Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Manzambi volta a brilhar e Suíça passa em 1.º; Bósnia conseguiu 3.º lugar

Imagem: FIFA

Suíços correspondem ao favoritismo e vencem o grupo, muito por culpa da qualidade de Manzambi. O médio do Friburgo, que nem começou o Mundial como titular, marcou, assistiu e encheu o campo com a sua energia, deixando todas as indicações que é um craque que só vai parar quando chegar ao topo. Já a Bósnia deverá ter garantido a passagem como um dos melhores terceiros e ainda não foi desta que o Qatar conseguiu vencer um jogo em Mundiais. Atenção aos jovens Alajbegovic (o melhor em campo) e Bajraktarevic, extremos talentosos que prometem subir o nível da Bósnia como seleção nos próximos anos.

A Suíça garantiu o 1.º lugar do Grupo B ao bater o Canadá por 2-1. Ambos os golos surgiram na 2.ª parte, com Ruben Vargas a abrir o marcador logo aos 46′ e Manzambi a ampliar pouco depois. Promise ainda reduziu mas o Canadá, apesar de ter apertado, não consegui fazer o 2-2. Com este desfecho, os suíços ficarão à espera de um dos melhores terceiros (neste momento seria a Bélgica), enquanto o Canadá passou direto no 2.º lugar e vai defrontar o 2.º classificado do Grupo A (Chéquia, Coreia do Sul ou África do Sul). Já a Bósnia bateu o Qatar por 3-1, o que não chegou para garantir o apuramento direto, mas deixa-os bem encaminhados para ser um dos melhores terceiros. Alajbegovic, aos 29′, e um auto-golo de Al Brake aos 34′ deram vantagem aos bósnios. Al-Haydos reduziu para os qataris antes do intervalo, mas

XI Suíça: Kobel; Jaquez, Elvedi, Akanji, Rodríguez; Freuler, Xhaka; Manzambi, Sow, Vargas; Embolo.
XI Canadá: Crépeau; Johnston, Fougerolles, Cornelius, Laryea; Buchanan, Choinière, Saliba, Ali Ahmed; Larin, David.

XI Bósnia: Vasilj; Malić, Katić, Radeljić, Kolašinac; Bajraktarević, Šunjić, Bašić, Alajbegović; Demirović, Džeko.
XI Qatar: Abunada; Miguel, Khoukhi, Issa Laye, Al-Brake; Abdulsallam, Fathi, Boudiaf; Al-Haydos, Edmílson, Akram Afif.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

8 Comentários

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 24, 2026 at 9:13 pm

    Manzambi é futebol puro. Que cavalo. O impacto que está a ter neste Mundial é assinalável e só hoje foi titular.

    De resto vitória justa da Suíça, pese a reacção final entusiasmada do Canadá. Este resultado acaba por ser importante por permitir 9(!) dias de descanso aos Suíços, enquanto o Canadá fica com apenss 3 (joga já no dia 28) e perde o fator casa.

  • Kacal
    Posted Junho 24, 2026 at 9:14 pm

    Manzambi vai ser um daqueles desconhecidos (não é um completo desconhecido para todos, joga no Friburgo e já o vimos bem na Liga Europa, mas para alguns deve ser e não está ainda muito cotado) que se destaca no Mundial e ganha uma transferência após a competição. Cheira-me que já nem continua no Friburgo esta época. Ainda por cima a Suíça passou aos 16 avos. Só tem 20 anos e é um belo jogador já, muito potencial. E com o destaque que está a ter interessados não devem faltar e acho que alguém baterá a nota ao Friburgo porque o Mundial leva a loucuras!

  • Tiago Silva
    Posted Junho 24, 2026 at 9:32 pm

    Este grupo A acabou por ser mais entretido do que esperava. Tivemos empates no final logo na primeira jornada para abrir bem a contagem, a Suiça e o Canadá mostraram ser as melhores equipas mas a Bosnia e o Qatar mostraram ter alma.

    Na segunda jornada a Suiça e o Canadá confirmaram o seu favoritismo com goleadas. Certo que o Canadá a jogar contra 9 mas não deixando de ter dado muito boas indicações.

    No terceiro jogo foi o do desempate. Suiça a superiorizar-se hoje frente ao Canadá, mas o Canadá a mostrar grande alma e estiveram até perto de marcar. Na Bósnia, lançaram finalmente os 2 criativos de inicio e juntaram Demirovic que é um panzer lá na frente e Dzeko e o processo ofensivo acabou por fluir.

    A Suiça tem uma equipa sólida, mas longe de espetacular. Poderão sonhar um pouco porque o Manzambi está a voar e podem usar essa confiança para chegarem mais longe. O Canadá perdeu o jogador mais importante do meio-campo e vai perder o fator casa, cá para mim perdem já nesta próxima ronda. A Bósnia também acredito que passe nos melhores terceiros, mas não me parecem ter argumentos para mais.

    Quanto ao MVP do grupo, claramente o Manzambi. Um cavalo, corre com uma potencia e sempre com ideias na cabeça e qualidade técnica para executar essas ideias a alta velocidade. Tinha colocado como surpresa deste Mundial mas está a exceder as minhas expectativas, um craque!

Deixa um comentário