Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Marega falha Roma, Braga e provavelmente o Benfica

Quem deve ocupar a vaga do maliano? Era apenas uma questão de tempo até se lesionar. Andava a ser esmiuçado ao máximo, até quando as partidas estavam resolvidas ficava até ao fim para aumentar as estatísticas (anda obcecado, devido a ter apenas 1 golo nos últimos 9 jogos) e esta falta de gestão agora tem um preço na fase mais complicada da época. Veremos se Conceição, sem o seu jogador mais perigoso no último terço, opta por Fernando ou abdica do 4-4-2 para colocar Otávio.

O FC Porto anunciou que Marega tem uma rotura muscular na coxa esquerda. O avançado lesionou-se no jogo frente ao Vitória de Guimarães (0-0), da 20.ª jornada do campeonato, e apesar de não ter sido revelado o tempo de paragem este tipo de lesões por norma costumam afastar os jogadores da competição entre 4 a 6 semanas. Caso se confirme o cenário das 4 semanas, o maliano vai falhar os jogos com Moreirense, AS Roma (f), Vit. Setúbal, Tondela, Braga (para a Taça), sendo que os azuis e brancos defrontam o Benfica a 2 ou 3 de Março e a AS Roma a 6.

33 Comentários

  • LevonAronian
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:40 pm

    Foi com Marega que o ano passado o Porto cavou o fosso de 5 pontos para o Benfica, sem ele que o perdeu e foi ultrapassado, e novamente com ele que voltou a dar a volta para ser campeão.
    Este periodo de 4/6 semanas vai ser uma teste de fogo para o Porto

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:46 pm

    Tendo em conta que o Marega é um peça extremamente fundamental no xadrez tático do FC Porto é, claramente, uma baixa de grande vulto para a equipa azul e branca. Ainda assim, à semelhança da época passada quando perdeu Danilo Pereira, Sérgio Conceição soube reinventar a equipa do FC Porto jogando com Sérgio Oliveira e Héctor Herrera no meio-campo, por isso, acho que o técnico portista tem capacidade para reinventar uma nova fórmula que suprima a ausência do internacional maliano. Por exemplo, o Otávio pode perfeitamente preencher a vaga deixada em aberto pelo Marega no ataque do FC Porto, mesmo sabendo que não tem a força física da “besta maliana”.

    Saudações Leoninas

  • Miguel_FCP
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:56 pm

    Sinceramente acho que não vai ser grande baixa para o Porto. Ele tem sido uma nulidade já há alguns jogos, ainda ontem falhou 2 golos cantados. Desde que o Oliver tem sido titular a equipa até tem jogado com mais bola no pé e penso ser também um dos factores que levou ao menor rendimento do maliano nos últimos jogos, uma vez que têm sido feitas mais jogadas de envolvimento e o maliano na receção e a jogar em tabelas é muito fraco. Discordo do VM, o Marega não acho que fosse o jogador mais perigoso do Porto, para mim Brahimi, Corona e Oliver têm sido os dinamos atacantes, são os jogadores que estão sempre nos melhores desenhos atacantes da equipa, e basta estar um pouco atento para denotar que 90% das jogadas atacantes delineadas por estes eram estragadas pela fraca técnica de Marega e até Soares. Com isto, sim o maliano é um bom jogador em forma, pela sua força e explosão mas na forma que ele se encontrava acho que não vai ser por aí que o Porto fica a perder

    • Prontauro
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:14 pm

      Partilho a tua perspetiva. Ainda assim, é inegável que o Marega é uma peça importante para o SC e o seu estilo de jogo. Pode ser que se veja uma mudança desse mesmo estilo caso o substituto seja o Otávio (mesmo sem ele, com o Óliver a titular, como referes, tem-se visto menos jogos direto e mais jogadas de envolvimento). Por outro lado, o Soares em forma é mais capaz, num estilo de jogo mais apoiado, do que o Marega.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:03 pm

    Dos jogadores mais influentes do campeonato, problema grave para o Porto e mais ainda o é depois de ontem terem perdido 2 pontos, tendo no Benfica que vem crescendo sob a batuta de um João Félix em modo GOAT, um adversário de uma valia superior ao que vimos na primeira volta.

  • masterDC
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:04 pm

    O Marega é um jogador fundamental e o Conceição não soube gerir o plantel e agora vamos ver se não lhe vai sair caro. O Otávio se estiver em excelente forma poderá ser o indicado para substituir o Marega mas isso implicaria mudar o sistema. O Porto podia ter gerido esta situação do Marega pois tinha condições suficientes para o poder fazer, agora lesionou-se um jogador fundamental para o treinador. O Alex Telles também anda a jogar os minutos todos sem descanso, o Porto devia-se precaver. Serão semanas importantes que podem ditar o sucesso de uma época.

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:05 pm

    Penso que com o Otávio a segundo avançado atrás do Soares teremos uma boa solução. O Soares é que vai ter de dar à perna, não pode falhar golos cantados nem atirar-se para a piscina quando está em boa posição ofensiva como muito gosta de fazer. O Marega nos últimos jogos estava a um nível péssimo, embora seja uma baixa importante, penso que não será assim tão marcante como se tem levado a crer (até acho uma oportunidade para o Porto jogar um futebol mais bonito, porque o Otávio tem naturalmente mais talento, mais técnica e melhor visão de jogo).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:07 pm

    Muscular já se previa um mês. Marega costuma recuperar rápido, na última vez foi assim, mas do mês não se deve livrar. Baixa de vulto.

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:09 pm

    Aqui a responsabilidade é do Conceição.

    Se falharmos o campeonato, foi aqui o ponto de viragem, veremos os próximos jogos fora

    Na Liga dos Campeões, será mais difícil passar aos quartos, veremos se o Porto consegue marcar e nao perder em Itália

  • Vespas
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:10 pm

    Boa oportunidade para o Porto mostrar mais futebol, acho que a entrada do Otávio pode dar outra dinâmica, um pouco como fez o Félix faz no Benfica, o Sererovic jogo o dobro ao lado dele.

    Agora falta saber quando é que o Alex Telles se vai lesionar, acho que todos adivinhávamos isto, o Marega já teve estas lesões no passado, com a sobrecarga de jogos era uma questão de tempo.

    Veremos como o reagimos, ontem jogamos bem, faltou o golo.

  • Fabio Rodrigues
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:11 pm

    É um jogador importantíssimo para o SC, mas se este for inteligente, a equipa poderá ficar a ganhar com a ausência do Marega.
    É um jogador que a grande maioria dos portistas passou a admirar e respeitar, pois é aquele jogador que, independentemente das suas limitações téncnicas, dá tudo em campo, sendo sempre o primeiro defesa da equipa e nunca desistindo de nenhum lance.
    Por outro lado, é um jogador com um QI futebolístico baixíssimo (embora tenho melhorado ligeiramente nos últimos tempos neste aspeto). A quantidade de golos que o Porto desperdiça devido às suas limitações técnicas são de bradar aos céus (aquela tentativa de chapéu ao Douglas no jogo de ontem foi irrisória).
    Posto isto, acredito que nos próximos jogos o SC vá optar mais pelo 4-3-3, entrando o Danilo para o 11 e mantendo o Oliver e o Herrera no meio-campo, pois têm feito uma excelente dupla.
    E acredito que o SC tenha aprendido com o que se passou na temporada e não vá cometer os mesmos erros. É que podem acusar o SC de muita coisa, mas de falta de inteligência não podem com toda a certeza. É um treinador extremamente inteligente e aprende com os erros, como se pode verificar por exemplo pela diferença de abordagem que teve nos jogos da Liga dos Campeões desta época em comparação com a temporada passada. Não me refiro aos resultados, refiro-me à diferença tática da abordagem aos jogos.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:14 pm

    O grande teste não vai ser quem vai ocupar a vaga do maliano, mas a adaptação táctica que isso nos vai obrigar a fazer. É que o jogo do Porto passa muito pela profundidade que Marega com movimentos para a faixa direita, no espaço entre o central e o lateral e nas costas deste último. Sem ele, vamos ter que jogar doutra forma, bem mais apoiado e para isso, penso que os melhores jogadores serão Otávio e Adrian. Facilmente fazem trocas posicionais com um dos extremos porque sabem os conceitos de linha e acima de tudo, sabem jogar entre linhas. Infelizmente vai jogar o Herrera no lugar do Marega e vai entrar o Danilo.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:21 pm

    Rotura muscular na coxa esquerda… bling bling!! Já se previa e “rebentou” ontem, só surpreende ser tão tarde. E duvido que falhe menos que 1 mês portanto vai falhar jogos complicados, ainda por cima o Aboubakar está lesionado também. Talvez Adrián possa ter mais oportunidades como SA no apoio a Soares. Mas o escolhido deve ser o Fernando Andrade que terá aqui uma oportunidade de ouro para ganhar pontos. No entanto, deixa-me receoso porque parece-me ser um jogador com limitações técnicas, que lida mal a ter que jogar em espaços curtos e fechados, sendo que fisicamente não está ao nível de Marega. Parece-me útil ao sair do banco contra adversários já desgastados, mas como titular parece-me curto. A ver vamos.

    Mas Marega é uma baixa de “peso”, quem diz que não está apenas em negação e a tentar “mascarar” o erro do Sérgio Conceição. Noutra era qualquer e com outro estilo de jogo e treinador, se calhar seria apenas mais uma opção e não seria grave, mas com SC e neste estilo de jogo, hoje em dia, é fundamental sobretudo quando não temos alternativas válidas. Pode até estar limitado fisicamente e andar a falhar golos cantados, mas aquilo que dá ao jogo e luta neste estilo, é muito importante.

    O pior confirmou-se e já era previsível, cabe ao SC emendar o seu erro e tentar potenciar outro elemento. Mais valia ter descansado o maliano em jogos mais acessíveis (sobretudo em casa) e ele agora estaria a topo, do que andar a utiliza-lo até rebentar e agora numa fase decisiva ficar sem ele, mas enfim.

    Marega também andava a acrescentar menos e falhar golos cantados porque fisicamente andava de rastos e se um jogador com as suas limitações já não é fantástico, perdendo poder físico e discernimento na hora de decidir e finalizar pior se torna. Culpa do treinador e a sua má gestão do plantel. Telles poderá ir pelo mesmo caminho e o seu rendimento já tem descido por causa disso mesmo.

    Resta rezar que mais ninguém se lesione e que o Fernando Andrade se assuma e surpreenda. Mas sobretudo que o Soares, que é propenso a lesões, não tenha uma neste período. Seria o descalabro! Vamos lá ver.

  • brunofonseca
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:21 pm

    Já era expectável que ele mais dia menos dia fosse “rebentar”. Aqui mal o SC (e o Telles infelizmente deverá ser o próximo). A má gestão do plantel tem sido um grande defeito do Sérgio.
    Deverá ser o Otávio a saltar para o seu lugar, a jogar nas co

  • Consuela
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:22 pm

    Não é surpresa para ninguém, dada a sobrecarga de jogos, SC devia ter tido mão nesta teimosia pelas estatísticas do Marega, agora, nesta fase de definição da época, com jogos complicadíssimos, irá falhá-los todos.
    Quanto ao substituto, não creio que seja o Fernando, SC não confia nele para titular, pelo que Otávio deverá entrar no 11. Se não for pedir muito, que tire o Pepe do 11 também e meta lá o Militão, é preferível do que meter este centralão à direita.

  • Prontauro
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:23 pm

    Veremos se esta lesão será boa ou má para a equipa. Na época passada foi má, mas também é verdade que nos últimos jogos o Porto tem apostado menos no jogo direto, talvez também por uma certa falta de opções, já que cada bola passada para o Marega tem sido uma jogada desperdiçada.

    A verdade é que quando o Marega se lesionou na época passada, ele estava a ser o motor da equipa, o que não se tem verificado nos últimos jogos. Por isso, teoricamente, eu diria que desta vez o Porto não irá sentir tanto a falta do maliano. Mas da teoria à prática, por vezes, há uma grande distância.

    Acerca do seu possível substituto no 11, vejo 3 opções:
    1. Fernando Andrade ao lado de Soares, mantendo o esquema tático.
    2. Otávio, alterando a tática para 4-3-3 com o brasileiro no meio campo, ou mantendo o 4-4-2 jogando ele nas costas do Soares.
    3. Danilo, entrando para um meio campo a 3, com Herrera e Óliver, mantendo o Soares sozinho na frente, apoiado por Brahimi e Corona, como extremos ou médios ofensivos.

  • brunofonseca
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:24 pm

    A jogar nas costas do Soares, dando assim uma maior criatividade ou voltar ao 433 com o regresso de Danilo e Óliver como o médio mais adiantado.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:32 pm

    A minha escolha seria 4-3-3 com Casillas; Manafá (deve ter uma oportunidade), Felipe, Militão e Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Corona, Brahimi e Soares. Ou 4-4-2 com os mesmos, mas jogando Corona nas costas do Soares e saindo Herrera ou Óliver do 11, podem alternar conforme os jogos até porque o mexicano deve ser gerido também, isto quando o Danilo estiver pronto a entrar no 11, por enquanto mantinha Herrera – Óliver até.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:13 pm

      Penso que em grande parte dos jogos deve manter o 4-4-2 e, se fosse eu, optaria por fazer entrar Otávio ou Adrian para jogar como 2º avançado. E passaríamos a jogar mais apoiado o que faz aparecer mais gente na área e uma mais eficaz reacção à perda, sem tanto espaço para os contra-ataques. Além de que permitem trocas posicionais com qualquer um dos alas, visto que conhecem as dinâmicas. Contra Roma, Braga e Benfica sim, jogaria em 4-3-3 para termos supremacia no meio campo porque por norma estas equipas jogam com 2 no meio. E Militão tem que sair da lateral direita, nisso concordamos.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:39 pm

        Eu estou totalmente de acordo com a tua opinião, por mim seria assim também. Vamos ver como o SC decide, mas deverá andar por aí, embora o Militão vá continuar na lateral direita, não tenho duvidas. Meteu-se numa alhada a contratar o Pepe, agora tem uma decisão difícil a tomar. A ver vamos. De resto, subscrevo!

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:20 pm

      O Pepe com o estatuto que tem nunca vai ser sentado, a não ser que o SC queira um balneário a implodir

      • Kacal
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:37 pm

        Também não acredito que aconteça, mas neste momento é o que eu faria e o Militão tem que jogar a central!

  • Xyeh
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 4:42 pm

    E o professor Abou quando volta? Já está lesionado há bastante tempo, desde Setembro. O Porto que tinha um dos melhores departamentos clínicos ultimamente é a rasgar os jogadores, no ano passado foi o Danilo com 2 seguidas, Marega, Soares, Aboubakar, Brahimi. Esta época outra vez os mesmos, com o SC a puxar assim pelos jogadores não há departamento clínico de luxo que aguente.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:26 pm

      Tendo em consideração que o Aboubakar foi riscado da lista da Champions para a próxima fase, prevê-se que ainda demore algum tempo a regressar.

  • B.Jardim
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:19 pm

    Casillas
    Militao Filipe Pepe Telles
    Danilo Herrera Oliver
    Corona Soares Brahimi

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:19 pm

    Deverá ser o Danilo o seu substituto, voltando só 4-3-3.

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:41 pm

    Com outro treinador até diria que esta lesão podia ser uma blessing in disguise, mas…

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 5:53 pm

    Octavio ou Danilo, dependendo do jogo, seriam a minha opcao. Contudo creio que o SC vai apostar em 442, ja o fez com o Andre Pereira e deve voltar a fazer com Fernando.

  • MiguelF
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 8:18 pm

    Uma grande baixa para o próximo mês do FC Porto e com um calendário longe de ser fácil, incluindo os jogos da Champions.

    Marega até tinha vindo a baixar de forma mas a sua explosão, força e capacidade de aparecer nas costas da defesa vai fazer falta.

    O problema das lesões está na não rotação da equipa, Marega rebentou e o Telles não tarda nada vai pelo mesmo caminho. Sérgio Conceição já deveria ter percebido isso antes e ter dado descanso nos momentos certos, assim há jogadores (não só o Marega e Telles) que acabam por esgotar fisicamente.

    Pergunto-me se o SC irá mudar para um 4-3-3 com Casillas, Militao, Felipe, Pepe, Telles, Danilo, Herrera, Oliver, Brahimi, Corona, Soares ou irá manter o 4-4-2…

    O Campeonato na minha opinião está longe de estar acabado, especialmente com o Benfica a 3 pontos, e sinceramente acho que será uma luta até ao fim. O próximo jogo com o Moreirense no dia 8 será tudo menos fácil!

  • AngeloGJ
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 9:30 pm

    Normal, e a culpa é do treinador, o Marega joga sempre, nunca sai, o jogo do FCP quando a equipa adversária consegue controlar o FCP converge em chutao para frente para a corrida do Marega, o jogador e’ de carne e claramente vai se lesionar, veremos se o próximo não será o Alex Telles, não sei porque o Sérgio não consegue gerir melhor os jogadores mas uma coisa é certa a época passada a onda de lesões foi culpa sua, este ano já se lesionaram, Aboubakar e Danilo sem real culpa do treinador mas agora esta lesão do Marega claramente e’ culpa do treinador que para ele o atraque do FCP tem de ser Marega + 3

  • hugo7
    Posted Fevereiro 5, 2019 at 12:21 am

    Sou portista e nao me lembro de jogador tao horrivel ser titular indiscutivel de meu clube. Quem gosta de futebol nao pode gostar de Marega. “Ah mas a força dele e o que ele desiquilibra…” e a quantidade de bolas que ele perde em 90 minutos? E a quantidade de golos que ele falha? E a quantidade de jogadas (que teoricamente seriam prometedoras) e ele não dá sequencia? E a tecnica? E a arte do futebol? E a beleza de ver uma bola ser bem tratada? O futebol perde um bocado o encanto quando só ouço alarmismos depois deste cepo se lesionar…

    • Xyeh
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 10:11 am

      O meu alarmismo é mesmo com a condição dos jogadores do Porto, o Marega é importate no Porto mas não é um jogador que me encha as medidas, como já disse por aqui sou um portista que gosta de ver a sua equipa a jogar bom futebol acima de querer ganhar.

    • Prontauro
      Posted Fevereiro 5, 2019 at 1:04 pm

      Percebo o que dizes, mas quando o Marega está em forma acaba por ser um jogador importante no estilo de jogo do Porto. E a certa altura desta época até parecia estar melhor tecnicamente. No entanto, nos últimos jogos tem somado muito más exibições. No último jogo, contra o Vitória, nos 76 minutos que jogou, obteve as seguintes estatísticas:

      Remates à baliza: 1
      Remates para fora: 2
      Tentativas de drible (bem sucedidas): 2 (0)
      Boas oportunidades falhadas: 2
      Passes precisos: 8 (80%)
      Passes chave: 1
      Cruzamentos (bem sucedidos): 1 (0)
      Duelos (ganhos): 11 (1)
      Perdas de bola: 5
      Faltas: 3
      Faltas sofridas: 0
      Cortes: 2
      Intercepções: 1
      Dribles: 0
      *Dados retirados do SofaScore

      Saliento as estatísticas relativas aos duelos. E o facto de ter sido considerado o pior em campo com uma nota de 5.8/10.

Deixa um comentário