Vamos nomear o melhor XI do Sporting nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de extremo esquerdo:
Ivone De Franceschi – 1999/2000 – 30 jogos (3 golos)
Emmanuel Amunike – 1994/95 até 1996/97 – 70 jogos (21 golos)
Simão Sabrosa – 1996/97 até 1998/99 – 62 jogos (12 golos)
Cristiano Ronaldo – 2002/03 – 31 jogos (5 golos)
Bryan Ruiz – 2015/16 até 2017/18 – 121 jogos (18 golos)
Nani – 2005/06 até 2006/07 e 2014/15 – 113 jogos (24 golos)
Vukcevic – 2007/08 até 2010/11 – 136 jogos (28 golos)


134 Comentários
DLouro22
Esta também era dificil…
Lembro-me de Franscechi no ano de 1999/2000…Depois Nani (assumo o meu voto que foi para o Nani…)
E o melhor de todos os tempos…CR (as fintinhas do inicio de carreira, irritavam-me tanto lol)
Vuckevic, tanto talento…para uma cabecinha tão pequenina…
Bryan Ruiz, pessoalmente um dos jogadores com mais classe que passou em Alvalade ( o único senão…é mesmo aquele falhanço contra o Benfica…)
E infelizmente pouco ou nada me recordo de Amunike lol
NDinga
Ronaldo é o melhor jogador obviamente, mas parece-me que o Nani foi o que teve mais impacto na equipa. Amunike depois.
Bio
Tenho votado pelo impacto que o jogador teve enquanto representava o clube e por aquilo que significa para o mesmo.
Nesse sentido, dos que vi jogar voto em Nani. Vuk também poderia ter sido uma escolha, visto que durante muito tempo foi uma das referências do Sporting, mas acho que o português teve mais qualidade.
Se formos pela qualidade pura e os feitos ao longo da carreira, acho que a resposta é óbvia e daí que Ronaldo tenha tantos votos.
jpcaetano
Pelo momento vivido no Sporting, voto Amunike! Por carreira, obviamente Cristiano Ronaldo
Manchester Is Red
Votei Nani pela longevidade e impacto que teve no clube.
Em 2º lugar votaria no Amunike.
Meu nome é Toni Sylva
Muitos dos colegas não se lembram, mas no meio dos anos 90 não se parava de falar no Amunike. Ganhasse o Sporting ou não, era um entusiasmo incrível à volta dele.
O Nani foi grande também, o Simão não votam nele sabemos porquê, e os votos no Ronaldo pouco sentido fazem.
Giuseppe F
Como é evidente, nutro antipatia pelo Simão, mas isso não me toldaria o raciocínio. Achas que o Simão foi o melhor extremo do Sporting dos últimos 28 anos? Eu genuinamente não acho. Para além disso, não são os adeptos do Sporting a votar.
E, para finalizar, as razões para o Simão não ser amado em Alvalade são públicas e têm fundo.
Meu nome é Toni Sylva
Não disse que o Simão foi o melhor, aliás votei no Amunike. Mas bate-se bem com qualquer outro da lista, coisa que não se reflecte no resultado.
Giuseppe F
Isso não é estatisticamente certo. Os dois melhores do mundo numa votação frente a frente pode ficar 100-0 porque toda a gente reconhece que um é superior a outro.
Esta votação não é a ideal para ser perceber se o Simão não se bate com os outros.
O Simão teve algum impacto no Sporting, mas não era o Simão do Benfica, não está claramente ao nível do Nani por exemplo.
Claudio V.
Voto Nani porque Cristiando Ronaldo fez uma época no plantel sénior no Sporting e, pese embora a sua qualidade óbvia, não era indiscutível (havia Pedro Barbosa, Quaresma, Toñito e às vezes Niculae, Sá Pinto e João Vieira Pinto também jogavam na linha). Acho que só precisava de um ano titularíssimo para ser o melhor, mas tal não chegou a acontecer, infelizmente.
Será a melhor figura de sempre da Academia, mas do futebol sénior, infelizmente não… a não ser que volte agora ou no próximo ano e faça umas 3+ épocas em que o Sporting conquiste títulos.
Giuseppe F
Nani, o meu favorito de sempre da nossa formação!
SL
JoaoMiguel96
Saudades do Vukcevic. Tinha tanto de talento como de falta de noção.
Nunca me vou esquecer do golaço que marca no 5-3 ao Benfica. Um tiro de primeira depois de um cruzamento teleguiado do Veloso.
Engraçado que ontem apanhei um jogo de 2009/2010 da LE contra um Atlético Madrid ainda de Quique Flores e fui sacar o FM09 para ver o plantel do Sporting. Enganei-me no ano do jogo, mas adorei ver o plantel do Sporting. Ainda tinha o Caneira, o Pedro Silva, Ronny, Vuk, Veloso, Moutinho, Pereirinha e Liedson. Bons tempos de quando as coisas eram bem mais calmas e o Sporting ainda fazia umas figuras engraçadas.
masterDC
Eu gostava muito do Vukcevic, um dos meus jogadores preferidos. Como dizes tinha tanto talento como falta de noção, ainda me lembro na 1ªmão do play-off da Champions contra a Fiorentina em que empatámos 2-2 em Alvalade, o Vukcevic ter marcado e empatado o jogo com 1-1 para o Sporting, esquece-se que tinha já um amarelo e nos festejos tira a camisola e é expulso.
Fantantonio
No FM 08 é melhor, tens o Marian Had
Estigarribia
João,
Esse jogo do 5-3 foi o derby na emocionante que vi. Nem os 3-0 na Luz tiveram a emoção desse jogo.
Esse golo do Vuk foi mesmo um golaço e esse jogo marcou o regresso do Derlei, que vinha de lesão. Ah, e exibição monstra do Yannick Djaló ?
Saudações Leoninas
Giuseppe F
O Djalo foi o melhor em campo. Cada vez que tocava na bola saia perigo.
Esse golo do Vuk vem de um cruzamento do Miguel lindo, de pé direito (o pé de origem dele).
SL
OMotoqueiroGuti
O Paulo Bento teve os seus méritos, mas também era um cabeça dura desgraçado. Sempre com o mesmo losango. E era disciplinador… mas de uma forma selectiva. Com uns cortava logo, com outros… até os deixava ter excesso de peso (não digo o nome porque ele fica ofendido e vem aqui, mais uma vez, meter-se comigo ?) …
E já nem falo da manutenção da braçadeira de capitão quando o Moutinho dizia que queria “dar o baza”…
Sabes qual foi o mérito dele? 4 vezes segundo lugar atrás do Porto.
Quando estava a 12 da liderança, e no ano em que o Benfica foi campeão, é demitido… Coincidências… ??
Chico
O Paulo Bento teve talento no plantel para ser campeão, mas sejamos realistas: não era ele o único cabeça dura por lá. Olhando retrospectivamente, o Sporting tinha muitos jogadores problemáticos no balneário. Stojkovic, Miguel Veloso, Vukcevic, Izmailov, Sá Pinto, Liedson e outros. Não era um plantel fácil, mas ficou a fama dos castigos e da falta de “tranquilidade”.
Giuseppe F
Ele não foi demitido. Demitiu-se. Parece que não, mas é diferente.
OMotoqueiroGuti
Sim, formalmente foi assim.
Mas creio que isso só aconteceu porque o presidente da altura chegou a dizer “Paulo Bento 4ever”…
Se o demitisse perderia o crédito.
Mesmo assim, é curioso que só tenha ficado numa posição delicada quando o Benfica ficou à frente. Segundos lugares, atrás do Porto, não doíam tanto.
Como Sportinguista, fico triste com este tipo de complexo…
Giuseppe F
Não concordo por acaso. Essa época do Bento estava a ser um desastre…e ficamos atrás do Benfica desde o primeiro minuto.
Joga_Bonito
É difícil a escolha porque os critérios aqui não são fáceis de usar. Votei Nani mas acho que quem votou Amunike ou De Franceschi tem os seus argumentos. De Franceshi devia entrar no lote das melhores contratações de Dezembro, junto com André Cruz, porque a forma como mudou o rendimento do Sporting e tornou um hexa do Porto numa quebra de jejum do Sporting foi incrível.
Filipe Ribeiro
Amunike de longe.
pcyrne89
Infelizmente já não me recordo do Amunike.
E apesar desta ser talvez a votação mais dificil até ao momento acho que é claro que o Nani foi o melhor extremo a atuar no Sporting durante o tempo que vestiu a nossa camisola :-)
Chico
Nani, de longe. O Ronaldo teve pouco impacto no Sporting. Por essa ordem de ideias, podia-se considerar para melhor central do Porto o Thiago SIlva.
Kacal
Errado, o Thiago Silva não entraria na votação porque fez menos de 25 jogos no clube, nem calçou. Ronaldinho e Deco a mesma coisa. Estando elegível para votação, cada um tem o seu critério. CR7 fez mais de 30 jogos e marcou 5 golos
Chico
Ou seja, se o Cristante tivesse por acaso feito mais 5 jogos no Benfica, tinha disputado lado a lado com o Matic? É que o Cristante é dos melhores italianos da atualidade, mas foi um flop monumental no Benfica. Jimenez melhor que Cardozo ou Nuno Gomes?
Kacal
No caso de Matic, vencia o sérvio na mesma. Nos outro caso, usando o meu critério poderia vencer Jiménez sim, mas ninguém aqui disse que o critério teria que ser coerente, eu posso votar um critério numa posição e votar outro noutra. Além disso Cristante não teve impacto no Benfica, o CR7 teve no Sporting e até permitiu uma transferência para o Man Utd, ou seja, deu nas vistas para ganhar a transferência, é diferente. Cristante só se afirmou nos empréstimos.
Depois uma coisa é termos um jogador, claramente, superior aos restantes e que é considerado um dos melhores de sempre, um jogador diferenciado, um “ET”. Que no Sporting fez uma época completa e até deu nas vistas para conseguir uma transferência importante na altura. Outra é termos um jogador que pouco impacto teve no Benfica e lá fora é que se afirmou, mas mesmo assim não é dos melhores médios do Mundo sequer.
E mais, o Cristante participou em 20 jogos, mas 15 foram numa época e 5 na outra e no total de minutos dos 20 jogos jogou cerca de 900 minutos, o que equivale a uns 10 jogos completos. Já o Ronaldo participou em 33 jogos com 1565 minutos. São mais 8 jogos que o Cristante fez. Marcou 2 golos em 172 minutos na Taça de Portugal (nem 2 jogos completados) e fez 3 golos em 1069 minutos na Liga (cerca de 12 jogos), o impacto foi outro.
E o que temos
Ou o melhor jogador do benfica o Deco ou o ronaldinho.
Artur Trindade
Esse bias. O Bernardo fazia mais sentido que esses apesar de não ter jogado. O Cristiano ainda fez uma época como tantos nomeados nas diversas categorias. É pouco, mas a prevalência vem do facto de ser o melhor de todos os nomeados deste passatempo, e do orgulho que temos de o ter na equipa. Com Figo e Ronaldo equilibrava-mos forças na peladinha eh eh eh
E o que temos
Nao estamos a falar de um premio carreira que eu saiba.
Giuseppe F
Isso é uma comparação descabida. O Ronaldo no Sporting fez uma época inteira. Por algum motivo está aqui enquanto o Deco, o Bernardo e o Ronaldinho não estão no Benfica.
Fantantonio
Votei Nani porque é sem dúvida destes o que deu mais ao Sporting e é a grande cara do sportinguismo após o último campeonato, a par de Pedro Barbosa. Se na outra faixa escolhi o Figo por ter sido objetivamente o melhor jogador enquanto representou o Sporting, aqui não posso dar a Simão ou a Cristiano porque não tiveram cá um impacto semelhante ao que tiveram nos clubes que representaram depois (Quaresma e Simão até deixaram mais marca que Cristiano na equipa principal do Sporting). A escolha a seguir a Nani seria Amunike, era um autêntico predestinado.
De resto, preferia Bryan Ruiz a 10, foi dos melhores da Liga a extremo com JJ, mas acho que para essa função aqui há bem melhores. Tenho pena por de Franceschi e Vukcevic nunca terem conseguido uma carreira melhor, foram jogadores com impacto na nossa Liga nas suas passagens pelo Sporting e com muito talento.
Turiacus
Votei no Nani!
O Ronaldo é certamente um dos melhores de sempre e, para mim, o melhor português que já vi jogar mas não esteve tempo suficiente no Sporting para criar o impacto que nos restantes clubes que representou.
SCP99
Aqui (extremos) o Sporting dá cabaz a tudo e todos ao que tudo indica será Figo e Nani e ainda ficam de foram CR7, Simão, Quaresma e tantos outros. É ver a história dos grandes extremos portugueses e 9/10 são Sporting.
Chico
Como benfiquista, muito obrigado pelo Simão, garantiu-nos muitas vitórias contra vcs. Sei que os portistas sentirão o mesmo pelo Quaresma.
Giuseppe F
Ou pelo Moutinho. Mas isso não precisas de nos agradecer presumo. Acho que tanto o Simão, como o Quaresma, como o Moutinho saíram do Sporting e acabaram nos rivais contra a nossa vontade, logo não entendo muito bem por que motivo nos agradeces.
SCP1906
Calma, Porto com Hulk e Quaresma/Drulovic e Benfica com Simão e Di Maria não ficam muito atrás do Sporting em duplas de extremos. E se é verdade que Figo e Ronaldo foram muito superiores à concorrência, também é verdade que o seu melhor infelizmente não foi em Alvalade.
AndreChaves9
O cabaz ficou mas foi para as outras equipas aproveitarem. Com a camisola do Sporting o nível não foi grande coisa quando comparado com os extremos dos.rivais.
Muska
Não sei se o Nani é melhor que o Di Maria ou que o Hulk…
Giuseppe F
No Sporting talvez não tenha sido mas tem uma carreira bastante melhor que a do Hulk, mas ainda assim eu considero o Hulk um dos melhores do mundo quando cá estava por isso…
Em relação ao Di Maria…são jogadores diferentes, o Di Maria era mágico, o Nani era veloz e potente (com a idade perdeu isso) mas também faz o que quer da bola…
Dos 3 eu prefiro a melhor versão do Nani (do United quando era ele é Rooney + 9). Em Portugal Hulk e Di Maria talvez tenham tido mais impacto.
E o que temos
Obviamente que não mas a necessidade de exagerar é muita. Se estivermos a falar de formação de extremos a conversa é outra e aí o sporting nao da hipotese
SCP1906
Fala em exagerar enquanto diz que é óbvio que Nani não é melhor que Di Maria ou Hulk! Bem ou mal, é claro que o SCP99 está a falar da carreira dos jogadores e nesse caso Nani fica à frente de Hulk e só perde para Di Maria na longevidade. Será que ninguém se lembra do nível de Nani no United entre 2008 e 2011?
Givanildo Vieira de Sousa
A carreira do Nani é muito melhor que a do Hulk e melhor que a do Di Maria. Mas o Hulk foi muito mais jogador em Portugal do que o Nani. Sem comparação. O tema é o que aconteceu aqui no “tugão”
Chico
A carreira do Nani é melhor que a do Di Maria????? Whaaaat? Estamos a falar do MVP da final da Champions da Luz, estrela do Real Madrid, e que ainda hoje é titularíssimo num PSG com o melhor ataque individual do mundo. Por amor de Deus… O Nani teve época e meia prometedora no Man United. Foi um dos melhores extremos do mundo durante 6 meses. O Di Maria é um dos melhores extremos há uma década.
Joga_Bonito
Eles até tinham um potencial aproximado na juventude mas o Di Maria teve uma carreira muito melhor que a do Nani.
Filipe Ribeiro
Espera, carreira do Nani melhor que o Di Maria?? Di Maria teve uma época má em 10,o Nani já não conta para o totobola há 8 anos praticamente.Duas épocas como mais valia no United e só, Di Maria sempre dos melhores jogadores do seu clube e selecção, nem estão no mesmo patamar.
Giuseppe F
Em termos de seleção não concordo. Nani tem mais de 100 jogos e sempre foi dos melhores jogadores da seleção.
Em relação à carreira concordo contigo, mas acho exagerado dizer que não estão no mesmo patamar. Nani nao foram só dois anos.
Filipe Ribeiro
O Di Maria também tem mais de 100 internalizacões numa selecção como muito muito mais soluções que Portugal.
O Nani foi 2 anos e meio no United o resto fez o quê?
No Sporting por empréstimo do United nem dos melhores jogadores do campeonato era.
O Di Maria foi sempre titular em equipas de topo,sinceramente só com muito boa vontade podem nos colocar no mesmo patamar.
Giuseppe F
Se achas que o Nani foram 2 anos de United só, acho que não vou responder mais.
Tenta reler a parte em que concordo contigo.
Filipe Ribeiro
Podes dar as voltas que quiseres e deixar de responder como muitos fazem quando os factos são mais fortes que teorias, o Nani no máximo teve 2 anos e meio a top, mas algum jogador de top é emprestado ao clube mãe a pagar o salário quase todo??
Queriam despacha lo que era um peso morto.
Aonde na vida alguém se desfazia do Di Maria aos 28 anos como o United quis fazer com o Nani.
Giuseppe F
Qual é a parte em que concordo contigo que a carreira do Di Maria é melhor que a do Nani que não ficou perfeitamente clara? Só para ter uma noção…
Aurinegro
Dá cabaz ? Pode ter grandes extremos, mas calma lá! Não sei se ouviste falar de pelo menos 2: Givanildo e Di Maria.
SCP99
Dás me 2 jogadores contratados por Benfica e Porto eu dei 5 jogadores todos formados no Sporting. Só para se ver a diferença…
Já para não falar que o Hulk quanto muito daqueles 5 foi melhor que o Quaresma quanto muito…
Aurinegro
O Hulk QUANTO MUITO foi melhor que Quaresma ??
Mas estamos a falar de jogadores formados ou estamos a falar do que fizeram no clube ? É que pelo menos dois desses 5 foram estrelas nos teus dois rivais (obrigado por isso!) e os outros 3 tiveram que sair para ganhar alguma coisa decente, só para se ver a diferença!
DiogoC
O Próprio Simão faz mais sentido no Benfica que no Sporting
E o que temos
É dificil nao votar Bryan Ruiz, mitica bola que nunca vai ser esquecida
Nani de longe em termos de qualidade
OMotoqueiroGuti
Pode parecer sacrilégio para alguns, mas De Franceschi teve mais impacto que Cristiano. Porquê? Porque veio na decorrer da época e, naquele seu jeito mexido, foi muito importante para a conquista do título. Era bem miúdo mas recordo-me dele e do seu “O Sole Mio” cantado com paixão depois da vitória.
Veio com muito entusiasmo para o Sporting. E isso, lá está, faz a diferença.
Obrigado por tudo e por também me teres dado o meu primeiro campeonato… no futebol, e enquanto adepto.
Votei no Nani. Creio que talvez tenha sido o que mais deu deste lote. Ruiz caiu bastante depois da primeira época.
Nota especial para Vukcevic, um jogador “diferente”, que prometia imenso.
Posso estar enganado mas creio que chegou a usar a camisola número 1 no Partizan, tal era a forma como era adorado pelos adeptos. Dizem as crónicas que não amava verdadeiramente o futebol, e que nos tempos livres gostava de assistir a desportos de combate. Hehe, de facto era um leão.
Dos restantes não há muito a dizer. Simão e Ronaldo foram meninos prodígio. Simão, quanto a mim, rendeu mais. Ronaldo, verdade seja dita, não teve tempo para mais.
Amunike… pena as lesões.
E o que temos
Sacrilégio porquê? O ronaldo mal jogou no sporting, é a mesma coisa que eu escolher o bernardo silva para melhor do benfica pela carreira quando o homem mal jogou no clube
OMotoqueiroGuti
Até este momento, Ronaldo conta com 32% dos votos..
Para esses, dizer o que eu disse não lembra ao careca ?
Francisco Torgal
O Ronaldo não era extremo direito no SCP?
Joga_Bonito
Era, aliás acho que entrava nos jogos no lugar do Tonito, mas diga-se de passagem o CR sempre foi um extremo que jogava nas duas alas, aliás eu até acho que ele era melhor como extremo na esquerda que na direita, porque o drible dele era mais letal quando entrava para dentro.
Francisco Torgal
Concordo. E em todo o caso que fique claro que não era para causar dores de cabeça a minha pergunta mas sim a título de curiosidade. Percebo os critérios do VM nestas coisas para poder incluir todos.
Aurinegro
Penso que era interessante juntar os extremos, tal como se faz com os centrais. Corria-se era o risco de depois calhar dois que jogassem mais por um dos lados.
Por exemplo, nos laterais já não é tão comum eles irem trocando de lado. Nos extremos, fazem-no mesmo dentro do próprio jogo.
RomeuPaulo
O Sporting peca em qualidade em muitas posições, mas em extremos é claramente o melhor dos 3 grandes.
Nani foi muito bom, mas neste milénio, os melhores extremos que o Sporting teve foram claramente o Cristiano e o Quaresma, os dois, apesar de muito novos, espalhavam magia naquela, desequilibravam como poucos no ataque e, acabaram os dois a sair no final da época para grandes clubes europeus, o Cristiano para o Man Utd de Ferguson e o Quaresma para o Barcelona de Rijkaard.
Aliás, se não fosse Luis Figo, muito provavelmente os melhores extremos do Sporting nestes últimos 28 anos.
SCP1906
Nesta tenho que votar Nani. Para mim é o jogador mais próximo de ser um ídolo no Sporting pós-2002. Ronaldo a ter demasiados votos pela carreira pós-Sporting.
JPC
Gostei muito do De Franceschi. Espero ver ainda o Balakov talvez a 10. Para mim um dos dois melhores jogadores que vi atuar pelo Sporting.
Estigarribia
CR7. O Melhor Jogador do Mundo saído da Melhor Formação do Mundo. Lançado por Laszlo Bölöni num jogo frente ao Inter de Milão, salvo erro, e apadrinhado pelo grande Toñito. Esta é fácil. Nem deu para aquecer.
Peter Schmeichel
Emiliano Insúa
Rogério
Anderson Polga
Stan Valckx
Miguel Veloso
Adrien Silva
Ricardo Quaresma
CR7
Saudações Leoninas
SCP1906
O Estigarribia é de uma incoerência fenomenal! Tanto diz que o Messi é o melhor de sempre, como diz que o Ronaldinho é o verdadeiro melhor jogador do mundo ou que o Ronaldo é o melhor do mundo! E vota em Ronaldo pela carreira que teve depois de sair do Sporting (não pode ter sido pelo que fez no Sporting) mas do outro lado vota em Quaresma em vez de Figo… é impossível para mim perceber os critérios que usa!
masterDC
Votei no Nani. O Sporting sempre formou grandes extremos ou teve muita qualidade no plantel nesta posição e estas escolhas demonstram isso mesmo.
Gosto muito do Ronaldo (o meu jogador preferido) mas a verdade é que só está a ser tão votado devido à lenda que é no futebol e no que tem feito ao longo da carreira e não no Sporting. Tenho seguido o meu raciocínio e mantenho-o até aqui, na minha opinião estas votações servem para votar no rendimento e impacto do jogador no clube e não pelo que fez/tem feito na carreira, embora respeite quem prefira votar dessa forma, apesar de não concordar.
Uma referência também a Bryan Ruiz, um grande jogador que fez uma excelente época no 1.º ano de JJ no clube, era um regalo vê-lo jogar, mas infelizmente para os sportinguistas não acabou da melhor maneira e isso acabou também por pesar nas épocas seguintes.
Tiago Silva
Não vi o Amunike, o De Franceschi nem o Simão versão Sporting, mas o melhor dos que vi foi o Nani. Ofereceu muito mais ao Sporting do que o Ronaldo que fez uma época apenas e nem teve o mesmo rendimento do que a melhor do Nani. Um nome que ficará sempre para a história do futebol português e principalmente do Sporting.
Artur Trindade
Voto em CR7 pois ainda jogou 30 jogos e 5 golos, e seria sacrilégio não enriquecer a nossa liga com o melhor jogador português de sempre.
Assim completa-se o trio com CR7, Eusébio e Figo.
2º lugar para Nani. Na esquerda só na 2ª e 3ª passagem, quando surgiu jogava no centro e direita, para um jogador superlativo como ele, é fácil jogar e brilhar em qualquer lugar da frente de ataque (chegou a jogar como 9 no euro 2016).
Simão já falei no post do Benfica.
Amunike era entusiasmante, potência e magia africana, com enorme facilidade em disparar, titular da seleção nigeriana, fortíssima na época, contratado em África, rendeu cá e foi vendido ao Barça onde chegou a jogar novamente com Luís Figo.
Pedro Barbosa jogou e brilhou durante a maioria do tempo na esquerda.
O italiano foi um extremo de raíz, com uma excelente época.
Luís Boa Morte não chegou a fazer carreira, foi transferido para o Arsenal após um torneio de toulon, fica de fora destas votações tal como Bernardo Silva.
Daniel Goncalves
Nani!
Votar no Ronaldo para melhor extremo esquerdo do Sporting é de uma desonestidade intelectual gritante.
Kacal
Há sempre que vir a frase, é mais forte a tentação. Não era mais fácil escrever só “Nani!” ;)
Daniel Goncalves
Tambem era mais facil nao teres respondido ao comentario Kacal, essa necessidade de vir sempre defender a dama ?
Kacal
Errado Daniel, nada tem a ver com CR7. Já critiquei o mesmo quando falaram disto sobre outras posições, calhou-te mal o comentário mas fica para a próxima. De resto, já sabemos que é dificil aceitar quem dá a sua opinião e é diferente da nossa, mas respeitem os critérios dos outros, todos são válidos.
Daniel Goncalves
Claro que nao tem haver com o ronado, tem haver com quem o eleva por tudo e por nada.
ha opiniões e ha factos, e factual que o Nani fez mais no sporting que o ronaldo.
Kacal
Pensa o que quiseres, mas se fosse apenas pelo CR7 eu não teria falado do mesmo para outras posições quando fizeram comentários com o conteúdo do teu, mas pronto.
Sobre o ponto Nani, ninguém disse o contrário e é factual realmente, mas eu usei outro critério portanto não entra aí o que dizes, é simples.
Jay-Jay Okocha
A dama? Concordo ctg votar no Ronaldo nesta votação não faz sentido, nao é desonestida, é ignorancia. Mas nao entendo o porque de o monosprezar.
E ja agora, o Ronaldo não precisa de ser defendido. Ele faz, ele é, ele tem, e voces são meros espectadores. Prós ou contras acabam por cair no ridiculo.
Acho o Ronaldo um exemplo de superação e determinação, diferente de Messi, nem melhor nem pior
Daniel Goncalves
Acredito que seja mesmo desonestidade nao ignorância.
Concordo a 100% ele nao precisa de defesa, e um jogador incrivel, mas algum pessoal tem a necessidade de vir sempre defender ronaldo, mesmo quando ninguem o ataca
Kacal
Como votei no CR7 sou ignorante, certo? Acho que devias ter mais respeito e não insultar as pessoas sem as conhecer, mas é só um conselho, isto é apenas futebol!
Jay-Jay Okocha
Sim Kacal, nao foi nesse sentido. Retiro o “ignorancia”.
Essas votacões são abstratas. Uns encarram a votação como a escolha do melhor talento que ja tenho jogado pelo clube, independente de ter deixado uma marca ou não ( penso que é o que caso de quem vota num ronaldo). Outros votam em quem teve a melhor performance pelo clube, e outros pelo jogador que mais alegrias lhes proporcionou. Não há um voto mais ou menos justo, de facto.
Saudações
Kacal
Pronto aceito que retires e percebo que não tenha sido por mal, na boa.
Sobre o resto, lá está concordo totalmente com o que dizes e não vejo mal em cada um tem o seu critério, quando o VM definir qual é o critério, aí teremos que seguir e não ser do contra, até lá todos são válidos a meu ver, mas subscrevo este teu comentário, sem duvida.
Saudações
Knox_oTal
Excelente lista do Sporting, não fosse ela sobre extremos!
Aqui parece-me claro que ganha o Nani, é aquele que tem o melhor rácio entre rendimento no clube e qualidade intrínseca. Pena ter sido quase “obrigado” a sair do clube nesta última passagem devido à difícil situação financeira, mas sinceramente também já via muitos anti-corpos entre os adeptos sportinguistas (posso ter ficado com a impressão errada). Na minha modesta opinião, mais valia mostrar-lhe que contavam realmente com ele, faziam algum esforço e poupavam nas contratações de Bolasie ou Jesé. Seria uma enorme mais valia em Alvalade e, aos 33 anos, teria ainda muito para dar. De resto, não precisa de grandes apresentações, é top-10 nos melhores extremos portugueses de sempre! A dada altura parece-me que sofreu com o “síndrome” de comparação com o Cristiano e perdeu-se por momentos no United, talvez algo obcecado/frustrado na sua tentativa de se aproximar do ex-companheiro, mas quando aceitou que tinha era que se concentrar em si acho que acrescentou coisas ao seu jogo muito interessantes. O seu papel no Euro-2016, FUNDAMENTAL, é prova dessa mesma maturação e maior compromisso colectivo!
Depois no segundo lugar voto Amunike, um grande talento o nigeriano! Se não fossem as lesões poderíamos tê-lo como uma referência africana equiparável a Drogba, Eto’o, Weah ou Abedi Pelé. Por fim, fecho o top-3 com o Cristiano! Parece-me exagerado pô-lo mais acima pois só teve uma época no Sporting e nessa época não mostrou o rendimento/impacto/influência de outros em Alvalade, mas pelo talento e carreira merece o top-3.
Menções honrosas: Simão, que também apareceu de rompante na equipa principal logo muito novo e teve uma carreira espectacular, mas onde o seu auge foi claramente no Benfica; Bryan Ruiz, mesmo antes de chegar a Alvalade já era admirador… um craque com muito elegância no seu jogo. Só lhe tenho a agradecer aquele falhanço eheheh, mas acontece aos melhores!; Simon Vukcevic, um jogador interessante com uma boa passagem pelos leões; e finalmente, De Franceschi, o italiano ajudou na conquista do tão importante título em 2000, mas sinceramente parece-me o nome menos forte da lista.
Saudações Desportivas
Oldasity
Em relação a Nani e a sua última passagem por Alvalade, na minha opinião não fez sentido nenhum.
Primeiro não fez sentido ter vindo. Já não era um jogador propriamente novo e para o manter era necessário um grande esforço financeiro.
Havia jogadores para apostar que a médio/longo prazo poderiam dar algum dinheiro ao clube. Matheus vinha a ser destaque na pré-época e se bem me recordo perde o protagonismo todo e deixa simplesmente de ser opção desde que Nani chega.
Outra coisa que não gostei com a sua chegada foi-lhe ser atribuída a braçadeira. Tendo jogadores como Coates, Mathieu e principalmente Bruno, que eu defendi desde o início que era quem mais merecia a braçadeira, não acho que fez sentido dar a Nani principalmente tendo em conta a sua personalidade temperamental. Daí a certa altura, acho que novembro ou dezembro, já estava a arranjar problemas dentro do plantel.
Claro que em termos de qualidade estava acima da maior parte, mesmo já não tendo o físico de outrora, mas tendo em conta o que estava a receber e o rendimento desportivo, não me parece que valesse a pena o esforço financeiro.
Knox_oTal
Percebo a lógica dos teus argumentos, mas a questão é que depois o clube foi “torrar” dinheiro nos salários de jogadores como Jesé ou Bolasie! Desportivamente teria sido melhor Nani ter ficado, e bem negociado e falado entre a equipa os problemas que falas (temperamento, salário) poderiam ser resolvidos de outra forma. Pelo menos ele parece-me sincero quando fala do seu apreço pelo clube, logo é bem possível que facilitasse nalguns pontos se lhe mostrassem que contavam realmente com ele… mas não foi essa a mensagem da direcção nem tão poucos dos adeptos (pelo menos uma parte significativa deu-me a entender).
Saudações Desportivas
Chomate
Com todo o respeito pelo Ronaldo, que tem de longe a melhor carreira entre os jogadores desta votação, mas pelo que fez no Sporting, só bate talvez De Franchesci, e mesmo esse foi campeão pelo Sporting.
Votei no Nani. Escolha óbvia.
Também gostei muito Vukcevic. Tinha um grande remate. Bryan Ruiz também espalhou muita classe por cá, mas só vai ficar lembrado por maus motivos.
Amunike, Simão (no Sporting) e de Franchesci não vi.
Aurinegro
Para mim, de longe, Nani, porque isto é o melhor XI do Sporting e o que eles fizeram enquanto estiveram no Sporting (jogadores é diferentes de embaixadores no nome Sporting).
Mas um dos jogadores que muito apreciei, mesmo sendo adversário, Di Franceschi. Que qualidade o homem tinha! Mas percebo perfeitamente a votação (menos o facto do Ronaldo estar em segundo).
André Dias
Quaresma fez mais no SCP e não teve metade dos votos que Ronaldo está a ter.
Votei Nani. Além do impacto desportivo que teve, foi também uma venda recorde durante vários anos até às saídas de Slimani e João Mário. Destes nomeados ninguém deu mais ao SCP.
Kacal
Quaresma foi o 3º mais votado no outro lado, mas tinha um dos três melhores jogadores portugueses de sempre e Bola de Ouro na disputa (Luís Figo) e um jogador muito acarinhado e símbolo do clube na sua altura (Pedro Barbosa) também, que foram os que ficaram à sua frente. Inclusive Figo deu abada.
Aqui, excluindo Nani que está a vencer a votação e De Franceschi que só fez 1 época também, temos o Simão que é mal amado em Alvalade, assim como Bryan Ruiz (aquele falhanço pesa) e depois Amunike e Vukcevic que são outras opções válidas, mas nenhum deles do nível de Pedro Barbosa e Luís Figo para o Sporting. Acho compreensível os votos que Ronaldo teve a mais que Quaresma.
André Dias
Portanto, aceita-se que Quaresma seja 3º numa votação em que merecia o 3º lugar mas aceita-se que Ronaldo seja 2º numa lista em que há 5 jogadores que tiveram mais impacto que ele no SCP.
Desculpa mas não acho que seja compreensível.
SCP1906
Eu não concordo que Ronaldo seja 2º mas é compreensível na medida em que a esmagadora maioria das pessoas que votar pelo que os jogadores fizeram no Sporting (que é o que faz sentido) vota Nani mas todos os que votarem por carreira (o que não faz sentido para mim, mas isso é uma questão diferente) votam Ronaldo.
Kacal
ISTO! Concordo com o SCP1906, André. Agora se faz sentido votar assim? Cada um acha o que quiser, claro.
André Dias
Sim, votar pela carreira é a única explicação para Ronaldo ter tantos votos. E não só Ronaldo, tem havido outros casos semelhantes noutras votações.
Kacal
Sim, mas penso que quem votou fé-lo pela carreira e a qualidade, acho eu. Caso contrário não votariam nele, agora se faz sentido? Penso que cada um define isso.
heldersoares
Nao tendo visto Amunike, mas acho que aqui Nani é de longe o melhor desta lista com uma diferença ainda grande para todos os outros, que pena estar nos EUA ainda tinha muito para acrescentar no nosso campeonato e mesmo na seleção com a qualidade e toda a sua experiência poderia ainda ser útil …Ronaldo pronto é Ronaldo mas no Sporting talvez nem mereça ser o segundo da votação
Hirok "The Truth"
Adoro o CR7, mas tirando o jogo vs Man Utd na apresentação do estádio não fez nada no Sporting.. e está votação tem haver com rendimento no clube e não a carreira, portanto a escolha obvia é Nani
Giuseppe F
Isso não é verdade. Ronaldo teve muito impacto na época 2002/2003 onde até apontou 5 golos se não estou em erro. Toda a gente na altura já delirava com ele (e com o Quaresma também, jogavam um em cada ala muitas vezes). Esse jogou foi apenas mais um, teve a sorte de ter brilhado com o United, mas brilhou em muitos outros.
E eu votei Nani, não votei nele.
Marcio Ricardo
O que Ronaldo fez fora de campo também conta. Quantos jogadores elevaram o nome da academia do Sporting como o CR7 ? Quantos jogadores valorizaram o que ele valorizou apenas em seis meses ? E por fim, quem jogou igual ou melhor do que ele jogou nesses mesmos seis meses ?
Ronaldo, sem qualquer tipo de dúvida. E isto, tendo sido muito mal vendido…
Il Codino Divino
Tu, que gostas tanto de criticar as escolhas dos outros, fizeste um comentário sem sentido (na minha opinião, claro). Primeiro porque a votação é para os melhores jogadores que atuaram no Sporting e o CR7 não teve grande impacto enquanto lá esteve. Normal, tendo em conta a idade.
No entanto, falas do prestígio que o Ronaldo deu à academia? A sério? Futre, Figo, Simão, Quaresma… Não foi pelo Ronaldo que reconheceram o trabalho da formação do Sporting.
Aurinegro
Ja lhe tinha tentado explicar isso num outro post. Meu conselho para ti, desiste porque não vais conseguir.
Segundo ele isto não é sobre os melhores jogadores do Sporting, mas sim melhores jogadores no geral. Ainda por cima vota em embaixadores, ao invés daquilo que deram enquanto jogavam no clube.
Il Codino Divino
Pois, se segue essa lógica espero ver o voto no João Félix. 126 milhões é sinal de qualidade na formação e nem pode dizer que foi mal vendido.
Aurinegro
Só não foi o Bernardo porque um dos critérios da votação é, imagine-se, ter feito 25 jogos pelo clube. E porquê? Porque estamos a escolher o melhor XI de cada clube.
AndreChaves9
É tão engraçado isto de votar no Ronaldo…. Adiante.
Nani
HeberPrincipe
Nani é claro! Mesmo nesta última vez que cá esteve era dos melhores.
Kacal
Votei no CR7. Uma votação com CR7 nela, não consigo votar noutro nome. Em termos qualitativos, carreira, números, títulos, impacto não há duvidas quem ganha, falamos de um dos melhores jogadores de sempre. Percebo que perca porque outros tiveram mais tempo no Sporting e com mais impacto, mesmo assim do que vi dele no Sporting teve algum impacto e deixou a sua marca, permitiu uma transferência muito boa para a altura. Tenho votado por qualidade e carreira portanto não podia votar noutro. Ter umas alas com Luís Figo e CR7 é um luxo autêntico, 2 dos 3 melhores jogadores portugueses de sempre e ambos Bola de Ouro, incrivel!
Miguel Caçote
Compreendo o raciocínio e concordo com o que dizes, em parte. Não há dúvida que no global o Ronaldo é o melhor. Nem se pode colocar essa questão.
Agora, se nos cingirmos apenas ao Sporting acredito que o Nani foi mais marcante.
Kacal
Atenção que concordo que o Nani foi o mais marcante no Sporting e quem usar esse critério, que até posso concordar e aceitar que seja o mais adequado e válido, terá que votar Nani quando obrigatoriamente e aí o CR7 talvez desça para 3º, 4º ou 5º. Agora usando o meu critério e cada um escolhe o seu, tenho que votar CR7.
SCP1906
Cada um escolhe o seu critério mas critérios que apenas incluem o que os jogadores fizeram no Sporting fazem mais sentido do que os outros.
Kacal
Na tua opinião, SCP1906. Faz mais sentido porque, porque dizes? É assim, enquanto o VM não puser neste tipo de posts uma nota a dizer que temos que votar com o critério do que fizeram no Sporting, para mim qualquer critério usado é válido.
Meu nome é Toni Sylva
Não pode ser assim. As coisas têm contexto e ‘melhor X do Sporting nos últimos 28 anos’ evidentemente que tem de ser acerca do que o jogador fez no clube. Cada um vota como quiser, mas não se pode dizer que os critérios têm todos a mesma validade. Se perguntarem ao professor de francês do Einstein quem foi o aluno mais brilhante que teve, a resposta não vai ser o Einstein, embora esteja certo que de todos eles é o único que ficou conhecido mais tarde.
O Ronaldo fez o suficiente no Sporting para ter sido um dos grandes extremos que por la estiveram, mas nunca para ser o melhor. Defender que sim é como ser uma espécie de Kafka ao contrário.
Kacal
Primeiro não sou Kafka ao contrário porque eu aceito e respeito a opinião dos outros e concordo que o Nani fez mais no Sporting e com esse critério seria o vencedor levando o CR7 para 3º/4º, pelo menos punha Nani e Vukcevic na frente porque não vi os outros (além de Bryan Ruiz).
Agora eu escolhi o meu critério e prefiro escolher os melhores assim, não digo que seja mais certo ou válido, apenas digo que é também válido porque o post não define critérios, nada mais. Além disso são as minhas escolhas, em nada ataco os outros ou critico, nem defendo que é a verdade absoluta, é apenas o meu critério.
Meu nome é Toni Sylva
Não estava a falar do estilo mas da incondicionalidade.
De qualquer modo, em
Democracia cada um tem direito a usar o critério que prefere. O que repito é que isso não faz dos critérios todos válidos. Se o título fosse ‘o melhor extremo do mundo, entre todos os que por acaso já passaram pelo Sportibg’, aí sim, seria o critério a usar.
Marcio Ricardo
Também passa muito por aí a atual situação do Sporting. Olha como esses dois jogadores, e outros, foram tão mal vendidos…
Tiago Peixoto
O futebol mudou muito a nível de valores. É só pensar que o melhor jogador da Europa para a UEFA e 2.º classificado da Bola de Ouro foi vendido por apenas 20M 1 ano depois da transferência do Ronaldo. Os valores eram diferentes.
Giuseppe F
A situação atual do Sporting passa por muitas outras áreas que não a venda de jogadores. É transversal ao clube. Eu até diria que esse campo não é minimamente significativo.
SL
Kacal
Temos que ver que o CR7 tinha apenas uma época de Sporting na altura e os valores praticados no mercado não eram como agora, concordo que podiam ter vendido por mais mas duvido que vendessem por muito mais, mas concordo.
The Mo
Esta vai para o melhor jogador português de todos os tempos.
Tiago Peixoto
Quis armar-me em esperto e nem li direito, desculpa ahah
JMF
A vontade de malhar no CR7 é tanta que às vezes da nisto;)
Tive alguma hesitação entre Di Franceschi (foi campeão) e Nani, mas acabei por ir para o segundo.
Tiago Peixoto
Como é que conseguiste votar no Messi nesta sondagem?
namondor
“Melhor jogador português”… Nossa senhora… Espero que isso tenha sido uma tentativa falhada de ironia, porque senão é dos comentários mais tristes que aqui vi.
Fernando
Então quem será?
namondor
Estava a responder ao Tiago Peixoto e ao seu comentário deveras infeliz. Como é óbvio, a parte do “melhor jogador português” nem se questiona.
Tiago Peixoto
Pensei que foi óbvio que não li o português, eu sei que o Messi não é português :)
Foi a pressa de me meter com o “The Mo”, não li bem. Não acho que alguém tenha achado o comentário ofensivo, não era pelo menos esse o meu objetivo.
Kacal
Saiu mal essa, o Messi não é português penso eu eheh ;) Essa ansiedade!
Tiago Peixoto
Sabe-se lá se não tem um tetravô esquecido… eheh
Kacal
Isso já não sei, Tiago. Mas nunca se sabe, já vi muita coisa ahaha
Goncalo Silva
O Messi é português??
Tiago Peixoto
Eu bem tentei apagar o comentário, mas não fui a tempo ahah
Li à pressa e fiquei eu mal.
Muska
Votei Nani
kiterioVFC
Percebo a votação no Nani, mas para mim é claramente Amunike! Jogava tanto, mas tanto.
Ronaldo só mesmo pelo nome.
Bio
Vocês têm de entender que há muita gente com menos de 30 anos que não viu jogar certos jogadores, por isso obviamente não vão votar neles…
kurt cobain
Exacto, tendo em conta o rendimento NO SPORTING, Amunike é a escolha +- óbvia