Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor extremo esquerdo do FC Porto nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de extremo esquerdo:

Derlei – 2002/03 até 2004/05 – 92 jogos (39 golos)
Quaresma – 2004/05 até 2007/08 e 2013/14 até 2014/15 – 225 jogos (50 golos)
Drulovic – 1993/94 até 2000/01 – 327 jogos (58 golos)
Artur – 1996/97 até 1998/99 – 92 jogos (20 golos)
Brahimi – 2014/15 até 2018/19 – 215 jogos (54 golos)
Silvestre Varela – 2009/10 até 2013/14 e 2015/16 até 2016/17 – 236 jogos (50 golos)
Cristian Rodríguez – 2008/09 até 2011/12 – 120 jogos (16 golos)

92 Comentários

  • Catrapower
    Posted Abril 23, 2020 at 6:19 am

    Drulovic sem sombra de duvida! Penso que até o Quaresma “aprendeu” as trivelas com o Drulovic.

    Cada cruzamento do Drulovic ou mesmo do Capucho era um golo do Jardel… simples.

  • GinBlossom
    Posted Abril 22, 2020 at 10:23 pm

    Ao pensar entre Drulovic e Quaresma, dei-me conta de quão diferentes eram as suas trivelas. O Drulovic com menos força e colocação sempre para a zona da cabeça do avançado, Quaresma com mais força e a colocar a bola mais a meia-altura e no espaço.
    Entre a eficácia o cavalheirismo de um, e a genialidade e a propensão para a arruaça de outro, escolho o primeiro.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 22, 2020 at 9:58 pm

    Quaresma de longe.. Drulovic tbem foi grande jogador mas Quaresma era obrigatório no 11..
    Em relação a Derlei como não era extremo acho que não faz sentido, mas percebo pq a posição de 2o avançado não vai estar disponível

  • JPC
    Posted Abril 22, 2020 at 6:39 pm

    Drulovic o mestre das assistências.Era bola no Drulo , ir à linha , centra para cabeça do Jardel, golo!Todos os adversários sabiam a jogada, ninguém conseguia anulá-la. Muito bom jogador. A seguir Artur. Enchia-me as medidas o brasileiro primeiro no Boavista e depois no Porto.

  • Turiacus
    Posted Abril 22, 2020 at 5:55 pm

    Quaresma!

  • Mantorras
    Posted Abril 22, 2020 at 5:34 pm

    Entre Derlei, Drulo e Quaresma… retiro Derlei porque nao era bem um extremo… e quanto aos outros 2 voto em Quaresma, pela fantasia.

    VM, James contara para que posicao?

  • RicardoFaria
    Posted Abril 22, 2020 at 5:14 pm

    Quaresma!!!
    Era incrível ver o nosso Harry Potter a jogar, muito talento e um dos melhores no 1vs1 que passou pelo meu Porto.
    Fazia magia e deixava-me deliciado com as suas atuações, infelizmente, nunca se conseguiu afirmar numa big-5 mas não duvido que tinha mais que talento para o fazer.
    Muitas saudades de ter um jogador destes no Porto.

    Saudações DesPortistas!

  • Rodrigues17
    Posted Abril 22, 2020 at 4:24 pm

    Votei Quaresma! Penso que Quaresma chegou a ficar em 6 na bola de Ouro de 2007, incrível

    • SCP1906
      Posted Abril 22, 2020 at 5:32 pm

      Mas ficou em 12º no prémio da FIFA, completamente impressionante para um jogador da liga portuguesa

    • SCP1906
      Posted Abril 22, 2020 at 5:30 pm

      6º sabia que era impossível mas até fui verificar e Quaresma foi um dos 15 jogadores nomeados mas sem votos que ficaram empatados em 35º na Bola de Ouro 2007. Muito bom mas muito longe de ser o 6º. Diga-se que votei Quaresma na mesma.

    • Af2711
      Posted Abril 22, 2020 at 5:25 pm

      Não. Os dados do Wikipedia são falsos e editáveis. Quaresma foi nomeado apenas em 2007, mas não chegou a receber votos.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 22, 2020 at 5:20 pm

      Fui pesquisar e não é verdade, bem me parecia que soava um bocado estranho não me lembrar disso ahah
      Na verdade, foi um dos 50 nomeados para a Bola de Ouro, o que não deixa de ser incrível para um jogador que jogava no futebol português. Essa época foi o único nomeado do nosso Campeonato.

    • Aurinegro
      Posted Abril 22, 2020 at 5:18 pm

      Ficou em 12.

      Em 6 ficou Gerrard.

      Kaka
      Messi
      Ronaldo
      Drogba
      Ronaldinho
      Gerrard
      Pirlo
      Henry
      Cannavaro
      Buffon
      Ribery
      Quaresma

    • AndreChaves9
      Posted Abril 22, 2020 at 4:48 pm

      Em 6? Sem ir ver diria que é impossível

      • Brunoflip
        Posted Abril 22, 2020 at 6:29 pm

        Não foi em 6º mas sim em 12º

      • Kacal
        Posted Abril 22, 2020 at 5:59 pm

        Não ficou em 6º, confirmo. Mas ficou em 12º lugar a jogar no FC Porto, continua a ser incrível. Kaka venceu nesse ano com Messi e CR7 a completar o pódio, que três fraquinhos. E os outros à frente de Quaresma foram Drogba, Ronaldinho, Gerrard, Pirlo, Thierry Henry, Fabio Cannavaro, Buffon e Ribéry, tudo a jogar em colossos. Mesmo atrás dele, sem ser de colossos no top28, só Riquelme e Juninho. Estar numa lista assim em 12º, é notável.

  • The Mo
    Posted Abril 22, 2020 at 3:25 pm

    Muito difícil de escolher entre os dois magos da trivela, Drulovic e Quaresma.
    Derlei também teve um impacto tremendo jogando como falso extremo, assim como Artur que era mais avançado do que extremo.
    Varela fui um jogador muito importante no Porto nas épocas que cá esteve, formando um dos melhores tridentes do mundo com Hulk e Falcao na época 2010/2011.
    Brahimi, um jogador de quem eu gostei muito de o ver jogar apesar de ás vezes me tirar do sério, tecnicamente foi o melhor jogador a actuar em Portugal nos últimos 5 anos, sendo um jogador um bocado inconsequente, mas que era capaz de driblar 3 jogadores dentro de uma cabine telefónica.
    Por fim Cristian Rodriguez, que no primeiro ano foi importante, mas nos anos seguintes perdeu o lugar para Varela.

  • Muska
    Posted Abril 22, 2020 at 3:04 pm

    Quaresma

  • Af2711
    Posted Abril 22, 2020 at 3:03 pm

    Quaresma.
    O Quaresma no Porto me fez/faz adorar o futebol, tinha um estilo único de dribles e magia. De experiência pessoal, é incrível para um miúdo que joga futebol e tem 10, 11 anos ver o Quaresma jogar. Sempre depois dos jogos dele ia para a rua tentar aquelas fintas hahahah

    Chegou a ser nomeado para a Bola de Ouro em 2007 (embora não tenha recebido votos) o que diz bastante do nível em que atingiu no Porto.
    Em 2014 volta como uma Fénix quando ninguém mais acreditava nele, parado durante 6 meses no Al-Ahli, vindo de uma operação. Outra pena foi Lopetegui insistir em Tello que só o hattrick contra o Sporting o justificou. Uma grande atuação da segunda passagem foi o 3-1 contra o Bayern, onde Quaresma já era um jogador totalmente diferente e inimaginável (solidário, ajudando bastante no momento defensivo).

    Apesar de no final a relação entre os adeptos ter sido bastante agastada com assobios, sempre ficarão as lembranças boas.

    Brahimi recentemente foi outro jogador que gostei bastante, pena ter sido inconsistente em alguns momentos. Creio que na Champions em jogos grandes era dos poucos que conseguia estar ao nível do adversário.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 22, 2020 at 3:01 pm

    Este é capaz de ter sido o que tive mais dificuldades em escolher até agora. Entre Quaresma, Derlei e Drulovic é uma escolha muito difícil. E o que torna esta escolha tão difícil é que são estilos de jogadores tão diferentes.
    O Quaresma era/é uma fantasista puro, o nosso Harry Potter, fazia o que queria com a bola e com os adversários. Era magia pura, quando pegava na bola até me levantava um pouco do assento para ver o que é que ele ia sacar da cartola. Mas é claro que não potenciou ao máximo as suas qualidades, poderia ter ido tão mais longe que até enerva! Se calhar por gostar de dar espetáculo, de deixar a multidão ao rubro perdia-se muito em fintas, dribles, individualismos que no fim acabaram por prejudicar muito a sua carreira. Era um jogador que por cada 1 jogada genial que dava em golo ou assistência para golo, tinha 3 inconsequentes em que fazia uma finta espetacular ou uma cueca maravilhosa, mas a perdia a bola uns metros à frente. Podia ter dado tanto tanto mais…
    O Derlei, ao contrário do Quaresma, não era um fantasista, mas era um jogador igualmente genial. Era mais avançado que extremo e foi uma peça fundamental em 2 das melhores épocas da história do Porto. Em 2003 talvez o jogador mais importante na caminhada do Porto até à conquista da Taça UEFA, sobretudo na fase final da competição. Depois de termos perdida nas Antas com o Panathinaikos, marcou o golo que empatou a eliminatória na Grécia e. já de rastos, o golo que deu o apuramento no prolongamento. Marcou 2 golos à Lázio na vitória por 4-1 que foi dos melhores jogos da história do Porto. E claro, na final contra o Celtic do Larsson, marcou o 1.º golo da partida e, tal como na Grécia, já de rastos, marcou o golo da vitória no prolongamento, o golo que nos deu a 1.ª Taça UEFA. E foi ainda, em conjunto com o Sueco, o melhor marcador da competição. No ano a seguir, em 2003/04, fez uma grande época até Dezembro, com 15 golos em 24 jogos, até àquela maldita lesão contra o Alverca que o afastou dos relvados até quase ao fim da época. Ainda assim, foi a tempo de marcar o golo (ainda que de penalty) que deu o apuramento do Porto para a final da Champions. Foi um jogador que me marcou, era o nosso Ninja, o nosso herói.
    Já o Drulovic, tinha um pé esquerdo que era uma maravilha, daquele pé a bola saia sempre redondinha. Então se fosse para a cabeça do Jardel ainda melhor. Foi um jogador especial, um jogador importantíssimo na conquista do Penta, que se fartava de assistir. Não era um fantasista como o Quaresma, nem um goleador como o Derlei, mas era muito dotado tecnicamente (marcava golos de trivela e tudo) e foi dos melhores jogadores que passaram em Portugal nos anos 90.

    Posto isto, e depois de muito pensar, escolhi aquele que me fez vibrar mais e me deu mais alegrias: o nosso ninja, Derlei!

  • Chico
    Posted Abril 22, 2020 at 2:57 pm

    Quaresma destacadíssimo.

  • Marconi
    Posted Abril 22, 2020 at 2:44 pm

    Apesar do que deram todos, Quaresma atingiu uma forma no Porto que nenhum outro atingiu, carregou a equipa às costas. Drulovic era um senhor jogador e aqueles cruzamentos eram de régua e esquadro, mas o Quaresma partia tudo, futebol de rua e magia…
    De todos colocaria o Brahimi em último, pois seria aquele que trabalharia menos para o coletivo, no sentido inverso Derlei era o jogador de equipa por definição, que exemplo de força e de raça, tal como Artur, que apesar de não terem tanta técnica, eram jogadores muito importantes para o coletivo e com muito golo. Parecem ser estes os exemplos que a “suposta SAD” procura neste últimos anos com: Waris, Fernando Andrade, Marega… jogadores mais possantes, mas que joguem para a equipa, porém ainda lhes falta comer muita cerelac para chegar aos calcanhares dos demais…

  • heldersoares
    Posted Abril 22, 2020 at 2:38 pm

    Artur não vi e drulovic a memória não me permite analisar mas do que já ouvi dizer e vi em alguns lances pode.se dizer que é craque
    Derlei um falso avançado que não era bem extremo mas fazia este papel de na esquerda aparecer como um 2° avançado na perfeição um excelente jogador e dos mais marcantes na história do porto pela importância que teve nos títulos conquistados.
    O meu voto vai para a qualidade mas também para aquele que é o meu jogador favorito Quaresma, no Porto atingiu o auge e no 1×1, qualidade de cruzamento é excepcional, faltou lhe um maior reconhecimento internacional pelas falhas em certos clubes mas digo que é um jogador de classe mundial.
    Cristian Rodriguez era um jogador que apreciava muito pela sua garra, velocidade e qualidade técnica também um jogador que tirava adversários e ganhava a linha com facilidade a falta de renovação de contrato tirou um bocado de mais protagonismo que poderia ainda ter tido
    Varela acho que sai desvalorizado pelas últimas épocas de menor rendimento mas muita gente esquece.se da qualidade que produziu no seu melhor um jogador desconcertante e decisivo com influência muito grande na maior parte dos títulos do porto muitos falam de hulk e falcão e a acompanhar tinham este jogador num grande nível.
    Por último brahimi que craque dos melhores que já passaram aqui em Portugal a nível de qualidade técnica e dos melhores do mundo no 1×1 o mais forte desta lista nesse aspeto e como dados estatísticos revelavam em Espanha chegou a ser o rei do drible e épocas no Porto em que só Neymar e Hazard a nível mundial o superou, faltava lhe à vezes ser mais decisivo em assistências e golos por aquilo que construía pois o seu futebol deveria de resultar em mais golos e assistências e faltou lhe isso muita pena que tenha ido atrás de dinheiro pois poderia brilhar em qualquer lado face à capacidade de desiquilíbrio enorme

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 22, 2020 at 2:31 pm

    Felizmente, vi-os todos jogar.

    Num nível acima dos demais, Drulovic e Quaresma. Drulovic tinha um pé esquerdo muito acima da média, com uma precisão de cruzamento para Jardel bastante elevada, além de conseguir marcar alguns golos durante as épocas, inclusive de trivela. Mas o meu voto terá que ser para Quaresma.

    Além de ter uma capacidade técnica acima da média, o que lhe permitia fazer golos fabulosos, assistências magistrais ou desbloquear jogadas complicadas, viveu o Porto como poucos. Mesmo não sendo Portista ou do Porto, conseguiu mostrar mais garra, mais força, mais vontade que muitos a defender o símbolo que carregava ao peito. E depois dentro de campo era qualquer coisa indiscritível.

    Uma palavra para Derlei por ter estado nas nossas épocas douradas, mas não tem o valor dos dois acima referidos.

    Até agora: Baía (Helton), Danilo (Bosingwa), Carvalho (Pepe), Aloísio (Jorge Costa), Alex Sandro (Alex Telles), Fernando (Paulo Assunção), Lucho (Moutinho), Hulk (Capucho), Quaresma (Drulovic) e…

  • Diogo Moura
    Posted Abril 22, 2020 at 2:18 pm

    Votei no Quaresma. A magia que tinha nos pés era qualquer coisa de especial. Tivesse tido mais juízo e podia ser dos melhores do mundo na sua posição. O homem inspirado partia defesas como quem parte ovos, era muito, muito bom.

  • Pedro pintarolas
    Posted Abril 22, 2020 at 2:16 pm

    Drulo sem dúvida! Não tinha tanta magia como quaresma mas aqueles pes. A bola saia sempre redondinha, sempre no sítio certo. Então quando jogava com o Jardel, foi a melhor sociedade que vi no porto. E não podemos esquecer a influência de Derlei também. Que trio!

  • Manchester Is Red
    Posted Abril 22, 2020 at 2:06 pm

    Era entre o Drulovic e o Quaresma.

    Votei no português porque marcou, praticamente, os mesmos golos que Drulovic e em menos 100 jogos.

    O cigano na sua melhor forma (e com cabeça) tinha tudo para ser dos melhores extremos a actuar na Europa.

    • Manchester Is Red
      Posted Abril 22, 2020 at 2:26 pm

      De resto, menção honrosa para o Varela.

      Jogador Low Profile mas importantíssimo no clube e extremamente “confiável”. Aparecia sempre nos grande jogos e tinha uma excelente relação com a baliza.

  • MM
    Posted Abril 22, 2020 at 2:05 pm

    3 nomes acima dos demais: quaresma, derlei e drulovic.
    Votei drulo, mas kk um merece

  • FrancisMelo
    Posted Abril 22, 2020 at 1:56 pm

    A minha dúvida foi entre Drulo e Quaresma, mas votei no Ricardo, Derlei para mim sempre foi ponta de lança, apesar de jogar encostado à linha.

  • Estigarribia
    Posted Abril 22, 2020 at 1:53 pm

    Quaresma. O Mustang atingiu o seu auge com a camisola azul e branca. Pura magia.

    Saudações Leoninas

    • kiterioVFC
      Posted Abril 22, 2020 at 2:23 pm

      Acho que o próximo quase que adivinho quem vai ser, o Deco… ;) ponta de Lança vai aparecer tanta qualidade que vai ser muito difícil escolher…

      • Chico
        Posted Abril 22, 2020 at 3:24 pm

        Jardel ou Falcao. Jackson em terceiro, bem longe dos outros dois.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2020 at 3:49 pm

          Concordo com a parte do Jackson, e apesar de o Falcao ser um jogador incrival em termos tecnicos, posicionais e de entrega, penso que o Jardel tem de ser o melhor. Foi bota de ouro, posicionava-se como ninguém e foi, na minha opinião, o melhor finalizador a jogar em Portugal nos ultimos 28 anos.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 22, 2020 at 2:59 pm

        Mesmo nos médios ofensivos tem qualidade, não atingiram foi o patamar de Deco. Lembro-me por exemplo, James Rodrigues e Zahovic que na altura era um regalo. E num nível abaixo, Anderson, Rui Barros e Alenitchev.

        Nos pontas de lança será igual, Jardel, Falcão, Jackson, Domingos, Fernando Gomes, Lisandro, McCarthy, Postiga e até Marega vai aparecer (devido a ter já 54 golos com a camisola portista).

        Eu sei para quem é o meu voto mas houve bastante qualidade.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2020 at 3:50 pm

          Francisco, penso que o Fernando Gomes não vai aparecer, pois é apenas dos últimos 28 anos. Penso que já não apanha a fase dele.

          • Francisco Ramos
            Posted Abril 22, 2020 at 5:06 pm

            Pensava que tinha apanhado mas fiz mal as contas, tem razão.

            Fui confirmar e o Gomes saí do Porto em 89 e a pergunta é qual o melhor jogador a partir de 91 ou 92.

      • Estigarribia
        Posted Abril 22, 2020 at 2:34 pm

        kiterioVFC,

        Para os pontas-de-lança fico indeciso entre estes nomes: Fernando Gomes, Benni McCarthy, Derlei, Falcao e Jackson Martínez.

        Saudações Leoninas

        • kiterioVFC
          Posted Abril 22, 2020 at 2:43 pm

          E ainda falta o Jardel!! O Jardel pode ganhar aqui e no Sporting!

        • Tartulho
          Posted Abril 22, 2020 at 2:40 pm

          Nenhum .. O Super Mário é a escolha obvia ;)

          • Pipo
            Posted Abril 22, 2020 at 2:45 pm

            Ora aí está. Depois desses, dos que vi jogar é claramente o Falcão. O Fernando Gomes nunca vi jogar, mas sendo o melhor marcador da História do Porto, tenho que o por no TOP3

            • Aurinegro
              Posted Abril 22, 2020 at 3:25 pm

              Neste caso o Fernando Gomes não vai entrar na votação, mas é um dos nomes incontornaveis do FCPorto.

              • Estigarribia
                Posted Abril 22, 2020 at 6:08 pm

                Auri,

                Bem visto. Esqueci-me desse pormenor muito importante. Obrigado pela correcção.

                Assim sendo, e sem Fernando Gomes, resta para baralhar McCarthy, Derlei (para mim é melhor como PL), Falcao, Jardel e Jackson.

                Saudações Leoninas

    • architetto_21
      Posted Abril 22, 2020 at 2:23 pm

      Apenas trocava Sérgio Conceição pelo Hulk. Depois acrescentaria Deco e o Falcao de forma a completar o 11. Entre o Alex Sandro e o Alex Telles prefiro o Telles mas aceito qualquer um.

  • Ricardo_Teles
    Posted Abril 22, 2020 at 1:46 pm

    Muita qualidade para uma só escolha! Mas tenho escolher derlei, que raça, dava tudo em campo e importantíssimo em grandes conquistas. Mas luta deve ser entre drulo e Quaresma.
    Hulk de um lado e o quaresma do outro, potência e técnica. Para avançado centro vai ser bonito, Jardel, Falcão, Jackson…

  • Knox_oTal
    Posted Abril 22, 2020 at 1:43 pm

    Há dois nomes claramente acima dos restantes nesta lista, e por muito respeito que tenha pelo jogador que foi Drulovic, um catedrático das assistências, o meu primeiro lugar terá que ir sem dúvida para Ricardo “Mustang” Quaresma!!! Alguma instabilidade emocional e um temperamento peculiar fizeram com que não atingisse o nível que o seu talento lhe permitiria (para mim em termos de talento puro está no top-3 do futebol português com Futre e Chalana), mas o Harry Potter português foi um jogador simplesmente genial ainda assim, especialmente no FCP onde atingiu o seu auge! E mesmo na selecção, onde teve uma carreira algo intermitente, tem um currículo de respeito (80 caps e 10 golos, presença em 3 Europeus e 1 Mundial) e um papel determinante na conquista do Europeu em 2016! No fundo, é um daqueles jogadores especiais…

    O top-2 é obviamente Drulovic, não fosse a concorrência do Quaresma e seria o melhor destacadíssimo. Um craque generoso, pois, além da qualidade que o seu jogo trazia à equipa (compromisso, critério, predicados técnicos, fiabilidade), a sua presença melhorava exponencialmente a performance dos companheiros, principalmente os avançados.

    A fechar o meu top-3 vou ser extremamente parcial, já que ponho Silvestre Varela! Estará longe de ser dos mais favoritos entre os portistas, ou adeptos em geral, mas eu sempre gostei dele e do seu jogo (tinha boa ginga). Tem uma carreira muito respeitável, quer a nível de clubes como na selecção! Não tinha perfil, nem qualidade admito, para ser A figura da equipa, mas é daqueles jogadores muito influentes e úteis no papel de “escudeiros” das grandes figuras!

    De resto, de Artur confesso não ter grandes referências (mas tive a pesquisar e tem bons números em Portugal, quer no FCP como no Boavista) logo deduzo que fosse bom jogador (quem conheça melhor se pudesse fazer uma breve descrição agradecia). Já de Derlei e Brahimi, apesar da qualidade, nunca foi grande fã, mas percebo que o Ninja tenha um especial apreço por parte dos portistas pela sua importância em anos dourados do clube. Por fim, a melhor versão do Cristián Rodríguez em Portugal foi a do Benfica, embora admita que seja uma opinião muito enviesada eheheh.

    Saudações Desportivas

    • Chico
      Posted Abril 22, 2020 at 3:38 pm

      O Rodríguez destacou-se mais no Benfica pq tinha maior liberdade criativa. O outro extremo era o Maxi! Os únicos criativos no 11 eram o Cebola e o Rui Costa, o que serve para explicar o porquê de termos ficado em quarto. No Porto, foi “relegado” a um papel mais de sacrifício e equilíbrios com menos brilho, ao qual ele se ajustava mais. Em Portugal, praticou um futebol mais vistoso no Benfica, mas foi no Porto que foi melhor jogador.

    • Valderrama
      Posted Abril 22, 2020 at 2:56 pm

      O Artur (tal como o Derlei, já agora) era mais avançado que extremo. O Artur até jogou quase sempre com Drulovic e não em vez deste.

      Era um jogador que se destacou no Boavista no eixo do ataque, muito rápido e ágil, razoavelmente técnico, forte no ataque à profundidade. Não triunfou por completo no Porto porque o seu jogo encaixava melhor numa equipa que apostasse essencialmente no contra ataque. Numa fase inicial foi tendo algum impacto porque o António Oliveira demorou a assentar o seu esquema táctico no 433 que melhor servia Jardel (alternou entre três na frente, dois na frente e até três centrais). À medida que a importância de Jardel foi crescendo na equipa a do Artur foi diminuindo e mesmo os suplentes do Jardel passaram a ser mais do mesmo estilo do ponta de lança, menos móveis como Artur. Penso que teve ainda uma lesão grave que fez com que acabasse por sair do Porto ao final de duas épocas e meia e voltar ao Brasil

      • Knox_oTal
        Posted Abril 22, 2020 at 3:27 pm

        Muito obrigado pelas informações!

        Gosto de pesquisar e saber o mais possível sobre a História do Futebol e os seus principais clubes e jogadores, com particular incidência sobre o futebol português obviamente. Porém, confesso que este Artur passou-me completamente ao lado (eheheh), sobretudo porque comecei a ver futebol mais a sério a partir do Euro 2000.

        Hoje fiz uma “descoberta”, já valeu a pena vir cá!

        Saudações Cafeteras

    • Kacal
      Posted Abril 22, 2020 at 2:00 pm

      Por acaso o Varela foi dos que mais gostei, prefiro-o a um Brahimi, por exemplo. Era um jogador de colectivo, marcava e assistia com alguma frequência, era decisivo nos grandes momentos e sempre foi “low-profile” e respeitador, nunca o vi queixar-se. Muito útil realmente e no seu auge no Porto apresentava qualidade, desequilibrava. Aliás, não esperava tanto dele quando veio, mas surpreendeu-me. Será sempre um dos nossos!

      Sobre o Cristian Rodríguez, na época 2008/2009 exibiu-se a muito bom nível. Lembro-me dele com o cabelo grande com o puxo atrás e as sapatilhas verdes florescentes a correr pelo corredor, era um jogador agoniante para o adversário porque tinha imensa disponibilidade física, era veloz, muito aguerrido e sempre a ir para cima no corredor.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 22, 2020 at 3:37 pm

        Quanto ao Varela, também não contava que ele se afirmasse tão rápido como o fez vindo do Estrela (mais uma excelente época dele).

        É verdade que nessa primeira época no FCP esteve a nível equiparável (em forma era muito complicado de defender), o Cebola, mas no Benfica acho que teve mais impacto. Embora reconheça que tal se deva muito provavelmente ao facto do nível da equipa benfiquista ser mais baixo.

        Ainda assim fiquei bem triste pelo facto de não ter ficado! eheheh

        Saudações Desportivas

        • Kacal
          Posted Abril 22, 2020 at 4:41 pm

          Sem duvida, Varela teve uma ascensão rápida e surpreendente.

          Sobre o “Cebola”, até concordo mas lá está quando temos Lucho, Hulk e Lisandro é mais dificil ser protagonista, talvez tenha sido mesmo por aí.

          Saudações DesPortistas

  • Tiago Silva
    Posted Abril 22, 2020 at 1:41 pm

    Não vi nem o Drulovic nem o Artur, a minha escolha recaí para o Quaresma. Enquanto esteve no Porto foi um dos melhores extremos na Europa, magia pura e muito talento. Pena que a sua carreira não tenha chegado mais longe.

    A minha equipa fica: Vitor Baia, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Hulk e Quaresma.

    • Kacal
      Posted Abril 22, 2020 at 1:56 pm

      Falta aí Deco, eheh

      De resto, só escolhi Helton, Bosingwa e Lucho em vez de Baía, Danilo e Moutinho. O resto é igual.

      • Tiago Silva
        Posted Abril 22, 2020 at 5:36 pm

        Claro Kacal, o Deco tem que ficar, nem sei como me esqueci dele ahah. Tiro o Lucho e meto o Deco de forma a dar uma consisteência maior no meio-campo.

        • Kacal
          Posted Abril 22, 2020 at 6:48 pm

          Acontece eheh, mas sim concordo. Pessoalmente prefiro Lucho ao Moutinho, tem outra classe no seu jogo e capacidade no último terço, com Fernando atrás penso ser suficiente a aguentar o meio-campo, até porque Lucho não é propriamente um jogador nulo sem bola.

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 22, 2020 at 1:41 pm

    Drulovic e Derley muito bons, mas a genialidade de Quaresma, não tem comparação possível.

  • Kacal
    Posted Abril 22, 2020 at 1:32 pm

    Votei no Quaresma. Não vi Artur e Drulovic jogar, depois aquele que gostei menos foi Brahimi. Derlei era avançado para mim. Quaresma teve o seu auge no Porto, jogou numa altura de hegemonia também com Jesualdo e foi fenomenal cá, as trivelas, a personalidade diferente e o sentir da camisola, a magia do seu futebol, por alguma coisa o apelidávamos de “Harry Potter”, dos mais virtuosos que vi. Umas alas com Hulk e Quaresma no auge, ui ui!

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 22, 2020 at 1:28 pm

    Isto é Drulovic vs Quaresma.. Voto RQ7

  • Grozny31
    Posted Abril 22, 2020 at 1:20 pm

    Quaresma sem dúvida, no pico era um monstro neste Porto.

  • JonySilva
    Posted Abril 22, 2020 at 1:20 pm

    Drulovic! Aquela equipa com Jardel, Sergio Conceição, Zahovic, Edmilson, Artur. Era um espetáculo ver jogar. Pena ter jogado no rival…

    • JonySilva
      Posted Abril 22, 2020 at 4:06 pm

      Boa Tarde… ninguém falou em perder qualidade e respeito.. Na opinião de um adepto fanático, custa ver jogadores que tanto deram ao meu clube terem depois jogado pelo rival. Só e apenas isso.. Não gosto de ser mais papista que o papa, gosto de futebol com rivalidade e sentimento de pertença. Sem ódio e falta de respeito.

    • Aurinegro
      Posted Abril 22, 2020 at 2:17 pm

      O Zahovic, o Edmilson e o Jardel também jogaram nos rivais.

      • Chico
        Posted Abril 22, 2020 at 3:32 pm

        O Edmilson e o Jardel jogaram pelo OUTRO rival (se é que se pode chamar rival), esses não perderam prestígio.

    • Knox_oTal
      Posted Abril 22, 2020 at 1:47 pm

      Perdeu qualidade e respeito por jogar no Benfica?!?

  • Sai_da_frente_Guedes
    Posted Abril 22, 2020 at 1:18 pm

    O melhor quaresma foi superior em muito ao melhor drulovic, enquanto jogadores do Porto.

  • Hugorr
    Posted Abril 22, 2020 at 1:17 pm

    Tive muita dificuldade a escolher entre Drulovic, Quaresma e Derlei, todos pelos mais variados motivos.

    Mas a escolha recai sobre Quaresma, magia pura.

  • hferreira
    Posted Abril 22, 2020 at 12:59 pm

    Isto vai ser um pouco igual a outra votaçoes (e.g. Balakov vs Bruno Fernandes) onde jogadores historicos ou mais antigos nao vao ter uma representaçao significante para com os leitores atuais. Neste caso Drulovic foi um jogador fenomenal, ganhou um penta campeonato, inumeras assistencias para o Jardel e mais solidario que Quaresma, que acho que foi mais talentoso diria, mas um melhor Porto dos ultimos 28 anos sem Drulovic e algo estranho…

    • Pipo
      Posted Abril 22, 2020 at 1:09 pm

      A escolha é entre Quaresma ou Drulovic, não vi tanto de Drulovic, o que influencia claro, mas de qualquer das maneiras, Quaresma era claramente o melhor jogador do Porto, foi considerado o melhor jogador do campeonato e inclusive durante 2 anos no Porto era claramente dos melhores extremos do mundo, o mesmo não se pode dizer de Drulovic. Para além disso, nunca vi um extremo em Portugal a dar o espectáculo que ele dava.

      Como tal o meu voto vai para o Mustang :)

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 22, 2020 at 12:53 pm

    Drulovic pelo que deu.

  • kiterioVFC
    Posted Abril 22, 2020 at 12:53 pm

    Ui difícil.. Quaresma ou Drulovic… Quem escolher.!? Que me perdoe o Quaresma, mas votei no Drulovic… Aquele pé esquerdo era qq coisa… Derlei era tb ele um jogador genial.

  • Di Sanctis
    Posted Abril 22, 2020 at 12:53 pm

    O pessoal vai votar em Quaresma, mas Drulovic punha a bola redondinha para Jardel, e já fazia belas trivelas na década de 90.

  • Retchie
    Posted Abril 22, 2020 at 12:52 pm

    Votei em Drulovic, dos 10 melhores jogadores que passaram em Portugal no anos 90.

  • Khal Drogo
    Posted Abril 22, 2020 at 12:51 pm

    Apesar das felicidades que Derlei me deu, tenho de votar Quaresma.

  • Decomaisdez
    Posted Abril 22, 2020 at 12:49 pm

    Drulovic, com bastante margem para o segundo, que é Derlei.

Deixa um comentário