Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor central do Benfica nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o centro da defesa das águias:

Mozer – 1987/88 até 1988/89 e 1992/93 até 1994/95 – 159 jogos (14 golos)
Fernando Meira – 2000/01 até 2001/02 – 55 jogos (2 golos)
Jardel – 2010/11 até ? – 258 jogos (15 golos)
Luisão – 2003/04 até 2018/19 – 538 jogos (47 golos)
Hélder – 1992/93 até 1996/97 e 2002/03 até 2003/04 – 230 jogos (16 golos)
Ricardo Gomes – 1988/89 até 1990/91 e 1995/96 – 139 jogos (26 golos)
David Luiz – 2006/07 até 2010/11 – 131 jogos (6 golos)
Garay – 2011/12 até 2013/14 – 136 jogos (12 golos)
Lindelof – 2012/13 até 2016/17 – 72 jogos (2 golos)
Rúben Dias – 2015/16 até ? – 124 jogos (11 golos)

PS – Só consideramos jogadores que tenham feito pelo menos 25 partidas pelo clube. No caso do Benfica isso exclui opções como Gamarra.

86 Comentários

  • FiliGon
    Posted Abril 10, 2020 at 12:14 pm

    Nesta voto no que mais gostei de ver jogar e esse é o David Luiz. Já ouvi coisas muito boas sobre mozer e Ricardo Gomes mas não os vi jogar. Quanto ao Luisão nunca gostei muito dele acima de tudo pelo comportamento que este tem com os adeptos, a partir do momento em que este atira um telemóvel aos adeptos perde a minha admiração.

  • Jpeixoto
    Posted Abril 10, 2020 at 9:22 am

    Luisão uma escolha óbvia pela longevidade e títulos, mas inferior em qualidade a Ricardo Gomes e Mozer.

  • Vegeta
    Posted Abril 10, 2020 at 8:57 am

    Ricardo Gomes e Mozer.
    Uma menção para Garay e David Luiz que foram logo a seguir os 2 centrais que mais gostei no Benfica.

  • SCP1906
    Posted Abril 10, 2020 at 12:18 am

    Não vi jogar Ricardo Gomes ou Mozer por isso os melhores que vi foram Garay e David Luiz. Contudo Luisão deu muito mais ao Benfica do que qualquer um destes dois por isso voto nele e para segundo central a dúvida é entre Garay e David Luiz e escolho David Luiz.

  • MM
    Posted Abril 9, 2020 at 10:01 pm

    Acho o top de centrais do Porto bem melhor que o do benfica. Apenas mozer e ricardo gomes concorrem com pepe, aloisio, jorge costa, f couto, r carvalho

  • Mantorras
    Posted Abril 9, 2020 at 9:33 pm

    Votei no Luisao pelo golo contra o Sporting que deu o titulo. Ele teve o seu momento Mantorras ali, o que nao e para todos. Os melhores, no entanto, sao mesmo Ricardo Gomes primeiro, e Mozer a seguir.

  • Rui Ribeiro
    Posted Abril 9, 2020 at 9:09 pm

    De longe, Ricardo e Mozer,
    Luisão teve uma carreira boa no Benfica mas daí a ser um dos melhores do Benfica vai muita distância. SE vos fosse possivel ler o jornais dos Inicios de cada época, vinha sempre a chorar por um contrato melhor e que queria ir para fora, mas nunca ninguém se chegou à frente.
    A votação fala sobre os 28 ultimos anos, portanto valorizem mais os mais antigos.

  • Daniel Alves
    Posted Abril 9, 2020 at 9:09 pm

    Votei em Garay. Foi o que mais gosto me deu ver jogar, apesar de Luisão ser um símbolo do clube e do David Luiz ter aquela carga emocional que ele soube criar com os adeptos.
    Se votasse pelo que ouço falar, ou era no Mozer ou no Ricardo Gomes.

  • zebenfas
    Posted Abril 9, 2020 at 6:54 pm

    Entendo que as pessoas votem no Luisao, pq nao viram o Ricardo ou o Mozer…e opinioes sao sempre opinioes…mas comparar Luisao com estes dois jogadores é quase o mesmo que comparar o pizzi com o Messi ou Ronaldo…eu que tenho 46 anos, o Luisao nem para engraxar as botas do Mozer ou do Ricardo e doi me a alma ver que é considerado o melhor central que o Benfica teve nos ultimos 28 anos,mas entendo pq muitos leitores nao viram o Mozer e o Ricardo…cumprimentos

  • AndreChaves9
    Posted Abril 9, 2020 at 6:44 pm

    O Ricardo Gomes e Mozer em 1994 já não tinham qualidade para a seleção?

    • Daervar
      Posted Abril 10, 2020 at 6:28 am

      Sem ir pesquisar, apenas do que me lembro, eu diria que não, já estavam muito longe de um lugar na selecção.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 10, 2020 at 12:14 pm

        Mas devias ter pesquisa do. Os centrais dessa altura era Ricardo Gomes, Mozer, Ricardo Rocha (ex Sporting) e Márcio Santos.

        • Daervar
          Posted Abril 10, 2020 at 7:13 pm

          Do que me lembro: Aldaír e Marcio Santos de pedra e cal.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 10, 2020 at 9:22 pm

            Pois, mas estás errado, o Aldair nem ia à selecção nessa altura.
            Os 4 centrais principais das eliminatórias e amigáveis foi os que citei, Ricardo Gomes e o Raí eram os capitães da canarinha na altura.

    • Rui Ribeiro
      Posted Abril 9, 2020 at 8:35 pm

      Desculpe a minha opinião, em 94 o Ricardo Gomes era o capitão do Brasil, lesionou-se em maio e não foi ao mundial 94 onde o Brasil foi Campeão do mundo,

    • Filipe Ribeiro
      Posted Abril 9, 2020 at 7:12 pm

      Lesionados, o Ricardo era o capitão e o Mozer fez as eliminatórias como titular.

  • Fabiens
    Posted Abril 9, 2020 at 6:42 pm

    Votação dificil.Para mim o melhor: Ricardo Gomes!

    Diria que num segundo patamar seria Mozer, David Luiz, Garay e Luisão.

    Muito provavelmente o resultado final será influenciado pela maior parte dos votantes não ter assistido a Mozer e Ricardo Gomes.

  • JPC
    Posted Abril 9, 2020 at 6:14 pm

    Fazer votações que incluem os últimos 28 anos para miúdos com menos de 21 é non sense. Só por ignorância se pode colocar a qualidade do Luisão ao lado de nomes como Ricardo Gomes ou Mozer.

    • El Pipito
      Posted Abril 10, 2020 at 3:04 am

      15 épocas de manto sagrado é muita coisa (atualmente representa o Benfica internacionalmente). Sendo que o Luisão era um bom central, mais o bónus de ser o capitão e líder das suas equipas. Não é non sense escolher Luisão.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 9, 2020 at 6:36 pm

      Concordo. Luisao foi bom e durou muitos anos, mas nao teve metade da excelencia de um Mozer. Sao incomparaveis e direi que quem nao tem mais de 35 anos nao pode escolher com o devido criterio.

  • BioSpot
    Posted Abril 9, 2020 at 6:07 pm

    Algo difícil a escolha.
    De todos, o meu voto vai para Mozer. Mas Garay e Luisão merecem destaque.

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 9, 2020 at 4:25 pm

    Como adepto rival, só tenho a dizer isto:
    Nem dá para comparar Ricardo Gomes e Mozer com os restantes, e mais é um absurdo colocar jogadores como o Jardel, Fernando Meira, Rúben Dias, Lindelof e Hélder neste lote. Talvez Garay, Luisão e David Luís num segundo lote, mas muito afastado dos primeiros.
    Só quem não viu jogar o RG e o Mozer pode votar em outros.

  • Elvaspatrimoniomundial
    Posted Abril 9, 2020 at 4:03 pm

    Para mim o melhor foi Ricardo Gomes, era classe pura, com Mozer fez a melhor dupla que vi até hoje no SLB. Mais recentemente Luisão/Garay também fizerem uma boa dupla!

  • Knox_oTal
    Posted Abril 9, 2020 at 3:45 pm

    Ui que galeria de craques! Que inveja dos anos 80 e 90, onde ter craques de topo mundial no nosso campeonato era quase comum! Agora “desfrutámos” dos projectos de craques dessa eventual dimensão. E mesmo fora do círculo dos três maiores clubes, clubes como Vitória, Boavista, Vitória de Setúbal e Belenenses tinham excelentes jogadores, que hoje em dia seriam clara mais valias nos actuais candidatos ao título. Outros tempos…

    Quanto ao post, historicamente a discussão terá que ser entre Mozer e Ricardo Gomes, duas lendas do futebol, figuras incontornáveis da Canarinha, qualidade muito acima da média e no seu auge estavam no Benfica.

    Se me referir apenas aos que vi, Luisão penso ser a escolha mais óbvia, um líder incontestável, um excelente central e, apesar de alguns arrufos, uma história de amor à camisola e ao clube. Ainda assim, gosto de todos os outros! David Luiz e Garay (na altura fiquei parvo quando veio para o Benfica), tiveram carreiras muito boas no Benfica – no caso do argentino penso mesmo que o seu auge foi na Luz (em termos de carreira teria tido uma melhor se tivesse ficado tenho a crer) -, sendo que ambos fizeram duplas de muito rendimento e solidez com o Girafa. Depois tenho um carinho especial por Lindelof, o primeiro central vindo da formação que vi se afirmar (pena o Miguel Vítor não estar a aparecer agora, tinha potencial para mais na minha opinião), e claro o nosso “capitão”, o homem que aguenta o barco na frágil organização defensiva benfiquista, o ainda jovem centralão Rúben Dias!!! Tendo em conta a margem de progressão e se ficar mais uns belos anos, assim o espero (pelo menos mais 3/4 épocas), o menino do Seixal pode ameaçar o legado do Luisão no séc. XXI.

    Saudações Desportivas

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 9, 2020 at 2:45 pm

    Terei aqui em conta vários factores como o que deu ao clube, a mística, a classe e talento.
    Por isso: MOZER!!!! Que mística, que classe, o Ricardo Gomes era talvez superior mas o Mozer tinha aquela mística, era daqueles que fazia alguém apaixonar-se por um clube e isso para mim tem de ser tido em conta. Com muita pena, devido ao vosso critério, Gamarra não pode aqui ser tido em conta.
    Assim sendo, colocaria:
    Mozer
    Ricardo Gomes
    David Luiz
    Ricardo Gomes era dos melhores do mundo, muita classe!
    David Luiz lembra-me muito Mozer, na raça, na classe, no AMOR AO BENFICA!
    Garay talvez venha em quarto, isto porque Gamarra não pode estar aí.
    Hoje temos uma miséria de centrais, ver tanto craque no passado,com raça, atitude e ver hoje o Benfica, que à excepção de Ruben Dias não tem sequer outra opção com sequer a mínima qualidade para titular, é confrangedor.
    Melhor dupla de centrais do Maior: Mozer, Ricardo Gomes, que SAUDADES!

  • Ryovanni
    Posted Abril 9, 2020 at 2:31 pm

    O meu voto vai para o Garay. No seu auge, era, na minha opinião, um dos melhores centrais do mundo. Percebo que o Luisão seja o mais votado, devido ao elevado número de jogos que fez, mas está longe de ser o melhor central que lá passou. Não faltaram bons defesas centrais ao Benfica e alguns ainda ficaram de fora desta votação (Marchena, por exemplo).

  • E o que temos
    Posted Abril 9, 2020 at 2:28 pm

    Mozer/Gomes

  • Artur Trindade
    Posted Abril 9, 2020 at 2:27 pm

    O Benfica tem aqui uma lista de respeito, a que falta Gamarra e Aldair. O paraguaio tinha uma classe descomunal, juntamente com Luisinho foram os centrais mais soupless, baixos mas pura classe.
    A certa altura Manuel Barbosa tornou-se o braço armado do Benfica no que toca a internacionais brasileiros, e centrais foram em catadupa.
    A dupla Mozer e Ricardo Gomes foi a melhor, sendo que Mozer era o Mathieu e Ricardo Gomes era o Coates, para melhor compreensão. Apesar de por vezes ser violento, preferia o lado atlético de Mozer.
    Votei em Luisão por ser a cara do Benfica, fez a carreira no Benfica.

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 9, 2020 at 4:33 pm

      Se ainda fosse o Ricardo Gomes o Mathieu e o Mozer o Coates, ainda poderia ser, com algum desnível de qualidade, mas sim.

    • Chico
      Posted Abril 9, 2020 at 3:17 pm

      Para além de que Mozer e Gomes estavam num patamar muito acima de Coates e Mathieu. Mozer e Gomes eram a dupla titular da seleção brasileira e dois dos melhores centrais do mundo.

    • Chico
      Posted Abril 9, 2020 at 3:16 pm

      Ricardo Gomes era um central de classe, Coates é um tosco. Mozer e Mathieu não têm nada a ver um com o outro também, eram bons centrais de forma totalmente diferente. Não faz sentido nenhum.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Abril 9, 2020 at 2:36 pm

      Essa comparação saiu um pouco ao lado.

      • Artur Trindade
        Posted Abril 9, 2020 at 5:27 pm

        Apenas utilizei a dupla com mais jogos em Portugal, logo a mais conhecida.
        Mozer era significativamente mais rápido, quem ia buscar os avançados, carrinhos a varrer. Ricardo Gomes era mais cerebral.
        Não é uma comparação qualitativa com Coates, obviamente.
        Já Mathieu, 300 jogos na liga espanhola, 100 dos quais no Barcelona.
        Não fica atrás de outros centrais que por cá tenham jogado.
        Em termos de longevidade, Ricardo Gomes abandonou aos 32 e Mozer rumou ao japão aos 34 e no topo jogaram em França.
        Esperemos que Mathieu continue a brilhar por cá aos 37 anos.

        • E o que temos
          Posted Abril 9, 2020 at 7:15 pm

          Sao a dupla com mais jogos porque ninguem lhes pega, acho que é facil de perceber. O benfica e o porto vendem sistematicamente os melhores jogadores

      • E o que temos
        Posted Abril 9, 2020 at 2:45 pm

        Um pouco é a favor, dizer uma coisa dessas é sacrilégio.

  • Freitas
    Posted Abril 9, 2020 at 2:20 pm

    Ricardo Gomes.
    O melhor central da lista.
    Elegante a jogar e de uma eficácia extrema, sempre discreto.
    Provavelmente o melhor central do mundo durante um ano ou dois e na altura havia fartura de bons centrais a jogar na europa.
    No jogo aéreo é só verificar os golos que marcou.
    O Mozer é o segundo melhor central.
    O típico centralão brasileiro, líder dentro e fora do campo.
    Se passava a bola, não passava o jogador, quando era para dar porrada, não se fazia esquisito…
    O Gamarra é um central com poucos jogos pelo SLB, mas é o central com mais classe pura que vi jogar na Luz.
    Fazia-me lembrar o Baresi e teve azar porque apanhou o clube num período terrível.
    Curiosamente, na minha opinião, a melhor dupla de centrais do Benfica foi o Ricardo Gomes e o Aldair.
    Este último não tinha o carisma do Mozer mas ligava melhor com o colega, além de ser um central de marcação implacável era também muito bom a sair com bola.
    Quem quiser ver um banho de bola, veja o Marselha-Benfica da taça dos campeões europeus de 1990, onde fomos praticamente massacrados durante 90 minutos ( massacre é a palavra certa) e só uma dupla de centrais composta pelo Ricardo-Aldair conseguiria levar a eliminatória para a Luz….
    Com muito orgulho posso dizer que estive no estádio na segunda mão e vi o milagre do Vata.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 9, 2020 at 2:14 pm

    Mozer e Ricardo Gomes, dupla fantástica.

  • Kacal
    Posted Abril 9, 2020 at 2:08 pm

    Votei no David Luiz. Não vi Mozer, Ricardo Gomes, Fernando Meira e Hélder jogar portanto entre os outros votei no brasileiro. Tenho votado por qualidade nos rivais e aqui foi no David Luiz. Além de ter tido uma boa passagem no Benfica, foi aquele com melhor carreira fora de Portugal representando grandes clubes e conquistando vários títulos, um internacional A. Além de ser um central elegante e com boa capacidade técnica e saída de bola, tem um estilo diferente, por vezes foi comentando lapsos por falta de concentração mas quando esteve no seu melhor exibiu-se a alto nível. Agora Luisão seria o meu outro voto pelo que significou pelo Benfica e pela longevidade.

  • LevonAronian
    Posted Abril 9, 2020 at 1:58 pm

    Depende sempre dos critérios utilizados.
    Dos que vi jogar, Garay foi claramente o melhor que vi jogar quando esteve no Benfica, mas Luisão foi muito importante durante muito, muito tempo

  • Af2711
    Posted Abril 9, 2020 at 1:44 pm

    Do que vi, Luisão e David Luiz.

  • chuta dai
    Posted Abril 9, 2020 at 1:09 pm

    Aqui complica bastante a escolha, ha tanta qualidade e cada um deles a dar coisas diferentes ao jogo. A minha dupla vai recair para David Luiz e Ricardo Gomes. Aqui o lado afectivo foi preponderante na escolha.

  • P. Pereira
    Posted Abril 9, 2020 at 1:08 pm

    Não tendo visto Mozer, Fernando Meira, Hélder nem Ricardo Gomes votei Luisão pela longevidade, consistência e pelo papel que teve no clube (e que ainda representa internacionalmente). O meu ranking seria: 1- Luisão, 2 – Garay (se não saísse para o Zenit e fizesse +1 boa época talvez tivesse tido uma carreira melhor), 3- David Luiz, 4 – Jardel/Lindelof/Rúben Dias.

  • Chico
    Posted Abril 9, 2020 at 1:02 pm

    Tantas grandes opções! É escandaloso o Gamarra não estar. Votei no Ricardo Gomes, porque era indiscutivelmente um dos melhores centrais do mundo na altura. Dos que vi, Garay foi o meu favorito, mas Luisao é sinónimo de Benfica.

    • Chico
      Posted Abril 9, 2020 at 2:02 pm

      Referir que o David Luiz esteve a alguns neurónios de distância de ser o melhor central do mundo. Tinha características técnicas e físicas brutais. Num dia bom, não era ultrapassável. Fez uma excelente carreira, mas podia ter feito muito melhor. David Luiz e Garay é a melhor dupla dos jogadores que vi, mas teria que votar Mozer e Ricardo Gomes por serem de outra dimensão. O Benfica pós-94 não consegue atrair jogadores dessa dimensão. Não é por não os ter visto que não tenho a certeza que eram melhores que todos os outros.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 9, 2020 at 12:45 pm

    Luisão e David Luiz, sendo que nunca vi Mozer e Ricardo Gomes

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 9, 2020 at 12:22 pm

    Toda a gente me diz que o Ricardo Gomes foi um dos melhores centrais que atuou em Portugal, mas não o vi jogar, por isso tenho de ser coerente.

    Dos que vi jogar, considero os dois melhores o Garay e o David Luís, por isso voto no Garay.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 9, 2020 at 12:20 pm

    Não vi Mozer, Hélder nem Ricardo Gomes e lembro-me muito pouco do Fernando Meira. O meu voto vai para o Luisão, um autêntico centralão que deu tudo pelo Benfica e é um dos maiores símbolos da nossa história. Mas também o Garay, o Lindelof e o David Luiz foram grandes centrais e o Rúben Dias também o está a ser!

  • Turiacus
    Posted Abril 9, 2020 at 12:19 pm

    Luisão!

  • AndreChaves9
    Posted Abril 9, 2020 at 12:17 pm

    Dos que vi e pela prestação no Benfica o Garay é o melhor. Mas o meu voto vai para o Ruben Dias que tem a liderança do Luisão e a qualidade para ter uma carreira muito mais brilhante que a do Garay. Nem quero imaginar o que seria desta defesa do Benfica sem ele. São tão maus os parceiros que o descaste extra a que é obrigado o levam a cometer alguns erros naturalmente.
    Depois de relembrar histórias como a.do João Pinto no Porto, Veloso no Benfica, o próprio Luisão se há jogador que eu gostava de ver a chegar aos 500 jogos no SLB é o Ruben

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 9, 2020 at 12:17 pm

    Esta não é assim tão difícil quanto parece, apesar da muita qualidade presente.

    A melhor dupla que vi jogar no Benfica até pela complementaridade que tinham, era Mozer e Ricardo Gomes.

    Um central fortissimo, agressivo e que limpava tudo, e outro que era de uma elegância extrema e que jogava sempre com estilo mas mantendo a segurança.

    Em termos de dupla não existiu depois disso nenhuma tão boa.

    Individualmente muitos grandes centrais já vestiram de vermelho.

    Desde o capitão Luisão, passando por David Luiz e Garay, Lindelof, Rúben Dias, sem esquecer nomes mais antigos e não presentes nesta votação como Aldaír ou Gamarra, ou mesmo os próprios Hélder e Meira que tiveram óptimos momentos

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 9, 2020 at 2:15 pm

      É curioso, acho que vimos sistematicamente votando nos mesmos jogadores :-)

      • Flavio Trindade
        Posted Abril 9, 2020 at 4:52 pm

        E provavelmente vamos votar em mais alguns parecidos.

        Aquela equipa de finais de 80 inícios de 90 era extraordinária e recheada de jogadores carregados de mística, mesmo aqueles que ficaram menos tempo.

        O verdadeiro Benfica à Benfica.

        Silvino, Veloso, Mozer, Ricardo, Schwarz, Thern, Valdo, Paneira, Isaias, Rui Águas, Magnusson, Paulo Sousa, Álvaro, César Brito. Eh pá, tantos!!

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Abril 9, 2020 at 6:39 pm

          Era fantástico. De repente tenho de acrescentar João Pinto e Rui Costa.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Abril 9, 2020 at 6:33 pm

          O Elzo dos melhores médios defensivos da segunda metade dos 80.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Abril 9, 2020 at 5:27 pm

          Completamente. Daí que tenha sido tão difícil entender e digerir a quebra a meados dos anos 90. Não é como se tivesse sido o resultado lógico de um longo período de abandono; não, foi quase (quase) repentino.

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 9, 2020 at 7:04 pm

            O Isaías pé canhão deu por estes dias uma entrevista em que dizia que o Artur Jorge queria destruir o Benfica e contou as peripécias desse tempo, foi num programa do Bakero83, a conta de twitter do Memória Gloriosa, para os mais nvos que não sabem o que foi o Damásio recomendo que vejam.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Abril 9, 2020 at 7:21 pm

              O Damásio foi uma catástrofe que se abateu sobre o Benfica, não foi só o Vale e Azevedo.

              • Joga_Bonito
                Posted Abril 9, 2020 at 8:29 pm

                Exacto. Aliás, noto que hoje, a geração mais velha vê (com o distanciamento que o tempo dá) que independentemente dos roubos de Vale e Azevedo, esse consulado foi preparado pela gestão danosa de Damásio. Foi esse vazio que gerou o grau de desespero que levou à eleição desse Alves dos Reis modernos. Por isso para mim, entre eleger os piores presidentes da história do clube, o Vale e Azevedo tem dura concorrência com o Damásio.

                • Meu nome é Toni Sylva
                  Posted Abril 9, 2020 at 9:43 pm

                  A minha intenção não era entrar pelas responsabilidades, apenas apontar a rapidez com que tudo aconteceu. Aconteceu à nossa frente, demos conta do que estava a acontecer, protestámos, de nada valeu. Só não sabíamos que ia ter efeitos tão prolongados. Depois houve algum revisionismo, instalou-se a ideia de que uma queda não pode ser tão abrupta, de que as coisas já não estavam bem, de que as falhas não podem ser apontadas só a um presidente ou a um treinador, etc. São racionalizações generalistas que o tempo se encarregou de desmentir.
                  Nada disso impede que o Benfica tenha sempre conseguido, mesmo nos períodos mais negros, contratar excelentes jogadores, como o grandíssimo Preud’Homme referido acima, o Nuno Gomes, o Robert Enke, e vários outros.

                  • Joga_Bonito
                    Posted Abril 9, 2020 at 10:21 pm

                    Sim, isso é verdade e eu não nego que possam haver quedas abrupta,s nem com isso apagar a mancha de termos eleito um criminoso como Vale e Azevedo, contudo a gestão de Damásio é calamitosa e tentar negar isso é perigoso, porque no benfiquismo se criou a ideia que má gestão é só roubar à descarada, roubar pouquinho e ou assassinar um clube aos poucos é coisa de pouca monte. Coloco Damásio como um péssimo exemplo de gestão, difere de Vale e Azevedo apenas na forma como destruiu o clube, de recordar o contrato com a Olivedesportos…

                    • Filipe Ribeiro
                      Posted Abril 9, 2020 at 10:40 pm

                      Concordo contigo, para mim foi o Damásio o principal culpado da Era Negra da história do Benfica, conseguiu destruir muita da paixão dos adeptos, jogos na Luz completamente às moscas porque já não se acreditava no rumo que o clube levava.

                • Rui Miguel Ribeiro
                  Posted Abril 9, 2020 at 9:40 pm

                  Nem mais

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Abril 9, 2020 at 6:41 pm

            Posso estar enganado, mas penso que a rotura que Damásio fez logo após o título de 1993/94, despedindo um treinador campeão e contratando o Artur Jorge que escolheu uma data de emplastros (Preud’homme é a enorme excepção) conduziu-nos a uma década de deserto.

  • pcyrne89
    Posted Abril 9, 2020 at 12:11 pm

    Impressionante o número de golos do Ricardo Gomes em tão poucos jogos. Contudo não tenho memória de o ver jogar. Sei que Mozer também foi bom jogador mas já não tive o prazer de o ver jogar, e o Hélder já só me recordo da última passagem no Benfica e aí já não teve impacto. Por tudo isto o meu voto vai para o Luisão.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 9, 2020 at 12:09 pm

    Ricardo Gomes, o melhor central que vi em Portugal!!

    • Rui Sousa
      Posted Abril 9, 2020 at 12:17 pm

      Nunca o vi jogar, embora tenho ouvido maravilhas dele.
      Para mim (e sei que não é do Benfica, mas apenas porque disse que era o melhor que já viu em Portugal) o melhor que vi foi o Ricardo Carvalho. Foram só 3 anos no Porto, mas a um nível que nunca vi um central em Portugal.
      Destes para mim (não tendo visto o Gomes) teria que ser entre Luisão ou Garay.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 9, 2020 at 12:53 pm

        Ricardo Carvalho a minha ideia foi que se tornou ainda superior fora do Porto, o Ricardo Gomes era o capitão de selecção brasileira na altura e era um dos melhores do mundo senão o melhor, uma classe do outro mundo.
        Central do Porto para mim foi o Aloisio que centralão, nunca entendi porque não teve internalizacões devidas ao seu talento.

  • André Dias
    Posted Abril 9, 2020 at 12:00 pm

    Muita qualidade à disposição mas ninguém deu tantos anos ao Benfica como Luisão. Um central que no início não me convencia mas foi evoluindo e com o passar do tempo foi acumulando experiência e foi ficando cada vez melhor. Tornou-se não só num líder como numa pedra basilar da equipa. O Girafa leva o meu voto.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 9, 2020 at 11:58 am

    Sou só eu que ‘confundo’ Mozer e Luisão? ;)

  • Estigarribia
    Posted Abril 9, 2020 at 11:56 am

    Uma escolha muito difícil e onde qualquer um pode sair vencedor. Contudo, o meu voto vai para Luisão que, injustamente, é destratado por muitos Benfiquistas. Um jogador que nunca faltou ao respeito ao clube e que é um símbolo do arquirrival do meu Sporting.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Tenho uma dúvida, Visão de Mercado: o segundo central com mais votos, no Benfica, FC Porto e Sporting, entra no onze ou fazem nova votação?

  • hferreira
    Posted Abril 9, 2020 at 11:53 am

    Grandes centrais aqui, muito bom mesmo! Dificil escolher so um, votei no Luisao pelo que deu nos anos todos que esteve no Benfica, mas vi jogarem todos e Helder, Ricardo Gomes, Mozer foram grandes centrais e recentemente tambem Garay, David Luiz… uff dificil…

Deixa um comentário