm

    Ronaldo sempre foi um péssimo capitão. Não é de agora. Já na altura a sua nomeação foi feita por critérios de marketing e não de liderança. Ronaldo é a galinha dos ovos de ouro da FPF. Aliás uma análise atenta consegue perceber que quase todos os patrocinadores de Ronaldo são também patrocinadores da Seleção. (A Nike continuará como sponsor até Ronaldo sair, aliás já na última renovação a proposta da Nike tinha sido inferior à da concorrência).
    Desportivamente o problema mantém se. Ninguém ousa pôr em causa o capitão porque efectivamente ele é de longe o melhor e aqui realmente não é mentira nenhuma, o resto da Seleção é fraca. Salvam se mesmo os restantes jogadores do Real.
    Ronaldo será posto no seu lugar quando aparecer na Seleção alguém que seja tão determinante do que ele. Um médio talentoso que espalhe magia ou um ponta de lança que marque golos…e aí sim teremos ou teríamos (porque não acredito que isso aconteça rápido ) um jogador fantástico como é o Cristiano ao serviço do colectivo e não o contrário como acontece hoje, o Cristiano Ronaldo futebol clube

  • Alexandre
    Posted Junho 27, 2014 at 11:15 pm

    Mas o Ronaldo disse alguma mentira? Agora é fácil criticar a convocatória, mas antes já se tinham apontado dúvidas. Porque não levou Adrien, Antunes, Bébé, ou quem sabe Rony Lopes, Mané, apesar de novos, não se devem levar jogadores em melhor forma física, especialmente numas condições climatéricas em que a parte física é determinante? Porquê levar Hélder Postiga, André Almeida, o próprio Raul Meireles?
    Porquê Paulo Bento não lançou William Carvalho mais cedo em particulares na seleção?
    A renovação da seleção podia ter sido feita com calma, mas agora vai ter de ser mais forçada e Paulo Bento não é a pessoa indicada.

    • Kacal l
      Posted Junho 27, 2014 at 11:43 pm

      Sem contar com outros consagrados que estavam em boa forma e ele não os levou, estou a falar do Quaresma e do Danny, obviamente.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 27, 2014 at 10:47 pm

    O Ronaldo não disse mentira nenhuma. Também é verdade que ele não tem nem terá perfil para ser capitão da selecção e não o devia ser, mas ele não toleraria tal. Por fim, também é verdade que a idolatria à volta de Ronaldo é enjoativa e não o beneficia nem tampouco à selecção. Vê-se isso nas conferências de imprensa e no relvado.
    Finalmente o Manuel José, foi um pouco grosseiro, podia ter dito o mesmo com outra delicadeza, mas é o que ele é. E mais não digo.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 3:59 pm

      Jeremy,

      Compreendo o que dizes, mas honestamente, discordo.

      Sei que a maioria das pessoas discordará da minha opinião. Mas analisando objectivamente a qualidade dos dois onzes, sinceramente não creio que a diferença seja assim tão grande como se quer fazer parecer. Atenção que aqui estou simplesmente a falar de qualidade dos jogadores em questão. Não tenho a mínima dúvida que, por exemplo, se PB tivesse sabido trabalhar Nani psicológica e emocionalmente, o resultado final no jogador teria sido bem diferente.

      Portanto, analisando em termos de qualidade por sector (apenas estou a falar dos convocados, porque foram esses que nos levaram à final do Euro e às meias do Mundial:

      – na baliza estamos de acordo. Não há grande diferença;

      – na defesa, concordo que Miguel era melhor do que João Pereira, mas também acho que Coentrão é incomparavalmente melhor do que era Nuno Valente. No centro, Carvalho é claramente melhor que eles todos, mas em termos de dupla, não acho que sinceramente fiquemos a perder agora;

      – no meio-campo, como disse, é onde está a maior diferença, mas principalmente por causa de Deco. Não acho que Costinha tenha sido assim tão superior ao que é William, e apesar de ter gostado bastante de Maniche, também não acho que seja tão melhor jogador que Moutinho (jogadores diferentes, é certo, mas em termos de qualidade pura acredito que se equiparam);

      – no ataque, ainda temos Ronaldo, e não tenho grandes dúvidas que, se Nani tivesse sido bem trabalhado, não seria muito pior que o Figo dessa altura. Quanto ao ponta-de-lança, realmente ficamos a perder, mas lembro-me que não havia muita gente a dizer bem de Pauleta ou Nuno Gomes na altura, principalmente o primeiro (não tinha técnica, só marcava a equipas fracas, etc).

      Ou seja, tinhamos de facto melhor banco, mas o 11 não era, na minha opinião, assim tão diferente quanto isso. Creio que não é correcta a ideia que se anda a espalhar que essas selecções eram assim tão diferentes em termos de qualidade quando comparadas com a que temos de momento.

      Agora, o timoneiro era bem diferente. Tenho para mim que a melhor competência que um seleccionador pode ter está nos aspectos psicológicos e motivacionais, pelo pouco tempo que tem para trabalhar com a equipa do ponto de vista táctico. E nisso Scolari era infinitamente melhor que Bento. Foi algo que fez toda a diferença.

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 3:10 pm

      Van Basten,

      Estou em geral de acordo contigo, mas há aí um pormenor em que discordo completamente….

      Quando comparas a equipa atual com a de 2004 e 2006. Acho que a diferença é enorme.

      Na Baliza era comparável, mas era porque Scolari o queria, Ricardo e Patrício ou Beto são semelhantes mas Baía metia os 3 num bolso, nesse ano foi o melhor da Europa.

      A defesa era melhor, a dupla Andrade, Carvalho era melhor que Pepe, Bruno Alves. Carvalho era por essa altura com Nesta o melhor central do mundo e era superior (não por muito) ao atual Pepe, isto falando dos melhores, Andrade era muito melhor que Alves.

      O Miguel era infinitamente superior ao João Pereira, tal como o Coentrão era ao Nuno Valente, aí equivalem-se.

      O meio campo era tão melhor mas tão melhor que até parece mal a comparação. Era o meio campo campeão da Europa. Deco é o jogador que nos falta atualmente, um médio criativo. Basta ver que nesse ano o Pedro Mendes nem sequer foi, o mesmo Pedro Mendes era titular de caras na equipa atual.

      Depois um ataque com Figo, Ronaldo, Pauleta ou Nuno Gomes era bem melhor que o atual.

      E tinhas boas alternativas no banco como Paulo Ferreira, Meira, Petit, Simão ou Rui Costa (2004).

      A diferença era brutal. Essa equipa podia lutar por títulos esta não.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 2:51 pm

      Nem mais Kafka, tenho esse momento ainda bastante presente. E mais presente ainda tenho o momento de uma reportagem directa, ainda antes do jogo com a Alemanha, quando a adepta brasileira invadiu o campo, e Ronaldo pediu as imagens à RTP. Paulo Sérgio, da forma como reagiu nesse momento, parecia muito sinceramente uma adolescente à beira da histeria porque uma celebridade falou com um amigo dela. Essa ficou-me na retina mais do que qualquer outra, e deu o mote para uma cobertura absolutamente vergonhosa do Mundial por parte da estação de 'serviço público', no que toca à selecção.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 1:51 pm

      Não podia estar mais de acordo Van Basten…

      Ainda me lembro que houve uma reportagem na RTP (creio que foi do jogo da Alemanha) em que a noticia foi porque o Ronaldo durante o treino passou pelo jornalista da RTP e fez uma cara "engraçada" para a camara…e pronto isto foi tema de conversa e reportagem no grande área, ou seja, isto simplesmente é zero, representa ZERO, mas a RTP fez mesmo uma reportagem disto…

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 1:17 pm

      E não, o Ronaldo não tem, nem nunca terá, características mentais e de liderança para ser capitão. Foi simplesmente uma jogada para aumentar a sua preponderância na equipa (o que ainda tornou as coisas piores). É que é tão óbvio para todos que nem vale a pena perder mais tempo a discutir este assunto.

    • van Basten
      Posted Junho 28, 2014 at 1:15 pm

      Concordo plenamente com o comentario do Rui Miguel Ribeiro. E não sou benfiquista.

      A bajulação insuflada do Ronaldo neste Mundial foi das piores coisas que aconteceu à equipa. E podem apontar as críticas que quiserem ao jogador, mas nisto ele não teve culpa nenhuma. A culpa é da comunicação social patética que temos, que salvo raras excepções, de futebol percebem muito, mas muito pouco. Foi penoso assistir, dia após dia, a um mediatismo ridículo que se criou à volta de Ronaldo. Não era a selecção que estava em jogo. Eram Ronaldo e mais 22. Perfeitamente absurdo, e quando assim é, é lógico que o colectivo tem todas as condições para não triunfar. Apesar de terem tentado desviar a questão, imagino como os jogadores não se devem ter sentido a levar com isto constantemente. O 'grande' Paulo Sérgio foi, para mim, o pior enviado de sempre a cobrir uma fase final de uma grande competição. Se o Ronaldo piscasse o olho, isso era motivo de reportagem para mais uns 10 minutos. E isto não é exagero. De futebol percebe ZERO – impressionante as gralhas cometidas, jogo após jogo, nos relatos com que nos brindou. Ao lado dele, Tadeia dava a sensação de ser dos melhores peritos de futebol da Europa. Para mim, já que Paulo Bento não se vai embora, a única coisa positiva na eliminação de Portugal é que já não temos de levar com ele a relatar jogos. Espero sinceramente que não volte.

      Este Mundial estava condenado ainda antes do jogo com a Alemanha. Concordo a 100% com o Carlos Daniel quando disse, por várias vezes, que a selecção não podia ser vista como Ronaldo Futebol Clube, o que era exactamente aquilo que estava a acontecer. Mas alguém no seu perfeito juízo acha que isto não afecta a equipa?? Atente-se às selecções de 2004 e 2006. Não tínhamos, no geral, muito melhor equipa do que este ano, exceptuando o meio-campo, cuja diferença no entanto ficava bastante atenuada se tivéssemos colocado, desde o início, os três jogadores que colocámos frente ao Gana (PB uma vez mais a dar mostras da sua tremenda incompetência e falta de qualidade). A baliza não era melhor. A defesa não era melhor. O ataque também não era muito melhor. A diferença esteve no tratamento que foi dado à selecção nessa altura. Consequentemente, o espírito e união dentro da selecção também era muito maior (mérito aqui também de Scolari, que pelo menos nos aspectos psicológicos e motivacionais, dá uma goleada de todo o tamanho a Paulo Bento). Era uma equipa, e não Ronaldo e Amigos. Prefiria um milhão de vezes o Ronaldo que tínhamos nessa altura ao Ronaldo que temos agora, com todo o mediatismo que idolatração que acarreta.

      Estava claro que, desta forma, não iriamos nunca a lado nenhum. Nunca tivemos um conjunto em campo.

    • Pedro
      Posted Junho 28, 2014 at 10:38 am

      E os sportinguistas fazem do Ronaldo um Deus

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 12:38 am

      Excelente resumo Rui Ribeiro, subscrevo inteiramente

    • F Sousa
      Posted Junho 28, 2014 at 12:37 am

      2 benfiquistas pois claro, quem haviam eles de ser. Só os benfiquistas passam 95% do seu tempo na internet a procurar tudo o que seja espaço para comentar aquele Sportinguista que invejam da ponta do cabelo às unhas dos pés.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 27, 2014 at 11:13 pm

      Não diria melhor…

  • EBITDA
    Posted Junho 27, 2014 at 10:43 pm

    No Século XIX, o intelectual alemão Max Weber definiu 3 tipos de lideranças.
    Liderança Carismática: Assente na premissa de que já se nasce líder e com capacidades inatas. Ex: Jesus
    Liderança Autoritária: É-se líder por imposição, obrigatoriedade. Muitas vezes sem qualidade para tal. Ex: Hitler
    Liderança Democrática: É-se líder por eleição, pelas capacidades que demonstra. Ex: Luther King

    Ronaldo não se insere em nenhum destes tipos por uma razão muito simples, não é um líder.
    Fruto da sua mediatização e espírito rebelde/brincalhão, ele não consegue ser o "tal" que lidera e inspira os outros. A braçadeira de capitão foi endereçada por simples decreto institucional. Por ser um símbolo de Portugal, pelo estatuto, pela sua qualidade. Tal aconteceu não só com o Ronald mas também com o Messi.
    Não conseguem impôr o respeito, nem me parecem suficientemente inteligentes e eloquentes para saber usar as palavras certas no tempo certo.

    Quanto às declaração depois do jogo frente aos EUA, só uma pessoa que nunca jogou futebol na vida é que pode interpretar aquilo como negativo e maldoso. Aquilo que o Ronaldo fez foi a denominada "Psicologia Invertida". Quem já jogou futebol a um nível razoavelmente elevado (semi-profissional), sabe que a frase "não estás a jogar nada", é uma das melhores formas de incentivar e motivar os jogadores.

    • João
      Posted Junho 28, 2014 at 3:52 pm

      O Ronaldo muito provavelmente não conhece a palavra "psicologia" nem "invertida", mas boa tentativa..

    • David Gomes
      Posted Junho 28, 2014 at 4:07 am

      Concordo com os 2 primeiros parágrafos. No entanto penso que no terceiro você se estendeu ao comprido

    • m1950
      Posted Junho 27, 2014 at 10:51 pm

      Eu joguei a bola , sei que dizer a um colega que ele não está a jogar nada espicaça , mas a ideia dele não foi essa , foi mesmo lavar as mãos , "eu sou bom mas os outros não" , não houve psicologia invertida nenhuma … futebol não são teorias , e já chega de quererem mascarar o caracter do Ronaldo , que pensa apenas na sua autopromoção , como se viu quando marcou contra o Bayern… os jogadores do Real foram festejar o seu record… não o facto de estarem a ganhar no Allianz Arena.

  • Gonçalo Vargas
    Posted Junho 27, 2014 at 10:42 pm

    Afinal de contas quem é o Manuel José? E quem é o Cristiano Ronaldo?

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 2:10 pm

      Sousa, pela tua lógica, Bruno de Carvalho há muito que devia ter sido deportado para Moçambique (especialmente pela quantidade de asneiras que aquela boca profere) tal como é ridículo termos o angolano William Carvalho na selecção. E como é óbvio, é bom relembrar que Cedric ou Adrien nunca poderiam alinhar pela selecção dados os respectivos locais de nascimento (se bem que o 1º é qualitativamente fraco). Concluindo a tua lógica de raciocínio, o Sporting jamais poderá ser considerado um clube formador de portugueses (Nani, Quaresma, William Carvalho, Mané, João Mário, Semedo, Ilori, entre tantos outros).
      Da próxima, fecha a boca para não sair asneira.

      Zé Carlos

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 10:18 am

      F Sousa

      A tua cegueira é tanta que cais na ignorância, presumo que te estejas a referir ao Eusébio, e ele não era Português? que engraçado…tens noção quanto ridículo e principalmente ignorante acabaste de ser? Moçambique era território Português quando o Eusébio nasceu, era tão território Português como hoje em dia a Madeira e os Açores são, percebeste? ou queres um desenho?

      Ao ponto patético que chegam para defender sabe-se lá o quê…

    • F Sousa
      Posted Junho 28, 2014 at 12:38 am

      Cesk, sendo o Ronaldo o melhor jogador português de todos os tempos não é possivel ter sido o 2ª português de sempre. Especialmente se tiveres a falar de outro que nem português era.

    • Cesk Fazfebras
      Posted Junho 27, 2014 at 11:22 pm

      Se nao os conhece eu apresento-lhe…
      O Manuel José é treinador português mais titulado de sempre.
      O Ronaldo é o segundo melhor jogador português que eu tive a oportunidade de ver jogar ao vivo…

  • Paulopes
    Posted Junho 27, 2014 at 10:41 pm

    Quando as coisas correm mal aparecem sempre os papagaios…se estivemos no Brasil muito devemos a Ronaldo.

  • João Dias
    Posted Junho 27, 2014 at 10:40 pm

    Mas falta de qualidade onde? E quem?

    Tenho que vos dizer que só a Alemanha, Espanha e Bélgica tiveram mais jogadores nos 1/8 de final da Champions?

    E se o Porto e o Benfica tivessem passado esse número aumentava ainda mais.

    Se isto não demonstra a nossa qualidade, então…

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 10:48 am

      Este João Dias é incrível…

      Para além de andar sempre com esta treta dos nossos jogadores serem os melhores do mundo, Hugo Almeida ser bom (devido a um golo marcado á 10 anos), Varela um grande jogador por ser titular no Porto etc. Ainda vem para aqui mentir.

      Porque isso de só a Alemanha, Bélgica e Espanha terem mais jogadores nos 8ºs para além de não ser fator para avaliar a qualidade dos jogadores é uma pura mentira.

      Sò jogaram 6 Portugueses nos 8ºs: os 3 do Real, Paulo Machado (suplente no Olympiacos), Dany e Neto do Zenit. Nani, Bruma (lesionado) e Tiago nem sequer entraram em campo.

      A Inglaterra teve muito mais jogadores (só do United jogaram 7 Ingleses mais os do City, Chelsea e Arsenal), a Itália tb (plantel do Milan e os 3 do PSG), Holanda (Robben, RVP, Sjneider, Huntelaar, Van der Wield, De Jong, Emanuelson), França teve muito mais tb com os jogadores do PSG e os que jogam nas grandes equipas da Europa até da Turquia jogaram mais…

      Enfim para além de não perceber nada disto ainda é mentiroso.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 10:20 am

      João Dias,

      O Joseph Goebbels ao pé de ti era um menino

    • jose
      Posted Junho 28, 2014 at 1:36 am

      eu juro que quando leio isto tento não cortar os pulsos. então só existem 3 seleçoes europeias com mais jogadores de top que nós ? Mas isto é a serio ?

      1º porque é que é desde dos oitavos e não desde da fase de grupos ? não dava jeito era ?

      Mas portugueses que jogaram na champions houve: Neto,Danny,Pepe,Coentrao,Ronaldo,Tiago,Paulo Machado e Nani = 8( estão todos)

      Franceses—Ribery,rabiot,Menez,Matuidi,Camara,Varane,Jallet,Digne,Cabaye….= 9(e não estao todos)
      Ingleses—Terry,Jones,Cahill,Lampard,Rooney,Carrick,Wilshere,Oxlade, Milner,Hart…=10( e não estão todos)
      Italianos….Sirugu,Motta,Verratti,Balotelli,Poli,Bonera,Pazzini,Montolivio,Abate….9( e não estao todos)
      Turcos….Turan,Sahin,Kaya,Yılmaz, Bulut, Inan, Balta, Kurtulus…=8
      Holanda…van persie,sneijder,robben,van der weild,Huntelaar,Buttner,emanuelson,de jong..= 8

      E nem vou por os Russos. Polacos houve 6.

      Logo pela sua logica Portugal está ao nivel da Holanda e Turquia, e é inferior á Inglaterra,Italia, França e Russia.

      Mas algum dia se pode medir a força de uma seleçao pelos jogadores que participam na liga dos campeoes ??? Quando ai não estão representadas todas as equipas ???

      E despeço-me por aqui que já vi que consigo não vale mesmo a pena, cada tiro cada asneira.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:02 pm

      Factos são factos. Isto só vem demonstrar que só há 3 seleções com mais jogadores de top do que nós.

      E a Bélgica até podia estar com o mesmo número de jogadores que nós. Mas conto jogadores como Fellaini ou Alderweirld que praticamente não jogaram.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 10:51 pm

      Falo de países da Europa.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 27, 2014 at 10:48 pm

      Isso são estatísticas que pouco dizem…

      A Argentina por exemplo não teve mais jogadores que nós nessa fase da Champions, mas deixou o Tévez fora dos convocados e o Enzo Pérez no banco de suplentes.

      E posso dar muito mais exemplos..

    • Tiago Martins
      Posted Junho 27, 2014 at 10:42 pm

      Duvido que Portugal tenha tido mais jogadores do que o Brasil por exemplo….

  • Anónimo
    Posted Junho 27, 2014 at 10:33 pm

    Discordo absolutamente, grande Manuel José!
    Já ninguém pode pôr em causa a qualidade do CR, como é óbvio, e ele não o fez. O que disse é inteiramente verdade. E este senhor que há muitos anos anda aqui, respira futebol, na minha opinião, conhece-o como poucos. Até arrisco dizer que não me importava de o ver à frente da selecção, controlaria egos e seria o verdadeiro "chefe" da equipa impondo respeito, para além de não ter medo nenhum de fazer seja o que for independentemente de burburinhos fosse de quem fosse, importantíssimo para a nossa selecção.
    Em relação aos comentadores… muito gosto do Carlos Daniel, sabe o que diz, mas que o balneário faz diferença faz e isso Carlos Daniel não o tem.

    zlatan

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 12:56 pm

      Pois a questão é que o Rodrigo este ano jogou muito melhor que Cardozo alguma vez jogou.

      E antes que me venhas com os golos eles não são tudo para definir um avançado.

    • luis
      Posted Junho 28, 2014 at 12:42 pm

      Jeremy, o Benfica campeão deste ano fez menos 3 pontos que o ano passado. Essa questão não tem fundamento, como já o referi muitas vezes neste blog. A diferença residiu no facto do Porto não ter estado tão forte. O Cardozo, e parece que muitas pessoas se esquecem disso foi fulcral na fase inicial da época, onde marcou golos muito importantes.

      Qunato ao Mourinho, fui o maior critico deste neste blog, n vezes. Dar mérito às pessoas quando estão na mó de cima qualquer um o faz.

      Saber criticar é fácil, saber criticar com objectividade é que é mais dificil.

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 12:03 pm

      O que o Carlos Daniel disse do Cardozo foi que o Benfica devia jogar com dois avançados mais móveis como o Lima e o Rodrigo e se o fizesse teria mais hipóteses de ser campeão, pois no futebol atual é difícil encaixar um jogador como o Cardozo. Parece que estava certo…

      Quanto ao Messi ele sempre disse que o achava superior ao Ronaldo, tal como muitos comentadores e personalidades do futebol (a maior parte como se pode até ver nas eleições da Bola de Ouro) mas que o Ronaldo podia perfeitamente ganhar a Bola de Ouro e ele o ano passado defendeu que quem merecia ganhar era o Ribery.

      Claro que pode defender a técnica e o futebol bonito, ele apesar de se notar que prefere o estilo Barcelona do Guardiola ou Arsenal do Wenger deu muito mérito a Mourinho quando ele ganhou a Champions com o Inter.

      A diferença do Carlos Daniel para a maior parte dos comentadores em Portugal é que critica Mourinho e Ronaldo quando estes estão menos bem, isso é que faz impressão a muita gente.

    • luis
      Posted Junho 28, 2014 at 11:11 am

      O Carlos Daniel já disse frases como "Como é que é possível as pessoas gostarem do Cardozo, quando o máximo de golos que fez num campeonato foi 26?", ou "para mim o Messi ganhava a bola de ouro todos os anos". Para ser um bom comentador, não se pode ser faccioso, nem adotar uma pustura de defender o futebol bonito, só porque apreciamos técnica. Acho que tem muito conhecimento teórico do futebol, mas depois destas frases acho que não merece ser ouvido. Esse e o gago do B.Prata que não consegue dizer 5 palavras seguidas.

    • Fabio M
      Posted Junho 27, 2014 at 11:04 pm

      Carlos Daniel não jogou profissionalmente ou treinador, mas acompanhou o pai, que o foi. Não lhe é algo totalmente desconhecido, como se pode verificar em alguns dos comentários.

      E para ser um bom comentador de futebol, não basta conhecer e entender o jogo, é preciso saber expressar-se e já agora, estar actualizado e ter um conhecimento amplo de jogadores e equipas. Tirando o Freitas Lobo que faz da sua vida ver, escrever e falar sobre futebol, não vejo nenhum comentador com mtão bom conhecimento de jogadores e equipas a nível internacional.

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 27, 2014 at 10:54 pm

      Concordo, tem de haver um equilíbrio entre balneário e o futebol em si, e nisso Scolari era exemplar (também teve jogadores como Figo e etc. para o ajudar), visto que o futebol praticado não era tão organizado

    • m1950
      Posted Junho 27, 2014 at 10:44 pm

      Comentário perfeito.. balneario faz a diferença…

  • Filipe M
    Posted Junho 27, 2014 at 10:23 pm

    O que mais me custou foi a parte do "eu podia nem ter vindo ao Mundial. Tinha feito uma época muito boa com os troféus individuais e com a conquista da Liga dos Campeões". Como que a dizer "sabia que estava lesionado e mesmo assim vim prejudicar-me só para ajudar os miúdos". Esta falsa humildade é qualquer coisa agoniante. O rapaz jamais pode ser capitão da selecção.

  • Mah Med
    Posted Junho 27, 2014 at 10:20 pm

    Disse alguma mentira? , aquela postura depois do jogo com os EUA , do eu sou bom e os outros não prestam NUNCA pode ser postura de um capitão!
    So eu acho ridículo esta tentativa ridícula de alguns ex treinadores(Domingos , Costinha etc..) de desculparem esta performance horrível ? 70 % das pessoas eram criticas da postura deste seleccionador , nao ha opçoes? Antony Lopes , Ricardo, Cedric , Figueiras , Rolando, Jose Fonte( fez a 8 melhor dupla da premier), Antunes, Tiago( eu também renunciava se viesse a portugal para ser suplente do Ruben Micael), Adrien( melhor 8 da liga depois de enzo), Manuel Fernandes(PB diz que nao quer , mas o proprio ja o negou), Quaresma(quantos portistas o trocavam pelo Varela?) Danny( Deus na Russia , suplente em Portugal ) Bebe( pior que esta nao fica), Edinho(fez mais golos que Hugo Almeida) , Mane , Silvio , Mlopes, ficaram de fora que selecçao fraca somos , coitadinho do Bentolas …

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 27, 2014 at 11:50 pm

      Sim mas o José Fonte e o Bebé ainda precisam de dar aquele "salto", fizeram boas épocas mas não foram deslumbrantes (ok, a do José Fonte foi bem vistosa, mas o Bebé precisa de fazer melhor).
      Tecnicamente, o Edinho marcou 11 golos e o Hugo Almeida 13 no campeonato turco (mas o Edinho fez metade dos jogos), mas continuo a dizer que é discutível, devido a muitos fatores…
      Quanto ao Figueiras, preferia o Sílvio a ele, mas dada as circunstancias, optaria por levar um lateral-direito (Cedric) e um esquerdo (Antunes) substitutos, depois com jogadores como Ricardo Costa, Amorim e Veloso que fazem as laterais em casos extremos…
      Quanto ao Manuel Fernandes, foi um jogador importante no Besiktas, mas, à semelhança do André Martins no meu ver, não se viu muito, talvez estive desatento, mas não fez assim uma época que todas as pessoas comentassem, tudo bem que não interessa o que se diz, mas apenas quero dizer que fez uma época pouco vistosa…

    • Mah Med
      Posted Junho 27, 2014 at 11:28 pm

      Manuel Fernandes e absurdo porque ? Mane ok aceito e jovem , José Fonte esteve sempre a um bom nivel , Figueiras e superior a André Almeida, Edinho em 6 messes marcou mais golos que Hugo Almeida , Bebe seria uma opçao difernete e mais movel tambem nao deve a demorar para dar o salto , por isso…

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 27, 2014 at 11:10 pm

      Que tem o Manuel Fernandes?!

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 27, 2014 at 11:00 pm

      Wow… Alguns nomes são algo absurdos… Manuel Fernandes? Mané? M. Lopes? Figueiras, Fonte, Edinho, Bebé, Quaresma e Ricardo são algo discutíveis, na minha opinião…

  • m1950
    Posted Junho 27, 2014 at 10:18 pm

    Para voces o Carlos Daniel dá 30-0 ao Manuel José , isso é inocência , o Manuel José é quem mais sabe de futebol neste país , apesar dessas limitações como treinador serem reais , achei de mau tom a forma como descreveram o Manuel José , que é alguém de uma independência total , e as suas declarações vão sempre no foco de corrigir mesmo que cause celeuma , ele alerta e ajuda.

    Carlos Daniel para quem não jogou a bola , até aprecio , mas hoje em dia falam de futebol , quase como se fosse algo robotizado… ele até sabe , agora saber mais que o Manuel José… enfim

    Quanto ao CR7 , é só repararem , que ele focou : " Temos muitas limitações , o Pepe e o Fábio não jogaram" ( ele pretende dizer que os seus amigos do Real é que sabem jogar , esqueceu-se dos outros lesionados , deu por derrotada a equipa sendo que como capitão tinha de ser o ultimo a faze-lo. Depois faz uma declaração de interesses , a dizer que foi campeão europeu e para ele era fácil , bastava apenas não ir ao Mundial … isto diz tudo sobre o que pensa CR7 sobre a seleção.

    Centralizar a seleção num jogador destes , e ainda por cima entregando-lhe a braçadeira de capitão foi um erro terrivel , perdeu-se o espirito de seleção e sente-se que os jogadores estão quase intimidados perante a sua figura, basta ver o que acontece quando alguém toma iniciativa individual e ele não quer isso… o raspanete que dá , Nelson Oliveira ficou de fora da seleção por causa de CR7( não obstante a sua fraca qualidade , é melhor que Éder certamente)

    O Ronaldo entrou mais desconfiado da equipa neste jogo do que a propria equipa nele , por isso nao goleamos , os golos anormais que ele falhou… foram simplesmente por falta de confiança – melhor falta de crença , a equipa limitada deu-lhe todas as condições para fazer golos e dar o apuramento a Portugal.
    Eu como Portugues e Sportinguista , estou simplesmente farto do estilo de ser de Ronaldo , que tem uma sede de protagonismo insaciavél , e o marketing então a sua volta é simplesmente cómico.

    O caracter da persona , está logo a vista , quando armou a cena do choro com o filho a aparecer a frente na bola de ouro , o facto de ter levado a familia toda ( eu que anjo não sou , ele sabia que ganhava ). Nem vou escavar no discurso onde se lembrou de agradecer a 2 pessoas muito importantes para ele : Eusébio e Nelson Mandela (marketing puro e absurdo) , e esqueceu-se de Aurelio Pereira e Alex Fergunson.

    Este ultimo paragrafo vou dar o ponto , o mesmo capitão que disse: " a equipa tem muitas limitações" , foi o mesmo que a seguir a um jogo com Israel , disse que talvez não fosse bom tanta gente nova… ou seja ele influenciou Bento , nesta loucura de nucleo duro.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 10:24 am

      Ia escrever um comentário , mas voçê disse tudo…..
      Eu penso que a Figura "imponente " de ronaldo na seleção condiciona de facto os restantes jogadores ..
      Veja-se os raspanetes que dá aos outros.. quem é ele para dar raspanetes a quem quer que seja , até onde eu sei na seleção todos são jogadores…. Quando é ele a errar não se vê ninguém a discutir..
      O circo que a CS monta em torno do ronaldo e o seu markting é ridículo , os jogadores embora não o demonstrem devem ficar descontentes com a seleção . dá a ideia que a selação é só Um , eu não me sentiria feliz…
      Aliás Ronaldo destroí um pouco o sentido coletivo e jogo coletivo da equipa…
      Por outro lado Ronaldo não deve ser o capitão , são características que nascem com a pessoa , e o ronaldo não as aparenta ter .. Talvez Moutinho ou Bruno Alves fossem melhores soluções…
      Quanto ao Manuel José Nao concordo com O Visão de Maercado , e penso que ele seria melhor selecionador que o Paulo Bento …Impendindo certos abusos

    • RhaiL
      Posted Junho 28, 2014 at 9:12 am

      M1950 os meus parabéns, não podia concordar mais. Manuel José é o unico treinador em Portugal que pode acabar com esta selecção dos amigos do Ronaldo.

    • Kacal l
      Posted Junho 27, 2014 at 11:37 pm

      Eu gosto destas pessoas que falam como se soubessem do que se passa por dentro do futebol ou como se conhecessem o CR7 pessoalmente, eu falo por mim e não sei mais do que ninguém, mas enfim…

    • João Rodrigues
      Posted Junho 27, 2014 at 11:00 pm

      Subscrevo totalmente que grande analise. E tudo verdade.

    • Anónimo
      Posted Junho 27, 2014 at 10:47 pm

      Mas independentemente de tudo isso ser verdade…ou não, o que é certo é que foi ele que marcou os 4 golos que levaram Portugal ao Brasil! Mas isso já é passado…

      Concordo sim com o facto de não ter o perfil ideal de um capitão, e só o é por ser de longe o nosso melhor jogador, um dos mais antigos, e por não haver outro indiscutível no 11 melhor que ele nesse aspecto. Falta-nos actualmente um Figo ou um Fernando Couto, e mesmo o Moutinho, está longe destes 2 senhores do futebol português.

      Bruno M.

  • Tiago Martins
    Posted Junho 27, 2014 at 10:14 pm

    Ronaldo é de longe o melhor jogador português, mas não têm as características necessárias para comandar uma equipa (João Moutinho seria o meu eleito). No entanto, será recorrente nos próximos tempos diversas críticas à selecção nacional, já que somos um país onde a mentalidade que impera é – quando há sucesso, está tudo bem; quando há insucesso está tudo mal.

    Eventuais mexidas para 2016

    Eduardo – Anthony Lopes
    Ricardo Costa – Tiago Ilori
    Bruno Alves – Rolando
    André Almeida – Cedric Soares
    João Pereira – Sílvio
    Raul Meireles – Adrien Silva
    Silvestre Varela – Bruma
    Hélder Postiga – Antunes
    Vieirinha – Rony Lopes
    Miguel Veloso – Bruno Fernandes
    Hugo Almeida – Bebé

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 12:57 am

      O Rolando em 2016 deve estar jeitoso…O Cancelo se começasse a jogar a sério,seria uma alternativa muito melhor que André Almeida ou Cedric.

    • João Lains
      Posted Junho 27, 2014 at 11:22 pm

      Com o Bruma não restam dúvidas. É o maior talento a seguir a Ronaldo é Nani. Se for bem orientado, o que ainda é possível, terá lugar nas melhores equipas do mundo.

    • Anónimo
      Posted Junho 27, 2014 at 11:18 pm

      De facto há aí algumas mexidas que não podem passar de "eventuais".
      Cedric? O Almeida é fraco, mas o Cedric é ainda pior.
      Tiago Ilori? Só podes ser o empresário dele, pois Ilori provou nas últimas competições (sub 19 e sub 20) que se enganou na profissão. Ter Ilori na selecção era um insulto a qualquer jogador de distrital.
      Rolando? É medíocre simplesmente.
      Depois temos ainda Bruma e Bebé que são verdadeiras incógnitas. O primeiro tem muito talento mas pouca cabeça. Além de que, mais tarde ou mais cedo, a sua verdadeira idade (19 anos? Em cada perna só se for) reflectir-se-á na sua capacidade física. Bebé por seu turno, precisa de demonstrar que tem estaleca para se manter no topo e consequentemente, livrar-se de todo o peso do salto gigantesco que deu.

      Zé Carlos

    • Daniel Alexandre
      Posted Junho 27, 2014 at 11:02 pm

      O Bruma, o Rony Lopes e o Bruno Fernandes depende da sua evolução, de resto concordo (talvez o Pepe pelo José Fonte?)…

    • Tiago Martins
      Posted Junho 27, 2014 at 10:37 pm

      A questão é que são dois elementos algo descontrolados dentro de campo, principalmente o Pepe.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 27, 2014 at 10:31 pm

      Claro que isto é exercício bastante subjectivo, pois depende muito da evolução/aposta em alguns jogadores (Bernardo, Mané, Nélson Oliveira, Vezo, Paulo Oliveira, Raphael Guerreiro, João Mário, Danilo Pereira etc. são jovens a seguir com atenção).

      No entanto, consigo deslumbrar aquele que devia ser o esqueleto da selecção nos próximos anos, constituído pelos madrilenos Pepe, Ronaldo e Fábio Coentrão, João Moutinho e William Carvalho.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 27, 2014 at 10:26 pm

      À frente do Moutinho, para mim havia o Pepe e Bruno Alves.

  • João Dias
    Posted Junho 27, 2014 at 10:13 pm

    O Ronaldo não é o melhor jogador português de sempre. Esse título pertence ao cavalo lusitano Luís Figo.

    Pensam que o Figo se atreveria a dizer o que o Ronaldo disse no final do jogo com os EUA em 1998 quando Portugal nem sequer se apurou para o Mundial 1998?

    Tem demasiado nível para isso. Era um senhor dentro e fora do campo.

    A nossa seleção morreu em 2006? Em que se basearam para dizer isso?

    Não concordo nada mas pronto.

    • João
      Posted Junho 28, 2014 at 3:47 pm

      Parece que há muita gente que já se esqueceu do "se for para ir lá perder prestígio, renuncio à Selecção"

      Que senhor! Que capitão! Que líder! Que exemplo!

      Estamos tão mal de capitão que até o Pesetero já virou exemplo, coisa ridícula.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 12:46 pm

      "Não passa pelos meus objectivos ser presidente do que quer que seja em Portugal. Como não quero ter problemas, nem uma vida agitada, acho que é melhor estar em casa tranquilo", disse Luís Figo, à margem de uma visita a uma escola bairro da Bela Vista, em Setúbal.

      “A única coisa que posso dizer é que, quando quiser mais problemas, regresso a Portugal”, acrescentou Figo, desagradado com a ligação do seu nome ao caso Taguspark e à campanha de José Sócrates nas últimas legislativas.

      "Estou um bocado queimado em relação a Portugal, pelo menos por causa dos últimos acontecimentos em relação à minha pessoa”, afirmou Figo, acrescentando, por outro lado, que não está desiludido com o futebol português. "Adoro Portugal, adoro os portugueses, mas gosto mais de mim."

      O que tem isto de mal? É mentira? Quem aqui nunca disse que Portugal está uma m….?!
      Ao menos não nos quer chular como outros que lá andam! As pessoas só vêm aquilo que lhes interessa!

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 12:09 pm

      Já não se fazem capitães como o Figo ou o Rui Costa.

      Como disse Henry Miller…"O verdadeiro lider não tem necessidade de liderar…" e esse é um dos problemas de Ronaldo.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 12:00 pm

      “A única coisa que posso dizer é que, quando quiser mais problemas, regresso a Portugal". Foi o que o grande SR. Luis Figo disse à uns tempos. Ele sente mesmo Portugal e esta sempre disposto a ajudar…

      Flávio

    • Jeremy
      Posted Junho 28, 2014 at 11:14 am

      O Figo não queria saber dos clubes e sinceramente não o critico. Isso dos dois contratos foi uma má atitude mas tb, como foi dito, há que ver que era um 'puto' influenciável.

      Tirando isso pouco mais há a apontar. Trocou o Barca pelo Real, sabem porquê? Porque era o melhor jogador da equipa e era o 4º ou 5º melhor pago, ele falou com o presidente na altura para lhe subir o salário e ele não o fez. Para além disso não pressionou ninguêm, o Real pagou a cláusula e ele assinou. Tudo legal.

      Agora como Capitão? Era tudo o que se pedia. Um líder, um tipo respeitável que era admirado por companheiros, adversários e mesmo árbitros, porque era um exemplo de atitude e de classe.

      Nessa geração eram 5 ou 6 jogadores com esse perfil, Jorge Costa, Couto, Paulo Sousa, Rui Costa, JVP, etc. Infelizmente agora não temos nenhum.

      O Figo tinha outra coisa que Ronaldo nunca vai ter: Personalidade. Acham normal um tipo que tem quase 30 anos em 2 semanas mudar de penteado 2 vezes porque sabe que toda a gente o está a ver. Ou andar com bonés a dizer CR?

      Epá eu não sou psicólogo mas para mim isso faz-me parecer que o Ronaldo continua a ser um miúdo com pouco caráter que basicamente está preocupado em promover-se e promover a sua imagem.

      O Figo também o fazia, com os anúncios e tal, mas nunca foi essa a sua prioridade.

      E tenho muitas dúvidas que o Ronaldo já tenha feito mais na seleção do que aquilo que o Figo fez, nos clubes é indiscutivelmente melhor mas nunca jogou uma grande competição por Portugal em que fosse um dos melhores do torneio como foi o Figo em 2000.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 10:48 am

      Uma serie de anos…O Figo foi proibido de ir para Itália por 2 anos.
      Prejudicou alguém sem ser a ele próprio? Estamos a falar de um jogador com 20 anos em 1995…Quem garante que a culpa foi dele? Quem garante que não foi do empresário? É por causa disso que tem mau carácter? Estou mortinho por saber que mais exemplos seriam esses. Ridículo no mínimo querer fazer de Figo uma má pessoa quando foi um exemplo de jogador,com uma postura que Ronaldo nunca terá por exemplo,tanto dentro como fora dos campos.

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 10:08 am

      Ricardo Ricard

      "O Figo foi um exemplo fora dos relvados"????

      Assinar 2 contratos em simultâneo é exemplo para alguém? ele para além de ter demonstrado não ter palavra (infelizmente algo normal dos dias de hoje), demonstrou também nem sequer ter assinatura (demasiado grave e dai ter ficado proibido de jogar em Itália uma série de anos)…e podia estar aqui a dar mais exemplos, mas penso que basta este que dei, que o define por completo, ou seja, é um Homem que não tem honra, nem palavra e nem sequer "assinatura" tem…se isto é exemplo para alguém, muito mal vai o Mundo…

    • Kafka I
      Posted Junho 28, 2014 at 1:29 am

      Filipe M, excelente comentário, subscrevo na integra..

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 1:03 am

      O Figo foi um exemplo de jogador dentro e fora dos relvados. Essa história de trocar o Barcelona pelo Real é coisa de miúdos.

    • Filipe M
      Posted Junho 27, 2014 at 11:49 pm

      João Dias,

      Figo foi um extraordinário jogador de futebol. O melhor da sua geração na posição que ocupava. Fui fã e apreciador do que fazia no campo.
      Já em relação ao homem Luìs Figo não consigo dizer o mesmo. Aprecio mais outro tipo de pessoas com um carácter diferente (ou que tenham algum). Figo tem muitas das características que eu abomino no ser humano.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:37 pm

      Filipe M,

      Não és grande fã do Figo, pois não?

    • Filipe M
      Posted Junho 27, 2014 at 11:24 pm

      O cavalo lusitano abdicou da selecção para regressar mais tarde quando o apuramento já estava conseguido. Ou seja, abdicou de jogar os jogos de apuramento.

      Figo era tão senhor que quando o "seu" Sporting sofreu um golo do clube dele, foi o jogador que mais exuberantemente festejou no banco de suplentes, tendo inclusivamente dado um salto que terá danificado a estrutura. Foi a cabeçada mais famosa do "pastilhas".

      Figo trocou o Barça, onde era símbolo e capitão pelos rivas merengues.

      Ainda jovem, Figo começava a demonstrar a sua grandeza ao assinar por dois clubes italianos. Ficou impedido de actuar em Itália por um período significativo de tempo.

      A vida de Figo sempre foi gerida mediante dois valores: o escudo e a peseta. Com a chegada do euro, tornou-se mas simples.

      Apresento-te Luìs Figo, o "pesetero". Não o deves conhecer.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:18 pm

      João Lains,

      Gostei do teu comentário.

      Mas estava-me a referir às características de capitão. O Figo tinha muito mais amor à camisola que o Ronaldo e tinha muito mais nível.

      Imaginas o Figo a dizer que tínhamos uma seleção fraca em 1998 quando nem para o Mundial no apuramos? Tem demasiado nível para isso.

    • João Lains
      Posted Junho 27, 2014 at 11:02 pm

      Mas desde quando é que as palavras fazem de um jogador melhor ou pior? Um verdadeiro capitão é alguém que já nasceu com essa postura, essa capacidade de liderança. E que eu saiba Ronaldo nunca demonstrou isso. Mas quem é que o nomeou? Além disso, esse super jogador que era o Figo não foi capaz de liderar uma seleção que contava com Rui Costa, Baía ou Fernando Couto, num grupo que contava com os todos poderosos EUA, Polônia e Coreia de Sul. Mais, essa centralização da figura do Ronaldo, não é ele que a promove, é a imprensa e todos nós que depositamos as nossas esperanças nele. Depois ele tem o tratamento que se conhece. Depois do jogo com a Suécia era unânime que era o melhor do mundo e melhor português de todos os tempos, agora é o suposto melhor do mundo que estava obrigado a ter 100% de eficácia com o Gana. É verdade que podia ter marcado, foi uma exibição incaracterística da sua parte, mas só temos de o lamentar.

    • Blasted
      Posted Junho 27, 2014 at 10:52 pm

      Figo era tão senhor fora de campo que não teve qualquer problema em trocar o clube onde era capitão pelo seu maior rival.

  • Julio
    Posted Junho 27, 2014 at 10:13 pm

    claro que Ronaldo está longe de ser um grande capitão, mas com a infância/juventude que teve não se pode pedir que seja um Figo nesse aspecto de grande liderança. Ronaldo envelhece, mas não deixa (em alguns aspectos) de ser um rebelde adolescente com enorme ambição e competitividade.

    Infelizmente temos actualmente uma selecção onde faltam esse tipo de referências e Ronaldo, um pouco como Messi na Argentina (por exemplo no Brasil acho que mesmo que Neymar ganhe ainda mais estatuto nunca tirará a braçadeira ao Thiago), tem que ser o líder nesta geração.

    Mas enfim, é um problema menor no meio da escassez de recrutamento, pouco espaço para jovens portugueses na 1ª divisão, excesso de estrangeiros em camadas jovens, etc…

  • Rabensandratana
    Posted Junho 27, 2014 at 10:12 pm

    Ronaldo para mim nunca teve características para ser um líder de balneário, todas as pessoas sabem que é um excelente jogador mas falta-lhe atitude e respeito perante os colegas de selecção.

    Nunca gostei do Manuel José mas não posso estar mais de acordo com o que disse.
    Volto a frisar os meios de comunicação em Portugal só falaram no Ronaldo, o Ronaldo mudou o corte de cabelo, o Ronaldo foi ao wc, o Ronaldo está com gelo na perna, etc. Os outros jogadores nada.

    Eu sugeria aos meios de comunicação que fizessem uma equipa exclusiva de "Ronaldetes" é um dos motivos porque esta selecção não joga patavina, liderança fraca, seleccionador ainda pior e um Presidente que cometeu um erro de principiante (renovação do Tranquilamente Teimoso).

    Escusado será dizer, o Manuel José todos os anos tenta enterrar sempre os seleccionadores nacionais, isto para que um dia chegue a sua oportunidade. Sinceramente espero que nunca chegue, estou farto de treinadores polémicos e que gostam de mexericos. O Manuel José também já tinha crucificado o Carlos Queiróz. É um oportunista de 2ª.

  • Antonio Ferreira
    Posted Junho 27, 2014 at 10:09 pm

    o "comentador que dá 30 a 0" ao manuel josé é o carlos daniel certo? gosto muito de o ouvir falar..

    • Helder Silva
      Posted Junho 28, 2014 at 12:36 am

      Concordo com as vossas opiniões Mário e António Ferreira. Gostava das opiniões do Carlos Daniel, coerentes e criava um clima boa onda. Mas ouvi uma ou duas vezes o programa onde ele entra neste mundial, e não gostei. Além de discordar aqui e ali com a forma dele pensar, o que não gostei mesmo foi o facto de interromper várias vezes quem estava a falar para contrariar, parece não aceitar bem a opinião de outros convidados, que tal como ele são convidados e têm direito a opinião, e muitos deles são treinadores, que hão de saber mais que um jornalista ou treinador de bancada como eu… Mas…

      Quanto ao Manuel José, ele tem um estilo à antiga, gosta de por o dedo nas feridas sempre que fala, mas uma coisa é certa, ele tem um vasto conhecimento de futebol, para o qual têm contribuído as suas passagens por clubes onde o futebol ainda está em desenvolvimento, e por seleções de qualidade mais fraca onde é preciso fazer muito com pouca ou nenhuma qualidade, tanto de jogadores como em termos de condições de trabalho. E o que ele diz costuma ser sempre acertado, nós é que muitas vezes não gostamos de ouvir… Fica-me a dúvida se tem as competências técnicas necessárias para assumir o cargo de selecionador, se o perfil dele não é muito forte, e se estava disposto a acabar com os interesses instaurados. E é por este último ponto que eu acho que ele nunca vai chegar à Seleção, porque era capaz de não ceder a algumas pressões e quem lá está não quer correr este risco.

    • Antonio Ferreira
      Posted Junho 27, 2014 at 11:42 pm

      eu acho é que ele por vezes se "entusiasma" e chega a interromper os outros comentadores a contradizê-los, e eles não apreciam muito isso.. é assim que ele entra em pequenas discussões, nomeadamente com o bruno prata

    • Anónimo
      Posted Junho 27, 2014 at 10:45 pm

      É verdade que é um bom comentador, mas nestas ultimas análises foi um bocado tendencioso e sentiu-se que não era aquilo que ele pensava. Talvez por ser a pessoa que é, tenha que ter alguma contenção nos seus comentários.
      Mário

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 27, 2014 at 10:18 pm

      Óbvio.

  • Marcelo
    Posted Junho 27, 2014 at 10:08 pm

    Este Manuel José é das pessoas que mais detesto do futebol, e já o detesto aos anos, é um ignorante que pensa que sabe tudo.

    Quanto ao CR7, toda a gente sabe que ele esteve mal, não devia ter dito o que disse, mas deve ser frustrante para ele num dia ter Bales, Benzemas e Di Marias ao pé dele e no outro levar com Postigas, Andrés Almeidas e Raul Meireles etc, no entanto isto nao desculpa em nada o que ele disse, ele é o capitão de equipa(não concordo que seja) e devia aprender a ser minimamente um líder.

    • Artur Matias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:40 pm

      Efetivamente não tem muita "finesse" ao falar, mas ao menos também não enrola como todos os outros. Já chateia de tanto pacto de não agressão.

      Será que a selecção vai ser condecorada ao chegar?

    • Mah Med
      Posted Junho 27, 2014 at 10:24 pm

      Ignorante? Das ultimas 2 vezes que falou a selecção teve prestações franquissimas

  • Miguel
    Posted Junho 27, 2014 at 10:07 pm

    mas alguém pode acreditar no que quer que seja quando se joga com andré almeida, raul meireles, joao pereira, helder postiga ou hugo almeida??para agravar ainda mais temos um bentolas de risco ao meio no banco que não patavina da coisa…estar lá ele ou o queiroz é exactamente a mesma coisa

    digam-me uma única meta acima do "mínimo exigível" que a selecção tenha conquistado com o bentolas…ganhou 5-0 á Espanha num jogo amigável..só…nada mais…Alemanha, Espanha, Russia…perdeu sempre ou quase sempre, e com exibições a roçar o ridículo…não renovou a equipa e é um pau mandado do jorge mendes (no jogo contra os EUA deve ter ligado ao mendes ao intervalo a perguntar se podia por o William e tirar o almeida…é a única explicação que encontro para ter aguentado o almeida em campo por mais 15 minutos, sabendo que estava em dificuldades)…esse anedota está lá a mais…chamem alguma velha raposa do futebol português, ou pelo menos alguém que perceba mais de futebol que o bento (não é difícil de encontrar)

    • Miguel
      Posted Junho 28, 2014 at 3:30 pm

      Rui Patrício??só um dos melhores guarda redes do campeonato e o melhor português??
      Nani??só um dos melhores extremos de sempre da selecção?
      Éder??mas temos melhor que ele??

      não os colocava no mesmo lote que os que descrevi

    • David Gomes
      Posted Junho 28, 2014 at 3:47 am

      Uma selecção que se preze não pode ter tantos jogadores desse nível? Que dirá a Costa Rica… Os nossos jogadores nem são muito maus. O pior é o resto, desde a falta de vontade destes à fraca qualidade do seleccionador

    • Anónimo
      Posted Junho 27, 2014 at 11:06 pm

      A esse primeiro parágrafo têm ainda que ser adicionados nomes como Rui Patrício, Nani, Éder, Bruno Alves ou Veloso. Uma selecção que se preze não pode ter tantos jogadores deste nível. Simplesmente não pode.

      Pedro Miguel

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 27, 2014 at 10:05 pm

    Ronaldo é capitão para se sentir importante, é capitão por "estatuto".Já mostrou por mais que uma vez, que não tem o perfil que um capitão deve ter, ponto.
    Nestas declarações falou como eu falava, ou outro adepto qualquer, temos uma selecção mediana, com 2/3 elementos acima da média e mais 2/3 jogadores de qualidade e o resto é fraco ou muito fraco… mas um capitão não pode dizer isso do seu grupo, ainda para mais com um jogo ainda por disputar e com muitos mais no futuro próximo!

    Quanto ao Manuel José, é ridículo, só quer dar nas vistas e muitas vezes parece-me frustrado com a carreira que teve.

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2014 at 3:58 pm

      Não me parece justo criticar Ricardo Costa pelo menos quando falando deste Mundial. No jogo com os USA foi de longe o dono da defesa e repetidamente andou a tapar buracos enquanto o "Bixo" Bruno Alves andava a demorar 10 minutos para se levantar cada vez que caia. A "Baixa" qualidade técnica dos jogadores da nossa seleção não é desculpa para os mau mundial tendo em conta seleções como Costa Rica e México (Este 2º que chegou a alinhar com jogadores de 2ª divisão na defesa), culpo sim a péssima preparação fisica e a compelta desmoralização do grupo.

      Abraço

      G.F

    • Bernardo Louro
      Posted Junho 28, 2014 at 11:29 am

      João Dias, desculpa, mas Futebol não deve ser o teu ponto Forte.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2014 at 12:53 am

      João,eu lembro-me do golo…Só estava a querer perceber se queres resumir uma carreira com um golo,ou um grande golo. O Almeida até podia marcar um golo desses por ano…continuava a ser medíocre!

    • jose
      Posted Junho 28, 2014 at 12:45 am

      A parte que eu mais gostei João Dias foi " como é que um jogador que joga no Porto pode ser fraco", percebe-se logo tudo o que o senhor não percebe disto.
      Então para si Licá, Abdoulaye, josue devem ser grandes craques tambem jogam no porto.
      Andre Almeida ou Andre Martins por exemplo tambem para si devem ser craques mundiais tambem jogam nos outros grandes.

      Mas o cumulo mesmo é dizer que o Hugo Almeida até é razoavel porque um dia a marcar um livro conseguiu mandar uma bica ao angulo. A serio que o senhor acredita nas coisas que escreve ?

      Mas no meio disto tudo devemos continuar a ter melhor banco que a Belgica.

    • my bloguerddu
      Posted Junho 28, 2014 at 12:14 am

      Parece que se esqueceram que o Ronaldo ja demonstrou em várias ocasiões o bom capitao que e algo que o ajudou inclusive a ser melhor jogador, por isso acho algo injusto o q dizes.

    • André Costa Gomes
      Posted Junho 27, 2014 at 11:51 pm

      Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos, mas o pior capitão de todos os tempos também. Não tem o perfil para isso

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:27 pm

      João Lains,

      Mas dou-te razão. O Hugo Almeida está longe de ter qualidade para jogar pela seleção.

      Elogio o Postiga mais pela eficácia.

      Não me intrepetem mal :(

    • Pedro Alves
      Posted Junho 27, 2014 at 11:21 pm

      Varela é fraco? Essa é muito boa. Se não fosse o fraco do Varela, em 2012 não passávamos da fase de grupos do Euro e neste Mundial, saíamos do Brasil com 0 pontos. Fraco é o João Pereira, o pior lateral que a seleção já teve, um tipo que não sabe cruzar uma bola… em 10 cruzamentos neste mundial, 9 saíram pela linha lateral do outro lado ou pela linha de fundo e um foi para a área. Mas eu compreendo a razão pela qual diz que o Varela é fraco, a mesma pela qual diz que o Moutinho é banal, que o Simão era fraco e que o Quaresma é, também ele, um jogador fraco…

      O Varela já saiu do Sporting há muito tempo, a frustração ainda não passou?

    • João Lains
      Posted Junho 27, 2014 at 11:19 pm

      João Dias, continua a bater com a cabeça nas paredes, pode ser que um dia alguém consiga escutar o que dizes. Por favor, avaliar um jogador por um golo que fez há 10 anos atrás. Raios, mas tu não viste a nossa seleção, não viste o quão fracos somos?

    • zenuno
      Posted Junho 27, 2014 at 11:15 pm

      Esses dados do Postiga são de quando?

      Para de ser tão patriota que até te fica mal.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 11:14 pm

      Ricardo,

      Refiro-me aquele golaço ao Inter.

      Foi considerado o golo do ano.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 27, 2014 at 11:05 pm

      Essa do melhor golo é para rir,não?

    • Anónimo
      Posted Junho 27, 2014 at 11:02 pm

      Partilho precisamente da tua opinião Luis Rafael. É verdade que devemos ser realistas nas ambições, contudo, a actual selecção é de facto fraca, tendo alguns jogadores muito fracos.
      Meireles já foi bom mas neste momento é muito fraco. Hélder Postiga ou Hugo estão igualmente no lote, sem nunca terem de lá saído. E se formos a avaliar pelas exibições rubricadas neste mundial, o role é extensível a quase todos os jogadores, com Bruno Alves, Pereira, Éder, Veloso ou Nani a encabeçarem a lista.
      Portanto não há que relativizar os factos. Se esta selecção não fosse fraca, era sinal que nenhuma mudança seria necessária. O que é totalmente oposto ao verificado.

      Zé Carlos

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 10:51 pm

      O Ricardo Costa é o capitão e o líder de uma das equipas mais prestigiadas de Espanha… É fraco?

      O Postiga é o único jogador que temos que joga melhor na seleção do que no seu clube. 18 golos em 24 jogos na seleção. Melhor que Ronaldo.

      E não foi um grande golo qualquer. Foi o melhor do ano. Superou golos de grandes craques para obter essa nomeação.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 27, 2014 at 10:43 pm

      Tudo depende do nível que pretendes.

      É óbvio que o Varela não é péssimo, mas se formos exigentes e rigorosos, temos de admitir que uma selecção vencedora, não pode ter em Varela um jogador considerado como "não fraco".

      Um grande golo na Liga dos Campeões, faz de um jogador, um bom jogador? Essa é nova…

      Temos outros como André Almeida, Helder Postiga, o próprio Meireles (actualmente), Ricardo Costa, que fizeram jogos como titulares neste Mundial, e que naquilo que eu quero para a minha selecção, não chegam. São fracos.

    • Tiago Martins
      Posted Junho 27, 2014 at 10:40 pm

      Não vás por aí. O Beto (Benfica) também marcou uns golaços e era um jogador medíocre.

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 10:33 pm

      Como é que um jogador que joga no Porto é fraco?

      Admito que o Hugo Almeida não é nada por aí além mas posso-te recordar que ele marcou o melhor golo da Champions League do ano 2005. Repito. Da Champions League.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 27, 2014 at 10:28 pm

      Fraco – Varela
      Muito fraco – Hugo Almeida

    • João Dias
      Posted Junho 27, 2014 at 10:20 pm

      Fraco ou muito fraco? Diz-me 1.

  • Fábio Teixeira
    Posted Junho 27, 2014 at 10:03 pm

    Já não treina a Seleção nos próximos 10 anos.

Deixa um comentário