Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quina dado como certo no Arsenal; Casillas já é o mais internacional da Europa

Man United, Milan, Liverpool e Tottenham também pretendem contratar o jovem prodígio português.
Domingos Quina, médio de 16 anos que não reapareceu no Chelsea após ter estado ao serviço da Seleção Nacional de sub-17, está a ser dado como certo no Arsenal pela imprensa inglesa. O jovem português, que há 3 anos deixou o Benfica para se juntar ao Chelsea pode assinar livremente por outro clube e terá optado pelo conjunto de Wenger, de maneira a ter mais possibilidades de chegar à equipa principal, já que os Blues por norma não dão espaço aos elementos da formação.

Ainda dá para chegar ao 1.º lugar a nível Mundial (com De Gea a este nível o portista, na teoria, vai ter menos oportunidades)?

O guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, tornou-se no futebolista europeu mais vezes internacional pelo seu país, com o jogo 166 ao serviço da seleção de Espanha no empate a 0 frente à Roménia, em Cluj. Casillas, que se estreou pela seleção principal de Espanha a 03 de junho de 2000, em Gotemburgo frente à Suécia, é, ainda assim, ‘apenas’ sexto a nível mundial, em ‘ranking’ liderado pelo egípcio Ahmed Hassan (184). Além das internacionalizações o n.º 1 espanhol no embate frente à Roménia vincou ainda outro recorde, ao somar o jogo 101 sem sofrer golos pela La Roja (nenhum guardião tem mais de 72). Recordamos que ao serviço Espanha Iker já arrecadou um Mundial e dois europeus.

0 Comentários

  • Carlos Alves
    Posted Março 29, 2016 at 1:37 pm

    Casillas para mim sempre foi muito supervalorizado, havia na altura dos seus 20 e tal anos GR's muito melhores do que ele, Buffon, van der Sar, Barthez, etc… neste momento so' o vejo apenas como bom GR mas principalmente como estrategia de Marketing, muito por culpa da mediatica namorada e Jornalista dele, sobretudo depois daquele Mundial e o famoso beijo em directo, a partir dai acabou o GR e comecou o Marketing e o Porto a nivel comercial claro que aproveitou e fez bem em o contratar…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 28, 2016 at 1:35 pm

    Excelente registo para o Casillas.

    Já não acredito que chegue ao primeiro posto, mas é daquelas marcas que ficam e muito poucos serão os que daqui para a frente que chegarão lá perto.

  • Bruno Fonseca
    Posted Março 28, 2016 at 12:29 pm

    Já não é o mesmo GR que foi em tempos mas quer queiram quer não tem o seu lugar na história do futebol, tal como o Octavio aí em cima referiu foi importante nas conquistas do Real Madrid ( não assim muitas é certo ) e da seleção espanhola neste século. Paulo_Leixonense devem ter sido os defesas que fizeram aquela defesa na final contra a Holanda no Mundial.
    Muitos portugueses não gostam do Casillas porque este teve um conflito com o Mourinho, o Gr que este dizia que era melhor do que ele agora é suplente de um jovem de 17 anos. Mas já estou habituado a ver estes " ódios " dos portugueses, assim como o Rafa Benítez também é muito menosprezado em Portugal por ter eliminado o Mourinho da Liga dos Campeões, com uma equipa com um orçamento muito inferior.

    • Carlos Gonçalves
      Posted Março 28, 2016 at 2:46 pm

      casillas é um bom redes. já foi melhor. agora se a carreira os titulos e os marcos correspondem ao real valor isso é muito relativo e vale o que vale.

      como em tudo na vida é preciso estar no sitio certo à hora certa. e ele teve a sorte de apostarem nele, de mostrar serviço e se tornar um simbolo do comum numa fase em que tirando raul o real ia perdendo os jogadores enigmaticos que ao longo da sua historia apresentou, principalmente espanhois.

    • Carlos Gonçalves
      Posted Março 28, 2016 at 2:34 pm

      argumento rebuscado.. diego lopez é suplente de um jogador de 17 anos. é relevante a idade quando o nível apresentado é ao nivel dos melhores? e se fosse suplente de um tipo de 27 ou 37?

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 12:05 pm

    CR7 baterá mais este record.

    Rui Vasques

  • Bento Pessoa
    Posted Março 28, 2016 at 11:23 am

    Guarda Redes mais super, hiper, mega sobrevalorizado da história do futebol.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Março 28, 2016 at 11:22 am

    quinas. mais um para se perder por aí. já com demasiadas manias para quem ainda não passa de um projeto de jogador.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 11:21 am

    Nunca foi bom com os pés? Discordo. Pode não ser um Neur com os pés, ou até um Ricadro… mas depois lembro-me do Morretto e do Roberto eheh

    Paulo M.

  • Pedro Roque
    Posted Março 28, 2016 at 10:44 am

    Isto é completamente off-topic. Mas ja passou muito tempo com esta duvida e farto de ler declaraçoes neste sentido.
    Dizem que nao querem o Mourinho no Manchester porque ele nao aposta em jovens. Agora vem o Giggs dizer que apostar em jovens é uma practica commum no clube e que os adeptos exigem isso e bla bla. Mas agora deixo a questao.
    Que raio de jovens é que eles apostaram??entendam apostaram como aposta continua! O unico que o fez foi o van Gaal e porque tem dos planteis mais ridiculos e desiquilibrados que ja vi na vida. Portanto quem apostou neles?? quem sao os jovens?? porque eu nao estou a ver ninguem.
    Porque se assim for, o Mourinho mete o Joel Pereira na baliza dois jogos e esta apostado num jovem. So pode ser isto que eles entendem como aposta. Porque onde está o Macheda??o Januzja??ou outros mais. Apostou no ?Mcnair? o ano passado porque nao tinha jogadores.
    Tal e qual o Vitoria. Lindelof, Semedo, Sanches e Guedes. Foram aposta porque?? porque na altura nao havia jogadores.

    • Carlos Gonçalves
      Posted Março 28, 2016 at 2:52 pm

      um comentario lucido.
      alias, esse ultimo paragrafo, e sem querer tirar o merito ao R. Vitoria pois as circunstancias tambem moldam as pessoas, foi exactamente o que fez em Guimarães. apostou em jovens, que mostraram qualidades, e que lhe deu esse simbolo.

      somos sempre refens das circunstancias. e como saimos delas é o mais importante. e nesse aspecto R. Vitoria vai tendo sucesso.

      sobre o M united.. o tempo disso já lá vai. o tempo em que um treinador teve credito para colocar uma serie de miudos que formaram uma geracao já lá vai. o dinheiro tem que rodar e cada vez mais os clubes sao entrepostos de jogadores.

      sao rarissimos os clubes que nao mudam radicalmente os seus planteis de um ano para o outro ou entao, ja com planteis feitos, nao fazem questao de fazer um ou outro grande investimento quase "só porque sim".

  • Paulo_Leixonense
    Posted Março 28, 2016 at 10:30 am

    Não entendo como dizem que o Casillas é dos melhores GR da história!
    Para mim um grande GR tem que ser bom em tudo e ele, desde sempre, nunca foi bom com os pés, nem nas saídas aos cruzamentos! De resto, na minha opinião, foi um bom guarda-redes que teve boas temporadas, mas daí a ser dos melhores da história, é outra coisa!

    Quanto ao recorde batido na Espanha, ninguém lhe tira isso, mas é bom relembrar que a defesa conta muito, portanto houve jogos (maior parte) que os adversários nem à baliza chegavam!

    Casillas sempre foi reconhecido por ter o Real Madrid por trás, pela manipulação da imprensa (que é o mais importante para a carreira de cada jogador e para a imagem que transmite aos adeptos) mas nunca o achei um fora de série!

    Houve e continua a haver muito melhores que ele e muito mais completos!

    • Paulo_Leixonense
      Posted Março 28, 2016 at 12:21 pm

      Pedro Salgado,

      Eu percebo o que queres dizer! Mas no caso do Renato Sanches ainda é um miúdo, o Baía já está reformado e o William já tem mais maturidade que o Renato!
      Obviamente que a imprensa tem um peso enorme na maneira como os jogadores são olhados e valorizados! Por exemplo, e nem sou portista, mas achas que o André André era chamado à Selecção se ficasse no Guimarães esta época? Jogava o mesmo que no Porto, mas o Porto tem um peso e a imprensa que quase que obriga ao jogador a ser chamado à Selecção! Quem diz este jogador, diz outro qualquer no mesmo caso!

      Cumps

    • Paulo_Leixonense
      Posted Março 28, 2016 at 12:17 pm

      Luis la liga,

      Em 1×1 o melhor de sempre? Que idade tens? Ou só vês o Casillas a defender? Em forma, o antigo GR do Barcelona, o Valdés, era melhor que ele em tudo! E eu nem era fã do Valdés!
      Ele ganhou os títulos que ganhou porque nunca saiu do Real Madrid para outro clube top Europeu! Em relação aos títulos, acho que o Baía até tem mais que ele, se não estou enganado é o mais titulado do mundo! Vocês querem fazer do Casillas uma lenda, mas para mim ele não passa de um bom GR e mais que isso é pura imprensa a funcionar!

    • Paulo_Leixonense
      Posted Março 28, 2016 at 12:13 pm

      Cristiano,

      Nem mais! Concordo contigo a 100%!

    • Pedro Salgado
      Posted Março 28, 2016 at 11:15 am

      Caro Paulo Leixonense, vamos fazer este exercício hipotético: coloca no teu comentário Renato Sanches em vez de Casillas e Benfica em vez de Real Madrid e constatas que lá como cá as coisas funcionam assim. Para não haver já pessoal indignado e a insultar, podemos fazer o mesmo com o Vítor Baía e com o Porto. Há uns tempos podíamos também tentar com o William de Carvalho e o Sporting.
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

    • Pedro Salgado
      Posted Março 28, 2016 at 11:15 am

      Caro Paulo Leixonense, vamos fazer este exercício hipotético: coloca no teu comentário Renato Sanches em vez de Casillas e Benfica em vez de Real Madrid e constatas que lá como cá as coisas funcionam assim. Para não haver já pessoal indignado e a insultar, podemos fazer o mesmo com o Vítor Baía e com o Porto. Há uns tempos podíamos também tentar com o William de Carvalho e o Sporting.
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

    • luis la liga
      Posted Março 28, 2016 at 11:00 am

      Achas mesmo que alguém ganha tantos títulos com boa imprensa? A imprensa em Madrid e a pior do mundo. Aos 17 ja era titular. Nao interessa so as características técnicas. Em 1×1 e o melhor d sempre e mentalmente também. Defesas boas? Quando pelo real andaram helgueras salgado Marcelo… O homem pelos títulos e o melhor de sempre e as pessoas tem uma memória de peixe

    • Cristiano
      Posted Março 28, 2016 at 10:53 am

      Concordo contigo!
      Uma comparação que se pode fazer é entre Casillas e Buffon. Buffon tem 38 anos e continua a ser imensamente superior a Iker, Buffon é sem dúvida um dos melhores da história e ainda top mundial!

    • Nuno Quitério
      Posted Março 28, 2016 at 10:46 am

      Buffon!!

  • Diogo Palma
    Posted Março 28, 2016 at 10:29 am

    Vamos la ver onde estará este Quina daqui a 10 anos.

    • Fábio Matos
      Posted Março 29, 2016 at 12:18 pm

      Senão me engano está no Sheffield Wed.

    • coach407
      Posted Março 29, 2016 at 9:25 am

      É natural que o Quina queira sair do Chelsea tendo em conta os últimos 5 anos, sendo que ele já foi dado como certo em dois clubes: Man United e Arsenal. Os dois clubes (entre os grandes ingleses) que têm apostado em mais jovens da formação.

      Não sei se fez bem ou mal até porque tanto o Arsenal como o United precisam de títulos e parecem dispostos a mudar de política a curto prazo enquanto o Chelsea até se fala em deixar sair jogadores como Courtois, Hazard, Matic, Pedro, Diego Costa… E não há assim tantos jogadores de top que queiram ir para um clube que não vai participar nas competições europeias. Mas isto também será 1/2 anos porque depois volta a antiga política provavelmente logo quando chegar a altura do Quina subir pode estar tudo diferente. Não adivinhamos o futuro.

      No entanto tendo em conta o passado recente percebe-se perfeitamente a escolha dele (ignorando as condições financeiras que desconheço). Se for para o Arsenal encontrará o João Virgínia que é do mesmo ano (1999) e coincidiram no Benfica quando o Quina lá jogava. Deve ter tido algum peso na sua escolha.

      Por acaso o João Virgínia também saiu do Benfica rumo a Inglaterra e também foi dado como certo, numa fase inicial, no Manchester United acabando no Arsenal, tal como Quina (em princípio). Já agora é de referir que o Virgínia defendeu 3 penalties na final da Future Cup. No entanto não se pode dizer que esteja a fazer uma época de top. É juvenil e joga nos juniores… Apesar do Diogo Costa também ser da mesma idade e joga a titular nos juniores do FC Porto, o que até já levou a que fosse convocado para os sub-21 mas não é muito normal sobretudo em clubes que apostam muito na formação como o Arsenal.

      Já agora alguém me sabe dizer o que é feito do Jonatas Centeno, português que jogava no Arsenal a época passada?

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 11:45 pm

      Tao parecido q provavelmente é o mesmo… Já q o original desapareceu!

      Joao, qual a relação q as características físicas têm com a maturação em jovens baixos? Irrelevantes? E em altos, resistentes e rápidos?

      Cassama tb vai ser outro maradoninha, esse baixinho q ainda pode pedir documentos no seu pais de origem a comprovar a sua tenra idade. Uma dietazinha e ai estava novamente nos juvenis, ninguém diria…

      Já agora, lembra-se de algum exemplo com sucesso no futebol sénior com carreira regular e perfil semelhante?

      Miguel Almeida

    • João Magalhães
      Posted Março 28, 2016 at 1:48 pm

      O Quina é um jogador muito parecido ao Saná, que participou no mundial sub20 da Colômbia em 2011. São jogadores que só são julgados desta forma por serem africanos, porque na realidade são baixinhos, com muita agilidade e que fazem do seu jogo a inteligência e a alegria com a bola no pé. Nada de matulões que se impõem pela resistência ou mudanças de velocidade, apesar de ser um jogador rápido.

      O Saná, para mim, teve azar na sua carreira, ficou parado por burocracias e outros problemas, já que na realidade era um jogador com muito talento, como é hoje o Quina.

      O que me faz confusão é traçarem o futuro a miúdos destes só por quererem sair do clube onde estão.

    • H Soares
      Posted Março 28, 2016 at 1:35 pm

      João Magalhães faz-me um favor a mim e a grande parte da comunidade do VM, fala do Quina,o miúdo é bom? Características?

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 1:22 pm

      Tecer considerações ao futuro de jogadores sem os conhecer, ou pior, generalizar a casos da mesma cor, é apenas e só ridículo.

      Miguel Leal

    • vsn7647
      Posted Março 28, 2016 at 12:51 pm

      Vai estar a jogar à sueca com o Mesca, Francisco Júnior e Toni Silva.

    • João Magalhães
      Posted Março 28, 2016 at 12:34 pm

      Mas ao menos sabes o que o Quina vale?

    • Cristiano Messi
      Posted Março 28, 2016 at 10:44 am

      Mas isso de "desaparecer" depois de ir à Seleção é algum vírus que se apanha?

  • luis la liga
    Posted Março 28, 2016 at 9:48 am

    Mitico. Único. Duvido que consiga mais 18 jogos mas não deixa de ser incomparavel pelos títulos e proezas individuais onde claramente foi peça fundamental para os títulos espanhois

    • Octavio
      Posted Março 28, 2016 at 2:59 pm

      Obrigado Pedro!

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 28, 2016 at 2:32 pm

      Octavio, estamos cá para isso.
      Sim o titular era o César. Aliás era titular em toda a linha. Casillas desde que sobre ao plantel principal em 1998/1999, nunca é titular. Apenas pega de estaca na época seguinte, após essa final, onde sem dúvida tem duas ou três boas defesas já perto do final do jogo :)

    • Octavio
      Posted Março 28, 2016 at 12:28 pm

      Nunca disse que achava o Casillas o melhor de Sempre, nem disse que foi melhor que Neuer, Buffon, Schmeichel, Valdez, Cech, etc.

      Agora foi muito grande. E não foi só estar "no lugar certo, à hora certa", como querem passar.

      Pedro Miguel Garcia,
      erro meu. essa campanha quem fez, o César? Confesso que já não me recordo. Ainda assim, aos 68m ainda foi a tempo de ser o melhor, depois de Zidane.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 28, 2016 at 11:59 am

      Octávio, é melhor o Diogo ver os últimos minutos só, sobretudo porque o Casillas só entra aos 68mins, e nem sequer jogou nenhum outro jogo durante essa campanha.

      Acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Sem dúvida que Casillas foi um bom guarda-redes mas durante muito tempo foi protegido, por ser um menino querido, de uma das maiores maquinas do mundo, o Real Madrid. Casillas, na minha opinião, nunca fui superior a Buffon, nunca fui superior a Neuer, e tenho dúvidas que tenha sido melhor que Dida, por exemplo, entre outros.. Mas são opiniões!

    • Diogo Palma
      Posted Março 28, 2016 at 11:44 am

      O Iker nem sabe como é que foi aposta no Real Madrid tão novo (à semelhança do que aconteceu com o Patricio no Sporting).
      Em Espanha quiseram à força toda criar um mito para a baliza espanhola e conseguiram-no fazer com o Iker.

      Mas depois olhamos para trás e vemos guarda-redes da mesma geração que não ganharam tantos titulos mas foram infinitamente superiores ao Casillas.
      Schmeichel (o meu preferido, te-lo no Sporting foi emocionante), Khan, van der Saar, Buffon, etc esses sim foram os meus idolos quando comecei a ver futebol … o Casillas era um puto no meio dos galácticos de Madrid.

      Para mim dois dos maiores erros do Real na viragem do seculo foram mandar embora o Makelele para trazer o Beckham e apostar no Casillas quando podiam ter ido buscar um verdadeiro galáctico paea a baliza.

    • H Soares
      Posted Março 28, 2016 at 11:34 am

      Diogo Palma,
      Já pensou se avaliássemos os guarda redes pelos maus momentos?
      O que seria de Rui Patricio por exemplo? Guarda redes que custou dezenas de pontos ao Sporting até começar a mostrar o seu valor?

    • luis la liga
      Posted Março 28, 2016 at 11:02 am

      Tanta azia numa única frase. Que padrinhos? Os espanhóis tem uma gratidao gigantesca por esta lenda. Tudo o resto são pacovices portuguesas.

    • Octavio
      Posted Março 28, 2016 at 10:52 am

      Não sei que idade é que o Diogo Palma tem.
      O que sei é que a carreira de Casillas não se pode medir pelas últimas 4 a 5 épocas.
      Casillas tem uma carreira enorme e foi parte integrante e com grande peso na conquista de muitas Ligas espanholas, Liga dos Campeões (veja o resumo da final contra o Bayer – os últimos minuto, só), Europeus e Mundial (só a final com a Holanda… defesa a Robben).

      Merece respeito e não é a conversa de "padrinhos" que esconde a realidade.

      Tem números de respeito e dignos de Grandes, o que ele foi.

      Se ainda é? Na Luz mostrou que sim. Se é constante? Esta e as últimas épocas em Madrid demonstraram que não.

      Mas tem de ser recordado com um dos Melhores.

      ps: sou do Sporting e, em Espanha, sempre fui Barça e anti-Madrid. Logo, não tenho qualquer razão, a não ser a paixão pelo futebol, para defender Casillas.

    • Diogo Palma
      Posted Março 28, 2016 at 10:27 am

      Mítico é ter padrinhos destes, há gajos que nasceram mesmo com o rabo virado para a lua.

  • Gonçalo
    Posted Março 28, 2016 at 9:41 am

    Alguém sabe se o Del Bosque vai continuar a comandar a selecção depois do Europeu? Se ele ficar até 2018 o Casillas vai ser titular mais 2 anos

    • Kafka I
      Posted Março 28, 2016 at 12:34 pm

      Vital Moreira

      Deixa-me só rectificar num ponto, o Toldo não "roubou" propriamente o lugar… o Buffon nessa altura foi muito fustigado por lesões e por exemplo no Euro 2000 não foi por lesão, pois ele nessa altura já era o titular absoluto da Azzurra

      Se bem que depois nem se notou a sua falta, porque o Toldo teve monstruoso nesse Euro2000

    • Diogo Moura
      Posted Março 28, 2016 at 11:34 am

      Vital, aliado a isso há ainda o facto da Selecção Espanhola ter chegado sempre às finais de todas as competições (Tirando o último Mundial), parecendo que não, durante uma carreira dá sempre mais 15 internacionalizações comparativamente aos restantes países de menor dimensão.

    • Vital Moreira
      Posted Março 28, 2016 at 10:53 am

      É muito mais fácil conseguir mais internacionalizações por equipas que sejam da Ásia, África e América do Norte pois nessas confederações os países fazem quase o dobro dos jogos, onde as eliminatórias são mais extensas e com mais jogos.
      Alguém conseguir chegar às 166 internacionalizações num país da UEFA é um enormíssimo feito e ainda maior quando se trata de uma potência do futebol como a Espanha.

      Além de Casillas que já conta com uma carreira de 16 anos na selecção de Espanha, há que sublinhar a carreira de Buffon que é mais longa (quase 19 anos) pela selecção de Itália, e só tem ''apenas'' 155 internacionalizações porque o Toldo lhe roubou a titularidade pelo menos até 2002.

      O Ronaldo já tem quase 130 internacionalizações, se quiser jogar até para lá dos 35 anos pode muito bem bater este recorde.

Deixa um comentário