Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o lado direito da defesa dos dragões:
João Pinto – 1980/81 até 1996/97 – 587 jogos (20 golos)
Paulo Ferreira – 2002/03 até 2003/04 – 99 jogos (0 golos)
Bosingwa – 2003/04 até 2007/08 – 152 jogos (3 golos)
Danilo – 2011/12 até 2014/15 – 141 jogos (13 golos)
Ricardo Pereira – 2013/14, 2014/15 e 2017/18 – 77 jogos (4 golos)
Secretário – 1993/94 até 1995/96 e 1997/98 até 2003/04 – 309 jogos (10 golos)


38 Comentários
sedas
Não sou portista mas quem viu jogar o João Pinto não tem dúvidas nesta.. Era o patrão do Porto e valia por meia-equipa. Nunca um lateral-direito teve tanto impacto num clube em Portugal. Por algum motivo durante anos, mesmo depois do João Pinto acabar a carreira, o capitão do Porto ficava com o número 2
BioSpot
Bosingwa, dos nomeados o melhor a nível individual.
João Pinto, pela mística e lealdade.
Rev7
De longe João Pinto… O melhor lateral do Porto? João Pinto. Mas isso nem se discute. O tipo até lesionado jogava. Não era de uma qualidade por aí além, mas compensava bem isso. Já não existe tipos assim.
PS: O Paulo Ferreira era bastante fraco. Era um lateral certinho, tipo Cédric. Mourinho tirou o melhor dele e até parecia mais do que na realidade era, mas no Chelsea foi a cair e na selecção o Miguel tirou-lhe o lugar, sendo o único campeão europeu que perde o lugar na selecção durante o Euro 2004.
Francisco Ramos
Caro Rev7, relativamente ao primeiro jogo para o onze da final, houve várias alterações. Sendo o único campeão euopeu a perder o lugar é verdade mas tem a ver com a dinâmica que Scolari pretendia para a posição, visto que a Grécia tinha uma táctica bastante defensiva. Tivesse visto isso também para outras posições do campo e hoje não estaríamos a lamentar essa final perdida. Mas tal como ele perdeu, houve outros campeões europeus a ganhar o lugar como Nuno Valente, Ricardo Carvalho ou Deco.
Sobre ser bastante fraco, teve mais de 200 jogos pelo Chelsea, pelo que eu não concordo. Não era era aquele lateral exuberante, mas antes um defesa direito competente, bem mais que Cédric. O problema, felizmente, é termos grandes laterais em Portugal para fazer comparações.
Sobre João Pinto são opiniões.
Saudações desPortistas.
Antonio Clismo
E bem que podiam ter aproveitado melhor o Diogo Dalot e o Tomás Esteves. Não lhe reconhecendo o valor atempadamente fez com que as suas clausulas de rescisão ficassem facilmente ao alcance. O Tomás ainda não saiu mas com a cláusula de 10 milhões de euros é já um dado adquirido que irá sair a curto-prazo, como se tem falado para o Borussia de Dortmund.
Resta ao Porto tentar não cometer os mesmos erros com o Rodrigo Pinheiro que é o miúdo que se segue e está a mostrar valor para patamares superiores.
Turiacus
Geralmente há sempre um jogador que não vi jogar, neste caso é o João Pinto.
Estava bastante indeciso entre o Bosingwa e o Paulo Ferreira mas acabei por escolher o 1º. Foi dos meus laterais favoritos do Porto e era uma autêntica locomotiva naquele corredor direito e sempre a um nível elevado!
Miguel Lopes
João Pinto era a mística do Porto. As celebres frases dele diziam tudo sobre ele:
– Comigo, ou sem-migo, o Porto vai ser campeão!
– O meu coração só tem uma cor: azul e branco.
Que não era letrado, mas que em campo morria e renascia 2 vezes. Não era um portento de técnica, mas quando um jogador joga aí umas 70 vezes por Portugal e faz quase 600 jogos pelo Porto, capitão do Porto, não há mais nada a dizer.
Eu como simpatizante de uma equipa adversária só tenho que prestar a minha admiração.
Joga_Bonito
Acho que foi dele também esta, após o Porto ganhar um jogo quando estava muito mal na classificação: estávamos à beira de um precipício, hoje demos um passo em frente!
The Mo
– Chutei com o pé que estava mais a mão
– Prognósticos só no final do encontro
Givanildo Vieira de Sousa
A 100% Bosingwa. Pela história João Pinto. Pelo nome Danilo.
Voto Bosingwa.
Francisco Ramos
Olhando para a sua passagem apenas para o clube, Danilo. Tal como o meu voto foi para Alex Sandro do outro lado do campo, aqui o gosto é exactamente o mesmo.
Quer defensivamente, quer ofensivamente, foi dos mais completos que passou pelo clube ultimamente. Muito competente defensivamente na sua parte final da passagem pelo clube, o ser médio de formação ajudava que se envolvesse facilmente no processo ofensivo, seja na largura, seja no jogo interior. Bosingwa foi um exemplo praticamente igual mas os seus números mais fracos fez com o voto fosse decidido em detalhes.
João Pinto foi um ícone do clube, o camisola 2, um eterno capitão, mas jogou numa altura que nesta posição era preferido um defesa e não um lateral pelo que não sobressaiu da mesma forma. E em termos de qualidade, sofre do mesmo mal de Secretário, tiveram foi conjunturas completamente diferentes das actuais.
Paulo Ferreira era super competente em todas as fases do jogo mas muito discreto pelo que não sobressaí comparativamente aos outros. Tirando os seus cruzamentos, ofensivamente não acrescentava muito e teve a sorte de pertencer à equipa de 2003 e 2004, que valia como um todo. Ricardo Pereira está um senhor jogador mas no Porto não teve fases iguais aos dois primeiros pelo que não o posso considerar para a votação final.
De salientar a qualidade que tivemos na posição e hoje temos que jogar com um jogador adaptado.
Miguel Lopes
O João Pinto não era assim tão defensivo, descia bastante e ainda marcou alguns golos pelo Porto. Ainda me lembro de ouvir na rádio, porque esse jogo não deu na TV, o primeiro jogo dele na selecção em Belém contra a Alemanha e Portugal com alguns jogadores que não iam à selecção e ganhámos 1-0 à Alemanha. E segundo os relatadores, ele esteve fantástico.
Francisco Ramos
Miguel, não era uma crítica negativa ao jogador.
Naquela altura, os treinadores pediam a um jogador que estivesse nesta posição que fosse defesa e não lateral. Isso obriga a que ele não tenha tanta visibilidade porque em 2/3 do jogo apenas está envolvido no processo defensivo, tanto é que o seu rácio dá 1 golo por cada 30 jogos, ou seja, 1 golo por campeonato. Obviamente, todos os jogadores de clube grande, fazem grandes jogos mas consegui-lo de uma forma consistente torna que não olhemos para o Secretário, por exemplo, com a mesma forma.
Na minha concepção actual de jogo, prefiro alguém que tenha uma participação maior quer no processo ofensivo, quer no defensivo. Isto faz que apesar de ter gostado de João Pinto (como símbolo, como mística, com raça, querer e vontade de vencer), tenha preferido Danilo ou Bosingwa para o meu gosto. E apenas me lembro de futebol a partir de 93, pelo que apenas apanhei já a sua fase final de carreira, o que também pode influenciar o meu voto para outros jogadores.
Por exemplo, se perguntarmos à maioria das pessoas, qual o melhor defesa que viram jogar, os mais novos apontaram sempre para Daniel Alves ou Maicon, exactamente por além dos processos defensivos, conseguirem executar com grande mestria o que lhes é pedido ofensivamente. Pessoas mais velhas, já poderão incluir Cafu, Zanetti, entre outros.
Saudações desPortistas.
ALmeida694
João Pinto….
O lider de uma equipa… que quis “acabar” com a gloria encarnada… a todo.o.custo… e durante muitos.anos levou a agua ao.moinho.
Knox_oTal
Dos que vi os meus preferidos são Paulo Ferreira e Bosingwa, tinham estilos diferentes mas igualmente competentes (o Paulo mais consistente, o Zé mais exuberante)! João Pinto, embora não tenha visto é um nome incontornável na Invicta, quando se pensa na tal mística azul e branca, pensasse nele.
Artur Trindade
Seria pornográfico não colocar João Pinto em primeiro, para além de ser o principal símbolo vivo do Porto, era um lateral de eleição, moderno por fazer o corredor. Em suma um rolo compressor na faixa direita.
Por estar a encarar estas eleições do ponto de vista da qualidade intrínseca do jogador, independentemente da longevidade, seria ingrato não considerar um empate para o Bosingwa, que tinha condições físicas e técnicas ímpares, trinco de origem formado no Bessa, adaptou-se como uma luva ao corredor.
O Ricardo Pereira ao dia de hoje nada perde para os anteriores, mas no FCP não tem histórico nesta posição.
Joga_Bonito
João Pinto
Bosingwa
Paulo Ferreira
SCP1906
João Pinto é provavelmente o melhor deles todos mas não o vi jogar por isso voto Bosingwa. Continuo curioso sobre porquê 28 anos? Uma votação só contando o século XXI seria provavelmente melhor na medida em que mais gente teria visto jogar todos os concorrentes.
masterDC
Votei no João Pinto. Apesar de não o ter visto jogar, é um símbolo do Porto, foi bastante importante, ganhou bastantes títulos e era capitão. Segui o mesmo raciocínio para o Veloso ao ter votado nele como melhor lateral direito do Benfica.
Dos que vi jogar no Porto o que mais gostei foi do Bosingwa.
Valderrama
Melhor jogador Ricardo, mais desequilibrador Bosingwa, melhor carreira no Porto João Pinto muito destacado
Fantantonio
Bosingwa é o melhor destes. Paulo Ferreira só se for pelo palmarés e por ter sido um dos melhores negócios que o Porto alguma vez fez.
Fields
Este resultado só se explica pelo facto de a maior parte das pessoas ser jovem demais para ter visto o João Pinto jogar.
RicardoFaria
Apenas não vi João Pinto e dos que vi escolhi Bosingwa porque era uma autêntica locomotiva naquela lateral direita nos tempos do professor Jesualdo Ferreira tendo também sido bastante utilizado pelo Mourinho no ano em que vencemos a Champions.
Paulo Ferreira também era bastante bom assim como Danilo e Ricardo Pereira.
Saudações DesPortistas!!
Explorador do Submundo
Abominação o João Pinto não estar na frente com 100 % dos votos.
Em termos simbólicos Um dos maiores, senão o maior simbolo da história do clube e maior capitão da sua história.
Em termos qualitativos, melhor lateral da história não do Porto nem de Portugal, do futebol Português no seu todo. Mas muito fácil. Veio um lateral da selecção Brasileira de 82 que passou a sua curta carreira no Porto no banco por alguma razão o foi. Bobby Robson que esteve envolvido no momento mais dourado da história do futebol inglês em termos de clubes e regozijava-se a ver o João Pinto a fazer aquele flanco direito, e isto já era um João Pinto pertinho do seu final de carreira. Reconhecido pelo próprio Pinto da Costa como maior atleta da história do clube.
The Mo
João Broas Pinto todos os dias.
Kacal
Votei no Bosingwa. Como portista tenho votado naqueles que têm qualidade, mas também mais empatia criei e como não vi João Pinto jogar, deixo de fora. Tivesse mais cabecinha o Bosingwa e podia ter sido de topo, esteve lá perto, mas tanto no Porto como no Chelsea (numa fase inicial) teve uma excelente evolução e exibiu um nível alto. Como esquecer aquelas arrancadas em que mandava a bola por um lado para a frente e corria pelo outro e passava sempre, que potência. Além de ter jogado num tempo que nós estávamos a ter hegemonia. Acho que o Ricardo Pereira vai ter a melhor carreira e irá tornar-se o melhor de todos, Danilo desiludiu-me após sair de cá embora já preferisse o Alex Sandro, por exemplo. Mas olhando ao momento, fui pelo Bosingwa.
PaxBritannica
Kacal, antes de mais tenho de lhe dar os parabéns pela constante participação que tem aqui no blog. É dos comentadores mais isentos e respeitadores que temos, para além de ter sempre opiniões bem formadas.
Concordo que Bosingwa foi fantástico nos seus anos no Porto, no entanto, João Pinto também coincidiu com domínio hegemónico do FCP internamente (9 campeonatos, 8 Supertaças e 4 Taças de Portugal em 16 anos) mas também foi fundamental no (provavelmente) momento mais alto da história do clube, ou seja na final da UCL de 1987, onde foi capitão. Para mim, João Pinto.
Kacal
Desde já agradeço imenso os parabéns PaxBritannica e as palavras, fico muito contente e lisonjeado em saber disso, é sempre positivo receber elogios e deixa-nos mais motivados, fica a promessa de que continuarei assim a dar o meu melhor.
Sobre o resto, admito que sim mas como disse no meu comentário, não vi o João Pinto jogar e tenho tido como critério escolher apenas dentro daqueles que vi jogar porque tenho escolhido, no caso do Porto sendo o meu clube, com base no meu gosto pessoal também portanto conta muito a empatia que tenho pelo jogador e como não vi João Pinto jogar, não posso opinar sobre a sua qualidade nem tenho tanta empatia como tenho por jogadores que vi, dentro dos outros escolhi Bosingwa.
PaxBritannica
Na minha opinião Ricardo Pereira e Paulo Ferreira não podem ser considerados melhores dos últimos 28 anos… por um lado Ricardo Pereira praticamente apenas teve uma época de bom nível, ou seja, precisava de ter mais épocas desse nível no clube para poder estar na luta, e por outro lado Paulo Ferreira individualmente até é dos piores que estão nesta lista, apesar de ter coincidido com 2 dos melhores anos da história do FCP.
O meu voto vai para João Pinto. Foi de longe o que jogou mais jogos pelo clube, venceu praticamente tudo (inclusive capitão na conquista da UCL de 1987) e demonstrou ser o mais importante jogador para o clube desta lista. Os restantes jogadores, tiveram muito menos tempo no clube, e não tiveram as mesmas conquistas que João Pinto teve.
Joao Correia
Concordo a 100%. João Pinto foi o lateral mais importante da história do clube, não apenas pela qualidade, mas também pela longevidade, conquistas e ligação emocional ao clube.
E o que temos
Bosingwa
Filipe Ribeiro
João Pinto disparado.
Rabensandratana
João Pinto, raça, amor ao clube como ninguém e um verdadeiro líder, por vezes estava lesionado e continuava a dar o máximo mesmo a sofrer.
Infelizmente este tipo de jogadores já não se veem actualmente mas eu pagaria para ver alguém que tivesse metade da raça e determinação deste grande Capitão.
AndreChaves9
PF a frente não faz sentido nenhum
Tiago Silva
Não vi o João Pinto jogar, mas escolho o Danilo, fez com o Alex Sandro uma das melhores duplas de laterais da Europa. Mas é muito equilibrado poderia muito bem ser o Paulo Ferreira ou o Bosingwa. O Ricardo Pereira também brilhou, mas o seu melhor momento não foi no Porto.
Estigarribia
Apesar do Paulo Ferreira e do Bosingwa terem sido jogadores muito importantes em diferentes períodos do FC Porto (PF foi campeão europeu com Mourinho e Bosingwa foi dono e senhor da lateral-direita nos tempos do Professor Jesualdo Ferreira), o meu voto vai para Danilo que, para mim, foi o melhor lateral-direito no FC Porto nos tempos de Vítor Pereira e de Paulo Fonseca.
Ainda assim não ficaria admirado se houvesse uma remontada e o João Pinto ultrapassasse o Bosingwa e o Paulo Ferreira, tendo em conta que o antigo capitão é uma das grandes figuras míticas do emblema do Dragão.
Saudações Leoninas
P.S.: Secretário nesta votação só pode ser uma brincadeira. O tipo não jogava grande coisa e nem sabe como conseguiu chegar ao Real Madrid.
Chico
Bosingwa. Teve um impacto brutal no Porto enquanto lá esteve, era muito bom e completo. Na fase inicial no Chelsea, também jogava bem, mas depois caiu muito abruptamente. O Ricardo só esteve uma época no Porto, mas acredito que será aquele com a melhor carreira. O Danilo irá ganhar provavelmente, mas sempre achei ter mais imprensa que outra coisa. Ia-se destacando pelo aspeto físico, mas tinha grandes fragilidades técnicas, o que o limitaram imenso quando passou ao outro nível. Desde então, foi sempre flop por onde passou. Paulo Ferreira era razoável, mas não era nada de especial: uma versão melhorada do André Almeida. O Secretário era fraco do que me lembro, mas só acompanhei o fim. O outro não me recordo.
André Dias
Não me lembro de João Pinto e como não sou portista também nunca procurei saber mais sobre ele. Que me desculpe quem achar que deveria ser ele a ganhar esta votação.
O meu voto foi para Bosingwa. Em termos de qualidade individual acho-o superior a todos os outros nomeados. E também acho que foi quem esteve melhor ao serviço do FCP, mesmo não tendo o palmarés do Paulo Ferreira ou do Secretário que são laterais que nunca apreciei.