Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor avançado do FC Porto nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de avançado:

Falcao – 2009/10 até 2011/12 – 87 jogos (72 golos)
Domingos – 1987/88 até 1996/97 e 1999/2000 até 2000/01 – 381 jogos (143 golos)
Mário Jardel – 1996/97 até 1999/2000 – 175 jogos (168 golos)
Kostadinov – 1990/91 até 1994/95 – 168 jogos (61 golos)
Lisandro López – 2005/06 até 2008/09 – 150 jogos (63 golos)
Jackson Martínez – 2012/13 até 2014/15 – 136 jogos (92 golos)
‘Benny’ McCarthy – 2001/02 e 2003/04 até 2005/06 – 125 jogos (59 golos)
Hélder Postiga – 2000/01 até 2002/03, 2004/05 até 2005/06 e 2006/07 até 2007/08 – 165 jogos (48 golos)
Moussa Marega – 2015/16 e 2017/18 até ? – 136 jogos (54 golos)

Vote nas outras posições:
Guarda-redes
Lateral direito
Lateral esquerdo
Defesa Central
Médio Defensivo
“N.º8”
Extremo direito
Extremo esquerdo
Médio ofensivo

109 Comentários

  • Giuseppe F
    Posted Maio 4, 2020 at 1:06 pm

    O Jardel deve vencer, era um ponta-de-lança de classe mundial, sem dúvidas.

    Talvez vença também no Sporting. Não sei se mais algum o fará.

    SL

  • André Dias
    Posted Maio 4, 2020 at 1:08 pm

    Incrível a qualidade que o Porto tem nesta posição.

    Votei em Mário Jardel.

  • RicardoFaria
    Posted Maio 4, 2020 at 1:12 pm

    Jardel!
    Ainda era muito miúdo mas lembro-me perfeitamente que só se falava dele e dos golos que ele marcava de todas as formas e feitios.
    Só tenho pena que não tenha voltado ao Porto tendo preferido o Sporting.

    Saudações DesPortistas!

    • RicardoFaria
      Posted Maio 4, 2020 at 3:18 pm

      O meu XI:

      GR: Baía
      DD: Bosingwa
      DC: Pepe
      DC: Ricardo Carvalho
      DE: Alex Sandro
      MDC: Fernando
      MC: Lucho
      MC: Deco
      ED: Hulk
      PL: Jardel
      EE: Quaresma

      Saudações DesPortistas!

      • AbreLatas
        Posted Maio 4, 2020 at 6:22 pm

        Bom onze. Só troquei Jardel por falcão. Mas podem jogar à vez ou em 4-4-2 saindo, com muita pena minha, Lucho.

  • The Mo
    Posted Maio 4, 2020 at 1:13 pm

    Super Mário.
    175 Jogos, 168 golos.?

  • Il Codino Divino
    Posted Maio 4, 2020 at 1:23 pm

    O meu favorito é o Falcao, muita classe e excelente jogo de cabeça para quem tem 1,77m. Mas o meu voto foi para Jardel. Super Mário. Aquela dupla com Drulovic era fantástica! Assim como também formou outra grande dupla com JVP.

    Uma pena que nunca tenha vindo para o meu Benfica, como foi tantas vezes falado.

  • Muska
    Posted Maio 4, 2020 at 1:24 pm

    Muito difícil de escolher esta tamanha a qualidade o Porto teve na posição. Votei Falcao.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 4, 2020 at 1:28 pm

    Só há duas hipóteses. Jardel e Falcao.

    Voto Jardel

  • Ricky Sousa
    Posted Maio 4, 2020 at 1:28 pm

    Não vamos brincar com coisas sérias. Falcao e Lisandro eram tremendos (dos melhores q ja vi por ca), mas Jardel era de outro nível. Para mim o melhor finalizador da historia do futebol portugues. E se ao valor individual juntarmos a preponderancia nos titulos de Porto e Sporting acho q esta tudo dito

  • Valderrama
    Posted Maio 4, 2020 at 1:28 pm

    O melhor no Porto Jardel, o mais completo Jackson, o meu favorito Domingos.
    Muita qualidade nesta posição do Porto

  • kanjy6
    Posted Maio 4, 2020 at 1:35 pm

    Só podem surgir dúvidas entre Jardel e o Super Mário, e que foi o único a “voar sobre os centrais”

  • Tiago Silva
    Posted Maio 4, 2020 at 1:35 pm

    Não vi jogar Mário Jardel, os seus números são incríveis, mas vou escolher o Falcão, também ele com números incríveis, era a estrela da companhia a par do Hulk, aquela equipa era fantástica.

  • Estigarribia
    Posted Maio 4, 2020 at 1:35 pm

    Podia ser o Falcao? Podia. Podia ser o Lisandro López? Podia. Podia ser o Jackson Martinez? Também podia. Mas a minha escolha foi para Mário Jardel. Avançado que marcou uma era em Portugal e de longe o melhor que passou pelo nosso futebol (pelo menos no cabeceamento não havia como ele).

    Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 4, 2020 at 2:36 pm

      Estigarribia,

      Só troco Pepe por Aloísio e SC por Hulk e foram as minhas escolhas também.

      Sobre o Jardel, era um animal de área, um predador. Não havia como ele, principalmente de cabeça. Seja assistido pelo JVP ou pelo Drulovic, era fabuloso de se ver.

      • Estigarribia
        Posted Maio 4, 2020 at 4:13 pm

        Francisco Ramos,

        Sem dúvida. Mário Jardel era um avançado estupendo. Curiosamente, Sporting e FC Porto até já “partilharam”, digamos assim, avançados de grande qualidade: Fernando Gomes, Jardel, Derlei, Liedson…

        Saudações Leoninas

        • SCP1906
          Posted Maio 4, 2020 at 8:51 pm

          A diferença é que Jardel (e talvez Fernando Gomes, não é do meu tempo) foi de grande qualidade nos dois clubes mas o mesmo não se aplica a Liedson ou Derlei.

    • SCP1906
      Posted Maio 4, 2020 at 3:49 pm

      Belo XI, a única coisa que não faz sentido é não ter Hulk.

  • Joao Silvino
    Posted Maio 4, 2020 at 1:38 pm

    Só não vota Jardel quem não o viu jogar.

    • J Silver
      Posted Maio 4, 2020 at 1:58 pm

      Sou do Sporting, vi Jardel “jogar” e dar campeonatos quer ao Porto quer ao meu clube e mesmo assim votei Falcao. O colombiano apresentou nível de top-3 mundial (na posição) no Porto. O Jardel era limitadíssimo. A sua finalização, especialmente de cabeça, não deve a ninguém na história do futebol mas mesmo assim acho o Falcao superior e muito melhor jogador no geral.

  • Lourenco Vaz
    Posted Maio 4, 2020 at 1:46 pm

    Será sempre entre Jardel e Falcão.

    Fico com pena de não poder votar no Licha, que avançado fantástico!

  • Vegeta
    Posted Maio 4, 2020 at 1:47 pm

    Jardel foi o melhor no Porto mas o meu voto vai para Falcao, adoro o colombiano, é um verdadeiro craque e foi uma máquina no tugão.
    Sendo assim:
    Equipa A:
    Helton
    Alex sandro
    Bosingwa
    Aloisio
    Ricardo Carvalho
    Costinha
    Lucho
    Hulk
    Quaresma
    Deco
    Falcao
    Equipa B:
    Vitor Baia
    Nuno Valente
    Paulo Ferreira
    Pepe
    Jorge Costa
    Fernando
    João Moutinho
    Capucho
    Drulovic
    James Rodríguez
    Jardel

  • TiagoAndrade19
    Posted Maio 4, 2020 at 1:49 pm

    Não vi Jardel jogar, por isso votei no Falcao. Contudo, imagino que Jardel seja muito melhor, pelos números e histórias.
    Muito provavelmente também ganhará a votação o Sporting.

  • Kacal
    Posted Maio 4, 2020 at 1:49 pm

    Indeciso entre Mário Jardel e Falcao. Os meus preferidos são Lisandro (1º) e Jackson (2º), depois vem o colombiano (3º). Não vi o Jardel a jogar totalmente. Os outros “correm por fora”. Mas acabei por votar no Jardel pelos números que são realmente assombrosos.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 4, 2020 at 2:34 pm

      Kacal,

      o Jardel era assombroso dentro de área. Em termos de jogo de cabeça foi dos melhores jogadores que já vi em toda a minha vida e naquela altura que não havia o profissionalismo e a metodologia de treino que há hoje, digo mesmo que neste parâmetro era sobredotado. E não era nenhum tosco, tinha bastante técnica até para o perfil de jogador que era, lembro-me de um golo na taça que chuta com a perna direita por detrás da esquerda ainda longe da baliza.

      Aconselho-te a ver os golos dele.

      • Kacal
        Posted Maio 4, 2020 at 4:02 pm

        Acredito Francisco, mas eu já vi bastantes golos dele no Youtube eheh, não é a mesma coisa mas dá para ter uma ideia, era realmente um PL mortífero no mínimo.

    • Valderrama
      Posted Maio 4, 2020 at 8:56 pm

      O Jardel é capaz de ser o melhor cabeceador que vi, tinha uma técnica incrível. Já ouvi o Jardel dizer que foi ele que ensinou o Cristiano a cabecear, naquele seu jeito meio gabarola meio brincalhão, mas o Cristiano também é um fenómeno de cabeça

      • Kacal
        Posted Maio 5, 2020 at 1:46 am

        Sem duvida, Valderrama. O resto são suposições e brincadeira do Jardel, mas quem sabe, pode ter sido importante nisso, o que é certo é que o CR tornou-se forte nesse aspecto e um goleador também.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 4, 2020 at 1:49 pm

    Será sempre entre Jardel e Falcao, escolhi Super Mario pois acho que apesar de tudo a sua história no Porto é mais marcante e os seus números assombrosos. Um finalizador tremendo. Menções bastante honrosas também para Jackson e Kostadinov

  • Nuno Silva
    Posted Maio 4, 2020 at 1:49 pm

    Quando Jackson tem 1% está dita a qualidade…incrível
    Votei Falcão apesar de Jardel ter sido dos PL que mais alegrias deu no meu Sporting.

  • Turiacus
    Posted Maio 4, 2020 at 1:54 pm

    Tanta qualidade junta! Por mais que adore o Falcão, tive que votar no Jardel.
    O meu 11:
    Baía
    Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe e Alex Sandro;
    Fernando e Lucho;
    Hulk, Deco e Quaresma;
    Jardel.

  • pcyrne89
    Posted Maio 4, 2020 at 1:58 pm

    Jardel. Tanto no SCP como no FCP. Mesmo no Galatasaray ele foi super importante.. Pena, muita pena claro as drogas, senão ainda tinha dado mais alegrias.

    Mais, só não tem números na selecção do Brasil porque na altura o meio campo de ataque e ataque teve nomes como como Bebeto, Romário, Ronaldo Fenómeno, Denílson, Rivaldo, etc.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 4, 2020 at 1:58 pm

    Uau.

    Sem tirar mérito aos restantes, Jardel tinha que ter o meu voto. A eficácia apresentada é estratósferica para a época em questão, conseguindo lutar regularmente pela bota de ouro, com um aproveitamento dentro de área fora do comum. E o seu jogo de cabeça era dos melhores do mundo na altura.

    Uma palavra para Falcão e Jackson. O primeiro foi um predador de área que passou no campeonato português, muito forte naquele pequeno rectângulo, fosse de que maneira fosse. E além de instinto tinha classe para dar e vender (lembro-me do cabeceamento da final da Liga Europa e do calcanhar na Luz), estando inclusive no Top3 dos marcadores da Liga Europa. Jackson não tinha tanto este estilo matador, mas era um jogador muito completo, fosse nos apoios, a jogar de costas ou a finalizar com muita classe também (o golo contra o Sporting é fabuloso).

    Por fim, Domingos. Um grande avançado que foi formado e com grandes resultados no clube (quer a nível individual, quer colectivo). Benny, Lisandro, Postiga e outros não estão ao mesmo nível, apesar de ter gostado também destes.

    P.S. O Marega consegue ter tantos votos como Jackson o que diz bem do valor actual dos avançados do Porto. E assim foi a minha piada do dia!

  • J Silver
    Posted Maio 4, 2020 at 2:03 pm

    Apesar do mítico Jardel “voar sobre os centrais” votei no Falcao. Se acordasse virado para a esquerda se calhar votava no brasileiro tal a dificuldade da escolha. E custa muito não votar em Jackson, Lisandro, McCarthy ou Domingos. Grandes avançados teve o Porto. Marega é sem dúvida o patinho feio nesta votação, nem sei como tem mais votos que o McCarthy

  • Khal Drogo
    Posted Maio 4, 2020 at 2:09 pm

    Estive para votar no Jardel, pela quantidade absurda de golos que marcava, mas não consegui. Nenhum desses me encheu as medidas como o Radamel. Avançado de topo mundial, na minha opinião.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 4, 2020 at 2:10 pm

    Voto Jardel pelo que deu, pelo rendimento. O mais talentoso para mim é o Falcão mas Jardel pelo que deu ganha. se a votação fosse para o mais dotado era outra questão,isto é para aquele que mais deu.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 4, 2020 at 5:29 pm

      Então fica assim, em 4-3-3:

      Baía
      João Pinto, Aloísio, Ricardo Carvalho, Álvaro Pereira
      Emerson, Lucho
      Deco
      Hulk, Jardel, Drulovic

  • Barinho
    Posted Maio 4, 2020 at 2:19 pm

    Ha aqui outros grandes jogadores e que tinham outra capacidade técnica mas o Jardel era incrível. A capacidade com que ganhava espaço na área. Dava um passo em frente e arrastava o defesa consigo e quando este dava por ela já o Jardel tinha recuado dois passos e metia a cabeça na bola e a partir da adeus.

    E tem um golo dele no campeonato que na altura se falou que era o golo do Milénio.

    Votei nele apesar de me ter dado uma das primeiras grandes tristezas no futebol quando fui o Jamor ver a final da Taça de 98 em que perdemos 3-1 e ele bisou.

  • Khal Drogo
    Posted Maio 4, 2020 at 2:20 pm

    VM, deixo aqui uma sugestão. Depois de concluídas as votações para as 5 equipas escolhidas para esta iniciativa, seria interessante fazer uma votação final entre os 11s de cada uma delas para eleger o melhor 11 de Portugal nos últimos 28 anos.

  • masterDC
    Posted Maio 4, 2020 at 2:22 pm

    Muita qualidade nesta posição, a luta entre Jardel e Falcão vai ser renhida, ambos mereciam ganhar. Votei no Jardel, era um grande avançado e será engraçado se aparecer no XI do Sporting e Porto como o melhor, tem boas hipóteses de isso acontecer.
    Em relação a Marega, pior que vê-lo nesta lista é mesmo alguém votar nele.

    Aqui está o meu XI final:
    Baía
    João Pinto Aloísio Ricardo Carvalho Alex Sandro
    Fernando Moutinho Deco
    Hulk Jardel Quaresma

    Para além do grande nível que apresentavam em campo, Hélton e Lucho também tinham uma grande classe fora dos relvados e a par de Falcão tinham grandes hipóteses de entrar neste meu XI, mas optei por deixá-los de fora.

  • Pikemeireles
    Posted Maio 4, 2020 at 2:24 pm

    Jardel sem dúvida

  • Rui Silva
    Posted Maio 4, 2020 at 2:33 pm

    Percebo a dúvida entre Falcao e Jardel. Por um lado há users que nunca viram jogar Jardel, por outro o Falcao tinha mais pinta de craque. Mas esta votação tem de ser toda do Jardel. Aliás – basta ver que o Falcao, apesar de craque, nunca foi sequer o melhor marcador da liga portuguesa…

  • hferreira
    Posted Maio 4, 2020 at 2:37 pm

    Muito dificil… votei Jardel pelo tempo que teve no Porto, algo mais que o Falcao, mas que grande qualidade de avançados…

  • SV Lima
    Posted Maio 4, 2020 at 2:40 pm

    Estou em dúvida entre o Postiga e o Marega.

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 4, 2020 at 2:41 pm

    Impossível não escolher Jardel!
    O jogador mais letal a jogar de cabeça que conheci. Talvez o Bierhoff tivesse estado perto, mas nunca vi nada como o Jardel e provavelmente nunca mais verei ninguém a jogar assim de cabeça!

  • Xyeh
    Posted Maio 4, 2020 at 2:49 pm

    Super Mário sem dúvida, quem o viu jogar sabe que além dos golos também tinha momentos cómicos de falhanços incríveis, lembro-me de um jogo contra o Beira Mar em que tenta fazer um passe de letra no meio campo e a bola vai para um jogador do Beira Mar que em contra ataque faz golo, ou aquele golo aos 90 minutos vs Bayern que nos fez sonhar para sermos roubados 1 minuto depois com uma falta que ainda hoje não percebo (aos 5 minutos deste vídeo: https://www.dailymotion.com/video/x29pof2). Mário Jardel brilhou na Champions com os seus golos.

  • Hugo
    Posted Maio 4, 2020 at 3:03 pm

    É entre Falcao e Jardel. Como não vi jogar o Jardel, votei Falcao.
    A minha questão também é outra: como é que o Marega tem mais votos que o McCarthy?

  • MiguelRosa
    Posted Maio 4, 2020 at 3:04 pm

    Jardel. Mas muita qualidade aqui. No meu SCP… Jardel!

    • BrunoAlves16
      Posted Maio 4, 2020 at 6:51 pm

      No SCP ainda acho que vai vencer o Liedson

      • SCP1906
        Posted Maio 4, 2020 at 9:30 pm

        Não era escandaloso, Jardel teve uma época a nível fabuloso que nos deu o nosso último campeonato mas Liedson foi o melhor jogador da equipa durante muito tempo.

  • kiterioVFC
    Posted Maio 4, 2020 at 3:08 pm

    Tanta qualidade, mas teve de ser Mário Jardel…

  • Ricardo Matos
    Posted Maio 4, 2020 at 3:14 pm

    Que mimo ver esta qualidade toda. Entre Jardel e Falcão, votei no primeiro.

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 4, 2020 at 3:19 pm

    Muito, muito, muito difícil. Há nessa lista vários nomes que se tornaram ídolos meus, jogadores absolutamente fantásticos. O Lisandro foi uma maravilha de se ver jogar, um jogador muito raçudo, muito completo. O Benni quando queria fazia coisas extraordinárias e foi importantíssimo para o sucesso europeu do Porto em 2003/04 (quem não se lembra do bis frente ao United no Dragão e do livre que deu em golo no último minuto no Old Trafford?). O Domingos é uma lenda do clube. O Kostadinov foi marcante no início dos anos 90. O Postiga tinha muito potencial quando apareceu, mas estagnou e acaba por estar a mais nesta lista, tal como o Marega (apesar de importantíssimo para a conquista do campeonato em 2018, comparado com os outros nesta lista coitadinho).
    Apesar de tudo, no fim, a minha decisão era entre estes 3 grandes nomes: Radamel Falcao, Mário Jardel e Jackson Martínez. O Jackson, enquanto esteve no Porto, foi dos melhores avançados do mundo. Não só era goleador, como tinha classe (dentro e fora do campo), técnica e muito talento. Pena só ter conquistado 1 campeonato no Porto. Mário Jardel foi uma autêntica estrela. Não era um monstro com os pés, mas bastava cruzar para a área, nem que fosse um cruzamento mal feito, que ele metia a bola lá dentro. Provavelmente o jogador com mais faro de golo que alguma vez vi em Portugal e importantíssimo em muitos dos títulos do Penta. Por fim, El Tigre. Para mim o avançado mais completo a jogar em Portugal que já vi jogar. Fazia tudo, foi estrela num dos melhores anos da história do Porto.
    Foi difícil escolher, mas o meu coração diz Falcao. Que craque, dos melhores jogadores a passar em Portugal na história do nosso país.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Maio 4, 2020 at 3:21 pm

    O melhor é sem dúvida o Falcão (desculpem, mas ele só não tem ~ porque não existe nos teclados deles). O Jardel marcou uma era, mas foi sobretudo finalizador. Para quem se queixa do futebol de ‘colocar a bola no Marega’, nesse tempo era o ‘colocar a bola no Jardel’. A meu ver, o Falcão proporcionou um futebol mais bonito.

    • Fantantonio
      Posted Maio 4, 2020 at 4:18 pm

      O “bola no Jardel” é responsável por 3 dos 5 títulos do penta. O “bola no Marega” não joga metade da equipa do Porto nesse tempo, por isso, não acho que seja um bom paralelo. Falcao teve outros predicados com os pés que Jardel não tinha, mas em termos de finalização e de jogador de área, Jardel foi o melhor de todos com alguma margem.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Maio 5, 2020 at 3:47 am

        Não tenho problema nenhum em reconhecer que a diferença é que a partir do momento que a ‘bola no Jardel’ chegava ao Jardel, era o mesmo que já estar dentro da baliza. Mas como adepto ‘rival’, tenho muito mais inveja do vosso futebol do tempo do Falcão.

        • Fantantonio
          Posted Maio 5, 2020 at 1:52 pm

          Eu sou sportinguista e percebo o ponto de vista, mas acho que Jardel teve outra preponderância ainda assim.

  • Bujard
    Posted Maio 4, 2020 at 3:27 pm

    O Porto é e sempre foi implacável a escolher PL. Ainda hoje, os que tem (sendo fracos comparados com esta lista) sao PL com numeros interessantes. MArcam sempre golos.
    Soares, Marega ou Ze Luis, qualquer um deles “vai sempre molhando a sopa”.
    Impressionate.
    Esta posição, assim como os centrais, acho que é a marca e razão do domínio Portista durante tantos anos.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 4, 2020 at 4:27 pm

      Hoje está a milhas de ser implacável. Esses marcam golos como qualquer um ia marcando. São jogadores 3 patamares abaixo do que eram os outros em tempos e merece zero elogios a capacidade recente do Porto comprar PL.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 4, 2020 at 5:17 pm

      Tenho uma opinião diferente, se me permite.

      Soares, Marega e Zé Luís molham a sopa porque o nível do campeonato está baixo, caso contrário não teriam grandes números. Marega até teve numa CL mas porque foi potenciado para isso, ao contrário dos restantes da lista que nem precisavam de muito para marcar, principalmente Falcão, Jackson e Jardel.

      Tanto é que Zé Luís tem 100 golos em 300 jogos, Soares 100 em 250 e Marega outros 100 em 300. Já Falcão tem 300 em 500 jogos, Jardel 450 em 600 e Jackson 200 em 400 jogos (números arredondados).

      Basta também olhar que nenhum é sequer falado para este top, com a excepção de Marega pela importância no último título. E apenas está porque agora é o Benfica que tem a hegemonia, senão seria algo mais normal, como foram os números de Pena e outros. Até André Silva tem números parecidos a estes.

      Sobre os centrais, concordo perfeitamente.

      • Bujard
        Posted Maio 5, 2020 at 3:46 pm

        Eu concordo que actualmente o Porto “baixou o nivel” na escolha. Ainda assim, se olharmos para os 3 actuais, seriam sempre titulares no SCP e suplentes muito utilizados no Benfica – qualquer um dos 3 e superior a Sef.

        Mas o comentário é mais em relação ao histórico. O Porto consegue quase todos os anos meter o seu avançado a disputar o melhor marcador do campeonato – veja-se Pena.

        Mais, para mim, deste top, ha pelo menos 3 (Jardel, Jackson e Falcao) superiores ao vencedor benfiquista (Cardozo) e outros dois que para mim estão ao nivel – Mcarthy e Lisandro.

        Embora esteja numa fase pior, contnuo a achar que é uma marca portista, ter um PL de grande craveira.

  • SCP1906
    Posted Maio 4, 2020 at 3:56 pm

    Lista fortíssima! Jardel tem claramente os melhores números mas como não me lembro de o ver jogar no Porto voto em Falcão, um dos poucos jogadores que foi verdadeiramente de classe mundial enquanto jogava em Portugal no século XXI (sinto-me tentado a dizer que foi o 2º ou 3º a atingir um nível mais alto ainda em Portugal nos últimos 20 anos só atrás de Deco e talvez Ricardo Carvalho). E Jardel fica guardado para a votação do Sporting.

  • Nalitzis
    Posted Maio 4, 2020 at 4:12 pm

    O grande Mário Jardel, está claro. Nunca o Falcão se aproximou da letalidade de Super Mário. Chamem-lhe mais completo, sim, mas o Jardel também tinha esse mérito: um nabo, muitas vezes preguiçoso, que marcava pa c*r*lho!!

    • Citizen_Erased
      Posted Maio 4, 2020 at 5:29 pm

      Já a tua foto também tem um mago da bola, o grande Nalitzis! Lembro-me bem de que se costumava dizer na altura Que ele e o Jardel eram a dupla mais letal do Sporting, só na liga juntos marcaram 42 golos..

      • Nalitzis
        Posted Maio 4, 2020 at 6:07 pm

        HAHA tens razão, foram uma grande dupla! Mas se a memória não me falha o Nalitzis ainda marcou um bruto golo (ao Marítimo?) que nos permitiu chegar à final da Taça nesse ano! Sem Nalitzis, teria havido dobradinha?

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Maio 4, 2020 at 4:25 pm

    De longe, a lista com mais qualidade que apareceu no VM. Votei Falcão.

    • Vegeta
      Posted Maio 5, 2020 at 8:46 am

      Principalmente na parte do Postiga e do Marega.
      Um bocado de noção não te fazia mal, mas também quem diz que o Lisandro e o Jackson foram melhores que o Cardozo quando os 2 juntos não fizeram os golos do paraguaio e que pensa que o Porto ainda tem a hegemonia quando nos últimos 6 anos ganhou 1 campeonato não se pode esperar muito mais, é deixar viver na bolha.

  • Bio
    Posted Maio 4, 2020 at 4:43 pm

    Muita qualidade!
    Isto é entre Jardel e Falcão. Qualquer um dos dois é uma boa escolha e foram importantes para o sucesso do clube em alturas diferentes. Pessoalmente voto no Jardel, por ter sido um jogador que me marcou mais.

  • Rodrigues17
    Posted Maio 4, 2020 at 4:50 pm

    Votei Jardigol ! Mas Falcao era incrível também! Se não me engano McCarthy quando jogava no Blackburn ficou top 3 melhores marcadores na PL numa dessas épocas, notável tambem.
    Baia . João Pinto Aloisio Ricardo Carvalho Alex Telles . Fernando Lucho Deco . Hulk Jardel Quaresma

  • Knox_oTal
    Posted Maio 4, 2020 at 4:56 pm

    Lista magnífica do FCP, muitos jogadores de primeira água! O Marega até deve estar contente só por estar presente nesta lista… e não o acho mau jogador mas os outros são outra “loiça”!

    Tendo em conta a qualidade intrínseca, rendimento no clube e carreira, aqui o meu top-3:

    1- Radamel Falcão. O colombiano, sobretudo antes da sua grave lesão, era um 9 sublime! E apesar de ter apenas 2 épocas no Dragão, só o facto de ter atingido o nível que atingiu em Portugal já merece o primeiro lugar. Era sem grandes dúvidas um dos melhores pontas-de-lança na Europa e um dos responsáveis pela época imaculada do FCP de AVB. No seu auge a forma matreira e ágil como encontrava os espaços para finalizar na área (tendo excelente técnica de remate, com os pés e a cabeça) era mortífera para as defesas. E depois podia marcar de muitas maneiras e feitios, desmarcações curtas, cabeceamentos, remates de primeira, remates mais acrobáticos, sendo que complementa essa sua faceta finalizadora com uma boa capacidade associativa com os colegas (é forte nas “tabelas” e a jogar como pivot). E, a par de Mário Jardel, foi o 9 puro mais dominador que já vi a jogar em Portugal, sendo que leva vantagem num aspecto em relação ao brasileiro: também o foi em campeonatos mais competitivos, nomeadamente a La Liga.

    2- Jackson Martínez. Aqui vou ser extremamente parcial, pois sou bastante admirador do outro colombiano que semeou o terror nas defesas em Portugal! O falhanço em Espanha tirou-lhe algum mérito/reconhecimento, mas sinceramente não penso ter sido uma questão de qualidade, ou melhor, falta dela. Até vou mais longe, em termos de características e capacidade nos vários momentos do jogo, individual e colectivamente, Jackson para mim é o mais completo da lista, tem técnica, físico, velocidade, sabe quando tem que se sacrificar pelo colectivo (sabe até vir buscar jogo mais atrás) e, mesmo não tendo o instinto matador do MJ ou Falcão, era um excelente finalizador. O problema dele, e aqui vou especular, será na parte mental, onde me parece mais frágil, até pela sua postura humilde que sempre mostrou. Já chegou algo tarde à Europa, talvez por ter dificuldade em sair da sua zona de conforto, mas encaixou muito bem no Dragão, só que depois em Espanha foi uma sombra de si mesmo, sem confiança alguma e desde aí foi sempre a descer com lesões à mistura. Outro mérito que lhe dou é que conseguiu grandes feitos no FCP, mas não tinha a companhia que outros avançados azuis-e-brancos tiveram, sobretudo na época de Paulo Fonseca.

    3- Mário Jardel. Muito provavelmente vai ganhar, e merece pois o seu legado no FCP é fortíssimo e diria até intemporal. Eu pessoalmente nunca apreciei muito o estilo, não sou muito fã deste tipo de 9, usando um termo mais simplista, um “encosta”. Porém, este homem “encostou” como ninguém havia “encostado” para o fundo da baliza em Portugal e se é para ser “encosta” então mais vale ser dos melhores do mundo a fazê-lo e melhores do que ele houveram poucos nesse estilo (só me vem à ideia Gerd Müller). Além disso, é um ídolo no FCP obviamente mas também em Alvalade, onde formou com JVP uma dupla fantástica, aliás faço a diferença entre Falcão e Mário Jardel um pouco por aí. O brasileiro foi muito mais dependente da qualidade de outro jogador (Drulovic no FCP, JVP no Sporting e mesmo no Gala tinha Hagi, Hasan Sas ou Emre para o servir) que o Falcão alguma vez foi para ser dominador e ter sucesso. Além disso, as suas limitações, mesmo em termos de profissionalismo, não lhe permitiriam ter o impacto que o Falcão teve por exemplo na La Liga ou Ligue 1, ainda assim teve uma época com números no Gala (onde até marcou os golos da vitória na Supertaça Europeia contra o Real Madrid, que já na altura era mini-Galáctico).

    Saudações Desportivas

    • DaniBeckambuer4397
      Posted Maio 4, 2020 at 5:10 pm

      ótima análise. Jackson para o meu gosto é o melhor, mas o quão letal o Falcao era é uma coisa surreal, por isso acabei por votar nele. Jardel não vi, mas para o meu pai é indubitavelmente o melhor

      • Knox_oTal
        Posted Maio 4, 2020 at 5:40 pm

        Obrigado pelo feedback! É verdade, os três, apesar da diferenças, tiveram passagens marcantes pelo Dragão!

    • Valderrama
      Posted Maio 4, 2020 at 5:41 pm

      Acho que é uma boa descrição e concordo com muito do que descreves mas não consigo ver o Jardel apenas como um “empurra”. Tinha uma técnica de remate de cabeça que não sei se voltei a ver tanto em Portugal como lá fora

      • Knox_oTal
        Posted Maio 4, 2020 at 6:35 pm

        Sim é um exagero, e até friso que é um “carimbo” bastante simplista do que ele foi no comentário. Mas era para realçar que ao contrário dos outros 2, Falcão e sobretudo Jackson, o Jardel era menos participativo no jogo colectivo da equipa, alienava-se mais.

        Todavia era de uma eficácia tremenda à mínima oportunidade, lá está, devido à técnica de remate de que falas e bem (realmente a cabecear não há muitos ao mesmo nível, nos anos 90 talvez Oliver Bierhoff) e também à perspicácia do posicionamento. O Jardel sendo um jogador pouco móvel tinha uma característica muito própria, que era no momento de se posicionar para finalizar, parecia batido e meio escondido entre os defesas e, de repente, lá andava ele “a voar entre os centrais”!

        Saudações Desportivas

    • Knox_oTal
      Posted Maio 4, 2020 at 6:24 pm

      O texto já ia longo e o resto da lista é boa demais para não fazer as menções honrosas da praxe, logo aqui vai um comentário complementar. Até porque há muita qualidade nesta lista e muita gente que me diz muito, mesmo sendo eu benfiquista.

      Começando pelos “tugas”: o Postiga quando apareceu parecia que tinha potencial para ser um fora-de-série, mas aquela gestão de carreira entre a saída para Inglaterra e o regresso ao Dragão fizeram-no estagnar numa fase importante da carreira quanto a mim, ainda assim tem uma boa carreira e belos momentos pela selecção (talvez até os melhores momentos da sua carreira foram com as Quinas ao peito); já Domingos Paciência foi para mim, o segundo melhor 9 puro português dos anos 90 (atrás de Nuno Gomes e à frente de Rui Águas e Cadete), qual foi o problema dele? No seu prime apareceu no FCP um tal de Mário Jardel e depois a passagem por Espanha (no Tenerife) correu mal. Nunca recuperou depois disso e acabou a carreira muito cedo, aos 32 anos! Ainda assim deixa toda uma vida para mostrar no FCP (mais de 300 jogos e 143 golos) e pela selecção 34 caps e 9 golos (um deles no Euro 96)!!! Espero que o filho siga as pisadas do pai e melhore ainda mais o legado dos Paciência no futebol português.

      Depois Licha (que pena não ter vindo para o Benfica! eheheh) e Benny McCarthy foram dois craques que tiveram passagens de muito sucesso em Portugal e que contam com belas carreiras internacionais! E Emil Kostadinov foi “só” um dos melhores jogadores estrangeiros a passar por Portugal nos anos 90 (e temos visto que a lista de craques desse período é longa), ele que nem era um ponta puro, pois jogava (e bem!) muitas vezes a extremo e no apoio a uma referência no centro do ataque. De referir que fez parte da geração de Ouro da Bulgária (sensação no Mundial de 94) e formou um trio memorável no CSKA Sofia e muitas vezes na selecção com Hristo Stoichkov e Lubo Penev!

      Saudações Desportivas

      • Manel Ferreira
        Posted Maio 4, 2020 at 7:56 pm

        O Domingos teve uma lesão muito grave em 96/97 que o deixou de fora praticamente o ano inteiro. Foi aí que começou a decadência dele (juntando a chegada do Jardel, claro). Em Espanha já estava algo carcomido, mas ainda assim ajudou o Tenerife a manter-se na La Liga com alguns golos importantes.
        Era um jogador que eu até apreciava bastante (como treinador é que blerggh). Acho que o Gonçalo já vai tarde para ter um papel mais importante no futebol português que o pai.

        E claro que não concordo que o Jardel fosse “só encostar” e sim, sei que já te retrataste disso hehe, mas o homem marcava golos de todas as maneiras e feitios, até de fora de area, lembro-me de um golaço ao Farense, por exemplo.
        Ele foi o jogador mais importante do campeonato português dos últimos 30 anos, não o melhor, mas o mais importante, sem dúvida. Ainda não lhe perdoo não nos ter “deixado” sermos bicampeões em 2002 (e não me venham com a história do JVP ser o “pai do Jardel”. Foi o brasileiro que lhes deu em título em 2002).

        • Knox_oTal
          Posted Maio 4, 2020 at 8:55 pm

          Realmente o pormaior da lesão é importante, obrigado por completares!

          Quanto ao filho, é verdade que “perdeu” alguns anos no FCP, mas com 25 anos ainda vai a tempo! Mas não pode perder mais oportunidades… espero que siga outro exemplo, o de Pauleta que só chegou a uma 1ª liga (a La Liga no caso) já com os mesmos 25 anos!

          Por fim, também não concordo com essa ideia do JVP ser o “pai do Jardel”, o que aconteceu é que por circunstâncias muito peculiares o jogador mais criativo da Liga na altura, o João, encontrou o melhor parceiro de ataque possível em Jardel, de longe o melhor finalizador! O resto é história… e muitos golos (67 entre os dois em 2001/2002)!

          Saudações Desportivas

  • Mike-UK
    Posted Maio 4, 2020 at 5:06 pm

    Marega tem mais votos que Kostadinov.
    Tomemos um minuto para pensar nisto.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 4, 2020 at 5:57 pm

    [decom_attached_image_1588611470265]

  • TheHunter
    Posted Maio 4, 2020 at 6:10 pm

    Falcão, que qualidade, que jogador incrível. Gosto do Jardel mas considero falcão superior

  • AbreLatas
    Posted Maio 4, 2020 at 6:19 pm

    Sendo eu uma criança na altura e não ver tanto futebol internacional, Jardel foi o primeiro jogador que me encheu os olhos, era incrível, ia para o jardim tentar copiar.
    Depois não me lembro bem porquê mas a primeira camisola que tenho do Porto tem um famoso 41 do Postiga.
    Mas o Falcão era um senhor jogador, juntava uma classe incrível ao facto ser mortífero. Para mim, do que vi, top 4 dos melhores jogadores que passou pelo Porto (Jardel provavelmente vem a seguir).
    Voto Falcão.

  • Af2711
    Posted Maio 4, 2020 at 6:47 pm

    Eu não vi o Jardel no Porto, acompanhei mais no Sporting e os registos em Portugal são completamente inatingíveis no futebol atual em termos de jogos + golos. Dificilmente um jogador que tenha tanto golo atingiria estes números no Porto.

    Numa fase mais atual, gostei muito de Falcao e Jackson. O atual jogador do Galatasaray nem era dos mais altos, mas tinha uma capacidade de cabeceamento invulgar (lembra muito Tim Cahill neste capítulo) sem contar todo o resto e Jackson era um jogador que na suas máximas capacidades tinha tudo, adorava as jogadas acrobáticas que tentava e os remates cirúrgicos.

  • Pitoxoroglu
    Posted Maio 4, 2020 at 7:35 pm

    Estou com uma tremenda dificuldade em votar! Vi todos jogar, todos fantasticos. Apenas consigo retirar o Postiga e o Marega. Os restantes deram-me tantas alegrias! Que orgulho em ser Portista! Que avançados incríveis tivemos neste período. Não consigo votar! Até o Kostadinov merecia tal era a qualidade e personalidade!

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 4, 2020 at 7:55 pm

    Votei no Falcao porque era um jogador de uma classe completamente à parte dos restantes. Para mim, o melhor PL que passou por Portugal neste século a par de Jonas e Tacuara (menos habilidoso mas uma máquina de fazer golos).

    No entanto, votei também no Jardel em pensamento. Como adepto do Benfica sofri na pele os nervos de ver este homem jogar. Fazia golos de todas as maneiras e feitios e de cabeça era absolutamente implacável.

    Se considerar só a componente do golo, o Jardel não deve ter tido igual em Portugal (e muito francamente, poucos jogadores no mundo tinham esta ligação com a baliza), mas como referi inicialmente, o Falcao era “mais jogador” e de um toque refinado que o distinguia dos restantes.

    Muita qualidade nesta posição, no Benfica e Porto.

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Maio 4, 2020 at 11:06 pm

      Tacuara?O Jackson, Jardel e Lisandro eram melhores, de longe.

      • Vegeta
        Posted Maio 5, 2020 at 8:43 am

        O Lisandro e o Jackson marcaram 172 golos no Porto ???
        Não.
        O Jardel ok, agora o Lisandro e o Jackson serem melhores que o Cardozo é brincar.
        É so ver os golos de cada um volto a frisar 172 golos marcou o Tacuara, junta o Jackson e o Lisandro que os 2 não fizeram os golos do Cardozo ??

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Maio 5, 2020 at 2:20 pm

          Brincar é achar que o Cardozo é melhor jogador que o Jackson. O Jackson tem finalização, velocidade, receção, passe, cabeceamento, muita coisa. O Cardozo só tem finalização.

          • Vegeta
            Posted Maio 5, 2020 at 4:58 pm

            O Jackson tem isso tudo mas não rendeu metade do que rendeu o Cardozo e o Lisandro Igual, o Cardozo foi muito melhor e mais importante em Portugal do que esses 2.

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Maio 5, 2020 at 2:21 pm

          Se só gostas de ver o excel e o número de golos, então o Pizzi é o melhor médio do século da liga, não?

      • Manchester Is Red
        Posted Maio 5, 2020 at 10:05 am

        Discordo totalmente que o Jackson e Lisandro eram melhores “de longe” (e atenção que gostava muito do Licha, não sendo propriamente o maior fã do Jackson).

        O paraguaio não era propriamente vistoso, mas era uma máquina de fazer golos e apresentou números incríveis enquanto esteve cá. A sua chegada marcou o início de uma nova era de pontas-de-lança no Benfica, que ainda hoje tem sua influência.

        É muito desvalorizado por não ter uma técnica invejável, mas era, à semelhança do Jardel, um finalizador nato como não se vê com muita frequência.

        Aliás, basta comparar os seus números com os do Lisandro e ver que as médias de golos do Tacuara são superiores às do argentino (e não é que ele não tivesse excelentes companheiros de equipa a servir-lhe).

        Dize

  • touny71
    Posted Maio 4, 2020 at 8:12 pm

    Falcão, já que Jardel era bastante limitado

  • MM
    Posted Maio 4, 2020 at 9:16 pm

    Muita muita qualidade. Tambem é por aqui que se faz a diferenca do porto para o resto nas ultimas 3 decadas.
    O meu voto vai p Jardel, um fenómeno a marcar, mas reconheco que falcao e Jackson foram avançados mais completos.
    Gostava tambem muito do lisandro, teve umas belas epocas. Grande scouting

  • MiguelF
    Posted Maio 4, 2020 at 10:29 pm

    Super Mário Jardel, o melhor finalizador que vi no Campeonato Português.

    Custa-me deixar Falcão ou Jackson de lado mas Jardel era de outro mundo.

    Destaco ainda Lisandro e Benni McCarthy, dois jogadores fabulosos.

    Infelizmente não fui a “tempo” de ver Domingos ou Kostadinov.

  • ALmeida694
    Posted Maio 4, 2020 at 11:12 pm

    Muita qualidade aqui nesta posição.
    Para mim é entre Jardel e Falcão. Votei Jardel mas Falcão também era maquina.

  • FiliGon
    Posted Maio 5, 2020 at 3:43 am

    Para mim o voto é no jardel porque este é sem dúvida o melhor avançado que vi jogar em Portugal

  • Mantorras
    Posted Maio 5, 2020 at 5:19 am

    Jardel. Melhor, ponto.

  • CarlosSL
    Posted Maio 5, 2020 at 11:50 am

    Pedir para escolher entre Jardel e Falcao torna a tarefa quase impossivel e acaba por fazer com que monstros como Domingos ou Kostadinov passem despercebidos.
    Ainda assim, Falcao, menos golos mas ainda assim marcava um camião deles e dava tão mais ao jogo.
    Tenho que ser coerente comigo mesmo, lembro me de estar a ver a meia final da LE e pensar “finalmente aconteceu, alguém melhor que o Jardel”

  • Dr.evil
    Posted Maio 5, 2020 at 12:45 pm

    Votei jardel, simplesmente pela quantidade absurda de golos que marcou,falamos do melhor 9 e essa posição e a da finalização

Deixa um comentário