Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Sou melhor do que Marega e Soares? Bruno Fernandes percebe de futebol»

Vai justificar a afirmação do médio do Sporting? Aos 24 anos ainda tem muito para dar, e esta época, apesar da lesão, tem demonstrado que pode fazer a diferença.

Bruno Fernandes defendeu, numa entrevista à Sport TV, que Gonçalo Paciência «tem mais qualidade do que Soares e Marega», habituais titulares do FC Porto, e hoje o avançado do Eintracht reagiu. «São características diferentes, mas percebe-se que o Bruno percebe de futebol. Mas o Marega e Soares são muito fortes e úteis na forma como o FC Porto joga. Sendo meu amigo, ele [Bruno Fernandes] é suspeito, mas é uma grande referência», disse.

26 Comentários

  • opiniaodeadepto
    Posted Abril 18, 2019 at 9:18 am

    A análise do BF é simpática para o amigo, mas esbarra de frente na realidade dos factos!
    É verdade que o Paciência tem as características todas para ser um excelente avançado, mas isso só não chega.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 17, 2019 at 2:37 pm

    Pelo menos o Gonçalo está no campeonato perfeito para evoluir como ponta de lança.

    Em Portugal é complicado, porque os treinadores portugueses nunca olham para os portugueses para pontas de lança.. O Hugo Almeida até chegou a ser encostado à esquerda sob o comando do Couceiro.
    O próprio Hélder Postiga também foi encostado à ala diversas vezes pelo Jesualdo e o Nuno Espírito Santo fazia o mesmo com o André Silva.

    É preciso ser estrangeiro para ser considerado ponta de lança em Portugal. Mas isto já não vem de agora. Está no DNA dos treinadores à décadas.

    • Pésquerdo
      Posted Abril 17, 2019 at 4:12 pm

      Concordo com o último parágrafo. Desde as distritais que isto acontece. Já vi moçambicanos de 1 metro e meio a serem titulares em detrimento de portugueses bem mais capazes e corpulentos (melhor argumento para um PL nas distritais).

  • Joao Machado
    Posted Abril 17, 2019 at 2:36 pm

    Gostava de ver o Gonçalo no Sporting, uma troca por troca com o Bas Dost seria um negócio interessante se o clube alemão aceita-se. O Bas tem experiência de Bundesliga e penso que o Gonçalo encaixa melhor no sistema de Keiser.

    Outro avançado que acho interessante e que podia ser útil como segunda opção era o Tomané do Tondela, é bastante forte na pressão alta e permitia uma melhor conexão com o bloco subido da defesa. Já leva 12 golos esta época e aquele golo contra o Sporting ficou na retina.

    • ilcalcioedichiloama
      Posted Abril 18, 2019 at 1:04 am

      Tomané, com todo o respeito, não tem qualidade para jogar no Sporting, nem de perto. O Gonçalo podia ser interessante, o Tomané não

  • Bernardo99
    Posted Abril 17, 2019 at 2:35 pm

    Sabem que o Gonçalo Paciência apenas jogou em 12 jogos este ano certo? Se fosse assim tão bom porque não jogou mais? Mas agora por ter marcado 2 ou 3 golos seguidos passa a ser muito bom?

    • tiagoagm
      Posted Abril 18, 2019 at 9:24 am

      Pq não tem qualidade para mais. E pq nao marca golos.

    • Rev7
      Posted Abril 17, 2019 at 8:54 pm

      Esteve lesionado quase toda a temporada. Só um pormenor que faz diferença. Chegou à Alemanha (onde poucos portugueses tiveram sucesso) e lesionou-se logo. Na sua equipa está Jovic, Haller e Rebic um dos melhores trios do futebol alemão esta temporada. Portanto quando regressou foi para um banco e foi entrando aos poucos.

    • João Ribeiro
      Posted Abril 17, 2019 at 5:11 pm

      Sabes que o Gonçalo teve uma lesão grave e que só recentemente voltou a jogar não sabes?

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 17, 2019 at 4:32 pm

      Também tens de olhar para a concorrência. Jovic, Haller e Rebic foram dos que mais valorizaram a nível mundial esta época.

    • Frankscp
      Posted Abril 17, 2019 at 3:51 pm

      Porque esteve lesionado.

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 17, 2019 at 2:23 pm

    Não sei se é melhor ou pior, só sei que que tinha mais que lugar neste plantel do Porto…

  • André Dias
    Posted Abril 17, 2019 at 1:58 pm

    Não sei se vai justificar mas sei que está com um hype absurdo. Não acompanho o Frankfurt mas tem-se falado tanto de Paciência que fui ver os seus dados esta época e fiquei estupefacto quando vi que só fez 12 jogos esta época, marcando 5 golos. Cheguei a pensar que era o melhor marcador da Bundesliga e um dos melhores avançados do ano.

    • AlexanderSearch
      Posted Abril 17, 2019 at 2:43 pm

      esteve lesionado bastante tempo logo no arranque da época. Mas sim, só agora em Abril tem começado a justificar

    • T. Pinto13
      Posted Abril 17, 2019 at 2:35 pm

      Tem estado com hype devido a este final de época onde tem marcado alguns golos e deixado alguns pormenores deliciosos no relvado. Lesionou-se e com a tripla Rebic Jovic Haller on fire é normal que não disputasse muitos jogos.

  • Kacal
    Posted Abril 17, 2019 at 1:51 pm

    Melhor = mais rendimento. O resto é “peaners” como diz o outro! Posto isto, o Gonçalo não é melhor que Marega e Soares, mas tem qualidade para o ser caso as lesões permitam e ele tenha continuidade. Ainda assim, no modelo e estilo de jogo do Porto parece-me evidente que Marega e Soares são opções mais válidas. Mas preferia 1000x ter o Gonçalo a Fernando Andrade e André Pereira, aí sem duvida. Com as oportunidades que estes dois já tiveram esta época, tivesse o Gonçalo as mesmas e acredito que tinha aproveitado muito melhor.

    • Bernardo99
      Posted Abril 17, 2019 at 2:39 pm

      As oportunidades que o André Pereira teve são muito parecidas com as que o Gonçalo já teve. E não se pode comparar o Gonçalo com o Fernando Andrade pois são jogadores completamente diferentes, não seria pelo Fernando Andrade que o Paciência poderia estar no Porto.

      • Kacal
        Posted Abril 17, 2019 at 3:34 pm

        O André Pereira participou num total de 22 jogos pela equipa principal do Porto esta época. Somando 1009 minutos.

        O Gonçalo participou em 12 jogos e somou 253 minutos.

        Já nem falo no facto de um ter chegado a meio da época já com tudo em andamento e o outro ter estado desde inicio e ter feito pré-época para tentar ganhar o lugar, aproveitando até a ausência de Marega.

        Não me parece que as oportunidades de André Pereira tenham sido parecidas. Volto a repetir, se o Gonçalo tivesse tido esta época 1009 minutos de jogo se calhar tinha acrescentando bem mais, o que não era difícil já que o André Pereira acrescenta zero.

        Sobre o Fernando Andrade, sei bem que são jogadores distintos, mas este também tem tido várias oportunidades e joga por vezes no ataque logo está a tapar um lugar que podia ser do Gonçalo, foi por aí que falei.

    • coach407
      Posted Abril 17, 2019 at 2:37 pm

      Para mim, ser melhor e ter melhor rendimento são duas coisas muito distintas. Há muitos fatores que alteram o rendimento de um momento para o outro. Mesmo que seja a média do rendimento és obrigado a ter uma definição demasiado condicional.

      O Seferovic, neste momento, está a ter mais rendimento que o Mariano do Real Madrid. É melhor? Certamente concordas que não e que querias dizer rendimento exatamente no mesmo contexto – o que é impossível dada a quantidade de variáveis que influenciam o rendimento.

      O Gonçalo tem 24 anos. O Marega e o Soares tinham provado menos com a sua idade. É justo dizeres “pois, mas o Marega e o Soares não eram melhores nessa altura. São melhores atualmente”. Certo, porque o seu rendimento provou isso.

      Mas a questão é: será que é preciso ter rendimento em determinado contexto para perceberes que tem qualidade para ter esse rendimento? Só podes dizer que o Messi tem qualidade para ser o melhor da Premier League sem ele nunca lá ter jogado?

      O Di Maria chegou ao Real Madrid e tornou-se logo titular. Quando ele estava no Benfica (umas semanas antes) não poderíamos dizer que já era um dos melhores do Mundo porque nunca tinha tido rendimento num clube de topo mundial? Eu diria que a qualidade já estava lá, não apareceu na pré-época. Falei de Di Maria, mas podia falar de Falcão, Ederson, Oblak, Matic… jogadores que chegaram e tornaram-se estrelas quase de imediato.

      Não eram CONSIDERADOS jogadores de top mundial porque ainda não tinham apresentado RENDIMENTO a um nível de topo mundial, no entanto provaram que, anteriormente, já tinham QUALIDADE para poderem ser considerados de topo mundial – ainda que seja normal duvidarmos até vermos.

      Conclusão: Na minha opinião, ter qualidade é independente do rendimento, podes ter qualidade para te destacares no topo mundial sem nunca teres jogado lá, p.e., no entanto precisas do rendimento para te reconhecerem que realmente tens essa qualidade.

      Transportando para este assunto, eu acredito que o Paciência tem QUALIDADE para ser titular no Benfica, apesar do Seferovic estar a ter melhor RENDIMENTO que ele em contextos diferentes e nunca vi o Paciência a jogar num modelo como o do Benfica. No modelo de jogo do FC Porto acredito que o Marega tivesse melhor rendimento. Se tem mais qualidade? Não consigo comparar. No contexto do Porto o Marega teria sempre mais rendimento.

      Acho que a tua perspetiva é que isso não é qualidade, é potencial. Ou seja, o Oblak não tinha qualidade de top mundial no Benfica, tinha potencial para o ser porque nunca tinha tido rendimento num nível que desse para comprovar isso. Não concordo. Acho que a qualidade é independente do contexto. O rendimento depende do contexto.

      O que o BF fez foi falar sem ter em conta o rendimento. Se tivesse a falar disso nem haveria discussão.

      • Kacal
        Posted Abril 17, 2019 at 3:41 pm

        Obviamente há que ver os contextos e não retiro verdade ao que disseste, concordo até. Mas eu referia-me ao contexto do campeonato português e mais especificamente do Porto, aí o Gonçalo nunca provou ser melhor que Soares e Marega. E depois não acho as comparações acertadas. Tanto Soares como Marega já rendem há muito tempo em Portugal. O primeiro no Nacional e no Vitória, o segundo no Marítimo e no Vitória. O Gonçalo nunca rendeu o mesmo que eles mesmo tendo andado noutros clubes, só no Vitória de Setúbal teve um bom rendimento já na recta final da estadia em Portugal. Posto isto, o Gonçalo nunca provou ser melhor que Soares e Marega no contexto do futebol português e mais especificamente do Porto. Comparar contextos como Benfica – futebol português -Liga Europa com Real Madrid – La Liga – Champions no caso de Seferovic – Mariano não é adequado, obviamente não foi nesse sentido que falei.

        Mas eu não achava o Oblak o melhor GR do Mundo na altura do Benfica, agora posso achar porque ele rendeu noutro patamar competitivo. Se um jogador tem qualidade de Messi e rende como Fábio Paim não é melhor que um que tem rendimento de Messi e qualidade de um jogador mediano. O rendimento conta muito, a não ser que estejamos a falar de uma falta de rendimento esporádica que acontece más fases nos jogadores, todos passam por isso. Além do contexto que vale e conta muito, claro. Mas no caso do Gonçalo ele nunca rendeu mais, nem provou ser melhor que Marega e Soares, pelo menos na minha opinião, no contexto de futebol português e especificamente Porto, repito. Foi nesse sentido que falei.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 17, 2019 at 1:44 pm

    Melhor que Marega e Soares nesta fase acho que não mas é mil vezes superior ao André Pereira e poderia ter dado luta ao maliano e brasileiro mas a direção optou por outras vias e espero que o Paciência se consiga afirmar.

    Saudações DesPortistas!

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 17, 2019 at 1:55 pm

      Depende por onde analisarmos. Se for para este futebol rústico com base na força e na intensidade, claro que não é. Muito menos para andar a correr que nem maluco na pressão (fase defensiva) ou no espaço/profundidade (fase ofensiva). Agora se formos analisar apenas o seu perfil técnico, é superior a qualquer um deles, e com um treinador que pretenda outra tipo de futebol, até seria o titular.
      Contudo, foi um erro deixá-lo sair a título definitivo por apenas 3M. É que no plantel fazia bem falta, principalmente, e como tu referes, é melhor que o que temos no banco (André e Fernando).

      • RicardoFaria
        Posted Abril 17, 2019 at 3:06 pm

        Eu limitei-me a analisar pelo tipo de futebol praticado pelo Porto neste momento.
        De resto, concordo contigo!

        Saudações DesPortistas!

  • Roy_KK
    Posted Abril 17, 2019 at 1:34 pm

    No contexto do Porto de muitos bodybuilders a jogar uma espécie de Kick and Rush, não é melhor que Marega e Soares.

    • Pésquerdo
      Posted Abril 17, 2019 at 4:10 pm

      Embora ache piada à descrição e concorde, penso que o treinador do Porto tem aquela equipa bem espremida e há que dar mérito a isso. Ainda estão na Champions (not for long) e na decisão das duas maiores competições internas, após terem sido campeões no ano passado, após 4 anos de seca.
      Embora não goste dele, do futebol dele, da equipa dele e do clube dele, o Sérgio Conceição surpreendeu-me e calou-me bem calado nestas últimas 2 épocas.

    • E o que temos
      Posted Abril 17, 2019 at 1:44 pm

      Excelente descrição ??

Deixa um comentário