Vamos nomear o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de segundo avançado:
Isaías – 1990/1991 até 1994/1995 – 178 jogos e 71 golos
Saviola – 2009/2010 – 2012/2013 – 122 jogos e 39 golos
João Félix – 2018/2019 – 43 jogos e 20 golos
João Vieira Pinto – 1992/1993 até 1999/2000 – 302 jogos e 90 golos
Miccoli – 2005/2006 até 2006/2007 – 56 jogos e 19 golos
Jonas – 2014/2015 até 2018/2019 – 183 jogos e 137 golos
Vote nas outras posições:
Guarda-redes
Lateral direito
Lateral esquerdo
Central
Médio defensivo
Médio
Extremo direito
Extremo esquerdo


145 Comentários
FiliGon
Complicado esta votação é demasiado craque junto. Amei o Miccoli, era gordinho mas dava muito à equipa e deu aquele lindo golo em anfield road. Jonas foi só a melhor contratação no nosso campeonato nestes últimos anos, custou 0 e jogou muito e fez jogar muito os colegas. O JVP era um predestinado, aliás basta ver os jogos dele que pelo toque de bola, golos, movimentos, etc, percebe-se que era um jogador acima da média. O meu voto acabou por cair no Jonas
Vegeta
Jonas!
Já agora deixo aqui as minhas escolhas até agora:
Equipa A:
Ederson
Fábio Coentrao
António Veloso
Ricardo gomes
Mozer
Matic
Rui Costa
Poborsky
Simão
Jonas
Equipa B:
Preud Homme
Miguel
Schwartz
Garay
David Luiz
Javi Garcia
Aimar
Ramires
Di maria
João Pinto
HAmaro
Jonas apesar da lista ter muita qualidade, só falta a posição de ponta de lança que também terá muito qualidade como Nuno Gomes , Van Hoijdonk, Mantorras, Cardozo, Rodrigo, Mitroglou, Lima.
Slayer666
JVP
Isaias
Jonas “Pistolas”
complicado…muuuuito complicado
Isaias: o pé canhão, marcou uma geração no clube.
JVP: “apenas” carregava uma equipa (mesmo muito) mediocre e – quase – sozinho ia tentando dar luta e mantendo a mística do clube. Aquela conferencia de imprensa depois de Vigo ficou na história do nosso futebol, tal como o 6-3 em Alvalade, aonde fez o seu jogo mais mítico por nós. Acabou escorraçado pelo $#%&/()( do vale e azevedo (como minusculas que não merece mais que isso!), mas continuando a ser amado por nós (tirando quando, junto com o Jardel, deu o titulo ao Sporting…).
Jonas Pistolas: um matador, decidiu grande parte dos títulos…no entanto tinha equipa muito superior ao JVP
complicado…não daria colocar o JVP e o Isaias mais descaídos e o Pistolas no meio (mesmo sacrificando o Tacuara)?
Rui Miguel Ribeiro
A decisão foi difícil, o lote de escolhidos é fantástico, mas acabei por votar no jogadores excepcional que é o Jonas. Custa-me não poder votar em dois (João Pinto).
Fantantonio
JVP é dos melhores jogadores portugueses dos últimos 30 anos e o clube onde deixou maior legado foi o Benfica, por isso, logicamente, votei nele praticamente de olhos fechados. Jonas foi enorme e ganhou mais e é mais recente, percebo quem o escolha, mas os contextos não são sequer comparáveis.
Artur Trindade
JVP.
Durante 8 anos foi a bandeira do Benfica, foi dispensado aos 29 anos e foi espalhar classe e ganhar títulos em Alvalade, depois de estar encaminhado anos antes juntamente com Paulo Sousa e Pacheco.
Não é comparável pelos golos a Jonas, são posições diferentes.
JVP carregava a equipa desde o meio campo, assistia, era o faz tudo, incluindo golos, muitos golos.
Jonas era avançado centro, apenas devido a JJ que jogava com 2 avançados pode participar nesta votação.
JVP aparecia nos grandes momentos, e passou o testemunho a Simão como porta estandarte.
Como não adorar Isaías, no Benfica foi grande, apesar de fraco no resto da carreira, parecido com Lima neste aspeto.
Era o Eusébio ou Ronaldo dos pobres, no sentido que chutava de todo o lado, vai que bates bem.
Algumas delas acertava e saiam grandes golos, neste tipo de jogador que tem o dom do remate é um crime dizer-lhes para rematarem apenas em boa posição.
Miccoli e Saviola, parecidos por serem segundos avançados.
Lima fazia mais sentido nesta votação do que Jonas, por ser mais móvel.
RuiCosta10
Lima fazia mais sentido que Jonas? Onde? Nem no FM.
AndreXistenZ
Na minha modesta opinião, o melhor ataque do Benfica seria com JVP e Jonas!
Meu deus!
Não dá para ir para uma realidade virtual e acompanhar o campeonato nacional com a melhor equipa dos últimos 28 anos de todos os clubes?
Premier League quem?
Até já fiz a melhor equipa do meu Vitória Futebol Clube e quase verti uma lágrima!
Cumprimentos!
Manchester Is Red
Votei no JVP, mas noutro dia podia ter votado no Jonas.
2 notas:
– Fico feliz por terem colocado os 2 nesta posição porque vai facilitar bastante o meu voto no Cardozo, na próxima votação.
– O Lima podia ter estado aqui porque jogou tanto ou mais como 2° avançado. Tirava o Miccoli e colocava o brasileiro.
AndreChaves9
Para se evitar discussão joga o Jonas na frente e o JVP. Matic, Rui Costa, Ramires para o equilíbrio, Di Maria ou Simão, JVP e Jonas.
Pablo
Jonas sem dúvida. Jogou na melhor equipa e destacou-se nela. Desvalorizam o Bruno Fernandes por destacar numa equipa fraca (que era o Sporting), dizendo ser mais fácil, quando chega no João Pinto dão lhe o voto…
sedas
Por muito que tenha feito no Sporting nestas 2 épocas o Bruno Fernandes não se pode comparar o percurso dele com o do João Pinto no Benfica. O João Pinto levou o Benfica ao título numa época em que a equipa era bastante inferior a Sporting e Porto, basta ver o palmarés da carreira de alguns dos craques dessas equipas e compará-lo com os que estavam no Benfica. Para além de outras épocas em que o Benfica era JVP e mais 10.
Se o Benfica não tivesse tido o Vale e Azevedo como presidente e o João Pinto tem continuado, neste momento seria considerado de uma forma unânime o maior símbolo do Benfica pós Eusébio..
Killz
Não Votar João Pinto aqui é absolutamente ridículo. Em algumas épocas, era um dos melhores jogadores na sua posição na Europa e levou às costas um Benfica que nada tinha que ver com o de Jonas. Foi capitão e teve várias noites de génio, incluindo a melhor exibição que vi de um jogador num clássico (decisivo) no campeonato.
Jay-Jay Okocha
E quem nao viu? Ou quem vibrou mais com Jonas? Ridiculo é tu dizeres que é ridiculo. E concordo ctg na escoha
Killz
Epá, pois, mas se vamos racionalizar assim tanto também podemos dizer que esta votação não faz sentido porque nem toda a gente viu todos os jogadores. Esta votação é um exercício engraçado, que nos diverte nestes meses sem futebol e sem tantas outras coisas e nos lembra destes craques. O meu adjetivo (ridículo) não era para ofender ninguém, mas para expressar as boas memórias que tenho de ver este gajo jogar. Era craque! Como Luís Figo, Paulo Sousa e Rui Costa. Por isso, na minha opinião de sobrevivente do Benfica do final do anos 90/ início de 2000, quer tenham visto ou não, deviam votar JVP! Abraço, mágico Okocha!
NDinga
Tanto poderia ser o Jonas como o João Vieira Pinto, mas escolhi o brasileiro pelo maior número de títulos, em que foi peça fundamental.
kiterioVFC
Muita qualidade aqui. Voto JVP por tudo o que acho que ele representou e deu ao Benfica. Percebo o que dizem do Jonas, mas JVP jogou numa altura em que o Benfica era fraco ocmparado com o Benfica do Jonas. E jogava tanto e isso confirmou-se no Sporting.
Os restantes jogadores são tb eles fantásticos e eu gostava muito do Isaías.
JPC
Jonas em primeiro. Ele e o Deco foram os jogadores mais diferenciados a jogar em Portugal nos últimos 20 anos. As estatísticas as vezes não mostram tudo mas neste caso também ajudam. Um matador cheio de classe, refinado com um toque de bola do outro Mundo. Isaias em segundo. O que gostava de ter um jogador como ele agora no Benfica. Aquela tabela e golão que catapultaram o Benfica para uma vitória histórica em Londres contra o Arsenal… Força e remate. O pontapé canhão. Até a minha avó me perguntava à segunda feira se o “feio” tinha marcado outra vez.
E o que temos
JVP e Jonas nas duas posições que faltam, nem escolho avançado
Malloy
Agreed a 1000%
Daniel Alves
Jonas. Mesmo com a qualidade dos outros que lá estão, acho difícil escolher outro.
heldersoares
Isaías não vi
João Vieira Pinto no Benfica não me lembro mas toda a gente sabe da sua qualidade e ainda assisti noutros clubes e na seleção uns anos depois
Miccoli foi um jogador de qualidade muito rápido e muito forte
Saviola um jogador que chega sem precisar de apresentação já não ao nível que exibiu no barcelona mas ainda a tempo de mostrar a sua qualidade talvez lhe tenha faltado mais golos
João Félix pronto tem potencial para ser um grande jogador ninguém duvida mas que é muito mais imprensa que o que vale atualmente como para mim não é surpresa estar a ser um flop no atlético de madrid mas os seus números no Benfica são muito bons e tem que se dar tempo a este jogador para provar o que realmente pode valer
O melhor fica para o fim e claro Jonas uma das melhores contratações de sempre do Benfica espalhou classe e golos e mais golos sendo a grande figura dos títulos do Benfica e já agora também dos melhores na piscina xp
Flavio Trindade
De longe a votação mais difícil.
Primeiro porque foram todos craques e decisivos nas suas alturas no Benfica e segundo porque aqui não há opções de encher chouriço para além de pessoalmente ter uma estima muito grande por todos.
Gosto muito do Felix mas compara-lo a figuras miticas que representaram a equipa principal por bem mais de 6 meses é absurdo.
Isaías já o referi aqui, é um dos meus jogadores preferidos de sempre no Benfica. Adorava o profeta!
Mas tal como já o referi, não era nem nunca foi avançado. Isaías sempre foi médio e jogava descaído sobre a esquerda.
Miccoli e Saviola foram dois craquezorros e tiveram momentos incríveis.
Mas a decisão pende para dois, Jonas e João Pinto.
JVP foi uma bandeira do clube nos seus anos mais negros. Classe e liderança pura e diga-se que ao contrário de outros foi enxovalhado do Benfica quando nos merecia muito mais respeito. Será sempre uma figura.
Ainda assim, o meu voto vai para Jonas.
O brasileiro foi absolutamente decisivo em todas as épocas, ganhou imenso, marcou golos de toda a maneira e feitio e era um craque de todo o tamanho.
Apesar de já ter chegado tarde na sua carreira, o melhor Jonas de sempre é o do Benfica, e um dos melhores Benficas dos últimos anos também o era por causa de Jonas.
Meu nome é Toni Sylva
É, se nos restringirmos aos jogos em que cada um destes seis foi realmente ‘segundo avançado’, acho que a própria lista fica mais pequena.
Catrapower
Flavio, sendo tu uma das pessoas com mais bom senso neste blog e ainda mais, viste todos estes jogadores jogar, colocar o JVP á frente do Jonas. No entanto não estou a menosprezar o Jonas, simplesmente o JVP era o Benfica, em que teve o seu melhor momento no 3-6 em 93/94.
Flavio Trindade
Percebo o teu ponto de vista e aceito por completo.
O tie break entre os dois foi feito com base em dois critérios.
– O estatístico. E aí Jonas leva larga vantagem.
– E o ambiente envolvente. E nesse capítulo JVP é uma figura mais emblemática sendo mesmo um dos antigos capitães, mas o cenário envolvente apesar de à primeira vista parecer que JVP teve uma tarefa bem mais difícil por ter atravessado um período negro na nossa história, jogou também naquela que eu considero o Benfica mais à Benfica desde que vejo futebol.
Aquela equipa de finais de 80 meados de 90 representava não só a qualidade dos intérpretes mas também a mística (que poucos ou quase nenhuns têm hoje) e a garra que infelizmente também se vê pouco.
Aliás se eu pudesse fazer um exercício global, diria que 8/9 jogadores do 11 tipo desta votação seriam jogadores dessa altura.
Preud’Homme;
Veloso, Mozer, Ricardo, Schwarz.
Isaias, Paulo Sousa (Thern), Rui Costa, Simão.
Jonas (JVP), Cardozo (Magnusson)
Catrapower
Sem duvida Flávio.
Não sendo Benfiquista, tenho que admitir que foi uma geração muito forte no final do anos 80 e principio dos 90.
Esse 11 que apresentas ganharia a muitas das grandes equipas do mundo neste momento. Vi práticamente todos jogar e eram todos homens de barba rija, que trazia a tal mística Benfiquista a que te referes.
Saudações Leoninas
Bujard
Isaías nao merecia o ultimo lugar. Uma verdadeira maquina, com capacidade para jogar em quase todo o lado.
extremo, medio, avançado…era o que se pedisse. Capacidade de trabalho, tecnica, passe e aquelas bombas…
Os golos que tem falam por si.
Sinceramente penso que podia estar em segundo…
Jonas é Jonas…
Turiacus
Nossa, tanta qualidade! Mas, para mim, não há dúvidas… Jonas!
Il Codino Divino
VM, haverá votação para o melhor treinador?
No Porto a escolha é óbvia, mas seria interessante saber se o Jesus ganharia no Benfica (apesar de mal amado) ou se no Sporting seria o Boloni (cuja possibilidade de regressar num passado próximo não foi muito bem vista).
Tiag1slb4ever
Nao percebo como o Jonas nao tem 100% dos votos!!
melhor jogador do benfica dos ultimos 40 anos!!!!
Comparar com o Joao Pinto ?? o Jonas tem mais do dobro dos golos em quase metade dos jogos.
O joao Pinto era mt bom, para ja têm características diferentes, mas tem em conta o que cada um jogou e o contributo que deu ao Benfica, Jonas sem sombra de dúvidas!!
Catrapower
Os golos são apenas estatisticas. Arrisco-me a dizer que o João Pinto esteve envolvido em mais golos que o Jonas e a jogar num campeonato com os 3 grandes bem mais fortes e muitas vezes levar a equipa do Benfica ás costas. O maior exemplo foi o 3-6 que foi aplicado á minha equipa no ano em que o Sporting devia ter sido Campeão.
Tiag1slb4ever
De estatísticas, Jonas tem 137 golos +42 assistências ou seja ter o Jonas em campo era certo que iria haver pelo menos 1 golo.
Se arranjares dados que digam que JVp teve envolvido em mais golos, posso dar te razao nisso.
Eu vi JVP e Jonas, e nao falando em estatísticas, o Jonas era melhor. O jonas acrescentava muito em campo tecnicamente e mentalmente, tinha uma visao de jogo e uma capacidade de o perceber fora de série. Era uma referência em campo,era quem vinha buscar jogo, era quem se transformava em construtor se fosse preciso… JVP apenas tinha mais força garra e velocidade, mas o Jonas nao precisava dessas características para se fazer valer no jogo do benfica.
Catrapower
O Jonas foi de facto um belissimo jogador, mas como ele já vi muitos. Da forma como falas do JVP, é obvio que não sabes do que falas e não estás devidamente informado. O Benfica era JVP por uns bons anos.
Vai pesquisar
Tiag1slb4ever
Nao sou eu que respondo comentarios sobre o jonas com “nao sabes o que dizes ” como se quem diz que jonas e melhor, seja um Burro!!!
Eu vi os dois jogar, e mesmo assim fui pesquisarndados , e apresentei golos assistências, mas n vi resposta…. portanto, vai tu pesquisar e responde ;)
Sai_da_frente_Guedes
Já agora quem tem mais golos em jogos grandes, Jonas ou JVP?!
Tiag1slb4ever
os jogos grandes dao títulos à parte do Campeonato ????
Sai_da_frente_Guedes
O contexto do Benfica do JVP era de todo igual… Um remou sozinho num Benfica morto aonde o FCP reinava em portugal, enquanto o Jonas jogou no melhor Benfica dos últimos 30 anos!
Tiag1slb4ever
Então…… Quando a equipa é má nao precisas ser mt bom para te destacares, basta fazeres um pouco melhor que os outros.
O CRonaldo ou o messi são dos melhores de sempre ou tens de ter em conta que jogaram no man utd, r madrid e juventus e Barcelona ???perdem valor por isso ?????
esse benfica foi o melhor dos ultimos 30 anos É verdade, mas muito por causa do Jonas, teve um papel muito importante nisso !!
Meu nome é Toni Sylva
Estamos a falar da posição em que é normal os jogadores destacarem-se, estão à frente e é o nome deles que vem associado aos golos. É diferente de teres um médio ou lateral que se destaca em marcar, quando não é essa a sua vocação em teoria.
O que estão aqui a dizer é que se o Jonas tivesse jogado no contexto do JVP não tinha tido estatísticas melhores. Tenho de concordar. Não sei o que o JVP teria dado se tivesse jogado nas condições do Jonas. Cada um jogou quando jogou e cada um foi essencial para continuarmos a orgulhar-nos do Benfica. E isso aplica-se a pelo menos 4 destes 6. Não sou capaz de votar aqui.
Catrapower
O Benfica do principio dos anos 90 brincava com a “tua” melhor equipa dos ultimos 30 anos. Era uma união diferente. E olha que nem sou Benfiquista. Pouco antes tiveram em 2 finais da Taça dos Campeões Europeus. Agora o que é que fazes na Europa ?
Tiag1slb4ever
Quantos jogadores dessa epoca estão em 1 lugar na votação ??? eram tao melhores que nenhum está nos mais votados dos ultimos 28 anos.
Luisao, garay.maxi. javi. ramires. rui costa. di maria…. jonas.. e a 9 o cardozo.
E vens dizer brincava ??? A epoca Jesus e pos jesus foi a melhor epoca do Benfica dos ultimos 40 anos!!! acrescenta os Títulos e tens a resposta a esse Brincava!!!
Flavio Trindade
Catrapower, respondi-te em cima, mas comento aqui também para concordar em completo com a tua afirmação.
O Benfica do início dos anos 90 goleava o tal Benfica de JJ que muita gente considera como o melhor. (Também percebo que muitos dos users do blog não tenham assistido a esse periodo.
Então se for com este nem se fala.
O Isaías sozinho rebentava com Weigl, Gabriel e Pizzi fácil.
Aos 45m o Profeta estaria fresco e estes 3 a arfar… e ainda faltavam 10 jogadores…
Sim malta mais nova. Era este o nível.
E antes de dizerem que com Jesus era tudo maravilhoso e o clube foi a duas finais de Liga Europa, nesse período o Benfica esteve em duas finais de Taça dis Campeões e perdeu uma nos penalties e outra apenas e só contra a melhor equipa do Mundo nos anos 90, o Milan, e em termos nacionais dividia época sim época não o título com o Porto numa altura em que a influência portista era gigantesca.
Só mais uma nota a título de curiosidade…
O Benfica veste a mesma marca desportiva há décadas mas o seu melhor período era aquele em que uma marca dinamarquesa tinha no Benfica um dos seus clubes referência e em que a camisola alternativa era sempre branca.
O Benfica adidas, nunca chegou perto sequer do Benfica hummel
Teixas
O Jonas só faltou ser mais decisivo em jogos grandes. Com isso compreendo que o João Pinto ou até o Isaias possam ser alternativas validas.
Tiag1slb4ever
Ser mais decisivo em jogos grandes???para que ? o que interessa os 3 pontos num jogo com porto quando deu dezenas de pontos em outros jogos ??? Muitos mais que o JVP. Que foi sem duvida um grande jogador, mas lado a lado com Jonas , Jonas tem vantagem na maioria dos parâmetros
PauloFerreira 30
Jonas foi fantástico mas sem dúvida que o melhor foi JVP, numa posição recheada de craques. JVP fazia tudo o que Jonas fazia mas de maneira ainda melhor. JVP era uma mistura de Félix, Jonas e Micoli. Para mim é a par de Simão um dos nomes mais subvalorizado por a antiga e nova geração. JVP foi fantástico, com uma capacidade de aceleração brutal, leitura de jogo e capacidade de decisão excelente e com uma destreza que já pouco se vem nos dias de hoje. Foi um privilégio de seguir JVP, apesar das equipas horríveis que tínhamos, e da profunda crise que existia.
Valderrama
Acrescentar só que a técnica de remate de cabeça do JVP era do melhor que já vi
Joga_Bonito
(desculpem, o comentário ficou cortado)
João Pinto só não ganhou tanto como Jonas pelo péssimo contexto que teve e que além disso aguentou a equipa num momento horrível.
Além da qualidade ridícula que temos aí, sou só eu que noto que essa posição tem uma aglomeração ridícula de símbolos da mística? O Benfica dá-se bem com o 2A!
Isaías, JVP, Miccoli, Félix, Jonas, Saviola ❤❤❤❤❤
Joga_Bonito
Até agora escolhi em 4-3-3
Preud’homme
Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Schwarz
Matic, Witsel
Rui Costa
Paneira e Simão
Para haver um 2A alguém tem de saltar do 11, nesse caso punha um onze meio maluco e colocava
Preud’Homme
Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Schwarz
Matic, Rui Costa
Paneira, Simão
Jonas
????
Knox_oTal
Gosto muito desse primeiro onze em 4-3-3! No meu meteria Miguel e Léo como laterais, Poborsky como extremo direito (apesar do enorme respeito pelo Paneira), mas de resto tudo igual!
Para o modelo em 4-4-2, tirava Witsel e acrescentava JVP!
Mais, acho que tivemos qualidade suficiente para fazer 2 onzes de alta competitividade e competência… o que é um excelente sinal!
Saudações Desportivas
Joga_Bonito
O Miguel foi óptimo também, mas tal como léo não passou tanto tempo no Benfica como dois monstros como Veloso e Schwarz.
Knox_oTal
Sem dúvida, são dois pesos pesados da História do Benfica, aliás seriam a minhas segundas escolhas!
Mas a título de informação, por acaso Miguel e Léo têm mais jogos pelo Benfica do que o Schwarz! O Benfica da altura do sueco é que era doutro calibre, aliás só o filão sueco dessa época foi qualquer coisa de especial!
Saudações Desportivas
Joga_Bonito
Eles podem ter mais jogos mas não creio que tiveram o mesmo impacto. Léo veio já no final da carreira, ao passo que Schwarz e Miguel andou as primeiras épocas a jogar como extremo, só quando foi adaptado é que ficou a ser top, como extremo era apenas bom. Schwarz veio jovem para o Benfica e foi muito mais consistente que os outros dois, apesar de eu gostar de todos :-)
Joga_Bonito
*ao passo que Scwarz veio ainda na juventude e Miguel andou
Knox_oTal
Sim claro, tiveram muito mais impacto e o Benfica da altura deles era outra “música”. Eu só escolheria Miguel e Léo por clara preferência pessoal!
O Benfica de 2002 a 2007 é-me especial, vivia o futebol de forma bem mais apaixonada (deviam ser as hormonas da adolescência eheheh) e muitos dos jogadores dessa altura marcaram-me bastante.
Joga_Bonito
Isso não se faz VM, querem partir o meu coração e obrigar-me a escolher entre estes monstros????
Que qualidade! Pelo factor rendimento/épocas/o que deu tem de ser Jonas, com JVP ali muito perto. Haverá muita discussão entre Jonas e JVP, porque se pode perfeitamente alegar que JVP só não ganhou como Jonas pelo péssimo contexto
Copos
Jonas de longe. Por muita qualidade que o João Vieira Pinto apresentasse ninguém carregou tanto a equipa como Jonas. Muito do tetra se deve ao Jonas e aos jogos que resolveu
Catrapower
Não sabes o que dizes…
vai ver os videos, lê um pouco e informa-te sobre a influência do JVP
Marcio Ricardo
Eu vi os dois jogar. O Jonas é bem melhor.
RuiCosta10
Por acaso acho o Jonas melhor, mas não muito. O JVP tinha melhor tecnica a cabecear, era mais dificil de lhe tirar a bola e tinha uma excelente visão de jogo.
O Jonas finalizava melhor e ocupava melhor os espaços, tanto a defender como atacar, sendo natural que tenha números melhores devido a isso e ao contexto do clube em cada uma das alturas em que eles jogaram.
Catrapower
Aceito a tua opinião. Opiniões é como roupa interior… cada um com a sua. É que eles nem jogaram na mesma posição, portanto as estatisticas são enganadoras.
Tiag1slb4ever
Primeiro escreves “nao sabes o que dizes” e depois “respeito opiniões ”
Para já se for para comparar com vídeos do YouTube, Jonas tem ainda mais vantagem sobre JVP, tinha muito mais técnica e golos muito mais artisticos!!!
Eu vi jogar os 2, adorava ver JVP, mas tambem vi jonas, e digo, Jonas era melhor, e teve um contributo enorme para o melhor benfica dos ultimos 40anos!!!
Tinha melhor equipa???tinha sem dúvida, e por isso faz dele o melhor, porque mesmo tendo uma excelente equipa , destacar se fazer a diferença!!!
Knox_oTal
Ai caramba, como diria Bart Simpson! Esta é uma complicada! Que qualidade brutal deste lote de magos da bola! Gosto de todos, sendo benfiquista era quase impossível não ser o caso, mas parece-me que os mais indicados para o primeiro lugar serão Jonas e JVP. Na teoria deveria ser uma “luta” titânica entre os dois, mas o facto de Jonas ser o mais recente vai pesar obviamente além de que a última grande imagem de JVP foi de leão ao peito e isso nos mais jovens vai pesar. Eu próprio tenho apenas uma vaga ideia do que foi o Menino de Ouro na Luz, mas como na minha adolescência fiz quase uma missão de vida conhecer ao máximo a História do Benfica, rapidamente aprendi o que o João Pinto significava para o Terceiro Anel nos complicados anos 90.
Posto isto, e perante muita indecisão, dou o primeiro lugar lugar ao boavisteiro adoptado na Luz que renasceu em Alvalade, até porque seria um micro-ajuste da forma imerecida como saiu do Benfica. João Vieira Pinto é o melhor jogador da lista na minha modesta opinião no equilíbrio entre consistência, regularidade, liderança e talento, se bem que Saviola e Jonas tenham tido momentos mais exuberantes na carreira. JVP só não estará em pé de igualdade, ou pelo menos bem mais próximo, perante Rui Costa e Luís Figo como soberanos supremos da Geração de Ouro porque preferiu sempre o conforto de jogar em Portugal. Isso retirou-lhe algum reconhecimento, mas foi uma decisão sua e é legítima… e não se tenha dúvidas foi na mesma um tremendo craque! No Benfica em particular “carregava a equipa às costas” numa altura muito difícil do clube (2ª metade da década de 90), muito mais que Simão por exemplo, o que em comparação com o Pistolas lhe dá vantagem pois o brasileiro tinha escudeiros de muita melhor qualidade. Além disso, embora seja algo tabu por aqui para alguns, continuo a achar que a Liga era mais competitiva durante a carreira de JVP, mesmo com a hegemonia do FCP e com outras coisas menos positivas que se passavam nos bastidores (se bem que agora não são piores nem melhores, são diferentes e mais dissimuladas). Por fim, é de louvar um jogador que consegue ser ídolo em três clubes diferentes em Portugal, e com uma bela história de Quinas ao peito (com um final infeliz em 2002 é verdade!).
Depois, Jonas “Pistolas” em 2º e bem merecido este lugar! Por muito que digam que falhou em Espanha e que no Brasil os adeptos o detestavam e mais não sei o quê, o seu trajecto, números e talento chegam para contrariar esses “rumores”. E que insiste que foi flop em Valencia recomendo que se vá informar… agora não haja dúvidas o seu auge foi no Benfica e que lhe agradecido lhe estou por isso! Os golos, o carisma, as assistências, as fintas, os toques de classe, como vibrava de forma genuína pelo clube… que dizer é um dos grandes e um dos nossos! Até a capacidade de sacrifício lhe admiro, mesmo que por vezes fui algo crítico da sua utilização exaustiva perante as visíveis dificuldades físicas, a verdade é que sempre que lhe era pedido lá estava ele em campo a ajudar a equipa com toda a sua experiência, rasgo criativo e eficácia. Obrigado Pistolas!
No top-3 fecho com mais um nome obrigatório da História do Benfica, Isaías! O Pé-Canhão da Luz merece plenamente o destaque pela brilhante passagem pelo Benfica. Não o vi jogar, mas o meu avô e o meu pai falaram-me suficientemente dele para poder dizer que o conheço minimamente e para poder perceber que é uma clara referência para uma geração mais antiga de benfiquistas.
Por fim, impossível não fazer referência aos outros três nomes. E é engraçado que todos eles deixam a sua marca no Benfica de uma maneira muito distinta:
– João Félix o miúdo maravilha saída do Seixal, que contribuiu a larga escala para resgatar um título (ênfase no resgatar). Fiquei triste por ter saído logo, mas era impossível dizer não aos valores envolvidos, quer pelo jogador como o clube. Percebo isso e continuo a torcer por ele, espero que não se perca e que não se venha a verificar uma decisão precoce e precipitada. Uma coisa é certa, tem talento para ir muito longe, mesmo!
– Fabrizio Miccoli, “il piccolo bombardieri”, deu-nos o privilégio de passar na Luz no seu prime de carreira! E que regalo foi vê-lo jogar no Benfica de Simão, um autêntico carro de assalto com fantasia nas pontas das botas! Se tivesse ficado mais uns anos…
– Javier “el Conejo” Saviola, aparece no Benfica já numa fase descendente da sua carreira, já longe da promessa que fora no River e primeiros tempos de Barça, mas ainda assim que tremendo craque o argentino. E tivemos o bónus de ver a sua reunião com o Pablito!!! Nem sempre consistente, mas tem duas excelentes primeiras épocas e muitos momentos plenos de brilhantismo. Lembro-me que fiquei de queixo caído quando soube que vinha para o Benfica!
Saudações Desportivas
Valderrama
Excelente comentário. Compartilho por inteiro as apreciações individuais dos jogadores e o panorama geral sobre o futebol português a que se faz referência. Também fico contente que a falácia que o Jonas foi flop em Espanha não passe no crivo de olhares mais atentos!
Saudações chalanistas!
Catrapower
Concordo em absoluto, especialmente na descrição do João Pinto. A seguir ao Figo e Rui Costa, o elemento mais importante da geração de ouro, que só não foi mais reconhecido, porque não foi jogar lá para fora.
Estigarribia
Isto é artilharia da pesada, e qualquer um podia ser o vencedor, mas Jonas Pistolas tem o meu voto. Jogador com uma capacidade de finalização única e uma capacidade incrível para desgastar as defesas contrárias.
Saudações Leoninas
Catrapower
Estigarribia, é de facto um bom 11, mas tu como muitos outros estão de facto a menosprezar talvez o melhor Benfica dos ultimos 28 anos. Estamos a falar de um Benfica que poucos anos antes disputava 2 finais da Taça dos Campeões europeus taco a taco com os maiores da Europa. O do principio dos anos 90, em que o campeonato era mais competitivo, porque tanto Porto e Sporting tinham boas equipas. Nem vale a pena estar a enumerar os grandes jogadores dessa altura aqui, porque a qualidade é enorme, ao contrário do que temos tido na liga nos ultimos anos.
Atenção, isto não é um comentário ofensivo. Apenas apelo a uma maior pesquisa por parte do pessoal, porque senão esta votação não faz qualquer sentido.
Bio
Votei no JVP e no Jonas. Abdico do meu voto para melhor PL, jogava com estes 2.
Tiag1slb4ever
Jonas nunca rendeu a 9… era claramente um 2 avancado
Quinhas
Todos óptimos,mas menção para o Grande Isaías e JVP ,que saudades.
SCP1906
Não me lembro de ver JVP jogar no Benfica, por isso não tive dúvidas em votar Jonas, possivelmente o jogador mais decisivo do futebol português na última década (para mim é entre ele e Hulk). Se tivesse visto JVP jogar no Benfica provavelmente teria que incluí-lo no 11 e mover Jonas para PL em vez de 2ºAV. Apesar de ter sido um voto fácil em Jonas, JVP e Saviola foram melhores jogadores do que ele e Félix provavelmente também o vai ser.
Joao Silvino
JVP, de muito longe. Um autêntico mito.
Tiag1slb4ever
De longe ?? Quantos km ??
dizer isso é ridículo. É gozar com o que o Jonas deu ao benfica!!
Catrapower
Absolutamente. Só mesmo quem não seguiu ou não teve interesse em pesquisar o impacto do JVP no Benfica.
Catrapower
E sinceramente não considero que o Jonas ou o JVP jogaram na mesma posição. O JVP era basicamente o motor da equipa. Diria entre a posição 10 e a do 2º avançado. O Jonas jogou muitas vezes como o unico avançado.
Jay-Jay Okocha
Concordo. Jonas não era 2º avançado.
Hirok "The Truth"
Complicou bastante com JVP ali, mas o meu voto vai para Jonas, até pq não me recordo de JVP apesar de saber que foi um dos melhores jogadores que passaram no Benfica
Tiag1slb4ever
So falta o Oscar Cardozo
Catrapower
Qualquer opção que não seja o JVP é uma vergonha… só mesmo quem não assistiu ou nem teve a curiosidade de ver o impacto que ele teve no Benfica e perder um pouco a ver os videos e talvez procurar um pouco mais de informação.
Tiag1slb4ever
o impacto ??, foi a pior fase do benfica!! Foi esse o impacto ???
Jay-Jay Okocha
entao é ou nao é uma vergonha? fiquei sem perceber. O que é uma vergonha?
HeberPrincipe
Ridiculo o Isaías ser o menos votado
SCP1906
Será ridículo? Quem viu Isaías jogar, também viu JVP jogar, será que Isaías estava sequer perto de ser superior a JVP?
HeberPrincipe
Não estou a dizer que é melhor que o João Pinto, mas sim que é ridiculo ser o menos votado de todos os que ali estão
SCP1906
Pois, mas sendo pior e mais antigo que o João Pinto é normal que tenha pouquíssimos votos, enquanto que jogadores mais recentes vão ter votos de pessoas que não viram João Pinto jogar.
Zamorano
Jonas.
Com Preud’Homme e Simão fazem o meu top 3 dos últimos 30 anos de Benfica.
(nesta votação em particular colocaria JVP em segundo e o profeta Isaías em terceiro. E penso que Lima merecia entrar nestas contas).
Chico
Lima jogou uma época como segundo avançado (em apoio a Cardozo) e duas épocas como ponta-de-lança (apoiado por Rodrigo e depois Jonas). Foi mais 9 que 9,5.
porra33
Difícil, e acho que que se se fizesse uma votação para os três grandes nesta posição, estes 6 estariam no top 10. Votei Jonas pelo impacto absurdo e classe que tinha e como já se fazia conta com os seus golos. A seguir ao Simão foi o jogador que fez do Benfica ele e mais 10.
Miccoli era requintado e rebelde, Isaías uma lenda do tempo do Benfica colosso, JVP um craque que passou na fase negra do Benfica e que vê a sua imagem um pouco denegrida nos adeptos do Benfica, e finalmente Saviola um jogador inteligentíssimo que recriou a bonita dupla com Aimar, quase a lembrar aquelas histórias bonitas dos desenhos animados!
Valderrama
É normal, o Porto praticamente não utilizou segundo avançado nestes 28 anos e o Sporting quando utilizou não foram nomes com esta qualidade
MM
Pensei que jvp levasse esta. A malta aqui do blog é muito nova…
Rui Miguel Ribeiro
Eu vi-os jogar. Eu votei no Preud’homme, no Veloso, no Mozer, no Ricardo Gomes, no Stefan Schwarz e também no Jonas. Gosto imenso do João Pinto, mas acho que o Jonas foi melhor.
Marik
Ou então o Jonas foi mais decisivo para o sucesso do Benfica. A maioria das pessoas que vejo com esse discurso da malta ser muito nova são os mesmos que votam praticamente sempre nos jogadores mais antigos. Tanto é “criticável” excesso de nostalgia como sobrevalorização dos últimos anos.
Jay-Jay Okocha
‘Certissimo Marik. É nostalgia pura. O que se entende. Quaquer um é influenciado pelos jogadores que viram quando eram mais novos, pelas emoçôes que o futebol proporcionavam. Com o passar dos anos, essas tendem a serem menores.
Mas quem diz que é “uma vergonha” não votar em jogadores da decada de 90’s mostra um certo extremismo e desonestidade intelectual.
Eu admito que os jogadores da decada anterior tiveram muito mais impacto que os de esta. E o meu voto geralmente tende mais para eles.
Abraço
Jay-Jay Okocha
PARA MIM os jogadores da decada anterior tiveram mais impacto.
Knox_oTal
É um argumento viável, mas acho muito injusto comparar o momento e a qualidade dos plantéis que JVP apanhou no Benfica e o contexto onde Jonas esteve inserido.
Tanto um como outro fizeram o suficiente para merecerem o primeiro lugar (tive imensas dúvidas), logo não faz sentido na minha opinião afirmar taxativamente que o Jonas foi o melhor, ou vice versa!
Mas concordo com a tua última frase!
Marik
Certíssimo, não completei o meu comentário como devia. Tanto o Jonas como o JVP seriam justos vencedores desta votação. Apenas não concordo quando se diz que o JVP só não ganha porque a malta é muito nova e não o viu jogar, passando a ideia de que devia ser uma votação óbvia, o que é absurdo.
Sai_da_frente_Guedes
Marik o melhor JVP foi melhor do que o melhor Jonas !
Marik
Não digo que não, mas não é uma escolha óbvia. Dizer que o JVP não ganha porque a malta daqui é muito nova faz parecer que é uma escolha fácil e uma grande injustiça, o que não é o caso. Há claramente, por parte de muitos users mais velhos, uma grande superioridade moral para com os mais novos.
SCP1906
Isto. Tantos comentadores que votam quase exclusivamente em jogadores dos anos 90.
Chico
Votar exclusivamente nesses jogadores é um exagero, mas acho que votar quase exclusivamente em jogadores dos anos 90 é compreensível. Até 95, o Benfica era um colosso europeu, algo que nunca mais foi. Na antepenúltima e penúltima épocas de Jesus, o Benfica batia-se com qualquer um, mas não era nem de longe nem de perto um colosso. A quantidade de talento no Benfica pré-95 é muito superior à pós-95. Antes, existiam jogadores realmente de elite a ficarem cá anos e anos.
Marik
Certo, mas há muitos users que votam praticamente sempre nos jogadores mais antigos em todos os clubes.
E o problema não é votarem nesses jogadores, é sim querer passar a ideia que só não ganham porque são mais antigos. Dois exemplos: JVP/Jonas e Drulovic/Quaresma. São duas votações difíceis e equilibradas, em que qualquer jogador seria um justo vencedor, mas muita malta quer fazer parecer que o JVP e o Drulovic foram muito superiores. Ver alguns comentários a dizer que é uma vergonha o JVP/Drulovic não ganharem são ridículos, até parece que estão a competir contra coxos…
Meu nome é Toni Sylva
O JVP brilhou numa altura em que o Benfica não conseguia ganhar nada. O Jonas, felizmente, teve condições melhores. Digamos que o JVP foi crucial para sequer haver Benfica, o Jonas foi decisivo para um Benfica que já estava no topo se fixar decididamente no topo. Haverá também que compensar o JVP pela forma lastimável como o Benfica o deitou fora.
Mas eu, nesta votação, não consigo escolher, qualquer dos seis é fenomenal.
Catrapower
Sem duvida
Littbarski
O meu voto vai para o João Vieira Pinto.
Embora reconheça a grande qualidade do Jonas, não concordo com as pessoas que dizem que foi o melhor que por cá tivemos na última década e acho que o destaque que ele teve se deve sobretudo a um baixar da qualidade dos adversários do Benfica.
Já em relação ao Micolli e ao Isaías, não concordo que sejam considerados segundos avançados, já que chegaram a jogar isolados na frente.
Acho que um jogador móvel como o Lima deveria ter sido considerado nesta votação em vez destes dois jogadores, tal como AImar, que excluindo a primeira época do Jesus, jogou quase sempre a segundo avançado e não a médio.
Jay-Jay Okocha
Ola, eu acho que foi o melhor no sentido em que foi muito bom durante muitos anos, sem grandes quebras de rendimento.
Oldasity
Antes de ver as opções estava a pensar: “Jonas sem dúvida”. Depois vi JVP e fiquei com algumas dúvidas. Mas o meu voto recaiu em Jonas, apesar de ser rival tenho que admitir que foi um grandessíssimo jogador, muita qualidade.
Elvaspatrimoniomundial
O melhor é o Jonas, mas o mais influente foi o JVP.
Qualidade Brutal nesta posição, Isaías, o Profeta das Alegrias e o seu pé canhão fica em 3º, embora aquela mítica noite em Highbury Park lhe devesse dar pelo menos o 2º lugar.
Depois vem Saviola e Micolli, o baixinho que eu apreciava muito.
Para o fim fica o Felix, o que diz bem da qualidade dos oponentes, tal vez se tivesse ficado mais ano poderia numa futura votação discutir o 1º lugar.
Tiago Peixoto
Votei Jonas. A única coisa que poderia ir contra ele é a sua falta de impacto em jogos grandes. Mas quando sozinho resolvia 30 jogos por época menos aqueles 4, não há nada que se possa dizer. Ganhou 2 campeonatos ao Benfica. Muita qualidade, um matador, com muita classe futebolística (não digo classe em geral porque por vezes tinha atitudes que não me agradavam, o que acaba por ser normal, sendo eu Portista). Também pensei no João Vieira Pinto, que apanhou um dos piores momentos da história do Benfica e mesmo assim destacou-se muito (sempre gostei de o ver na Seleção). Dos restantes, o Félix só fez 1 época, por isso dificilmente poderia ganhar, o Miccoli foi um jogador espetacular, mas também esteve pouco tempo em Portugal.
J Silver
Bem, que qualidade. O meu jogador preferido daqui é o JVP mas o Jonas contribuiu com títulos e para um domínio absoluto (o contexto ajudou, claro. os anos 90 não foram fáceis). Tive que votar no brasileiro.
deus_Ex_machina
Votei Jonas, mas aqui a qualidade é tanta que até me sinto injusto ao fazê-lo… JVP é sem dúvida o melhor jogador do Benfica na década de 90, o menino de ouro estará na lista de melhores jogadores do Benfica sempre!
Isaias era potência pura, raça, vontade e chutão! Saviola, embora com menos fulgor que no auge da carreira espalhou classe pelos relvados portugueses. Miccolli só não deu mais porque o resto da equipa também não dava para mais.
E depois há Félix, talvez o jovem jogador do Benfica com mais potencial que vi jogar neste século.
Mas pronto, Jonas por estar rodeado de jogadores de qualidade e mesmo assim fazer a diferença pelos golos, técnica, visao de jogo tem de levar o meu voto. Talvez a única coisa que poderia JVP ter mais preponderância será o desempenho em jogos grandes, onde JVP parecia elevar ainda mais o seu nível!
Tiago Silva
Talvez a lista com mais qualidade até agora, Félix, João Vieira Pinto, Saviola, Miccoli… mas tenho que votar no Jonas, o melhor jogador da década em Portugal por larga margem o impacto que teve na equipa foi algo de avassalador!
Ederson, Semedo, Luisão, Garay, Coentrão, Matic, Aimar, Salvio, Simão e Jonas.
Givanildo Vieira de Sousa
O Hulk e Falcão jogaram nesta década. Deves estar enganado.
Tiago Silva
Verdade que jogaram, mas nenhum deles teve tanto impacto na equipa como teve o Jonas e para além disso estiveram muito menos tempo em Portugal. O Jonas foi decisivo em todas as épocas em que esteve no Benfica e foram muitas.
Sai_da_frente_Guedes
Quando melhor jogador da década em Portugal foi considerado o que foi em Espanha demonstra o nível que chegamos.
Valderrama
Informe-se em relação ao que foi o Jonas em Valência antes de repetir inverdades
Francisco Rocha
VM, havia necessidade disto? Qualidade ridícula mesmo. Velha e nova guarda. É difícil, mas Jonas merece o meu voto.
El Conejo
Esta aqui é mesmo muito difícil escolher, não posso concordar com alguns users que não tiveram dúvidas em escolher Jonas.
Analisando os números de forma crua, Jonas é o melhor. No entanto, há que realçar o facto de:
– Jonas nunca teve grande influência em Derbys nem em jogos Europeus.
– O Benfica do qual fazia parte JVP por exemplo era bem inferior ao de Jonas.
– O campeonato Português diminuiu drasticamente a sua qualidade geral desde meados de 2016 até hoje. Pizzi por exemplo tem números fantásticos, sendo um bom jogador, não é nenhum fora de série. Isso fica provado tanto na champions como na selecção.
Por isso, a minha escolha está entre JVP e Saviola. Escolho Saviola pelo facto de ter acrescentado ao Benfica um extra de qualidade (juntamente com Aimar e Di Maria), que há muito não se via. Era tecnicamente irrepreensível.
Chico
João Vieira Pinto claramente! A melhor posição do Benfica também, custa deixa qualquer um de fora!
– JVP é talvez o melhor português a não deixar o país da era moderna. Entendo que há quem o meta imediatamente de lado por ter ido para o Sporting, mas há que atender ao contexto. Foi o melhor de todos no Benfica e foi das última vezes que o Benfica teve um jogador de elite mundial de forma continuada nos seus quadros. Deu muito ao clube, teve azar na segunda metade da década de 90 com o caos em que o clube estava (se calhar sem ele, tinha-se ficado em posições ainda mais humilhantes), mas na primeira deu basicamente um título ao clube. Era jogador de jogo grande.
– João Félix tem tudo para ter a melhor carreira de todos e também deu um título ao Benfica. Foi o melhor jogador do campeonato na minha opinião, mas apenas durante 6 meses. O pouco tempo no plantel principal retira-o destas cogitações.
– Ganhará Jonas e foi talvez o jogador mais decisivo da década no futebol português. Se o Benfica dominou o futebol português nos 2010s a muito se deve o trabalho de Jonas. Elevou quase isoladamente o futebol frequentemente medíocre do Benfica de Vitória ao melhor em Portugal. O facto de ser forte contra os fortes e fraco contra os fracos coloca-me um amargo na boca e, por isso, fica para mim atrás de JVP. Também teve azar com o treinador… Se calhar se tivesse apanhado mais três épocas de Jesus em vez de três de Vitória, tínhamos usufruído do seu futebol numa equipa mais equilibrada e sustentada que o permitisse brilhar mais nos jogos a doer.
– Isaías, Saviola e Miccoli eram absolutos craques e um prazer de ver jogar, cada um com um estilo muito particular. Isaías à força, Saviola de pantufas e Miccoli uma mistura dos outros dois. Para mim, o italiano era o melhor, mas foi queimado por Koeman e só pudemos desfrutar dele na sua plenitude na época seguinte. Muito pouco tempo… Foi uma série de muitos jogadores queimados por Koeman, que praticava um futebol conservador horrível, muitas vezes com um meio campo horrendo de Robert, Petit e Beto. Mesmo assim, éramos fortes contra os fortes (duas vitórias ao Porto e quartos da Champions). Aproveitando-se melhor Miccoli, Nuno Assis e Karagounis e tinha-se equipa para ser campeão. Quim, Nelson, Luisão, Alcides/Rocha, Léo, Petit, Manuel Fernandes, Karagounis/Assis, Simão, Nuno Gomes/Geovanni e Miccoli não era pior que o 11 do Porto…
Jay-Jay Okocha
“Se o benfica dominou”? Penso que “se o benfica ganhou” seria mais correto. De resto concordo com tudo. Koeman é treinador a Deschamps ou Simeone, o resultado premeia sobre a qualidade.
SCP1906
João Félix é craque mas não era superior a Bruno Fernandes quando estavam os dois em Portugal. Mas tinha (e tem) muito mais potencial, tem tudo para vir a ser um dos melhores jogadores do mundo.
Chico
É uma decisão pessoal, mas para mim era. Tinha uma qualidade ímpar na finalização, acho que nunca vi ninguém em Portugal com tanta classe nesse momento. E depois assistia, vinha à direita combinar com o lateral, fazia passes de morte a rasgar a defesa… E foi completamente decisivo. Transfigurou completamente uma equipa, notou-se esta época a sua ausência. Acho que com a saída de BF, o Sporting não sofrerá um decréscimo tão grande.
Chomate
O JVP deixou o país, por uma época. Jogou no Atlético de Madrid
Chico
À época ainda nem tinha feito 20 jogos de futebol profissional.
Chico
Deixou, mas não jogou. É muito difícil contar essa passagem pelo estrangeiro.
Chico
Ederson (ou Preud’Homme), Miguel, Ricardo Gomes, Garay (ou Mozer), Schwarz, Matic, Rui Costa, Poborsky, Simão, JVP e provavelmente Cardozo a seguir. Estou a gostar. Sem restrições, seria Simão e Di Maria nas alas.
masterDC
Muita qualidade nesta lista, votei no Jonas mas o JVP também merecia.
Pipo
Tanta qualidade, porém a escolha é fácil… Jonas.
Diogo Filipe
Jonas Pistolas. Foi o jogador mais influente que alguma vez vi jogar no Benfica. Absolutamente fantástico! Carregava a equipa às costas.
Estou convencido de que se não fossem as suas lesões o Benfica não tinha falhado o penta (perdeu vários jogos decisivos por lesão na fase final da época que deu o último título ao Porto).
Kacal
Votei no Jonas. O Benfica teve muita qualidade nesta posição ao longo dos anos, mas o brasileiro foi um jogador diferenciado por cá, acima da média. Dominou o campeonato a seu belo prazer enquanto teve pernas. Além de ser capaz de ter bola e fazer jogar, tinha pormenores de classe e juntava números estratosféricos para Portugal. Uma das razões principais para o Benfica ter tanto domínio após 2013.
Retchie
Muita qualidade nesta lista. Gostos de todos estes jogadores, mas aqueles que me ficam mais na retina foram JVP, Jonas e Miccoli (por esta ordem). Votei JVP.
Atum10
Jonas. Melhor jogador em Portugal da última década.
Sai_da_frente_Guedes
O Hulk foi melhor!
Fabio Mendes
Foi melhor nos túneis. :-D :-D
Kacal
Pelo menos a nível de ter impacto e decisão nos jogos grandes foi melhor. Mesmo na Europa ajudou a conquistar a Liga Europa. Agora de resto são jogadores de estilos/características diferentes e posições diferentes, é dificil comparar.
Fabio Mendes
Kacal, era uma piada apenas. Sem tom de maldade obviamente. ;-)
E concordo contigo no que disseste.
Kacal
Sim, eu percebi, quis só realçar mais seriamente ;)
Zizaran
Para mim entre Jonas e João Pinto, mas tive que votar em Jonas. Veio a custo 0, já com o campeonato a decorrer e mudou por completo o futebol do Benfica. Havia claramente um Benfica sem Jonas e um com Jonas.
Fabiens
Que qualidade nesta lista!!!
Entre Jonas e JVP é uma escolha muito dificil para mim.
JVP tem a desvantagem de ter jogado numa altura complicada do clube. Jonas tem melhores números também porque é mais matador. Um voto para cada um!
André Dias
Tanta qualidade nesta posição.
Isaías foi o único que não vi jogar mas ouvi maravilhas sobre ele.
Miccoli e Félix estiveram pouco tempo mas tiveram um impacto considerável.
JVP, Saviola e Jonas dispensam apresentações e a minha indecisão prendeu-se a eles.
Optei pelo Pistolas porque foi uma espécie de Messi para o Benfica, conseguiu aliar criação de jogo e pormenores técnicos fantásticos a números extraordinários.
pcyrne89
Concordo em tudo no que diz respeito à analise aos jogadores, inclusivé não me lembro do Isaías pois na altura ainda não acompanhava futebol mas tem números muito, mas muito bons..
Contudo acho que o JVP foi mesmo o mais influente durante talvez algumas das piores épocas do Benfica.
André Dias
JVP é uma escolha perfeitamente compreensível, a mim até me custou não votar nele. Era um oásis no Benfica daquela era. O que me empurrou mais para Jonas foram os títulos que acredito que não teríamos ganho sem ele.
Tartulho
Jonas é classe pura, Felix tambem foi excelente … mas no benfica (e no sporting) ninguem chegou ao nivel do menino de ouro (JVP)
AndreChaves9
Se Jonas está nesta votação…. Voto nele.
Mas com muitas dúvidas entre JVP e Félix.
Muska
Jonax fácil. E é um feito tremendo dada a qualidade da lista