Vamos nomear o melhor XI português nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de extremo esquerdo:
Nem sei como é que há discussão, tal é a diferença para os demais.
Kacal
Posted
Junho 15, 2020 at
11:03 pm
Votei Paulo Futre. O coração queria ir por Quaresma, mas pronto lá votei no Futre eheh. Mas fiquei surpreendido em não ver o CR7 aqui (porque?!). Em 16-17 anos de selecção jogou, pelo menos, uns 11-12 anos como extremo esquerdo. Só após o Mundial 2014 é que começou a pensar-se mais em jogar como avançado, mas a meu ver devia estar aqui. Colocá-lo a avançado só se for pelo facto de termos conquistado Euro 2016 e Taça das Nações na fase em que ele já jogou mais a avançado e o facto da posição de PL ter piores opções que as alas e assim ficamos mais fortes eheh.
Leandro
Posted
Junho 16, 2020 at
12:17 am
Também não concordo com a ausência de CR7 nesta posição, é onde ele jogou talvez 90% dos jogos na sua carreira.
Mas acho que é uma tentativa de fazer um 11 mais forte, de forma a não aparecer um Eder, Postiga ou Almeida no onze final.
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
10:07 am
Seria claramente Pauleta a chegar ao 11 final
Valentes Transmontanos
Posted
Junho 16, 2020 at
11:39 am
Ou Nuno Gomes.
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
1:00 pm
Hum… Não
Kacal
Posted
Junho 16, 2020 at
12:48 pm
Pauleta ou Nuno Gomes venceriam com certeza. A não ser que votassem todos no Éder por gratidão. Mas sim, claramente o CR7 aparecerá como avançado para formar um XI mais forte, compreende-se e aceita-se até.
Miguel SADSC
Posted
Junho 15, 2020 at
11:04 pm
Últimos 28 significa 92 para a frente. E de 92 para a frente a carreira de Futre é um desatre e já não está nem perto do nível que tinha. Posto isto, Nani.
Kafka
Posted
Junho 15, 2020 at
11:27 pm
Bem visto
Khal Drogo
Posted
Junho 16, 2020 at
4:34 pm
Não tinha pensado nisso…. Nem me lembrei da regra dos últimos 28 anos; ao ver Futre instinstivamente votei logo nele.
BrunoAlves16
Posted
Junho 15, 2020 at
11:05 pm
Pela qualidade pura Futre sem dúvida. Se formos a ver a melhor carreira e titulos é Nani. Na dúvida pendi para a qualidade individual (que foi de nível genio no seu auge): Futre
Marcio Ricardo
Posted
Junho 15, 2020 at
11:06 pm
Dos eleitos claramente que é Paulo Futre.
Mantorras
Posted
Junho 15, 2020 at
11:10 pm
De muito longe… Aquele que foi o meu primeiro ídolo no futebol, porque era assim que o meu avô me chamava em pequeno… O grande, muito muuto grande, Paulo Futre.
Jay-Jay Okocha
Posted
Junho 16, 2020 at
12:13 am
De Futre para Mantorras, caminhaste bastante eheh
Mantorras
Posted
Junho 16, 2020 at
11:01 am
Outros tempos :) tanto um como outro!
Uma pessoa vai caminhando, como diz o outro, parar e morrer :)
Tambem gostava muito do Okocha por acaso, seleccao da Nigeria no Pro Evolution Soccer era top.
Estigarribia
Posted
Junho 16, 2020 at
11:36 am
Mantorras,
O Estigarribia também era muito bom jogador. Aliás, uma equipa com Futre, Mantorras, Okocha e Estigarribia seria só qualidade de alto nível em campo ?
Saudações Leoninas
Mantorras
Posted
Junho 16, 2020 at
12:44 pm
Sem duvida. Era magia garantida.
Turiacus
Posted
Junho 16, 2020 at
11:53 am
Que nostalgia! Jogava sempre com a Nigéria no PES, ao início toda a gente gozava com a minha escolha mas raramente perdia.
Mantorras
Posted
Junho 16, 2020 at
12:53 pm
De West, passando por Babayaro, Babangida, Kanu, Okocha, ate Mikel, Musa, Martins…
Longa tradicao de craques do PES desde o International Superstar Soccer 98.
Manel Ferreira
Posted
Junho 15, 2020 at
11:21 pm
Se são os últimos 28 anos, acho que o Futre não devia estar nesta discussão. Basicamente só estamos a contar a época de 92-93 (na qual, infelizmente para mim, fez um jogo fantástico na final da Taça), mas é um bocado injusto estarmos a trazer de arrasto a carreira dele que veio dantes.
Nani, Quaresma e Simão estão mais ou menos ao mesmo nível, mas voto Nani, porque foi o que chegou ao ponto mais alto, ainda fez boas épocas no United campeão e finalista da LC.
Valderrama
Posted
Junho 15, 2020 at
11:52 pm
Totalmente de acordo, já na eleição do lateral direito segui essa lógica
Giuseppe F
Posted
Junho 16, 2020 at
6:12 am
O Nani jogou a final da Champions ganha pelo United em 2008.
Pedro Carvalho
Posted
Junho 15, 2020 at
11:45 pm
Esta votação o criador de bots não estraga, porque o que já iria ganhar (fcporto) brilhou no fcporto. Mas mesmo assim vamos ver se não faz um forcing pelo quaresma. Não consigo perceber mesmo qual a piada de estragar este tipo de votações no meio de pessoas que só querem o discutir o melhor que o futebol tem para dar. Há pessoas de má índole e ponto.
Quanto à escolha, é óbvia, Figo, o 3 melhor jogador da história do futebol português. Na votação do futre é obviamente futre, o 5 melhor português de sempre
MM
Posted
Junho 15, 2020 at
11:46 pm
Pelos jogadores, Futre sem duvida. Grande idolo
Joao Silvino
Posted
Junho 15, 2020 at
11:51 pm
O grande Paulinho. Mas no fundo toda a gente sabe que o Quaresma só não é o 2º-4º melhor português de sempre porque a cabeça não acompanhou os pézinhos. É claramente o mais mágico desta lista.
Valderrama
Posted
Junho 15, 2020 at
11:51 pm
Aqui não estou de acordo com a opção do VM de não considerar Cristiano Ronaldo a extremo esquerdo.
Percebo a tentação de querer meter todos os craques e de querer conciliar o Futre, tal como fizeram no meio campo ao encaixar Deco e Rui Costa. No entanto, nem o Cristiano tem uma carreira a jogar como ponta de lança num 433, nem o Futre nos últimos 28 anos mostrou alguma coisa de especial. Para mim o mais justo seria Cristiano aqui na esquerda e Pauleta como ponta de lança.
Tal como descartei João Pinto e Veloso na lateral direita por já estarem longe do seu melhor, vou ter de fazer o mesmo aqui uma vez que Futre já estava claramente na fase descendente de carreira há 28 anos atrás.
Assim o meu voto é Nani
André Dias
Posted
Junho 15, 2020 at
11:52 pm
Não concordo com a presença de Futre nem com a ausência de Cristiano Ronaldo nesta posição.
Desta lista de nomeados acho que Nani foi o melhor, embora o meu favorito tenha sido Simão.
Chico
Posted
Junho 15, 2020 at
11:58 pm
Futre é o melhor. Nani foi o que teve o pico mais alto nos últimos 28 anos. Simão foi o que manteve um nível muito alto durante mais tempo neste período. São estas as três opções aceitáveis. Dito isto, voto em Rafael Alexandre Silva.
RomeuPaulo
Posted
Junho 16, 2020 at
12:19 am
A minha escolha para extremo-esquerdo seria sempre o Cristiano Ronaldo, assim complicam a escolha.
Tiago Peixoto
Posted
Junho 16, 2020 at
1:05 am
Votei Nani, não porque o acho superior ao Futre, mas porque o Futre “terminou” praticamente a carreira em 92 (foi monstro de 1984 até 1991/92, mas depois disso “acabou”) e sendo que esta votação começa em 1992 não faria muito sentido votar nele. Posto isto, o Nani dos restantes foi o que teve a melhor carreira na minha opinião. Vencedor da Champions e da Premier League no United, se calhar há quem não se lembre, mas ele teve épocas brilhantes em Manchester, inclusivamente houve 1 ou 2 em que era o melhor da equipa, o que diz bastante da sua qualidade no seu auge.
A nível de talento natural o Quaresma está com certeza no top 10 de sempre em Portugal, mas a cabeça não acompanhou e não fez a carreira que podia ter feito (ainda assim gosto muito do nosso Harry Potter). Por fim, o Simão metia-me nervos pelo quão bom ele era no Benfica. E se isso não é o maior elogio que um adepto rival pode dar, então não sei qual será. Era deveras fantástico, também acredito que podia ter tido uma carreira melhor (tal como o Quaresma, se tivesse vingado em Barcelona poderíamos hoje estar a ver uma votação muito diferente).
Já o Guedes e o Rafa correm um pouco de lado.
Em conclusão, se isto fosse dos últimos 38 anos, votaria sem dúvida Paulo Futre, um dos 5 melhores jogadores portugueses de sempre. Como é 28, votei Nani.
Giuseppe F
Posted
Junho 16, 2020 at
6:09 am
Na altura tinha perguntado pelo Ronaldo na votação do extremo direito. Também não está aqui…
O cotação diz Nani, mas a razão diz Paulinho.
SL
RicardoFaria
Posted
Junho 16, 2020 at
8:58 am
Vou abrir uma exceção e votar no Futre mesmo só o tendo visto jogar pelo YouTube mas deu para perceber que era uma máquina!
O CR7 vai ficar a 9? Não faz sentido.
Saudações DesPortistas!
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
12:59 pm
Parte quase sempre de uma posição lateralizada. Acima de tudo nunca é o 9 sem outro 9 ao lado
Artur Trindade
Posted
Junho 16, 2020 at
9:07 am
Seria sempre Cristiano Ronaldo, pois apenas aos 35 anos Sarri pondera colocá-lo no meio.
Mas compreendo a lógica de se pensar que existe mais qualidade para colocar nos extremos, do que no centro, apesar de achar que Pauleta e Nuno Gomes seriam boas soluções.
Dos nomeados escolhi Nani, pelas seguintes razões:
Nani foi quem teve o pico mais elevado, equiparado a Futre, apesar de na seleção Nani ter sido incomparável com todos os nomeados.
No período considerado, Futre estava já dentro do seu desaparecimento precoce.
Simão foi sem dúvida o mais regular e duradouro.
Quaresma melhorou com a idade, mas o seu pico foi no Porto e Besiktas.
Chico
Posted
Junho 16, 2020 at
11:12 am
O Ronaldo jogou muitas vezes a 9 no Man United, particularmente na Champions. Há muitos anos que funcionalmente é um 9. Tendo em conta o baixo número de 9s português de nível, compreende-se.
Artur Trindade
Posted
Junho 16, 2020 at
11:58 am
Eu compreendo a “necessidade” de encaixar talento, tal como no caso dos médios, que permitiu encaixar Rui Costa, quando na realidade quase nunca coexistiu no mesmo 11 com Deco, sendo ambos da mesma geração.
Para mim Paulo Futre e Nani estão no mesmo patamar, seria um empate, mas Futre não cabe no período posterior a 92 e Nani na seleção foi superado apenas por 2 ou 3.
Ronaldo a 9 lembro-me de alguns jogos na seleção, e agora fala-se que Sarri poderá colocá-lo a 9.
Funcionalmente para ti significa que aparece na área a finalizar? Mas isso é a genialidade de Messi e Ronaldo, que foram/vão ser não só os maiores goleadores da história, mas também dos poucos que não eram pontas de lança.
Messi jogou vários jogos a 9, mas alguém o vai recordar ou celebrar como ponta de lança?
Para mim Pauleta era perfeitamente viável como 9, estamos a falar de 350 golos/ 47 deles na seleção.
Chico
Posted
Junho 16, 2020 at
1:25 pm
O Rui Costa é da geração anterior à Deco. Quando Deco começou a ser titular da seleção, já Rui Costa estava nos seus 33/34 anos.
Artur Trindade
Posted
Junho 16, 2020 at
2:28 pm
O Deco é 5 anos mais novo, e quando se estreou na seleção tinha o Rui Costa 30 anos.
Na minha opinião seriam compatíveis, pois vejo o Rui Costa mais médio, quase 8 e o Deco como 10, até pelo porte físico dos 2.
Mas em concreto, o aparecimento de Deco relegou o Rui Costa para um papel secundário.
Ao Rui Costa faltou ter consistência física para ter uma carreira mais condizente com a sua qualidade técnica, faltava-lhe a dimensão física do colega e amigo Luís, que não teve lesões na carreira, por conta dessa robustez.
Chico
Posted
Junho 16, 2020 at
2:44 pm
Também é preciso atender ao facto que o Deco foi um late bloomer.
CarlosSL
Posted
Junho 16, 2020 at
10:02 am
A posição mais dificl até ao momento. A dúvida reflecte-se nas votações, curiosamente na proporção que me parece justa. Guedes e Rafa são irrelevantes ao pé dos outros. Futre foi um génio mas não vi quase nada que não seja no youtube, Simão foi um jogador com rendimento muito certo ao longo dos anos mas ficou sempre a faltar algo, curiosamente tal como Nani.
Sobra Quaresma, onde votei….teria votado nele se não fosse portista? Talvez não, mas é a par do Domingos o meu jogador preferido. Dizemos sempre “onde chegaria se tivesse cabeça?” mas eu prefiro perguntar-me se teriamos visto as 20 ou 30 obras de arte que fez se tivesse essa mesma cabeça??
Para mim futebol é mais rua que cérebro, teria sempre que votar nele.
Quando se fala nos melhores fala-se sempre em Eusébio, Figo e Ronaldo. Depois desce-se o nível para Deco, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Futre….depois alguém diz “E o Quaresma…..ahhhh o Quaresma sei lá, tivesse ele cabeça” e isso diz tudo, andará sempre ali, numa categoria só sua!
Giuseppe F
Posted
Junho 16, 2020 at
11:09 am
Adoro a forma do Quaresma jogar, por acaso sempre vi o futebol assim também.
Estigarribia
Posted
Junho 16, 2020 at
10:29 am
Aqui voto Paulo Futre. Não o vi jogar, é certo, mas do que vi em vídeos no YouTube e de jogos em reposição era um jogador com uma técnica fora do normal. Craque. E levou anos a fio o Atlético de Madrid, presidido pelo sempre polémico Jesús Gil y Gil. Hoje seria valeria muitos milhões de euros tendo em conta a inflação do valor dos jogadores.
Saudações Leoninas
Tiago Lemos
Posted
Junho 16, 2020 at
10:30 am
Luís da Cunha, logicamente.
Braulio
Posted
Junho 16, 2020 at
10:41 am
Visão de Mercado porque não fazer o melhor 11 do Boavista dos últimos 28 anos? Este exercício está a ser muito interessante e participativo e acho que se podia alargar a outra equipas (embora seja difícil para algumas que tiveram poucas presenças na 1ª divisão). Acho que pelo menos o Rio Ave também merecia o destaque, mas quem sabe alargar a outras equipas que tiveram bons plantéis. Setúbal, Académica, Belenenses, Paços, Nacional, Leixões…
AndreChaves9
Posted
Junho 16, 2020 at
10:57 am
O Futre ganhar isto só por não haver critério.
Ffinn08
Posted
Junho 16, 2020 at
11:10 am
Deste grupo de eleitos penso que o que deu mais a seleção foi sem dúvida o Nani neste ultimos 28 anos.
A nomeação do Futre acho que não faz sentido algum, nos ultimos 28 anos não foi dos melhores extremos esquerdo, nem sem se tem alguma internacionalização depois de 92.
Depois acho que o Ronaldo fazia mais sentido estar neste grupo, que no grupo dos PL’s. Fez quase toda a carreira a extremos esquerdo e só nos ultimos anos é que tem jogado a avançado centro. Até porque coincide muitos anos com Pauleta. Que para mim foi o melhor PL da selecção neste ultimos 28 anos e merecia a distinção.
BiBota
Posted
Junho 16, 2020 at
11:10 am
Futre foi dos melhores jogadores portugueses de sempre, talvez top 5.
Muita gente parece ter-se esquecido, talvez devido aos (muitos) últimos anos pouco conseguidos, que, nos seus melhores tempos, Nani foi figura de proa no Man. United, essencial em muitos títulos de Alex Ferguson.
Simão foi de uma consistência e longevidade assinalável. Mesmo quando o SLB andava perdido, Simão parecia não saber jogar mal e, não fosse ter coincidido com CR7 e Figo, teria sido peça fulcral na nossa selecção.
Quaresma… Um dos maiores talentos de sempre do futebol português. Tivesse a cabeça acompanhado aqueles pezinhos e teria sido, possivelmente, o melhor jogador português de sempre. Infelizmente, apesar de ter tido fases brilhantes e de merecer um lugar bem elevado na lista dos melhores jogadores portugueses da história, a falta de consistência prejudica-o fortemente quando se analisa a sua carreira.
Guedes e Rafa nem sei o que estão a fazer nesta lista.
Resumindo: não o vi ao vivo, mas já o vi muitos jogos completos, e sei que há poucos acima dele, por isso, votei no Paulinho do Porsche amarelo.
Xyeh
Posted
Junho 16, 2020 at
11:16 am
Votei em Futre porque estou a votar nos melhores que vi mas por Portugal o que teve mais impacto foi o Simão, teve melhores números que Nani, Quaresma e Futre. Por opção pessoal seria Quaresma e ao mesmo tempo tenho que deixar uma palavra ao Nani que segura sempre as pontas de Portugal.
Não comentei no outro post de extremo mas aqui tenho que comentar: Esqueceram-se do Silvestre Varela, colocar Guedes e Rafa aqui quando o Varela já safou Portugal algumas vezes é esquecer um extremo que foi mal amado no Porto e por Portugal mas que sempre deu tudo. o Drogba da Caparica.
Manchester Is Red
Posted
Junho 16, 2020 at
11:28 am
Teria colocado o CR7 aqui ou a extremo-direito, mas não é descabido ir para a votação do melhor avançado.
Se não o fosse, quem é que seria o melhor avançado? O Pauleta, que só marcava ao Luxemburgo e Letónias desta vida e era uma nulidade nas fases finais das grandes competições?
Valentes Transmontanos
Posted
Junho 16, 2020 at
11:43 am
Nuno Gomes.
Marcou 7 golos em fases finais pela selecção, a maioria deles decisivos, e ainda marcou uma porrada de golos no Benfica (sobretudo na primeira passagem, em que os números são fantásticos) e foi decisivo ao dar uma Taça de Itália à Fiorientina, entre outros momentos.
Manchester Is Red
Posted
Junho 16, 2020 at
12:08 pm
Não seria a escolha óbvia de muita malta que só o viu jogar no final da carreira, mas era um avançado muito bom no seu auge.
Fez um Euro 2000 absolutamente fantástico, marcando um golaço à França nas meias-finais e no Euro 2004 valeu a passagem aos Quartos-de-Final com o golo que marcou à Espanha.
Valentes Transmontanos
Posted
Junho 16, 2020 at
12:33 pm
Ainda no Euro-2000, marcou o golo decisivo à Inglaterra naquele 3-2 épico (o seu primeiro golo pela selecção) e bisou frente à Turquia na vitória por 2-0 nos quartos-de-final.
Tivesse tido ele tantos minutos e jogos a titular quanto o Pauleta e julgo que teria tantos ou mais golos como o açoriano. Pauleta é o segundo melhor marcador da História da selecção, mas marcou apenas 4 golos em fases finais e 3 deles foram no mesmo jogo (Polónia, Mundial de 2002). Portanto marcou em 2 jogos de fases finais, a Polónia e Angola, o que é francamente insuficiente e só mostra que devemos muitas vezes relativizar os números (Pauleta tem mais golos que Eusébio, Nuno Gomes, Águas, etc, mas não teve a mesma importância).
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
2:13 pm
Podemos especular acerca de como teria sido a carreira na seleção do Nuno Gomes se tivesse sido sempre titular em vez do Pauleta. Mas os critérios de votação não são a prestação pela seleção, nem os golos nas fases finais de competições de seleções, nem a eventual prestação pela seleção se tivesse jogado mais vezes.
O Pauleta entra na discussão para melhor jogador de sempre do PSG. O Nuno Gomes não era sequer a figura maior nos piores Benficas das últimas décadas.
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
12:30 pm
O Nuno Gomes só fica à frente do Pauleta na prestação no Euro2000 (que lhe valeu a tal transferência para a Fiorentina) e na carreira em Portugal. Pauleta teve uma carreira bem superior e tinha uma capacidade finalizadora muito maior. Mesmo não sendo o meu favorito é de forma destacada o melhor ponta de lança português dos últimos trinta anos.
Chico
Posted
Junho 16, 2020 at
2:54 pm
João Vieira Pinto.
Manchester Is Red
Posted
Junho 16, 2020 at
4:49 pm
Concordo a 100%, mas o JVP já apareceu na votação como médio.
Joao_aniceto
Posted
Junho 16, 2020 at
11:48 am
Votação mais complicada até agora. Muita qualidade! Futre não vi jogar, mas tenho ideia de que foi dos melhores a nível internacional quando estava no Porto e no Atlético. Quaresma e Simão também tiveram prestações muito importantes com selecção. Mas o meu voto irá para o Nani, preponderante no nosso único título Europeu, e sempre com grande vontade e inspiração quando vestia a camisola das Quinas.
PS: Alguém me consegue ajudar a colocar uma foto no meu perfil?
Abraço
masterDC
Posted
Junho 16, 2020 at
11:54 am
Votei no Futre pelo grande jogador que foi, embora nos últimos 28 anos não tenha sido o melhor e nesse caso o voto teria de ser para Nani, mas acabei mesmo por votar no primeiro.
Quanto a mim o melhor jogador e aquele que teria o voto certo tal como Figo teve do lado direito seria o Ronaldo. Percebo que o VM o queira colocar como avançado devido à falta de qualidade que existe em relação às outras posições, mas para mim a melhor versão do Cristiano é como jogador do United, é como extremo esquerdo, e como tal deveria estar presente nestas escolhas.
Turiacus
Posted
Junho 16, 2020 at
11:59 am
Não vi o Futre a jogar por isso o meu voto foi para o Nani.
Joga_Bonito
Posted
Junho 16, 2020 at
12:25 pm
Futre. Apesar do auge ter sido os anos 80, pelos nomes que aqui estão e tendo em conta o critério de carreira e talento é Futre. No auge foi dos melhores do mundo e atingiu picos que nenhum dos que aqui está atingiu.
Valderrama
Posted
Junho 16, 2020 at
2:07 pm
Não discordo que o Futre dos anos 80 deixa qualquer um dos outros a milhas. Mas os últimos 28 anos começam em 1992
Joga_Bonito
Posted
Junho 16, 2020 at
5:57 pm
A grande questão é que me pareceu que o VM não quis sugerir aqui uma eleição com base na performance a partir de 92 mas dos jogadores que ainda jogavam ou que surgiram após essa data. Ou seja a data é apenas um espaço temporal para enquadrar o jogador, penso que a avaliação é a carreira toda. Se fosse pelo rendimento claro que teria de ser dos nomes todos aqui Nani, mas na verdade devia ser o CR, que penso estará nos PL. Agora se é para avaliar o rendimento então a votação teria de ser outra.
J Silver
Posted
Junho 16, 2020 at
2:33 pm
Futre. Uma selecção com extremos como Futre e Capucho é capaz de tudo
Pedro Carvalho
Posted
Junho 16, 2020 at
2:45 pm
Acho o Nani extremamente sobrevalorizado. Foi escorraçado pelo Sporting na altura da sua saída (lembro me bem do que não jogava e de quanto os sportinguistas estavam fartos dele, e com razão) e no Man United apesar de ter dois anos em que a cruzar era top 3 mundial, penso sempre que foi muito curto para titular, para não falar que quando foi titular foi numa altura em que o United já começava a sua fase decadente. Depois do United flopou por todos os lados por onde passou mostrando muito pouco.
Nani, para mim fica bem longe de Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa. bastante mesmo. E quanto a Rafa e Guedes, só vai dar para comparar mais daqui a uns anos.
Miguel SADSC
Posted
Junho 16, 2020 at
3:16 pm
Se há coisa que Nani é, é subvalorizado. Dizer que fica bem longe de Quaresma e Simão é para rir. Titular num dos melhores Uniteds de sempre, esteve no top 10 da Bola De Ouro, um dos 3 melhores jogadores consistentemente de Portugal na última década na seleção. Quaresma fez o quê a nível de clubes? Falhou no Chelsea, Inter e Barcelona. Tinha mais talento? Provavelmente. Simão então é para rir.
Surreal falar do Nani dessa maneira. O United a começar a fase decadente foi aquele que foi a 3 finais da Champions em 4 anos?
Pedro Carvalho
Posted
Junho 16, 2020 at
4:40 pm
Como? Nani teve duas épocas como titular do United. 2009/2010 e 2010/2011. vou repetir, DUAS. Melhor United? o United desde a saída do C.Ronaldo que a construção de planteis do Sr. Alex Fergusson eram sofriveis. Muito da travessia do deserto atual do United é culpa sua, pois apesar de ser um vencedor nato e um grande treinador, a nível de construção de planteis com o avançar da sua idade perdeu qualidades e deixou um plantel completamente envelhecido e com pouca qualidade para o seu sucessor.
Quanto ao resto, mas estamos a falar dos jogos nas seleções, em que fazem 8 jogos por epoca, ou estamos a falar de melhores jogadores nacionais e respetivos 50 jogos por epoca?
Simão Sabrosa o que deu ao Benfica e ao Atlético de Madrid foi muito mesmo, Quaresma ao Fcporto imenso também. Ambos eram e sempre foram melhores que Nani. A diferença é que Nani foi para o United do C.Ronaldo enquanto Simão e Quaresma foram para clubes não tão grandes.
Com Nani a titular o United só foi uma 1x à final. E como disse, nessas duas epocas esteve bem, onde reforcei que era top 3 mundial a cruzar. Mas não deixava de ser curto. E a prova disso é que depois dessas duas epocas perdeu a titularidade.
E volto a repetir, um jogador que em equipas de topo só tem 2 épocas a titular, e em todos os outros sitios por onde passou foi um flop (à exeção do unico ano no fortissimo campeonato turco) é um mega jogador? Repito, Simão e Quaresma metem no num sapatinho.
Agora que nos jogos da seleção engatava, sim felizmente, mas comparar um jogador por 8 jogos numa epoca por outro que faz 50, epa ok.
E não é por um jogador jogar em inglaterra ou espanha que lhe passa logo um atestado de enorme qualidade. Por exemplo João Vieira Pinto nunca saiu de Portugal era mais jogador que Nani. Mas fácil.
DavidDop
Posted
Junho 16, 2020 at
6:42 pm
Realmente se há coisa que o Nani é, é precisamente o oposto do que afirmou. Não gostar dele, da forma de jogar dele ou seja lá o que for, não vai apagar as estatísticas. Vá lá ver o currículo de cada um, e repense a sua opinião, ou se a deve partilhar. Um jogador com mais de 100 jogos na seleção, mais de 200 no United, mais de 100 no Sporting…. Faça esse exercício você.
Saudações
Artur Trindade
Posted
Junho 16, 2020 at
6:59 pm
Nani, Simão e Quaresma saíram de Portugal aos 20 anos, após 2 épocas como titulares no Sporting.
O que aconteceu a partir daí marcou as diferenças entre eles.
Nani aos 20 anos titular no Man United, na melhor liga do mundo, no total 230 jogos.
Simão e Quaresma regressaram a Portugal por menos dinheiro do que sairam, ou seja desvalorizaram.
Na tua lógica o Luisão poderia desenvolver a sua carreira de central, sendo capitão no Man United, ou o valor e reconhecimento de Ferdinand é mais alto, sendo o seu valor maior por tê-lo feito no MU.
Para mim o JVP como jogador não foi inferior ao Deco, mas o seu reconhecimento internacional e de valor de carreira é bastante inferior por ter desenvolvido a sua atividade em clubes e ligas inferiores.
O trabalho de Nani na seleção, superior aos demais, não foi um acaso, mas sim a confirmação óbvia e lógica da sua maior valia.
Artur Trindade
Posted
Junho 16, 2020 at
4:16 pm
O Nani provoca essas reações mas vamos a factos:
Fez 2 épocas a titular do Sporting, e arranca para o colosso Manchester, onde aos 20 anos torna-se titular e assim continua por 5 épocas, mais duas a jogar pouco para o que recebe.
Duas épocas seguintes emprestado ao Fenerbache e Sporting, com mais de 80 jogos e 25 golos. Aos 29 anos entra em queda com 3 épocas a meio gás no Valência, Lazio e Sporting.
Na seleção é o melhor de todos os nomeados com prestações elevados, 112 jogos e várias fases finais, durante anos foi CR7, Nani e Pepe. Foi 7º na bola de ouro.
O que o Sporting fez com Nani aos 20 anos, fez também com Simão e Quaresma. Enviou-os para 2 colossos mundiais.
Nani triunfou, Simão aguentou-se medianamente 2 épocas e Quaresma falhou.
Até aos 27 anos o nível de Nani foi claramente acima de Simão e Quaresma, pelo simples facto de ter feito 229 jogos num colosso mundial enquanto Simão e Quaresma o fizeram no Benfica e Porto.
Nani por razões físicas teve que alterar o seu jogo, perdendo a velocidade e ficou só com a classe que sempre teve.
Caiu e envelheceu pior que Simão e Quaresma.
No caso de Simão, conseguiu 3 boas épocas no Atlético Madrid, não era o Atlético atual mas manteve uma regularidade assinalável.
Quaresma é adorado pelos puristas da habilidade, e envelheceu bem, ganhando espaço também na seleção,
mas está abaixo de Nani e Simão.
O pico de Nani permite-lhe ganhar a Simão por pequena vantagem e a Quaresma por maior score.
Futre foi intrínsecamente melhor que Nani, mas a queda provocada por lesões, foi ainda mais abrupta que a de Nani, durou até aos 28 anos, a partir daí fez mais 50 jogos na carreira!
O caso de Saltillo prejudicou a carreira de Futre na seleção.
Pedro Carvalho
Posted
Junho 16, 2020 at
9:48 pm
Para acabar a conversa do meu lado, vou me repetir que parece que ignoram a parte que vos convêm. em 7 anos no United, Nani foi titular em 2 epocas. Quando chegou ao United só na terceira temporada agarrou a titularidade, e repito, só durou 2 anos.
Quanto a Simão e Quaresma, não triunfaram de inicio porque ao contrário do Nani, não houve qualquer tipo de paciência do Barcelona e não tinham um Fergusson (alguém muito especial).
Nani, vou repetir, quando saiu do Sporting, os sportinguistas já não o podiam ver à frente. Se falta a memória a alguns de vocês não posso fazer nada. As suas passagens por Itália e as novas passagens pelo Sporting foram uma desilusão.
Quanto ao Simão, ainda foi a tempo de ir para o Atlético e ter sucesso ao ponto de ser o capitão da equipa. Ao Quaresma de facto faltou lhe cabeça e apoio, só tendo depois triunfado no Besiktas (para além do fcporto).
Quanto aos jogos da seleção, sem dúvida Nani tem uma história bonita.
Richrad
Posted
Junho 16, 2020 at
4:23 pm
Não vi Paulo Futre a jogar… mesmo que se considere ele o pioneiro do mercado internacional para os jogadores portugueses.
Por isso, a minha escolha recaí sobre Quaresma, Simão e Nani.
Dos três? Em termos de qualidade técnica, Quaresma é de longe o melhor. Ao nível do compromisso tático? Bem… Nani em tempos de Ferguson no United e com Fernando Santos, demonstrou ser o melhor comparativamente com os restantes. Talvez o mais completo? Simão mais daí considerar-lo o melhor dos três… não.
A minha escolha recaí então entre Quaresma e Nani, pela consistência de carreia e tempo de “auge” define-se Nani mas a qualidade e desequilibro que Quaresma tinha e tem…
É o que dá não ter chegado antes do tempo para ver Futre.
Khal Drogo
Posted
Junho 16, 2020 at
4:31 pm
Percebo a inclusão do Ronaldo nos avançados. É a maneira que há de conjugar os 5 portugueses com presenças em pódios de Bolas de Ouro num só onze. Votei no Futre, claro.
72 Comentários
Meu nome é Toni Sylva
Nem sei como é que há discussão, tal é a diferença para os demais.
Kacal
Votei Paulo Futre. O coração queria ir por Quaresma, mas pronto lá votei no Futre eheh. Mas fiquei surpreendido em não ver o CR7 aqui (porque?!). Em 16-17 anos de selecção jogou, pelo menos, uns 11-12 anos como extremo esquerdo. Só após o Mundial 2014 é que começou a pensar-se mais em jogar como avançado, mas a meu ver devia estar aqui. Colocá-lo a avançado só se for pelo facto de termos conquistado Euro 2016 e Taça das Nações na fase em que ele já jogou mais a avançado e o facto da posição de PL ter piores opções que as alas e assim ficamos mais fortes eheh.
Leandro
Também não concordo com a ausência de CR7 nesta posição, é onde ele jogou talvez 90% dos jogos na sua carreira.
Mas acho que é uma tentativa de fazer um 11 mais forte, de forma a não aparecer um Eder, Postiga ou Almeida no onze final.
Valderrama
Seria claramente Pauleta a chegar ao 11 final
Valentes Transmontanos
Ou Nuno Gomes.
Valderrama
Hum… Não
Kacal
Pauleta ou Nuno Gomes venceriam com certeza. A não ser que votassem todos no Éder por gratidão. Mas sim, claramente o CR7 aparecerá como avançado para formar um XI mais forte, compreende-se e aceita-se até.
Miguel SADSC
Últimos 28 significa 92 para a frente. E de 92 para a frente a carreira de Futre é um desatre e já não está nem perto do nível que tinha. Posto isto, Nani.
Kafka
Bem visto
Khal Drogo
Não tinha pensado nisso…. Nem me lembrei da regra dos últimos 28 anos; ao ver Futre instinstivamente votei logo nele.
BrunoAlves16
Pela qualidade pura Futre sem dúvida. Se formos a ver a melhor carreira e titulos é Nani. Na dúvida pendi para a qualidade individual (que foi de nível genio no seu auge): Futre
Marcio Ricardo
Dos eleitos claramente que é Paulo Futre.
Mantorras
De muito longe… Aquele que foi o meu primeiro ídolo no futebol, porque era assim que o meu avô me chamava em pequeno… O grande, muito muuto grande, Paulo Futre.
Jay-Jay Okocha
De Futre para Mantorras, caminhaste bastante eheh
Mantorras
Outros tempos :) tanto um como outro!
Uma pessoa vai caminhando, como diz o outro, parar e morrer :)
Tambem gostava muito do Okocha por acaso, seleccao da Nigeria no Pro Evolution Soccer era top.
Estigarribia
Mantorras,
O Estigarribia também era muito bom jogador. Aliás, uma equipa com Futre, Mantorras, Okocha e Estigarribia seria só qualidade de alto nível em campo ?
Saudações Leoninas
Mantorras
Sem duvida. Era magia garantida.
Turiacus
Que nostalgia! Jogava sempre com a Nigéria no PES, ao início toda a gente gozava com a minha escolha mas raramente perdia.
Mantorras
De West, passando por Babayaro, Babangida, Kanu, Okocha, ate Mikel, Musa, Martins…
Longa tradicao de craques do PES desde o International Superstar Soccer 98.
Manel Ferreira
Se são os últimos 28 anos, acho que o Futre não devia estar nesta discussão. Basicamente só estamos a contar a época de 92-93 (na qual, infelizmente para mim, fez um jogo fantástico na final da Taça), mas é um bocado injusto estarmos a trazer de arrasto a carreira dele que veio dantes.
Nani, Quaresma e Simão estão mais ou menos ao mesmo nível, mas voto Nani, porque foi o que chegou ao ponto mais alto, ainda fez boas épocas no United campeão e finalista da LC.
Valderrama
Totalmente de acordo, já na eleição do lateral direito segui essa lógica
Giuseppe F
O Nani jogou a final da Champions ganha pelo United em 2008.
Pedro Carvalho
Esta votação o criador de bots não estraga, porque o que já iria ganhar (fcporto) brilhou no fcporto. Mas mesmo assim vamos ver se não faz um forcing pelo quaresma. Não consigo perceber mesmo qual a piada de estragar este tipo de votações no meio de pessoas que só querem o discutir o melhor que o futebol tem para dar. Há pessoas de má índole e ponto.
Quanto à escolha, é óbvia, Figo, o 3 melhor jogador da história do futebol português. Na votação do futre é obviamente futre, o 5 melhor português de sempre
MM
Pelos jogadores, Futre sem duvida. Grande idolo
Joao Silvino
O grande Paulinho. Mas no fundo toda a gente sabe que o Quaresma só não é o 2º-4º melhor português de sempre porque a cabeça não acompanhou os pézinhos. É claramente o mais mágico desta lista.
Valderrama
Aqui não estou de acordo com a opção do VM de não considerar Cristiano Ronaldo a extremo esquerdo.
Percebo a tentação de querer meter todos os craques e de querer conciliar o Futre, tal como fizeram no meio campo ao encaixar Deco e Rui Costa. No entanto, nem o Cristiano tem uma carreira a jogar como ponta de lança num 433, nem o Futre nos últimos 28 anos mostrou alguma coisa de especial. Para mim o mais justo seria Cristiano aqui na esquerda e Pauleta como ponta de lança.
Tal como descartei João Pinto e Veloso na lateral direita por já estarem longe do seu melhor, vou ter de fazer o mesmo aqui uma vez que Futre já estava claramente na fase descendente de carreira há 28 anos atrás.
Assim o meu voto é Nani
André Dias
Não concordo com a presença de Futre nem com a ausência de Cristiano Ronaldo nesta posição.
Desta lista de nomeados acho que Nani foi o melhor, embora o meu favorito tenha sido Simão.
Chico
Futre é o melhor. Nani foi o que teve o pico mais alto nos últimos 28 anos. Simão foi o que manteve um nível muito alto durante mais tempo neste período. São estas as três opções aceitáveis. Dito isto, voto em Rafael Alexandre Silva.
RomeuPaulo
A minha escolha para extremo-esquerdo seria sempre o Cristiano Ronaldo, assim complicam a escolha.
Tiago Peixoto
Votei Nani, não porque o acho superior ao Futre, mas porque o Futre “terminou” praticamente a carreira em 92 (foi monstro de 1984 até 1991/92, mas depois disso “acabou”) e sendo que esta votação começa em 1992 não faria muito sentido votar nele. Posto isto, o Nani dos restantes foi o que teve a melhor carreira na minha opinião. Vencedor da Champions e da Premier League no United, se calhar há quem não se lembre, mas ele teve épocas brilhantes em Manchester, inclusivamente houve 1 ou 2 em que era o melhor da equipa, o que diz bastante da sua qualidade no seu auge.
A nível de talento natural o Quaresma está com certeza no top 10 de sempre em Portugal, mas a cabeça não acompanhou e não fez a carreira que podia ter feito (ainda assim gosto muito do nosso Harry Potter). Por fim, o Simão metia-me nervos pelo quão bom ele era no Benfica. E se isso não é o maior elogio que um adepto rival pode dar, então não sei qual será. Era deveras fantástico, também acredito que podia ter tido uma carreira melhor (tal como o Quaresma, se tivesse vingado em Barcelona poderíamos hoje estar a ver uma votação muito diferente).
Já o Guedes e o Rafa correm um pouco de lado.
Em conclusão, se isto fosse dos últimos 38 anos, votaria sem dúvida Paulo Futre, um dos 5 melhores jogadores portugueses de sempre. Como é 28, votei Nani.
Giuseppe F
Na altura tinha perguntado pelo Ronaldo na votação do extremo direito. Também não está aqui…
O cotação diz Nani, mas a razão diz Paulinho.
SL
RicardoFaria
Vou abrir uma exceção e votar no Futre mesmo só o tendo visto jogar pelo YouTube mas deu para perceber que era uma máquina!
O CR7 vai ficar a 9? Não faz sentido.
Saudações DesPortistas!
Valderrama
Parte quase sempre de uma posição lateralizada. Acima de tudo nunca é o 9 sem outro 9 ao lado
Artur Trindade
Seria sempre Cristiano Ronaldo, pois apenas aos 35 anos Sarri pondera colocá-lo no meio.
Mas compreendo a lógica de se pensar que existe mais qualidade para colocar nos extremos, do que no centro, apesar de achar que Pauleta e Nuno Gomes seriam boas soluções.
Dos nomeados escolhi Nani, pelas seguintes razões:
Nani foi quem teve o pico mais elevado, equiparado a Futre, apesar de na seleção Nani ter sido incomparável com todos os nomeados.
No período considerado, Futre estava já dentro do seu desaparecimento precoce.
Simão foi sem dúvida o mais regular e duradouro.
Quaresma melhorou com a idade, mas o seu pico foi no Porto e Besiktas.
Chico
O Ronaldo jogou muitas vezes a 9 no Man United, particularmente na Champions. Há muitos anos que funcionalmente é um 9. Tendo em conta o baixo número de 9s português de nível, compreende-se.
Artur Trindade
Eu compreendo a “necessidade” de encaixar talento, tal como no caso dos médios, que permitiu encaixar Rui Costa, quando na realidade quase nunca coexistiu no mesmo 11 com Deco, sendo ambos da mesma geração.
Para mim Paulo Futre e Nani estão no mesmo patamar, seria um empate, mas Futre não cabe no período posterior a 92 e Nani na seleção foi superado apenas por 2 ou 3.
Ronaldo a 9 lembro-me de alguns jogos na seleção, e agora fala-se que Sarri poderá colocá-lo a 9.
Funcionalmente para ti significa que aparece na área a finalizar? Mas isso é a genialidade de Messi e Ronaldo, que foram/vão ser não só os maiores goleadores da história, mas também dos poucos que não eram pontas de lança.
Messi jogou vários jogos a 9, mas alguém o vai recordar ou celebrar como ponta de lança?
Para mim Pauleta era perfeitamente viável como 9, estamos a falar de 350 golos/ 47 deles na seleção.
Chico
O Rui Costa é da geração anterior à Deco. Quando Deco começou a ser titular da seleção, já Rui Costa estava nos seus 33/34 anos.
Artur Trindade
O Deco é 5 anos mais novo, e quando se estreou na seleção tinha o Rui Costa 30 anos.
Na minha opinião seriam compatíveis, pois vejo o Rui Costa mais médio, quase 8 e o Deco como 10, até pelo porte físico dos 2.
Mas em concreto, o aparecimento de Deco relegou o Rui Costa para um papel secundário.
Ao Rui Costa faltou ter consistência física para ter uma carreira mais condizente com a sua qualidade técnica, faltava-lhe a dimensão física do colega e amigo Luís, que não teve lesões na carreira, por conta dessa robustez.
Chico
Também é preciso atender ao facto que o Deco foi um late bloomer.
CarlosSL
A posição mais dificl até ao momento. A dúvida reflecte-se nas votações, curiosamente na proporção que me parece justa. Guedes e Rafa são irrelevantes ao pé dos outros. Futre foi um génio mas não vi quase nada que não seja no youtube, Simão foi um jogador com rendimento muito certo ao longo dos anos mas ficou sempre a faltar algo, curiosamente tal como Nani.
Sobra Quaresma, onde votei….teria votado nele se não fosse portista? Talvez não, mas é a par do Domingos o meu jogador preferido. Dizemos sempre “onde chegaria se tivesse cabeça?” mas eu prefiro perguntar-me se teriamos visto as 20 ou 30 obras de arte que fez se tivesse essa mesma cabeça??
Para mim futebol é mais rua que cérebro, teria sempre que votar nele.
Quando se fala nos melhores fala-se sempre em Eusébio, Figo e Ronaldo. Depois desce-se o nível para Deco, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Futre….depois alguém diz “E o Quaresma…..ahhhh o Quaresma sei lá, tivesse ele cabeça” e isso diz tudo, andará sempre ali, numa categoria só sua!
Giuseppe F
Adoro a forma do Quaresma jogar, por acaso sempre vi o futebol assim também.
Estigarribia
Aqui voto Paulo Futre. Não o vi jogar, é certo, mas do que vi em vídeos no YouTube e de jogos em reposição era um jogador com uma técnica fora do normal. Craque. E levou anos a fio o Atlético de Madrid, presidido pelo sempre polémico Jesús Gil y Gil. Hoje seria valeria muitos milhões de euros tendo em conta a inflação do valor dos jogadores.
Saudações Leoninas
Tiago Lemos
Luís da Cunha, logicamente.
Braulio
Visão de Mercado porque não fazer o melhor 11 do Boavista dos últimos 28 anos? Este exercício está a ser muito interessante e participativo e acho que se podia alargar a outra equipas (embora seja difícil para algumas que tiveram poucas presenças na 1ª divisão). Acho que pelo menos o Rio Ave também merecia o destaque, mas quem sabe alargar a outras equipas que tiveram bons plantéis. Setúbal, Académica, Belenenses, Paços, Nacional, Leixões…
AndreChaves9
O Futre ganhar isto só por não haver critério.
Ffinn08
Deste grupo de eleitos penso que o que deu mais a seleção foi sem dúvida o Nani neste ultimos 28 anos.
A nomeação do Futre acho que não faz sentido algum, nos ultimos 28 anos não foi dos melhores extremos esquerdo, nem sem se tem alguma internacionalização depois de 92.
Depois acho que o Ronaldo fazia mais sentido estar neste grupo, que no grupo dos PL’s. Fez quase toda a carreira a extremos esquerdo e só nos ultimos anos é que tem jogado a avançado centro. Até porque coincide muitos anos com Pauleta. Que para mim foi o melhor PL da selecção neste ultimos 28 anos e merecia a distinção.
BiBota
Futre foi dos melhores jogadores portugueses de sempre, talvez top 5.
Muita gente parece ter-se esquecido, talvez devido aos (muitos) últimos anos pouco conseguidos, que, nos seus melhores tempos, Nani foi figura de proa no Man. United, essencial em muitos títulos de Alex Ferguson.
Simão foi de uma consistência e longevidade assinalável. Mesmo quando o SLB andava perdido, Simão parecia não saber jogar mal e, não fosse ter coincidido com CR7 e Figo, teria sido peça fulcral na nossa selecção.
Quaresma… Um dos maiores talentos de sempre do futebol português. Tivesse a cabeça acompanhado aqueles pezinhos e teria sido, possivelmente, o melhor jogador português de sempre. Infelizmente, apesar de ter tido fases brilhantes e de merecer um lugar bem elevado na lista dos melhores jogadores portugueses da história, a falta de consistência prejudica-o fortemente quando se analisa a sua carreira.
Guedes e Rafa nem sei o que estão a fazer nesta lista.
Resumindo: não o vi ao vivo, mas já o vi muitos jogos completos, e sei que há poucos acima dele, por isso, votei no Paulinho do Porsche amarelo.
Xyeh
Votei em Futre porque estou a votar nos melhores que vi mas por Portugal o que teve mais impacto foi o Simão, teve melhores números que Nani, Quaresma e Futre. Por opção pessoal seria Quaresma e ao mesmo tempo tenho que deixar uma palavra ao Nani que segura sempre as pontas de Portugal.
Não comentei no outro post de extremo mas aqui tenho que comentar: Esqueceram-se do Silvestre Varela, colocar Guedes e Rafa aqui quando o Varela já safou Portugal algumas vezes é esquecer um extremo que foi mal amado no Porto e por Portugal mas que sempre deu tudo. o Drogba da Caparica.
Manchester Is Red
Teria colocado o CR7 aqui ou a extremo-direito, mas não é descabido ir para a votação do melhor avançado.
Se não o fosse, quem é que seria o melhor avançado? O Pauleta, que só marcava ao Luxemburgo e Letónias desta vida e era uma nulidade nas fases finais das grandes competições?
Valentes Transmontanos
Nuno Gomes.
Marcou 7 golos em fases finais pela selecção, a maioria deles decisivos, e ainda marcou uma porrada de golos no Benfica (sobretudo na primeira passagem, em que os números são fantásticos) e foi decisivo ao dar uma Taça de Itália à Fiorientina, entre outros momentos.
Manchester Is Red
Não seria a escolha óbvia de muita malta que só o viu jogar no final da carreira, mas era um avançado muito bom no seu auge.
Fez um Euro 2000 absolutamente fantástico, marcando um golaço à França nas meias-finais e no Euro 2004 valeu a passagem aos Quartos-de-Final com o golo que marcou à Espanha.
Valentes Transmontanos
Ainda no Euro-2000, marcou o golo decisivo à Inglaterra naquele 3-2 épico (o seu primeiro golo pela selecção) e bisou frente à Turquia na vitória por 2-0 nos quartos-de-final.
Tivesse tido ele tantos minutos e jogos a titular quanto o Pauleta e julgo que teria tantos ou mais golos como o açoriano. Pauleta é o segundo melhor marcador da História da selecção, mas marcou apenas 4 golos em fases finais e 3 deles foram no mesmo jogo (Polónia, Mundial de 2002). Portanto marcou em 2 jogos de fases finais, a Polónia e Angola, o que é francamente insuficiente e só mostra que devemos muitas vezes relativizar os números (Pauleta tem mais golos que Eusébio, Nuno Gomes, Águas, etc, mas não teve a mesma importância).
Valderrama
Podemos especular acerca de como teria sido a carreira na seleção do Nuno Gomes se tivesse sido sempre titular em vez do Pauleta. Mas os critérios de votação não são a prestação pela seleção, nem os golos nas fases finais de competições de seleções, nem a eventual prestação pela seleção se tivesse jogado mais vezes.
O Pauleta entra na discussão para melhor jogador de sempre do PSG. O Nuno Gomes não era sequer a figura maior nos piores Benficas das últimas décadas.
Valderrama
O Nuno Gomes só fica à frente do Pauleta na prestação no Euro2000 (que lhe valeu a tal transferência para a Fiorentina) e na carreira em Portugal. Pauleta teve uma carreira bem superior e tinha uma capacidade finalizadora muito maior. Mesmo não sendo o meu favorito é de forma destacada o melhor ponta de lança português dos últimos trinta anos.
Chico
João Vieira Pinto.
Manchester Is Red
Concordo a 100%, mas o JVP já apareceu na votação como médio.
Joao_aniceto
Votação mais complicada até agora. Muita qualidade! Futre não vi jogar, mas tenho ideia de que foi dos melhores a nível internacional quando estava no Porto e no Atlético. Quaresma e Simão também tiveram prestações muito importantes com selecção. Mas o meu voto irá para o Nani, preponderante no nosso único título Europeu, e sempre com grande vontade e inspiração quando vestia a camisola das Quinas.
PS: Alguém me consegue ajudar a colocar uma foto no meu perfil?
Abraço
masterDC
Votei no Futre pelo grande jogador que foi, embora nos últimos 28 anos não tenha sido o melhor e nesse caso o voto teria de ser para Nani, mas acabei mesmo por votar no primeiro.
Quanto a mim o melhor jogador e aquele que teria o voto certo tal como Figo teve do lado direito seria o Ronaldo. Percebo que o VM o queira colocar como avançado devido à falta de qualidade que existe em relação às outras posições, mas para mim a melhor versão do Cristiano é como jogador do United, é como extremo esquerdo, e como tal deveria estar presente nestas escolhas.
Turiacus
Não vi o Futre a jogar por isso o meu voto foi para o Nani.
Joga_Bonito
Futre. Apesar do auge ter sido os anos 80, pelos nomes que aqui estão e tendo em conta o critério de carreira e talento é Futre. No auge foi dos melhores do mundo e atingiu picos que nenhum dos que aqui está atingiu.
Valderrama
Não discordo que o Futre dos anos 80 deixa qualquer um dos outros a milhas. Mas os últimos 28 anos começam em 1992
Joga_Bonito
A grande questão é que me pareceu que o VM não quis sugerir aqui uma eleição com base na performance a partir de 92 mas dos jogadores que ainda jogavam ou que surgiram após essa data. Ou seja a data é apenas um espaço temporal para enquadrar o jogador, penso que a avaliação é a carreira toda. Se fosse pelo rendimento claro que teria de ser dos nomes todos aqui Nani, mas na verdade devia ser o CR, que penso estará nos PL. Agora se é para avaliar o rendimento então a votação teria de ser outra.
J Silver
Futre. Uma selecção com extremos como Futre e Capucho é capaz de tudo
Pedro Carvalho
Acho o Nani extremamente sobrevalorizado. Foi escorraçado pelo Sporting na altura da sua saída (lembro me bem do que não jogava e de quanto os sportinguistas estavam fartos dele, e com razão) e no Man United apesar de ter dois anos em que a cruzar era top 3 mundial, penso sempre que foi muito curto para titular, para não falar que quando foi titular foi numa altura em que o United já começava a sua fase decadente. Depois do United flopou por todos os lados por onde passou mostrando muito pouco.
Nani, para mim fica bem longe de Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa. bastante mesmo. E quanto a Rafa e Guedes, só vai dar para comparar mais daqui a uns anos.
Miguel SADSC
Se há coisa que Nani é, é subvalorizado. Dizer que fica bem longe de Quaresma e Simão é para rir. Titular num dos melhores Uniteds de sempre, esteve no top 10 da Bola De Ouro, um dos 3 melhores jogadores consistentemente de Portugal na última década na seleção. Quaresma fez o quê a nível de clubes? Falhou no Chelsea, Inter e Barcelona. Tinha mais talento? Provavelmente. Simão então é para rir.
Surreal falar do Nani dessa maneira. O United a começar a fase decadente foi aquele que foi a 3 finais da Champions em 4 anos?
Pedro Carvalho
Como? Nani teve duas épocas como titular do United. 2009/2010 e 2010/2011. vou repetir, DUAS. Melhor United? o United desde a saída do C.Ronaldo que a construção de planteis do Sr. Alex Fergusson eram sofriveis. Muito da travessia do deserto atual do United é culpa sua, pois apesar de ser um vencedor nato e um grande treinador, a nível de construção de planteis com o avançar da sua idade perdeu qualidades e deixou um plantel completamente envelhecido e com pouca qualidade para o seu sucessor.
Quanto ao resto, mas estamos a falar dos jogos nas seleções, em que fazem 8 jogos por epoca, ou estamos a falar de melhores jogadores nacionais e respetivos 50 jogos por epoca?
Simão Sabrosa o que deu ao Benfica e ao Atlético de Madrid foi muito mesmo, Quaresma ao Fcporto imenso também. Ambos eram e sempre foram melhores que Nani. A diferença é que Nani foi para o United do C.Ronaldo enquanto Simão e Quaresma foram para clubes não tão grandes.
Com Nani a titular o United só foi uma 1x à final. E como disse, nessas duas epocas esteve bem, onde reforcei que era top 3 mundial a cruzar. Mas não deixava de ser curto. E a prova disso é que depois dessas duas epocas perdeu a titularidade.
E volto a repetir, um jogador que em equipas de topo só tem 2 épocas a titular, e em todos os outros sitios por onde passou foi um flop (à exeção do unico ano no fortissimo campeonato turco) é um mega jogador? Repito, Simão e Quaresma metem no num sapatinho.
Agora que nos jogos da seleção engatava, sim felizmente, mas comparar um jogador por 8 jogos numa epoca por outro que faz 50, epa ok.
E não é por um jogador jogar em inglaterra ou espanha que lhe passa logo um atestado de enorme qualidade. Por exemplo João Vieira Pinto nunca saiu de Portugal era mais jogador que Nani. Mas fácil.
DavidDop
Realmente se há coisa que o Nani é, é precisamente o oposto do que afirmou. Não gostar dele, da forma de jogar dele ou seja lá o que for, não vai apagar as estatísticas. Vá lá ver o currículo de cada um, e repense a sua opinião, ou se a deve partilhar. Um jogador com mais de 100 jogos na seleção, mais de 200 no United, mais de 100 no Sporting…. Faça esse exercício você.
Saudações
Artur Trindade
Nani, Simão e Quaresma saíram de Portugal aos 20 anos, após 2 épocas como titulares no Sporting.
O que aconteceu a partir daí marcou as diferenças entre eles.
Nani aos 20 anos titular no Man United, na melhor liga do mundo, no total 230 jogos.
Simão e Quaresma regressaram a Portugal por menos dinheiro do que sairam, ou seja desvalorizaram.
Na tua lógica o Luisão poderia desenvolver a sua carreira de central, sendo capitão no Man United, ou o valor e reconhecimento de Ferdinand é mais alto, sendo o seu valor maior por tê-lo feito no MU.
Para mim o JVP como jogador não foi inferior ao Deco, mas o seu reconhecimento internacional e de valor de carreira é bastante inferior por ter desenvolvido a sua atividade em clubes e ligas inferiores.
O trabalho de Nani na seleção, superior aos demais, não foi um acaso, mas sim a confirmação óbvia e lógica da sua maior valia.
Artur Trindade
O Nani provoca essas reações mas vamos a factos:
Fez 2 épocas a titular do Sporting, e arranca para o colosso Manchester, onde aos 20 anos torna-se titular e assim continua por 5 épocas, mais duas a jogar pouco para o que recebe.
Duas épocas seguintes emprestado ao Fenerbache e Sporting, com mais de 80 jogos e 25 golos. Aos 29 anos entra em queda com 3 épocas a meio gás no Valência, Lazio e Sporting.
Na seleção é o melhor de todos os nomeados com prestações elevados, 112 jogos e várias fases finais, durante anos foi CR7, Nani e Pepe. Foi 7º na bola de ouro.
O que o Sporting fez com Nani aos 20 anos, fez também com Simão e Quaresma. Enviou-os para 2 colossos mundiais.
Nani triunfou, Simão aguentou-se medianamente 2 épocas e Quaresma falhou.
Até aos 27 anos o nível de Nani foi claramente acima de Simão e Quaresma, pelo simples facto de ter feito 229 jogos num colosso mundial enquanto Simão e Quaresma o fizeram no Benfica e Porto.
Nani por razões físicas teve que alterar o seu jogo, perdendo a velocidade e ficou só com a classe que sempre teve.
Caiu e envelheceu pior que Simão e Quaresma.
No caso de Simão, conseguiu 3 boas épocas no Atlético Madrid, não era o Atlético atual mas manteve uma regularidade assinalável.
Quaresma é adorado pelos puristas da habilidade, e envelheceu bem, ganhando espaço também na seleção,
mas está abaixo de Nani e Simão.
O pico de Nani permite-lhe ganhar a Simão por pequena vantagem e a Quaresma por maior score.
Futre foi intrínsecamente melhor que Nani, mas a queda provocada por lesões, foi ainda mais abrupta que a de Nani, durou até aos 28 anos, a partir daí fez mais 50 jogos na carreira!
O caso de Saltillo prejudicou a carreira de Futre na seleção.
Pedro Carvalho
Para acabar a conversa do meu lado, vou me repetir que parece que ignoram a parte que vos convêm. em 7 anos no United, Nani foi titular em 2 epocas. Quando chegou ao United só na terceira temporada agarrou a titularidade, e repito, só durou 2 anos.
Quanto a Simão e Quaresma, não triunfaram de inicio porque ao contrário do Nani, não houve qualquer tipo de paciência do Barcelona e não tinham um Fergusson (alguém muito especial).
Nani, vou repetir, quando saiu do Sporting, os sportinguistas já não o podiam ver à frente. Se falta a memória a alguns de vocês não posso fazer nada. As suas passagens por Itália e as novas passagens pelo Sporting foram uma desilusão.
Quanto ao Simão, ainda foi a tempo de ir para o Atlético e ter sucesso ao ponto de ser o capitão da equipa. Ao Quaresma de facto faltou lhe cabeça e apoio, só tendo depois triunfado no Besiktas (para além do fcporto).
Quanto aos jogos da seleção, sem dúvida Nani tem uma história bonita.
Richrad
Não vi Paulo Futre a jogar… mesmo que se considere ele o pioneiro do mercado internacional para os jogadores portugueses.
Por isso, a minha escolha recaí sobre Quaresma, Simão e Nani.
Dos três? Em termos de qualidade técnica, Quaresma é de longe o melhor. Ao nível do compromisso tático? Bem… Nani em tempos de Ferguson no United e com Fernando Santos, demonstrou ser o melhor comparativamente com os restantes. Talvez o mais completo? Simão mais daí considerar-lo o melhor dos três… não.
A minha escolha recaí então entre Quaresma e Nani, pela consistência de carreia e tempo de “auge” define-se Nani mas a qualidade e desequilibro que Quaresma tinha e tem…
É o que dá não ter chegado antes do tempo para ver Futre.
Khal Drogo
Percebo a inclusão do Ronaldo nos avançados. É a maneira que há de conjugar os 5 portugueses com presenças em pódios de Bolas de Ouro num só onze. Votei no Futre, claro.