Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Matheus Nunes dispensado da Seleção

Para estar no Europeu? É uma das grandes dúvidas para os 2-3 lugares que ainda não estão definidos e marcou pontos frente à Suécia.

Matheus Nunes recebeu autorização para se ausentar do estágio da Seleção Nacional, não participando já na comitiva que viajou para a Eslovénia, onde Portugal tem amanhã um jogo particular. O médio do Man City foi declarado como inapto pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

23 Comentários

  • Veridis Quo
    Posted Março 25, 2024 at 3:52 pm

    Tem obviamente que ir. Tem qualidade para isso e, para lá disso, tem um perfil diferente dos médios que há na seleção. Palhinha, Bruno, Bernardo, Matheus, João Neves, Vitinha e Otávio seriam os médios que levava.

  • Tiago Silva
    Posted Março 25, 2024 at 4:16 pm

    Para mim ia porque é um jogador com características unicas na nossa seleção. Não há ninguém com a sua capacidade de transporte e de quebrar linhas em condução e é um jogador que pode decidir um jogo sozinho. Tem um talento incrível e para mim seria uma presença certa se estiver apto.

    • Fantantonio
      Posted Março 25, 2024 at 4:58 pm

      Haver alguém com essas caraterísticas, até há, passa é mais tempo lesionado do que a jogar. E tecnicamente, o Matheus é melhor.

  • rmatos24
    Posted Março 25, 2024 at 4:59 pm

    Concordo com o que já foi dito, terá que ir pelas caraterísticas que o distinguem da maioria dos outros médios, o tal perfil diferente. Se Renato Sanches estivesse em condições plenas e a jogar regularmente, já ficaria na dúvida entre um dos dois (até gosto mais do Renato, mas aquele Renato confiante e sem estar preso por arames), no entanto, também aceitaria bem a ida do Matheus Nunes. Mas lá está, só podendo ir 23 e com tantas opções para o meio, vamos lá ver se não será Matheus Nunes o sacrificado…

    • Veridis Quo
      Posted Março 25, 2024 at 5:42 pm

      Imaginando essas condições plenas, em que atributo do jogo é que o Renato é superior ao Matheus?
      Defensivamente é bem mais aluado, perde-se nos posicionamentos, pressiona muitas vezes mal e está longe de ser tão abnegado na contrapressão como o Matheus é.
      Nas bolas paradas, especialmente defensivas, o Matheus ajuda mais pela altura. Não se fala tanto como de Palhinha e Feddal, mas também era uma das razões que deu tanto sucesso ao Sporting na bola parada em 20/21 e 21/22.
      Com bola, o Matheus é melhor em praticamente tudo, diria. Tem mais técnica em espaços curtos (sai de cabines telefónicas com regularidade), tem mais inteligência para sair da pressão, em virtude de colocar melhor os apoios para apanhar o defesa em contra pé (ainda agora contra a Suécia deu uma aula nisto). No passe, parece-me nem haver comparação. O Renato para lá de displicente neste momento, sempre foi alguém que falhou muitos passes fáceis por defeito técnico. No passe longo, também o Matheus é mais preciso. Nunca vi o Renato a fazer tanta variação de jogo certeira como o Matheus fez em 21/22, por exemplo. Raramente falhava uma bola destas.
      O que os une é o transporte, basicamente. E mesmo nisso, o do Matheus é muito mais proveitoso, porque é rara a transição ou a cavalgada dele que não tem resultados finais, porque decide quase sempre bem. Até porque, lá está, define muito melhor a decisão do passe e depois a sua execução. O Renato sempre desperdiçou bastantes oportunidades destas, em que ganha vantagem tal como o Matheus pela potência e capacidade física, mas depois invariavelmente decide ou executa mal perto da área.
      Em termos de remate e finalização, diria que é ela por ela. Ambos até tem boa técnica de remate, mas até marcam poucos golos para a capacidade que tem nesse aspeto.
      Não acho que seja uma visão clubística, mas tenho genuinamente dificuldades em ver algum atributo de jogo em que o Renato seja superior ao Matheus. Não consigo dizer um momento de jogo em que o Renato seja inequivocamente superior, enquanto o contrário é bastante fácil até. Nem indo à condição física, claro.

      • Gabriel Cazotto
        Posted Março 25, 2024 at 10:02 pm

        Eu prefiro o Renato também. Defensivamente concordo com você, mas de resto é uma visão clubista. O Renato têm muito mais talento em quebrar linhas e técnica com a bola nos pés. Assista o jogo dele no Lille contra Montpellier e Milan. O Matheus nunca teve essa excelència nem no Wolves.

        • Veridis Quo
          Posted Março 25, 2024 at 11:16 pm

          O Renato não tem mais técnica que o Matheus. Não tem no passe e não tem em espaços curtos. É muito mais fácil desarmar o Renato que o Matheus. Não deixando rodar, o Renato fica invariavelmente mais atrapalhado. E é bem mais fácil não deixar rodar o Renato que o Matheus que, como disse, tem muito mais inteligência na colocação dos apoios para fugir à pressão e ao defesa quando recebe de costas.
          Quanto ao “talento em quebrar linhas”, tenho dificuldade em compreender o que é isso, porque é muito mais uma questão de capacidade física em ambos os casos que de talento, como seria o quebrar linhas do Iniesta ou do Modric. Quebrar linhas, presumo que seja em progressão através do drible, é o ponto mais diferenciador dos dois. E não vejo como é que o Renato é superior nesse capítulo ao Matheus, até pelo facto de desperdiçar imensos desses transportes com más definições. Coisa que raramente acontece ao Matheus.
          Tenho mesmo muitas dificuldades em perceber como é que se vê os dois jogar e se conclui que o Renato tem mais técnica com a bola nos pés.
          Repito, estranho essa preferência. O Matheus faz tudo o que Renato faz, mas melhor e junta-lhe ainda outros atributos que o Renato nunca desenvolveu.

        • Fantantonio
          Posted Março 25, 2024 at 11:27 pm

          Quantos jogos viste do Matheus? 2?

      • Gabriel Cazotto
        Posted Março 25, 2024 at 10:43 pm

        Mas se o Renato estivesse apto. Eu levava os dois no lugar do Otávio. Não vejo o liso-brasileiro com alguém com uma característica ímpar, capaz de decidir um jogo.

      • Gndias
        Posted Março 26, 2024 at 7:43 am

        Penso que falam do Renato do Benfica pq depois disso nunca mais acrescentou em lado nenhum , apenas alguns fogachos em Lille
        Ainda assim preferem um lesionado crónico

      • Verdade_Desportiva
        Posted Março 26, 2024 at 9:31 am

        OBRIGADO! Está aqui tudo dito. É exactamente o que eu acho. Mas é que nem há comparação possível entre um e outro. O Matheus é MUUUUUUUITO superior. Aliás, nem há discussão nesse tema. Ouço sempre que o Renato é incrível na condução de bola, quando estas nunca têm consequências positivas, ou vai passe para trás ou um passe errado (o passe mais habitual). Mas enfim, acho que o tempo me deu razão quando sempre disse é fraquinho e só com uma comunicação social no seu auge é que fez dele alguma coisa. E mais, ainda haver gente que coloque o nome dele nas possíveis convocatórias é só a prova que ele independentemente do rendimento que tenha, nulo ou fraco, vai ser sempre opção. Não vejo isso a acontecer com outro jogador, só talvez o Félix nessa linha.

      • rmatos24
        Posted Março 26, 2024 at 12:21 pm

        Como fui eu que iniciei o “debate” com o meu comentário, sinto-me na obrigação de responder e atenção que falo só por mim, não pelos outros ou generalidade das pessoas que possam ter opiniões semelhantes à minha.

        Primeiro ponto: Não afirmei que levaria o Renato, escrevi claramente que “ficaria na dúvida”. E a minha dúvida vem no seguimento de uma frase em que escrevo um Renato pleno e a jogar regularmente. Se acho que isso vai acontecer? Claro que não! Se acho que este Renato deve estar na convocatória? Óbvio que não, meu rico Matheus.

        Segundo ponto: Trata-se de uma opinião pessoal, claro que poderia ter argumentado mais, como o Veridis Quo fez e bem em relação ao Matheus Nunes, mas escrevi baseado num gosto pessoal por um jogador que infelizmente se perdeu, mas que no período em que apareceu no Benfica e naquela época do Lille, acabou por mostrar que poderia ser muito mais do que aquilo que realmente é. E nesses períodos eu pessoalmente prefiro o Renato. Acho que cria mais desequilíbrios, arrisca mais (ainda que por vezes seja inconsequente concordo), mas tem ali uma potência que não se vê em muitos jogadores hoje em dia. E isso poderia ser uma mais-valia na seleção, pois não há muitos com essas caraterísticas. Além disso, o Renato até se costuma “agigantar” em jogos grandes (tal como o Matheus também), algo que poderia ser também um trunfo.

        Terceiro ponto: Claro que perante o momento atual, mil vezes o Matheus Nunes. Respeito os argumentos de quem comentou, mas espero também que aceitem uma opinião pessoal e percebam o porquê da ter feito.

      • Sand0can
        Posted Março 27, 2024 at 9:21 am

        Renato? nunca desapareças por favor ahahahahahahahahahhahahahahaah

  • TF_is_Coming
    Posted Março 26, 2024 at 11:54 am

    Matheus Nunes tem de ir obrigatoriamente, nao venham com clubites, eu sou do Benfica mas tenho de reconhecer que ele é um belíssimo jogador, perfil diferente dum médio tipico dos dias de hoje, boa técnica, grande capacidade de transporte de bola, fisicamente forte e tem um bom remate. Ainda tem um upgrade de ser um jogador resistente ao choque e jogar a alta rotações digamos assim. Renato podia ser esse médio mas nesse momento está 1000 vezes pior que o Nunes em termos de qualidade. Faz falta a selecção um médio que quebre as linhas de pressão no meio campo transportando a bola a terrenos avançados

  • henry14
    Posted Março 26, 2024 at 2:40 pm

    O melhor Renato mostrou ser bem melhor que o melhor Matheus Nunes. Na minha opinião.
    O problema é que o melhor Renato não tem muita duração.
    Acredito que quando acabarem os dois as carreiras, Matheus Nunes tenha tido uma carreira mais recheada. Ainda assim:
    será que Matheus ganhará um Euro como Renato e com a influÊncia que o mesmo tinha? É que até agora, na seleção falando, Matheus Nunes está longe, muito longe de ser indiscutível. Até na convocatória por isso nem vale a pena falar do 11.
    Posto isto, para mim é criminoso deixar MN de fora para jogar com Rúben Neves.

    • Veridis Quo
      Posted Março 26, 2024 at 3:29 pm

      O Matheus entra numa seleção com bem mais talento que a de 2016. O Vitinha é titular no PSG e mal consegue jogar também, enquanto que em 2016 se andava a rodar entre Adrien, André Gomes ou o João Mário. Que, sendo jogadores interessantes, acho que nenhum entrava nesta seleção, muito menos no 11.
      Quanto a ganhar um europeu, a sério? O Rui Costa, o Deco, o Figo, o Bernardo, o Bruno e por aí fora também não ganharam um europeu “com a influência” que o Renato teve. O Matheus pode não ganhar nada, que me parece já relativamente claro que é mais jogador que o melhor Renato foi. Simplesmente é mais completo. O Renato era incrível numa coisa e com lacunas em praticamente tudo o resto.

      • henry14
        Posted Março 26, 2024 at 4:52 pm

        O Adrien não jogava bué na altura? Ainda me lembro do jogo que fez com a Croácia. O JM não tinha acabado de fazer uma Sra época no teu SCP? Havia ainda Sir William que na altura era muito apreciado e André Gomes não era mau jogador apesar do hype exacerbado.
        Sim, a sério.
        Esses jogadores todos que tu disseste são todos claramente melhores que o Renato, ganhando ou não o Europeu. Não é o caso de Matheus Nunes que apesar de ter tido um excelente rendimento em Portugal, em Inglaterra ainda não mostrou nada de especial quanto a mim. Mostrou, mas a espaços. Aliás, acho que ele foi para o City mais pelo que jogou no Sporting do que jogou no Wolves, que foi manifestamente pouco por muito que queiram pintar o cenário de outra forma.
        Isto não quer dizer que eu não aprecie o MN. Aprecio e acho que no futuro acabará por ter uma carreira bem mais completa que Renato. Agora já duvido que chegue ao patamar de Bruno Fernandes. Quanto mais ao patamar do Bernardo, Deco, Rui Costa e Figo. Mas se chegar ótimo, muito bom jogador e aparentemente bom rapaz, desejo-lhe o melhor.
        Respeito a tua opinião Veridis.
        Mas esta é a minha.

Deixa um comentário