Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: O melhor jogador africano de 2018

Que lugar é que vai ocupar no Ranking dos melhores jogadores africanos de sempre? Só Yaya Touré e Samuel Eto’o, ambos com 4, venceram o troféu mais vezes, e apesar de não ser justo avaliar só por estas eleições, ainda para mais quando houve craques como Weah, Abedi Pelé ou Drogba, a verdade é que não há um nome que seja consensual.

Mohamed Salah foi eleito o melhor jogador africano de 2018 pela CAF. O avançado, internacional egípcio, do Liverpool, venceu o troféu pelo 2.º ano consecutivo tendo levado a melhor sobre o senegalês Sadio Mané, seu companheiro de equipa, e o gabonês Aubameyang, do Arsenal, na votação final.

O melhor XI africano de 2018:

40 Comentários

  • Oldasity
    Posted Janeiro 8, 2019 at 9:59 pm

    Gostei imenso de Yaya e Drogba, mas provavelmente no fim da carreira Salah será considerado o melhor jogador africano de todos os tempos.

    • Bio
      Posted Janeiro 8, 2019 at 10:07 pm

      Se continuar a este nível talvez, mas se deixar de render entretanto não. Para mim a carreira dele ainda não é comparável à de Yaya, Eto’o ou Drogba.

    • Mike The Kid
      Posted Janeiro 8, 2019 at 10:26 pm

      Yaya, Drogba, Eto’o são na mesma melhores que ele.
      É preciso ter em conta que o salah, antes de ir para o Liverpool não era tido como um jogador de classe mundial, era craque sim, mas longe de ser de classe mundial, ninguém esperava que ele explodisse e fizesse a época que fez, e isso inflacionou muito a sua cotação no futebol mundial

      • Explorador do Submundo
        Posted Janeiro 8, 2019 at 10:44 pm

        E assim o foi com o Eto’o antes de chegar ao Barcelona ou com o Drogba antes de chegar ao Marselha, Salah agarrou a oportunidade que lhe foi no mais alto nível do futebol europeu e de maneira agarrou-a. Agora é esperar para ver aonde onde ele vai.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Janeiro 8, 2019 at 11:22 pm

        A sério??
        O Yaya era classe mundial no Olympiakos??O Drogba era classe mundial no.Guingamp?Ou o Etoo no Mallorca??

      • Alex M
        Posted Janeiro 9, 2019 at 12:24 am

        Mas agora as pessoas já nascem jogadores de classe mundial ?!?! Secalhar tornam-se jogadores de classe mundial em clubes de classe mundial, como foi o caso do salah, digo eu…

  • Kacal
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:04 pm

    No mínimo irá igualar já que no próximo ano cheira-me que vencerá novamente. Acredito que o Liverpool vai ser campeão este ano, vai ser renhido e complicado, mas acredito. E então ele tem tudo para ganhar nomeadamente para o ano. E depois só ficaria a faltar 1. Provavelmente até irá tornar-se no jogador africano com mais prémios mesmo.

    • Bio
      Posted Janeiro 8, 2019 at 10:19 pm

      Ele tem 2 prémios contra 4 e tu já dizes que “provavelmente irá tornar-se no jogador africano com mais prémios”. Eu concordo que tem potencial para isso, mas vamos lá ter calma. Primeiro há que continuar com a qualidade que tem demonstrado nas últimas épocas. O Liverpool pode muito bem quebrar de um ano para o outro e Salah ia ressentir-se disso.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 8, 2019 at 10:43 pm

        O Salah tem 26 anos, e basta este ano correr de forma decente (nem sequer tem de correr tão bem como tem corrido) para ganhar novamente em 2019. So o conseguir, ficando a faltar mais um como o Kacal disse, as probabilidades estão de facto do lado dele. É o melhor africano da actualidade e joga num contexto que o favorece. Já deu para ver que é o contexto mesmo, não é uma ‘fase’. Portanto só mesmo uma lesão grave o pode afastar de alcançar pelo menos mais 2 destes prémios.

        • Kacal
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:40 pm

          Tudo dito Kostadinov, está tudo descrito no teu comentário. Lá está, as probabilidades estão do lado dele e foi nisso que me foquei com o “provavelmente”, mas explicaste mais uma vez de maneira exemplar. Subscrevo!

        • Bio
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:44 pm

          Nós estamos em Janeiro de 2019 e vocês já sabem que Salah vai ganhar este ano?! Eh pá, então digam-me aí quem vai ganhar os prémios e os campeonatos todos para eu fazer umas apostas seguríssimas.
          Basta Salah fazer uma época menos conseguida que pode ser ultrapassado por outro bom jogador (Mané, Auba, etc.)

          • Kacal
            Posted Janeiro 8, 2019 at 11:56 pm

            *Correcção

            Nós não sabemos, nós achamos e acreditamos, são coisas diferentes. Ter um feeling, fazer uma previsão, um prognóstico, ter uma crença, chamemos o que quisermos a isso, mas ninguém disse aqui que sabia, atenção.

            Depois a probabilidade do Arsenal conquistar algo mais importante que o Liverpool é bem reduzida e o Mané joga no mesmo clube que o Salah, duvido que o superem, sinceramente. Os títulos colectivos contam muito. Caso conquiste a Premier, SE, repito SE, fica logo bem encaminhado.

          • Kostadinov
            Posted Janeiro 9, 2019 at 12:53 am

            Sim, é como o Kacal diz, é uma previsão. Todos nós as temos, tu também as tens seguramente. Umas, como esta, são mais a longo prazo que outras. Claro que pode não acontecer, mas tendo em conta tudo o que se tem visto com o Salah, a tendência para mim é de manter a bitola e tornar-se no jogador africano com mais prémios (atenção que com isso não quero dizer que o considere o melhor africano de sempre). Ou seja por isso é que reforcei a questão das lesões, acho que só isso será capaz de o afastar desse patamar.

            Já agora, pessoalmente não creio que o Mané alguma vez consiga ser melhor ou sequer chegar ao mesmo nível do Salah, apesar de ser de facto outro grande jogador.

      • Kacal
        Posted Janeiro 8, 2019 at 11:38 pm

        Bio, o Kostadinov já se antecipou e explicou por mim, mas é a minha opinião, eu acredito nisso e acho que provavelmente irá acontecer, não posso contra argumentar muito, apenas podemos esperar e ver o que acontece no futuro e se irá confirmar-se ou não. Obviamente o Liverpool pode quebrar, claro que sim, mas eu também disse “acredito que o Liverpool será campeão”, logo é uma crença minha, a ver vamos.

        • Bio
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:55 pm

          Pronto, eu entendo. Só acho que se estão a deixar entusiasmar um bocadinho. O futebol é muito imprevisível (e ainda bem).
          Podemos todos concordar que Salah é um óptimo jogador!

          Cumprimentos ao dois.

          • Kostadinov
            Posted Janeiro 9, 2019 at 12:55 am

            Isso sem dúvida, estaremos os três de acordo, nós e todos os outros adeptos do futebol. É um prazer ver o Salah jogar quando está em forma, o que tem sido recorrente ao longo dos últimos tempos.

            Cumprimentos.

          • Kacal
            Posted Janeiro 9, 2019 at 1:46 pm

            Claro, tudo que estamos aqui a prever pode não se realizar mas daí ser uma previsão, não uma certeza. Percebo o teu ponto. Mas nisso estamos os três de acordo como disse o Kostadinov, o Salah é craque e em forma é muito entusiasmante vê-lo jogar.

            Cumprimentos

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:05 pm

    Para um melhor de sempre até haveriam dois grandes nomes, mas nasceram na Moçambique portuguesa, ou na França, filho de argelinos, logo não contam para a lista: Eusébio da Silva Ferreira e Zinedine Zidane. É bom não esquecer estes nomes africanos.
    Imaginem o que seria África poder ter contado, nas suas selecções com estes talentos e muitos dos que se naturalizam. O caso de Zizou é um pouco diferente de Eusébio, porque nasceu em França, mas dou-me por vezes a pensar como já estaria o futebol africano se pudesse contar com os que produz e não só com os que representam os seus países.
    É por isso que sou contra a compra de jogadores para as selecções. É uma forma de prejudicar os países pobres que os produzem e depois ficam a ver navios.
    Eusébio só poderia ter jogado por Portugal, porque na altura Moçambique era uma colónia. Zizou, apesar de poder optar pela Argélia, pareceu-me sempre que se sentiu francês de facto e aí entendo que tenha optado pela França.
    Faz-me sim é impressão casos de mercenários que andam sempre a vender-se às selecções, a exigir mordomias a países pobres para jogarem nessas equipas e ainda têm a lata de vir beijar o emblema e fingir amor eterno.
    Acho que Weah ainda continua a ser (dos possíveis elegíveis) o melhor.

    • Kafka
      Posted Janeiro 8, 2019 at 10:12 pm

      Joga Bonito

      Concordo que Zidane não pode entrar para esta lista porque é 100% Europeu, nascido em Marselha e criado toda a vida em Marselha, portanto está fora de questão

      Já Eusébio não acho tão linear assim, Moçambique pertencia a Portugal é um facto, mas Moçambique não deixava de pertencer ao continente africano por isso

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 8, 2019 at 10:40 pm

        Mas se Zizou tem optado pela Argélia, mesmo que não ganhasse o Mundial e só ganhasse umas CAN, seria ele e o Eusébio os dois no pódio, sem dúvida sequer. Em 3º ficava o Weah.
        A questão dos jogadores do tempo colonial complicar-se-ia porque haveria europeus, como o caso do Peyroteo por exemplo, ou os franceses nascidos na Argélia, que representariam as equipas europeias por opção. Se assumirmos que Eusébio representaria Moçambique, os europeus nascidos em África poderiam também optar pelas equipas europeias, por se sentirem mais próximos da Europa. Isto mexe um pouco com a questão da identidade e em saber o que cada jogador optaria por fazer.

        • Kafka
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:08 pm

          Joga Bonito

          Mas eu não estou a falar de representar ou não seleção X… Eusébio nasceu em Moçambique que pertencia a Portugal, mas ao mesmo tempo Moçambique pertencia ao Continente Africano, logo independentemente da seleção que jogou, o Eusébio é um cidadão africano

          Quanto ao Zidane é um cidadão francês, nascido e criado em França, para mim a questão do Zidane nem se põe

          Da mesma forma que o Pepe apesar de ter optado por Portugal não deixa de ser um cidadão nascido e criado na América do Sul

          • AlexanderSearch
            Posted Janeiro 9, 2019 at 9:26 am

            Acho que há que “respeitar” a decisão dos jogadores. Zizou escolheu a França tendo podido optar pela Argélia? tem de ser considerado plenamente francês. A identidade também passa muito por aquilo com que uma pessoa se identifica.
            Quanto à questão do Joga_Bonito, embora concorde que o continente Africano poderia estar num patamar mais evoluído, se todos os jogadores afro-descendentes optassem pelo seu pais de origem, há que ter em conta que muitos deles chegam a esse patamar por terem oportunidade de crescer e se desenvolver (mesmo enquanto jovens) nas formações da Europa. Olha o caso de todos os jogadores com origem nos PALOP que representam Portugal. Com toda a consideração e respeito, mas seria justo afirmar que Manuel Fernandes, Gelson Martins ou Ricardo Pereira teriam alcançado o nível que alcançaram se tivessem sido desenvolvidos em Cabo-Verde (só para citar um caso de cada um dos grandes e de um único pais Africano)?
            É justo que Portugal colha os frutos do trabalho dos seus clubes.

            Quanto à questão dos membros das ex colónias é mais sensível, visto que não havia opção de escolha. Por exemplo Eusébio se não tivesse o potêncial desportivo que apresentou, teria sido sempre tratado como um português de segunda infelizmente.
            Se os países fossem independentes à data pelo que teriam optado nomes como Just Fontaine ou Peyroteo?

  • Kafka
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:07 pm

    Eusébio é Português, Moçambique pertencia a Portugal quando ele nasceu, mas Moçambique mesmo pertencendo a Portugal não deixava de pertencer ao continente africano por isso, portanto Eusébio também tem de entrar nesta equação

    • Trofa United
      Posted Janeiro 8, 2019 at 10:43 pm

      Estás mesmo a falar a sério?

      • Kafka
        Posted Janeiro 8, 2019 at 11:04 pm

        Disse alguma mentira no meu comentário?

        Moçambique pertencia a Portugal l: Check

        Moçambique pertencia ao Continente Africano: Check

        Alguma destas 2 frases é mentira?

        • Bio
          Posted Janeiro 8, 2019 at 11:46 pm

          O Cristiano Ronaldo nasceu na Madeira, que geograficamente está mais perto do continente Africano do que da Europa. Se tiverem a independência ainda vais ter de admitir que o CR foi o melhor Africano de todos os tempos. É melhor desistires dessa teoria…

          • Joga_Bonito
            Posted Janeiro 9, 2019 at 12:41 am

            A Madeira nunca será independente. E mesmo que fosse, CR nunca destronaria Eusébio ou Zidane.

            • Pipo
              Posted Janeiro 9, 2019 at 9:25 am

              Joga_Bonito, por muito que te custe acreditar, o Ronaldo já ultrapassou, largamente, o Eusébio. Os unicos jogadores a quem se pode comparar CR7 são Messi, Maradona, Pele e o Fenomeno.

          • Kafka
            Posted Janeiro 9, 2019 at 1:04 am

            A Madeira é considerada unanimemente como pertencente ao Continente Europeu

            Depois, onde é que é uma teoria minha eu dizer que Moçambique pertence ao continente africano? É mentira o que eu disse?

        • Trofa United
          Posted Janeiro 9, 2019 at 11:40 am

          Portugal pertence a Europa. Entao tu irias considerar o Eusebio para os melhores de sempre para o continente Africano e nunca para o Europeu. É isso?

  • Tomas
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:07 pm

    Tem uma época a nível estratosférico o ano passado, duas boas épocas na Roma, e esta, se mantiver o nível e principalmente ganhar o campeonato, será uma muito boa época. Acho que ainda precisa de algo mais, especialmente a nível colectivo não ganhou nada relevante, para ser dos melhores de sempre.
    PS: nunca vi Abedi Pele e Weah a jogar.

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:33 pm

    Se estivermos a falar do melhor jogador nascido geograficamente no continente Africano, então o melhor de todos os tempos de forma disparada em relação aos outros todos sabemos quem é, e este jogou pela selecção das Quinas, aí nem há discussão tal a diferença.

    Se estivermos a falar de jogadores que representarem selecções africanas aí a discussão torna-se extremamente equilibrada.

    Eto’o e Drogba têm os melhores currículos mas no contexto das grandes equipas onde passaram os seus melhores anos tiveram sempre um papel não diria secundário mas não eram a principal estrela da equipa, Eto’o teve Ronaldinho e depois Messi, Drogba teve Lampard,sendo que também por outro lado assumiu-se à sua imagem como o destaque daquela campanha de 2012,especialmente,nos momentos decisivos que deu a vitória na Champions, faltou-lhe talvez aquela CAN que tanto procurou e acabou sempre por lhe fugir das maneiras mais dramáticas.

    Abedi Pelé era talvez o melhor jogador da campanha vitória da Champions do Marselha em 1993 que retroativamente acabou por ficar manchada e Weah que ganhou o prémio de melhor jogador do mundo naqueles anos 90 onde reinava o equilíbrio era os vencedores(pelo menos até Zidane e Ronaldo aparecerem), faltou-lhe também talvez mais troféus,sendo que ele meteu-se no Milan,tirando a primeira época,na pior altura quando o PSG começou a acumular finais europeias via Taça das Taças. Outro facto que pesa um pouco é que nenhum destes dois jogou alguma vez um Mundial.

    Salah por ser a principal figura deste Liverpool reerguido sobre o comando Kloop e de um Egipto que tipicamente é uma das selecções mais fortes em África especialmente na CAN, além de ele ter sido decisivo no regresso do Egipto aos Mundais, começa a construir uma boa lista de argumentos.

  • Azor
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:34 pm

    A posição de guarda redes não é o forte dos africanos, como se comprova ano após ano.

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 8, 2019 at 10:45 pm

    E convém não esquecer Madjer nesta discussão

  • masterDC
    Posted Janeiro 8, 2019 at 11:18 pm

    O Salah é um justo vencedor e provavelmente será também o vencedor no próximo ano. Como só tem 26 anos é bem capaz de bater ou quem sabe ultrapassar os 4 troféus de Yaya e Eto’o.

    O Eto’o é um dos meus avançados preferidos, dos que mais gostei de ver e para mim o melhor jogador africanos de todos os tempos, embora não tenha visto jogar Weah e Abedi Pelé, só inclui aqueles que vi jogar.

    • Bio
      Posted Janeiro 8, 2019 at 11:47 pm

      Olha outro vidente…

      • masterDC
        Posted Janeiro 9, 2019 at 1:23 am

        Vidente? Eu não afirmei a 100% eu disse provavelmente, é uma opinião minha, sim até pode não acontecer mas estando ele no Liverpool a lutar pelo campeonato e quem sabe onde pode chegar na Champions, estando a jogar bem porque não será ele um dos grandes candidatos a ganhar de novo? Eu sei que falta ainda muito tempo mas foi só um comentário de uma possível conquista no futuro.

Deixa um comentário