Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mbappé chega aos 100 golos com apenas 20 anos; Final surpreendente no Mundial sub-20

Vai bater muitos recordes! E esta marca a jogar na Europa, tem outro peso. Por exemplo:
Messi só chegou aos 100 golos aos 22 anos e 97 dias;

Ronaldo só chegou aos 100 golos aos 22 anos e 365 dias;

Kylian Mbappé chegou aos 100 golos como profissional ao marcar na goleada da França frente a Andorra (4-0), em jogo de apuramento para o Europeu de 2020. O avançado, de apenas 20 anos e 173 dias, leva 13 golos pela selecção, mais 27 ao serviço do Mónaco e 60 pelo PSG.

Antes da competição começar poucos perspectivavam que fossem estas duas selecções a chegar à final. Curiosamente a Coreia do Sul começou o Mundial a perder com Portugal mas tem sido uma equipa muito sólida e consistente, não impressionando mas revelando muita competitividade e baseando-se no grande craque que é o jogador do Valencia Kangin Lee (já o Equador de Gonzalo Plata diz adeus à competição com dignidade, desperdiçando várias oportunidades na parte final e mostrando que esta geração pode dar muitas alegrias ao futebol do país). A Ucrânia, por sua vez, impôs-se num duelo pouco espectacular, no qual o conjunto de Leste voltou a ter em Lunin (que falhou o jogo dos quartos-de-final para se juntar à selecção AA e regressou para as meias-finais) um guardião incrivelmente fiável)Ucrânia e Coreia do Sul irão disputar a final do Mundial sub-20, num jogo que irá colocar frente-a-frente duas equipas que estavam longe de ser favoritas à partida para a prova. A Coreia do Sul derrotou o Equador por 1-0. Com Gonzalo Plata a tempo Inteiro (o jogador do Sporting foi marcado muito em cima pelos coreanos e não conseguiu fazer a diferença), o único tento surgiu aos 39’: Kangin Lee (candidato a MVP do Mundial) bateu um livre de maneira rápida e Jun, perante a desconcentração do Equador (nomeadamente de Plata) rematou com qualidade para o fundo das redes dos sul-americanos, que no 2.º tempo viram o guarda-redes Lee brilhar. Na outra meia-final, a Ucrânia eliminou Itália também por 1-0. Buletsa, aos 65’ e após muito bom cruzamento de Konoplia (lateral-direito que se tem destacado no Mundial), fez o único golo do encontro. Os italianos ainda empataram nos descontos, num golaço de Scamacca, mas o lance foi anulado pelo VAR.

45 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Junho 11, 2019 at 9:39 pm

    Fenomenal o que Mbappé faz tão jovem! Sem dúvida que vai dominar o futebol nos próximos anos, quando os 2 ETs se reformarem.

  • Estigarribia
    Posted Junho 11, 2019 at 9:40 pm

    Como o Visão de Mercado disse, e muito bem, o Mbappé vai bater muitos recordes se continuar assim nesta forma ‘monstruosa’. Penso que já merecia um clube melhor que o Paris Saint-Germain e gostava imenso de o ver com a camisola do Barcelona, tal como vi Thierry Henry no Barça.

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 11, 2019 at 9:57 pm

      É o meu desejo também. Acho que pode estar a figurar-se essa situação:

      O Mbappe merece estar no melhor dos melhores: Barcelona ou Real Madrid.

      O Mbappe quer sair.

      Para o Real Madrid pelo menos está época não pode ir, dado o valor que já investiram e necessitando de repor para cumprir o fairplay.

      O Barcelona desviou-se do Griezmann. Neymar não parece querer comprometer-se com o futebol. Procuram desesperadamente um jogador que eleve o nível no ataque e que possa e consiga ganhar jogos, alguém que não seja o Messi. Nem Suarez tem capacidade física para aplicar um grande ritmo e responder às solicitações do Messi, nem Coutinho ou Dembele têm o poder da consistência para fazer a diferença jogo a jogo. Mbappe ia trazer esse fator diferenciador sobretudo em relação à potência física e à velocidade que tem falto à frágil e lenta equipa do Barcelona. Ia garantir o melhor do presente e dos próximos 15 anos.

      Casamento perfeito.

      • Estigarribia
        Posted Junho 11, 2019 at 10:11 pm

        Nem mais, Rúben Gomes. E obrigado pelo feedback positivo.

        Por mim, despachava-se o Malcolm (não sei o que veio fazer para o Barcelona), o Dembélé e o Kevin-Prince Boateng e contratava-se o Mbappé e, na mesmo, o Griezmann ficávamos com um ataque mesmo mostruoso formado por Leo Messi, Griezmann e Mbappé. Seria o casamento perfeito, como disse, e muito bem.

        • Rúben Gomes
          Posted Junho 11, 2019 at 11:10 pm

          Era mesmo o ideal! O Suarez no seu auge foi o melhor ponta de lança destacada e apesar de ainda fazer os seus golos desfaz mais do que cria. É um trabalhador incansável, cerra os dentes (literalmente) e não desiste de nenhuma bola, mas simplesmente acabou o seu tempo. Pelo menos já devia estar a terminar!

          Eu também não seguraria o Coutinho! Parece me fragilidade emocional, não basta ter bons pés.
          O que não me parece haver é vontade de criar uma grande equipa ja que não há coragem de despedir Valverde.

      • SenyorPuyol
        Posted Junho 11, 2019 at 11:16 pm

        O Barcelona desviou-se de Griezmann? Só lhe digo que espere até Julho. ;)

        Eu nem digo isto porque quero que seja assim, digo-o porque conheço o Barcelona e esta direcção. Vai ser o primeiro reforço anunciado. Até lá, só podemos especular eventuais saídas.

        • Rúben Gomes
          Posted Junho 11, 2019 at 11:39 pm

          As últimas notícias que saíram indicavam um acordo com o PSG, mas compreendo o que diz. Normalmente está direção ganha os braços de ferro, mas por vezes devia perder, até porque ele não quis entrar no Barcelona no ano passado. No entanto sou fã do Griezmann, mas será que é o que precisamos?

          • SenyorPuyol
            Posted Junho 12, 2019 at 10:21 am

            Não é questão de braços de ferro. A minha impressão até é que os costuma perder. Por exemplo, parece-me que estão cada vez mais perto de perder o De Ligt.

            Mas Griezmann já está feito, simplesmente não o podem anunciar agora porque a cláusula só desce para os 120M a 1 de Julho. Além disso esta direcção está obrigada a apresentar balanço financeiro anual positivo este mês.

            Quanto a se é o que precisamos, para o 4-3-3 de Valverde (que nos últimos meses evoluiu de um 4-3-1-2 em ataque para um 4-3-2-1), até penso que é o ideal. Mas questões desportivas à parte, também não me agradou nada a “novela Griezmann” do ano passado.

            • André Dias
              Posted Junho 12, 2019 at 11:14 am

              De Ligt quer ser titular e o Barcelona não lhe pode garantir isso quando tem Piqué, Lenglet e Umtiti. É pena porque por mais que gostasse de o ter no Man Utd não o imagino noutro clube que não seja Ajax ou Barcelona.

        • Estigarribia
          Posted Junho 12, 2019 at 9:46 am

          SenyorPuyol,

          Eu também acredito que o Griezmann será jogador do Barcelona. E se podermos ter Griezmann e Mbappé na mesma equipa seria fantástico, já que um ataque com ambos os avançados franceses e Leo Messi seria mortífero fosse em que competição fosse. Só precisamos é de mudar de treinador: Valverde que saia enquanto é tempo e que se traga Ronald Koeman que já conhece os cantos à casa, dado o seu passado como jogador blaugrana.

          VISCA EL BARÇA

          • SenyorPuyol
            Posted Junho 12, 2019 at 10:31 am

            Mbappé não vai acontecer. O Barcelona não tem nem os recursos, nem as condições para o tirar do PSG.

            E apesar de os nomes serem temíveis (disso não haja dúvida), não me parece que Mbappé encaixe. Por mais estranho que pareça, ver Mbappé no Barça não é propriamente um sonho para mim, sendo sincero.

            • Estigarribia
              Posted Junho 12, 2019 at 11:38 am

              Mas o Barcelona tem muito mais história que o Paris Saint-Germain. O PSG só tem os jogadores que tem porque é financiado por um país, literalmente.

              Tomara o Paris Saint-Germain ter a história e os títulos que o Barça tem. Como adepto simpatizante do Barcelona continuo a acreditar que o Mbappé pode ser blaugrana.

              • SenyorPuyol
                Posted Junho 12, 2019 at 12:11 pm

                Mas a história não é aceite como pagamento. Eu não estou a dizer se Mbappé devia poder ir ou não para o Barcelona, só estou a dizer que não vai acontecer.

    • MiguelF
      Posted Junho 12, 2019 at 10:51 am

      Quem me dera Estigarribia, gostava mesmo de ver o Mbappe em Barcelona tal como vi Henry a jogar pelos blaugrana.

      Por mim o Barcelona vendia Coutinho e Malcom (até os podia incluir no negócio Mbappe) e ficavam com um trio Messi – Suárez – Mbappe com Dembele como alternativa para dar velocidade ao jogo quando fosse necessário.

      Mbappe se tiver cabecinha vai ser nos próximos anos o principal candidato à Bola de Ouro (quando Messi e Ronaldo abandonarem) e tem tudo para marcar o seu lugar na história.

      Infelizmente acho que acabará no Real Madrid, onde Zidane fará pressão ano após ano para Florentino Perez o contratar.

  • André Dias
    Posted Junho 11, 2019 at 9:43 pm

    É um prodígio e quase de certeza que marcará a próxima década. Mais cedo ou mais tarde deve arrecadar a BdO com relativa facilidade se continuar a este nível. Mas não nos esqueçamos que joga na Ligue 1 onde o PSG não tem um único rival à altura.

    Com a mesma idade Messi estava na La Liga e Ronaldo na Premier League, indiscutivelmente as melhores ligas do mundo onde os rivais são também as melhores equipas do mundo. Não quero com isto reduzir o mérito de Mbappé ou algo do género, 100 golos aos 20 anos continua a ser um registo impressionante. Mas se o vamos comparar com Messi e Ronaldo é necessário contextualizar os números.

    • Sancho
      Posted Junho 11, 2019 at 9:50 pm

      Subscrevo, sem tirar nem por.
      Apesar do jogador ser um prodígio e da marca ser impressionante, é preciso ver que no PSG a facilidade em marcar é diferente daquela que Ronaldo tinha no Man Utd ou do que o Messi tinha no Barcelona.

    • RicardoFaria
      Posted Junho 11, 2019 at 10:01 pm

      Totalmente de acordo!

      Saudações DesPortistas!

    • Muska
      Posted Junho 11, 2019 at 10:07 pm

      Sim, tens razão, mas nestes 100 golos do Mbappe incluem-se 14 na Champions League e 4 no Mundial pela seleção. O Ronaldo só fez o 1º golo na Champions à 4ª epoca no United, por exemplo.

      • André Dias
        Posted Junho 11, 2019 at 11:08 pm

        O Ronaldo também jogava a extremo mas sim, Mbappé já tem uma óptima marca nas competições mais importantes (Champions e Mundial).

    • Chico
      Posted Junho 11, 2019 at 10:34 pm

      Não, se o Mbappé estivesse a jogar na Liga Espanhola ou na Premier teria um número semelhante de golos. Uma equipa média de França não é muito inferior a uma equipa média em Espanha e o PSG é pior do que o Barça do Rikjaard ou o Man Utd do Ferguson. O Mbappé é um jogador estratosférico e marcaria golos em qualquer lado. É preciso atender ao facto de que Ronaldo e Messi surgiram para o mundo do futebol como extremos fantasistas e não como goleadores. Enquanto esses dois só se começaram a tornar matadores aos 21/22 anos, Mbappé já o era quando se deu a conhecer ao mundo do futebol aos 17.

      • André Dias
        Posted Junho 11, 2019 at 11:07 pm

        Não concordo. O PSG goleia com alguma frequência aqueles que deveriam ser os principais rivais (Lyon, Mónaco, Marselha, etc). Em Espanha e Inglaterra isso não se vê, salvo raras excepções.

        O PSG actual até pode ser pior equipa que o Barcelona de Rijkaard ou o Man Utd de Ferguson mas nessa altura a diferença para as restantes equipas do campeonato não era tão acentuada como é hoje na Ligue 1.

        Dizeres que Mbappé marcaria golos em qualquer lado é uma suposição sem sentido. Só quando o virmos em Inglaterra ou em Espanha é que saberemos isso.

        • Chico
          Posted Junho 12, 2019 at 12:22 am

          se marca em Champions e Mundiais com facilidade, porque é que não o haveria de fazer contra Rayo Vallecanos e Cardiffs?

          • André Dias
            Posted Junho 12, 2019 at 10:48 am

            Porque essas ligas são difíceis não por apenas por terem Rayo Vallecano e Cardiff mas por terem Atlético, Real Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilla, Athletic, Man Utd, Man City, Liverpool, Chelsea, Spurs e Arsenal e clubes médios extremamente competitivos.

            Seguindo a tua lógica, qual é a dificuldade em marcar a Guingamp, Caen, Dijon, Amiens ou Angers?

            Mbappé é um prodígio mas por favor não vamos fingir que marcar golos na Ligue 1 é a mesma coisa que marcar na PL ou na La Liga. Estamos a falar de uma liga que, antes do PSG ser comprado por um multimilionário, chegou a ser ultrapassada pelo campeonato português no ranking de coeficientes da UEFA.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Junho 12, 2019 at 1:57 pm

          Lyon, Mónaco e Marselha têm defesas medíocres. Depois de batidos uma vez, nunca mais atinam.

  • DNowitzki
    Posted Junho 11, 2019 at 9:46 pm

    A continuar assim, tem de estar na reta final pelo MJM e GOAT.

    Ora bem, qual é a diferença? O rapaz joga em França, no PSG. Atuasse ele pelos colossos e já estava na calha para ganhar os prémios, com a vantagem de que possui um título que os outros dois não.

    Ah, falta-lhe a máquina do “marketing”. É óbvio também que se pode fazer outra leitura destes números, mas deixo para outrem.

    • Tsubasa
      Posted Junho 11, 2019 at 10:00 pm

      No Real Madrid ele ganharia essa máquina de marketing, que punha todos os anos nos 3 primeiros da bola ouro facilmente… No PSG terá sempre mais dificuldades em virtude dessa questão do marketing

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 11, 2019 at 9:49 pm

    Imaginem a fazer dupla com Messi! Chegavam os dois aos 50 golos cada numa época.
    Acho que ele tem tudo para marcar uma época, se não se perder ou não tiver o azar do R9.
    Que craque!

  • Kacal
    Posted Junho 11, 2019 at 9:51 pm

    O “novo Fenómeno”! Quando somos um verdadeiro prodígio, somos assim. Se tiver cabecinha vai MUITO longe, craque!

  • Chico
    Posted Junho 11, 2019 at 10:01 pm

    Talvez o segundo melhor teenager da história, depois do Ronaldo Fenómeno.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 11, 2019 at 10:11 pm

      O Pelé com 17 marcou numa final do mundial e ganhou um Mundial.
      Estreou-se com 15 anos no Santos e foi dos melhores marcadores, se não mesmo o melhor marcador do Paulistão de 1958. É também impressionante.
      Maradona antes dos 20 já tinha imensas marcas e nunca se saberá o que teria sido se tivesse ido ao Mundial de 78.
      O Mbappé estará num top 5 dos teenagers da história do futebol, mas não sei será o segundo. Quanto ao primeiro tem de ser sem dúvida o Fenómeno. Aquela época no Barça de 96-97 foi qualquer coisa de outro mundo.

      • Chico
        Posted Junho 11, 2019 at 10:43 pm

        Podia ter substituído “da história” com “da era moderna” no meu comentário. É muito difícil, para não dizer impossível, comparar o Pelé a jogar nos estaduais do Brasil nos anos 50 com o Mbappé a jogar em clubes de Champions League no século XXI. Dos anos 90 para a frente, acho que o R9 e o Mbappé são disparados os melhores sub-20 que surgiram, a menos que me esteja a esquecer de alguém. Messi tinha algo de extraordinariamente especial (lembro-me da exibição de sonho em Stamford Bridge), mas era um jogador muito frágil e ainda não era um jogador propriamente decisivo. O Cristiano em 2004 era um jogador totalmente diferente do atual e, apesar de poder desequilibrar em qualquer campo naquela altura, era ainda muito inconsequente. Outro adolescente prodígio a considerar seria o Rooney, que acabou por não ser aquilo que se esperava. No entanto, nunca ninguém irá ultrapassar a época do Ronaldo Fenómeno no Barça aos 19 anos: a melhor época individual de sempre. Se não tivesse tido lesões, não duvido que estaríamos hoje a falhar do unânime melhor da história.

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 11, 2019 at 10:58 pm

          Concordo inteiramente em relação ao R9.
          Contudo, a questão do Pelé é mais difícil de avaliar, porque diga-se o que disser do futebol dos anos 50, também tinham muitas dificuldades que hoje não se tem. Não havia o entrosamento e estudo metódico que há hoje e muito menos os materiais de jogo (bola, chuteiras) tinham a qualidade das actuais. Mas o que Pelé fez foi enorme.
          Agora, na era moderna é o R9 disparado, não há dúvida.

        • Khal Drogo
          Posted Junho 11, 2019 at 11:16 pm

          Não sei se a época 2011/2012 do Messi não terá sido do nível ou até superior a essa do Fenómeno.

          • Joga_Bonito
            Posted Junho 11, 2019 at 11:26 pm

            Não foi em futebol jogado. E ele já tinha 24 anos em 2011, o R9 tinha 19 anos quando encantou o mundo, não há comparação.
            Ainda há dias revi 2 jogos magníficos desse Barça. O Barça 5-Atlético Madrid 4, com uma reviravolta espectacular e um Barça 3-Valência 2, que tem dois golos do Barça (Ronaldo apontou ou 3) que são os meus favoritos do R9. Estão no youtube. É como o Chico diz, não fossem as lesões e o Ronaldo Nazário era o melhor de sempre, o Fenómeno.

        • DYI
          Posted Junho 12, 2019 at 11:44 am

          Percebo o que dizes sobre o Rooney, mas acho sempre um bocado injusto quando dizem isso sobre o melhor marcador de sempre do United e de Inglaterra. Se tivesse a ética do Cristiano talvez até tinha batido o Shearer

          • Chico
            Posted Junho 12, 2019 at 3:39 pm

            A questão é que parecia que ia ganhar umas Bolas de Ouro e entrar na discussão dos melhores de sempre e ficou muito aquém.

  • Tsubasa
    Posted Junho 11, 2019 at 10:08 pm

    É sempre muito difícil prognosricar o futuro de alguém que aos 20 anos já é multi milionário, pois é fácil seguir caminhos desviantes como por exemplo o Neymar e o seu estilo de vida fora dos relvados são um claro handicap a que todo o seu potencial seja extraído ao limite como aconteceu com Messi e Ronaldo…

    Acho que neste momento o grande adversário do Mbappe será ele mesmo e a forma como terá de “lutar” mentalmente para aos 20 anos e com tanto dinheiro e em virtude disso tantas tentações, manter uma vida treino-casa-treino-casa ao invés de saídas e etc…. Casar e ter filhos podia ajudar, se bem é como tudo, o Neymar tb foi pai cedo e manteve e mantém o estilo de vida que não é ideal para um jogador de futebol

    Vamos ver, só o futuro nos dirá se mentalmente o Mbappe será capaz de manter este nível… Ah e claro ter sorte com as lesões (o Fenómeno não manteve o nível devido às lesões bastante graves que teve no espaço de 3/4 anos)

  • Ruiribeiro87
    Posted Junho 11, 2019 at 10:29 pm

    Aqui a questão será mais saber se ele mudar de clube, para campeonato mais competitivo, se conseguiria manter estes números. Porque são bons números sim, mas a jogar em equipas que simplesmente dominam sem contestação.

  • masterDC
    Posted Junho 11, 2019 at 10:30 pm

    O Mbappé é um excelente jogador e este record de golos aos 20 anos é impressionante, apesar de a maior parte ter sido na Ligue 1 com o PSG onde não tem rivais à altura. Marcará certamente uma era e será BO mas terá de começar por sair de França e jogar em Espanha, Real ou Barça onde aí teria mais facilidade para estar no TOP e mais próximo dessa conquista.

    Com esta idade prespetiva-se que vá ser um grande jogador e tendo como exemplo a seguir o CR7 espero que o francês tenha capacidade para gerir bem a sua carreira e manter-se concentrado no futebol.

    Voltando à marca dos 100 golos, é um registo impressionante mas comparando nesta idade apesar do Cristiano e o Messi não terem tido as mesmas estatísticas eram melhores que o francês nesta altura e jogavam em Inglaterra e Espanha, campeonatos dificílimos e com rivais nas disputas por títulos ao contrário do que acontece em França.
    Mas com esta idade melhor só mesmo Ronaldo, o Fenómeno, pena as lesões que teve na sua carreira.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 12, 2019 at 1:54 pm

      Premier League é muito melhor para as características dele.

      • masterDC
        Posted Junho 12, 2019 at 2:19 pm

        Eu disse que teria de jogar em Espanha no Real ou no Barça porque é onde tem mais probabilidades de ganhar a BO. Em Inglaterra neste momento, apesar de que também seria um bom campeonato para ele, não o estou a ver a jogar nas únicas equipas em que teria possibilidade de triunfar, Liverpool e City. Ambos os clubes já têm grandes jogadores na frente de ataque e têm outras posições para reforçarem.

  • Pedro Salgado
    Posted Junho 12, 2019 at 12:17 pm

    Atendendo aos valores que se praticam ou sugerem quanto vale este miúdo, 300 milhões? Tem tudo para dominar o futebol mundial quando o Messi começar a perder gás.

  • AndreShevchenko
    Posted Junho 12, 2019 at 1:22 pm

    É impressão minha ou PT Sub-20 deu 5-0 a Ucrânia no europeu de Sub-19 e ganhou a Coreia no mundial curiosamente o único jogo que ganhou? É no mínimo caricato serem as seleções finalistas, só mostra que com menos tiques de estrela e com a vontade certa Portugal teria de limpar este mundial

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Junho 12, 2019 at 1:53 pm

      Isso não quer dizer nada. Basta dizer que a Turquia ganhou em casa à França e 3 dias depois perdeu fora com a Islândia. Qual destes 2 é que é o resultado anormal? Um, outro ou os dois? Resposta mais correta: o primeiro.

Deixa um comentário