Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Marquinhos (central mais promissor do Mundo) disponível para jogar por Portugal; Paulo Bento deve aproveitar?

Marquinhos, central de 19 anos que o PSG adquiriu no último defeso à Roma por 32 milhões de euros, surpreendeu no rescaldo do embate entre o campeão francês e o Benfica ao declarar a sua disponibilidade para jogar pela selecção nacional. “Tenho nacionalidade portuguesa, tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa. Tudo tem de ser estudado, de ser analisado com o meu empresário e com a família. Se o convite [para seleção portuguesa] vier, porque não? Vou ficar muito honrado e feliz”, respondeu o camisola 5 dos parisienses quando questionado sobre a possibilidade de representar Portugal. VM – Estamos na presença do central sub-19 (entre aqueles que estão a cumprir o que na teoria devia ser o 1º ano de sénior) mais promissor do Mundo. Um defesa quase perfeito, pela sua velocidade, técnica, leitura de jogo, capacidade de jogar em antecipação e que até tem a capacidade de disfarçar a sua “baixa” estatura (1m83) com um forte poder de impulsão. Aliás considerando as suas características, com alguma facilidade pode ser aproveitado de maneira ocasional a médio defensivo ou lateral direito. Ou seja, quanto à qualidade do jogador estamos conversados. Se juntarmos a isso a sua disponibilidade para jogar por Portugal (e a nossa defesa está longe de ter soluções de sobra, muito pelo contrário), só um seleccionador com pouca visão não iria aproveitar esta excelente oportunidade. Mas sobre esta questão de a selecção ter jogadores que não nasceram no nosso país, recentemente já partilhamos uma “Visão” interessante sobre este tema (ler aqui) e apesar de percebermos a postura das pessoas que se opõe, já temos algumas dificuldades em entender a falta de coerência, elementos como Bruma, William Carvalho ou Rony Lopes também não nasceram em Portugal, mas ninguém aponta o dedo no momento em que são convocados ou envergam as nossas cores.

121 Comentários

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:03 am

    Claro que sim! Ele já tem nacionalidade portuguesa, não o vai fazer só para jogar por Portugal, por isso é de aproveitar, além disso precisamos de centrais! E seria rouba rum ao Brasil, que tem milhares, desculpem, milhões. Ele que venha!

    André

    • Bruno Lameiras
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:44 am

      Completamente de acordo amigo.

      Penso é que será dificil com este Selecionador ele ser convocado, embora Marquinhos não seja naturalizado. Ele tem dupla nacionalidade, tal como Danny que nasceu na Venezuela, ou mesmo mais recentemente Anthony Lopes, que nasceu em França.
      Espero que Paulo Bento não seja casmurro e aproveite esse talento emergente no futebol europeu.

    • Daniel Martins
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:22 pm

      Eu só punha uma condição: mudar o nome na camisola. Marquinhos é demasiado "abrasileirado" e faz-me lembrar alguns cantores desse país que fazem a vida a cantar nas festas das aldeias.

      Agora falando de futebol, tem de facto características bastante interessantes para um central com 19 anos. Só tem de corrigir a apetência que tem em desposicionar-se, coisa que rapidamente aprenderá com o Thiago Silva. Fazia muita falta à selecção porque centrais de jeito só temos o Pepe, e ele já teve melhores dias.

    • joao pires
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:40 pm

      o que a VM está a confundir é o fato que ninguem fala de rony ou w.carvalho, porque para alem de eles praticamente terem feito toda a sua vida cá, ou seja identificam-se com o país, sentem-se portugueses e têm toda a legitimidade de defender o nosso país, mas meus amigos assemelhar estes casos ao do lima ou fernando é completamente ridículo, como é que podem aceitar jogadores que só cá estão ha meia duzia de anos e toda a vida disseram que o sonho deles é jogar pela brasileira.(pepe sempre disse que queria a nossa, tinha 24 anos e ia para o real madrid, tinha lugar em qq seleçao do mundo, tenho orgulho em te-lo)

  • Miguel
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:07 am

    Não é português de nascença, mas sente-se um verdadeiro Português (como Nani e Pepe)? Então é bem-vindo!!! Caso contrário não…

    • Obscure
      Posted Outubro 3, 2013 at 9:32 am

      Xenófobo encontrado.

    • Pinha
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:20 am

      subscrevo!

    • VuLup
      Posted Outubro 3, 2013 at 4:11 pm

      Xenófobo ?!?!?! Então o homem disse que se ele se sentir um verdadeiro português podia jogar…
      Existe gente com falta de cérebro sem dúvida. Claro que se é só para jogar no panorama internacional, não vale a pena, isto é uma selecção, não é um clube ! Quando se veste esta camisola, é para honrar.
      A camisola é um fim, não um meio só para jogar nas seleções

  • Luis
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:12 am

    Obvio que não! A selecção não é luso-brasileira. Tenho dito!

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:41 am

      Entao mas se ele tem nacionalidade portuguesa, porque não??
      Tenho bastantes familiares no estrangeiro há muitos anos, que tiveram filhos no estrangeiro e sentem se mais portugueses do que muitos lusitanos de "ginga".

    • Giardello
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:12 am

      E os lusos que ainda na plenitude das capacidades decidem que não querem mais ir à selecção (Simão, Tiago e tantos outros?) Será que o sangue luso fica degradado com o tempo?

    • Posted Outubro 3, 2013 at 11:33 am

      A selecção é uma escolha, não um dever. É necessário apenas decidir quem está apto a fazer essa escolha.

    • marco
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:38 am

      então sendo assim: Nani, Danny, Bruma, toda a seleção de sub 20 ou juniores, td fora, enquanto pensar-mos assim n ganhamos nada. e mais a melhor seleção de todos os tempos a de 66, se fosse hoje não eram portuguêses, quase na sua totalidade.

    • Suspeito do Costume
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:38 pm

      Marco, não eram portugueses como assim? Que eu saiba, moçambique, angola, cabo verde …., era Portugal. Deixe-se desses comentários racistas.

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 3:16 pm

      Luis, não percebo este tipo de opinião, se o rapaz tem dupla nacionalidade e tem a vontade de defender as cores de Portugal por que raio é que não o deveria fazer? se ele sente-se português e tem a nacionalidade deixem-no optar! Agora segundo a sua ideia vou-lhe expor um problema, que se trata do meu caso, nasci na Suiça (filho de emigrantes portugueses), vivi na Suiça os meus primeiros 13 anos de vida e até a data em Portugal, só tenho uma nacionalidade que é a Portuguesa, mas segundo o senhor não sou português porque fui cirado noutro país não é? Mas também não tenho nacionalidade Suiça… Então sou de que país? Esclareça-me por favor que agora estou com uma dúvida existencial….

      Francisco TM

  • Tiago
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:13 am

    Para ontem.

  • Diogo Pinheiro
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:17 am

    Duvido que o Brasil o deixasse escapar

  • Verdadeiro Português
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:22 am

    Resta saber as motivações que estão por detrás destas declarações. Tem sangue português, provavelmente filho ou neto de portugueses emigrantes no Brasil, e é um atleta com um tremendo potencial, deviamos aproveitar os portugueses da Diaspora.
    Há apenas aí algo que me está a deixar de pé atrás, estas declarações serão uma "forma de pressão" para ser convocado já pelo Brasil? Ou o atleta sente amor por Portugal, identifica-se com o país e faz questão de representar a pátria? Isto deveria ser clarificado porque a Nacionalidade Portuguesa é um assunto sério, é uma benção e tem de ser tratada com toda a seriedade e respeito, não acho graça nenhuma que usem o tema apenas como forma de chantagem

  • SardaoDaNoite
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:24 am

    Convoca-o já amanhã!

  • Ace-XXI
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:33 am

    Os descendentes de portugueses são portugueses! Nao tem nada haver com naturalizaçoes que apenas servem para futebolistas ganharem mais uns trocos a jogar por seleções estrangeiras.

    Se o jogador tivesse vontade de representar a nossa seleção convocava para o próximo jogo.

  • Wonderkid
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:40 am

    Com este, Maicon, Fernando e Lima, aí sim, teríamos uma selecção para ir fazer "qualquer coisinha de jeito" ao Mundial no Brasil. Temos de deixar de ser tansos e nacionalistas ao ponto de desperdiçarmos jogadores de qualidade como estes. Todos o fazem, nós próprios já o fazemos (e desde as selecções mais jovens com Brumas e afins) e temos de deixar de ser cínicos e fazer o mesmo com jogadores para a Selacção A. Urgentemente.

    • jp91
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:05 am

      a seguir podemos ir buscar o danilo, jackson, matic e gaitán e fazemos uma seleção capaz de lutar pelo mundial e cheia de espírito português

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:12 am

      Convoca se também o Oblak, Siqueira, Capel etc.
      Haja bom senso

    • Wonderkid
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:46 am

      E se esses jogadores tivessem nacionalidade Portuguesa e estivessem disponíveis para representar a nossa Selecção, qual o problema?! O que é que algum dos 4 jogadores que eu referi têm a menos do que Nani, Bruma, Pepe ou William Carvalho?! Expliquem-me. O que é que qualquer indivíduo com nacionalidade Portuguesa tem a menos do que eu ou qualquer um de vós?! Porque é que somos xenófobos para uns e para outros não?! Ao menos que sejamos coerentes… se não é para ter naturalizados, então que não tenhamos nenhum. Não é ter uns quantos, e os outros que se tenham naturalizado numa fase mais tardia da sua vida não têm o mesmo direito. Ou sim, ou sopas.

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:01 am

      Wonderkid tu nao tas a perceber que a ideia de representar uma selecçao nao e so o jogar europeus e mundiais! É acima de tudo lutar e engrandecer o nosso pais, aí mais do que nunca tem de haver amor à camisola!! Nao e agora naturalizar tudo o que joga em Portugal ha mais de 3 ou 5 anos!

      João Moreira

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:02 am

      Se a toda poderosa Espanha jogou com o Senna, e têm tanto jogador, nós que temos menos não podemos aproveitar este, ou o Lima? Era já hoje que lhes ligava.

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:06 am

      Então, caro WonderKid, eu passo a explicar:
      Bruma, Nani, William Carvalho e afins, apesar de terem nascido noutro país (neste caso ex-colónias portuguesas), foram criados em terras lusas, ou seja, mesmo nascendo fora, são como se tivessem nascido cá, visto terem vindo para cá desde muito novos. Por outro lado temos o Pepe e o Deco que não fazendo parte do 1º grupo, são jogadores que se naturalizaram para jogar na selecção, mas que sentem a camisola tanto, ou mais que os que cá nasceram. Outra coisa é um jogador que, não tendo lugar na selecção do seu país, recorre à naturalização para jogar na Selecção Portuguesa.
      Resumindo, uma coisa é estrangeiros jogarem na selecção e sentirem a camisola, outra é jogarem porque não têm lugar na do seu país.

      -MisterD-

    • Luís
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:07 am

      Fernando? isso é alguma piada? mais vale levar o Custódio se é para ter uma nulidade em campo.
      Esta obssessão com o Fernando é uma coisa que me ultrapassa. Nunca vi jogador tão sobrevalorizado.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:25 am

      Acho que te equivocaste Luís. O Fernando é subvalorizado. Só assim se pode compreender o teu comentário.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:54 pm

      Fábio,

      O Luís explicou bem, por ele não gostar do Fernando é que acha que é um jogador SOBREvalorizado…quem se equivocou fos-te tu…

    • Wonderkid
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:32 pm

      Caríssimos, Bruma teve em Portugal 6 anos. Que tem ele a mais do que, por exemplo, Fernando?! Nenhum é filho de pais Portugueses… viveram/vivem no nosso País durante um período de tempo semelhante… então qual a diferença?! Só porque um teve a nacionalidade Portuguesa antes da atingir a maioridade e o outro não?! Isso faz com que um tenha mais direitos ou seja mais Português que outro?! Percebem o meu ponto de vista?!
      Quanto à história de sentir a camisola, dou-vos o exemplo do Pepe. Sente mais a camisola que muitos Portugueses de origem….
      Eu tenho para mim que todo e qualquer indivíduo que tenha nacionalidade Portuguesa (seja lá quando for que a tenha obtido ou com que idade é que a tenha obtido) deve ser tido em conta para as convocatórias, independentemente do quer que seja. Agora se é convocado ou não, isso é uma decisão do Seleccionador. Não podemos é "aceitar" com normalidade que alguns sejam convocados e achar um "atentado" que se considere, sequer, convocar outros. Somos todos iguais e temos todos os mesmos direitos. Ou se convocam todos ou não se convoca nenhuns.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:40 pm

      Miguel Antunes,

      Eu dei azo ao sarcasmo. Se não conseguiste entender, peço desde já perdão. E já agora, diz-se "foste" e não "fos-te".

      Muito obrigado.

    • Wonderkid
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:44 pm

      Há, é que, acima de tudo, manter minimamente a coerência. Nisto e em tudo na vida.

    • Borussiadoutromundo
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:47 pm

      Pois misterD mas este como e obvio q tem lugar na selrccao brasileira e depois qd no mundial tivermos de jogar contra a holanda e nas meias finais com a espanha e este menino esta la a jogar por nos e fizer uma grande exibicao a"guem se vai sentir menos orgulhoso por ele n ter nascido em leiria ou no porto? Alguem vai deixar de ir para o marques pq finalmente ao fim de dez anos ganhamos a espanha num jogo a serio?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 3, 2013 at 3:28 pm

      Fábio,

      Compreendo que na tua idade não gostes de ser corrigido, mas tens que aprender que isso faz parte da vida

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 3, 2013 at 8:02 pm

      Mas eu não percebi o porquê de ser corrigido. Eu apenas estava a ser sarcástico quanto ao comentário do Luís. Eu percebi bem o que ele quis dizer, tu é que não conseguiste perceber o teor do meu.

      Mas peço desculpa pelo mal entendido que criou o meu comentário.

  • Pedritxo
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:45 am

    a quailidade dele ninguem pode discutir e caso viesse jogar por nos,seria uma mais valia.

    E portugues, e se for filhomento de descendentes da-lhe mais credibilidade, mas com as declaraçoes de empresario e isso, ve-se bem que foi forma de chantagem para o brasil o convocar,tambem seria a 4ºopção, e mesmo se nao for isso, para querer falar com o empresario e ver o que e melhor, nao e por amor a patria, conhecimento por portugal que iria jogar por nos, mas sim por interessse parao bem da sua carreira.

    Dito isto,vvejo as declaraçoes com interesse e jogadores assim torna-se dificil aceitar,mas mais vale aceitar este do que ter aceitado liedson

    • Pedritxo
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:27 am

      a questao tambem passa por termos ou nao muitos tipo marquinhos ou fernandos, se bem que se pode considerar diferentes.

      Para ja temos so Pepe, mas esse demonstra mais amor a patria do que muitos que estao la, canto o hino com alegria,etc..

      Acho que nao maximo poderia-se ter 3 naturalizados numa selecçao, visto isto marquinhos ate pelo defice na posiçao seria bem vindo e ate na proxima convocatoria estar convocado para o agarrar ou para ver se e bluff.

      Casos como fernando ou lima sao diferentes de marquinhos,porque so iriam representar a selecçao porque ja viram que na canarinha nao calçam e a selecçao portuguesa lhes permitiria jogar uma grande competiçao de selecçoes.

      Marquinhos continuo a ver as declaraçoes dele com interesse, mas tambem se pensar um bocado, dante e thtiago silva tem 29 anos,ele mais tarde ou mais cedo acabaria por ser titular na canarinha,mas se calhar ta impaciente e ve a nossa selecçao como alternativa, so isso me preocupa ,nao saber se as intençoes sao interesseiras ou genuinas, parecem interesseiras

    • Pedritxo
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:53 pm

      Relembrar que rolando quando ainda jogava na selecçao nacional e no porto aquando da consquista da liga europa,salvo erro, festejou com bandeira de cabo verde e nao de portugal

  • Deus
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:53 am

    Digo apenas isto, se for verdade que quer jogar pela seleção portuguesa, não o convocar na próxima convocatoria sera o maior erro de PB desde que está na seleção, jogador que foi titular na Roma, e agora no PSG foi titular nos ultimos 4 jogos tendo apontado 2 golos.
    Não vou dizer quer já é melhor que Pepe ou Bruno Alves, prefiro nao expressar a minha opiniao para ja no que toca a esse aspeto, mas sem duvida sera dos melhores centrais do Mundo daqui a uns anos.
    Mas pelo menos melhor que Ricardo Costa não me importo de dizer que é, tem pelo menos qualidade para ser o nosso 4 central, para mim até mais do que isso já que Bruno Alves está numa fase descendente da carreira (terá 34 anos no ano do Europeu se nao estou em erro), Pepe já terá 33 anos no Europeu e Ricardo Costa 35. Neto é assim o nosso central mais novo, atualmente com 25 anos, Marquinhos sem duvida faria parte do futuro da seleçao portuguesa, Ilori não sabemos se se irá adaptar a Inglaterra e ainda por cima disse que equacionava jogar por Inglaterra (deviamos fazer o mesmo com Dier). Marquinhos não é menos portugues que nenhum de nos por isso acho que deve ser chamado, já que tem qualidade e vontade.

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:07 am

      Pode tirar o cavalinho da chuva. O Dier SEMPRE assumiu que o objectivo é a seleção inglesa.

      Tenha sido para pressionar o brasil ou não… só se formos cepos é que não aproveitamos esta oportunidade.

      José Couto

  • Miguel
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:56 am

    Obscure? Xénofobo? Sabe o que diz? Quem é você para me insultar dessa maneira?
    Diga-me no que se baseia para me considerar xénofobo?
    Sou xénofobo, por não querer jogadores que não tenham amor a Portugal? Quero uma selecção com identidade lusa e não uma seleção de "rejeitados"… Mas volto a citar (como já o fiz em outros posts), lá por não querer pessoas que não se sintam "portuguesas de gema" na seleção, não quer dizer que estes não possam ter os mesmos direitos que qualquer pessoa que tenha nascido em Portugal… Uma coisa é não concordar outra é saber que existem leis que viabilizam tal situação…
    Triste mentalidade é a sua… Infeliz nesse comentário…

  • coelhone
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:58 am

    soou-me mais a um aviso a federação/selecção do Brasil do que, efectivamente, a uma verdadeira vontade de jogar por Portugal

  • jp91
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:01 am

    a partir do momento em que começarmos a naturalizar e aceitar jogadores, na nossa selecção, que não são portugueses com uma maior facilidade, podem dizer adeus ao sonho de serem aplicadas medidas de proteção ao jogador português. Esquecem-se que nani, william, bruma, rony lopes, etc vivem ou viveram durante muito tempo em portugal, vieram para cá muito jovens e fizeram toda ou parte da formação cá.

    Se gostava de ter jogadores da qualidade de marquinhos, lima e fernando na seleção? gostava, mas deixávamos de ser portugal e prefiro mil vezes ganhar (quando ganharmos e se ganharmos) com portugueses e a vitória saber a portugal do que ganhar com 4 ou 5 estrangeiros no plantel.

    Também seria certo que estes jogadores iriam retirar espaço a jovens portugueses (como é que betinho, cavaleiro, paciência vão ser convocados se houver lima por mais três anos e depois outro estrangeiro qualquer? como é que william vai se houver fernando? se calhar o neto nem aparecia se o maicon ou o marquinhos já tivessem sido naturalizados)

    • Bruso
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:11 am

      Concordo em certa parte. Mas o Cavaleiro, Betinho e Paciencia 1º t~em de ganhar o seu espaço nos clubes e só depois na seleção. Achas que o Cavaleiro conseguirá espaço no 11 do Benfica?? impossivel diria

    • Luís bcn
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:30 am

      jp91 o seu comentario nao tem logica…O Bruma veio para portugal para jogar futebol e apenas para isso. O seu irmao viveu um ano em Portugal e tem nacionalidade Portuguesa (va se la saber como). William Carvalho é igual. O Nani e o Rony sao imigrantes e nao tem nada que ver com futebol. Este marquinhos é portugues como o Raphael Guerreiro, é luso descendente que é algo difertente de nao ser portugues e de adquirir a nacionalidade por motivos inteiramente profissionais como fazem os Brumas e Rolandos todos.

    • jp91
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:35 am

      siceramente se o benfica não mudar de política duvido que ganhe espaço até no plantel principal. não é que não tenha qualidade, mas a constante necessidade de se valorizar elementos que custam 6 ou mais milhões, no clube da luz, é imensa.

      Quando falei nele, no betinho e no paciência falava mais numa perspetiva de futuro (2 ou 3 anos).

      Cumprimentos

    • jp91
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:36 am

      siceramente se o benfica não mudar de política duvido que ganhe espaço até no plantel principal. não é que não tenha qualidade, mas a constante necessidade de se valorizar elementos que custam 6 ou mais milhões, no clube da luz, é imensa.

      Quando falei nele, no betinho e no paciência falava mais numa perspetiva de futuro (2 ou 3 anos).

      Cumprimentos

    • Bruso
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:43 am

      Ora aí esta jp91.
      Quem rouba espaço aos jovens portugueses na seleção são os estrangeiros contratados pelos clubes que lhe roubam espaço para se afirmarem nos clubes. Não são os naturalizados.
      O Betinho e o Paciência terão o mesmo destino…estão sempre tapados por contratações de estrangeiros.

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:45 am

      Não percebi muito bem o comentário.
      Caso eu saiba, não se compram naturalizações, pelo que se o jogador tem nacionalidade portuguesa, e porque tem ligações ao nosso pais.
      E se ele realmente quiser representar Portugal e por gosto, pois não e daqueles que representa um pais por não ter lugar no que queria-estamos a falar do defesa com maior potencial do mundo atualmente

    • jp91
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:06 am

      slb1994,

      imagine que lima, marquinhos, fernando, maicon vão para a seleção. começa-se a achar que cada estrangeiro que venha para cá, jogue durante uns anos cá, ou que tenha ascendência portuguesa (caso do marquinhos que não nasceu nem viveu cá que eu saiba) é uma opção válida para a seleção.

      Agora diga-me se a federação, se portugal obtiver bons resultados com os naturalizados, vai-se preocupar com o jogador português.

      E cada naturalizado que entre é menos um lugar disponível para um jovem ou jogador que desponta mais tarde

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:19 am

      Mas ainda não precebeu que os casos de Lima, Fernando ou Maicon não são comparáveis a Marquinhos?

    • Bruno Rocha
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:12 pm

      jp91, o Marquinhos não é naturalizado, é luso-descendente (tal como Danny, Rafa Guerreiro, Anthony Lopes, Robert Pires, etc.). Capisce?

  • F.L.
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:06 am

    Num mudo globalizado discutir se alguém é genuinamente e pasteurizadamente português é de uma imbecilidade enorme. Por isso estou totalmente de acordo com a "Visão de Mercado" quanto ao Marquinhos. Aliás a conversa de alguns sobre o tema mais parece a conversa dos nazis sobre a "raça pura". Ora o que caracteriza a "raça" portuguesa é precisamente a sua heterogeneidade, somos uma mistura de raças e credos. Bem vindo portanto, Marquinhos.

    • Tomas W
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:58 am

      O que parece que você não entende é que quem é contra a chamada de "estrangeiros" nada tem a ver com raça pura. Esse tema da raça pura parece que só você é que valoriza.
      Quem defende apenas portugueses na selecção não tem a ver com o local aonde eles nasceram, mas sim com a relação cultural/sentimental. Eu não sou português porque o meu CC o diz, sou português porque Portugal é o sítio aonde me sinto em casa, sou português porque a cultura portuguesa (com todas as suas virtudes e defeitos) é aquela que eu partilho.
      Posto isto lhe digo que acho bem que todos aqueles que se sentem portugueses joguem pela nossa selecção. Os que apenas por questão de gestão de carreiras querem jogar por Portugal quanto a mim não vestiam a nossa camisola.
      Portugueses como o Pepe são bem-vindos, portugueses como o Deco ou o Liedson não.

      Quanto ao Marquinhos parece-me que ele não quer jogar por Portugal, que apenas pressionar o Scolari.

    • Posted Outubro 3, 2013 at 11:02 am

      É exactamente por sermos uma mistura de raças e credos que se levantam estas questões. É imbecil discutir se alguém é genuinamente português? Para si pode ser. Se calhar você não sente o mínimo de patriotismo para com o seu país. Não acha que pessoas que demonstrem alguma ligação com Portugal demonstrem muito mais vontade, motivação e ambição por representar a selecção?

      Também apoia a globalização existente no Benfica? Só não vê quem não quer que os inúmeros jogadores sérvios e sul americanos do plantel complicam a evolução natural de jogadores jovens portugueses, e quem se ressente no fim é a selecção. O nosso azar é que sérvios, argentinos, uruguaios e paraguaios não podem representar Portugal. Ainda…

  • Bruso
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:07 am

    1ºponto: não sou contra a utilização de jogadores não nascidos em Portugal.

    2º ponto: o Marquinhos é um caso diferente do Pepe, Deco e Liedson. Estes naturalizaram-se após jogarem mais de 5 anos em Portugal. O Marquinho tem nacionalidade Portuguesa desde que nasceu. É um caso idêntico ao Nani, Bruma etc.

    3º ponto: o facto de nunca ter jogado em Portugal será sempre um factor contra a sua utilização. Na minha opinião não devia ser, mas para a maior parte das pessoas é. Mas O Daniel Fernandes (GR), já foi convocado à seleção principal e nem português se falava, portanto é pior que o caso do Marquinhos.

    4ºponto: que grande reforço seria para a nossa seleção. Pepe e Bruno Alves já caminham para velhos. Ricardo Costa nunca convenceu. Ilori é a grande esperança da posição mas no Liverpool terá pouco espaço para evoluir e ainda há a hipotese de o perder para a Inglaterra. Os 3 grandes + o Braga continuam a não apostar em centrais portugueses (à excepção do NAC mais nenhum é normalmente titular). Sobra apenas o Neto que tem tudo para fazer uma grande dupla com o Marquinhos.

  • F0nZ
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:13 am

    Não acho bem. Todos os exemplos citados a cima foram de jogadores que jogaram em Portugal mais de 5 anos. Não esquecer que em Portugal temos centrais que futuramente podem dar muito a Portugal, e que fizeram a formação em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento dos clubes portugueses. Se abrirmos portas a estes que fazem a formação lá fora também começamos a cortar as pernas aos miudos portugueses na selecção. Falo apenas do meu clube pq apenas dele conheco realmente quem tem valor.. temos por exemplo Tobias, Ruben Semedo, Ilori(q ja saiu).. Relembro que o problema de Portugal nunca foram centrais e nunca serão. Mais dia menos dia aparece outro.

    SL

    • Bruso
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:38 am

      A diferença é que o Marquinhos têm a mesma idade que esses nomes que você aponta e já joga a titular no PSG que é uma das 5 equipas mais ricas do mundo.

      Diga-me uma coisa: Se o Sporting não apostar nesses 2 jovens como será?? O problema da nossa seleção é que olha-se para o futuro vemos muitos nomes promissores mas nenhum a se conseguir impor na respetiva equipa. Sporting tinha Bruma e Ilori mas ambos saíram e temos de esperar pela sua adaptação à equipa para ver se vão evoluir.

      Benfica tem Bernardo Silva, Cavaleiro e outros promissores mas se não forem aposta regular dos clubes pouco vão servir para a seleção. A questão roubar lugares impõe-se nos clubes e não na seleção. Nos clubes sim, contratam-se tantos jogadores em vez de apostar na formação.

      Ainda ontem comentei isto com um amigo meu durante o jogo PSG-SLB.
      disse-lhe assim: O PSG levou 1-4 do Benfica na Youth Champions. Para o ano 3 ou 4 jogadores dos juniores do PSG serão aposta para a equipa principal. O Benfica não terá nenhum. E estamos a falar de realidades financeiras completamente diferentes. Um pode contratar quem quiser e o conta os tostoes para fazer uma contratação e só consegue contratar jogadores com poucos crédito firmados.

  • slb1994
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:15 am

    A nível desportivo, seria simplesmente fantástico. É um jogador tremendo e com um potencial medonho.

    Se tem nacionalidade portuguesa, tem que ser "alvo" da Federação Portuguesa de Futebol, em entrar em contacto com ele para "averiguar"o interesse em representar a selecçao.

  • Posted Outubro 3, 2013 at 10:18 am

    VM, não entendo a falta de coerência de que falam. Bruma, William ou Rony Lopes são casos bem diferentes de Marquinhos, e isso está à vista de todos. Concordo convosco que a naturalidade não seja o critério essencial da nacionalidade, mas os três exemplos descritos são de jogadores nascidos fora do país e que vieram para Portugal em miúdos ou adolescentes. Neste caso específico, Marquinhos tem dupla nacionalidade por ter ascendência portuguesa (presumo eu), nunca por ter nascido, vivido (crescido) ou jogado em Portugal.

    Apesar de tudo, este é um caso bem diferente de Lima, Fernando e Maicon, e sobre estes dei a minha opinião no outro post. Se efectivamente Marquinhos se identifica com o país e tem vontade de jogar por Portugal, é uma opção a ter em conta. Pessoalmente, sou contra este tipo de questões.

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:38 am

    Neto & Marquinhos, uma dupla para o futuro mas o Paulo Bento, se bem o conheço, nunca vai convocar um brasileiro.

    Rui Santos

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:52 am

      Seria simplesmente fantástico
      Juntava se Tobias Figueiredo e Illori e ficávamos com um quarteto fantastico

  • Verdadeiro Português
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:39 am

    Como a maior parte das pessoas(provavelmente 95%) não compreende ou conhece o conceito de nacionalidade, nem a lei que está por detrás dela, vou dar a conhecer um breve resumo (sou especialista na matéria):

    A Nacionalidade Portuguesa pode ser obtida por duas maneiras: Adquirida ou de Origem

    São Portugueses de Origem:
    1) Filhos de Pai OU Mãe de nacionalidade portuguesa nascidos em Portugal ou no estrangeiro.
    2) Nascidos em Portugal sem outra nacionalidade
    3) Nascidos em Portugal mas filhos de estrangeiros que tenham nascido em Portugal e que em Portugal residam aquando do nascimento do filho
    4) Nascidos em Portugal filhos de pais estrangeiros residentes legais há mais de 5 anos

    São Portugueses de Nacionalidade Adquirida:
    1) Casamento com cidadão português
    2) Estrangeiros residentes em Portugal há mais de 6 anos
    3) Menores estrangeiros filhos de cidadãos estrangeiros que se tenham naturalizado
    4) Menores que tenham concluído em Portugal o 1ºciclo básico de instrução/educação
    5) Filhos de estrangeiros que residam em Portugal há mais de 5 anos

    Como podem ver o nosso país não impõe restrições quase nenhumas à concessão da nacionalidade, mas isso já é outra conversa.

    O que a mim me parece é que as pessoas que discordam da utilização de estrangeiros são contra, ao abrigo da lei, a utilização de jogadores que tenham optado pela nacionalidade quando maiores de idade. Parece-me que é isto…

    • Fernando Guedes
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:26 pm

      Fazem faltas estes comentários para elucidar as pessoas.

      Fica a questão: se uma pessoa é tem nacionalidade portuguesa perante a lei, qual é o problema de representar a Selecção Portuguesa?

      É que às vezes parece ser crime uma pessoa que adiquiriu a nacionalidade à pouco tempo jogar pela selecção mas se for para votar no Presidente ou no Primeiro-Ministro nem se levanta a questão.

    • Wonderkid
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:42 pm

      Verdadeiro Português, boa adição de informação à conversa. Por acaso não sabia do ponto 4 do segundo conjunto de pontos.
      A mim também me parece que o que é mal visto é isso mesmo, a naturalização para lá dos 18 anos. Não consigo é compreender bem o porquê… mas pronto.

    • j_fc90
      Posted Outubro 3, 2013 at 4:45 pm

      Grande post… é mesmo isto.

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:44 am

    Amigos, esse comentário não passou de um aviso à CBF.
    Alguma vez Marquinhos iria estar disponivel para jogar por uma selecção que dificilmente não irá ser medíocre nos proximos 3,4,5 anos? (Será medíocre se o futebol português continuar no mesmo caminho, claro).

    Cumprimentos
    Paulo Jorge

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:54 am

      Paulo, não creio que isto deva ser avaliado por "interesses" mas sim por amor a camisola

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:13 pm

      Claro que sim slb1994, completamente de acordo consigo. Eu tenho é duvidas que Marquinhos não tenha lugar na selecção Brasileira e daí achar estranho "estar-se a fazer" à selecção Portuguesa.
      Mas também é um facto que no "mundo da bola" o que não há (ou raramente) é amor à camisola.
      Cumprimentos,
      Paulo Jorge

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:32 pm

      Mas vocês acreditam msm que ele podendo jogar pela Selecção Brasileira, vai querer jogar por Portugal…isto é tudo pressão para o Scolari o convocar já e com jeitinho ainda ír ao Mundial em casa…

    • Anónimo
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:22 pm

      É exactamente a minha opinião Miguel.
      Cumprimentos,
      Paulo Jorge

  • slb1994
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:48 am

    O caso de Marquinhos não pode ser comparado a Fernando, Lima ou Maicon.
    Estamos a falar de um jogador com ascendência portuguesa, de um jogador que tem qualidade para ser a curto prazo um indiscutível nas convocatórias do Brasil.Se representasse Portugal seria por gosto.

    Quanto aos outros, são jogadores que , ou pela falta de qualidade ou pela falta de oportunidades não teem/tiveram espaço na selecçao do seu pais

  • Nuno
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:48 am

    Por partes:

    Pelo que leio, o marquinhos não é naturalizado. Sempre teve a dupla nacionalidade (por ascendência?). Assim sendo, é convocável.
    Depois, quem é "mais português"? Um brasileiro que tenha vindo para cá aos 5 anos, e feito cá vida, ou um lusitano puro-sangue que tenha emigrado aos 5 anos para frança e nunca cá tenha posto o traseiro?
    Pessoalmente, não concordo com "contratações". Deco e Liedson foram casos desses. E estou-me borrifando se os espanhois o fzem ou não. Indivíduos que, nascidos fora deste belo jardim, façam cá vida, e exerçam cidadania, podem cantar a Portuguesa.

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 11:05 am

      Liedson foi claramente uma contratação.
      O caso de Deco e diferente-era um jogador que seria titular no Brasil na altura.

  • Nuno Rocha
    Posted Outubro 3, 2013 at 11:03 am

    Concordo em parte com o VM. Existem vários tipos de naturalizados e cada caso dentro de cada tipo, é um caso diferente:

    – Os que vieram para cá adultos para jogar futebol e que chegaram ou chegarão á nossa seleção já bastante maduros como Pepe, Deco, Liedson e os casos de Lima, Fernando, etc. Estes no máximo terão uma ligação afetiva ao país, que os acolheu e que fez deles aquilo que são hoje. Não ponho em causa de todo o amor de Pepe por exemplo na seleção que vive e sente mais aquela camisola que muitos "portugueses de gema".
    Dentro deste tipo ainda podemos dividir em 2, os que chegam à seleção cedo (Pepe e Deco) e os mais velhos, que como Liedson apenas jogam com a nossa camisola porque não atingiram outro patamar e não chegaram à brasileira.

    – O segundo tipo são os "contratados" precocemente, como Bruma e outros com origens similares. Estes vêm para o nosso país exclusivamente para jogar futebol e já na adolescencia. A diferença destes para Pepe ou Deco é que uns vêm com 12 ou 14 os outros vêm com 18, será assim tão diferente? Bruma é mais português que qualquer um dos luso-brasileiros?

    – o terceiro tipo são os imigrantes e filhos dos mesmos. Makukula, Nani, Danny, Rolando (a lista é interminável). Jogadores que não nasceram cá, mas que imigraram em crianças pois os seus pais procuravam melhores condições de vida. Uns chegaram enquanto crianças, outros já eram pre-adolescentes… Sentem mais a seleção que os luso-brasileiros? Admito que possam ter uma relação afetiva mais forte…

    – O quarto tipo são os filhos de emigrantes. Marquinhos, Anthony Lopes, etc. São tão portugueses quanto eu, e podem ter um afeto tão grande quanto o de qualquer um, mesmo nunca tendo jogado ou vivido cá. As nossas raízes não têm valor se não aquele que cada um de nós lhes dá. Pode ser um sonho do pai ou do avô que ele jogasse por Portugal, ele pode gostar muito do país, pode-se identifcar mais com Portugal do que com o seu país de nascimento, etc.

    Para mim em todos os casos e em todos os "tipos", o que conta é a vontade e o orgulho de vestir a camisola. Se nos portugueses cá nascidos se conta com isso como um dado garantido, nos restantes deve ser averiguado aquando do processo de naturalização. Parece-me simples. Nos EUA faz-se o mesmo com testes aos requerentes sobre a história e a atualidade do país. Aqui devia fazer-se o mesmo.

    • Verdadeiro Português
      Posted Outubro 4, 2013 at 10:23 am

      Caro Nuno Rocha

      O caso de Danny não pode ser comparado com Nani, Makukula ou Bosingwa. Danny nasceu na Venezuela, filho de pai e mãe portugueses, originários da Madeira que emigraram para aquele país. Ao abrigo da lei da nacionalidade é português ainda dentro do ventre da mãe. Não confundir os casos
      Cumprimentos

    • gps
      Posted Outubro 4, 2013 at 7:54 pm

      Na minha opinião o Bosingwa, o Makukula e o Nani também tem legitimidade de representar a seleção portuguesa. O Bosingwa tem mãe portuguesa e chama-se José Bosingwa da Silva (logo é similar ao Danny). E o Makukula veio para Portugal ainda criança (pois o pai jogava cá) e identifica-se com a cultura portuguesa. E o Nani também veio para Portugal em criança e já tinha nacionalidade portuguesa aos 10 anos.

  • Renato Campos
    Posted Outubro 3, 2013 at 11:03 am

    Seria uma excelente opção para a selecção Portuguesa… Ele é luso-brasileiro de nascença, tem toda a legitimidade para optar pela Selecção Portuguesa… Em situação semelhante encontra-se o Douglas Costa do Shakhtar, outro craque que pode também ele fazer a diferença na nossa selecção… Temos de ser astutos, se nas camadas jovens temos dezenas de jovens com dupla nacionalidade, temos de aproveitar também estes jovens…

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 3, 2013 at 12:29 pm

      O Douglas Costa tem nacionalidade Portuguesa?

    • Renato Campos
      Posted Outubro 3, 2013 at 5:59 pm

      Sim, está na mesma situação do Marquinhos… Embora a minha fonte seja o Football Manager penso que estes têm esse facto correcto… Já andei a pesquisar por foruns e toda a gente diz que ele tem dupla nacionalidade

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 3, 2013 at 8:31 pm

      Não fazia ideia disso, obrigado pela informação

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 3, 2013 at 11:20 am

    No post que o VM refere, está lá a minha opinião sobre o caso por isso não me vou repetir. Neste caso concreto, sou de acordo, jovem jogador que pode ser útil à selecção durante muitos anos, que mostra disponibilidade desde cedo para representar a nossa selecção, e não apenas depois de perceber que nunca será opção para a canarinha.
    Por mim integrava já a próxima convocatória e jogava nem que fosse 2 minutos…

    Agora a minha questão é: Será que ele está mesmo disponível ou fez isto para que Scolari o convocasse já para o próximo jogo para não correr riscos de o "perder" para Portugal? Espero que seja a 1ª opção!

  • FC
    Posted Outubro 3, 2013 at 11:36 am

    Eu sou filho de mão argentina e durante os meus 21 anos de vida fui 2 vezes à Argentina. Não tenho qualquer tipo de ligação à cultura argentina, à língua, etc. Se tivesse tido a sorte de ser futebolista profissional faria sentido jogar pela Argentina?

    O Marquinhos provavelmente vive a mesma situação… No meu ponto de vista não faz sentido que represente Portugal, apesar da enorme qualidade que tem.

  • Emigra
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:06 pm

    Muito sinceramente… acho que Portugal devia aproveitar.
    Os outros fazem-no, a Espanha campea mundial e da Europa, a Alemanha que é a potencia que sabemos… nao o fazendo estamos a tornar-nos menos competitivos face a concorrentes directos. E menos competitivos significa menos resultados, menos dinheiro, menos investimento no futebol e no jogador portugues…

    De um ponto de vista pragmático, temos Pepe e Bruno Alves a 1 ou 2 anos de um fim de carreira. Há jogadores promissores, o Neto, e possivelmente um Ilori (?). Pena o Dier jogar pela seleccao inglesa. Nesse sentido, que bem vindo seria este MArquinhos.

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:07 pm

    Mas acham que o burro de carga e teimoso do Frei Bento alguma vez convocará este grande jogador!!!
    O Frei Bento já disse inúmeras vezes que não convoca este tipo de jogadores!!!
    Mais uma vez quem fica a perder a selecção de todos nós!!!

  • Artur
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:28 pm

    Sem duvida alguma que deve ser aproveitado. Este juntamente com o fernando e lima seriam muito importantes para a selecção.
    Se as outra selecções o fazem, porque é que nós não o podemos fazer??!!!

  • DC
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:28 pm

    Sinceramente não consigo perceber a relutância de muita gente em relação a estes casos.
    Ainda por cima neste caso não se põe sequer a dúvida de o jogador optar por Portugal como segunda opção, uma vez que ninguém tem dúvidas que mais cedo ou mais tarde irá ter lugar na seleção canarinha.
    Para mais se tem dupla nacionalidade é tão português como todos nós

  • Bruno
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:35 pm

    Alguém que o avise primeiro, que para ser convocado é preciso ter o super agente JM, caso contrário, a dupla JM/PB nunca o irão convocar. A acrescentar a isso, o facto da nossa federação não defender os interesses de Portugal, nada feito, não vai acontecer.

    SL!

  • Sancho
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:41 pm

    Há umas semanas fizeram um post sobre o tema (Fernando, Lima, etc) e dei a minha opinião: totalmente contra.

    Este é um caso diferente, sendo que o Marquinhos tem dupla nacionalidade, o que significa que deve ser filho de pai ou mãe portuguesa. Se for esse o caso tem todo o direito de jogar pela selecção, uma vez que é tão brasileiro como português. Mas:
    1- o facto de ter vivido sempre no Brasil até ir para a Roma faz com que não tenha grandes ligações a Portugal
    2- o facto de ser das maiores promessas do futebol mundial, com lugar praticamente garantido na canarinha
    3- o facto da selecção brasileira ter mais sucesso que a portuguesa

    faz com que tenha 99% de certeza que nunca há de jogar pela nossa selecção. Não sei qual foi o contexto, mas ele disse aquilo ou por simpatia ou para dar um aviso ao Brasil "é bom que me comecem a convocar, olhem que tenho outras opções".

  • Diogo
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:49 pm

    Espero que o Paulo Bento lhe tenha ligado ainda ontem mal ouviu esta declaração. Era uma excelente "aquisição" para a nossa selecção

  • Sideshow Bob
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:50 pm

    Pareceu me mais um convite a Scolari para o ir "visitar" a Paris do que outra coisa.

    Um abraço

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:53 pm

    Boa declaração para ver se o Scolari o convoca rapidamente, tal como o diego costa.

    Rui Brito

  • Fernando Pimentel
    Posted Outubro 3, 2013 at 12:56 pm

    Estamos "só" a falar do jogador que deve ganhar o Craques do Futuro do VM. Era o Paulo Bento falar com ele e dizer que ele era convocado sempre.

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 1:19 pm

    Daniel Alves

    Sim, sem dúvida…É um miudo fantástico com uma qualidade de jogo tremenda, seguro e com 19 anos, tem um potencial enorme há sua frente. Para mim merece ser titular com Thiago Silva no PSG. Tem lá o Alex, que tem experiência e tal, mas este rapaz é bom demais…
    Infelizmente não temos nenhum português a aparecer com tanta qualidade e neste caso nem se devia por em causa se devia ser chamado mas sim quando é que vai ser chamado. Portugal só tinha a ganhar com uma dupla Pepe-Marquinhos

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 1:37 pm

    Alguem acredita mesmo que o Marquinhos quer jogar por Portugal?
    Seria muito estupido tomar essa decisão, sendo um jogador que possivelmente deve já jogar a Copa do Brasil, pela seleção brasileira e que depois da Copa tem tudo para fazer a dupla titular com o Thiago Silva.
    Acho impossivel que ele queira jogar por Portugal, tudo não passa de pressão psicológica ao Felipão.
    Do mais, ele não é Liedson, Deco ou Pepe(carniça) que não teriam a minima chance de jogar pela maior seleção de sempre.

    Natan Fox

    • Pedritxo
      Posted Outubro 3, 2013 at 1:52 pm

      quem vos dera ter deco e pepe na altura ou passado 1,2 anos

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 2:02 pm

      O Liedson realmente não teria lugar na selecçao Brasileira.
      Agora, Deco??Um dos melhores médios que vi jogar?No seu tempo, jogaria a titular na selecçao Brasileira.
      E Pepe igual.Luisao, o próprio Juan, Alex eram muito , mas mesmo muito inferiores a Pepe

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 3, 2013 at 2:05 pm

      Deco e Pepe não teriam a menor chance de jogar por Portugal? Mundial 2010 a dupla da selecção foi Lúcio e Juan, com Luisão no banco… claro que Pepe não teria lugar nesta selecção! Nunca na vida…

      E o Deco? Também não teria lugar na selecção brasileira? óbvio que não, no Mundial 2010 por exemplo, o meio campo do Brasil tinha elementos como Kleberson, Elano, Julio Baptista, Josué, só craques e com carreiras superiores à de Deco.

      No seu comentário, só concordo com uma coisa… o Marquinhos terá dito isto para pressionar Scolari a convocá-lo de imediato.

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 2:32 pm

      LuisRafaelSCP,pensoq que queria dizer Brasil e não Portugal.
      O Natan fox e um típico nacionalista.
      Ou se calhar Luisao e craque, Elano, Kleberson igualmente.

    • João Souto
      Posted Outubro 3, 2013 at 5:03 pm

      Natan, não sei como é que voces veem o futebol no Brasil, mas o Deco sentou o Xavi quando chegou ao Barça, e eu não me lembro do Brasil na altura ter um 8 melhor que o Xavi muito sinceramente.. E o pepe não tinha lugar ? Então o homem de há 5 anos até ao ano passado (O seu futebol começou a descair um pouco) era dos melhores do mundo na posição e não tinha lugar no Brasil ?! Quem é melhor o Juan? o Luisão ? És louco.

  • João Souto
    Posted Outubro 3, 2013 at 2:12 pm

    A ser verdade a vontade do jogador, tratava dos papéis hoje e amanha estava nos convocados.

  • Kacal
    Posted Outubro 3, 2013 at 2:35 pm

    Pessoalmente, como já disse no post do Diego Costa, se vier acrescentar qualidade e tiver uma boa idade, só a favor da chamada e ele tem 19 anos e é um dos centrais mais promissores do Mundo, eu chamava-o já sem pensar duas vezes, chamava-o já, com os talentos que temos como Ilori, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo e juntar Marquinhos o futuro ficaria mais risonho, se for verdade, se não for uma forma de pressionar Scolari para ser chamado, então é chama-lo já.

    • slb1994
      Posted Outubro 3, 2013 at 10:22 pm

      Seria algo fantástico termos o Marquinhos na selecçao.,
      Ficavamos servidos de centrais na próxima década.
      Marquinhos já e uma certeza e pelo menos alguns dos que teem jogado pelas selecçoes jovens irao dar grandes jogadores-Paulo Oliveira, Illori,Fabio Cardoz, Tobias Figueiredo

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 2:47 pm

    Se a cidadania Portuguesa é porque é filho de emigrantes Portugueses, então é convocá-lo JÁ.

    Cidadania de sangue (por ter pais Portugueses) não é inferior à cidadania resultante do facto de ter nascido cá, sendo que diz-me muito mais do que a malta que cá vem uns aninhos e pede a cidadania só para jogar na selecção.

    E a qualidade e utilidade do jogador é simplesmente inquestionável.

    Tomás

  • André Ribeiro
    Posted Outubro 3, 2013 at 3:08 pm

    Todo e qualquer jogador de nacionalidade Portuguesa caso tenha vontade de representar a selecção Portugesa e tiver qualidade para tal, pois se é cidadão Português é porque fez algo para o ser e como tal tem todos os direitos e obrigações que qualquer cidadão tem neste País. Sente mais a camisola sente menos? E isso também se pode discutir caso ele seja Português nascido em qualquer cidade do nosso país? É que há alguns que são puramente Portugueses que por vezes mostram sentir pouco a camisola… Por isso tal coisa é uma hipócrisia, como tal Marquinhos deve ser convocado caso o Selecionador queira, tal como acontece com vários jogadores da nossa selecção!!! Agora o que a federação nunca deve fazer é pedir ao estado Português um regime especial para que qualquer atleta tenha a nacionalidade Portuguesa!

  • Anónimo
    Posted Outubro 3, 2013 at 3:16 pm

    Embora tenha de facto soado mais a uma forma de pressão que outra coisa há que clarificar uma coisa.

    O caso de Marquinhos não tem NADA a ver com jogadores como Lima ou Fernando, o Marquinhos não se naturalizou português, ele NASCEU português, assim como por exemplo o Anthony Lopes ou o Danny. Agora se o jogador tem vontade ou não de jogar pela selecção é outra questão até porque com certeza que existem muitos portugueses que lá vão sem grande vontade.

    Tiago

  • Daniel
    Posted Outubro 3, 2013 at 3:28 pm

    Não percebo qual a dúvida. Se o rapaz tem dupla nacionalidade, pelo que eu percebi um dos pais ou dos avôs é Português, não existe dúvida. É convocar o rapaz, Não convocamos o Antonny Lopes? Que nunca jogou em Portugal por exemplo, se bem que não é nada importante isso. Mas existe aqui um certo racismo por parte de alguns portugueses para com o sotaque brasileiro. Alguém questionava a convocatória de Rolando? Alguém se lembra da final da taça Uefa e com que bandeira andava Rolando? Eu sou contra naturalizações de encomenda, ou seja antes de pre-fazer os 5 anos em Portugal. Apartir do momento que tenham vivido 5 anos em Portugal tem o direito de pedir a nacionalidade portuguesa. De todos os casos recentes na selecção A nenhum foi por encomenda, por isso não tenho nada contra. Neste caso menos ainda visto ter dupla nacionalidade. Vide exemplos das poderosas espanha, Italia, Alemanha exemplos de paises que não tem nenhuma base de recrutamento.

  • Dário Rodrigues
    Posted Outubro 3, 2013 at 3:50 pm

    Era uma "contratação" espectacular ainda por cima com o Mundial pro ano, que falta que fazia.

  • PreudHomme
    Posted Outubro 3, 2013 at 4:04 pm

    Só tenho aqui uma dúvida: O Liedson e o Deco não jogaram por Portugal apenas porque não eram convocados para a selecção do Brasil ?! Qual o mal se este for esse caso? Ou não convocavamos nenhum, ou convocamos todos nas mesma situação…

  • José Pinto
    Posted Outubro 3, 2013 at 4:46 pm

    Perguntem ao Deco ao Liedosn, ao bruma, ao William ao Danny e a tantos outros quanto tempo passaram em Portugal. Agora perguntem ao Marquinhos. Eu não teho nada contra a internacionalização de estrangeiros desde que se sintam de facto portugueses, acho difícil que alguem que nunca tenha vivido em Portugal sinta mais o nosso país que o seu país de origem. è claramente uma opção de carreira para o Marquinhos que na seleçao portuguesa sabe que tem lugar assegurado durante uns largos anos, o que não é tão seguro na seleção brasileira.

  • j_fc90
    Posted Outubro 3, 2013 at 4:52 pm

    Para mim para representar a seleção, como já disse num post anterior, um dos principais critérios seria:
    – Em alguma altura da sua carreira o atleta poder ter representado a Seleção Sub-21 (mesmo que nunca a tenha representado).

    E como me considero coerente com as minhas ideias, a chamada de Marquinhos nunca seria contestada por mim.
    Mas também nunca andarei a suplicar para ser chamado, ou a contestar a sua não chamada.
    Apoiarei qualquer que seja a decisão da Seleção neste capitulo.

  • Euclides!
    Posted Outubro 3, 2013 at 6:45 pm

    Se o Rapaz tem nacionalidade Portuguesa proveniente de descendentes creio que é uma excelente oportunidade, o próprio jogador tomou a iniciativa de se mostrar disponível, pelo que o facto de a família ser de cá pode representar uma motivação para ele, algo que as pessoas não compreendem…

    Em tempos este "orgulho" despesista dos não nascidos em Portugal impediu por exemplo que um talento como o Robert Pires, tenha actuado pela França e não por Portugal, quando se calhar teria dado um jeito enorme aquela geração…

    Marquinhos é um defesa muito, muito bom, 19 anos, mas parece um veterano, forte e refinado em termos técnicos…

    Eu não pensaria duas vezes

  • macf
    Posted Outubro 3, 2013 at 6:54 pm

    boa noticia

  • André Fernandes
    Posted Outubro 3, 2013 at 7:39 pm

    Eu sou luso Canadiano, nasci no Canadá e desde sempre que me lembro de torcer e vibrar pela nossa seleção, mais do que pela seleção do meu país natal. Conheço muitas pessoa que nunca vieram para portugal, mal sabem falar português, mas não falham um jogo da nossa equipa das quinas, sofrem com cada derrota e se emocionam a cada vez que se canta a Portuguesa. Não creio que seja este o caso, porque claramente é uma forma de tentar ir ao mundial no Brasil a representar o Brasil, mas acho piada aos comentários de muitos que duvidam do amor a portugal por pessoas que nunca estiveram no nosso país ainda maior do que de muitos que aqui comentam.

  • Joao F
    Posted Outubro 3, 2013 at 9:48 pm

    Sinceramente não acredito, ele tem qualidade para ser o central do futuro no Brasil, e esta declaração talvez seja mesmo um toque não para Portugal mas para o Brasil estar de olho dele

  • Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 3, 2013 at 10:48 pm

    Uma coisa é integrar um jogador que vive há muitos anos em Portugal e que fez toda ou boa parte da sua formação. Concordo. Outra são jogadores feitos que aterram em Portugal como podiam ter ido para outro sítio qualquer e que são oportuniscamente (por vezes "a martelo") convocados. Discordo.

  • Paulo Almeida
    Posted Outubro 4, 2013 at 5:54 pm

    a ser verdade é ser convocado o mais rápido possível.

  • Pedro Castro
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:47 pm

    E o Ariza Makukula?!

    Penso que já se cometeu um erro na selecção, que foi a chamada do Liedson. O Pepe e o Deco, vieram para Portugal em tenra idade, e sabiam que tinham qualidade para o Brasil, mas preferiram a nossa selecção. A partir do momento em que o Liedson foi chamado, acho que o Fernando, ou até mesmo o Lima o podem ser. Embora ache que para bem da selecção se deva ver caso a caso, e analisar bem cada jogador, a sua idade, e as suas motivações.

    Fazer uma simples análise, não é ser xenófebo, é saber ver se um jogador vê na realidade a selecção como um português e um orgulho, ou se o está a fazer apenas para acrescentar títulos à sua carreira.

    Quanto ao Marquinhos, penso que ele sabe da qualidade que tem e de que pode ser convocado para o Brasil. Sendo novo, já sendo português, e tendo feito estas declarações, devia ser um caso sério a analisar.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 11, 2013 at 8:03 pm

    sou contra a internalização do Fernando por Portugal unica e excluisivamente pelo facto de ele á uns anos ter dito que o sonho era jogar pelo Brasil!!!

    Portugal como segunda opção?! deixa estar fernando … davas jeito mas não precisamos de ti!

    rpga

Deixa um comentário