Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor 11 de 2013 para os leitores do Visão de Mercado

Imagem enviada pelo leitor Fábio Teixeira

Os leitores do VM responderam ao desafio de votar nos melhores de 2013 e elegeram Neuer, Lahm, Alaba, Pepe, Thiago Silva, Pirlo, Yaya, Ozil, Bale, Ronaldo e Súarez para o melhor 11 do último Ano. Sem surpresa Jupp Heynckes foi o técnico mais votado.
Algumas notas:
– Messi (batido por Suárez) e Ribéry (superado por Ronaldo) que são finalistas à Bola de Ouro 2013 não figuraram sequer na melhor equipa do Ano para os leitores do VM. Até se percebe, já que numa equipa equilibrada e sem 4 avançados e 3 extremos como é moda neste tipo de prémios, não era justo colocar Ribéry e Ronaldo no mesmo 11, quando ambos actuam na mesma posição, o mesmo acontece com Suárez e Messi;
– Neuer, Ronaldo, Thiago Silva Alaba e Lahm parecem ser indiscutíveis, para os leitores do VM. Superaram os seus adversários nas respectivas posições com pelo menos 75% dos votos;
– Pirlo (30% dos votos) bateu Schweinsteiger (27%) e Matic (23%) na posição de melhor médio defensivo;
– Bale, apesar do estatuto de melhor jogador da última Premier League, foi na nossa opinião a principal surpresa nas sondagens (contávamos que Robben tivesse mais votos);
– Pepe (que também joga do lado esquerdo quando tem Varane ao lado) e Ozil são os nomes mais discutíveis neste 11; Principalmente Muller merecia mais reconhecimento pelo que fez no Bayern;
– O VM errou ao colocar Thiago Silva como central do lado esquerdo na sondagem, já que o brasileiro actua sempre do lado direito;
– No que diz respeito aos treinadores, não surpreendeu o 1º lugar inequívoco de Jupp Heynckes, já o 2º lugar de Simeone à frente de Klopp traduz bem o momento que vive o argentino em termos de reconhecimento mundial. 

78 Comentários

  • Manuel
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:11 pm

    acho genial que este 11 do ano não inclua o Messi! Concordando ou não, só revela a liberdade e variedade de opinião do Visão de Mercado! Parabéns por isso! :)

  • Mike Portugal
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:14 pm

    A única alteração que fazia seria tirar o Ozil para meter o Messi. Para mim o Argentino tem que estar sempre num top 11, mesmo tendo estado lesionado algum tempo.

  • Pedro Fakir
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:14 pm

    Acho que o Ribery deveria estar no onze, talvez em vez do Bale…. ele ganhou tudo….

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:15 pm

    Como pode Messi não estar na lista no lugar do Suarez? Ou do RIbery no lugar do Bale?
    Não entendo tambem a inclusão do Pepe? será que é pq se trata de um portugues? Pois até o Varane foi melhor que ele.
    Do mais, é um bom time.

    Natan Fox

    • Tiago Quintas
      Posted Janeiro 2, 2014 at 4:29 pm

      O Suarez tem estado numa forma incrível em que pouco fica a dever a Ronaldos e Messis, e o Messi passou metade do ano lesionado, talvez seja daí.

      Concordo que o Pepe não é a melhor escolha.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 4:33 pm

      ribery estava a concorrer para a outra ala

    • Anónimo
      Posted Janeiro 2, 2014 at 7:49 pm

      Tiago Quintas eu não gosto do Messi, mas dizer que ele passou metade da época lesionado é um exagero, e sendo assim tem que se ter em conta a suspensão do Suarez por condutas anti desportivas. Como se trata da equipa do ano (civil) faz mais sentido aparecer o Messi na vez do Suarez.
      Já o Pepe não percebo como ele aparece no 11, visto que para central existem vários jogadores com qualidade superior.
      Incluir o Ribery na outra ala não será estranho visto que é impossível deixar um jogador com tanta qualidade fora da equipa do ano.
      Por fim, apesar da enorme qualidade do Pirlo, o Schweinsteiger foi superior sem dúvida.

      tiagohez

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:15 pm

    gareth bale? nao consigo concordar. o que fez ele? qualificou-se para a liga europa. acho injusto estar o cuadrado na lista e nao, por exemplo, di maria. esta o extremo direito do barça (meia final da champions), do bayern (vencedor), dortmund( finalista), e nao esta o do real?

    ribery nao aparece porque discute o lugar com o ronaldo. messi nao aparece porque… e messi.
    aqui se ve alguma falta de coerencia. se suarez e dos melhores do mundo, nao ha duvida, mas se pode ganhar esses premios… nao. suarez nao ganhou nada, nem para a europa se qualificou. messi foi as meias da champions e foi campeao espanhol e nem fica no11 ? messi marcou mais golos que suarez.
    quero ver qual e a desculpa agora para nao terem votado no messi.
    o problema e que depois sao os mesmo que dizem que ronaldo e perseguido.

    • Filipe
      Posted Janeiro 2, 2014 at 5:23 pm

      eu nao votei em Messi simplesmente porque esteve metade da epoca lesionado e nos jogos importante nao apareceu, mas tambem nao votei em suarez.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 5:27 pm

      o messi so nao apareceu contra o bayern. mas ai do barça ninguem apareceu

    • joão delgado
      Posted Janeiro 2, 2014 at 6:01 pm

      o messi esteve 3 meses lesionado e mesmo assim marcou mais que o suarez. E mais assistências. Levou o barcelona às costas mesmo manco. E no entanto :)

    • Filipe
      Posted Janeiro 3, 2014 at 4:27 am

      Mosqueteiro e contra o milan em italia? e contra o psg onde fez 2 maus jogos(Apesar de ter marcado 1 golo que é o mais importante)? Não diga que foi so contra o Bayern porque nao é verdade. mas respeito quem o escolha para o 11, mas para mim nao, e olhe só uma coisa, Messi é dos jogadores que mais gosto e Barça é o meu clube :)

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 3, 2014 at 1:43 pm

      contra o milan ele compensou depois. contra o psg ele entrou lesionado. mas so me estou a lembrar de um dos jogos. e provavel que no outro nao tenha aparecido, sim

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:16 pm

    ate mesmo o ibra merecia mais

  • Pedro
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:16 pm

    votaçao completamente inflacionada… o pepe e o pirlo nao merecem tar na equipa a comparar com os concorrentes

  • Cláudio Valério Oliveira
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:17 pm

    É um bom onze. Só a presença do Pepe é que é muito discutível…

  • Danilo Botelho
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:19 pm

    Acaba por ser mais um onze de popularidade do que o melhor onze de 2013 ;)

  • Fábio Caldas
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:21 pm

    GR Neuer
    DD Lahm
    DE Alaba
    DC Thiago Silva
    DC Hummels
    MD Pirlo
    MC Schweinsteiger
    MA Gotze
    AE Ronaldo
    AD Muller
    PL Lewandowski

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:23 pm

    Melhor Treinador:

    Diego Simeone
    628 (15%)

    Jupp Heynckes
    2857 (71%)

    Jurgen Klopp
    392 (9%)

    Rafa Benitez
    18 (0%)
    Scolari
    78 (1%)

    Votos apurados: 3973

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:24 pm

    Melhor guarda-redes:

    Neuer
    3201 (79%)

    Courtois
    447 (11%)

    Víctor Valdés
    88 (2%)

    Petr Cech
    116 (2%)

    Gianluigi Buffon
    175 (4%)

    Votos apurados: 4027

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:24 pm

    Se bem me lembro a minha votação foi:

    Neuer

    Lahm
    Subotic
    Thiago Silva
    Alaba

    Schweinsteiger
    Yaya

    Robben
    Ronaldo
    Ozil
    Messi

    A presença de Pepe justifica-se pela nacionalidade, de resto não faz sentido nenhum.

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:24 pm

    Melhor lateral direito:

    Lahm
    3290 (83%)

    Zabaleta
    191 (4%)

    Lichtsteiner
    76 (1%)

    Ivanovic
    157 (3%)

    Daniel Alves
    244 (6%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:26 pm

    Melhor lateral esquerdo:

    Alaba
    3271 (85%)

    Leighton Baines
    211 (5%)

    Jordi Alba
    244 (6%)

    Felipe Luís
    51 (1%)

    Maxwell
    36 (0%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:27 pm

    Melhor central

    Sérgio Ramos
    198 (5%)

    Godin
    44 (1%)

    Thiago Silva
    2946 (78%)

    Giorgio Chiellini
    170 (4%)

    Dante
    393 (10%)

    Melhor central:

    Jérôme Boateng
    580 (15%)

    Neven Subotic
    1375 (36%)

    Pepe
    1466 (39%)

    Miranda
    119 (3%)

    Per Mertesacker
    206 (5%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:27 pm

    Melhor médio defensivo

    Javi Martínez
    375 (10%)

    Busquets
    302 (8%)

    Pirlo
    1152 (30%)

    Bastian Schweinsteiger
    1044 (27%)

    Matic
    861 (23%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:27 pm

    Melhor médio:

    Vidal
    743 (19%)

    Ramires
    210 (5%)

    Yaya Touré
    1691 (45%)

    İlkay Gündoğan
    652 (17%)

    Pogba
    427 (11%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:28 pm

    Melhor médio ofensivo ou 2º avançado

    Thomas Müller
    691 (18%)

    Mesut Özil
    2274 (61%)

    Óscar
    95 (2%)

    Henrikh Mkhitaryan
    76 (2%)

    Mario Götze
    551 (14%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:29 pm

    Melhor extremo esquerdo:

    Ribéry
    118 (3%)

    Cristiano Ronaldo
    3552 (93%)

    Marco Reus
    52 (1%)

    Eden Hazard
    26 (0%)
    Neymar
    32 (0%)

  • Fábio Caldas
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:29 pm

    Não compreendo a inclusão de Pepe, Bale e Suarez. Bale foi decisivo no Tottenham, mas mais depressa se coloca Muller no seu lugar, já que sendo Ribery Ala Esquerdo não faz sentido passa-lo para a direita. Suarez falhou bastantes jogos e apesar de estar num momento de forma inacreditável, os últimos 3 meses do ano não atenuam o que se passou nos outros 6, em que no geral, podemos dizer que tanto Lewandowski como Ibra foram superiores. Pepe não está sequer nos 5 melhores centrais do ano, a dupla de centrais do Dortmund, Dante, David Luiz (mesmo sem ter jogado tanto neste início de época) foram superiores ao "português". Concordo com a presença do Pirlo no 11, porque mesmo sendo um jogador discreto, consegue jogar sempre a um grande nível, e o futebol que a Juventus joga deve-se em muito a ele.

    Uma coisa que também acho mal, é a falta de coerência ao nomear Bale como melhor médio ofensivo da temporada passada (já na altura tinha dito que Mata merecia muito mais o prémio, e que Bale era um extremo) e que agora, quando nem 1000 minutos tem na temporada, passa de melhor MO a melhor AD. Lá porque o galês tem um futuro brilhante pela frente, não quer dizer que mereça figurar no 11 do ano nem no 11 da temporada passada. Para isso punha-se Messi ao meio e o Ozil a descair na direita, que foi como fez muitas vezes a temporada passada no Real, mesmo apesar ser 10.

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:30 pm

    Melhor extremo direito

    Jakub Błaszczykowski
    55 (1%)

    Gareth Bale
    2410 (65%)

    Juan Cuadrado
    54 (1%)

    Pedro Rodríguez
    62 (1%)

    Robben
    1107 (30%)

  • Visão de Mercado
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:30 pm

    Melhor avançado:

    Messi
    937 (24%)

    Diego Costa
    289 (7%)

    Ibrahimovic
    891 (23%)

    Suárez
    1057 (27%)

    Robert Lewandowski
    602 (15%)

    Votos apurados: 3776

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:43 pm

    A minha votação foi:

    GR: Neuer
    DD: Lahm
    DC: Subotic
    DC: Thiago Silva
    DE: Alaba
    MDC: Schweinsteiger
    MC: Yaya Touré
    MO: Thomas Muller
    ED: Robben
    EE: Ronaldo
    PL: Suarez

    Cumprimentos,
    Luís

  • Ricardo Graça
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:53 pm

    A meu ver, o caso mais flagrante é a ausencia de Messi. Compreendo que seja dificil sermos imparciais quando temos um jogador portugues a disputar ano sim, ano sim o titulo de melhor do mundo com o Messi, mas creio que os dois estão num nivel acima de todos os outros jogadores da actualidade. Como tal, o facto do Messi não ter tido um ano tão bom e de estar lesionado, não lhe tira dimensão que justifique que um jogador como o Suarez, que explodiu no fim deste ano, esteja neste onze no lugar do argentino.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 2, 2014 at 4:59 pm

    Pepe e Pirlo?!…Gosto muito dos dois,em especial do Pirlo mas…

  • Kacal l
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:08 pm

    O meu 11 seria com o Schweinsteiger e Ribéry nos lugares do Pirlo e Bale, nos centrais, o Thiago Silva é indiscutível e o outro há várias hipóteses, nenhum se sobressaiu muito em relação aos outros, mas, a minha escolha é o Ivanovic para formar dupla com o Thiago Silva, o resto, também votei neles, embora o Messi também mereça sempre estar no 11 do ano, esteve bastante tempo lesionado e a última imagem é sempre a fica na memoria.
    O meu 11, a minha opinião:

    GR: Neuer
    DD: Lahm
    DC: Ivanovic
    DC: Thiago Silva (costuma jogar na direita, mas, tenho que o colocar na esquerda para utilizar o Ivanovic)
    DE: Alaba
    MDF: Schweinsteiger
    MC: Yaya Touré
    MO: Mesut Özil
    ED: Ribéry (pode muito bem jogar deste lado)
    EE: CR7
    PL: Luís Suárez

    • MM
      Posted Janeiro 2, 2014 at 5:33 pm

      estou de acordo em todo o 11 excepto no ivanovic. não faz qualquer sentido meter o sérvio a central quando ele jogou 99% dos jogos a lateral direito. eu metia o thiago silva do lado direito e o hummels do lado esquerdo. tirando o thiago silva, penso que não houve um central que se tenha destacado por aí além e por isso já estamos no campo das preferências de cada um. hummels é para mim um dos melhores centrais do mundo, logo era o que punha no melhor onze do ano. de resto, repito, concordo com tudo, apesar de ser um pouco patriota não meter o messi, se fomos analisar as estatísticas do messi este ano, mesmo tendo estado lesionado algum tempo, era muito difícil não o meter num onze ideal.

    • joão delgado
      Posted Janeiro 2, 2014 at 5:57 pm

      o que fica na memória é o ano todo. Janeiro não está assim tão distante caramba :)

    • Kacal l
      Posted Janeiro 2, 2014 at 6:08 pm

      MM, concordo com o Hummels, mas, este é o meu 11, não digo que seja o melhor, acho que o Ivanovic fez um excelente ano e prefiro "arrasta-lo" para o centro do que por outro central, acho que não houve quem se destacasse e é difícil escolher só um.
      Quanto ao Messi, não é por ser Patriota, até por que eu disse que o Messi merece e é difícil não o ter no melhor 11 do ano, mas, pela lesão que teve e como a última imagem é a que fica na memoria, escolhi o Suárez que é um jogador que aprecio bastante, dos meus preferidos, mas, o Messi também merece.

  • João Lains
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:10 pm

    A posição de defesa central era a que gerava mais dúvidas porque os grandes centrais tiveram uma temporada anormalmente má quando comparada com os tempos mais recentes (Ramos, Piqué, David Luiz, Hummels ou Pepe) enquanto outros sofreram mais problemas físicos do que é habitual (Kompany ou Chiellini). A presença de Thiago Silva era indiscutível. Nos principais campeonatos, Vertonghen terá sido dos que se exibiu em melhor nível até mais que o Dante que esteve em todas as conquistas do Bayern e da selecção brasileira. No entanto eu optava por desviar o Ivanovic para o eixo central.

    Também é importante olhar para as percentagens de voto, nas posições de médio defensivo e ponta de lança, antes de criticar ou dizer que alguma escolha foi absurda. O Schweinsteiger que na minha opinião era o mais justo vencedor não ficou muito longe do Pirlo. Acho que Vidal também merecia mais crédito por uma excelente época na Juventus mais que o Yaya Touré que teve uma primeira metade do ano bastante discreta. No ponta de lança as votações também foram muito divididas, Messi, Ibrahimovic, Lewandowski ou Suaréz qualquer um merecia.

  • César
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:14 pm

    Trocaria o Pepe pelo kompany. Só quero fazer um reparo. Se esta votação fosse feita à 1 mês e meio atrás, era o Aguero o PL, e não o Suaréz. E se fosse feita à 3 meses, seria o Ibra. Só mostra como para muitos "fans" a opinião muda como quem muda de cuecas. Glory hunters

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:20 pm

    Trocava Juup Heynckes por Diego Simeone, porque a votação é para o ano de 2013 e não para a época 2012/2013. E o alemão não treinou na segunda metade do ano.
    Em relação aos jogadores é basicamente esse o 11 que elegia. Com a ressalva de Thiago Silva atuar sobre o lado direito (mas manter a posição no 11), sobrava Dante para emparelhar com ele do outro lado. E talvez trocasse, também, Pirlo por Schweinsteiger. Concordo com tudo o resto.
    Messi esteve muito tempo fora de competição durante este ano civil e, atuando ele como ponta de lança, seria injusto colocá-lo na extrema direita, só para figurar nos eleitos. É ilógico. Não teve um ano bom, não faz parte da equipa do ano. Simples.
    SL

  • Kami
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:26 pm

    Uma votação feita por portugueses…enfim…

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 3, 2014 at 3:43 am

      Os mesmos que se queixam dos estrangeiros por supostamente ostracizarem Ronaldo e fazem exatamente o mesmo com Messi.

  • Sancho
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:34 pm

    Para aqueles que dizem "não percebo a inclusão de…" reparem que foram os leitores que escolheram, com cerca de 4000 votantes para cada posição.

    Eu pessoalmente também não concordo com o Pepe e Pirlo, e acho o Toure e Bale discutíveis.

    Para quem se queixa da falta do Messi pergunto o seguinte: podiam escolher uma equipa dia 1 de Janeiro de 2013 (sabendo de antemão a forma dos jogadores ao longo do ano, lesões, etc). Quem é que escolhiam para avançado? Eu escolhia claramente o Suarez. Até acho que escolhia o Aguero e Ibra antes do Messi, que teve um ano com lesões e foi pouco decisivo.

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:38 pm

    Gostei da humildade a ponto de admitir o erro de colocar o Thiago Silva no lado esquerdo do eixo central da defesa. Eu próprio também me deparei com esse contra-censo.

    GR: Manuel Neuer
    DD: Philipp Lahm
    DC: Thiago Silva
    DC: Giorgio Chiellini
    DE: David Alaba
    MC: Bastian Schweinsteiger
    MC: Arturo Vidal
    MO: Mesut Özil
    ED: Gareth Bale
    EE: Cristiano Ronaldo
    AV: Lionel Messi

  • jaynaz
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:44 pm

    Neste 11 eu meteria Robben no lugar de Bale e talvez Muller no lugar de Ozil e uma possível troca de Pirlo por Vidal ou Schweinsteiger.
    Não sou fã de Messi, mas respeito-o como o jogador que é, mas agora dizerem que ele deveria estar aqui independentemente do que jogou é estúpido pois isto é o Melhor 11 do Ano, não o Melhor 11 de todos os tempos.

  • Julio
    Posted Janeiro 2, 2014 at 5:46 pm

    É tudo discutível, mas para mim não faz qualquer sentido meter Ozil no seu pior ano dos últimos 3 ou 4. Certo que nesta votação não é dos lugares com mais concorrência, mas o alemão teve um ano em que o seu génio apareceu poucas vezes.

    Para GR, Neuer merece, embora Valdes seja algo desvalorizado. Ambos estiveram em grande este ano (ao contrário de outros anos o espanhol com mais trabalho).

    Os laterais penso que é quase óbvio. Concordo com o escolhido.

    Nâo é fácil escolher o central ao lado do Thiago, Pepe é uma boa escolha, mas para mim seria mais justo Miranda ou Godin, ambos tiveram um 2013 fantástico.

    No meio-campo, Pirlo também não me parece justificar a sua presença, Yaya parece-me justo e Ozil como já tinha dito parece-me um disparate. Busquets/Matic e Muller nos seus lugares.

    No ataque punha Ibra em vez de Suarez, embora o uruguaio esteja imenso nos últimos 2 meses.

    Para treinador sem dúvida Simeone.

    Penso que alguns não diferenciam entre 2013 e 2012/13.

    Agora, o 11 que escolheria sem me restringir às posições do VM:

    GR: Neuer
    LD: Lahm
    DC: THiago Silva
    DC: Miranda
    LE: Alaba
    MC: Vidal
    MC: Yaya
    EE: Ronaldo
    ED: Ribery / Bale
    2ºA: Muller / Messi
    PL: Ibra / Lewandowski

  • CRF
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:07 pm

    discordo de Pepe e Pirlo e refleti isso na minha votação na altura.. Subotic foi bem superior a Pepe. Na Juve quem manda é Vidal, Pirlo vai ser sempre um senhor jogador mas não sou adepto de votos por simpatia.

    VM, seria interessante colocarem a vossa escolha dentro do próprio post para comparar a vossa opinião com a da generalidade dos vossos leitores.

  • Kafka
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:11 pm

    Isto seria sempre uma escolha muito subjectiva pois cada um tem a sua opinião e visão do que é o jogo, e para mais sendo um blog português, é normal que o Pepe apareça, e que o MEssi não esteja, pois é perfeitamente normal que não haja o distanciamento e imparcialidade devidos para uma votação destas…

  • Luís Borges
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:20 pm

    Não concordo com grande parte das votações, mas isso é só a minha opinião.

    Na defesa, o Pepe não tinha claramente lugar (os restantes 3 são indiscutíveis, assim como o guarda redes). O outro central seria Boateng, que, em comparação com a concorrência, leva vantagem pelo sucesso coletivo que alcançou (uso este critério como desempate, visto que é uma luta equilibrada, e não me parece que em termos práticos o Subotic seja efetivamente superior ao alemão…).

    No meio campo, o Pirlo, esta temporada, não justifica uma entrada no onze (ao contrário do que fez em 2012). Penso também que o VM não deveria ter colocado o Javi Martinez e o Schweinsteiger no mesmo lote (era um duplo-pivô super versátil, mas as funções não eram iguais, e entre os dois o Javi era o que desempenhava um papel ao qual mais facilmente podemos atribuir a denominação de médio defensivo). O astro alemão devia ter sido considerado como médio, mas já que é assim, a minha escolha recaiu sobre ele nesta posição. Como médio, a escolha é difícil entre Vidal e Yaya Touré, mas opto também pelo costa-marfinense, apenas pelo gosto pessoal. O meu médio ofensivo era o Muller. Claro que como apreciador de futebol, preferia pagar para ir ver um jogo onde estivesse uma equipa com o Ozil, do que uma equipa com o Muller, mas a verdade é que aquilo que o alemão fez foi determinante para o sucesso dos bávaros, e merecia totalmente a entrada no onze.

    Ronaldo é indiscutível e, por muito que custe deixar o Ribéry de fora, assim tem de ser. Já do outro lado, o Robben é claramente injustiçado, porque merecia bem mais que o Bale. Como ponta de lança, o Messi devia estar, como é óbvio. Estes 2/3 meses infernais do Suárez não justificam a sua presença.

    PS: Acho compreensível que o VM tenha colocado o Thiago Silva como central do lado esquerdo, visto que nesta segunda metade da época só tem atuado desse lado (quer com Marquinhos, quer com Alex). É verdade que na seleção brasileira (com D. Luiz no lado esquerdo) e no PSG quando Sakho jogava ao seu lado, o brasileiro ocupava o lado direito, mas no geral até deve ter tido mais encontros em que atuou no lado que o VM lhe atribuiu. Trata-se de um super central, e faz bem qualquer lado, a qualquer dia e a qualquer hora.

  • Pedro Fakir
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:27 pm

    A meu ver o onze seria este:

    GR: Neuer
    DD: Lahm
    DC: T. Silva
    DC: Chiellini
    DE: Alaba
    MD: Schweinsteiger
    MC: Yaya Touré
    MO2ºA: Ozil
    ED: Ribery
    EE: C. Ronaldo
    PL: Lewandowski

  • pedritxo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:27 pm

    Apesar de gostar imenso do ronaldo e para mim ser o melhor do mundo, a nao inclusao de messi e ridicula, ate porque apesar das lesoes dele, ainda marcou 45 golos,e todos sabemos que messi e ronaldo tao acima de todos os outros, o unico a equiparar-se e neste momento luis suarez e vamos ver se mantem o ritmo, espero que sim para o bem do liverpool.

    Neuer,Lahm,Alaba,Ronaldo e Messi tem que ser indiscutiveis em qualquer onze, sem duvida nenhuma o resto depende se tivermos que mudar os jogadores de posiçao(ex:por ivanovic a central, sendo que jogou a maioria dos jogos a def.direito ou colocar muller noutra posiçao porque messi e ronaldo tem lugar garantido no 11)

    Posiçoes:
    DC:aqui e dificil escolher, thiago silva podera ser indiscutivel na maioria das equipas,ate em 80,90%, mas depois ha bastante duvidas em relaçao ao seu parceiro.
    Pepe foi incluido porque a votaçao foi em portugal, mas houve melhores do que ele este ano, para mim ate foi o melhor a nivel de real madrid seguido de muito perto por varane, com ramos que e supostamente o melhor a ser o pior dos 3..
    Aqui ou se premeia a epoca regular de ivanovic puxando para o meio ou godin,subotic(vantagem para este),dante,marquinhos,vertoghen(mesma situaçao que ivanovic),Chiellini ou bonnuci.

    Meio-Campo: nesta zona nao falta candidatos e a inclusao de pirlo ate supreende,isto porque apesar da sua classe, houve jogadores melhor do que ele este ano e ele para trinco como muitos dizem que ja nao serve.
    Yaya Toure e dos melhores do mundo e fez mais uma grande epoca, comandando o city.
    Bastian Scweinsgter ganhou tudo, fez uma grande epoca e ate merece estar entre os eleitos.
    Vidal merece mais que pirlo e mostrou-se um jogador bastante acima da media nesta epoca, foi tremendo.
    Gundognan esse nao merece, porque esteve lesionado durante a 2ºmetade do ano.
    Matic fez uma grandissima epoca, continua a ser dos melhores do benfica, mas surge no 2ºplano.
    Ozil e Ozil sempre espalhando classe.
    Moutinho e outro de 2ºlinha tal como matic.
    Muller poderia ser incluido a 10 so por causa de grandes jogadores que ha para o ataque.
    Javi Martinez tambem poderia ser equacionado.
    Mata perdeu protagonismo com mourinho injustamente, senao teria lugar quase garantido no onze, fruto das suas estatisticas.
    Pogba e o sub-valorizado marchisio tambem poderiam constar num onze

    Ataque:Messi e ronaldo indiscutiveis como ja disse e como tal aqui pode mudar muito a opiniao,porque tal como no meio-campo, a varios jogadores para ocupar vagas.
    Ribery e robben ganharam tudo e contribuiram muito para isso..
    Reus mostrou tanta coisa boa no dortmund,um craque.
    Ibrahimovic marcou muitos golos, talvez por estar numa liga menos competitiva podera levar desvantagem.
    Luis Suarez está esta epoca impresionante e e o motor do liverpool, mas tambem na epoca anterior mostrou ser um grande jogador.
    Aguero ha uns meses poderia ser o escolhido pelo seu momento.
    Lewandsoki fez uma boa epoca.
    Van Persie foi decisivo na epoca do man.united.
    Bale fez uma grande epoca no tottenham e em termos estastiticos ta a fazer uma boa epoca no real madrid.

    meu 11:
    neuer
    lahm thiago silva subotic alaba
    Bastian yaya
    ribery vidal ronaldo
    Messi

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:59 pm

    Incrível e por isso revelador como o melhor jogador do século XXI está algumas semanas parado por lesão e não está no melhor onze do ano. Messi tem que estar no melhor onze do ano. Não é por estatuto mas por mérito.

  • Ruben
    Posted Janeiro 2, 2014 at 7:02 pm

    Desculpem, mas isto é de rir. Sabem que um ano tem 12 meses, certo ? Dizerem que o Messi não fez nada é um abuso de parcialidade ! Esteve lesionado 3 meses e mesmo assim fez mais 12 golos que Ronaldo na Liga Espanhola. Enfim, pensam que 2013 começou nos play-offs com a Suécia !

  • JP
    Posted Janeiro 2, 2014 at 7:39 pm

    para as almas ofendidas pelo facto de Messi não estar no 11 e Pepe aparecer no mesmo:
    1 – ponto prévio, eu nem sequer participei na votação e discordo de algumas opções. Tenham atenção que é uma votação aberta, nem todos têm a possibilidade de acompanhar todas as grandes equipas.

    2 – aprendam a respeitar a opinião dos outros, por mais divergente que seja da vossa.

    3 – Messi teve um ano muito abaixo dos últimos 4 ou 5, desde Março (quando apareceram as lesões) que tem jogado de forma intermitente. Por muito super-talento que seja, deve-se olhar para a regularidade entre Janeiro e Dezembro, e o argentino apenas se destacou nos 3 primeiros meses do ano. Para a sua posição Ibrahimovic, Lewandowsky e até por ventura Suarez (concordo que estão a fizeram mais durante o ano.

    4 – Alguns parece que ainda não perceberam, mas é prémio do ano 2013, não da época 12/13, não interessa para nada o que fizeram antes de Janeiro (daí ser irrelevante, por exemplo, a Bota de Ouro, um prémio da época e não do ano).

    5 – Sendo Thiago Silva indiscutível para todos, não me parece nada fácil encontrar outro central que se destaque. Hummels, Subotic e Kompany tiveram demasiado tempo parado para entrarem nas contas, os centrais do Bayern não me parecem ter a qualidade suficiente (são claramente beneficiados por estarem na equipa em que estão). Eu pessoalmente optaria entre Chielliny e Miranda, preferindo o brasileiro, mas percebo que o Atletico e a Juventus não são tão vistos como os colossos ingleses, alemães e espanhóis. Discordo completamente de Pepe pela 1ª metade do ano, mas creio que acabaram por escolhe-lo por exclusão de hipóteses.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 8:32 pm

      respeitar eu respeito.
      mas acho que e um bocado contraditorio deixar o messi de fora, curiosamente e o maior rival do pt. usando o que usam para eleger o ronaldo como melhor jogador, messi ganha.
      messi tem mais golos e mais passes para golos. isso de dizer que o messi so jogou 3 meses e mentira. ele ate começar com os problemas chegou a ter mais golos que o ronaldo este ano. chegou a ser , juntamente com o ronaldo, o melhor marcador da champions.

      o pepe so vem confirmar como este premio afinal tambem mostra que nem toda a gente e tao parcial como achavam ser.

      e um bocado hipocrisia dizer como e uma opiniao aceitarmos, mas os mesmo criticam as da fifa.

    • Manuel Taborda
      Posted Janeiro 3, 2014 at 2:40 pm

      Errado JP. A bota de Ouro conta. Foi ganha em Junho 2013. Por essa ordem de pensamento os titulos do Bayern não contam. Nem nenhum campeonato. Todos começaram em Agosto 2012, não?

  • JP
    Posted Janeiro 2, 2014 at 7:45 pm

    Já agora, os senhores do Bleacher Report também devem ser todos portugueses, para deixar o todo-poderoso Messi em 8º lugar nos melhores de 2013, atrás de, entre outros, Suarez e Lewandowski.

    Respeitem as opiniões alheias. Não custa nada…

    • Manuel Taborda
      Posted Janeiro 3, 2014 at 8:42 am

      Digo-te o mesmo em relação aos anos em que messi foi bola de ouro. Fizeste isso? Sê honesto.

  • Tiago Alves
    Posted Janeiro 2, 2014 at 9:09 pm

    VM, não acham que o Dante devia ter estado incluído nos 23 eleitos pela FIFA? Apesar de não ser um central de topo, ganhou tudo o que havia para ganhar em 2013(na supertaça alemã apenas entrou aos 86')…

    Cumprimentos

    • Hugo
      Posted Janeiro 2, 2014 at 9:54 pm

      por favor, Dante é um central como tantos outros. 'Nâo ser um central de topo' é um grande eufemismo, digo eu….

      Por exemplo, Arbeloa não é o melhor LD por ser campeão do mundo e Bale não deixa de ser um dos melhores por estar numa selecção banal. Isto é um jogo colectivo, quando se faz uma avaliação individual há que se abstrair um pouco do sucesso colectivo. Punham outro central de nível médio no lugar de Dante e a equipa ficava tão bem ou melhor.

      Enfim, cada um tem a sua opinião, eu não concordo em dar tanta importância à equipa quando se trata de eleger o melhor jogador, mas claro, respeito quem pensa o contrário (talvez se distinguissem entre o melhor do ano e o que teve mais sucesso não fosse má ideia…).

      Mas também não dou grande importância a estas eleições. Parece que para muitos é mais importante estes títulos individuais que os (para mim) realmente importantes, como campeonatos, taças, Champions, etc…

      Cumps

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 3, 2014 at 1:21 am

      Grande comentário Hugo.

  • Gabriel
    Posted Janeiro 2, 2014 at 9:32 pm

    Estee 11 dos leitores permite-me tirar algumas conclusões.

    1 – As votações são incoerentes, por vezes baseadas em populariedade e outras vezes na memoria recente. Só assim se explica:
    A) a inclusão de tantos jogadores ligados ao Real Madrid (que teve um ano de 2013 mediocre);
    B) a inclusão de Bale, claramente pelo que fez, na primeira metade do ano, mais precisamente pelos golos pois pelos titulos não foi certamente. No entanto, por outro lado, os golos ( e assistências) de Messi na primeir metade do ano (e até já esta época) já não valeram de nada.
    C) ao contrario da alinea B, os golos de Suarez neste fim de ano já valem imenso, pois não deve ter sido pelos golos e titulos na primeira metade do ano.

    2- os Portugueses não deviam acusar os outros (a Fifa) de serem facciosos, pois ficou agora provado que também o são. Só isso pode explicar a inclusão do Pepe na melhor equipa do ano! Até parece que o Real não teve uma epoca fraquissima, tanto a nivel interno como internacional, e ainda continua a ter. De certeza mesmo que foi justificada a sua inclusão?? Outro facciosismo claro é a não inclusão de Messi, claramente devido ao sentimento anti-Messi e anti Barça que se criou nos ultimos anos em Portugal. E não me venham cá dizer que não. O argentino, mesmo estando lesionado nestes ultimos meses, fez (e ganhou) muito mais em 2103 que o Suarez.

  • sequeira
    Posted Janeiro 2, 2014 at 10:17 pm

    na minha opinião a unica escolha k nao tem mt cabimento e a do Pepe……..não me parece k tenha justificado tal presença neste top,ainda por cima com Hummels a fazer uma epoca de grande nivel……..depois acho k depende mt dos gostos de cada um pois jogadores como Busquets, D.Costa, Ribery, Ibrahimovic, Vidal ou J.Martinez podiam fazer parte deste top………Para mim este é o top 11 deste ano: Neuer….Lahm….Hummels….T.Silva…..Y.Toure….J.Martinez….Ozil….Ronaldo….Messi e D.Costa

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 10:34 pm

    Qualquer exercício de escolha dos melhores disto ou aquilo é sempre muito relativo porque depende da opinião ou do gosto de cada um e por isso nem sequer critico as escolhas finais que nalgumas posições não são coincidentes com as minhas. Mas sinceramente, deixar Messi de fora é tão rídiculo como seria também deixar o C. Ronaldo de fora numa votação destas. São os dois melhores jogadores do mundo e não pode haver selecção dos melhores sem eles. Todos os outros são discutíveis e podem ser incluídos ou excluídos, agora estes dois merecem ter lugar cativo até agora.

    Fernando Silva

  • Manuel Taborda
    Posted Janeiro 3, 2014 at 8:44 am

    Conclusão: o ano 2013 começou em Outubro :)

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 3, 2014 at 3:48 pm

    Neuer
    Lahm
    Boateng
    Thiago Silva
    Alaba
    Schweinsteiger
    Vidal
    Ozil
    Bale
    Ronaldo
    Messi

Deixa um comentário