Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Marega aproxima FC Porto do Sporting; Margem mínima voltou a ser suficiente para os azuis e brancos; Mumin esteve desastrado

FC Porto 1-0 Vitória SC (Marega 49′)

O FC Porto cumpriu frente ao Vitória e está agora a 4 pontos do Sporting, além de manter a vantagem de 6 em relação ao Benfica. Marega até perdeu dois duelos com Varela mas fez a diferença com o golo do triunfo, num jogo em que os azuis e brancos repetiram o resultado diante do Nacional. Já os vimaranenses até assustaram nos minutos iniciais, mas pouco testaram Marchesín, e na fase em que o campeão nacional estava mais encolhido as substituições de Bino acabaram por prejudicar a sua equipa. Mumin fica diretamente ligado ao resultado pelo erro no golo, tendo ainda somado mais 2-3 lances desastrosos.

FC Porto – Dragões cumprem e conseguem colocar-se a 4 pontos do líder Sporting, além de manterem a distância para Benfica e Sp. Braga. Conceição devolveu Otávio e Marega ao XI e apostou em Nanu na lateral direita, mas o conjunto de Conceição sentiu algumas dificuldades na 1.ª parte para entrar no bloco do Vitória e criar ocasiões. Contudo, no 2.º tempo o campeão nacional trouxe outra agressividade e acutilância, encostou os vimaranenses às cordas desde cedo e aproveitou um erro de Mumin para chegar ao golo da vitória. Até final, os Dragões limitaram-se a gerir e controlaram as operações. Individualmente, Marega foi o herói e mostrou-se mais disponível do que nas últimas partidas; Taremi buscou bem a profundidade, mas esteve perdulário, enquanto Corona e Otávio estiveram desinspirados. No miolo, Sérgio Oliveira parece longe do fulgor que já apresentou esta época, ao passo que Uribe apresentou a habitual agressividade na reacção à perda de bola da equipa. Na defesa, Nanu voltou a denotar muitas limitações técnicas, Manafá também criou pouco com bola, mas ambos estiveram seguros a nível defensivo, em conjunto com os centrais. Nota final para Díaz e Francisco Conceição, que vieram agitar (o jovem extremo até acertou na barra), assim como Toni Martínez, que ajudou a manter a acutilância no ataque.

Vitória – Exibição muito aquém dos vimaranenses, que regressam aos maus resultados. Bino apostou num 3-4-3, mas, apesar do Vitória até ter entrado bem, criando perigo em algumas incursões na área contrária, faltou discernimento para definir e executar melhor no momento do último passe e do remate. Por outro lado, o sector defensivo continua a comprometer (desta vez foi Mumin a oferecer um golo). Individualmente, Bruno Varela foi a melhor unidade, apresentando sempre uma grande sobriedade na baliza; Jorge Fernandes foi a unidade mais assertiva da defesa, mas os restantes elementos ficaram muito longe do exigível. Estupiñan foi engolido pelos centrais contrários, Edwards esteve desastrado e Rochinha complicou em demasia os lances. No miolo, André André falhou vários passes, nunca conseguindo ligar os sectores da melhor forma, enquanto Sacko e Mensah demonstraram as suas limitações técnicas quando subiram no terreno. Já André Amaro cometeu alguns erros derivados de abordagens erradas. Pior esteve Mumin, que entregou o “ouro” e ainda esteve perto de oferecer mais 2 ou 3 golos. Nota final para as alterações promovidas por Bino, que não surtiram efeito, nomeadamente Lameiras, Holm e Mikel, sendo que os dois últimos entraram na melhor fase da equipa no 2.º tempo, o que acabou por travar esse momento.

XI FC Porto: Marchesín; Nanu, Mbemba, Pepe, Manafá; Corona, Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio; Marega, Taremi

XI Vitória: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Amaro, Abdul Mumin; Sacko, André André, Pepelu, Mensah; Edwards, Rochinha, Estupiñán.

93 Comentários

  • Macaco
    Posted Abril 23, 2021 at 3:31 pm

    Aquele duelo do golo… cheirou tanto a gato… o defesa quase nem corre… O Marega não é assim tão veloz… se fosse o Diaz… Isto cheira a colinho.. Aguas turvas estão a ser navegadas…

  • Joao Silvino
    Posted Abril 23, 2021 at 10:51 am

    Que pobreza aquele 6 do Vitória… A equipa não esteve muito melhor que ele sinceramente, espanta-me como é que estão em 6º, se calhar fala pela qualidade da nossa Liga. Ou então…

  • RAFA86
    Posted Abril 23, 2021 at 10:22 am

    Acho que ninguém tem duvidas que o porto nao perde mais jogo nenhum até ao fim da época com muita ou pouca dificuldade vai ganhar os jogos e talvez empate com o benfica, de resto no minimo fica em segundo lugar e quem sabe….

  • Targinator
    Posted Abril 23, 2021 at 9:59 am

    As velhas teorias da conspiração. Sou vitoriano e sempre me habituei a isto, fosse nos tempos de escola, seja no emprego, seja entre amigos, seja lá onde for. Os vermelhos acham sempre que o Vitória “abre as pernas” aos azuis e os azuis acham sempre que o Vitória “abre as pernas” aos vermelhos. Este ano vemos alguns verdes a achar que também “abrimos as pernas” também. Enfim, algo típico de pessoas que pensam que o campeonato é apenas uma prova para definir qual de duas (quiçá três) equipas sai por cima e o resto são os peões que facilmente se deixam “comer”. Claro que nem todos os adeptos (sejam eles azuis, vermelhos ou verdes) são assim, não é suposto servir a carapuça a todos, que fique bem vincado.

    Relativamente ao Mumin: não tem estado bem, não foi apenas este jogo. Se tivessem visto o jogo da semana passada, diriam que o Vitória “abriu as pernas” ao Santa Clara, visto que fomos salvos por um fora de jogo de 6cm numa jogada absurda também com o Mumin envolvido. Este golo que consentimos contra o Porto é totalmente escusado, não é fácil perder assim mas a verdade é que, embora a exibição do Porto não tenha sido boa, a nossa foi pior ainda e obviamente que aceito este resultado.

    Por fim, quero só dizer que não concordo com o que o Visão de Mercado fala do André Amaro. Tem 18 anos apenas, tem tido bons apontamentos e, mesmo com as suas falhas (repito, tem 18 anos), mostrou coisas bastante interessantes num jogo contra um candidato crónico ao título (é preciso ter-se maturidade para não tremer em jogos como este).

    O Vitória não tem jogado bem, isso é ponto assente. Mesmo quando os resultados eram positivos, não fazíamos grandes exibições. Algo tem que mudar porque temos bons jogadores que, neste contexto, estão uns furos abaixo do que podem mostrar a nível exibicional. O Edwards não passou a ser fraco. O Rochinha tem estado muito bem, diga-se. O Lameiras tem crescido, poderá ser um ativo interessante para a próxima temporada. O Quaresma pode não ter a energia de outrora, mas continua um grande jogador. André André também. André Amaro e André Almeida dão-nos também esperança. Mas há sectores que precisam urgentemente de serem reforçados, principalmente na defesa. Por fim, o ponta de lança. Estupiñán já mostrou ter qualidade. No entanto, temos que perceber o estilo de jogo da equipa. Ele enquadra-se bem com um extremo como o Quaresma, que coloca muitas bolas na área. Com malta como Edwards ou Rochinha, ele passa muito em branco, são jogadores que exploram quase sempre os espaços interiores. Os únicos que acabam por cruzar são os nossos laterais. Infelizmente, são terríveis a fazê-lo. Tudo isto para dizer que temos que perceber (e isto faz-se com o treinador que preparar a próxima temporada) qual o estilo de jogo que se quer implementar e construir um plantel à volta disso. Se assim não for, vamos ouvir sempre a conversa do “precisamos de implementar um novo projeto, este tem que ser um ano zero” e, no final da época, vemos mesmo que foi um “ano zero” (zero títulos, zero qualificações para provas europeias). Aguardemos os próximos capítulos da história.

    • lipe
      Posted Abril 23, 2021 at 3:02 pm

      Queria só dar os parabéns pelo primeiro parágrafo. Como adepto do Braga, não pude ficar indiferente.

    • For Dummies
      Posted Abril 23, 2021 at 1:48 pm

      Nota para o André Amaro, concordo com a tua exposição.
      Jovem e com potencial, bem mais feroz e cumpridor do que Mumin e até o J. Fernandes no cômputo geral, a meu ver.

    • For Dummies
      Posted Abril 23, 2021 at 1:47 pm

      Para muitos, infelizmente, é preferível e mais fácil cair nas teorias de conspiração do que acompanhar os jogos das equipas e fazer um raciocínio lógico.
      Depois dizem gostar de futebol, mas no fundo é só da(s) equipa(s) que apoiam.
      Faz-me lembrar o auto-golo de um jogador do Vilaverdense há uns tempos no CPP ou o auto-golo de um jogador do Gil há 2 ou 3 jornadas.

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 23, 2021 at 9:26 am

    Vou apenas tirar notas deste jogo:

    – As bolas paradas do Porto permitem-me fazer todo o tipo de lides de casa. Já sei que não vai acontecer rigorosamente nada de relevante para ficar a ver os livres e cantos, a não ser alguns contra-ataques perigosos.

    – Manafá conseguiu ter a exorbitância de zero ações positivas no jogo. Quer a atacar, quer a defender, mostrou a sua qualidade táctica e técnica. Domínios mal feitos, passes mal medidos e sem pressão do opositor, foi contornado pelo Sacko que se não fosse o mau domínio tinha criado perigo, não dava profundidade quando se pedia.

    – Se Nanu tivesse a camisola com o número 18, nem notava a diferença.

    – Ainda vou morrer sem saber qual a diferença de bola na mão ou mão na bola. Se me conseguirem explicar a diferença com lances destes últimos dias, agradeço.

    – Uribe e os centrais foram gigantes. Principalmente Uribe. Basta ver o lance ao minuto 92 que ainda foi a correr recuperar a bola e esticá-la até à linha final de modo a queimar o tempo que faltava. Uma palavrinha pequenina para Marega, conseguiu fazer o melhor jogo dos últimos 3 meses, o que para nós portistas é um claro sinal divino que alguma coisa aconteceu (renovou ou já tem o contrato que queria).

    – Sérgio Conceição anda a aprender com os adversários (Ruben neste caso) como gerir vantagens de 1-0 nos últimos minutos. Ou não gerir. Correu bem como podia ter corrido mal. Foi medricas e teve sorte. Mas também foi homem de tomates e mandou para lá os miúdos para fazer esta gestão. Só nos últimos minutos como é apanágio (Sérgio Oliveira já nem uma tartaruga apanhava) mas teve coragem. Homem bipolar este.

    – Ficamos a 4 pontos mas acho que o empate do Sporting vai-lhe permitir ser campeão com 1 ponto de vantagem. É o meu feeling e ambos vão perder na Luz.

    Saudações desPortistas.

    • Estigarribia
      Posted Abril 23, 2021 at 12:52 pm

      Francisco,

      De acordo em relação ao Uribe. Já disse aqui uma ou duas vezes que o Uribe é um dos jogadores mais subvalorizados do plantel do FC Porto tal é o equilíbrio que dá ao vosso meio-campo. Recupera bola com alguma facilidade e até sabe tê-la no pé. Acho que deveria ser dado mais crédito ao internacional colombiano que tem feito uma dupla muito interessante com o Sérgio Oliveira.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 23, 2021 at 3:13 pm

        Estigarribia,

        Uribe não é desvalorizado. O problema é que é um jogador de equilíbrios e como tal precisa de um jogador que crie ao seu lado, algo que Sérgio Oliveira faz a espaços. Daí muitas vezes acharmos que não jogou bem porque o meio campo enquanto dupla não funcionou. Danilo, por exemplo, nunca se notou esta lacuna porque jogava com Herrera ao lado, já Uribe não tem um 8 box-to-box daqueles.

        Não desvalorizando Sérgio Oliveira claro, mas não é jogador para 40 jogos por época. Já dei a mão à palmatória na sua evolução e naquilo que faz, mas não é um supra-sumo.

        Saudações desPortistas.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:42 am

      Subscrevo a situação Uribe-Sérgio Oliveira. O Uribe corre pelos 2 está um jogador incrível, recupera muitas bolas e equilibra muito bem a equipa, enquanto o Sérgio está claramente em má forma, a errar passes e muito mole no meio-campo, com pouca dinâmica. Começo a pensar que deveria sair do XI para entrar Grujic que tem estado muito bem quando é chamado.

      • For Dummies
        Posted Abril 23, 2021 at 1:42 pm

        Concordo com ambos.
        Uribe esteve mal apenas no primeiro ataque da equipa vimaranense, que libertou Estupiñan quando o Pepe foi fazer a dobra ao Nanu para impedir o cruzamento do Rochinha, que acabou por ter de ser Otávio a recuar e cortar.
        Numa senda diferente, não desgostava de ver o Otávio testado no lugar do SO (que já vai em baixo de forma nos últimos 3 jogos), e a aposta no Diaz ou Fábio na ala esquerda.
        Fica claro é que, com os laterais que temos, tinha preferido ver o Carraça a lateral direito: o Manafá é limitado, o Nanu limitado é (cruzamentos horríveis cheios de força, mesmo sem pressão adversária), para isso o Carraça tem mais técnica que os dois, só é menos velocista.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 23, 2021 at 12:26 pm

        Tiago,

        Concordo com a análise relativamente a Uribe e Sérgio Oliveira. Sobre a troca deste por Grujic é que já fico mais na dúvida porque assim teríamos uma dupla de médios com cariz mais defensivo e com falta de chegada à área em transição ofensiva e nós já chegamos com pouca gente e críamos poucas oportunidades.

        Acho que neste momento a dupla devia ser Uribe com Otávio neste tipo de jogos.

        • Tiago Silva
          Posted Abril 23, 2021 at 2:58 pm

          Sim para certos jogos um meio-campo com Otávio e Uribe pode resultar sim, o próprio Otávio é forte na transição defensiva e garante a segurança que o meio-campo deve garantir e oferece ao mesmo tempo uma maior capacidade ofensiva à equipa.

  • Getulio
    Posted Abril 23, 2021 at 9:11 am

    Mais uam exibicao brutal do Pepe. A meu ver, o jogador que faz a diferenca no FCP, 3 ou 4 niveis acima da qualidade media do resto do plantel. Aqui ha dias houve um post a discustir o melhor central da liga e o Pepe nem era considerado top 3 pela maior parte dos users. E preciso ver futebol, nao e por a nossa equipa perder que os bons jogadores deixam de o ser. Nao e por a nossa equipa golear que os maus jogadores passam a ser bons… Ontem, sem o Pepe o fcp saía sem os 3 pontos.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:43 am

      Concordo, melhor em campo, teve uns 3 ou 4 cortes absolutamente determinantes, muitos deles em situações de 2×1 e em linha subida.

  • Gregor Samsa
    Posted Abril 23, 2021 at 12:04 am

    Bem fui ver agora o golo e aquilo ou é totalmente oferecido ou então é duma incompetencia e falta de qualidade atroz. 1º dum livre atacante sai um passe para o adversario lançar o contra ataque que até é mal lançado e 2º o defesa tem imenso tempo e espaço para controlar o lance inclusivé jogar com o GR mas decide esperar pelo Marega que nestas arrancadas é fortíssimo. Isto agora vai ser a doer até ao fim.

    SL

  • Kacal
    Posted Abril 22, 2021 at 11:47 pm

    Pelo futebol jogado nenhuma equipa merecia ser campeã porque falta qualidade de jogo, atratividade nesse jogo e consistência a todas as equipas candidatas. E falam da “estrelinha” e o Sporting teve-a em vários jogos, mas nós também a temos tido portanto é ela por ela. Mas depois há uma coisa que nós temos mais que os rivais e que faz de nós um forte candidato seja qual for o contexto e a situação. Raça, atitude competitiva, não saber desistir e acreditar. Além da nossa imponência física. Fisicamente e mentalmente “não há Pai para nós”! E essa “estaleca” tem faltado ao Sporting e daí os deslizes. Já nós mesmo com x nº de jogos a mais nas pernas que o Sporting o que dá mais desgaste e 10 pontos atrás já vamos a 4 e neste momento por incrivel que pareça a vantagem psicológica e animica parece estar em nós e jogando mal vamos vencendo e sacando os 3 pontos enquanto o rival desliza. Esta mentalidade e competitividade é algo que tenho que aplaudir e elogiar por parte de SC, aí tem todo o mérito e é realmente o forte da nossa equipa.

    Mas lá está, não temos jogado grande coisa e temos vencido pela margem mínima e/ou tido alguma “estrelinha” também e penso que vamos acabar por perder pontos também. Temos que ir à Luz e recebemos Famalicão, Farense e B-SAD em casa que são adversários que à sua maneira vão dar trabalho e jogando assim nem sempre vai correr bem. Mas é fazer o nosso trabalho vencendo os nossos jogos e esperar que o rival continue em deslize. O Sporting está em declinio e este ano se perderem duvido que sejam campeões tão cedo porque animicamente é destruição! Vamos a ver, mas temos campeonato. Tenho pena que joguemos tão pouco e no geral da Liga também, mas é o que temos.

  • Pedro FN
    Posted Abril 22, 2021 at 11:18 pm

    O grande problema desta liga é a marcação do pénalti se o jogo estivesse empatado.

    SS

  • Mike
    Posted Abril 22, 2021 at 11:15 pm

    A estrelinha quando nasce é para todos. Fartam-se de falar no Sporting mas o Porto também não se pode queixar.

    • Deco10
      Posted Abril 23, 2021 at 11:14 am

      Estrelinha num jogo em que o Marchesin faz uma defesa em 90min, que foi a um livre direto, e nos descontos ainda há um pénalti por assinalar que nos relaxaria no jogo? Ah grande estrelinha.

      • Kacal
        Posted Abril 23, 2021 at 12:34 pm

        Penso que a “estrelinha” tem mais a ver com ter ficado 1-0 quando não fizemos um jogo brilhante, longe disso. E o golo foi um erro estapafurdio do central do Vitória. Sem esse erro talvez corresse mal, temos que jogar mais e marcar mais. Mas lá está, é um “se” apenas e para haver golos tem que haver erros, claro. Embora aquele fosse evitável. Mas não me escandaliza que alguém fale de “estrelinha” ontem.

  • Pescas97
    Posted Abril 22, 2021 at 11:15 pm

    Só vim aqui para dizer sobre a arbitragem deste jogo… Este Tiago não pápa chorões!
    Mas a sério, se todos os árbitros fossem como ele, a nossa liga seria top e se calhar as classificações que estão como estão agora, de certeza que haveria muita surpresa… Este árbtro dá esperança de melhoria na arbitragem portuguesa xD
    Mas ya, sou sportinguista e, óbviamente, não queria que o Porto ganhasse. Se não formos campeões, o Porto também vai ser “justo”… Mas vou ser honesto, preferia que o Benfica ganhasses a Liga. Peço desculpa aos portistas, porque aqui há alguns que eu admiro tipo Kacal e isso, mas o próprio Porto, acho que são nojentos e nisso estou a falar do clássico SC, o PdC e alguns jogadores que já devem saber quem são e atitude deles, queria bastante que o Benfica ganhasse o campeonato se não for o Sporting. Mas no fundo eu sei que Porto merece o campeonato se não for o Sporting. GG

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:44 am

      Grande arbitragem ontem, uma das melhores que já vi no nosso campeonato!

    • Deco10
      Posted Abril 23, 2021 at 11:16 am

      Foi, de longe, a melhor arbitragem que vi em Portugal nos últimos anos, mesmo com aquele penalti no fim que ficou por marcar.

    • Pedro FN
      Posted Abril 22, 2021 at 11:22 pm

      Pescas97,

      Vamos Sporting Clube de Portugal!

      SS

    • Hugorr
      Posted Abril 22, 2021 at 11:21 pm

      Concordo totalmente com a referência à arbitragem, fossem mais arbitros assim e teriamos jogos muito mais fluidos e interessantes, e muito mais tempo util de jogo!

      Nada melhor que arbitros a deixarem seguir o jogo perante um qualquer fiteiro no chão a rebolar aos berros por nada, seja de que clube for.

      Pouco habitual!

  • Frickelz
    Posted Abril 22, 2021 at 11:14 pm

    De referir também que esta equipa do Vitória é uma sombra do que eram as suas equipas nos anos anteriores, é que não jogam nadinha. Nem nos lances de bola parada conseguiam arranhar. E o Edwards é para mim uma grande desilusão, parecia ter tudo para altos voos mas tá completamente diferente do que já foi.

    • lipe
      Posted Abril 23, 2021 at 12:18 am

      Que anos anteriores ? É que salvo uma excepção aqui e acolá, o Vitória é isto há uns 20 anos.

      • Deco10
        Posted Abril 23, 2021 at 11:20 am

        Boa parte da década de 2000-2010 o Vitória foi a 4a melhor equipa em Portugal, que conversa é essa dos últimos 20 anos?

        • lipe
          Posted Abril 23, 2021 at 1:10 pm

          Lamento, mas isso é mentira. Por exemplo, o Vitória de 2000 a 2010 ficou 2 vezes à frente do Braga. Nessa década o Guimarães oscilou entre o 17º lugar (desceu de divisão) e um excelente 3º lugar. Chegou a ficar em 15º e 14º, tendo ficado só uma vez em 4º. A média classificativa do Vitória para esses anos por acaso andaria à volta do 9º lugar. É, e tem sido, um clube extremamente inconstante nas classificações.

  • Alex Teixeira
    Posted Abril 22, 2021 at 11:11 pm

    Estava a ser das melhores exibições da época para o campeonato (o que diz muito sobre a qualidade de jogo desta equipa)… até marcarmos o golo.
    Depois disso mais do mesmo: ganhar pela margem mínima e não jogar nada.
    Não me lembro do último jogo em que ganhamos sem sobressaltos e sem sofrer até ao fim….
    Mas pronto o importante neste momento são os 3 pontos, apesar de termos defrontado uma equipa sem atitude e totalmente desconcentrada, com jogadores para muito mais.

    Individualmente:

    Corona a fazer um jogão, tecnicamente está noutro campeonato. Aquelas recepções…

    Centrais impecáveis, sobretudo Pepe. Limpou tudo e mais alguma coisa, até mete um passe de morte que Taremi falhou.
    Que regalo vê-lo a este nível com a sua idade, e sobretudo como sente a camisola

    Uribe outra vez a equilibrar o meio campo. Sempre discreto, sempre dos melhores.
    Aumentou imenso o nível desde o início da época

    Laterais banais, a fraqueza da equipa. Rápidos e tal mas tecnicamente são limitadíssimos.
    Ainda há pouco tempo tínhamos Alex Sandro, Ricardo Pereira, Danilo, dalot…

    Marega… A conseguir o feito de marcar um golo através da única coisa que sabe fazer bem: nunca parar de correr como um louco atrás dos defesas.
    TUDO o resto onde tocou, estragou.
    É cómico quando tenta correr com a bola, a cada toque que dá no esférico, este pode ir parar a qualquer direcção num raio de 3 metros

    Continuo a tentar perceber o que fez Evanilson para deixar de ser opção. Vale 3 ou 4 Martinez

    Ah e também dizer que, para mim, o lance na área do Guimarães já nos descontos parece-me penalti por mão na bola. O jogador mexe o braço na direção da bola de forma a tentar desvia-la.
    E também acho que se estivesse 0-0 o arbitro marcava.

    No entanto grande arbitragem por parte do senhor do apito (não me lembro do nome dele).
    Critério largo, deixar jogar, não decidir baseado nos gritos e teatros dos jogadores de ambas as equipas.
    Notou-se claramente a diferença de um jogo fluído e aprazível de ver, em comparação com o habitual em Portugal (seja com que clubes for)

  • El Bandido
    Posted Abril 22, 2021 at 11:04 pm

    Que me perdoem os adeptos do Vitória, mas vi poucas equipas a jogar tão mal neste campeonato. Os centrais são banalíssimos, os extremos e o ponta de lança vivem cada um na sua ilha, visto que o meio campo não sobe quando a equipa pressiona e ou tem bola depois do meio campo, e acabam por ter sempre de recorrer a ações individuais do Rochinha e do Edwards… Mau demais.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:48 am

      Concordo, os contra-ataques era o Edwards e o Rochinha a tentarem decidir o que fazer com a bola porque não têm apoio nenhum! Então o Rochinha dava pena, conseguia desequilibrar e estava muito bem no jogo, mas depois não conseguia concluir nada porque não tinha apoio. Pede-se uma subida maior dos médios e mesmo movimentos mais interiores por parte dos alas.

    • JJoker
      Posted Abril 22, 2021 at 11:17 pm

      É muito injusto fazer uma análise dessas num jogo onde o VSC estava em campo por favor.

      • P27
        Posted Abril 22, 2021 at 11:41 pm

        @JJoker
        Não te cansas de insinuações ridículas? É que é isso todas as jornadas…Incrível.
        Se calhar vai ver os últimos resultados entre as duas equipas e pensa um pouco depois antes de escreveres barbaridades dessas.

  • San Iker
    Posted Abril 22, 2021 at 11:03 pm

    Bom jogo do Porto que podia ter resolvido mais cedo se Marega e Taremi tivessem mais sorte. Grande trabalho do árbitro que deixou jogar quase sempre viu-se um jogo muito mais fluido. Fica só um penalty por marcar já no fim mas não quero deixar de dar os parabéns ao Tiago Martins por mostrar que é possível termos uma boa arbitragem em Portugal

  • Alex03
    Posted Abril 22, 2021 at 11:00 pm

    O Sporting é que tem a fama, mas quem anda a ter o proveito é o Porto. Ofertas atrás de ofertas, auto golos e golos nos ultimos segundos lá vão dando 3 pontos ao Porto.

    Neste momento o serão campeões. Em Alvalade moram um conjunto de crianças que não tem nível para aguentar isto.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:49 am

      Verdade, incrível como o Porto vence os 2 últimos jogos com ofertas incríveis dos adversários. Claro que a pressão altíssima que o Porto aplica ajuda a esses erros, mas mesmo assim é demais, ainda ontem perderam a bola na sua área umas 3 ou 4 vezes.

    • Valderrama
      Posted Abril 23, 2021 at 12:38 am

      Mas o Sporting não teve proveito ainda ontem?

  • Oakander10
    Posted Abril 22, 2021 at 11:00 pm

    Muito se bate no Marega (e bem porque de facto tem estado mal na maioria dos jogos que fez esta época) mas o verdadeiro problema deste Porto são mesmo as laterais. Jogue qual deles jogar, não tem a qualidade mínima para suplente do Porto, quanto mais titulares.
    Já Pepe e Mbemba, até atendendo à péssima qualidade dos colegas de setor, estão a fazer uma brutalidade de época.
    Otávio baixou muito o nível desde a renovação e Sérgio Oliveira está visivelmente fatigado.

    Uma nota para a excelente arbitragem de hoje, só manchada pelo pênalti claro por marcar no final, mas já sem influência no resultado. Quem dera que fosse sempre isto… Critério largo para os dois lados, a deixar os jogadores envergonhados no chão a chorar por faltas várias vezes .

  • Hugorr
    Posted Abril 22, 2021 at 11:00 pm

    Outra exibição medíocre do Porto onde a posse e o controlo do jogo não se traduz minimamente em oportunidades de golo ou lances de perigo. Não me lembro de ver um Porto tão fraco a nível de capacidade de decisão. Estão consecutivamente a tomar decisões erradas. Por outro lado há que valorizar a determinação em todos os momentos do jogo, a grande força deste Porto.

    Bom golo de Marega, apesar de mais uma exibição fraca. O resto da equipa teve super sólida defensivamente, mas no momento ofensivo chega a ser banal. Gostava que Francisco Conceição tivesse marcado aquele golo, é dos poucos que consegue ter impacto imediato em muitos poucos minutos!

    Muito fraquinho este Vitória, que pouco ou nenhum perigo criou, e Mumin esteve absolutamente desastrado. Varela somou umas boas defesas.

    Sporting a 4 pontos e tudo pode acontecer neste final de campeonato com imensos jogos entre os top-4.

    Cumprimentos

    • Valderrama
      Posted Abril 23, 2021 at 12:37 am

      Nos últimos tempos este deve ter sido dos jogos em que o Porto teve mais oportunidades de golo

    • Hugorr
      Posted Abril 22, 2021 at 11:26 pm

      Frizar apenas que isto foi o 6º jogo do Porto numa série de 8 jogos em 27 dias.

      É normal que andem todos rebentados… de que adianta ter um plantel tão vasto se jogam sempre os mesmos 14 ou 15.

  • Kenya24
    Posted Abril 22, 2021 at 11:00 pm

    O Benfica não ganha em Guimarães, ou pelo menos com esta facilidade.
    Estes jogos do Guimarães contra o porto são sempre muito estranhos.
    Ou é as atitudes dos jogadores ou o árbitro como na primeira volta.
    O mikel agu entrou e foi só perder bolas e ter más ações, o árbitro dar só 3 minutos, ao menos este esperou até aos 93 minutos para apitar.
    Venha quem vier, mas como é que é possível o último classificado conseguir criar mais perigo que o nosso 6° classificado?

    • André Pires
      Posted Abril 23, 2021 at 3:49 am

      Quando o FC Porto não é beneficiado pela arbitragem (neste jogo talvez tenha sido prejudicado), então há falta de atitude da equipa adversária. É simplesmente impossível ganharem um jogo sem ter algo ou alguém, que normalmente seria isento, honesto e profissional, a pender para os lados da Invicta. Acontecimentos que aliás, têm vindo a ser uma realidade ao longo dos últimos 40 anos. Enquanto toda a gente não interiorizar isto, nunca se alcançará a harmonia no futebol português! É a única conclusão a tirar aqui.

      • Alex Teixeira
        Posted Abril 23, 2021 at 4:02 pm

        Tudo dito André Pires.

        A mim até me dá gozo vir aos comentários de todos os jogos do Porto ver qual é o argumento desta vez. (E sei bem que em alguns fomos de facto beneficiados)

        Mesmo os títulos europeus foram com alguma marosca com certeza

    • Kenya24
      Posted Abril 22, 2021 at 11:37 pm

      Não estou a dizer 10 minutos, mas o Marchesin fartou-se de queimar tempo, o Marega até levou amarelo, foram feitas 10 Trocas de jogadores e só dá 3 minutos? Se o resultado fosse ao contrário quantos seriam?
      Se desse 5,6,7 o Guimarães também não ia empatar pq não estava a conseguir criar perigo, foi só um observação.
      Na primeira volta o árbitro deu uma ajuda, hoje foi o central e mais alguns.
      Vê as substituições do treinador do Guimarães que estava a perder e não conseguia criar perigo e está tudo dito, tudo troca por troca, não vá o Guimarães empatar.
      Também dizem que o Braga abre as pernas ao Benfica, e nas últimas deslocações á luz ganhou, o Fábio Cardoso que só beneficia o Benfica este ano tirou-nos 2 pontos, vale o que vale.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 23, 2021 at 11:01 am

        O Fábio Cardoso não joga no próximo jogo contra o Benfica, está suspenso, por isso pode ficar descansado que não vai tirar pontos.

        Relativamente às substituições entraram 10 jogadores mas em apenas 6 momentos. O que dá 3 minutos de desconto. Podia ter dado mais um minuto mas até acabou por deixar correr mais meia dúzia de segundos. Mas se falar do árbitro, seja justo e não diga que ajudou o Porto. Veja com os seus olhos os lances de bola no braço na área do Guimarães e depois diga-me quem afinal o árbitro ajudou!

        Por fim, achar que o Guimarães fez um favor. Nos últimos 10 jogos tem 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas. Coitados, andam a fazer a muita gente. A ver se conseguem pelo menos a manutenção, já era um prémio justo para tamanha bondade.

    • Hugorr
      Posted Abril 22, 2021 at 11:16 pm

      Para que as insinuações patetas?

      O Guimarães está a fazer uma época atroz, uma sequencia de resultados horrivel de à um mês para cá, jogadores mediocres, erros frequentes, etc…

      … mas acontecer contra o Porto, é “sempre muito estranho”.

      Haja honestidade pelo menos aqui, o ultimo ‘porto seguro’ para discussões saudaveis acerca do desporto. Para patetices mais vale ler os comentarios nos jornais desportivos ou redes sociais.

    • RicardoFaria
      Posted Abril 22, 2021 at 11:13 pm

      O jogo da 1a volta entre o Vitória e o Porto foi super fácil sem sombra de dúvidas.
      Em todos os jogos do Porto, os posts estão cheios destes comentários ridículos.
      O jogo praticamente não esteve parado querias que fosse dado quanto tempo? 10min?
      Deixem-se de tangas.

    • Dark Knight
      Posted Abril 22, 2021 at 11:12 pm

      No ano passado o Vitória ganhou no dragão.

      Fica só o registo.

      • MxelProdome
        Posted Abril 23, 2021 at 11:04 am

        O ano passado perdeu 3-0, logo na 2.ª ronda, com o Tapsoba a ser expulso antes do 5 minutos. Essa reviravolta dos 3-2 foi em 18/19, com golos do Tozé, André André e Davidson.

    • JJoker
      Posted Abril 22, 2021 at 11:09 pm

      Há exercicios simples que se podem fazer, mas o mais simples deles todos é comparar a média de passes falhados e tempo com bola de André André na liga até agora, versus este jogo.
      A matemática não se coaduna com falcatruas, para quem a souber usar.

      • MxelProdome
        Posted Abril 23, 2021 at 11:03 am

        Pergunto, sinceramente, se acreditas mesmo naquilo que estás a dizer. O Vitória até fez um jogo razoável considerando a amostra dos últimos 10 jogos.
        O Mumin ainda a semana passada deu uma casa de todo o tamanho.
        Notou-se claramente a grande diferença de intensidade e de qualidade de pressão, o que fez toda a diferença.
        O Pepe tem alguns cortes imperiais, que podiam, com outro jogador qualquer no lugar dele gerar oportunidades flagrantes.
        O Mikel tem entrado com frequência para estabilizar o meio campo, embora continue a achar que é um jogador muito limitado.

        O Benfica tem tido vida santa tanto em Guimarães como na Luz, à excepção deste empate caído do céu na 1.ª volta.

        Com a pressão que os jogadores sentem em Guimarães para terem resultados, não acredito em circunstância alguma em “abrir de pernas”. Muito menos do André André, um profissional exemplar e capitão de equipa.

      • Mantorras
        Posted Abril 23, 2021 at 9:23 am

        E achas que comparar a media do que quer que seja, em termos de estatistica individual, de um jogador duma equipa media da liga, com as suas accoes num jogo contra um grande, fora de casa, faz sentido?

        Sera que se fizeres tambem a media de qual e o desvio entre o que acontece no Dragao e “a media de todos os outros jogos”, para qualquer medio da liga, nao teras um desvio parecido?

      • P27
        Posted Abril 22, 2021 at 11:18 pm

        O mesmo Guimarães que no ano passado tirou pontos ao Porto e que está época na primeira volta perdeu 3-2 num jogo disputado até fim como foi hoje…

        O pessoal aqui gosta tanto de teorias…Enfim
        mais do mesmo.

    • Reaper
      Posted Abril 22, 2021 at 11:07 pm

      Aconselho a ir ver o histórico de jogos, o Vitória tem tirado muito mais pontos ao porto que ao benfica.

      Quanto à última frase, basta ver os últimos jogos do Vitória, hoje foi mais um, seja ele o porto, o tondela ou o gil vicente.

  • Tiago Martins
    Posted Abril 22, 2021 at 10:59 pm

    Talvez não viva o tempo suficiente para ver um árbitro a sancionar o tempo do guarda-redes com a bola na mão. Só neste último lance, Marche esteve uns 20 segundos com ela… O tempo de prolongamento também varia mediante o que interessa.

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 23, 2021 at 11:03 am

      Tiago,

      Andamos todos no mesmo barco. Você não vai viver tempo suficiente para ver isso e eu ainda vou aprender o que é bola na mão ou mão na bola. É que com lances semelhantes já se marcaram penaltis esta semana, e com esses o árbitro até podia dar 10 minutos de compensação por ter usado o VAR duas vezes.

      Mas pronto, cada um vê o que lhe interessa não é.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Abril 22, 2021 at 10:59 pm

    O Mikel Agu é mau que dói, cada bola que chega aos pés do homem é uma bola que é entregue ao adversário, recebe uma bola em que fica com o flanco direito escancarado para sair a jogar já no meio campo do Porto, o que é que o homem decide fazer? Ora aí está, e que tal voltar com a bola para o flanco esquerdo de onde tinha recebido a bola e que estava à pinha com jogadores do Porto, que coisa horrível.
    O Guimarães tem jogadores interessantes na frente, mas do meio campo defensivo para trás, à exceção da baliza deixa muito a desejar. Sl

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:54 am

      Concordo, com a saída do Sacko precisam de um grande lateral direito e claramente de um ou até 2 centrais. O Mensah até gosto, o Mumin tem estado mal mas até tem potencial, o André Amaro pode ser uma boa solução, mas ainda está verde.

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 23, 2021 at 11:05 am

      Romagnoli,

      Eu conseguia fazer exactamente o mesmo texto mas falando do Manafá. E nem foi formado no Guimarães mas no Sporting, será disso? Querer ajudar a casa mãe?

      Estas teorias da conspiração são mesmo rebuscadas. Se não sabem mais não podem fazer melhor. Ou acha que Adan é do Belenenses desde pequenino?

    • Kenya24
      Posted Abril 22, 2021 at 11:11 pm

      Também reparei nesses lances, isto é o q se aprende desde miúdo, nunca se volta a por a bola de onde se veio, é a zona de terreno onde tem mais jogadores adversários.
      Mas será que é assim tão mau ou foi só neste jogo?
      Tocou na bola 5 vezes perdeu a bola 10 vezes xd

  • Helder1976
    Posted Abril 22, 2021 at 10:59 pm

    Mumin e Amaro ainda hoje devem pensar como chegaram a este nível, que dupla de centrais fraca. Hoje meteram água o jogo todo.
    Aquele auto-golo do Amaro reflete a qualidade do mesmo (vá lá que foi anulado).

    • Reaper
      Posted Abril 22, 2021 at 11:09 pm

      O Amaro? Foi só das melhores unidades do Vitória, aliás, tem sido, e ainda só tem 18 anos, precisa de mais propaganda jornaleira.

  • Pedro FN
    Posted Abril 22, 2021 at 10:58 pm

    O jogo mais fácil até ao fim do campeonato. Preparem-se para a montanha russa que vem aí.
    Força Sporting, somos muito mais e queremos muito mais.

    Saudações Sportinguistas.

  • Cabalex
    Posted Abril 22, 2021 at 10:57 pm

    Mas que grande jogo do Abdul Mumin. Intransponível e perspicaz na antecipação. É incrível a capacidade dele de ler os lances antes de estes se tornarem potencialmente perigosos para a baliza do Vitória. Até em horas de grande aperto é capaz de afastar a bola para zonas de alívio. Não admira que se fale bem do Bruno Varela esta época – com um centralão destes a servir de guarda-costas até eu fazia de Neuer.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 22, 2021 at 10:56 pm

    Jogo péssimo na 1a parte.
    Na segunda melhoramos ligeiramente (era difícil ser pior que na 1a) e conseguimos a vitória.
    SO está horrível a todos os níveis assim como Corona.
    Marega praticamente não tocou na bola na 1a parte mas decidiu o jogo com um bom golo.
    O mais importante é a vitória mas a equipa tem que fazer mais porque com a margem mínima arriscamos sofrer golos no final do jogo quando a equipa adversária tenta obter o empate.
    Agora é pensar no jogo de segunda feira contra um adversário que será bastante complicado.

    Saudações DesPortistas!

  • Frickelz
    Posted Abril 22, 2021 at 10:56 pm

    Fossem todos como o Tiago Martins e este futebol da nossa liga era tão mas tão melhor. Mas pronto a Liga deve gostar é dos Manueis Motas e afins que apitam 40 mil faltas por jogo.

    • João Ribeiro
      Posted Abril 22, 2021 at 11:42 pm

      Dos 5 jogos com menos faltas na nossa liga, 3 foram apitados pelo Manuel Mota. Só para perceberes o quão ridículo foi essa última parte do comentário.

      • Frickelz
        Posted Abril 23, 2021 at 11:46 am

        Posso estar equivocado, mas assim de repente lembro-me dele apitar o recente Porto – Boavista que foi uma quantidade absurda de faltas e faltinhas. Mas onde viste essas estatísticas?

    • Napoleon
      Posted Abril 22, 2021 at 11:02 pm

      Pode deixar jogar que é isso que se quer sem dúvida, mas não pode deixar penaltis claros por marcar como aconteceu no lance do Munin nos descontos.

      • RicardoFaria
        Posted Abril 22, 2021 at 11:15 pm

        Isso é culpa do VAR.. o árbitro pode ter dificuldade em ver, o VAR não.

        Saudações DesPortistas!

      • Frickelz
        Posted Abril 22, 2021 at 11:07 pm

        Estas-te a referir ao remate do Conceição?
        1º o árbitro escutou o video-árbitro e este disse-lhe para não ir ver.
        2º não me pareceu penalti nenhum, é um remate à queima roupa e o jogador está com o braço encostado ao corpo

    • RicardoFaria
      Posted Abril 22, 2021 at 10:59 pm

      Esqueci-me de referir isso no meu comentário.
      Concordo totalmente com o que dizes.

      Saudações DesPortistas!

  • cdiogo77
    Posted Abril 22, 2021 at 10:56 pm

    Depois do St Clara, da oferta do guarda redes do Nacional e da oferta de hoje quero ver quem tem coragem pra voltar a falar de estrelinha. Realmente é incrível como a sorte e o azar mudam tão depressa. Neste momento está tudo a favor do FC Porto e o bicampeonato vai-se concretizar com facilidade não tenho duvidas

    • Tiago Silva
      Posted Abril 23, 2021 at 11:56 am

      Não podem ter os 2 a estrelinha ;)

    • Futurologista
      Posted Abril 23, 2021 at 10:15 am

      Concretizar-se com facilidade?

      Neste momento tens um clube invicto em primeiro lugar com mais 4pontos.

      O Porto ainda vai jogar com moreirense, famalicao, benfica, belenenses (tudo jogos em que o clube que está em primeiro perdeu pontos).

      Ainda nem o clube está doente, já estão a preparar o enterro. So em Portugal de facto

    • NR7
      Posted Abril 22, 2021 at 11:05 pm

      “Tudo a favor”. Eu achava que era o Sporting que ia com mais 4 pontos na liderança…

      Mantenham a calma e acreditem até ao fim. Só assim será possível ganhar o campeonato (espero que seja assim que toda a estrutura do Sporting pense, porque, se assim for, acredito que sejam campeões na mesma).

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 22, 2021 at 10:55 pm

    Como venho a dizer, com menor ou maior dificuldade os 3 pontos vão todos para o Porto até ao fim tirando possivelmente na Luz. Tenho muitas dúvidas que a equipa do Sporting não quebre e perca 4 pontos com jogos em Braga, Luz ou Vila do Conde.

    • Valderrama
      Posted Abril 23, 2021 at 12:42 am

      Rio Ave do Miguel Cardoso são pontos garantidos para os grandes. Não sei é se chega ao jogo com o Sporting

    • NR7
      Posted Abril 22, 2021 at 11:59 pm

      Acredito sinceramente que poderá ser mais fácil surpreenderem pela positiva nesses jogos (usar a expressão “surpreender pela positiva” quando falamos do líder invicto, até agora, do campeonato, mas pronto) do que em jogos onde apanhamos equipas a jogar para o ponto, com as defesas lá bem atrás e os contra-ataques prontos para fazer “1 remate e 1 golo”.

      Veremos. Mas enquanto forem em primeiro não há motivos para não acreditar, por muito que seja o Sporting a ir na frente e os anos sem ser campeões comecem a “pesar” na maioria daqueles jovens e do próprio treinador que talvez esteja a sentir igualmente esse “peso coletivo” na reta final.

    • JJoker
      Posted Abril 22, 2021 at 11:07 pm

      Duvidar do Sporting neste momento não passa pelas deslocações sequer, tendo em conta que nos últimos 6 pontos que disputaram em casa foram desperdiçados 4.
      Acredito que o jogo na pedreira seja a final do campeonato para o Sporting, em caso de perda de pontos será a machadada final.

      • Futurologista
        Posted Abril 23, 2021 at 10:13 am

        Acho engraçado a facilidade com que se diz que o sporting fica fora do titulo quando, mesmo que perca em braga, se mantem e primeiro com mais um ponto.

        Acho que o futebol ja nos ensinou a todos que não é previsivel, e enterrar um clube que está em primeiro parece-me irrealista.

        Mesmo que o sporting passe para segundo, uma coisa é certa: teremos campeonato até à ultima jornada, podendo tombar para qualquer um dos lados

      • Miguel SADSC
        Posted Abril 22, 2021 at 11:15 pm

        Nem é pelas deslocações, é mesmo por achar que são os jogos onde acho mais provável o Sporting perder pontos. Calha serem fora.

  • JJoker
    Posted Abril 22, 2021 at 10:54 pm

    Atitude muito nobre de Bino ao tirar André André de campo aos 79 minutos. Só de e ter tido pena, Bino, que não houvesse ninguém disponível para o substituir a ele, só por este jogo.
    Demasiado pantanoso este campeonato…

Deixa um comentário