Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor médio defensivo do Benfica nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de médio defensivo:

Paulo Sousa – 1987/88 até 1992/93 – 112 jogos (2 golos)
Petit – 2002/03 até 2007/08 – 212 jogos (14 golos)
Javi Garcia – 2009/10 até 2012/13 – 132 jogos (14 golos)
Katsouranis – 2006/07 até 2008/09 – 122 jogos (15 golos)
Matic – 2011/12 até 2013/14 – 99 jogos (9 golos)
Fejsa – 2013/14 até 2019/20 – 169 jogos (2 golos)

91 Comentários

  • Vegeta
    Posted Abril 12, 2020 at 1:57 pm

    Matic

  • fora da norma
    Posted Abril 12, 2020 at 2:56 am

    O melhor é Matic. O benfica não é um conjunto de 11 jogadores. O benfica é um organismo que se renova e se desenvolve dia a dia ao longo de décadas. Para isso precisa da correcta actuação de todos, se alguém falha está a estragar o que ocorreu algumas dezenas de anos antes ou ocorrerá dezenas de anos depois. Algumas falhas são imperdoáveis não é Paulo Sousa? Não se deve associar este jogador à prestação desse organismo “benfica” (ele tb fez o favor de nunca aparecer). O P sousa era ainda muito novo quando saiu e não era metade daquilo que se tornou, tinha um grande defeito que era passar a bola em top spin o que dificultava o trabalho do avançado (que saudade dos passes em colher do Rui Costa com este qualquer cepo conseguia recepcionar a bola)

  • Xyeh
    Posted Abril 12, 2020 at 1:59 am

    O Paulo Sousa é detestado pelos benfiquistas mas eu como portista dou-lhe valor, o homem era incrível, quem teve o prazer de o ver jogar especialmente no Dortmund e Juventus sabe que ele era espectacular.

  • Daniel Goncalves
    Posted Abril 12, 2020 at 1:15 am

    Katsouranis por aquela obra de arte de auto golo frente ao Sporting

  • Chico
    Posted Abril 11, 2020 at 9:35 pm

    Uma vez que não há limite de candidatos, acho que tinha ficado bem uma referência a Samaris e Tahar. Eram bons jogadores e estiveram muito tempo no clube, mesmo nem sempre sendo titulares.

    • Aurinegro
      Posted Abril 11, 2020 at 9:52 pm

      Uma duvida: o Tahar não jogou maioritariamente a lateral direito? No meio não eram Kandaurov, Calado, Luis Carlos, …

      Pergunto porque não me lembro bem dessa altura mas sempre foi a ideia que tinha.

    • VM
      Posted Abril 11, 2020 at 9:43 pm

      O Tahar era mediano. Para isso tínhamos metido o Kulkov ou Paulo Bento, mas tentámos nomear apenas seis jogadores por posição.

  • Baia_99
    Posted Abril 11, 2020 at 8:52 pm

    Na ausência de Binya, voto Matic

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 11, 2020 at 7:40 pm

    Esta aqui é difícil em função da tremenda qualidade e da importância dos mesmos na equipa durante várias épocas.

    Além do mais gostei de todos.

    O melhor terei que dizer Paulo Sousa por ser o mais completo de todos.

    Aquilo que Paulo Sousa fazia na posição 6 na década de 80/90 é aquilo que se pede a um jogador da posição 6 agora.

    Tacticamente era notável, não era muito rápido mas tinha uma compreensão do jogo muito acima dos restantes e uma qualidade de passe brutal.

    Mas Matic teve uma passagem extraordinária e mesmo Petit foi daqueles jogadores que qualquer benfiquista gostava, o verdadeiro pitbull.

    Mas as outras opções foram também muito importantes na equipa.

    Fejsa, Javi Garcia e Katsouranis como 6 clássicos muito fortes no plano defensivo e no jogo aéreo.

    Na falta da formiguinha Jonas Thern, o meu voto (apesar de impopular) vai para Paulo Sousa com Matic e Petit a fazer a guarda de honra.

  • Daervar
    Posted Abril 11, 2020 at 7:25 pm

    Votei Paulo Sousa mas é óbvio que Matic irá ganhar por larga margem. No entanto todos foram extraordinários.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 11, 2020 at 7:14 pm

    Menção para Jorge Jesus que coloca neste ranking três criações suas

  • deus_Ex_machina
    Posted Abril 11, 2020 at 6:26 pm

    Em termos de valor terá de ser Paulo Sousa, embora depois daquilo que fez praticamente ninguém votará nele. Talvez Matic ganhe, em termos de qualidade é o que mais se assemelha.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 11, 2020 at 5:45 pm

    Vontade de rir das pessoas que dizem Matic por larga distância.

    Paulo Sousa foi só titularissimo no campeão europeu Dortmund e na campeã europeia Juventus.

    Meu voto vai para o português, e sim, sou benfiquista. Mas podia ir também para Matic, os dois são grandes jogadores.

    Uma menção honrosa para Fejsa e Katsoutanis.

    • Aurinegro
      Posted Abril 11, 2020 at 7:53 pm

      Deixa lá, também nos rimos de ti quando dissestes que o Preudhomme era de caras o melhor de sempre. O Manuel Bento até deu voltas.

      Que vontade de andar sempre a criticar a opinião dos outros.

      É assim tão dificil de aceitar que destes 28 anos, os ultimos 10 foram os melhores do Benfica em termos de titulos?

      • Marcio Ricardo
        Posted Abril 11, 2020 at 8:33 pm

        Estamos a discutir os melhores jogadores, não os melhores Benfica.

        Se te ris de eu afirmar que Preudhomme é melhor que Bento, isso só mostra a tua ignorância.

        • Aurinegro
          Posted Abril 11, 2020 at 9:17 pm

          Oi? Como é que é?

          Então não estamos a escolher o melhor XI do Benfica dos ultimos 28 anos (e no caso do GR disseste que era de caras o melhor de sempre)? Devias reler o que diz a primeira frase. Mas não saberes ler só demonstra a tua ignorância.

          • Marcio Ricardo
            Posted Abril 11, 2020 at 9:52 pm

            Tu é que confundes tudo.

            E ainda por cima és teimoso. Bento nem sequer é o melhor guarda-redes português de todos os tempos, coisa que Preudhomme seria, se fosse português.

            Ganha vergonha na cara e assume o erro. O que estás a fazer é a mesma coisa que se eu agora dissesse que Jonas foi melhor que Eusébio….

            O Bento é grande no país, onde disputa com os melhores guarda-redes de sempre de Portugal, com Baía e Damas. O Preudhomme é grande no mundo, onde disputa com os melhores goleiros de sempre, com Yashin, Zoff, Van der Sar, Schmeichel, Buffon, Casillas, etc…

            Leste bem agora, ou preciso desenhar ?

            E Paulo Sousa foi o melhor português na sua posição nos últimos 30 anos. E jogou no Benfica mais ou menos o dobro do tempo do Matic. E já era grande jogador . Ganhou mais e tem uma carreira melhor que a do Matic. Mais alguma dúvida ????

            • Aurinegro
              Posted Abril 11, 2020 at 10:33 pm

              E como é que aquilo que eu estou a dizer se compara com o Jonas e o Eusebio? O que tu dizes não faz qualquer sentido. Numa votação sobre o XI do Benfica, dizes que não é isso que se discute. Tens limitações e nem me vou dar ao trabalho de alimentar mais o troll.

              • Marcio Ricardo
                Posted Abril 11, 2020 at 10:57 pm

                És teimoso já te disse.

                Falaste claramente que o Bento era melhor que o Preudhomme e agora não dás o braço a torcer.. Sabes que estás errado, mas não admites. O Preudhomme não jogou só um ou dois anos no Benfica. Não tens humildade….

                • Aurinegro
                  Posted Abril 12, 2020 at 12:25 am

                  Estou errado e a UEFA tambem. Mas tu é que estas certo.

                  • Marcio Ricardo
                    Posted Abril 12, 2020 at 12:22 pm

                    Onde é que a UEFA diz que Bento foi melhor que Preudhomme ?

                    Preudhomme foi melhor do mundo em 1994. Alguma vez Bento conseguiu um feito desses ?

                    Se Bento é o melhor de sempre de Portugal ( o que é discutível ) , Preudhomme é a par de Pfaff o melhor de sempre da Bélgica. Só te enterrado cada vez mais.

                    Basta procurar em várias publicações por essa internet fora, nacionais e internacionais e ver quem são os melhores goleiros de sempre. Depois diz a malta quem são os nomes que lá aparecem e porquê..

                    • Aurinegro
                      Posted Abril 12, 2020 at 1:57 pm

                      Goleiro? Ja percebi porque não entendes bem o português.

                      Tu é que tens de te lembra do que escreveste acima. “Nem sequer o melhor português de sempre foi”. Onde é que eu disse que a UEFA disse que ele era melhor que Preudhomme? Podes mostrar-me? Eu disse que a UEFA o elegeu como melhor português de sempre, ao contrário de ti que disseste que “nem o melhor português de sempre é”.

                      Mas pronto, já percebi que lingua portuguesa não é contigo e nem ler o que escreves consegues. Oh goleiro.

                    • Marcio Ricardo
                      Posted Abril 12, 2020 at 11:31 pm

                      Qual é o problema de goleiro ? Esta discussão começou porque afirmaste ¨Deixa lá, também nos rimos de ti quando disseste que o Preudhomme era de caras o melhor de sempre. O Manuel Bento até deu voltas.¨

                      Então qual é a dúvida ? Ainda dizes que não sei ler, mas pelos vistos tu nem sabes ler nem sabes o que escreves. O que não é de admirar, afinal és alguém que tem certezas sobre Preudhomme e Bento, mas mal te lembras de ver o Tahar, o Kandaurov e o Calado, isto é, não te lembras de os ver jogar, mas são da época do belga. E quando achas o Tahar um bom jogador, estás apresentado.

                      Quando não se tem argumentos ataca-se a pessoa, é só o que sabes fazer… Não respondes diretamente às perguntas, desvias a conversa para onde te convém, etc.. Enfim

                    • Aurinegro
                      Posted Abril 13, 2020 at 12:03 am

                      Ainda estás nisto?

                      Estás certo disse isso, mas onde é que lês aí que eu disse que o Bento era melhor que o Preudhomme? Ves como não sabes ler? Isto comecou por causa do “de caras” onde das como certo que qualquer pessoa escolhe o Preudhomme.

                      E onde é que eu disse que o Tahar era bom jogador? Eu disse “pensava que era lateral direito” e tu interpretas como eu a dizer que era bom jogador?

                      Tu não sabes mesmo ler. Estas apresentado.

                      Não consigo parar de rir por achares que eu disse que o Tahar era bom jogador. Nem sequer falei na qualidade dele. Tens de voltar à escola, claramente.

            • Aurinegro
              Posted Abril 11, 2020 at 10:15 pm

              Só para perceber: então o Ronaldo vai aparecer no melhor XI do Sporting, é isso?

              • Marcio Ricardo
                Posted Abril 11, 2020 at 10:55 pm

                Diz lá quantos extremos teve o Sporting melhor que ele nos últimos anos ?

                • Aurinegro
                  Posted Abril 12, 2020 at 12:26 am

                  Por esta resposta ve-se logo o nivel de inteligencia. Isto são votações pelo que eles fizeram nestes clubes e não pela carreira. E ainda dizes que o teimoso sou eu. Escolher o Ronaldo, que ridiculo.

                  • Marcio Ricardo
                    Posted Abril 12, 2020 at 12:26 pm

                    Tu foges às perguntas pahh. Dás voltas e mais voltas.

                    CR7 jogou pouco tempo no Sporting e rendeu uma transferência milionária para o MU. Diz lá, dessa época pra cá qual jogador na sua posição rendeu mais ?

                    Houve o Quaresma, que é do mesmo tempo, e mais ? A pergunta é simples, quem rendeu mais e porquê ? Consegues responder ou estás engasgado ?

                    • Aurinegro
                      Posted Abril 12, 2020 at 1:55 pm

                      Ja te expliquei que esta eleição é pelo que eles fizeram nestes clubes e não pela carreira. Mas eu é que sou teimoso.

            • Aurinegro
              Posted Abril 11, 2020 at 10:15 pm

              Eu é que confundo? Estas a fazer eleições pelas carreiras que tiveram e não pela carreira no Benfica. Clube sobre o qual é esta votação. Ganhou mais mas fora do clube. Sugiro reler de novo o post.

              E continuas a ter a TUA opinião como universal, visto que a UEFA o escolheu como o melhor GR português de sempre em 2005. Leste bem ou preciso de desenhar?

              • Marcio Ricardo
                Posted Abril 11, 2020 at 10:54 pm

                Se for apenas pela carreira no Benfica, então quem ganha está votação é o Fejsa… Matic teve apenas ano e meio de Benfica.

                Preudhomme teve vários anos de alto nível no Benfica. Não ganhou nada ? Pois não, mas isso não lhe retira o valor.

    • Chico
      Posted Abril 11, 2020 at 6:56 pm

      Nunca consideraria Paulo Sousa para melhor “o que quer que seja” do Benfica.

    • Bio
      Posted Abril 11, 2020 at 6:29 pm

      O Paulo Sousa jogou no Benfica há 27 anos. É normal que muita gente não o tenha visto jogar.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 11, 2020 at 6:48 pm

        Para mim não se trata disso. Trata-se de ele não ter atingido o mesmo nívl que o Matic no Benfica e para mim, um dos critérios é o que deu ao clube, ora se isso serve para contabilizar o rendimento, tem de servir para contabilizar um jogador que lesa gravemente o clube, reforça duplamente um rival (desportiva e financeiramente) tendo dado uma facada nas costas no pior momento do clube. O contributo para o clube não pode só ser avaliado pela positiva, tudo o que de mau se faz tem de ser contado também, se um Veloso deu títulos, rendimento e amor ao clube e isso deve contar para elegê-lo o melhor DD que vi no Maior, também alguém que lesa o clube duplamente e trai o clube, reforçando um rival tem de ser tido em conta.
        Esta eleição não é apenas para o mais talentoso, é para o melhor no clube e nisso têm que ser contados vários critérios.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Abril 11, 2020 at 11:24 pm

          Bem dito.

        • Marcio Ricardo
          Posted Abril 11, 2020 at 8:31 pm

          Eu entendo, e é precisamente por isso que depois vemos aberrações do tipo Luisão ganhar de Mozer e Ricardo Gomes.

          Eu entendo, mas não concordo.

          Paulo Sousa no Benfica já era um grande jogador. Não foi o seu auge, mas já era um grande jogador.

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 11, 2020 at 9:16 pm

            Uma coisa não tem que ver com a outra, eu não vou eleger Luisão acima de Mozer, aliás elegi Mozer o melhor por cima de Luisão, Mas para mim Paulo Sousa tem de ficar fora.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 11, 2020 at 5:41 pm

    Paulo Sousa foi mais efetivo que Matic.
    Jogou 3 épocas a titular no Benfica contra 1 e meia de Matic, pois na primeira época havia Javi e o sérvio era um interior suplente.
    Paulo Sousa foi o melhor português na sua posição dos últimos 30 anos, não fossem as lesões teria sido ainda melhor. Quando saiu para a grande Juve, apenas e Futre e Rui Barros tinham conseguido lá fora.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 11, 2020 at 11:27 pm

      Houve outros antes desses. Alves, Humberto Coelho, Jordão, Chalana, por exemplo.

      • Artur Trindade
        Posted Abril 12, 2020 at 10:21 pm

        Damas, Gomes etc.
        Estou a referir ao nível de uma Juve, Barça ou Real. Futebol francês ou equipas do meio da tabela para baixo em Espanha, não vale.

  • Turiacus
    Posted Abril 11, 2020 at 5:08 pm

    Não vi o Paulo Sousa jogar por isso vou ter em contas os restantes.
    Para mim esta é fácil: Matic!

  • Knox_oTal
    Posted Abril 11, 2020 at 4:41 pm

    Matic… era um dos melhores do Europa no Benfica, logo só isso merece reconhecimento. Mais, não vi muitos jogadores atingirem o seu rendimento a jogar no Benfica desde que vejo futebol! Paulo Sousa é uma referência do nosso futebol e um jogador de uma classe extra, mas não foi no Benfica que atingiu o seu auge e ainda por cima saí de uma forma pouco airosa vamos dizer assim.

    A fechar o top-3, Petit sem dúvida! O que não tinha em elegância ou técnica tinha em espírito de sacrifício, determinação e consistência! Um esteio naquele Benfica do Simão!!! Tenho até muitas dificuldades em perceber como preferem Javi Garcia ou Fejsa (gostos não se discutem, já diz o ditado), estes são bons jogadores mas nunca tiveram o nível de Petit, o Pitbull do Bessa!

    Saudações Desportivas

    • Chico
      Posted Abril 11, 2020 at 6:55 pm

      Concordo, o Petit foi durante muitos anos o segundo jogador mais importante do Benfica. Ficou com fama de jogador mediano, mas era um craque. Tinha muita raça, mas ia para além disso. Tinha qualidade técnica, circulava bem a bola e tinha um excelente remate de longa distância.

  • Estigarribia
    Posted Abril 11, 2020 at 4:25 pm

    Estive indeciso entre Javi García, Nemanja Matic e Ljubomir Fejsa, sendo que qualquer um dos três poderia vencer esta votação, então meu voto foi para o internacional espanhol. Javi García era, na minha opinião, um médio-defensivo que limpava tudo no meio-campo, sendo um trinco à moda antiga como poucos se veem hoje em dia. Mas, com eu disse anteriormente, qualquer um dos nomes que mencionei poderia vencer esta votação e estando o Matic com 72% será um justo vencedor.

    Saudações Leoninas

    • Bio
      Posted Abril 11, 2020 at 6:28 pm

      Para mim o Javi Garcia era sem dúvida o pior desses 3.

      • Chico
        Posted Abril 11, 2020 at 6:53 pm

        Discordo. O Javi impunha-se fisicamente de uma forma impressionante, era dominante nas bolas paradas e circulava a bola melhor que o Fejsa. No entanto, era muito mais faltoso que o Fejsa, que tinha o dom de recuperar a bola sem fazer falta. Coloco os dois mais ou menos ao mesmo nível.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 11, 2020 at 4:20 pm

    Nenhum benfiquista irá votar no candidato do canto. De qualquer forma, não há dúvidas quanto ao Matic. Foi uma enorme parte do ressurgimento do clube.

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 11, 2020 at 4:20 pm

    O Fejsa não considero, por exemplo, ao nivel do Matic, mas em termos de importância nas equipas em que se inseria foi quase do mesmo patamar quando estava em forma. Era o que equilibrava a equipa.
    Decisão difícil tendo em conta nomes como Matic, Javi Garcia…

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Abril 11, 2020 at 4:19 pm

    Votei Matic. Neste período e em qualquer outro será sempre um dos grandes nomes da história do SLB ainda que, por culpa do seu talento, tenha ficado pouco tempo. E a prova disso é que deu cartas tb no Chelsea e mesmo em Manchester, pese embora o desnorte doa últimos tempos. O lote de nomeados é muito bom mas, ai incluirmos Paulo Sousa penso que fazia sentido incluir também Jonas Thern. Certo que era um médio não apenas defensivo mas tanto ele como o próprio Witsel (apesar de apenas uma epoca) foram de classe digna de registo com o manto sagrado. Os outros 5 nomeados são igualmente de grande valia e Fejsa tem um lugar cativo no coração de qualquer benfiquista. Abraço a todos e cuidem-se!

  • Atum10
    Posted Abril 11, 2020 at 4:14 pm

    Votei Matic.

    Mas não esquecer que tinha uma máquina ao seu lado. O fantástico Enzo Peréz.

  • Daniel Alves
    Posted Abril 11, 2020 at 4:10 pm

    Matic.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 11, 2020 at 4:08 pm

    Voto no Matic, o melhor e mais completo. De seguida ia pelo Petit e Javi Garcia. Gosto muito do Fejsa que era tentacular nas tarefas defensivas, mas menos abrangente que os outros.

    • SCP1906
      Posted Abril 11, 2020 at 4:58 pm

      Só pour curiosidade, considera Petit e Javi Garcia ambos superiores a Paulo Sousa?

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Abril 11, 2020 at 11:31 pm

        Têm aspectos superiores como a agressividade defensiva, o jogo aéreo e os golos.
        Além disso, também gosto da máxima romana: Roma não paga a traidores.

      • E o que temos
        Posted Abril 11, 2020 at 5:11 pm

        O paulo sousa está na categoria maxi pereira, nenhum benfiquista quer saber dele

        • SCP1906
          Posted Abril 11, 2020 at 7:26 pm

          Isto é uma votação para melhor médio defensivo do Benfica nos últimos 28 anos, não o que foi mais correcto para o clube.

          • E o que temos
            Posted Abril 12, 2020 at 3:56 pm

            Pois mas o melhor é muito subjectivo e elegendo o melhor do Benfica engloba todos os aspectos e nao só o que faz dentro de campo.

  • The Mo
    Posted Abril 11, 2020 at 3:59 pm

    Paulo Sousa ou Matic são os melhores.
    Pela longevidade e impacto, Fejsa, apesar de estar ao mesmo nível futebolístico de Javi, Petit e do Tesouras.

  • Kacal
    Posted Abril 11, 2020 at 3:49 pm

    Matic, sem duvida. Aqui vejo menos qualidade que noutras posições no Benfica, mas para mim estaria sempre entre Paulo Sousa e Matic mesmo não tendo visto o primeiro a jogar. Mas seguindo o meu critério, optei pelo sérvio. Além de ter a imponência física e capacidade defensiva onde com as suas pernas longas impunha-se ali naquela zona do terreno a desarmar, depois consegue ter uma saída de bola e uma qualidade com ela nos pés e no passe e visão de jogo bem acima da média para a sua estatura. Quando se afirmou no Benfica com JJ e nos tempos de Chelsea com Mou e depois a espaços foi um médio defensivo fantástico, para mim o melhor do Mundo nessa altura.

    • Chico
      Posted Abril 11, 2020 at 6:50 pm

      Eu acho esta a melhor posição do Benfica até agora com exceção de GR. Dois jogadores de elite e os outros quatro foram em algum momento o melhor em Portugal na posição.

      • Kacal
        Posted Abril 11, 2020 at 7:56 pm

        Concordo com a parte dos dois de elite, obviamente também concordo que os outros foram dos melhores em Portugal mas no meu critério de qualidade, nunca achei que os outros 4 fossem acima da média. Fejsa e Katsouranis nunca passaram de medianos fora de cá, pelo menos nunca chegaram a um nível top. Mesmo Petit nunca foi visto como tal fora daqui. Vejo mais qualidade nos centrais e no GR a votações, por exemplo.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 11, 2020 at 3:49 pm

    Não vi o Paulo Sousa jogar, mas o Matic foi um dos melhores que já vi jogar pelo Benfica. No inicio não gostava dele, achava-o muito molengão, mas cresceu imenso com o JJ, e para além de ter sido um tampão defensivamente, variava o flanco de jogo com uma facilidade incrível e era a principal arma para a saída desde trás. Fejsa também merece ganhar pela forma como se tornou um completo tampão na equipa, mas o Matic foi superior no geral. Até agora a minha equipa fica Ederson, Semedo, Luisão, Garay, Fábio Coentrão e Matic.

  • masterDC
    Posted Abril 11, 2020 at 3:46 pm

    Votei no Matic.

  • Fantantonio
    Posted Abril 11, 2020 at 3:46 pm

    Paulo Sousa é o melhor jogador destes, foi dos melhores do nosso futebol e dos melhores dos 90’s nesta posição, mas tendo em conta o período em que esteve no Benfica e tendo sido transferido para o Sporting depois com a relação que existe entre os dois clubes… mesmo entre alguns dos mais velhos, não me admiraria que a escolha recaísse em Matic. Também não estaria mal entregue, diga-se.

    • deus_Ex_machina
      Posted Abril 11, 2020 at 6:24 pm

      Ele não foi transferido, rescindiu e assinou pelo Sporting.

      • Fantantonio
        Posted Abril 11, 2020 at 6:43 pm

        Eu usei o termo transferido por se ter mudado de um clube para o outro, mas sim, não foi uma transferência propriamente dita.

  • SCP1906
    Posted Abril 11, 2020 at 3:41 pm

    Não vi jogar Paulo Sousa, entre os outros a escolha é óbvia: Matic. Foi o melhor médio defensivo do futebol português no século XXI e um dos poucos jogadores que a jogar em Portugal já era de classe mundial (assim de repente, Matic, João Pinto, Jardel, Ricardo Carvalho, Deco, Falcão e talvez Hulk ou Oblak e Ederson).

  • JPC
    Posted Abril 11, 2020 at 3:39 pm

    Matic! Só porque não há Jonas Thern.

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 11, 2020 at 3:37 pm

    Se avaliarmos apenas pelo momento defensivo, Fejsa é claramente o melhor, um autêntico trator a varrer a sua zona.

    Se considerarmos também a qualidade com bola no pé, aí tanto Katsouranis como Matic eram superiores.

    Não vou falar do Paulo Sousa porque não me lembro dele no Benfica, sendo que, embora goste de qualquer um dos três que mencionei antes, por preferência pessoal, voto no Matic.

  • Bio
    Posted Abril 11, 2020 at 3:32 pm

    Já agora, não saltaram o lateral esquerdo?

  • Bio
    Posted Abril 11, 2020 at 3:28 pm

    Não vi Paulo Sousa no Benfica, pelo que a minha escolha foi óbvia: Matic.
    Ainda assim, devo dizer que o mais importante para o sucesso do clube foi o Fejsa, que segurou aquele meio campo defensivo.

  • Nunop
    Posted Abril 11, 2020 at 3:23 pm

    O meio-campo Matic/Enzo naquela época e meia era qualquer coisa de fenomenal. Eram 2 mas pareciam 4 ou 5. Deram um tratamento ao David Luiz, ao Ramires e ao Lampard na final da Liga Europa

  • Chico
    Posted Abril 11, 2020 at 3:18 pm

    Matic por larga distância. Era talvez já o melhor trinco do mundo na sua fase final em Portugal, o que é inédito neste século em Portugal. Ver em Portugal um dos melhores na sua posição é muito raro. O facto de ter entrado na reta descendente da carreira nas últimas 2 épocas não nos pode fazer esquecer o jogador que foi entre 2013 e 2017.

    No entanto, todos eles eram jogadores muito bons no seu auge e Petit, Katsou e Javi foram muito importantes na reconstrução do Benfica.

  • Analista Especialista
    Posted Abril 11, 2020 at 3:09 pm

    Matic é de outra galáxia.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 11, 2020 at 3:07 pm

    Paulo Sousa tinha um enorme talento mas a forma como saiu lesou imenso o clube e para mim um dos critérios que tenho adoptado é o que um jogador deu ao clube. Mesmo Maxi quando saiu em fim de contrato não lesou metade o Benfica como aqui, onde esperávamos muitos anos de P.Sousa de águia ao peito ou se saísse um grande encaixe.
    Matic tem de ser o melhor aqui sem pestanejar!

  • AndreChaves9
    Posted Abril 11, 2020 at 3:07 pm

    Matic.
    Podem ir pondo o 11 até ao momento nos posts?

  • Boris Yeltsin
    Posted Abril 11, 2020 at 3:01 pm

    Então e o Binya??

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 11, 2020 at 4:34 pm

      Isso deve ser para os flops, aí é que quero ver quem é que vai ganhar, é que acho que nesse requisito ninguém se fica a rir.

  • B.Jardim
    Posted Abril 11, 2020 at 3:00 pm

    Matic

  • André Dias
    Posted Abril 11, 2020 at 2:57 pm

    Excluí Paulo Sousa que não vi jogar.

    Gostei muito dos outros nomeados e todos eles foram importantes mas em termos de qualidade individual Matic foi o melhor e por isso leva o meu voto.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 11, 2020 at 2:57 pm

    Votei Matic, mas o Paulo Sousa jogava muito mesmo, se não fossem as lesões…
    Aquele jogo no Bessa dele na baliza, vai ficar me para sempre na memória,a defesa ao remate do Bobó que nos garantiu a vitória,foi qualquer coisa.

    • Xyeh
      Posted Abril 12, 2020 at 2:00 am

      Sou portista e lembro-me desse jogo do PS na baliza, é daqueles momentos que não se esquecem.

    • ALmeida694
      Posted Abril 11, 2020 at 5:30 pm

      Então ja somos dois!
      Esse jogo do Paulo Sousa na baliza… com o Silvino na bancada atras com o nariz partido.
      Mas também votei no Matic. O que evoluiu no Benfica foi de grande nível e no momento que sai no Benfica era na Europa dos melhores médios a jogar… uma forma incrivel.
      Para mim top 3 é Matic Paulo Sousa e Petit

Deixa um comentário