Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Matheus Reis no XI do Ano

Justo? Até deve ter sido o melhor defesa em Portugal esta época, mas destacou-se mais a central que a lateral. 

Numa votação levada a cabo pelos treinadores e capitães das 18 equipas participantes na Liga Portugal bwin, Matheus Reis foi eleito o Defesa-Esquerdo do Ano 2021-22. O lateral/central do Sporting junta-se assim a Diogo Costa (FC Porto), Pedro Porro (Sporting), Pepe (FC Porto) e Mbemba (FC Porto) no Dream Team do campeonato.

34 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 22, 2022 at 5:11 pm

    Não entendo esta escolha. Joga num esquema de 3 centrais com 2 laterais, sendo que deve ter passado sensivelmente metade dos minutos a jogar no eixo (e todos sabemos que quem joga num esquema de 3 centrais nunca pode jogar numa defesa a 4 como esta). Até é motivo de discórdia a posição onde rende mais, eu pessoalmente prefiro-o a central por exemplo.

    Pelo post nao da para perceber mas não havia mais opções?

    SL

    • Bruno Cunha
      Posted Junho 22, 2022 at 5:24 pm

      Continuas em todos os posts que envolvem centrais a hiperbolizar um conceito que é básico no futebol : é possível encaixar jogadores que não são defesas centrais num sistema de 3, já num sistema a 2 é bastante mais complicado.

      Isto não significa que eles não possam jogar num sistema a 2, ou que sejam fracos (que é a ideia que estás constantemente a tentar fazer passar quando ninguém disse isso)

      Esgaio , Mateus Reis e André Almeida foram todos encaixados como centrais precisamente por o sistema ser a 3. A 2 ficariam todos no banco.

      Rudiger é top mundial e joga numa defesa a 3

      Há casos para tudo, mas com mais é mais fácil de defender.

      Porque é que há jogadores que conseguem jogar num meio campo a 3 mas num a 2 já não dá? É porque são fracos?

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 22, 2022 at 6:26 pm

        Em todos os posts? Em 100% dos posts? Pois.

        Eu fiz isso no caso do Inácio. O Inácio é central. Não é médio ofensivo, não é um extremo adaptado, não é nada. É central desde sempre.

        O que muita gente fez aqui (não foi nem 1 nem 2 pessoas foi muita gente mesmo) foi destratar o miúdo, passaram a mensagem de que não tinha nível para primeira liga sequer. Até fomos obrigados a ler que centrais de clubes que lutam para não descer são superiores ao Inácio como se o Sporting não tivesse sido a equipa da primeira liga que menos golos sofreu nos últimos 2 anos combinados.

        O Inácio não é uma adaptação a um esquema de 3 centrais. O Inácio é central de origem, não sei se já tinha dito.

        E por isso com estupidez se paga a quem com estupidez vomitou ódio contra o miúdo. Também tenho direito a defender os meus quando são violentados. Não digo mais uma palavra sobre o assunto para não chatear mais ninguém.

        Em todo o caso não sei o que é que isso tem a haver com o meu comentário. O Matheus Reis dividiu os minutos entre central e lateral (sendo que no campeonato jogou maioritariamente a central mesmo). Por isso não concordo com a sua nomeação para lateral esquerdo.

        Passar bem

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 22, 2022 at 5:11 pm

    Claramente o melhor central esta temporada.
    O melhor ala esquerdo deveria ser o Nuno Santos

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 22, 2022 at 6:27 pm

      Obrigado pelo óbvio!
      Mas isto são treinadores e jogadores a votar certo? Eles estão no meio, devem perceber mais disto que eu. Pelos vistos, não deve ser assim tão óbvio.

  • josediogo
    Posted Junho 22, 2022 at 5:18 pm

    Um prémio justo para um jogador que teve uma evolução tremenda.
    Quem se lembra do jogo no final da época anterior, na luz, onde foi criticado por todo o lado?!
    É verdade que não jogou numa defesa a 4, contudo apresentou uma qualidade enorme sempre que jogou, seja a central ou a ala.
    Sem contar com Sarabia, até poderá ter sido o melhor jogador do Sporting esta época.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 22, 2022 at 5:20 pm

    Para mim faz sentido que Matheus Reis seja aqui considerado e tenha sido o eleito como melhor lateral esquerdo do campeonato pela seguinte razão:

    – Joga a central numa defesa a 3, como joga o Azpilicueta no Chelsea, Davies no Tottenham, Mandava no Atlético, como já jogaram D’Ambrosio ou Kolarov no Inter, entre muitos outros. São colocados num dos lados para permitirem saída a 4 e que o lateral deste lado faça superioridade no meio normalmente ou possa esticar mais à linha e seja o extremo a fazer o jogo interior. Tanto que quando necessário são também eles um dos laterais neste esquema de Conte, Tuchel e outros.

    Daí que achar que Matheus será sempre um lateral e não um central, logo não faria para mim sentido que fosse eleito para outro lugar que não este.

    Até ver o único que mudava no onze do ano era Pepe porque não considero que tenha sido a melhor das suas épocas ao nível estritamente desportivo, colocando aí, talvez Otamendi (Coates e Inácio tiveram melhores épocas na anterior, Carmo fez apenas 1/3 dos jogos, dentro dos nomes que me lembro visto não ver muitos jogos das outras equipas).

    • Fireball
      Posted Junho 22, 2022 at 5:35 pm

      O único jogador do Benfica que vai sequer ser considerado no 11 é o Darwin porque é impossível não colocar. De resto, Otamendi fez uma super época, mas os resultados coletivos não permitem que algum jogador fora Porto/Sporting seja considerado aqui. Como já referi várias vezes nos prémios do mês, estas votações não são individuais, são coletivas. Ganha o jogador que tenha estado em melhor forma nessa posição duma equipa grande que tenha feito uma boa época. O Benfica não fez uma boa época. Nenhum jogador do Benfica será considerado aqui (mais uma vez, à exceção de Darwin, por ser mesmo isso, uma excecão, bastava marcar menos 5-10 golos e sem dúvida alguma que era o Taremi que estaria a PL).

      • Fireball
        Posted Junho 22, 2022 at 5:38 pm

        Como exemplo até basta olhar para o Diogo Costa. Foi decisivo? Teve grandes defesas? Nem por isso. Mas é o GR titular do campeão nacional. Se o Marchesín tivesse sido o titular, seria ele a estar aqui. Se fosse o Vaná, seria ele. Porque o Porto seria campeão na mesma, não foi pelo Diogo Costa que o Porto venceu.

        • Francisco Ramos
          Posted Junho 23, 2022 at 9:26 am

          Fireball,

          Por acaso aqui discordo um bocadinho. Diogo Costa por jogar num clube grande tem menos participações num jogo, como teve Adan no ano passado, como outros em anos anteriores, mas não foi isso que quando foram chamados a intervir foram decisivos. Lembro-me de várias defesas que seguraram resultados na altura (as que a CS passava eram saídas em 1 para 1), pelo que sem o GR o Porto não teria sido campeão (como não teria sido o Sporting no ano anterior). Agora se fosse Marchesín e tivesse segurado resultados, claro que seria ele o eleito, daí os clubes grandes quererem jogadores decisivos na posição porque devem ter elevados índices de concentração por estarem pouco em jogo (o problema de Maximiano ou Reman no ano anterior por exemplo).

          Penso que fiz passar o meu ponto de vista.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 23, 2022 at 12:09 pm

            O Adan teve imensas participações nos 2 anos. O Porto sofre bem menos ataques que nós, aliás é estatístico. O Sporting sujeita-se muito mais a isso que o Porto.

            Isto não impede que o GR do Ponto seja o melhor (eu vi muito pouco dele e do que vi, nada de especial mesmo, mas lá está vi pouco). Agora o Adan está muito em jogo sempre do nosso lado.

            • Francisco Ramos
              Posted Junho 23, 2022 at 12:46 pm

              Neville,

              No ano do vosso título, o Adán fez 58 defesas e o Marchesín 62. Este ano o Diogo fez 51 defesas e o Adán 62. (segundo dados da Liga Portugal).

              Não parece uma grade diferença em termos de intervenções por jogo porque o que estamos a analisar é a defesa em si e não os ataques que os clubes sofrem visto que neste caso a culpa é de toda a equipa.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 22, 2022 at 6:28 pm

      Portanto, um jogador que joga a central num esquema de 3 centrais deve ser considerado numa posição diferente no 11 do campeonato que por sinal tem um sistema totalmente diferente?

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 23, 2022 at 9:31 am

        Neville,

        Matheus Reis foi utilizado a DE em 10 jogos do campeonato e a DC em 15 jogos (segundo dados do Transfermarkt). Porque o consideras central e não lateral? Se olharmos para os jogos de maior dificuldade, que são a liga dos campeões, então foi utilizado a DC em 2 jogos e a DE em 6 jogos, pelo que até Ruben partilha um pouco da minha ideia (nas taças foi 50% em cada posição).

        Eu considero-o lateral porque foi essa a sua formação, porque era nessa posição que jogava quando foi contratado e porque acho que numa defesa a 4 (tática utilizada para esta votação) seria aí que poderia jogar e ser potenciado.

        Se fosses tu o treinador e a tua táctica fosse com 4 defesas, onde o utilizarias?

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 23, 2022 at 12:10 pm

          Numa táctica de 4 defesas provavelmente não o utilizaria, daí dizer que devia saltar fora (mais abaixo).

          Numa tática de 5 defesas como a nossa ele faz 2 posições.

          • Francisco Ramos
            Posted Junho 23, 2022 at 12:40 pm

            Entendendo os teus comentários e tendo em conta que fez quase o mesmo número de jogos numa posição que outra porque ser considerado central e não lateral?

            Aliás, dos poucos jogos que vi do Sporting, um dos que me saltou à vista foi exactamente contra o Porto que fez uma grande exibiçao a LE.

            E eu acho que uns dos melhores jogadores do Sporting esta época devia ser considerado para o onze e os seus pares e treinadores viram-no como um defesa esquerdo, daí ter ganho a votação nesta posição. Tal como Sarabia jogou como MO na maioria das vezes (o Sporting nem utiliza Extremos abertos), dando a linha a Porro e vai estar no onze como extremo (pelo menos eu acho que vai ganhar a votação de Extremo Direito).

    • Tiago Silva
      Posted Junho 22, 2022 at 6:36 pm

      Totalmente de acordo, não acho que faça sentido o Matheus Reis estar nos nomeados para central, quando nunca na vida seria titular numa linha de 4 como central. Estes esquemas de 3 centrais funcionam quase como um central e 2 laterais baixos e que fecham mais por dentro quase, muitas vezes é assim.

      Quanto à escolha totalmente de acordo, principalmente quando a concorrência foi tão inferior ao Matheus Reis.

      Aproveito para acrescentar que na Segunda Liga o escolhido foi o Leonardo Lelo. Concordo com a escolha, foi indiscutível no Casa Pia e um dos principais obreiros da subida, muito importante na manobra ofensiva da equipa e até nas bolas paradas. Aproveito para acrescentar que se vencesse o Bruno Langa também seria justo, lateral extremamente ofensivo e também ele decisivo no futebol do Chaves.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 22, 2022 at 6:57 pm

        Nesse caso o Matheus Reis não deve ser considerado ponto. Para nenhuma posição.

        • Tiago Silva
          Posted Junho 22, 2022 at 10:30 pm

          Não concordo, é algo injusto deixares jogadores de fora só porque não jogam no sistema tradicional. O Matheus Reis rendeu mais a central do lado esquerdo concordo, mas jogando neste sistema com 4 defesas poderia jogar como lateral esquerdo, um pouco como o Porro que também jogou sempre como ala e agora está como lateral direito. São exemplos e acho que todos os jogadores deveriam ser considerados para todas as posições se assim o justificarem.

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 23, 2022 at 9:37 am

        Tiago,

        Sobre a segunda divisão, penso que existem muitos bons valores que podiam ser aproveitados. Neste momento os clubes de meio da tabela já olham para estes jogadores com outros olhos, havendo cada vez mais transferências como Jota, Diogo Pinto, Costinha, etc.

        Agora, garantidamente, terás maiores conhecimentos que eu relativos ao assunto visto que se nota que acompanhas mais os jogos, pelo que te questiono que jovens é que podiam ser mais aproveitados por clubes como Braga, Guimarães, Boavista, etc. Mesmo até os grandes podiam ir buscar jovens com potencial e colocá-los na B um ano a ver no que davam (foi assim que apareceu Nani, por exemplo, que só veio para os sub-19).

  • MOzil10
    Posted Junho 22, 2022 at 6:16 pm

    A sua surpreendente evolução é que o colocou aqui, não tanto a sua performance em si comparada a outros candidatos. Ainda para mais só tendo realizado 10 jogos no campeonato a partir da esquerda. Os outros 15 jogos que jogou foram a central do lado esquerdo.
    É difícil colocar jogadores de um Benfica que esteve muitos furos abaixo do que realmente consegue no 11 do ano, mas a realidade é que o Grimaldo mesmo num nível não tão bom foi um lateral mais consistente, mais regular e mais influente tanto em números (5golos/5assists) como na performance que um clube grande em Portugal requisita para um lateral esquerdo. O Matheus a nível ofensivo secalhar nem top 3 é.
    Contudo, não me chateio com a escolha, o Matheus evolui muito e isto serve como prémio.

    • ObservadorMercado
      Posted Junho 22, 2022 at 6:57 pm

      O melhor onze do ano é uma votação feita pelos capitães de equipa e treinador porque razão alguém se haveria de chatear com a escolha dos verdadeiros profissionais. Em Portugal o clubismo cega as pessoas, o grimaldo fez uma boa época e poderia perfeitamente estar no onze mas o teu comentário foi só a desvalorizar um jogador, menos palas vermelhas, verdes e azuis faziam bem ao futebol português.

      • MOzil10
        Posted Junho 22, 2022 at 8:18 pm

        Ou seja, porque são jogadores e treinadores a eleger, qualquer que seja o resultado dos votos é a verdade absoluta e ninguém se pode opor? -_-
        A única coisa que disse que podes dizer que serve como desvalorização do Matheus foi o facto de achar que ele não é o melhor lateral esquerdo ofensivamente no campeonato. Já não se pode dizer nada só porque joga numa equipa que eu não apoio?
        Se eu dissesse que o Grimaldo é fraco defensivamente também irias dizer que estava a ser clubista? Ou só dizes quando convém?
        Se eu ainda andasse aqui a dizer que o Grimaldo é mil vezes melhor e que o Matheus é um jogador horroroso podias perfeitamente dizer que estava a ser tendencioso, não foi o caso.

        • ObservadorMercado
          Posted Junho 22, 2022 at 9:10 pm

          Podes te opor á vontade agora ficar chateado não é motivo para tanto ;-) .
          Disseste que o Matheus Reis “secalhar nem top 3 é ofensivamente”, e que “evoluiu muito e isto serve como premio” e que estava no onze não pela sua qualidade.
          Disseste que o Grimaldo foi mais consistente, algo que discordo apesar de adorar o Grimaldo e achar que ele a lateral não tira proveito de todas as suas qualidades, sendo que o Matheus apesar de muitas vezes não jogar a lateral foi o melhor jogador da defesa do sporting, ou seja, basicamente desvalorizaste o Matheus Reis e seria muito mais construtivo um comentário em que se falasse apenas do porquê do Grimaldo merecer o lugar no onze.
          A parte do ser “tendencioso” que me referi foi o facto de dizeres que é difícil colocar jogadores do Benfica no onze do ano, quando esta época á exceção de Darwin, os jogadores do Benfica não foram consistentes, tendo JM, Rafa, Weigl grandes momentos mas não conseguirem ter a “consistência” que falas.

          • MOzil10
            Posted Junho 23, 2022 at 12:08 am

            Eu disse que “não me chateio com a escolha”, somehow estás a falar como se eu me tivesse a revoltar. lol

            Secalhar não ser top 3 ofensivamente, de facto que insulto ao jogador meu deus. Eu sou um clubista de primeira por achar que o Matheus Reis não ser tão bom ofensivamente como é defensivamente. Que desvalorização absurda!!!

            Dizer que evoluiu e a eleição serviu como prémio é literalmente elogiar o jogador, mas estás a tentar arranjar forma de pôr isso aí no meio como se eu tivesse a desvalorizar quem quer que seja. Zero sentido.

            Se eu disser que o De Bruyne acerta mais passes que o Gundogan faz do Gundogan um mau passador da bola? Que raio de mesquinhez para aí inventada meu deus. Se eu achei o Grimaldo mais x, y e w achei, não quer dizer que estou a difamar o Matheus. lol

            Chamaste-me clubista por referir o nome do Grimaldo e só do Grimaldo. Eu nunca disse que mais algum jogador do Benfica merecia o lugar no 11 do ano, isto é o post do lateral esquerdo. Óbvio que é difícil por jogadores do Benfica no 11 do ano, se ninguém jogou nada à bola como é que é suposto tê-los em conta neste tema? O Grimaldo para mim estaria presente porque continua a ser um bom jogador e achei o melhor LE da época. O Darwin estará porque é o Darwin, inequivocamente foi um dos melhores jogadores do campeonato tendo o Benfica ficado em terceiro ou em décimo.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 23, 2022 at 12:07 pm

              A questão é que a parte ofensiva é mesmo o plus do Matheus. Eu nem sei bem o que vês nele defensivamente. É facilmente batido pelo ar e tem imensas dificuldades em lidar com avançados possantes (basta ver o que fez o Cryzan do Santa Clara nos Açores).

              Matheus Reis é muito bom ofensivamente. Defensivamente cumpre posicionalmente mas não é forte nos duelos.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Junho 22, 2022 at 7:13 pm

      Não é só pela evolução e surpresa da coisa. Foi mesmo pelo nível. Teve mesmo uma época brutal, independentemente da expectativa.

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 22, 2022 at 6:42 pm

    Justissimo. Um dos melhores jogadores da época, tanto a DCE como no corredor.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Junho 22, 2022 at 7:12 pm

    Para mim foi o melhor defesa da liga este ano.

  • Velho do Restelo
    Posted Junho 23, 2022 at 10:15 am

    Diogo

    Porro
    Pepe
    Mbemba
    Reis

    Uribe
    Vitinha
    Otávio

    Sarabia
    Diaz
    Darwin

    Será este o 11?

    Duas questões:

    1) Será que consideram o Diaz só com meia época?

    Se tirar Diaz, quem entra?
    Matheus (Otávio sobe)?
    Ricardo Horta?

    2) 4-3-3 ou 4-4-2?

    Se for 4-4-2 acredito que tirem o Uribe e ponham o Taremi.

    Sarabia
    Vitinha
    Otávio (Matheus)
    Diaz (Otávio)

    Taremi
    Darwin

    Vamos ver o que sai daqui.

    • Velho do Restelo
      Posted Junho 23, 2022 at 10:18 am

      Ah nem reparei na imagem! Vai ser 4-3-3 ?

    • MOzil10
      Posted Junho 23, 2022 at 12:25 pm

      Acho que o mais provável é teres uma frente com Darwin, Taremi e Sarabia. Não seria justo colocar o Diaz, da mesma maneira que o Bruno Fernandes não entrou no 11 em 19/20. Ou seja, não tendo Diaz seria absurdo não constar nenhum avançado do campeão nacional no 11 do ano. Para além disso o Taremi merece, 33 g/a é muita fruta.

      • Velho do Restelo
        Posted Junho 24, 2022 at 9:32 am

        Sim, sem dúvida, o Taremi tem de ser considerado, mas se o Otávio contar como extremo o ataque fica Sarabia, Darwin e Otávio.
        E o meio campo com Vitinha, Uribe e Matheus.

        No fundo a discussão fica entre Matheus/Uribe/Taremi diria, já que Vitinha tem lugar e Otávio tb deverá ter.

Deixa um comentário