Vai chegar aos 7 títulos de Hamilton e Schumacher? É novo, provavelmente o melhor piloto, tem um grande carro e a equipa com a abordagem de corrida mais inteligente e que se mexe melhor nos bastidores (as decisões, mesmo as mais absurdas, como se viu hoje ou em Abu Dhabi, caem sempre para o lado da Red Bull), por isso, a menos que a Ferrari (que podia ter feito muito melhor esta época, não fosse ter abusado dos erros) e a Mercedes consigam dar uma resposta diferente, parecem estar reunidas as condições para no mínimo imitar os 4 títulos seguidos de Vettel pela Red Bull.
Max Verstappen venceu o GP do Japão e sagrou-se bicampeão do Mundo de F1. Num dia muito atribulado (a prova teve ser reatada duas horas mais tarde, devido à chuva e uma bandeira vermelha por um acidente a envolver Sainz logo na 1.ª volta), o neerlandês dominou e apesar da corrida só ter tido pouco mais de 50% do tempo (durou 39 minutos) recebeu na mesma os 25 pontos. Ainda por cima Leclerc na última volta cometeu um erro, que fez com que perdesse o 2.º lugar para Checo Pérez na secretaria. Por outro lado, foi a 12.ª vitória da época do piloto da Red Bull, o que também o deixa mais perto de bater o recorde de triunfos numa temporada.
MAX VERSTAPPEN
TWO-TIME WORLD CHAMPION!!!#2TheMax #F1 pic.twitter.com/eOlI6B6un1
— Formula 1 (@F1) October 9, 2022


42 Comentários
Mantorras
Muito facil.
Esperava uma epoca competitiva, comecei a ver F1 do meio para o fim do ano passado… mas sera que entramos agora numa Era RB? Sera que Mercedes volta em grande? A Ferrari melhora? Esperava uma luta entre eles e a RB, e ainda tinha fe que a Mercedes entrava nas contas la para o fim, mas foi um passeio…
Kafka
Previsão bastante exagerada do VM, pois isto na F1 é smp uma incógnita o ano seguinte, especialmente se mudam as regras… Há 1 ano atrás ninguém diria q a Mercedes no ano seguinte ia ter zero vitórias em 2022… Portanto nada nos garante q em 2023 a Mercedes apareça muito superior aos adversários e a Redbull daqui a 1 ano tenha zero vitórias
Isto na F1 é ano a ano, portanto para o ano logo se vê, o Max é o melhor piloto do Mundo, mas isso pode não chegar caso não tenha um carro minimamente competitivo, tb não ganha mais nada
Cabalex
Quando me tornei num espetador assíduo das corridas de F1 dizia-se que este era um desporto para velhotes e isso percebia-se olhando para as marcas que patrocinavam a modalidade. Com a entrada da Netflix em cena, felizmente o conteúdo passou a ser apreciado não só por mais pessoas como também por uma geração mais nova, o que é excelente pois assegura o futuro da modalidade. O único problema em relação a isso é que acaba por acontecer com a F1 o que aconteceu com o futebol: por passar a ser um desporto mais de massas e não tanto de nicho, atrai todo o tipo de fanáticos. Faz parte.
O Max é um campeão da cabeça aos pés. Em ritmo de corrida é avassalador e tem a consistência de um verdadeiro campeão. Ser campeão sete vezes vai requerer, para além do talento que já possui, sorte, como em tudo na vida. A Red Bull repetiu com ele a receita que usou com o Sebastian Vettel: dar a um piloto talentoso um carro feito sob medida, com um génio chamado Adrian Newey a controlar as operações. Se o Max é o melhor da grelha atual? Para mim é – ainda assim, convém não esquecer que tem uma equipa muito bem estruturada e com muito dinheiro a trabalhar para ele. Para se ganhar na F1, não basta ser o melhor piloto (se assim fosse, o Alonso tinha pelo menos o dobro dos campeonatos).
No início da temporada até dava para sonhar com um campeonato minimamente parecido com o de 2021, olhando para o quão mais rápido era o monolugar da Ferrari em relação à época anterior. Acabou por se revelar uma temporada de grande domínio holandês e austríaco, muito por mérito próprio mas também embalado pelas embrulhadas estratégicas da Ferrari. Nada de novo mas enquanto tifosi tive a ousadia de esperar alguma melhoria em relação ao desastre organizacional que a equipa tem apresentado há mais de uma década.
O Sebastian Vettel adora esta pista e sacar um sexto lugar com a arrastadeira que tem é obra. Falhou a realização ao não dar ênfase à batalha que teve com o Alonso até ao último metro. Ainda nessa sequência de posições, muito boa a disputa entre o Ocon e o Hamilton. O francês parece um piloto mais polido a cada dia que passa.
No fim teve lugar a coroação mais esquisita de um campeão. Num minuto o Max estava a falar sobre revalidar o título na próxima corrida e no minuto a seguir estava a celebrar o bicampeonato, num plot twist a fazer lembrar o Steve Harvey.
Rabiscando alguns desejos para 2023:
– a Mercedes de novo competitiva (não lhes falta dinheiro nem capacidade para isso, para além de contarem com um piloto que sabe o que é preciso para se ter um carro vencedor);
– uma Ferrari um bocadinho menos trágica;
– ver a Alpine ainda mais rápida e consistente, terão uma dupla de jovens pilotos franceses muito boa e a Netflix já esfrega as mãos;
– alguém na direção de corrida aprender com os erros do passado. Mesmo depois do que aconteceu em 2014, voltaram a deixar um trator entrar em pista debaixo de um temporal.
Flavio Trindade
Excelente comentário Cabalex.
Concordo na íntegra.
Também esperava uma época mais competitiva, que até poderia ter sido, caso a Ferrari não fizesse asneira atrás de asneira quando estavam melhores.
Teria muito mais pressão Max e a RedBull e a época não teria sido o passeio que foi.
Depois foi só o alinhamento perfeito.
Melhor piloto, melhor carro, melhor estrutura, melhores estratégias de corrida. Passeio completo.
Para a próxima temporada, espero o regresso da boa forma da Mercedes (um raio não cai no mesmo sítio duas vezes), uma Ferrari igualmente competitiva mas com outra abordagem, e muito muito interessado em ver o crescimento de duas marcas, a McLaren e a Alpine.
A McLaren por ter a dupla de pilotos com mais potencial e por ser uma marca histórica, nem que o laranja actual esconda o saudosismo dos carros vermelhos e brancos, e a Alpine que cresceu imenso esta época e a mega estrutura francesa será sempre um projeto a acompanhar.
w0bbly
Dos melhores comentários que vi aqui no blog sobre F1. Ponderado, justo e com sabedoria do assunto.
Acrescentando ao teu comentário um dos problemas maiores também da maior exposição da F1 com a série é a quantidade de pessoas que falam de F1 e sabem bola sobre a mesma. Um bocado como disseste no futebol. Mandam postas de pescada sem nexo nenhum, mas pronto vivemos com isso.
Em relação a 2023 acrescento também a muita curiosidade em ver o Piastri ao volante de um monolugar com potencial (a Mclaren até pelo peso histórico que tem, investimento pode subir de patamar).
Bem haja
andresilvac
Campeonato mais que anunciado desde a 4 prova se percebeu que apesar do arranque atribulado este RB é claramente o melhor carro, melhor piloto e melhor equipa nada mais ha a dizer.
Os erros da Ferrari apenas facilitam o caminho nao havia como lutar contra isto.
Parabens a RB ao Max ao Newey e a Honda fizeram uma máquina fantástica e este ano invencível.
Feliz por ter sido no Japao casa da Honda mereciam isto do “GP2 engine” para campeão mundial na sua casa é a redenção ideal.
Cumprimentos
DNowitzki
O ano passado a corrida acabou com os veículos enfrentando-se na pista, como deve ser.
Em que mundo é que a corrida que decide o título termina com uma procissão de carros atrás do SC?
Cabalex
Terminou dessa forma em 2012, no Brasil.
DNowitzki
Temos muito a aprender com os norte-americanos.
O Masi tomou a decisão certa.
fabinho18
Há que saber separar as coisas, o que se passou o ano passado foi uma grande palhaçada e ofereceram o título, este ano foi o melhor piloto, com um carro absurdamente melhor que os outros e tem o mérito que tirar partido do carro e merece inteiramente o campeonato.
TBL
O que é que esta gente fez ao desporto para que um piloto acabe uma corrida e nem ele próprio, nem a equipa nem os comentadores tenham percebido que se sagrou campeão?!
Parece-me estranho que os principais intervenientes desconheçam os regulamentos…
Reaper
Qual foi a decisão absurda hoje? Não percebi mesmo ao que se referiam. Absurdo mesmo foi haver um trator no meio da pista com carros a circular.
Quanto ao Max, 26s em 28 voltas, resume bem este 2º título, domínio total. Quem sabe, um dia, ganhe um vestido de vermelho.
Que o próximo campeonato seja mais disputado, e que o Leclerc venha mais maduro, porque não foi só a Ferrari a fazer asneira este ano, ao contrário do que querem passar.
Foge Quim
Se esse vestido vermelho for a ferrari, espero bem que não. É um autentico cemitério de pilotos
Marcio Ricardo
Parabéns ao campeão!!
Posto isto, é uma vergonha o que se passou. Uma pessoa liga a tv pra ver a corrida e passa duas horas à espera para depois ver meia hora de corrida. Fora o que sucedeu com os pilotos. Acho que alguma coisa não correu bem, e não se pode culpar apenas as condições climáticas!
Cabalex
Como assim? Era preferível relançar a corrida sem haver condições de segurança para isso?
Il Codino Divino
O que querias que tivesse acontecido? Bastou a primeira volta para perceber que não havia condições para correr.
Eusebio
Surreal. Já ninguém leva a F1 a sério.. O “árbitro” tem uma influência brutal no resultado que não se vê em mais nenhum desporto. Bem razão tinha o Senna e o que tem acontecido nos últimos 2 anos só lhe vem dar razão.
Reaper
Acho que o pior que pode acontecer à F1 é a futebolização do desporto e, infelizmente, isto tem acontecido nos últimos 2 anos (que parece que foi quando a F1 nasceu).
Eusebio
Na mouche! Subscrevo inteiramente.
Lameur
Ok, afinal é campeão? Está toda a gente verdadeiramente confusa, alguém que me consiga explicar a situação?
Luke Vin Diesel
O Max precisava de acabar em primeiro e o Perez em segundo, ou o Leclerc em segundo com o Max a fazer FL.
Tendo em conta que o Perez ficou em segundo, o Max foi campeão.
Foram atribuídos pontos totais, tendo em conta que a corrida acabou em pista, fizeram mais de 25%, durante o tempo e não acabou em Red Flag (essa situação sim, que cortaria os pontos a metade).
Luke Vin Diesel
Grandeeee Max! Mais uma corrida à campeão e ao nível dos melhores da história. Meter 26 segundos em 28 voltas em Suzuka é de mestre.
Apesar de tentarem minimizar, mais uma vez, outro campeonato do MELHOR piloto do grid, este ano foi fantástico. Começou com pior carro que a Ferrari (sim, pior). Acabou com melhor. A diferença foi a equipa de estratégia e a sua qualidade e calma, muito diferente da Ferrari e do Leclerc.
Agora é não esquecer de despedir o Masi, que este ano certamente também é culpa dele.
KAMPIONEN SUPER MAX
riscas
Foi por muito por causa deste tipo de mentalidade que me afastei um pouco do futebol e, mentalidade que, infelizmente, está cada vez mais presente na F1, e falo da mentalidade de clubite.
Primeiro, tenho dúvidas que o Max seja assim tão superior a Leclerc e Hamilton (por exemplo) embora, provavelmente seja o melhor piloto, o facto de ter a melhor equipa e o melhor carro ajuda a escalar as suas qualidades.
Segundo, no início da época, os carros da Ferrari e da Red Bull eram equivalentes, com vantagens para cada lado em diferentes situações, com o avançar da época, o Red Bull manteve as suas vantagens ou já era superior e recuperou desvantagem onde era inferior, terminando a época com um carro bem superior.
Depois, em relação ao Masi, de facto, as coisas foram mal resolvidas nos incidentes no último gp da época transacta e as decisões do Masi podem ter sido decisivas para a vitória no Max.
Posto isto, esta época, o Max é um justíssimo vencedor, e desde cede se percebeu que com relativa facilidade iria terminar a época como bicampeão.
Eusebio
Com pior carro que a Ferrari? Ahahahahahahaha! Há as pessoas que gostam de F1 e depois existem as pessoas que gostam do Max. A esse nível estás no top! Obrigado pelo riso matinal ahahahaha!
BrunoV
Aprende a ler.
Ele escreveu no início do ano o carro da Ferrari era melhor e foi o melhor durante as primeiras 3 a 5 corridas.
Há pessoas que sabem discutir e outras que sabem implicar, menino Eusébio.
Reaper
Tu escreves cada coisa…O homem disse alguma mentira? Então o Ferrari não era superior nas primeiras corridas? Depois a Red Bull equilibrou com os pacotes de atualizações, e, agora assim, na parte final, tem um carro claramente superior. A Ferrari tem é de perceber o que se passou para perder tanto terreno com as atualizaçãoes (para a Red Bull e a própria Mercedes).
Luke Vin Diesel
Companheiro, estás com essa azia toda como tiveste o resto do ano.
Tens que te acalmar, dormir um bocado e admitir que o Max é o MELHOR piloto da grid disparado. Quando admitires, tudo fica mais fácil.
Como até gosto de ajudar causas perdidas, basta ver um recap (só aqui do VM) das primeiras corridas:
https://blogvisaodemercado.pt/2022/03/f1-leclerc-vence-o-primeiro-gp-da-epoca-em-dia-de-dobradinha-da-ferrari/
https://blogvisaodemercado.pt/2022/03/verstappen-bate-leclerc-e-conquista-1-a-do-ano/
https://blogvisaodemercado.pt/2022/04/mais-uma-vitoria-para-leclerc-verstappen-volta-a-abandonar-russell-melhor-que-hamilton/
https://blogvisaodemercado.pt/2022/05/f1-checo-perez-vence-no-monaco-ferrari-tramou-leclerc/
Basta ver que a Ferrari tinha melhor carro, simplesmente a RB tinha melhor estratégia e o MELHOR piloto, que ajudou a não ter um gap assim tão grande ao inicio. Assim que o carro melhorou, ninguém parou o Max. Fácil.
FMSM
No inicio da temporada o RedBull era superior ? Pensa lá bem antes de mandar bitaites.
Eusebio
Tenho zero dúvidas que quem tem de pensar és tu. Basta ver os resultados mas já que não te dás ao trabalho eu explico: os ferraris mal conseguiam acabar uma corrida. Toda a gente dava o título ao Max desde a primeira corrida da época.
Hirok "The Truth"
FIA + Regulamentos = No Match
Eusebio
Isto! A verdade desportiva na F1 está comprometida desde o ano passado… No fundo a FIA decide o que quer e bem acontece para criar o roteiro que acham mais atraente para a Netflix. Dá nisto e no que deu o ano passado. Zero justiça desportiva.
BrunoV
Típico comentário de fã da série da Netflix.
Començaste a ver F1 recentemente, só pode.
Vai ver os dramas dos ano 80 e 90, e verás o que se passou o ano passado (o topo dos dramas) e este ano foi mais do mesmo.
Já para não falar dos anos 00,
2005 USA,
2008 Singapura,
2005 e 2006 em que a F1 muda as regras para quebrar a hegemonia da Ferrari…
Tantas controvérsias presentas na história da F1, e vem um casual falar da Netflix, justiça desportiva e dos dois últimos anos.
Eusebio
Ainda tu tinhas dentes de leite já eu era fã de F1. Para teu conhecimento, que claramente não tens, passava em canal aberto na RTP1.
lipe
Só deixou de passar na RTP para aí em 2006, calma contigo campeão.
Luke Vin Diesel
Está comprometida desde o ano passado ou está comprometida desde que a FIA entregou o regulamento inteiro do Turbo-Hybrid à Mercedes para preparar a mudança de 2014? É que agora fiquei meio confuso amigo.
Hirok "The Truth"
Parabéns ao Max, se bem que pelos regulamentos ainda não é campeão mas pronto acho que a FIA gosta de coroar o Max de forma esquisita
No ano passado foi o que foi ainda para mais com as aldrabices da RedBull e o BudgetCap..
Se não fosse hoje era no dia 23 nos USA portanto vai dar ao mesmo, mas cheira-me que isto ainda vai alterar pq não houve 75% ou mais da corrida realizada, para o público presente é merecido ver a coroação de um campeão, os Japoneses são um povo a parte e a pista é incrível, parabéns ao Max
BrunoV
Como assim não é campeão?
O Max para ser campeão tinha de acabar em primeiro e o Leclerc acabar em terceiro lugar.
E faltam 104 pontos (100 de corrida mais 4 de volta mais rápida) para acabar o campeonato, ora o Max tem 113 pontos de diferença em comparação ao segundo lugar, logo 113 é maior que 104… Então pela matemática é campeão.
Cheira-te que vai alterar?
Percebo que sejas novo por causa da Netflix, mas informa-te das regras.
Eu ajudo, as regras aplicadas nesta corrida foram as mesmas que as regras em singapura.
Hirok "The Truth"
E respondendo aos factos que apresentas, realmente o Max com isso era campeão mas se a corrida tivesse sido completa em 75%+ para dar pontuação normal, o que não foi o caso, na Singapura que eu saiba fez-se as voltas todas e não metade.. um pouco diferente..
Mas lá está ficamos a saber que +3 voltas dá 25pts a quem está em 1º, excelente
Hirok "The Truth"
O meu comentário foi antes da FIA considerar +3 voltas dá totalidade de pontos, algo que é cómico mas pronto eles lá sabem interpretar os regulamentos à maneira deles.. afinal para que serve a tabela que eles têm lá literalmente a dizer a pontuação em 25% 50% 75% da corrida..
O Max não merecia isto, época incrível e nem um team radio a saudar o campeão, entrevista normal e depois chamam-no outra vez para dizer que era campeão e mesmo assim ele não acredita (lá está ele sabia o que precisava para ser campeão e com 28voltas não o era só se houvesse um DNF do Leclerc), foi demasiado mau.. pode ser que nos USA façam uma coisa como deve ser
FMSM
E eu que pensava que os resultados da auditoria saiam só na próxima segunda-feira !! Obrigado pela informação em avanço. E uma pena ver o desporto dessa maneira mas tu lá sabes.
Eusebio
No ano passado não foi o verdadeiro campeão (deve o campeonato a Masi e à batota da RedBull ao não ter cumprido com o cap limite) mas este ano é indiscutível. Melhor carro (de muito longe), uma Ferrari amadora e uma Mercedes sem possibilidade de competir. Muito cedo se viu que não havia sequer concorrência para o Max. Nos construtores também não haverá grande história. Perez começou finalmente a ser consistente e portanto a RB, apesar das batotas, ganhará facilmente este título também.
BrunoV
O ano passado ele foi um verdadeiro campeão!
Ele fez mais pontos que o resto do grid e no final foi campeão.
Já cansa ver tanta choradeira quando o Hamilton se safou de tantas penalizações o ano passado (Sillverstone e a corrida em Itália) que lhe podiam custar pontos. Bem como os falhanços dele na Hungria, Turquia (não conseguiu ultrapassar pilotos mais lentos em carros piores), e Baku (Max out e ele arranca e trava).
O Max em 2021 e 2022, foi o melhor piloto e teve o melhor carro, logo apesar das controvérsias ele mereceu ganhar.