Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Melhor 11 da 1.ª Volta da I Liga

Decorridas as primeiras 17 jornadas do campeonato, é hora de avançar com um balanço sobre o que se passou na 1.ª volta. O FC Porto somou duas derrotas nas primeiras sete rondas, mas é agora líder isolado no campeonato e parece estar bem encaminhado para reconquistar o título de campeão nacional. Ainda assim, o Benfica está a 5 pontos e, após mudar de treinador, segue na perseguição ao topo da classificação, procurando repetir algo que só os Dragões conseguiram, ou seja, recuperar uma desvantagem de 5 pontos na 2.ª volta. Já o SC Braga está a intrometer-se entre os grandes e segue no 3.º posto, a seis pontos do 1.º lugar e com dois de vantagem sobre o 4.º classificado Sporting, que também mudou de treinador e perdeu algum gás com duas derrotas e um empate nas últimas quatro rondas. Posto isto, o VM tendo por base o número de jogos, rendimento individual e colectivo elaborou o melhor 11 da I volta:

Guarda-Redes: Helton Leite (Boavista) – O brasileiro chegou esta temporada ao Bessa e tem sido um dos principais destaques da turma de Jorge Simão, que segue num modesto 15.º lugar, mas com a 7.ª melhor defesa (19 golos sofridos), a melhor fora do top-6. Com 28 anos, Leite tem-se destacado pela segurança e maturidade tanto dentro como fora dos postes, revelando a cada jornada os seus reflexos e controlo da grande área.
Lateral Direito: Marcelo Goiano (SC Braga) – É a posição mais débil do futebol português, mas Goiano tem sido o mais regular entre a mediania. O capitão do Braga destaca-se pela sua regularidade e segurança no momento defensivo, sendo raras vezes apanhado desposicionado ou em contrapé. É um dos indiscutíveis de Abel Ferreira.
Central (Lado Direito): Felipe (FC Porto) – Naquela que é a sua terceira época em Portugal, o brasileiro está na melhor forma de sempre, fazendo uma dupla de betão com o compatriota Militão. O FC Porto possui a melhor defesa do campeonato e muito se deve aos centrais, que dominaram praticamente todos os adversários que lhe apareceram pela frente nesta 1.ª volta com facilidade. Além disso, Felipe destaca-se ainda pela força nas bolas paradas.
Central (Lado Esquerdo): Éder Militão (FC Porto) – Os Dragões fintaram meia Europa ao garantirem o brasileiro no Verão, não hesitando em desembolsar vários milhões para garantirem o central a seis meses de acabar contrato com o São Paulo. Hoje é possível dizer que a aposta foi claramente ganha. Militão não precisou do famoso tempo de adaptação e pegou de estaca, impondo-se na defensiva brasileira e destacando-se pela sua velocidade, força nos duelos e qualidade técnica, que lhe permite sair a jogar com limpeza e exibir uma qualidade de passe acima da média para um central.
Lateral Esquerdo: Grimaldo (Benfica) – No meio do turbilhão que foi o Benfica nesta 1.ª volta, o espanhol foi uma das unidades em maior evidência, destacando-se com a sua técnica ímpar e qualidade em termos ofensivos. Grimaldo chegou a ser lateral, extremo e organizador de jogo, tal é a sua capacidade em terrenos interiores. Muito forte no passe, drible e cruzamento, o antigo defesa do Barcelona somou ainda dois golos e quatro assistências.
Médio Defensivo: Loum (Moreirense) – O conjunto de Moreira de Cónegos tem sido uma das surpresas do campeonato e Loum uma das principais unidades. O médio cedido pelo SC Braga destaca-se pela sua capacidade física, força nos duelos e qualidade no remate (3 golos), algo que já deu pontos à equipa diversas vezes. Aos 22 anos, é uma das revelações em ano de estreia na I Liga.
Médio Centro: Bruno Fernandes (Sporting) – Nem sempre regular, mas com números que não enganam (6 golos e 5 assistências) e que o tornam na principal figura da equipa. O melhor Sporting passa por Bruno Fernandes e quando o médio foi anulado os Leões, por norma, perderam pontos ou sentiram dificuldade em vencer. Determinante na organização de jogo e no momento de decisão no último terço, é o elemento que marca a diferença em Alvalade, proporcionando já momentos sublimes e que lhe permitiram vencer o prémio de jogador do mês da Liga em Dezembro.
Extremo Direito: Fredy (Belenenses SAD) – Os Azuis do Restelo são a principal revelação do campeonato (6.º lugar), não só pelos resultados, mas também pela qualidade exibicional. Apesar de não ter os recursos de outros, Silas montou uma equipa muito organizada e com variantes tácticas interessantes, onde Fredy é uma das figuras de proa. Aos 28 anos, o extremo/avançado está na plenitude dos seus recursos e tem desequilibrado com a sua técnica, velocidade e qualidade no drible. Além disso, tem estado em evidência no momento de decisão, somando já 6 golos e 5 assistências na Liga.
Extremo Esquerdo: Brahimi (FC Porto) – O génio da lâmpada. É comum Brahimi perder algum gás na 2.ª volta, mas para já voltou a ser o maior desequilibrador do FC Porto, contribuindo também com golos (6). É o elemento que marca a diferença e que mascara as debilidades que a turma de Sérgio Conceição por vezes sente em ataque organizado. O argelino descobre espaços com facilidade e cria desequilíbrios com a sua técnica, visão de jogo e qualidade no drible. Tecnicamente será, porventura, o jogador mais evoluído do campeonato a par de Jonas.
Avançado: Carlos Vinícius (Rio Ave) – Deu nas vistas na II Liga, onde foi o 2.º melhor marcador no último classificado (19 golos), mas, após ser comprado pelo Nápoles e cedido aos vilacondenses, não acusou o salto competitivo e tem-se destacado no principal escalão do futebol português. Leva já 8 golos na Liga e está já a ser associado aos principais clubes do futebol português, não só pela sua capacidade de finalização, mas também pela potência e técnica que coloca em cada jogada.
Ponta de Lança: Dyego Souza (SC Braga) – O artilheiro do campeonato (12 golos). Aproveitou a lesão de Paulinho para agarrar a titularidade desde início e não podia ter estado melhor até ao momento. Golos de várias maneiras e uma grande presença no ataque dos Gverreiros, emprestando a sua dimensão física, qualidade nos apoios e capacidade na finalização. Aos 29 anos está a afirmar-se como um dos principais avançados do futebol português.

Rodrigo Ferreira

53 Comentários

  • Xefe
    Posted Janeiro 18, 2019 at 12:21 pm

    Bom 11

    Nakajima também podia entrar no 11. Tem uma contribuição incrível no jogo ofensivo do Portimonense, mas Brahimi também tem estado bem.

    Depois também há o Pizzi que também podia entrar no 11. Tem números semelhantes a B. Fernandes no campeonato, e tal como o Bruno, tem grande influência no jogo da equipa.

    • OErnestoArnaldo
      Posted Janeiro 18, 2019 at 3:00 pm

      O Pizzi até pode ter números simpáticos mas não é preciso ser cego pra ver que, tal como no ano passado, o transmontano está numa forma deplorável.

      • Xefe
        Posted Janeiro 18, 2019 at 3:39 pm

        Até ao jogo com o Ajax na Holanda (ou seja no período em que o Benfica estava a jogar bem) o Pizzi tinha 42% de influência directa nos golos (incluindo a champions league) da equipa (já para não falar da influência indirecta).

        Depois baixa um bocado e a equipa morre (um pouco à imagem do Sporting quando o Bruno F. joga menos bem).

        Mesmo na forma “deplorável” como tu dizes, não é preciso ser cego para ver que mesmo assim ele consegue ser dos melhores da equipa (só Grimaldo e Jonas o acompanham, e agora mais recentemente o Félix e o Zivkovic a espaços) e do campeonato.

        Ainda por cima é dos poucos que consegue jogar bem quando a dificuldade aumenta (foi dos melhores contra Porto, Sporting, Braga e Guimarães na luz, e é o jogador do plantel que fez mais golos+assistência na champions).

        • OErnestoArnaldo
          Posted Janeiro 18, 2019 at 6:59 pm

          Sim, é indiscutível que quando o Pizzi joga bem, o Benfica joga bem. Ele eleva a equipa. O problema é que isso agora é raro acontecer…
          Tal como no ano passado, (outra vez) o Pizzi começou bem a época com golos e assistências mas depois entra num sub rendimento em que já se fica na dúvida se ele merece ser titular quanto mais figurar neste 1…
          O último jogo é um bom exemplo infelizmente… uma quantidade de perdas de bola que não lembra a ninguém.
          Eu gosto muito do Pizzi mas isto é verdade. Ele não apresentou regularidade pra estar aqui.

  • opiniaodeadepto
    Posted Janeiro 18, 2019 at 11:54 am

    Relativamente ao onze escolhido, acaba por se aceitar, embora se possa discutir uma ou outra ausência. Nomeadamente o Nakajima que foi um dos jogadores que mais brilhou nesta primeira volta.
    Também parece estranho não aparecer nenhum jogador do Vitória SC, tendo em atenção que tem sido a melhor equipa atrás dos 4 de cima, mas é natural que estes dominem as posições, pois são claramente melhores que todos os outros.
    A única posição em que claramente discordo é a de lateral direito, pois acho que o André Almeida está ainda assim, muito acima dos outros, mas está na moda bater no rapaz …

  • opiniaodeadepto
    Posted Janeiro 18, 2019 at 11:49 am

    Curiosa a ausência quase completa de jogadores do Benfica, o que parece dar razão àqueles que defendem que não terá um plantel assim tão bom!!!

    • Ze Maria
      Posted Janeiro 18, 2019 at 12:23 pm

      Nao se trata de plantel aqui. O Helton Leite não é superior a nenhum GR dos 4 da frente e está presente no 11.

      Melhor jogador da primeira volta naquela posição. Não o melhor jogador, coisas diferentes.

      É evidente que o Benfica tem um grande plantel, não sei onde está a dúvida.

      • Apessoa
        Posted Janeiro 18, 2019 at 2:59 pm

        Comentário para incendiar, basta ver o “top” que o visão de mercado está a fazer, para verificar que os jogadores do Benfica estão sempre na luta para melhor em cada posição. O Benfica tem um plantel bastante rico ofensivamente, tem bastantes opções, na defesa é que tem o seu calcanhar de Aquiles, (Principalmente as segundas opções ) apesar de mesmo a defesa tem jogadores dos melhores em PT.

  • oMeuUserName
    Posted Janeiro 18, 2019 at 11:47 am

    Concordo em absoluto com o 11 escolhido pelo Rodrigo. Por posição:

    GR: A minha dúvida seria entre o Helton e o Muriel, estão ambos a fazer épocas soberbas. E se por um lado o Muriel tem do seu lado um menor número de golos sofridos, por outro “enterrou” imenso contra o Braga. Além disso, Helton Leite deve ser o GR com mais defesas “impossíveis” até agora. Justo
    DD: Sendo adepto do Braga, obviamente acompanho mais o Goiano. É um jogador muito limitado, mas deve ser o jogador que melhor noção tem das suas limitações e que melhor as sabe esconder, não se expondo a elas. Nomeação justa com Kalindi, Sacko e Diogo Viana a merecerem também algum destaque.
    DC: Não há muito a dizer, a dupla do Porto é imperial e está atualmente muito acima de qualquer uma das outras. Militão então, parece claramente “a mais” no nosso campeonato. No entanto, menções honrosas para R. Dias, Gonçalo Silva, Bruno Viana, Mathieu e Pedrão.
    DE: Grimaldo não é, para mim, o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal, mas foi o melhor nesta 1ª volta, superando o Alex Telles que é, para mim, o melhor. Gostava ainda de destacar o Sequeira, que tem sido uma enorme surpresa (e acho que falo por todos os braguistas, pelo menos) face ao início de época penoso que fez, o Reinildo, que começa como suplente do Zakarya mas assim que teve oportunidade, agarrou o lugar com tudo, e o Manafá, que dá uma velocidade e uma verticalidade impressionantes ao corredor esquerdo do Portimonense.
    MDef: Loum tem-se revelado preparado para subir o nível, depois de na pré-época em Braga não ter convencido. De resto, Danilo é um monstro, Claudemir foi uma agradável surpresa, Wakaso está a mostrar um nível que ninguém sabia que podia atingir e Pedro Sá continua a mostrar boas qualidades.
    MC: Bruno Fernandes é provavelmente o melhor jogador do campeonato e o jogo do Sporting está super dependente do que ele produz. Oliver esteve associado ao melhor período exibicional do Porto, Gedson tem-se assumido num Benfica com muitas opções, Eduardo faz muitas vezes a diferença no Belenenses, Eustáquio, apesar da má época do Chaves, mostrou muito potencial, tendo saído para o México, Tiago Silva é o maestro dum Feirense limitado, e Osama Rashid tem sido uma revelação muito interessante.
    ED: Fredy a chegar a um nível alto numa fase tardia da carreira, vindo do campeonato angolano… Uma boa surpresa claramente. Corona a mostrar-se mais regular e decisivo que nunca, Rafa e Raphinha estariam na discussão deste 11 caso tivessem mais tempo de jogo. De resto, época de afirmação de Mama Baldé, apesar da má époa coletiva e Arsénio a fazer a melhor época da sua carreira. Witi é também um jogador a seguir nesta posição.
    EE: Brahimi, apesar de muitas vezes ser inconsequente, tem uma capacidade de drible fora do normal, e por isso faz muitas vezes a diferença, camuflando algumas dificuldades ofensivas do Porto. Vejo muita gente a falar do Galeno e do Nakajima, mas noto que muita gente só deve ter visto os jogos do Portimonense e do Rio Ave contra os 3 grandes, pois foi aí em que eles se mostraram mais, pois têm nesses jogos aquilo que mais os potencia: espaço. Já vi mais alguns jogos deles em que, contra equipas mais baixas e compactas, têm muita mais dificuldade e não causam estragos com tanta regularidade, apesar de serem sempre ameaças a ter em conta. De resto, Xavier a ser o principal protagonista dum Tondela competitivo, João Camacho a assumir-se como figura no clube da terra (Nacional) e Davidson a ser o único extremo indiscutível para Luís Castro, e com bom rendimento.
    MOfen/SA: Jonas é o melhor jogador em Portugal nesta posição, de muito longe. Mas como falhou muitos jogos, não pode ser considerado para o 11. E aí, Carlos Vinícius ganha protagonismo, passando do fundo da tabela da 2ª liga para titular indiscutível dum candidato à Europa. Wilson Eduardo a fazer a melhor época da carreira em termos de números, Tozé a assumir-se como o maestro do Vitória, quando na teoria até partia atrás da concorrência, Paulinho a continuar a demonstrar todo o seu valor em Portimão e Chiquinho a ser uma das revelações do campeonato.
    PL: Ninguém marcou tantos golos como Dyego Souza, por isso o prémio é mais que justo. Além dos golos, tem uma capacidade física impressionante, uma capacidade de segurar bolas fora do normal e só surpreende por apenas ter chegado a este nível aos 29 anos. De resto, Bas Dost disponível é sempre sinónimo de ameaça a qualquer baliza, Jackson a voltar aos relvados e a mostrar classe, ainda que a meio gás, Seferovic a superar as expectativas depois de ter sido dado como dispensável no início da época, Nené em fase final de carreira a acrescentar muita experiência ao melhor Moreirense da história, Guedes a assumir-se como indiscutível no Vitória, Rochez a ser uma boa surpresa e Tomané a fazer uma das suas melhores épocas, sempre no seu estilo combativo.

    • Apessoa
      Posted Janeiro 18, 2019 at 3:02 pm

      Bom resumo.

    • opiniaodeadepto
      Posted Janeiro 18, 2019 at 12:27 pm

      Excelente análise. Muitos parabéns!

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 18, 2019 at 12:06 pm

      Muito boa análise. Concordo em pleno quanto à parte em que falas do Galeno e do Nakajima. Bons jogadores (isso é inegável), estão a realizar uma boa temporada mas houveram jogadores da mesma posição que mostraram bem mais nesta 1ª volta.

      • oMeuUserName
        Posted Janeiro 18, 2019 at 2:11 pm

        Exacto! Compreendo que quem só vê 3 jogos por jornada fique com a ideia de que eles estão entre os melhores, mas eles jogam todas as semanas, e não apenas 3 vezes por volta. Para mim, Nakajima nem tem sido o melhor do Portimonense. Jackson e Paulinho têm muito mais influência no jogo da equipa, surgindo o japonês como desequilibrador no último terço, mas com vários jogos apagado já esta época. Galeno começou a todo o gás e recentemente tem voltado a ganhar protagonismo, mas esteve numa série de 6/7 jogos fracos, onde a própria equipa se ressentiu disso e esteve muito tempo sem ganhar. Mas são obviamente 2 grandes jogadores, simplesmente não estiveram assim tão acima dos restantes como muita gente quer fazer parecer.
        Saudações do lado de cá da Morreira e boa sorte para logo ;)

  • Pipo
    Posted Janeiro 18, 2019 at 10:21 am

    Não sigo os jogos do Belenenses, por isso não sei qual o rendimento apresentado pelo Fredy, mas duvido muito que tenha estado melhor que o Corona, que é, na minha opinião, o melhor jogador do Porto até ao momento. De resto não discordo, só ponho a dúvida na posição de GR, pois o Muriel tem estado muito bem também.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 18, 2019 at 10:59 am

      O rendimento do Fredy não foi melhor que o do Corona ao longo da primeira volta… foi muito melhor!

    • Littbarski
      Posted Janeiro 18, 2019 at 10:46 am

      O Muriel tem alternado boas exibições com outras muito más.
      Por exemplo, nos jogos com Porto e Braga teve abordagens infelizes que valeram golos aos adversários. Tenho falado com amigos, adeptos do Belenenses, que me dizem que não têm muita confiança no jogador, por ser tão inconstante.

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 18, 2019 at 9:23 am

    Concordo em absoluto com este onze. Destacar só o Fredy que, aos 28 anos, atingiu um nível que já ninguém esperaria que alguma vez chegasse. Mérito de Silas que se tem revelado um belíssimo treinador, embora tenha o handicap de apenas ter o nível II de treinador e para treinar uma equipa numa competição europeia tem de ter o nível IV para ir para o banco. Portanto, para os próximos 2 anos será muito difícil para o Silas dar o salto, e quem esfrega as mãos é a Belenenses SAD.

    Fazendo um onze suplente: Douglas, Kalindi, Rúben Dias, Mathieu, Alex Telles, Wakaso, Chiquinho, Tozé, Rafa, Wilson Eduardo, Bas Dost

    • Littbarski
      Posted Janeiro 18, 2019 at 10:43 am

      Sempre gostei muito do Fredy e acho que se ele não tem saído para Angola com 22 anos teria tido uma carreira bem melhor.
      Podia não chegar a um grande, mas tinha qualidade para ter jogado num clube como o Braga e ter feito a diferença no nosso campeonato como está a fazer hoje em dia.

  • Turiacus
    Posted Janeiro 18, 2019 at 9:14 am

    Muitas boas escolhas para este 11 principalmente tendo em conta que não foste pelo caminho “fácil” de colocar apenas jogadores dos 4 primeiros classificados e escolheste vários jogadores que realmente merecem a presença aqui.
    Apenas colocaria o Galeno ou o Nakajima no lugar do Brahimi apenas porque acho que o argelino não tem feito jogos assim tão bons para merecer esta presença. Em relação ao Freddy não vi o suficiente para realmente concluir se merece ou não esta presença, como tal, colocaria o Corona no lugar dele embora ainda tenho feito um par de jogos como lateral.
    Gostava também de destacar a falta de qualidade no nosso campeonato na posição de defesa direito, o jogador nesta posição acaba por ser o menos mau.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 18, 2019 at 7:36 am

    Helton Leite, Kalindi, Militão, Mathieu, Grimaldo, Danilo, Bruno Fernandes, Fredy, Galeno, Marega e Dyego Souza

    XI suplente: Muriel, Sacko, Felipe, Fábio Cardoso, Sequeira, Loum, Gedson, Corona, Nakajima, Jonas e Vinicius.

  • Sancho
    Posted Janeiro 18, 2019 at 2:20 am

    No geral concordo com o 11, boas escolhas.
    Acho que apenas trocava o GR por Muriel, mas aceita-se perfeitamente qualquer um dos dois.
    Nakajima também estaria a espreitar uma oportunidade.
    De resto algumas menções honrosas: Xavier, Chiquinho, Reinildo, Osama Rashid, Tomané, Fernando Andrade, Galeno, Marega, Jonas, Claudemir, Rochez, Nuno Sequeira. Devem faltar basantes mas foram os que me vieram à cabeça em primeiro lugar.

  • Magico8
    Posted Janeiro 18, 2019 at 1:24 am

    Iker
    Goiano
    Felipe
    Militão
    Grimaldo
    Danilo
    Bruno Fernandes
    Zivkovic
    Galeno
    Dyego Sousa
    Carlos Vinicius

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Janeiro 18, 2019 at 12:51 am

    Só trocava o Helton pelo Vlachodimos e o Vinicius pelo Jonas/Marega/Seferovic

  • van Dijk
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:56 pm

    Helton; Kalindi, Felipe, Militão, Grimaldo; Pedro Sá, Bruno Fernandes; Zivkovic, Galeno, Vinicius e Dyego.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:44 pm

    Excelentes escolhas do Rodrigo, a sair um pouco daquela base que são os 3 Grandes. Na baliza, confesso que o único jogo que vi do Helton foi contra o Porto e esteve a um excelente nível, portanto aceito a sua escolha. A nível do médio defensivo, não conheço bem o Loum, mas vou ficar atento nos próximos jogos. A extremo esquerdo, aceito o Brahimi, mas talvez colocasse lá o Galeno ou o Nakajima. O Brahimi não está a fazer uma super época (apesar disso chega para ser o melhor deles todos), logo talvez escolhesse um dos outros 2 que têm sido bastante mais regulares que o argelino. De resto, penso que é tudo bastante consensual.

    E aproveitando a deixa do Demadrogue, o meu XI suplente seria:
    GR: Casillas (raramente é chamado a intervir, mas quando é não comete erros)
    DD: Manafá (sei que tem jogado a DE, mas sendo destro, pode muito bem jogar a DD)
    DC: Mathieu (monstro de central)
    DC: Fábio Cardoso (tem me impressionado)
    DE: Alex Telles (não está na melhor forma – também nunca descansa – mas pode mudar um jogo com uma assistência magistral)
    MDef: Wakaso
    MC: André André (abrandou, mas teve um excelente início de época)
    ED: Corona (finalmente consistente)
    EE: Nakajima/Galeno
    PL: Bas Dost e Bryan Rochez

    • AngeloGJ
      Posted Janeiro 18, 2019 at 11:00 am

      Fabio Cardoso vale mesmo alguma coisa?

    • Kacal
      Posted Janeiro 17, 2019 at 11:53 pm

      Sendo este o melhor 11 da 1ª volta, parece-me ser o 11 que mais rendeu, logo não punha Telles. Caso contrário, Jonas teria que estar no 11 em vez do Rochez.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 18, 2019 at 8:38 am

        Este seria o meu XI suplente ao XI do Rodrigo, com o qual concordo em quase tudo. Não coloquei o Jonas porque já falhou vários jogos (sim, por lesão, mas a verdade é que falhou).

        • Kacal
          Posted Janeiro 18, 2019 at 1:34 pm

          Lá está, o que eu quis dizer é que isto é o melhor 11 da 1ª volta, não o melhor 11 geral. Se for o melhor 11 geral, temos que por Telles e Grimaldo como titular e suplente, temos que por Jonas na frente, etc, etc. Assim seria Casillas a titular e não Helton Leite. Daí que não ache que o Telles tenha feito uma 1ª volta tão boa para entrar, tem estado abaixo do que pode fazer. Preferia por o Manafá na esquerda e o Kalindi do Nacional na direita, por exemplo.

  • Chico
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:31 pm

    Boas escolhas. Trocava Fredy por Nakajima e Felipe por Mathieu.

  • AnalistaVerde
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:30 pm

    Acredito que o Sporting vai fazer a melhor 2ªvolta dos 3 grandes, pois tem o calendário mais acessível e com Idrissa Doumbia e um Le que ainda virá, acredito que seja melhor que Acuna e a equipa vai melhorar individual e coletivamente, tenho dúvidas em relação ao Keizer, sobretudo na adaptabilidade do modelo aos adversários, mas acredito que o Sporting ainda consiga o 2º lugar e aperte os calcanhares ao Porto.

    Quanto aos 11, escolheria Renan, Goiano, Mathieu, Militão, Grimaldo, Fesja, Herrera, Nani, Brahimi, Bruno Fernandes e Jonas.

    • Daiuca
      Posted Janeiro 18, 2019 at 12:19 pm

      Nani? Fejsa? Isso é por nomes é? E só pq jogam nos Grandes.. Acho que vives ainda meio na fantasia se achas mesmo q o sporting vai fazer grande 2da volta.

    • Pedro Leal
      Posted Janeiro 18, 2019 at 9:53 am

      Não era este user que dizia que o Keizer era dos melhores treinadores do Mundo e que o Sporting tinha o melhor plantel de Portugal? Os tiques de grandeza que alguns sportinguistas sentiram só por causa de umas goleadas.
      O Sporting para crescer tem de fazer muito trabalho e o Keizer parece ser bom treinador agora se querem competir realmente com o Porto e com o Benfica têm de melhorar bastante a qualidade do plantel.

    • Chico
      Posted Janeiro 18, 2019 at 12:47 am

      Então, o Sporting tem pior plantel que Braga (tal como o AnalistaVerde defendeu no post anterior), mas com ajustamentos minor pode ultrapassar Braga e Benfica e quase desfazer uma diferença de 8 pts. para com o líder?

    • JoaoMiguel96
      Posted Janeiro 17, 2019 at 11:41 pm

      Agora já há dúvidas? Então mas o coletivo não era dos melhores do mundo?

      • AnalistaVerde
        Posted Janeiro 18, 2019 at 12:19 am

        Qualquer um dizia o mesmo depois daquele início, mas contra autocarros tem-se visto imensas debilidades deste modelo, eu sinceramente não acho o nosso plantel inferior aos rivais, se calhar até é superior, mas Keizer não está a aproveita-lo da melhor forma.

        Miguel Luís é talvez o melhor médio-centro que temos e praticamente nem joga, Luiz Phelyphe já devia ter sido mais vezes utilizado, Jovane desapareceu também e não se percebe o porquê.

        Temos pelo menos 12,13 jogadores de boa qualidade e isso seria suficiente para vencer as competições internas e fazer uma boa prova europeia, o Porto mostrou isso na última época, o Keizer tem de fazer mais contra equipas de bloco baixo, senão vai ser um problema, especialmente fora.

        Não podemos sofrer golos em todos os jogos e não podemos perder com o Tondela a jogar com +1 durante 40 minutos.

        Estamos a reforçar bem o plantel, mas o que me preocupa é o treinador, sinto que podiamos ser campeões com um Silas ou Abel, o Abel no Braga com Vianas, Wilson Eduardos, Tiagos Sás e tem melhores resultados que nós.

        • JoaoMiguel96
          Posted Janeiro 18, 2019 at 12:31 pm

          Não, ninguém disse isso sem seres tu. Chama-se ter o mínimo de noção.

          Não, o Miguel Luís não é o melhor médio centro do plantel. Wendell é muito superior ao rapaz em tudo. É um miúdo com muito potencial, mas por enquanto é só isso.

          Dentes que podíamos ser campeões com “um Silas ou um Abel”? O plantel é assim tão bom? Só falta dizer que até o Mota era campeão com este plantel.

        • Gil Rodrigues
          Posted Janeiro 18, 2019 at 12:05 pm

          Miguel Luis: “melhor médio-centro que temos” e depois dizer que “não acho o nosso plantel inferior aos rivais, se calhar até superior”

          devemos concluir, então, que o Miguel Luis é melhor que Herrera, Oliver Torres, Gedson, Pizzi, Fransérgio ou até o Octávio, Gabriel ou João Novais?

  • ACT7
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:30 pm

    Concordo com quase todas estas escolhas.
    Compreendo a escolha do Helton Leite, mas optaria pelo Casillas, que também têm feito bons jogos.
    Felipe e Militão é uma dupla muito boa, até podemos coloca-los num patamar bem alto a nível europeu.
    Goiano, o menos mau, muitas vezes até actua como 3º central.
    Grimaldo, não sei até que ponto não se pode considerar um dos melhores jogadores do campeonato, é o jogador que mais aparece no 11 da semana, 6 vezes.
    Fredy têm estado em destaque também no Belenenses, a sua qualidade vêm ao de cima numa equipa que joga muito bem. Rafa ou Salvio podiam ter entrado nas contas, mas os problemas físicos estragaram-lhe uma possível entrada no 11.
    Brahimi, se mantiver o nível o Porto está sempre mais perto de ganhar, grande época também.
    Carlos Vinícius, que pena já ter contrato com o Nápoles, grande jogador.
    Dyego, também pode entrar no lote dos melhores da liga nesta primeira fase.

    Queria destacar que neste 11 apenas temos 5 jogadores de Benfica, Porto e Sporting, se as épocas fracas de Benfica e Sporting ajudam a explicar muita coisa, as boas épocas de Belenenses, Moreirense e o Braga (está cada vez mais próximo dos 3 ditos grandes) também é uma boa notícia para o nosso futebol.
    Equipas como o Vitória SC, Belenenses, Moreirense, Portimonense, Santa Clara e num patamar a baixo Nacional e Tondela, estão a fazer épocas bastante interessantes, principalmente a nível de futebol jogado.

  • Enzo Perez
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:25 pm

    Vlachodimos; Sacko, R. Dias, E. Militão e A. Telles; Danilo, Gedson, Rafa e Brahimi; Jonas e Marega.

  • Demadrogue
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:19 pm

    Muito bom onze.

    Se houvesse um XI suplente, escolheria Casillas, um lateral direito à sorte, Mathieu, Gonçalo Silva (para premiar a segunda melhor defesa do campeonato), Alex Telles (menção honrosa para Florent), Wakaso/Loum, Oliver (foi peça fundamental no melhor período do Porto), Chiquinho, Corona (com menções honrosas para os dois Bertos) e Bas Dost.

    • Dennis Bergkamp
      Posted Janeiro 17, 2019 at 11:32 pm

      Essa menção honrosa para Florent… Percebo porque, na minha opinião, é um dos melhores, senão o melhor, LE extra 3 grandes. Mas, incompreensivelmente, tem cedido o lugar a Rafa em quase todas as partidas do Vitória SC. Portanto acho que não faz muito sentido, Demadrogue.

      • Demadrogue
        Posted Janeiro 18, 2019 at 12:58 am

        Acho que é a minha revolta contra a decisão do Luís Castro haha

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 18, 2019 at 12:36 pm

          Não foi bem uma decisão do Luís Castro… O Florent começou a temporada a titular, fez bons jogos, mas antes do jogo contra o Portimonense lesionou-se e só regressou ao ativo 2 meses depois, numa altura em que a equipa estava a meio da sequência de 12 jogos sem perder e já estava com o onze consolidado. Não fosse a lesão e hoje seria o titular.

          PS: também o acho bem mais jogador que o Rafa Soares

    • Demadrogue
      Posted Janeiro 17, 2019 at 11:20 pm

      Esqueci-me de extremo esquerdo: Nakajima ou Galeno.

  • Dennis Bergkamp
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:18 pm

    Penso que o 11 está perfeitamente aceitável. Talvez colocasse Marega no lugar de Fredy ou Vinicius, pela preponderancia que o mesmo tem no atual 1º classificado da liga, mas qualquer um dos 3 parece me justo. Corona poderia estar no lugar de Goiano também, mas talvez seja demasiado forçado, visto que não é a sua posição natural. Gostei muito do destaque a Helton Leite, merecidíssimo.

  • Kacal
    Posted Janeiro 17, 2019 at 11:12 pm

    Só tenho duvidas no GR e no extremo direito, no resto até concordo. Percebo a escolha por Fredy devido a considerarem Nani, Nakajima, Rafa e Galeno como extremos esquerdos, mas mesmo assim punha qualquer um deles em vez do Fredy, mesmo na direita, até porque Nani e Rafa podem jogar lá.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 18, 2019 at 9:15 am

      Não concordo. Mesmo considerando qualquer um desses nomes para extremo direito, a época de Fredy tem sido superior a qualquer um deles.

      • Kacal
        Posted Janeiro 18, 2019 at 1:41 pm

        São opiniões, mas eu discordo. Atenção que acho discutível e o Fredy é uma boa escolha, está realmente a fazer uma época bastante boa sendo um dos destaques de um Belenenses em foco. Em termos de números o Nani tem os mesmos (6 golos e 3 assistências) e o Nakajima tem menos 1 golo, mas mais 2 assistências (5 golos e 5 assistências), o Rafa tem menos 1 golo e 2 assistências, mas tem estado lesionado, antes da lesão estava a jogar muito bem e ser muito influente no jogo ofensivo do Benfica, numa equipa que pouco ou nada jogava colectivamente. Jogar num dos três “grandes” é diferente de jogar no Belenenses e o Nakajima joga muito, teve peso em jogos contra o três “grandes”. Mas aceito a tua opinião e respeito, claro.

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 18, 2019 at 2:49 pm

          Penso que a influência do Fredy esta temporada no Belenenses vai muito para além dos números (bem interessantes) que apresenta. E junta a isso uma maior regularidade que esses nomes. Não fosse a lesão e Rafa estaria no seu lugar, mas perdendo todo este tempo seria injusto ignorar o Fredy em detrimento do Rafa.

          Cumprimentos!

          • Kacal
            Posted Janeiro 18, 2019 at 4:30 pm

            Sim, mas eu realcei que os números foi só um complemento. Rafa aceito que pela lesão fique de fora e se permeie o Fredy, mas Nani e Nakajima poderiam estar no seu lugar, a meu ver. Mas lá está, é discutível.

            Cumprimentos!

Deixa um comentário