Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha na final do Europeu; França marcou a abrir mas La Roja deu a volta em 4 minutos; Yamal apontou um golaço; Olmo voltou a destacar-se; Mbappé desperdiçou o 2-2

Passou a melhor equipa? A França marcou primeiro, mas, num ápice, a Espanha deu a volta ao texto e pareceu sempre ter o jogo controlado. Ainda assim, Mbappé, que sai deste Europeu sem brilhantismo, teve uma chance para empatar. Também Deschamps poderá ter perdido crédito, sobretudo pelas substituições tomadas (saída de Kanté foi estranha) e convocatória com alguns elementos que parecem ter vindo mais pelo estatuto do que para acrescentar. Nota para Koundé, que depois de ‘levar’ com Doku e Leão ainda teve pernas para Nico Williams, ao passo que Dembélé esteve apagado. Já Griezmann, que foi suplente, terá sido a desilusão do Europeu. Do outro lado, Rodri e Fabián Ruiz, apesar da perdida a abrir, continuam a mandar no meio-campo; Olmo (3 golos e 3 assistências) voltou a ser decisivo, Morata foi importante na luta na frente e a segurar algumas bolas, enquanto Lamine Yamal é, claramente, um talento geracional. O extremo do Barça agarrou no jogo, marcou um golaço e foi, de longe, a unidade em maior evidência. Nota ainda para o jogo competente de Nacho, enquanto Jesús Navas passou mal (Carvajal fez falta). Já Cucurella lidou bem com Dembelé, mas ficou mal em alguns lances, nomeadamente no golo dr Randal Kolo Muani, que se apagou depois de abrir o ativo.

A Espanha está na final do Europeu, depois de bater a França por 2-1. Randal Kolo Muani até deu vantagem aos franceses aos 8 minutos, com assistência de Mbappé, mas La Roja deu a volta ao texto rapidamente, com golos de Lamine Yamal, aos 21′, num tiraço de fora da área, e Dani Olmo, aos 25′, que contou ainda com um desvio de Jules Koundé. Foi o terceiro golo do médio ofensivo na prova, que entrou no XI devido à lesão de Pedri. Recorde-se que a Espanha não está numa final de uma grande prova desde 2012.

XI Espanha: Unai Simón; Jesús Navas, Nacho, Laporte, Cucurella; Dani Olmo, Rodri, Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Morata, Nico Williams.
XI França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba, Theo Hernández; Kanté, Tchouaméni, Rabiot; Dembélé, Kolo Muani, Mbappé.

83 Comentários

  • El Bandido
    Posted Julho 9, 2024 at 8:55 pm

    A incapacidade da França para pressionar deixa-me estupefacto… Já contra Portugal tinham tido muitos problemas…

  • henry14
    Posted Julho 9, 2024 at 8:56 pm

    Esta Espanha faz lembrar aquela equipa do Benji Price que faz a tática da gaiola.

  • Jasomp
    Posted Julho 9, 2024 at 8:57 pm

    França muito melhor que a Espanha em termos individuais mas mais uma vez não jogaram um tremoço, portanto acaba por ser uma eliminação merecida.
    Acabou por ser uma imitação rasca de Portugal do Euro 2016.
    Deschamps tem de sair. Tudo muito curto neste Europeu para a equipa que têm.

    Quanto à Espanha, estão com aquela aura de campeões em que tudo parece sair bem mas não sinto que seja uma super Espanha em termos individuais. Mas lá fazem o seu caminho.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 9, 2024 at 9:15 pm

      Sim, esta Espanha é acima de tudo uma criação do seu treinador, pois em termos individuais não é sequer top3/4 do Europeu….mas colectivamente tem sido a melhor até ao momento…muito mérito do seu treinador que até já é um “veterano” mas tem uma carreira algo discreta

      • Jasomp
        Posted Julho 9, 2024 at 9:33 pm

        O De La Fuente tem um currículo paupérrimo. Até o Rui Jorge lhe eliminou nos sub-21.
        Isto é a prova de que um treinador de fase final de seleções é muito diferente de um treinador de clube.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Julho 9, 2024 at 8:58 pm

    Não percebo quem seja queixa da qualidade deste Europeu. Que primeira parte, senhores!
    _
    Lamine Yamal a fazer história. Que tenha cabecinha.
    _
    Vamos, Países Baixos!

    • manel-ferreira
      Posted Julho 9, 2024 at 9:15 pm

      As pessoas que dizem mal do Europeu já estavam predispostas a isso, portanto não lhes interessa se os jogos estão realmente a ser bons ou não. Se não acaba tudo 4-4, é uma vergonha e o futebol atual é uma porcaria e antigamente é que era bom.
      Mas se é verdade que nem sempre os.jogos são brilhantemente jogados (a época longa faz-se sentir, quer queiram quer não), têm sido quase todos incrivelmente emotivos. Isso para mim chega.

    • jolasdasagres
      Posted Julho 9, 2024 at 9:15 pm

      A qualidade deste europeu foi baixa no geral, principalmente pela fraca qualidade que os grandes favoritos mostraram. Veja-se a França que chegou aqui sem marcar um golo de bola corrida.

      Figo no podcast do ferdinand falou exactamente sobre a falta de qualidade no futebol mundial, e eu concordo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Julho 9, 2024 at 10:44 pm

        França, Inglaterra, Itália, Croácia e Portugal podiam fazer muito mais, sim, mas Áustria, Suíça (sobretudo estas duas), Roménia e Turquia mostraram muita qualidade. Mesmo selecções como Geórgia, Eslovénia e Eslováquia mostraram muita qualidade em pelo menos um jogo. Foi o Europeu dos pequenos (até uma certa fase) e eu gosto disso.

    • Jeco Baleiro
      Posted Julho 9, 2024 at 9:51 pm

      Houve jogos muito maus (o Portugal-Eslovénia, os jogos da Inglaterra frente a Sérvia, Eslovénia e Suíça, o Hungria – Escócia) mas os outros foram quase todos entretidos e alguns bem emocionantes. O melhor jogo para mim foi o Espanha-Alemanha mas o mais emocionante foi sem dúvida o Áustria-Turquia. Nestes torneios vai sempre prevalecer a emoção ao bom futebol, até porque o contexto de selecção e as épocas desgastantes propiciam mais o individual do que propriamente grandes jogos de grandes equipas.
      Os jogos maus que houve foi mais pela fraca proposta de jogo dessas equipas (Portugal, Inglaterra, Hungria) do que propriamente por alguma nuvem de mau futebol que se abateu pela Europa. No geral foi um Europeu que entreteve.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Julho 9, 2024 at 10:42 pm

        Exacto. “Emoção” é a palavra-chave, e na fase de grupos houve jogos muito bons. Passarem 4 terceiros classificados ajuda a que os jogos sejam mais abertos, porque as equipas sabem que ganhando um jogo é muito provável que passem (só Hungria e Ucrânia ganharam um jogo e não passaram). Na fase a eliminar é normal que a qualidade de jogo piore, as equipas não vão arriscar à maluca sem necessidade.

    • LittleMozart
      Posted Julho 10, 2024 at 3:46 am

      Entretanto tivemos alguns bons jogos, mas continuo a achar que já houve melhores Europeus.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 10, 2024 at 5:57 am

      Por acaso também prefiro uma final com a Holanda, uma equipa que tal como a Espanha joga à bola, e não se fia no talento individual. Seria um remake da final do Mundial de 2010.

      Em Espanha creio que toda a gente espera e quer a Inglaterra, o inimigo de séculos, com quem travaram centenas de batalhas por terra e mar, os usurpadores de Gilbraltar, os instigadores da indepêndencia de Portugal, os tipos que roubaram as Malvinas à Argentina, país irmão da Espanha. Não dá para te explicar o ódio com que os espanhóis mais velhos falam dos ingleses, e há esta compenente no nacionalismo castelhano, tal como no português geralmente o há em relação à Espanha.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Julho 10, 2024 at 12:16 pm

        No meu caso, em termos futebolísticos estou a torcer para que os Países Baixos não só cheguem à final como a vençam. Sempre gostei da Laranja Mecânica. A seguir a Portugal e Itália, são a minha selecção europeia favorita (talvez por também serem um país pequeno que já deu muitos craques ao futebol). Fora do futebol, prefiro mil vezes Espanha, claro. Em tudo, se me é permitida a labreguice eheheh
        _
        Mas já fico contente se não for a Inglaterra. Futebolisticamente não os suporto. Mas por acaso até é a primeira vez que vejo os ingleses a dizerem que não vão ganhar, tal é o ódio ao Southgate e a falta de confiança nele. Pode ser que isso lhes dê sorte (normalmente ganha-se quando menos se espera), mas espero que não.
        _
        Quanto à História entre Espanha e Inglaterra, é interessante, mas duvido que isso entre em campo, até porque como dizes são os mais velhos que costumam falar nisso.

  • jolasdasagres
    Posted Julho 9, 2024 at 8:59 pm

    Jogo que consagra o menino yamal. Será interessante ver como será a carreira deste prodígio. O golo que marca é de um predestinado. Se continuar nesta senda será o melhor jogador da sua geração, 16 anos… inacreditavel.

    França foi relativamente melhor que contra portugal, a diferença e que Espanha tem um morata que , embora nao marque, pressiona como um defesa, coisa que nos nao tivemos, e um menino inspirado que marcou um golaço.

    São estes pequenos detalhes.

    Espanha e a melhor equipa e irão vencer. A final faz me lembrar o que aconteceu em 2012 embora esta equipa espanhola nao seja tao dominadora. Acredito que irao vencer confortavelmente e que seja contra a holanda pelo menos. Parabens aos espanhóis.

  • Art Vandelay
    Posted Julho 9, 2024 at 9:01 pm

    10 anos depois a França voltou a perder 1 jogo em 90 minutos numa fase final… Mas Mbappé também não pode falhar e mandar para as nuvens como falhou aos 85 minutos, mas esse lance acaba por ser o espelho do que foi Mbappé neste Europeu, onde passou ao lado do mesmo… A lesão incomodativa no nariz, pode não ter ajudado
    **
    Yamal aos 16 anos já tem o mesmo número de golos que o Aveiro a colossos mundiais em fases finais ?… Se for a Inglaterra a ir à final, com jeitinho ultrapassa já no dia 14 ?… E só precisa mais 2 a qualquer badameco no resto da carreira para igualar o total ?..
    **

    • Ballack
      Posted Julho 9, 2024 at 10:45 pm

      Então mas em 2018 o Aveiro faz um hat-trick a Espanha na fase final na Rússia…

      • ShortCake
        Posted Julho 10, 2024 at 9:48 am

        Ballack não vale a pena tentar. Já o “beterraba pragmática” é igual. Têm tanta necessidade de construir narrativas desonestas, com base em informação errada, que vão ser sempre isto. Não sabem distinguir uma fase de apuramento de uma fase final, de uma fase de grupos, de uma fase de eliminatórias. É o ódio que os move. Quando apaixonados do futebol e que tanto tempo perdem a criticar X ou Y não sabem noções básicas das competições…

        • Art Vandelay
          Posted Julho 10, 2024 at 3:50 pm

          És mentiroso, não há informação errada NENHUMA…o Aveiro só marcou 3 golos na fase a eliminar em fases finais , vai-te informar antes de andares a espalhares mentiras

      • Acnology
        Posted Julho 10, 2024 at 1:06 pm

        Foram esse 3 à Espanha, 2 contra a França e 1 à Alemanha ainda no europeu anterior, 2 aos países baixos em 2012, 1 aos países baixos em 2004. Só aqui vão 9 golos.

        Mas ultimamente vale tudo aqui no blog

  • TF
    Posted Julho 9, 2024 at 9:02 pm

    Parece que a minha previsão esfumou-se, dar os parabéns a Espanha que mereceram e jogaram até agora o melhor futebol entre as seleções presentes no Euro. Pensava que ia ser um jogo em que a França marcasse primeiro( o que até acertei) e fosse defender até ao fim ( o que não aconteceu) e depois da reviravolta espanhola, as hipóteses da França esfumaram-se. Quantos acreditavam aqui no blog que a Espanha estaria na final e é uma bela surpresa. Destaque para Lamine ( que prodígio, melhor jogador sub 18 da actualidade e deve ganhar o prémio de melhor jogador jovem), que golaço… belo jogo de Navas( incrivel ter a idade que tem e ainda contribuir no jogo) Rodri patrão no meio campo a distribuir a seu bel prazer, Olmo a fazer um golaço também mas apareceu a espaços. Do lado da França destacar que o Mbappé deve ter feito o melhor jogo no Euro 2024 contra a Espanha, tendo feito uma bela assistência e podia marcar outro. Amanhã seria engraçado os Paises Baixos ganharem à Inglaterra e termos uma final Espanha – Paises Baixos.

  • Duarte Vader
    Posted Julho 9, 2024 at 9:02 pm

    Que qualidade e personalidade do menino num palco destes.

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Julho 9, 2024 at 9:02 pm

    Lamine Yamal.
    ————————-
    Esta Espanha é irresistível. Esta Espanha é claramente a melhor equipa deste Euro. Esta Espanha que não é tiki taka, é uma Espanha dos extremos e de um meio-campo mais directo. Dani Olmo também a brilhar. A pressão da Espanha a condicionar a França. Uma equipa que se adapta bem ao que se passa em campo. De La Fuente aprendeu a lição e só tirou os extremos no tempo de compensação. França uma autêntica desilusão. Com um plantel destes. Mbappe fora disto. Marcaram um golo mas não foram capaz de jogar mais que isto. Deschamps deve sair e não me admiraria, já são 12 anos.
    ———————-
    Lamine Yamal.

  • DNowitzki
    Posted Julho 9, 2024 at 9:03 pm

    Que viva Espanha!
    Deschamps é um treinador horrível! Deveria ter ganho o Euro 2016 e o Mundial de 2022, mas é um retranqueiro, um Fernando Santos aprimorado. Que coisa horrível!
    Só em contra-ataque a França conseguiu criar perigo. A Espanha, na segunda parte, desistiu de jogar futebol, o que foi patético igualmente.
    Quem é aquele miúdo de 16 anos que veste de vermelho?

  • ForsenCD
    Posted Julho 9, 2024 at 9:04 pm

    Foi um jogo engraçado para duas equipas pequenas e humildes.
    Uma pequena entrada para o prato principal hoje à uma da manhã, o verdadeiro embate de titãs.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 9, 2024 at 9:04 pm

    Sem Carvajal, sem Lá e Normand, sem Pedri.

    3 titulares.

    Em desvantagem desde o início do jogo.

    Roubando a frase de Roger Schmidt quando chegou, quem gosta de futebol tem que gostar desta Seleção da Espanha.

    A definição de futebol colectivo, e de ter os jogadores centrados no que a equipa pode fazer e não no que eles podem fazer individualmente. Não há egos e há muita solidariedade. E futebol. Muito.

    Ficou 2-1 porque não era preciso mais. O jogo esteve controladissimo desde que passaram à vantagem.

    É verdade que podem perder na final, a Inglaterra é uma Seleção fortíssima e os Países Baixos não têm absolutamente nada a perder porque serão o underdog. Mas uma coisa já ninguém lhes tira.

    O melhor futebol deste Europeu passou por Espanha.

    Há quem diga que são verdades absolutas. Na realidade são factos.

    Destaque para o menino de 16 aninhos que vai para dentro do campo como se fosse um veterano, para Cucurella (que grande torneio está a fazer) que ainda deve ter Dembele no bolso e uma referência para o jogador mais criticado no país vizinho.

    É verdade que Morata não marca muito. Mas é a definição de trabalho para o colectivo.

  • Acnology
    Posted Julho 9, 2024 at 9:06 pm

    Portugal tinha tudo para ganhar a esta França… Que coisa mais horrível. A perderem durante 60 mins, e não pressionaram alto uma última vez.

    Espanha a provar que é de longe a melhor seleção do Euro, espero bem que ganhem, pois são os únicos favoritos que souberam realmente demonstrá-lo em campo. Um geração jovem, bem treinada, e com 2 dos extremos mais entusiasmantes da atualidade

    • Teles
      Posted Julho 9, 2024 at 9:13 pm

      Sim pq Portugal era realmente uma equipa espectacular..

      Qualquer pessoa sabe que a França podia fazer muito mais , veremos se o faz com o novo seleccionador.

      • Acnology
        Posted Julho 9, 2024 at 9:59 pm

        Pode fazer mas não faz, nem fez durante todo o Europeu. Agora Portugal passou a ser um monte de badamecos sem qualidade, é isso? Não me digas agora que a França não trucidou Portugal porque não quis, era só o que faltava depois do que se tem lido aqui nos últimos dias.

        Não tenhas a mínima dúvida que Portugal iria incomodar muito mais a Espanha que esta França, mesmo a jogar com 10. A França teve 0 intensidade e chegou às meias aos trambolhões, e isso é que fica, não o conjunto de vedetas

        • Teles
          Posted Julho 9, 2024 at 10:20 pm

          O que fica é que eliminou Portugal e Portugal só conseguiu marcar com tranquilidade à Turquia. Inventar coisas como “fazíamos melhor” é uma lógica de garoto. Ir a penaltis com a Eslovénia acho que é um maior trambolhão do q vencer a Bélgica..

          • Acnology
            Posted Julho 10, 2024 at 1:14 pm

            Mas qual lógica de garoto? Lógica de garoto é a tua, que simplesmente porque uma equipa tem melhores individualidades, é melhor e pronto. Tens aqui o exemplo da Espanha que, num 11 combinado com a França, talvez só colocasse 3/4 jogadores, e mesmo assim é muiiiito melhor equipa.

            O que referia era em termos táticos, pois somos uma equipa bem mais agressiva na pressão e com outra rotação no ataque, não disse que eram melhor, nem que iríamos ganhar à Espanha. Simplesmente é uma suposição minha com base no que foi demonstrado no europeu.

    • Jasomp
      Posted Julho 9, 2024 at 9:22 pm

      Talvez assim dê para ver ainda mais o trabalho técnico pobre do Roberto Martinez no Europeu.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 10, 2024 at 5:50 am

      Portugal devia era jogar o dobro, como diria o JJ. Ah e jogar com onze e ter um treinador também dava jeito.

      • Acnology
        Posted Julho 10, 2024 at 1:16 pm

        Sem dúvida, fico mesmo aziado como não aproveitámos aquela França em final de ciclo.

        Espero que em 2026 as coisas sejam diferentes, mas infelizmente dúvido

  • João
    Posted Julho 9, 2024 at 9:11 pm

    Nem me lembrei que o jogo era hoje. Eu disse que Espanha ou Alemanha iam à final

  • Teles
    Posted Julho 9, 2024 at 9:12 pm

    E vou repetir outra vez pela 6 vez. Defesa e meio campo muito bons na França , mas ataque inexistente. Theo fez muito pouco na esquerda, Mbappe passou completamente ao lado de vários jogos, giroud mal jogou. Thuram e muani não fazem 1 e dembele até foi regular mas inconsequente como habitual. Já barcola merecia mais minutos na minha opinião. Griz não existiu e isso acaba por ser talvez o factor que queimou a França em termos atacantes. Para mim foi merecido chegarem aqui, nem tudo tem de ser show de bola, mas não mereceram mais que isto, é um facto. De resto devem ter sido a equipa com mais remates por cima, incrível.

    A Espanha foi de longe a melhor equipa do torneio até agr. Conseguiram sofrer poucos golos e ser muito dinâmicos no ataque, apesar de jogarem com um jogador na minha opinião banal como o morata. Nem acho que yamal e Nico tenham sido espectaculares hoje embora yamal tenha um dos melhores golos do torneio . O que mais me surpreendeu nesta Espanha até foi fabian Ruiz, esteve intratável o torneio todo. E cucurella claro.

    Acabou por saber a pouco a 2 parte. Espanha é um justo vencedor e são os claros favoritos na final.

  • Ss
    Posted Julho 9, 2024 at 9:18 pm

    Antes do Europeu disse que esta era a Espanha mais fraca em muito tempo…bem como estava enganado e que bem que joga esta equipa! Que diferença faz ter um treinador que não olha a nomes e mete quem está em forma nos sitios certos e com uma ideia de jogo sempre à procura do golo…Em condições normais são campeões da Europa.

  • Nickles
    Posted Julho 9, 2024 at 9:21 pm

    Yamal
    – melhor em campo numa meia-final de um Euro aos 16
    – vencedor do Euro aos 17
    – bola de ouro aos 18
    – entra na universidade aos 19

  • Red Scorpius
    Posted Julho 9, 2024 at 9:21 pm

    Uma vitória justa da Espanha, principalmente pelo que fez na primeira parte, contra uma França que desiludiu, mostrando pouca criatividade e discernimento no ataque.
    A Espanha ao eliminar a Alemanha, equipa da casa e também forte candidata, e agora a França torna-se a mais forte candidata ao título.
    Mbappé fez uma prova muito abaixo do seu nível, reflexo de um atribulada época no PSG, facto que também não ajudou a sua selecção.

  • Mantorras
    Posted Julho 9, 2024 at 9:23 pm

    O autogolo fartou-se e sorriu ao adversario. La foi a Franca.

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 9, 2024 at 9:24 pm

    Mbappé confirma que não apareceu no Europeu. Está numa forma deplorável, talvez a pior desde que apareceu. França até certo ponto resignada, fim de ciclo?
    *
    Lamine Yamal é, até hoje, o jogador do Europeu.
    Mais um jogaço do Cucurella. Até pode voltar a virar meme durante a época regular de clubes mas neste tipo de torneios tem tudo para brilhar. Um autêntico Puyol à esquerda.
    *
    Se amanhã ganham os Países Baixos acho que encaminha o quarto título da Espanha. Se for a Inglaterra…bem, pode ser o reavivar o Portugal de 2016, campeões aos trancos e barrancos.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 9, 2024 at 9:41 pm

      Fim de ciclo na França? humm discordo…se tu olhares para o 11 títular de hoje, e descontando o Kanté (que tem 33 anos) o jogador mais velho foi o Dembelé que tem 27 anos….portanto este 11 titular pode perfeitamente ser o mesmo 11 titular do Euro2028, nessa altura terão todos 31 anos ou menos com excepção do Kanté
      **
      Eventualmente pode haver mudança de treinador, mas esta geração Francesa está para durar e a tendência será para ser ainda melhor, pois a maioria só agora vai entrar no prime e chegarão no ponto de rebuçado ao Mundial 2026

      • GabCel
        Posted Julho 10, 2024 at 7:27 am

        penso que ele se referia ao final de ciclo do MBappé no PSG.

      • Jeco Baleiro
        Posted Julho 10, 2024 at 10:30 am

        Fim de ciclo para o Deschamps, já não tem mais nada a acrescentar como seleccionador. Tem um leque de jogadores fantástico, nunca foi um futebol de encher o olho mas neste Europeu abusou de tão pachorrento. Zidane está aí à espera.
        *
        Por outro lado estranhei a pouca utilização do Giroud. Foi o último jogo dele pela selecção e acho que a França pode ter aqui um problema. Muani e Thuram não dão aquilo que o Giroud dava à equipa, são muito previsíveis.

  • O Comendador
    Posted Julho 9, 2024 at 9:30 pm

    Grande jogo! Os miúdos partem isto tudo. Agora a França deveria contratar novo selecionador que realmente meta esta malta a jogar.
    Quanto à Espanha, veremos se não vêm aí novamente alguns anos de hegemonia ao nível do futebol de seleções mesmo a nível mundial, porque a Argentina está velha, o Brasil está com muito pouca qualidade e a Alemanha também. Acho que só mesmo a França e/ou a Inglaterra com bons selecionadores poderão dar luta à Espanha.

    SL

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 10, 2024 at 5:45 am

      E Portugal também seria candidato, se jogassemos com onze e se tivessemos um treinador…

    • GabCel
      Posted Julho 10, 2024 at 7:26 am

      com a actual geração do brasil e ainda há quem os considere?

      é o pior colectivo de jogadores que tenho memória, apenas tem 2 jogadores de top mundial (mas com os mesmos problemas de atitude do inenarrável Neymar) e isto nem é a pior parte se considerarmos os seleccionadores e atitude sobranceira que nada fazem para justificar.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 9, 2024 at 9:41 pm

    Boa primeira parte, segunda parte algo morna perante a incapacidade da França de encostar esta Espanha.
    .
    E os Nuestros Hermanos ibéricos são efectivamente a melhor equipa da competição, aconteça o que acontecer na final, os mais completos e eficientes em todos momentos do jogo, muito coesa, confiante, bola no pé com perfume tiki-taka mas com o upgrade da verticalidade e ousadia dos jovens extremos. Um futebol agradável de ver, com uma estrela em ascensão (que aura já tem este miúdo Yamal, e que golaço esta noite).
    .
    O ponto menos forte desta equipa, insisto, é na dupla de centrais, sobretudo sem Le Normand. Laporte está a milhas do que já foi na minha opinião, e Nacho sendo um bom jogador não pode ser um titular da La Roja nesta fase (continuo algo incrédulo com a ausência de Pau Torres). E hoje sem Carvajal, ainda mais permeável a coisa estava, aliás no início e pelo lado de Navas que os Bleus forçaram e é dali que nasce o golo. Ainda assim, na final voltam Le Normand (mais segurança no jogo aéreo e no choque) e Carvajal (actualmente, provavelmente, o melhor lateral direito do mundo, traz muita agressividade, disponibilidade física e coração).
    .
    Quanto ao grande ponto forte dos espanhóis, para mim não são os alas, que são muito bons e com muito futuro sem dúvida, mas o meio-campo espanhol (como habitualmente) é onde reside a força e a fúria roja… Rodri e Fabián Ruiz (MELHOR JOGADOR DO TORNEIO para mim) estão a fazer um Euro brutal e, apesar de ser fan de Pedrí e deste ser mais completo, Olmo acaba por ser um upgrade neste enquadramento. Traz aquele toque de classe e magia no último terço, complementando muito bem os dois craques atrás de si. Acaba por ser uma infelicidade, a lesão de Pedrí, que põe a Espanha ainda mais perto da Felicidade!
    .
    Por fim, a França, que já tinha sido inferior a Portugal, com muitas dificuldades técnicas (pouca qualidade de definição) e alguma passividade defensiva hoje. Isto, mais os habituais problemas de excesso de confiança de alguns jogadores e escassez de criatividade nesta equipa (é tudo na base da força e velocidade)… o que face a uma equipa como a Espanha que guarda a bola como ninguém é algo inútil ter um grande cabedal.
    .
    Ainda pensei que a entrada de Camavinga no onze titular fosse dar outro perfume ao futebol gaulês, mas afinal não teve grande impacto. Muitas culpas e responsabilidade para Deschamps que insistiu neste trio de meio-campo muito defensivo, devia talvez ter apostado em Griezmann a 10. E por muito bem defensivamente que os franceses estiveram até a esta meia final, e por muitos centrais de qualidade que formem (aliás o adversário de hoje tem dois com o carimbo do Hexágono), e algo irónico os franceses não conseguirem formar uma dupla de centrais de alto nível neste momento, pelo menos na minha opinião. Saliba é excelente, mas Upamecano não me convence como titular indiscutível dos Bleus (nem do Bayern já agora)… não percebo o porquê de Pavard ter desaparecido das opções quando sempre rendeu na selecção.
    .
    Enfim, muita coisa a reflectir pelos franceses e não sei se terem dado as chaves da FFF ao Mbappé foi uma boa ideia (não fes por merecer a braçadeira, nem faz sentido a ter sequer… tendência estúpida e comercial do futebol actual), quem fala tanto depois tem que render mais (e sei bem que teve a lesão, mas se não estava a ? tinha que dar o seu lugar… se fosse a ele não ia, a esse nível, pelo mesmo caminho do seu ídolo). Entra Zidane?
    .
    Saudações desportivas

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 9, 2024 at 9:44 pm

    Jogo tranquilo para a Espanha mesmo com um golo sofrido logo a abrir que não estaria nos planos.. iriam ter mais dificuldade contra Portugal, somos muito melhores defensivamente que a França, jogamos é com 10..
    Agora venha Inglaterra ou Países Baixos são ambos uns bombons, a Inglaterra consegue jogar pior que esta França e os Países Baixos apesar de jogar um pouco melhor, não tem grande qualidade individual no seu “plantel”, portanto amanhã quem fizer a festa aproveite, que será a ultima deste Euro..

    • Jasomp
      Posted Julho 9, 2024 at 10:07 pm

      Também tenho essa sensação, de que iríamos vencer a Espanha. Pelo menos teríamos condições para isso.

    • Teles
      Posted Julho 9, 2024 at 10:15 pm

      Somos melhores defensivamente? A França basicamente tinha sofrido um único golo até agora e de penalty. E hoje praticamente não deram ocasiões à Espanha. Se há coisa que não se pode criticar é a defesa francesa..

      • Jasomp
        Posted Julho 9, 2024 at 10:22 pm

        Acho que ele queria dizer ofensivamente. Mas mesmo aí nem se pode dizer isso porque estamos 3 jogos sem marcar.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 10, 2024 at 5:47 am

      Acho engraçado este discurso. A Espanha era presa fácil… Quer dizer “só” eliminou a Alemanha e a França, no papel as duas equipas mais fortes do torneio, e nós fizemos um Euro mais ou menos miserável. Mas claro o Deus de Ourique viria para auxiliar-nos… Enfim…

    • AndreChaves9
      Posted Julho 10, 2024 at 7:57 am

      Nós somos muito melhores que toda a gente só que não. São anos a fio a nem chegar perto da decisão e continuamos com essa treta…. Nunca aprendem.

      Muito melhores defensivamente que a França….

  • BatEagleVision
    Posted Julho 9, 2024 at 9:58 pm

    Bem, fartaram-se de falar do CR7 não marcar golos no europeu, mas acabamos de ver um potencial bola de ouro a sair do Euro sem golos. Junta-se a Griezmann (2ª maior marcador de sempre em europeus), Lukaku, entre outros. Calha a todos, já o Recorde que ele deixou lá, vai ser dos mais difíceis de alcançar…
    _
    Sobre o jogo, passou aquela que até agora tem sido a melhor equipa. Mas a França abusou do desperdício e nesta fase isso é fatal.. Prevejo uma inédita final entre Espanha vs Inglaterra

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 9, 2024 at 10:34 pm

      Qual é o potencial Bola D’Ouro francês que não marcou neste europeu? O Dembelé?

    • jolasdasagres
      Posted Julho 9, 2024 at 10:37 pm

      Ele marcou a polonia, de penalti diga-se.

    • FCPedro
      Posted Julho 9, 2024 at 11:03 pm

      Presumo que nas conversas para melhor do mundo agora se fale de Ronaldo se sentar à mesma mesa de Griezmann e Lukaku…

    • Mantorras
      Posted Julho 10, 2024 at 7:20 am

      O Ronaldo tem 23 jogos em fases a eliminar entre euros e mundiais.
      Nesses 23 jogos fez 93(!) remates.
      Desses 93 remates resultaram 3 golos.
      Sim, e um exagero, sim, sempre foi assim, nao, nao beneficia a equipa e… o Griezman nao e nada disso.
      PS: o Lukaku e para comparar com o Morata, nao com estes.

  • Dca
    Posted Julho 9, 2024 at 10:00 pm

    Um selecionador que mete um trio de meio campo com Rabiot, Kante e Tchouameni, não merece mais do que isto. A França limitou se a jogar por fora (via Dembele e Mbappe). Do outro lado, vemos um selecionador que em vez de colocar Merino a titular, coloca Olmo. Diferenças. Deschamps que se vá embora, que esta seleção francesa merece tão melhor que isto.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 9, 2024 at 10:01 pm

    Quero destacar o jogo de 2 jogadores: Rodri e Morata. Talvez os 2 jogadores mais experientes dentro desta seleção, no entanto tão fundamentais. O Rodri mandou no meio-campo, é impressionante o que ele fez e a jogar contra monstros no meio-campo como o Tchouameni, Kanté e Rabiot numa primeira instância e ainda entrou o Camavinga… o Morata porque trabalha imenso para o trio atrás dele, está sempre a tentar tabelar e a servir de referência, está no melhor momento da carreira a meu ver.
    *
    E depois claro aquele trio atrás dos avançados com Yamal, Olmo e Nico, que abuso! A Espanha está a ser claramente a melhor seleção do Europeu e estão a montar uma equipa muito compacta e com uma ideia de jogo bem definida. Parece-me que os próximos anos serão da Espanha e da Argentina respetivamente.

  • BluKru
    Posted Julho 9, 2024 at 10:51 pm

    Será que o nosso Gonçalo Ramos não podia fazer um papel semelhante ao de Morata na selecção, em vez da quantidade de coisa nenhuma que o Ronaldo traz?

  • FCPedro
    Posted Julho 9, 2024 at 11:01 pm

    Vi só a primeira parte deste jogo e vi no meio de espanhóis e talvez por isso a minha perspectiva esteja enviesada..
    No início do jogo estavam a gritar pelo Jesús Navas.. seria este o provável calcanhar de Aquiles de Espanha. Navas vs Mbappé.
    Meio campo de França que para mim é o paradigma do futebol físico que tem vigorado ultimamente.. qualquer um deles óptimo jogador, mas só deveria jogar um.. não há criativos nem há lugar para eles com a baixa de forma do Griezmann.
    E, apesar, do bom início de jogo dos espanhóis, o golo cedo do franceses seguido pelo amarelo ao Navas fazia antever um jogo duríssimo. Nessa altura a França estava como queria: em vantagem, capaz de abdicar da posse, baixar linhas explorar contra ataques..
    O golo do Yamal é sinónimo de clutch. Não é por ser no final do jogo que ele é mais ou menos decisivo.. é por ser no momento certo (acrescentando o espectáculo de golo e o facto de ser pelo mais.jovem jogador).. a maré estava a favor dos franceses, mesmo que a qualidade do jogo dos espanhóis não tivesse descido, a ideia que passava é que ia ser uma montanha dura de passar..
    Um golos deste abala, permite que logo de seguida o Dani Olmo consiga ampliar..
    Nunca vi os defesas de França, pese a sua qualidade, à vontade. Pelo menos na primeira parte (que a segunda não vi)..
    Neste confronto entre a fisicalidade e a criatividade (que obviamente não é assim tão maniqueísta) ganhou a criatividade.. espero que seja sinal de um novo futebol que preze mais a beleza.. pq para atletismo vemos o atletismo (?)..
    Mais uma nota (farpa?) se Yamal jogasse por Portugal, nunca na vida marcava aquele golo, já que teria saído um cruzamento inofensivo à procura do capitão..

  • LittleMozart
    Posted Julho 10, 2024 at 3:54 am

    Triste pelo Saliba, mas a eliminação da França é mais do que justa.

    Lamine Yamal é um fenómeno e gostava de vê-lo ganhar muitos títulos no Barça. O meu receio é que a equipa (e principalmente a estrutura do clube) não consiga valorizar devidamente este talento geracional, como diz o VM, e a sua história no futebol seja feita noutro sítio…

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 10, 2024 at 5:41 am

    Luis de La Fuente ganha 600 mil euros por ano, e acabou de renovar. É há mais de uma década funcionário da Federação, e dá para perceber que é um excelente treinador, apesar de ser o mais mal pagado deste Euro. O que ele fez pegando numa equipa em que ninguém confiava, a começar pelos espanhóis, dando-lhe uma identidade, seja com que adversário for e jogue quem jogar, é incrível. Outros há que ganham muito mais, e cujo trabalho ficou à vista nesta competição. Uma lição para nós por exemplo.

    Não há palavras suficientes para Lamine Yamal. No momento em que a equipa estava nas cordas, com a França a apertar, fez um golo fabuloso. Ontem foi o jogo em que se dissiparam as dúvidas, se ainda as houvesse, é um jogador que vai estar no Top na próxima década. E imaginar que tem 16 anos, e este é o seu primeiro torneio.

    E agora venha a final. A por ellos!

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 10, 2024 at 6:33 am

    Anteontem na antevisão ao jogo Rabiot armou-se em papagaio, e disse que Lamine Yamal “terá que fazer mais do que tem feito para estar na final”. Ontem no final do jogo Lamine respondeu-lhe: “fala agora”.

    Os franceses têm sempre a mania deste tipo de provocações, creio que é cultural, mas fazer isto, provocar o craque do rival, antes de um jogo decisivo é simplesmente estúpido. Tal como o é ser Rabiot titular, e não Camavinga, um dos muitos equívocos da França.

  • Rated R
    Posted Julho 10, 2024 at 7:03 am

    Lamine Yamal becomes the ???????? player ever to win Man of the Match in UEFA game! ?
    ◉ The ???????? player ever to score at the Euros.
    ◉ The ???????? player ever to assist at the Euros.
    ◉ The ???????? player ever to feature at the Euros.
    ◉ The ???????? player ever to feature in el Clásico.
    ◉ The ???????? player ever to score in La Liga game.
    ◉ The ???????? player ever to assist in Barça’s shirt.
    ◉ The ???????? player ever in Barcelona’s history to reach 50 official games wearing the Blaugrana shirt.
    ◉ The ???????? player ever to feature in an official UEFA Champions League direct knockout match.
    ◉ The ???????? player ever player to score a brace in La Liga history, of course in Barcelona shirt again.
    ◉ The ???????? player ever to reach top three podium of the Golden Boy, already positioned one year ago.
    …??????? ????? ???. ?

    Feito em Fc Barcelona

  • Artur Trindade
    Posted Julho 10, 2024 at 9:04 am

    Mbappé tirou a máscara, mas não foi suficiente, pois a equipa não tem qualidade ofensiva para o acompanhar.
    Giroud era providencial como pivot, e a marcar nos momentos decisivos, e Griezman tem um perfil único nesta equipa.
    Estiveram os 2 no banco, e ainda o Camavinga que podia dar o cheirinho de criatividade.
    Apesar de já não ser o mesmo Rabiot, gosto dele, mas é um erro utilizá-lo num meio campo a 3, não tem o deslize ofensivo do Camavinga, e para acentuar tendo os colegas Tchaouméni e Kanté, com este a tentar ligar a equipa ofensivamente.
    Apesar disto, podia o Mbappé resolver tudo? Podia, mas teima em não evoluir na calibração de remate, e não ganha pé esquerdo para finalizar, fica demasiado previsível na finta para o centro e remate, que ainda seria suficiente para ganhar qualquer partida, desde que acertasse, hoje até tinha o brinde Navas.
    A Espanha é uma evolução do tiki-taka, manteve o ADN da troca e posse de bola imparáveis, mas do meio campo para a frente utiliza apenas grandes atletas, hoje nem Pedri lá esteve. Onde havia Xavi, Iniesta e Silva, hoje estão Fabián, Williams e Olmo. Mesmo o Rodri é um tanque em relação a Busquets.
    Menos talento dirão alguns, equipa mais forte, por via do físico.
    Olmo a suplente? É talvez o mais fiável europeu, titular em todas as equipas menos na Espanha.
    Tudo o que não seja a vitória tranquila da Espanha no europeu, é uma surpresa.

    • Knox_oTal
      Posted Julho 10, 2024 at 10:15 am

      A Espanha dominou o futebol mundial com Xavi, Iniesta e Silva… sai dessa realidade paralela, o físico não é tudo! Senão ganhava sempre a França…

      • Artur Trindade
        Posted Julho 10, 2024 at 12:59 pm

        Mesmo nessa altura, o físico já era importante, mas o talento individual era tanto, e o modelo do Barça estava tão implantado, que dava para ganhar.
        No futebol atual, com bem menos talento, mas com disponibilidade física (corpo e capacidade de trabalho), mantendo o ADN que o jogador espanhol trás do berço que é capacidade de ter a bola e passá-la, parece uma Espanha ainda mais próxima de sempre vencer os jogos, lá está com menos talento individual.
        O nosso Yamal (com o mesmo talento) é o Chico, ou o Bernardo a jogar pela direita, mas o corpo é diferente, o futebol fica mais curto, atabalhoado, o remate em arco não sai, e a equipa afunila.
        A França sem alguns jogadores que liguem a equipa, como o Griezman, agora com um cepo como PL, e um Dembelé inócuo a titular, não chega.

  • rmatos24
    Posted Julho 10, 2024 at 9:40 am

    Se houver justiça, a Espanha terá que ser a vencedora deste europeu. Além de contar por vitórias todos os jogos que fez até ao momento, foi superior em praticamente todas elas e mesmo perante adversários superiores (Alemanha e França), conseguiu vencê-los sem se colocar em causa a justiça da vitória. E tudo isto graças a uma identidade muito vincada e que tem sido posta em prática independentemente do adversário, seja a Geórgia ou a França. Mais que os predicados da Espanha, questiono, porque é que muitas federações insistem em selecionadores aborrecidos e excessivamente cautelosos, que tirando raras exceções, quase sempre saem destas grandes competições com má imagem? Portugal, Inglaterra, França… elencos com os melhores jogadores do mundo, mas que jogam pouco, muito pouco… A Inglaterra até pode sorrir neste europeu, mas será um campeão sem glória, sem justiça. Claro que o que conta é o troféu, mas eu prefiro aplaudir uma Espanha que tem feito mais que suficiente para justificar o que tem obtido até aqui. Mas voltando ao futebol fraco, custará muito encontrar alguém com carisma, com um futebol atrativo, que arrisque? Alguém dava alguma coisa por este selecionador espanhol? E vejam só o que está a conseguir. O nome e a reputação às vezes não querem dizer nada.

Deixa um comentário