Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Medvedev explode no jogo com Tsitsipas: «Oh meu Deus, és tão mau! Como é que podes ser tão mau e estares numa meia-final de um torneio do Grand Slam? Olha para mim, estou a falar contigo!»

Daniil Medvedev marcou duelo com Nadal na final do Open da Austrália depois de superar Tsitsipas em 4 sets, num jogo em que perdeu a cabeça com o árbitro, por não fazer nada quando o seu adversário recebia indicações do pai entre os pontos.

https://twitter.com/wwos/status/1487006250747502602

43 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 29, 2022 at 1:33 pm

    Fez-me lembrar o Harry Potter

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Janeiro 29, 2022 at 12:55 pm

    É como os comentários do Varandas acerca dos presidentes dos rivais. Não é bonito, não é social, mas alguém tinha de o dizer com as letras todas. Se for na cara ainda melhor.

  • Sporting1906
    Posted Janeiro 29, 2022 at 12:43 am

    Eu só vejo ténis de vez em quando e uma coisa que nunca percebi é porque é que coaching é proibido. Deve ser para aí o único desporto em que um treinador não pode dar instruções ao seu jogador durante um jogo.

    • O tipo da Tasca
      Posted Janeiro 29, 2022 at 3:38 pm

      Numa perspetiva “romântica”, por ser um desporto individual, é suposto incentivar os jogadores a pensarem por si e no meio do jogo, perceberem o que está ou não a funcionar e arranjar uma estratégia para superarem o adversário. Não invalida o estudo que fazem antes de um encontro com quem bem entenderem.

      Por outro lado, se formos a ver, toda a equipa é paga pelo jogador, e muitas vezes as viagens. Os jogadores não são obrigados sequer a ter um treinador – Nick Kyrgios não quer, por exemplo. Outros não conseguem pagar a toda uma equipa e mais ainda que os acompanhe à volta do mundo. Eu creio que é uma forma de tornar um encontro um pouco mais justo.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 29, 2022 at 5:27 pm

        Obrigado pela resposta. Percebo a ideia mas parece-me estranho. Quanto à questão de tornar o encontro mais justo porque nem todos os jogadores podem pagar ao treinador para ir com eles aos torneios, talvez faça sentido em torneios mais pequenos, mas suponho que não seja um problema em torneios do Grand Slam.

        • O tipo da Tasca
          Posted Janeiro 30, 2022 at 3:46 am

          Ficarias surpreendido com o quão alta é fasquia entre conseguir pagar ou não uma equipa. Danielle Collins, finalista vencida do AO deste ano, não tem um treinador a tempo inteiro. A certo ponto, tinha Almagro como treinador em part-time (não sei se ainda continua, mas ajudou-a com terra batida), mas hoje em dia, é mais o namorado, ex-atleta da NFL, creio, que a ajuda dum ponto de vista técnico-táctico. E à entrada no AO, era #30 do ranking, e sempre andou nesses patamares (top 40) desde 2018.

          Confesso é que não sei se não tem um treinador por opção ou por falta de disponibilidade monetária e patrocínios para tal.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 28, 2022 at 5:09 pm

    A personalidade deste russo é uma brisa de ar fresco no mundo cinzentão do ténis actual, faz lembrar o que John McEnroe fazia quando apareceu. É exagerado e excessivo, e creio que usa este tipo de situações limite para se auto motivar, porque se nota que joga melhor quando é pressionado.

    Isto nada tem a ver com o batoteiro do Djokovic, ou com o mestre do jogo psicológico que é o Nadal. A final promete ser muito interessante, a recordar os duelos da minha infância entre um cerebral Bjon Borg, neste caso personificado por Nadal, e um emocional e explosivo John McEnroe, o russo Medvedev. Este tipo de contrastes fazem falta ao jogo.

  • Zerobola
    Posted Janeiro 28, 2022 at 4:07 pm

    Nao Consigo perceber como alguém aqui defende este tipo de comportamento por mais razão que tenha não pode falar assim com ninguém muito menos o árbitro pra mim este árbitro foi um fraco por não o ter sancionado. Isto faz lembrar atitude que os russos estão a ter em relação a Ucrânia se ninguém os meterem na ordem vão pisar toda a gente.

  • henry14
    Posted Janeiro 28, 2022 at 3:04 pm

    Epa aqueles que eu gostava que ganhassem já foram. Zverev, Monfils, Tsisipas…
    Destes dois, não queria que ganhasse Nadal para não descolar dos outros dois e não queria que ganhasse Medvedev porque me parece que também já está com o ego muito em alta. Falar assim para um árbitro? Mas já se pode tudo e eu não sei? E o árbitro acaba quase por baixar a bolinha. Ou seja, acaba por dar razão ao Medvedev, não tem nível para andar em meias finais de GS.
    Quanto à final, não há melhor possível. Sem Novak Djokovic, não há melhor possível.

  • troza
    Posted Janeiro 28, 2022 at 2:36 pm

    A atitude não é a mais correcta? Não…

    Mas num dos jogos da tua vida, a lutar por aquilo que sonhaste e estás frente a um gajo que não está a cumprir as regras e o sr. responsável por as fazer cumprir vê, assiste e nada faz… tens de comer e calar? Fez barulho porque se o adversário faz isto há anos alguém tem de fazer alguma coisa quanto a isto.

    Depois é normal que quem faz cumprir a lei nos desportos esteja geralmente debaixo de fogo por parte dos adeptos e não só… é só imcompetentes a gozar com o trabalho dos outros. Depois há os que se aproveitam e os que nem sequer se podem aproveitar… mas como vende vai-se deixando estar.

    Se pensar que estás a ser assaltado e tens de arranjar forma para alguém reparar no que está a acontecer? Pode não ser bonito, mas resultou.

  • Bio
    Posted Janeiro 28, 2022 at 2:11 pm

    Eu acho piada à personagem Medvedev. Não vai pelo politicamente correcto, joga contra o público se for necessário e diz o que pensa sem grandes medos.
    Mas nos últimos tempos, possivelmente derivado do maior sucesso que tem tido, penso que tem exagerado pontualmente nas suas reacções. Por vezes queixa-se de coisas que não fazem sentido nenhum ou que são coisas minor mesmo e outras vezes exagera no nível de intensidade das palavras.
    Neste exemplo, eu penso que ele tem toda a razão para se queixar e o que Tsitsipas faz (sempre diga-se) é de um nível muito baixo e super óbvio. Deviam ter regras mais apertadas para estes comportamentos. Contudo, ele não pode falar assim com o árbitro. Entendo que está com os nervos à flor da pela pela importância da ocasião, mas tem de ter mais calma e falar de forma mais educada, só isso.

    Quanto aos jogos, como tinha comentado com o Kacal e outros users, Nadal passou tranquilamente frente a um Berrettini unidimensional.
    Tsitsipas superiorizou-se de forma brutal ao Sinner (ao contrário do que eu tinha previsto), num jogo em que esteve a um nível estratosférico! O homem não falhava uma bola, eram winners atrás de winners. Contra aquilo não há nada a fazer. Na meia final, apesar de algum equilíbrio esperado, especialmente nos primeiros sets, Medvedev acabou por se supeiorizar ao grego e segue para a final que eu mais aguardava.

    Adoro Nadal e Medvedev, por isso para mim não vai haver um mau vencedor. Fico dividido e espero que seja uma final épica a 5 sets!

    • Kacal
      Posted Janeiro 28, 2022 at 3:12 pm

      Como tinha dito acreditava num ótimo torneio do Tsitsipas e assim foi, achava que ia vencer Sinner. Agora com Medvedev é que já não tive hipotese.

      Já o Nadal contra o Berretini era previsivel como tinhamos falado.

      Mas olha que o Medvedev por pouco não foi eliminado com o FAA! Na final desejo o mesmo que tu mas com Nadal a vencer, é o meu jogador preferido e depois do seu regresso complicado era bonito.

      • Bio
        Posted Janeiro 28, 2022 at 3:50 pm

        Verdade, não falei do jogo entre o Medvedev e o Felix, mas o canadiano jogou imenso. Fez um grand-slam brutal, mas voltou a falhar em termos psicológicos num momento decisivo. Ele tem 8 finais em torneios ATP e todas perdidas. E já no seu melhor registo anterior em grand-slams tinha sido eliminado depois de estar a ganhar por 2 sets. Acho que se ele melhorar a questão mental pode ter um futuro brilhante.

        • O tipo da Tasca
          Posted Janeiro 29, 2022 at 3:48 pm

          Não acho que, ao contrário de muitos outros jogos, tenha falhado em termos psicológicos. FAA teve um só match point que Medvedev resolveu e categoricamente, e a partir daí, subiu muito o seu nível. E Medvedev quando joga bem, joga muito bem. Isso e o canadiano ter constantemente errado com a pancada de direita.

          FAA ainda na 1.ª ronda ganhou ao Emil Ruusuvori estando a perder 2-1 em sets, tendo ganho o primeiro. Ganhou na 2.ª ronda ao DAvidovich-Fokina em 4 sets, todos em tie-break.

          Se isto não é prova que está mentalmente mais sólido, não sei o que é. E pode até ser fruto do Tio Toni Nadal, seu treinador.

          • Kacal
            Posted Janeiro 29, 2022 at 6:55 pm

            Sim mas jogar contra esses jogadores por mais bons que sejam e contra o número 2 do Mundo acabado de ganhar um US Open é diferente, assim como jogar uns quartos ou meias de um Grand Slam ou as primeiras rondas a pressão é bem diferente portanto não é certo que não tenha sido quebra mental.

            Além disso tu próprio o referes, se a partir do tal match point caiu no jogo e começou a falhar as pancadas de direita, poderá ter sido por causa do psicológico. Podes estar mais forte psicologicamente mas se não conseguires fechar um encontro falta ali algo ainda, mas acredito que ele vai melhorar mais ainda, vejo-o como um dos mais promissores actualmente.

            • O tipo da Tasca
              Posted Janeiro 30, 2022 at 3:55 am

              A direita dele não esteve muito famosa (i.e. muitos erros não forçados) durante o encontro todo, não foi especificamente depois do match point. Acho que tentava sempre jogar à linha, no limite, quando muitas vezes podia jogar um pouco mais seguro que perderia menos pontos. Antes de ser demérito do FAA, é mesmo muito mérito do Medvedev, que soube reagir e subir o nível.

              Mesmo o ponto do match point, não conseguir ter acabado com o encontro ali não é necessariamente por culpa dele. Aliás, foi bem ganho pelo russo e não perdido pelo canadiano. Preocupar-me-ia mais se tivesse sucessivos match points e aí sim, não conseguir terminar a coisa.

              E quanta vez já vi FAA a perder encontros com jogadores de menor nível por bloqueios mentais, em rondas iniciais de torneios. Acho mesmo que só há coisas positivas no global que ele pode tirar deste torneio. Simpatizo com a figura dele, também espero que comece finalmente a ganhar títulos individuais. A partir daí, como o Ronaldo diz, é como o ketchup.

        • Kacal
          Posted Janeiro 28, 2022 at 7:38 pm

          Sem duvida Bio, o FAA é um dos meus jogadores preferidos actualmente e daqueles que vejo mais potencial. É bastante completo no seu jogo e parece ser um bom miúdo, falta essa parte mental algo que vencendo um trofeu importante poderia ajudar a desbloquear e acredito que eventualmente acontecerá. Mas subscrevo o que disseste!

  • Malloy
    Posted Janeiro 28, 2022 at 1:34 pm

    Dois nomes … John McEnroe e Jimmy Connors faziam isto e muito mais … e com mais categoria

  • AdeptoImparcial
    Posted Janeiro 28, 2022 at 1:31 pm

    Caminha a passos largos para ser o próximo Djokovic, tanto a nível de sucesso tenístico como de provocações, comportamentos reprováveis e polémicas. Obviamente, tem razão no que diz, o árbitro estava, de facto, demasiado passivo perante o coaching claríssimo do pai de Tsitsipas. A regra também já era alterada e tornada mais concreta de uma vez por todas. Mas falar daquela maneira? Que raio de postura é esta? A gritar e a insultar o umpire assim? Ele é que devia ter levado outro warning logo de seguida…

    Esta nova geração, de uma forma geral, tem uma atitude muito condescendente para com muitos árbitros. Desde a forma como falam às inúmeras situações onde nem sequer têm razão, parecem mesmo uma cambada de miúdos mimados. Já vimos todos passarem-se (Nadal e Federer, que são dos mais calmos do circuito, também já tiveram os seus outbursts), mas uma coisa é ser algo ocasional ou raro, outra coisa é ser algo frequente.

    Já o próprio discurso de Medvedev pós-jogo é claramente propositado e provocador. Ele reparou nos QF que mencionar Djokovic causa assobios no público e que vira o mesmo contra ele, algo que (curiosamente, tal como o sérvio) o beneficia, pois joga melhor quando tem tudo contra ele. Logo, não foi de admirar quando voltou a mencionar o sérvio na entrevista pós-jogo com o grego. Está a tentar tornar o ambiente da final o mais pró-Nadal possível.

    Vai ser uma boa final. Tudo pode acontecer. A maior incógnita que pode decidir o jogo é a condição física do Nadal e a sua lesão que pode ressurgir. Medvedev não é um Shapovalov e, portanto, se Nadal não conseguir manter-se a 100% durante 4 ou 5 sets (o espanhol perde probabilidades de vencer com o decorrer do encontro e maior número de sets), Medvedev poderá levar de vencida a partida. De qualquer maneira, será uma final muito renhida, duvido que se resolva rapidamente.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:48 pm

    Parece exagerado, porque pela forma como fala, parece que se esta a queixar que lhe assaltaram o frigorifico e nao vai ter que comer quando chegar a casa. Nao vi o jogo, nem o motivo de tudo isto, mas se esta a pedir um warning, ou se acha que o arbitro esta a ser passivo demais, nao precisa falar assim. Passou-se um bocado.

    De qualquer forma, sao atletas a jogar no seu limite, ao mais alto nivel, com grande pressao e responsabilidade… explodir as vezes faz parte. Tenho “a certeza” (mais a impressao, na verdade) que nao olha para isto com orgulho a posteriori.

    • offtopicguy93
      Posted Janeiro 28, 2022 at 3:17 pm

      Caso não saibas, jogar tênis é o ganha pão dele! Quase como se lhe tivesses a roubar o frigorífico amigo

  • JJoker
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:42 pm

    Nada desculpa a falta de exemplo que Medvedev está obrigado a dar a milhares de jovens que o seguem admiram, mas é absolutamente inacreditavel como Tsitsipas joga com coaching há anos…

  • Dca
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:27 pm

    Claro que tem razões para se passar. Numa meia final de um grand slam que é isto? Que passividade é esta? Isto é nível VAR errar, está a vista de toda a gente, toda a gente se apercebe e este árbitro aceita com toda a naturalidade, nem um warning. Repito, numa meia final de um grand slam. Onde é que está a surpresa pela reação do Medvedev?
    Ia ser bonito numa meia final da Champions, um VAR no meio do estádio com toda a gente a ver, ver um erro e aceitar o erro sem o corrigir quando o devia corrigir. Íamos todos aceitar como se nada fosse, querem ver.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 28, 2022 at 1:24 pm

      Concordo em absoluto.

    • JJoker
      Posted Janeiro 28, 2022 at 1:05 pm

      Há surpresa porque Medvedev é nível de elite, beneficia dos perks de nível de elite e tem deveres éticos que pertencem à elite, como dar o exemplo.
      “Look at me when I’m talking to you” é tão vulgar como qualquer vulgaridade grave feita pelo Kyrgios… e de Medvedev exige-se (é o verbo) muito mais.

      • Velho do Restelo
        Posted Janeiro 28, 2022 at 4:46 pm

        JJoker,

        100% de acordo.

      • Dca
        Posted Janeiro 28, 2022 at 4:26 pm

        Essa conversa da elite mete me um pó. Ténis é para quem tem o talento de o jogar e para quem o quiser ver. Não é cá elites. Isso é século passado.
        Eu volto a dizer, passava-me. Porque ele irritou se quando o árbitro tipo nem lhe respondia quando o próprio árbitro é que estava errado. Completamente desesperante.

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:26 pm

    Nadal – Medvedev. Vou torcer com tudo, mas Não vai ser fácil para o Nadal

  • Kacal
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:10 pm

    Ganhou o jogo, foi melhor o resto é desnecessário. Claro que tem direito a ficar indignado e contestar mas há formas e formas de o fazer, nisto Medvedev peça também. Mas Tsitsipas embora tenha um estilo de jogo bonito e seja um ótimo jogador tem perdido fãs por causa destas coisas e a sua força mental já viu melhores dias assim será complicado ganhar um Grand Slam mesmo tendo o talento para tal.

    Nadal, como previa, venceu Berretini facilmente e está na final agora tudo pode acontecer e vou estar a torcer por ele e espero que vença!

  • Foge Quim
    Posted Janeiro 28, 2022 at 12:02 pm

    Apenas perdeu a razão, ou ficou mal, pela forma como falou

  • Velho do Restelo
    Posted Janeiro 28, 2022 at 11:41 am

    O ténis parece estar em decadência no que toca a valores humanos.
    Sempre tive esta modalidade em grande consideração pela elevação que apresentavam no court.
    Hoje em dia parece que esta postura está a desaparecer.
    Serão sinais desta geração z mais mimada e mal educada?

    • Bio
      Posted Janeiro 28, 2022 at 2:15 pm

      A geração Z tem menos disciplina que as mais antigas, mas tem outros valores bem mais presentes, como a não discriminação. Por isso acho sempre desnecessários esse tipo de comentários pejorativos face a um grupo de indivíduos. Os tempos mudam e os valores também.
      Já agora, Medvedev tecnicamente é um Millenial e não da geração Z.

      Quanto ao ténis, ou não vias jogos antigamente ou andas muito enviesado. Sempre houve personagens altamente controversas como o McEnroe, que fazia bem pior do que isto.

      • Sporting1906
        Posted Janeiro 29, 2022 at 10:19 am

        Não que seja muito importante, mas o Medvedev não é novo demais para ser tecnicamente um millenial?

    • Pipo
      Posted Janeiro 28, 2022 at 12:27 pm

      O próprio Federer já explodiu com os árbitros, há dias assim, daí a generalizar à geração… já ouviste falar de um tal de John McEnroe ?

      • Velho do Restelo
        Posted Janeiro 28, 2022 at 4:44 pm

        Posso estar a ser injusto, e realmente não deveria generalizar.
        Mas de facto (não só no ténis) temos começado a ver atitudes destas com maior frequência ou não?
        De novo, admito que posso estar a ser injusto porque não tenho os “números” que comprovem esta suposição, mas que paira no ar esta impunidade pela falta de educação (muito visível no mundo do desporto) paira…

      • Miguel Lopes
        Posted Janeiro 28, 2022 at 1:24 pm

        John McEnroe, o maior!
        Sempre gostei de ver o John a mandar vir chuva, mas naquela altura era o único e também era muitas vezes prejudicado devido ao seu feitio e ao facto de ficar muitas das vezes desorientado.

    • buzzcutk
      Posted Janeiro 28, 2022 at 12:11 pm

      O teu username confere-se mesmo… Será isto sinal que a atual geração não está para comer e calar com as injustiças que lhe acontecem e não aceitam as coisas só porque “valores humanos”? fica a questão de outro prisma. Deves ser de uma geração impecável de certeza, da forma que o mundo está

      • Velho do Restelo
        Posted Janeiro 28, 2022 at 4:40 pm

        Olá,

        «só porque “valores humanos”» – eu li isto?
        Se é injusto o tratamento com o jogador? É.
        Se é razão para um comportamento destes? Não, em lugar algum.
        Ser bem educado não é comer e calar, há boas maneiras para reclamar e depois há isto.

        Quanto à ultima frase, vamos só ignorar sim?

  • José Pedro Rocha
    Posted Janeiro 28, 2022 at 11:36 am

    Incrível como este tipo de linguagem com o umpire é permitida

  • ktc
    Posted Janeiro 28, 2022 at 11:27 am

    Medvedev não pode falar assim com o árbitro, é falta de respeito. Mas por um lado percebo a frustração. O Tsitsipas anda sempre nestas coisas, sempre a violar as regras e os árbitros não fazem nada. Se o árbitro está a ver que o pai lhe da instruções porque não o dar um warning? não faz sentido

Deixa um comentário