Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Assembleia Geral “destituitiva” para dia 23 de junho

A novela vai continuar, mas quando se está agarrado ao lugar nada disto surpreende. AG’s é tudo o que os leões não precisam, são altamente condicionadas por quem lidera o clube; Por outro lado, o passar dos dias só vai fazer com que Bruno de Carvalho potencie ainda mais a campanha que tem feito desde o 1.º dia que se candidatou às eleições e reforçou quando assumiu a liderança, sendo que na última semana demonstrou que está disposto a tudo; Por último esta indefinição irá comprometer ainda mais a próxima época – nas próximas semanas com alguma naturalidade BdC vai comprar, vender, provavelmente mudar de treinador, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não perder o lugar, e caso seja destituído (altamente improvável, considerando o apoio que tem das redes sociais e claques) quem vier terá de voltar a mudar tudo.

Jaime Marta Soares anunciou hoje, num ambiente adverso (estava a ser apupado), que foi marcada uma Assembleia-Geral para o próximo dia 23 de junho para destituir Bruno de Carvalho e os atuais Orgãos Sociais da direção do Sporting. «Vamos marcar uma assembleia destituitiva para o dia 23 de junho», afirmou. O presidente da Assembleia Geral dos leões à saída de uma reunião com Bruno de Carvalho acrescentou ainda que o presidente do Sporting falou durante duas horas, só deixou os restantes participantes intervir durante 30 minutos, e que “recusou todas as propostas dos Órgãos Sociais.”

83 Comentários

  • Fabio Fernandes
    Posted Maio 24, 2018 at 9:58 pm

    Primeiro é a Juve Leo que invade Alcochete, e agora é um grupo de “peixeiras” que invade o estádio, que coincidência.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Maio 24, 2018 at 9:58 pm

    Que vergonha…

    Que vergonha aqueles gritos, quase não deu para ouvir o Jaime…

    O que se viu agora, com aqueles gritos estridentes, enfim, será só um aperitivo para o que será esta Assembleia-Geral… Vai ser bonito, vai…

  • David
    Posted Maio 24, 2018 at 9:59 pm

    Não há palavras para o que acabou de acontecer, que vergonha para o Sporting e para o nosso futebol. Aquilo que aquele bando de animais fez para impedir o homem de falar… nem há dúvidas de quem é que encomendou isto.
    Uma vergonha autêntica, peço desculpa aos poucos Sportinguistas que são contra este lunático, mas este tipo de atos só me leva a dizer que merecem o que está para vir.

  • BernasAlves
    Posted Maio 24, 2018 at 9:59 pm

    Deixem-se de tretas e os sócios do SCP que tirem este gajo do clube

  • Junior
    Posted Maio 24, 2018 at 10:04 pm

    Não tenho a menor dúvida que Bruno de Carvalho vai continuar na próxima época (se chega ao fim ou não será outra coisa). Nunca sairá pelo próprio pé e se for destituído lá será reeleito.
    Sei que isto vem de um Sportinguista frustrado mas com este maníaco estaremos sempre mais perto de perder do que vencer.

  • ACT7
    Posted Maio 24, 2018 at 10:04 pm

    Na mesma semana que começa a pré-época…

    • BernasAlves
      Posted Maio 24, 2018 at 10:12 pm

      Inacreditável!
      Porém o estatuto assim o exige, que sejam 30 dias após a decisão (não quero estar a mentir mas foi o que percebi).

  • Joao X
    Posted Maio 24, 2018 at 10:06 pm

    Ouvir o Jaime como? A falar com jornalistas?
    O que disseram essas pessoas?

  • Wise voice
    Posted Maio 24, 2018 at 10:07 pm

    Penso que será a prova dos nove. Se BdC ficar, os adeptos do Sporting estarão a compactuar com a queda do clube. Em todas as outras eleições e afins pode-se dizer que havia sinais mas pouca mais. Desta vez é claríssimo o desiquilíbrio mental do BdC, a instabilidade que este provoca, a violência e ódio que as suas declarações geram. Quem votar a favor dele será cúmplice. Já é demasiado evidente. Finalmente veremos se afinal”isto não é o Sporting” ou se até é.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 24, 2018 at 11:39 pm

      E o evidente apego ao poder. Se ele realmente colocasse os interesses do Sporting à frente dos dele demitia-se e recandidatava-se.

  • golias
    Posted Maio 24, 2018 at 10:07 pm

    para este sporting, o BdC chega perfeitamente… boa sorte para o tirarem de lá.

  • Estigarribia
    Posted Maio 24, 2018 at 10:08 pm

    O fim do maluquinho está quase a chegar.
    Espero que os sócios apareçam de forma massiva e que não tenham medo de tirar a criatura aberrante do Sporting Clube de Portugal. Encham o Pavilhão João Rocha e tirem o Hannibal Lecter do nosso Clube.

    P.S.1.: Peço aos sócios que não se deixem enganar pelo Bruno de Carvalho. Não se deixem enganar com Ricardinhos. Bruno de Carvalho vai cair. Doa a quem doer.

    Saudações Leoninas. O Sporting Clube de Portugal vai voltar a ser dos VERDADEIROS SPORTINGUISTAS.

    • Carlos S.
      Posted Maio 24, 2018 at 10:18 pm

      Achas mesmo que o fim dele está a chegar? Olha que pelo que vejo em grupos de Sportiguistas nas redes sociais e afins acho que ele lá vai ficar e são, mais uma vez, os sócios que o lá vão manter, infelizmente.

      • Carlos S.
        Posted Maio 24, 2018 at 10:29 pm

        Acho não… tenho a certeza absoluta

      • Estigarribia
        Posted Maio 24, 2018 at 10:29 pm

        Carlos, respeito a tua opinião e aceito-a. Mas eu quero ver aquela criatura aberrante fora do MEU Clube. Qualquer presidente que venha será sempre um upgrade em relação esta coisa (Rogério Alves, por exemplo).

        Saudações Leoninas

        • JoseRibeiro
          Posted Maio 24, 2018 at 10:46 pm

          Partilho essa opinião, mas consultar as redes e ver o nível de adoração que ainda existe sobre BdC é assustador.

  • Joao X
    Posted Maio 24, 2018 at 10:10 pm

    Alguém sabe explicar como vai funcionar esta AG?
    Não é esta assembleia que pode ser “manipulada”?
    Não sei se foi apenas Marta Soares a decidir a data mas foi muito mal escolhida pois isto dá muito tempo para o BdC fazer campanha e lavar mais uns cérebros.
    Vamos ver como corre a AG. Não estou nada confiante. Espero que os sócios não tenham medo de ir votar.

    • Hugorr
      Posted Maio 25, 2018 at 1:23 am

      Existe um período minimo de 30 dias a ser cumprido. A AG ficou marcada para o dia mais próximo possível.

  • LevonAronian
    Posted Maio 24, 2018 at 10:12 pm

    AG para dia 23, quando treinador, preparação de época etc já te de estar tudo definido, e depois o que se passou quando JMS tentou falar foi um pequeno preview do que poderá ser a AG, não invejo que a tenha de organizar

    • John Rambo
      Posted Maio 25, 2018 at 12:41 am

      Era a data minima possivel, mas é curioso ser a meio dos jogos de Portugal no Mundial…espero q não influencie.

  • Il Codino Divino
    Posted Maio 24, 2018 at 10:12 pm

    Porquê esta data? Alguma lei ou algo do género? Parece-me tardia.

    Só daqui a um mês é que vão tratar do futuro do clube? O presidente fica ou sai? E consequentemente, treinador, jogadores, restante equipa técnica…? Parece-me um erro enorme. Para além de que vão deixar passar o tempo, o Bruno anuncia mais umas contratações, diz qualquer coisa sobre o Benfica e lá continuará na cadeira de sonho.

  • GonkMac
    Posted Maio 24, 2018 at 10:14 pm

    Os apupos que o JMS recebeu à saída enquanto (tentava) prestar declarações..

    Amigos sportinguistas, pois bem, este clima de hostilidade é o que vos espera na AG daqui a um mês. Boa sorte

  • R1906
    Posted Maio 24, 2018 at 10:15 pm

    Esta AG vai envergonhar ainda mais o clube. A pressão e condicionamento que vão exercer sobre quem quiser votar a favor da destituição vai ser enorme. A campanha vai começar a carburar a todo o gás.
    Mas vamos lá sem medos.

    • Estigarribia
      Posted Maio 24, 2018 at 10:27 pm

      R1906, esta AG poderá acabar numa tragédia, mas é a única maneira de tirar de lá esta criatura aberrante que já começou, agora mesmo, a primeira lavagem cerebral. Não podemos ter medo dele. Temos que o tirar de lá sem medos. O Sporting Clube de Portugal vai voltar a ser dos VERDADEIROS SPORTINGUISTAS.

      Saudações Leoninas

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Maio 24, 2018 at 10:49 pm

        Sem querer aborrecê-lo, mas como vê tinha razão: passou quinta-feira e o homem lá continua….

  • Mike-UK
    Posted Maio 24, 2018 at 10:20 pm

    Tenho defendido aqui os Sportinguistas com unhas e dentes e agora espero que me não desiludam.
    Será mais um episódio negro está Assembleia Geral e a única coisa que me deixa algo confiante é o facto de Marta Soares ser um homem que se sabe defender e não deixará a coisa acontecer sem policiamento garantido no pavilhão.
    Tenho dito que os 90% não eram uma tradução aritmética da posição dos sócios e infelizmente isto só se vai medir perante a constituição de duas facções e é aí que a tal guerra civil vai acontecer.
    Entretenimento para os adeptos de outros clubes que gostam de novelas durante mais um mês…. e isto com BDC a dar tudo entretanto….
    será o pântano…

    • John Rambo
      Posted Maio 25, 2018 at 12:37 am

      É possível ser fora de Alvalade? ISso seria fundamental para cortar a questão “emocional”. Policiamento? Não se pode dar abebias, tem de ser levado muito, mas muito a sério.

  • JoseRibeiro
    Posted Maio 24, 2018 at 10:22 pm

    Vai ser um absoluto caos este mês e a AG.

  • Pedritxo
    Posted Maio 24, 2018 at 10:26 pm

    Vendo esta data e a hostilidade JMS , BC vai estar la ate ao fim

  • Fabio Fernandes
    Posted Maio 24, 2018 at 10:36 pm

    Entretanto, começa mais um monólogo em frente ao microfone…

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Maio 24, 2018 at 10:39 pm

    Aí está…

    “Questões de tesouraria”; o empréstimo obrigacionista em causa; a época em causa… Começa a ladainha do desastre…

    Contudo, e se BdC está a ser honesto e é mesmo “questões de tesouraria”? A admitir dificuldades financeiras?

    Este monólogo está a ser qualquer coisa…

    • Mantorras
      Posted Maio 25, 2018 at 4:15 am

      Foi dito na altura do anuncio acho eu, nao faria sentido pedir o dobro do devido de outra forma (acho!).

  • Duplo T
    Posted Maio 24, 2018 at 10:50 pm

    Acho que uma medida mesmo forte para tirar o bruno de carvalho de la seria o plantel de futebol senior todo dizer que com o bruno no sporting eles saem todos. O problema e que seriam ameaçados e depois das agressoes barbaras na academia eles nao devem querer correr riscos.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 24, 2018 at 10:50 pm

    Pior decisão. Primeiro porque vai empurrar com a barriga esta decisão por pelo menos mais um mês. Segundo, porque toda a gente sabe que ele não vai sair, especialmente se a AG for no Pavilhão.

    Mais anos disto.

  • Estigarribia
    Posted Maio 24, 2018 at 10:51 pm

    E começou mais um monólogo ao microfone, como já disse aqui um user, e já falou de tudo (bombas atómicas ou indiretas sobre o Renato Sanches [o Golden Boy]). Só falta começar a falar da vida pessoal e dizer que não consegue sair de casa e mais não sei quê. E lá está ele com os seus fantoches e só faltam também os seus cães amestrados das claques nojentas.
    Esta coisa, que sofre claramente de um grave desequilíbrio mental, tem de sair dali imediatamente e na Assembleia-Geral, de dia 23 de Junho de 2018, os sócios não podem ter medo deste ser. Não se deixem enganar pelas lavagens cerebrais.

    P.S.: Vergonhosa, a indireta que mandou ao Dr.Frederico Varandas. Depois disto espero que o Dr.Frederico Varandas pense mesmo em candidatar-se ou, então, fazer parte de uma lista.

    Saudações Leoninas.

    • John Rambo
      Posted Maio 25, 2018 at 12:34 am

      100% subscrito. Abaixo o clima de intimidacao e populimo, força à vitória do civismo e da estabilidade.

    • Fabio Fernandes
      Posted Maio 25, 2018 at 12:57 am

      Concordo plenamente com tudo, sobretudo com a parte do Dr.Frederico Varandas. Chama-o de “desertor” e diz que nunca se abandona um colega na guerra. Perante isto coloco uma questão, onde estava BdC no domingo passado?

  • Slayer500
    Posted Maio 24, 2018 at 10:51 pm

    Agora é que a festa acaba. Jorge jesus considerado por alguns o “melhor de Portugal” deu desculpas atrás de desculpas para os jogos que andava a perder por culpa só dele porque foi a partir da derrota com o Atlético que esta história das suspensões começou.. è bom que finalmente as pessoas abram os olhos para quem está a liderar o Sporting mas isto não vai durar certamente muito mais tempo..

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 24, 2018 at 10:54 pm

    23 de Junho? Véspera de S. João, noite de foguetório, parece-me bem….

  • Estigarribia
    Posted Maio 24, 2018 at 11:02 pm

    [decom_attached_image_1527199360728]

  • Kafka
    Posted Maio 24, 2018 at 11:07 pm

    Mas qual é a dúvida que BDC vai continuar no poleiro e por muitos anos… Tem a grande MAIORIA dos Sportinguistas do lado dele, por muito que agora haja alguns a dizer que não

    • Hamukau
      Posted Maio 24, 2018 at 11:21 pm

      Disso não há dúvidas nenhumas, tanto não sai como vai fazer muitos mandatos. O pessoa tem memória curta, basta ele anunciar umas medidas e 2 jogadores para paparem tudo o que ele diz.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 24, 2018 at 11:45 pm

      Neste momento tens razão, resta saber se a oposição consegue de igual forma mover as massas. No Benfica passou-se algo semelhante (com a diferença que foram eleições e não assembleia de destituição). Até lá muita coisa vai acontecer, eu acredito que se a oposição se mexer bem e arranjar um candidato forte que dê a cara para depois ir a eleições, ou se os jogadores marcarem uma posição forte, pode acontecer a destituição. Se nenhuma dessas coisas acontecer então BC não será destituído.

      • John Rambo
        Posted Maio 25, 2018 at 12:32 am

        Tenho a certeza q muitos dos actuais jogadores (princpalmente os estrangeiros e/ou os que forem pra fora) não querem ficar com BdC. O CM mostrou uma SMS dele, horrível, e Fernando Mendes já foi visto num vídeo a chamar “hijo d p*ta” a Acuna e a ameacar WC.

        Infelizmente os jogadores portugueses, mesmo que mudem d clube, vão ter q lidar com um clima d intimidacao horrivel na mesma por uns meses.

        BdC tem q sair, pq é um presidente perfeito para o clima d intimidacao das claques, q o suportam, pq ele as apoia, directa, ou indirectamente.

        Eu seria MUITO rigido nesta AG e punha lá muita, mas muita polícia. E quando digo muita, é mesmo muita (mesmo q ficasse à margem ou “on call” para intervir rápido e mostrar presença).

  • Estigarribia
    Posted Maio 24, 2018 at 11:12 pm

    Sobre a queda iminente de Bruno de Carvalho só digo mais isto: “Quem com ferros mata, com ferros morre”.

  • Hamukau
    Posted Maio 24, 2018 at 11:13 pm

    AG demasiado tardia, só daqui a 1 mês e para ficar tudo na mesma. Engane-se quem pensar que ele sai do poder, 1º tem um mês para fazer campanha para enganar os sócios a votarem nele( que sócios de memória curta e muito influenciáveis são estes sportinguistas);
    2º Todos sabemos que a Juveleo vais encher aquilo tudo, ameaçar e espalhar o caos para os sócios não votarem contra BDC e o seu regime.
    Prevejo um futuro negro pois BDC vai cumprir este mandato e fazer muitos mais. Nem que houvesse uma lista conjunta com nomes “pesados” como Varandas, Rogério Alves, Papa Francisco, Obama ou Jesus Cristo este homem( sim com “h” muito pequenino) sai do poder, nunca sairá.

    Assim vejo o meu Sporting penar e morrer vagarosamente. SL

  • Francisco A
    Posted Maio 24, 2018 at 11:15 pm

    Sou comedido é verdade, acredito que BdC deverá levar uns 85%.
    Como já li aqui de users muito prestigiados e corroboro totalmente os sportinguistas não merecem melhor. Reflito e chego à conclusão que o SCP não é que necessite de um presidente melhor, mas de uma massa adepta com mais nível.

  • Francisco A
    Posted Maio 24, 2018 at 11:22 pm

    Tenho uma profunda admiração à instituição do SCP e é com pena que vejo o clube chegar a este ponto. Corrupção, inflações de passes e vendas misteriosas cujo dinheiro foi parar aos bolsos do seu dirigente máximo, apelo ao crime, enfim… se há algo que nos últimos tempos ficou à vista é que o SCP não é um clube diferente pois está tão emporcalhado como os demais.

  • C.Barbosa
    Posted Maio 24, 2018 at 11:24 pm

    Com isto tudo que se tem passado em Alvalade será que o negócio Ricardinho ainda se mantém?

  • Hamukau
    Posted Maio 24, 2018 at 11:25 pm

    E mais, é incrível o amadorismo de todos no Sporting, AG marcada muito tarde, Marta-Soares foi muito anjinho em marcar tão tarde esta AG, só vai dar mais tempo ao BDC para fazer campanha até lá, contrata jogadores e treinador até e depois mais tempo até se ir a eleições para depois acabar no mesmo com ele no poleiro.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 24, 2018 at 11:58 pm

      Julgo ter que ser depois de 30 dias, daí a data.

    • Deco10
      Posted Maio 25, 2018 at 1:02 am

      Acho é que vai acontecer o contrário, até agora só foram apresentados jogadores que já estavam contratados, acho que nenhum jogador no seu perfeito juízo assinaria um contrato com o Sporting agora, por isso, daqui a 1 mês não haverá mais jogadores para apresentar e a imagem de Bruno de Carvalho vai estar ainda mais gasta…

      A AG devia ser marcada o mais rápido possível para o bem do clube, mas não acho que os dias até lá sirvam para grande campanha por parte de BdC…

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 24, 2018 at 11:35 pm

    Quem o continua a apoiar só pode estar a ser pago e bem pago.

    O valor do clube foi reduzido a cinzas nas últimas semanas…

  • Luis ES
    Posted Maio 24, 2018 at 11:38 pm

    Assim é agora vida de um clube que outrora se poderia considerar verdadeiramente de elite… é chato… mas amanhã é um novo dia…

  • Joao Silvino
    Posted Maio 25, 2018 at 12:58 am

    Eu espero estar enganado mas tenho um pressentimento de que a violencia vai escalar e vamos assistir a algo muito grave nas próximas semanas.

  • Hugorr
    Posted Maio 25, 2018 at 1:19 am

    A falta de civismo e educação que tem rondado todas estas situações é aterradora, e preocupo-me que ainda venha a acontecer mais violência nos próximos capítulos, em particular na dita AG de destituição no próximo mês.

    Ai futebol português, o estado a que chegaste…

  • Gravensilla
    Posted Maio 25, 2018 at 7:29 am

    Muita coisa a dizer sobre isto, pouca paciência!
    Porquê que um processo de suspensão de sócio não foi iniciado? Agora, um mês de campanha como se passou esta semana.
    Muita gente vai cair, porque o português em geral e os sportinguistas em particular, com 4 reforços e uma medidas e fica tudo bem.
    Toda a época vai ser delineada antes data da assembleia.
    A única forma de tirar BdC do Sporting era não lhe dar sequer chance de usar a máquina. Vai ter a máquina toda.
    Depois, em que moldes vai ser organizada a AG? Vai ser AG do Sporting ou AG dos Brunos?
    Tudo uma palhaçada…
    Felizmente como estas novas medidas desde terça o novo porta-voz do presidente é quem fala… Ups, afinal não.
    Toda a situação de rescisão dos jogadores, a acontecer, é antes de 23…
    Enfim. Existe nos estatutos a nota de culpa, a avaliação do conselho fiscal e a suspensão de associados. Acho que em 3 dias ficava resolvido. Dia 23 deveria era ser dia de eleições com novos projetos e não a AG BdC.
    As claques, que estão sem apoios durante este período sem jogos – parecem as suspensões por X meses de Maio a junho sem poderem competir que a FPF às vezes dá aos jogadores e dirigentes – estarão lá em força. Tristeza

  • DaCruz
    Posted Maio 25, 2018 at 7:30 am

    Eu não sou um entender no que toca aos estatutos do sporting, mas não teria sido mais inteligente da parte de marta soares ter reunido as assinaturas de sócios contabilizando os tais 1000 votos,, para uma destituição e sim, só depois marcar eleições, tal como se fez quando Godinho lopes lá andava? É que evitava que Bruno de carvalho se pudesse candidatar novamente, é que desta forma eu tenho as minhas duvidas que ele seja destituído, mas acredito que não ganhe com a mesma folga habitual. Enquanto sportinguista espero mesmo que este presidente se afaste do sporting já chega de tanto insulto, tiros no pé, discursos intermináveis e situações surreais.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 25, 2018 at 9:38 am

      Julgo que se for destituído não se pode recandidatar de seguida.

      • DaCruz
        Posted Maio 25, 2018 at 12:42 pm

        Assim mas a destituição em assembleia, fica ao encargo dos sócios. E entristece me pensar que tal nao va acontecer. Contudo acredito que ele nao terá os 90%, mas sim será significativamente mais baixa. Vamos ver.

  • telmoluz79
    Posted Maio 25, 2018 at 9:24 am

    Eu nunca vi nada parecido nem em novelas mexicanas… É tantas voltas e baltrocas q acredito q apenas um roteirista de péssima qualidade pode estar a escrever a actualidade do SCP.
    Se lamento? Olha, a única coisa q realmente chateia é ter o SCP a ocupar todas as noticias e um gajo tem de andar muito para encontrar outras noticias.

  • Gil Rodrigues
    Posted Maio 25, 2018 at 9:34 am

    os 90% só têm o que merecem. quanto aos “outros”? os meus sentimentos!

  • Njord666
    Posted Maio 25, 2018 at 10:10 am

    Sportinguistas verdadeiros, estamos tão f-lixados!

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 25, 2018 at 10:19 am

    É oficial, não vão conseguir tirar o lunático de Alvaldade.

    Tenho pena pela pequena minoria que o gostaria de ver fora do Sporting.

    Quanto aos outros não tenho pena nenhuma e merecem tudo o que de mal está a acontecer.

  • Njord666
    Posted Maio 25, 2018 at 10:19 am

    Por estas e por outras é que os jogadores nunca devem assinar um contrato com cláusula de 60M. Agora se quiserem sair têm apenas 2 opcoes: um bom empresario que traga boas propostas que o clube aceite ou levar à justiça, sabendo quebrar numa carreira tão curta arrisca ficar parado meses ou anos.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 25, 2018 at 11:19 am

      Julgo que o valor que os jogadores têm de pagar não é o da cláusula de rescisão, em caso de rescisão por justa causa e se depois perderem o caso.

  • Diogo Gomes
    Posted Maio 25, 2018 at 11:34 am

    QUando passo pelas redes sócias e vejo o apoio que BDC ainda tem é assustador. Não acredito que com esta AG este saia do poleiro

    • GMC
      Posted Maio 25, 2018 at 11:55 am

      Podes crer, é ASSUSTADOR.
      Mas é um facto que ele tem muita gente a apoiá-lo.
      Também não creio que saia, infelizmente

  • Hamukau
    Posted Maio 25, 2018 at 12:24 pm

    Estou para me rir é quando os adeptos que apoiam esta direcção acordarem para a realidade e verem o verdadeiro estado do clube, em quem é que vão meter a culpa, eles sim são os verdadeiros culpados de tudo.

Deixa um comentário