Vamos nomear o melhor XI do Sporting nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o centro da defesa dos leões:
Marco Aurélio – 1994/95 até 1998/99 – 172 jogos (3 golos)
Naybet – 1994/95 até 1995/96 – 73 jogos (6 golos)
Stan Valckx – 1992/93 até 1994/95 – 90 jogos (6 golos)
André Cruz – 1999/2000 até 2001/02 – 105 jogos (15 golos)
Phil Babb – 2000/01 até 2001/02 – 54 jogos (2 golos)
Beto – 1996/97 até 2005/06 – 315 jogos (25 golos)
Anderson Polga – 2003/04 até 2011/12 – 342 jogos (4 golos)
Enakarhire – 2004/05 – 33 jogos (0 golos)
Jérémy Mathieu – 2017/18 até ? – 104 jogos (9 golos)
Seba Coates – 2015/16 até ? – 191 jogos (15 golos)
Marcos Rojo – 2012/13 até 2013/14 – 62 jogos (7 golos)


54 Comentários
Kacal
Mathieu. Excluindo os que não vi a jogar como sempre, votei no francês. Um central completo no seu melhor, bate bem livres, é veloz, tem boa saída de bola e técnica, capaz de subir no terreno com bola, mesmo em termos defensivos é assertivo, pode jogar na esquerda. Uma personalidade pacifica mas com liderança, um ótimo central para a nossa realidade, além de que teve boa carreira em França e Espanha.
DLouro22
Será daquelas, muito duvidosas, dado que vi Marco Aurélio,Naybet,Beto, Phil Babb, André Cruz, Polga,Enak,Rojo,Coates, e o Mathieu…
Pessoalmente?O melhor…André Cruz ou Mathieu…
Kacal
Concordo, não irei votar em André Cruz porque não o vi jogar e esse tem sido o meu critério. Talvez vote no Polga a seguir. Mas concordo o que disse.
Leonidas
Dos que eu vi, Mathieu é de muito longe o melhor. Penso que os únicos rivais que aqui terá serão André Cruz (pela importância que teve em 2 campeonatos). Marco Aurélio, Valckx e Naybet não vi jogar e não sei como se comparam com estes dois.
André Dias
Votei Mathieu. Houve outros que se calhar foram mais importantes e até foram campeões como Cruz ou Beto mas são centrais que nunca me encheram as medidas.
Fantantonio
André Cruz, sem sombra de dúvida. Mathieu é incrível, mas terá que ser o outro central e comparando com os laterais, aqui há uma diferença considerável no lote em termos de qualidade.
Richrad
Linha a três com Stan Valckx, Beto e Mathieu e o Sporting estaria a lutar pelo titulo heheh
Brincadeiras á parte são estes 3 os jogadores que elencam o meu top 3.
Mathieu é sem duvidas para mim o melhor. Em todos os pontos.
Pactum Santorum
Não pode ser em todos os pontos, porque o pé esquerdo do André Cruz marcava livres, cantos e fazia assistências como ninguém. Acosta, Jardel e JVP marcaram muitos golos graças a ele.
Aliás, o Mathieu ao pé do André Cruz parece da II Liga.
NoSense
Ir ao estádio e ver Jeremy Mathieu enche-me… Velocidade, inteligência, desarme, etc… mas André Cruz era melhor e mais decisivo, acertivo e (por muito difícil que seja) conseguia ter mais classe que o francês…
Luis Sa
Pelo titulo, Andre Cruz. No global, é o que me faz votar dele me vez do mathieu. Enakarhire poderia ter sido mas ficou muito pouco tempo no clube e o resto na da sua carreira nao correspondeu ao potencial.
chuta dai
Enakarhire e Mathieu
Miguel Caçote
André Cruz, sem dúvida nenhuma.
masterDC
Os melhores centrais são o André Cruz e o Mathieu. Votei no André Cruz pela importância nos 2 títulos do Sporting.
HeberPrincipe
Uma dupla André Cruz e Mathieu seria uma maravilha de se ver
Filipe Ribeiro
Valcxx!
Líder defensivo do melhor Sporting que vi.
DICAS
Dos que vi Mathieu
brunosilva
Vou tomar a liberdade de falar um pouco destes jogadores:
Valcksx – é o mais antigo destes jogadores, um jogadores tranquilo, holandês jugo eu, esta equipa é a primeira lembrança que tenho que é ser do Sporting CP.
Marco Aulério e Naybet – Penso que chegaram a fazer dupla. Marco Aurélio ainda conseguia ser mais tranquilo que o Valckx, elegância e muito bom profissional. O marroquino fez boa época e depois foi para Espanha, Deportivo.
Phil Bab – chegou como desconhecido e foi uma agradável surpresa, muito certinho.
Enakarire – o nigeriano foi um dos esteio daquela campanha da taça uefa onde o Sporting chegou a final, foi uma surpresa pela negativa o facto dele não ter alcançado outros patamares.
Beto – a eterna venda ao Real Madrid…. Ainda vai à tempo?
André Cruz – Um senhor, um Capitão sem braçadeira, aquele golo em Paranhos contra o Salgueiros <3
Os restantes julgo têm uma noção porque são restantes.
Posto isto, entre o André Cruz e o Mathieu, o meu voto vai para o brasileiro, embora sejam muito parecido, aprecio imenso centrais canhotos, por falar em centrais canhotos, estou com uma 'fezada' em que o Eduardo Quaresma dê jogador, haver vamos.
Conclusão: poxa já sou do Sporting CP há 28 anos, um orgulhoso Sportinguista. Uma vez Sporting, Sporting para Sempre
.
Rev7
Phil Babb era do Liverpool, andava pela Premier League antes de vir para cá.
Explorador do Submundo
Naybet e André Cruz e já de vez puxa-se o Mathieu para a esquerda sempre é melhor do que o pedão do Rui Jorge.
SextoViolino
Boa tarde,
se são 28 anos falta aí o melhor de todos.
O Luisinho, de longe, era melhor que todos os demais.
Jogou no SCP de 89 a 93.
Poder de desarme, posicionamento, saída com bola, voz de comando, segurança, classe,…
Perde em potência de remate/marcação de livres para o André Cruz.
Inferior a alguns dos citados, só nas bolas aéreas.
Apesar de não ser muito alto , (1.79 mt não é baixo), vi-o marcar um golo de cabeça.
No jogo da Taça UEFA com o Nápoles de Maradona em Alavalade, não passou ninguém. (Alemão, de Napoli, Careca, Carnevale e…Maradona que entrou na 2.ª parte). Estive lá, na Superior Sul.
Em Nápoles foi mais do mesmo. Só falhou o primeiro pénalti da série se não me falha a memória.
Nunca vi ninguém no SCP a desarmar como ele…era limpinho.
Um crack.
Voto nele e em mais nenhum.
Na minha opinião deviam tirar o Enakahrire e colocá-lo a ele.
Visão de Mercado
Só consideramos a partir da época 92-93 e o Luisinho já não jogou nessa temporada.
Joga_Bonito
Acho que o André Cruz pelo que deu poderia ser sempre considerado, mas Mathieu é de grande nível e Valcxx também. Não sei bem escolher aqui.
Uma questão: farão o top dos flops dos últimos 28 anos? Se fizerem sugiram que não incluam esta temporada, e na outra não incluam ninguém com menos de 21 anos para ser elegível. Isto porque há ainda miúdos que podem ou não dar em nada ou dar em muito. Custa-me muito rotular de flops jogadores que por vezes pouco foram usados, mas também me custa rotular de flops miúdos com menos de 21 anos.
O top de flops ia também dar graça à coisa.
Estigarribia
Joga_Bonito,
Em relação à tua sugestão, eu por acaso também já tinha pensado nessa ideia e gostava que o Visão de Mercado fizesse uma votação desse género. Seria interessante e haveria muito por onde pegar.
Eu até deixo aqui o meu XI de flops do Sporting:
Ricardo Batista
Had
Boulahrouz
Torsiglieri
Grimi
Zapater
Gerson Magrão
Viola
Horvath
Missé-Missé
Castaignos
Treinador: Vercauteren
Saudações Leoninas
Jay-Jay Okocha
Discordo, não ha grande interesse em fazer um XI de flops sendo que seria uma lista interminavel , com pouco criterio avaliativo.
Por exemplo, onde é que o Ricardo Batista foi flop? Apenas 1 jogo fez pelo sporting, e nunca chegou com o rotulo de titular, pelo que não desiludiu.
Joga_Bonito
Eu nem me queria lembrar dos horríveis anos 90, é que para os benfiquistas é um horror pensar naquilo de novo, já para os sportinguistas se recuarem 20 anos o nível é bem melhor ;-)
Joga_Bonito
Por exemplo a nível de centrais, pensar que passamos de Mozer, Ricardo Gomes para…Paulo Madeira. Dá medo só de recordar!
Af2711
É pena o Zapater nesta lista. Tinha um potencial enorme no Zaragoza.
Era um dos craques do futuro no FM 08.
Diogo Moura
Missé-Missé? Bem, vou ter de ir ao Google.
Faria o mesmo no Benfica.
Roberto, Bruno Cortez, Mark Zoro, Pesaresi, Emerson, Filipe Menezes, Laurent Robert, Balboa, Fredy Adu, Makukula e Azar Karadas.
Escolhi estes porque encheram capas de jornais, deram entrevistas, tiveram várias oportunidades na equipa principal (alguns com mais de 20 e 30 jogos), vinham de boas equipas e com o rótulo de “super craque” e so meteram água.
Era para ter tirado Adu e colocar O Djuricic dada a idade, mas porra, era o novo Pele dos EUA que ia herdar o Rui Costa no meio campo do Benfica. Até no FM o puto era bom.
Richrad
Infelizmente Estigarribia, o Sporting tem neste século pelo menos mais 3 XI de flops. Posso deixar o meu? Aqui vai:
Timo Hildebran
Alberto Rodriguez
Onyewu
Pedro Silva
Danijel Pranjic
Ángel Angulo
Carlos Paredes
Pontus Farnerud
Cristiano
Milan Purovic
Valeri Bojinov
Treinador: Paulo Sérgio
Estigarribia
Richrad,
O teu XI de flops também muita forte. Essa dupla Purovic-Bojinov não fica nada atrás da minha dupla Missé-Missé-Castaignos.
Saudações Leoninas
masterDC
Estigarribia,
Eu diria talvez que a dupla Caicedo-Pongolle seja a mais forte de todas.
O Caicedo chega vindo do City por empréstimo, nos jogos que disputou não marcou um único golo mas conseguiu a proeza de marcar um auto-golo, um autêntico craque.
O Pongolle para mim é o maior flop na história do clube, custou imenso (na altura foi o maior investimento alguma vez feito) e nem 3 golos conseguiu fazer.
Estigarribia
masterDC,
O Pongolle marcou um golo e um autgolo no mesmo jogo frente ao Leixões. Que craque conseguiria fazer isso?
Saudações Leoninas
masterDC
Só ao alcance dos melhores. Enfim, tivémos muitos flops, infelizmente, dava para fazer três XI diferentes e todos com “qualidade”.
Chico
Voto André Cruz, porque, apesar de não ter visto a jogar, é o mais importante na história do Sporting e acredito que fosse o melhor de todos. Dos que vi, Mathieu foi o melhor, apesar de ter chegado em reta descendente de carreira ao Sporting. Classe pura, muito alto e com velocidade. Um central que vejo poucos a referir, mas que coloco quase ao nível do Mathieu do Sporting (não do Mathieu do Valencia) é o Marcos Rojo, que também é um jogador muito bom nessa zona do terreno (e um lateral esquerdo banal). Naybet fez também uma grande carreira. Entre os restantes que vi, Polga, Enarkarhire e Beto eram fracos e não consigo gostar do Coates (é muito tosco).
Mantorras
Mathieu. Jogava em qualquer equipa das que me lembre de ver o Sporting jogar.
Antonio Pinto
Beto, sem dúvida nenhuma. Por alguma razão esteve com pé e meio no Real Madrid (época após época xD).
SCP1906
Nesta nem hesitei, André Cruz! O segundo central é Mathieu. Não vi jogar os três mais antigos da lista, tenho alguma pena de deixar Beto de fora por ter sido uma referência enorme do Sporting e um grande capitão mas os outros dois são/foram claramente melhores centrais. Não percebo como Polga é o terceiro classificado neste momento, é provavelmente o pior da lista (dos que eu vi jogar).
pcyrne89
Concordo com tudo, e também infelizmente quase não tenho memórias dos 3 mais antigos. Apenas memórias fogazes do Marco Aurélio, que até me fez lembrar que a primeira camisola do SCP que tive tinha o tal patrocinio da SIC :-)
Estigarribia
Anderson Polga. Sei que é um voto polémico, mas sempre fui admirador do antigo internacional brasileiro e como capitão nunca desrespeitou o clube e sempre respeitou os adeptos leoninos. Sempre fui seu fã até à sua última época em Alvalade e depois perdi-lhe o rasto quando regressou ao Brasil. Quer queiramos, quer não, Anderson Polga é, foi e sempre será um Verdadeiro Leão.
Peter Schmeichel
Emiliano Insúa
Rogério
Anderson Polga
Saudações Leoninas
Estigarribia
Em relação ao André Cruz deixo aqui um presente para todos os Sportinguistas aqui do Visão de Mercado:
https://www.youtube.com/watch?v=gi-SV5bU0Xw
Saudações Leoninas
SCP1906
Que defesa terrível, tirando Schmeichel nenhuma das escolhas faz grande sentido.
Artur Trindade
Entendo que Luizinho não participe desta lista, á tangente, mas foi o 1º grande central que vi no Sporting. Titular do Brasil no Mundial 82, com mais de 30 jogos na canarinha, chegou com 30 anos, mas era um regalo, nunca vi um central jogar tão limpo, de pantufas.
Voto em André Cruz por ter chegado mais novo que Mathieu, menos lesões e ter sido campeão.
Valckx veio como trinco, mas era acima de tudo um xerife. Um senhor.
Marco Aurélio vindo do União da Madeira, que tinha na altura um plantel com 20 e tal brasileiros, revelou-se um excelente central. Adorava ouvi-lo falar.
O atlético Naybet era um grande central, que fez excelente e longa carreira no Corunha, crónico europeu na época.
Como veio cá parar o Phill Babb? Tinha 170 jogos no Liverpool e era titular da seleção irlandesa.
Cumpriu com o curriculum.
Sempre achei que o Enak podia ter feito uma excelente carreira, saiu rápido e ainda valeu uma boa maquia.
Beto e Polga foram os maratonistas de serviço, e foram dois bons centrais, ambos internacionais de créditos firmados.
Af2711
Só acompanhei mais de perto os cinco últimos. O Beto só o conheci no Recreativo.
Mathieu é minha escolha.
Antonio Clismo
Enakarhire esteve a um nível absolutamente notável e imperial mas esteve pouco tempo no Sporting. Fundamental para chegar á final da UEFA em 2005.
Mas a minha escolha vai para o Mathieu.
JPC
Stan Valckx
André Cruz
Mathieu
Marco Aurélio
Naybet
Por esta ordem. Antigamente os clubes portugueses tinham capacidade de ir buscar grandes internacionais. Stan Valckx era um deles. Penso que jogou 20-30 jogos pela seleção Holandesa nomeadamente no Mundial 94 onde jogou ao lado do Koeman quando perderam com o Campeão Brasil da dupla Romário – Bebeto num jogo histórico. Era um grande jogador o holandês.
Rev7
André Cruz. Os 3 primeiros também eram grandes centrais, principalmente o holandês. Naybet não teve o impacto que depois veio a ter no Depor. Apartir daí só o Mathieu rivaliza com os demais (Beto também era bom jogador e merece respeito, mas longe de ter a qualidade dos restantes).
Xyeh
Estão a ver o Sol? O próximo central próximo do nível do André Cruz está noutra galáxia.
Chicote
1: André Cruz
2: Mathieu
3: enakarhire
4: naybet
FiliGon
Sou Benfiquista mas admito que em miúdo adorava imitar a pose do André Cruz antes dos livres.
Diogo Leal
O meu top 5:
1 – André Cruz
2 – Naybet
3 – Mathieu
4 – Valckx
5 – Phil Babb
Menção honrosa para o Beto, pela carreira de leão ao peito, excelente capitão e muita raça. Ótimo central.
Por fim, penso que seria justo o Eric Dier figurar nos nomeados. É uma pena ter estado tão pouco tempo (apesar de ainda ter feito pelo menos uns 30 jogos), mas sendo um jogador formado no clube e sendo um internacional inglês, poderia pelo menos fazer parte da lista.
Manel
Devo dizer que tenho um carinho especial pelo Marco Aurélio, pura classe e elegância. Passada larga, nada tosco de pés, veio do União da Madeira e foi capitão, depois saiu para Itália onde tambem foi capitão e ganhou respeito de todos.
BioSpot
André Cruz, nem há discussão. Além disso também ele batia livres com excelência.
O outro central a escolher será Mathieu… Nesta votação especifica há uma diferença enorme de qualidade em relação aos restantes.
ALmeida694
Marco Aurélio
SV Lima
Por aqui se vê um bocado da diferença, os centrais do Benfica e do Porto tinham uma quantidade de golos consideravel , nos do Sporting são raros os casos de centrais goleadores.