Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor médio defensivo do FC Porto nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de médio defensivo:

Fernando Reges – 2008/09 até 2013/14 – 236 jogos (6 golos)
Costinha – 2001/02 até 2004/05 – 165 jogos (18 golos)
Paulinho Santos – 1992/93 até 2002/03 – 316 jogos (8 golos)
Emerson – 1994/95 até 1995/96 – 89 jogos (11 golos)
Doriva – 1997/98 até 1998/99 – 40 jogos (6 golos)
Ruben Neves – 2014/15 até 2016/17 – 93 jogos (4 golos)
Paulo Assunção – 2000/01 e 2005/06 até 2007/08 – 103 jogos (0 golos)
Danilo Pereira – 2015/16 até ? – 189 jogos (17 golos)

57 Comentários

  • Mantorras
    Posted Abril 13, 2020 at 5:57 pm

    Paulo Assuncao, para mim, Fernando nunca chegou ao nivel dele.

  • anjos
    Posted Abril 12, 2020 at 12:54 am

    Para mim era o ederson ou o doriva. O doriva então tinha passe e remate até mais não. Costinha e Fernando só mesmo para cortarem jogo.

  • Rabensandratana
    Posted Abril 12, 2020 at 12:12 am

    Só poderia escolher o Polvo!!!

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Abril 11, 2020 at 11:08 pm

    Paulo Assunção! Aquela epoca em 2006 foi montruosa. As duas seguintes tambem. Fernando beneficiou de um meio campo fortissimo, perdia muitas bolas, não faz sentido ser considerado o melhor.
    Costinha é o trinco do FCP campeao europeu, entendo a escolha.

  • Af2711
    Posted Abril 11, 2020 at 9:39 pm

    Fernando é o típico jogador que o Porto pescava e lapidava.
    Andava pelo Vila Nova, pouco conhecido, vai para o Porto e é emprestado ao Estrela da Amadora com sucesso. Após isto, aos poucos tornou-se o Polvo.

  • Baia_99
    Posted Abril 11, 2020 at 8:58 pm

    É mesmo entre Fernando e Costinha, sendo que o Português tem a vantagem do titulo europeu mas o Fernando foi o melhor a nivel individual, absurdo a quantidade ce recuperações por jogo e simplificação no início da Construção!
    O Casemiro também podia estar na lista e ser candidato para quem tem critério de eleger por “apogeu de carreira”.

  • masterDC
    Posted Abril 11, 2020 at 8:21 pm

    Votei no Fernando.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 11, 2020 at 8:07 pm

    A minha escolha é Fernando, o polvo.
    Era um médio que estava em todo lado e um autêntico pesadelo para a ofensiva das equipas adversárias.
    Aquele jogo que fez em Manchester quando empatamos 2-2 foi qualquer coisa de extraordinário.
    De lembrar que podia ter saído a custo 0 mas renovou para o Porto poder ganhar alguma coisa com a sua transferência.
    Costinha foi muito importante nas conquistas europeias com José Mourinho, Ruben Neves, infelizmente, esteve cá pouco tempo, Paulo Assunção era o relógio suíço de Jesualdo e Danilo é um monstro apesar da fraca temporada que está a fazer.
    Os restantes ou não vi jogar ou vi muito pouco.

    Saudações DesPortistas!

  • Farinheira
    Posted Abril 11, 2020 at 7:51 pm

    Emerson 2%. Uma máquina, um touro, bom tecnicamente, recuperava bolas atrás de bolas sem falta.
    Provavelmente sou demasiado velho.

    • Quinhas
      Posted Abril 12, 2020 at 1:58 pm

      Pensei o mesmo,destes, Emerson de longe o meu preferido.

    • Valderrama
      Posted Abril 11, 2020 at 8:03 pm

      Emerson era um craque mas era mais oito do que seis

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 11, 2020 at 8:27 pm

        Também pensei nisso mas não sei que sistema o VM vai usar, se usar um duplo pivot vamos ter muitos 10 e 8 misturados na eleição do segundo médio. Eu por mim usava um 4-3-3 mas como não sei que usará o VM optei por resumir o 6 e 8 num jogador.

  • Hugo
    Posted Abril 11, 2020 at 7:50 pm

    Para mim, é entre Fernando e Costinha, uma vez que não vi o Emerson nem o Doriva e não tenho grande ideia do Paulinho Santos (Paulo Assunção também era muito bom!).
    Só uma questão, não poderia também ser considerado o Casemiro para esta votação? Ainda deve ter feito cerca de 40 jogos…

  • The Mo
    Posted Abril 11, 2020 at 7:44 pm

    Mais uma vez, imensa qualidade.
    Estava á espera que colocassem aqui o Casemiro e o André.
    Se estivesse aqui o André o meu voto era para ele, como não está voto Fernando.

  • lsd
    Posted Abril 11, 2020 at 7:28 pm

    Votei no Fernando, nunca esqueço quando secou o Aimar em plena luz. Mas Paulo Assunção também foi um trinco e tanto. Se Lucho na primeira passagem jogou tanto, também se deve à liberdade que tinha sabendo que o Assunção cobria bem. E ve-lo ao vivo era um regalo, tanto ele como Fernando eram dois relógios.
    Menção honrosa ao Paredes, que na época que representou o Porto também fez um ano muito bom

    • Xyeh
      Posted Abril 12, 2020 at 1:57 am

      Esse Porto de Lucho e Paulo Assunção jogava muito com os apoios na zona interior de Lucho e Raúl Meireles, acho que era mais o facto destes 2 jogadores ajudarem o Paulo Assunção na missão defensiva do que o contrário, e várias vezes vias Raúl Meireles a avançar no terreno e Lucho recuava um pouco e vice versa para não deixarem o PA sozinho, o Fernando jogava sozinho e limpava tudo, para mim é dos jogadores mais underrated que passou em Portugal.

      • Valderrama
        Posted Abril 12, 2020 at 3:22 pm

        Sem dúvida, a sua importância foi muito menosprezada enquanto esteve no Porto por não ser dos jogadores mais vistosos. Para o facto de ter sido algo desvalorizado acho que também contribuiu o facto de não haver muitos clubes nas grandes ligas que jogassem naquele estilo clássico do Porto com um trinco puro sozinho à frente dos centrais e pelo facto da FIFA não ter aprovado que fosse internacional por Portugal (penso ter estado próximo de ser chamado ao Mundial de 2014)

        • Xyeh
          Posted Abril 12, 2020 at 5:04 pm

          Era um jogador de processos simples, não arriscava passes longos, nem rematava quando tinha oportunidade para isso, talvez por isso tenha dado menos nas vistas que outros médios mas é como tu dizes, no futebol moderno já não se usa aquele trinco que fica sozinho porque existe muito pendente ofensivo com os laterais muito ofensivos e até com centrais com saída de bola que permite os médios avançarem mais no terreno.

  • Kacal
    Posted Abril 11, 2020 at 7:22 pm

    Não vi André jogar mas ele esteve 11 épocas no Porto de 84 a 95, considerando após 1992 já não estaria no seu melhor, não? Inclusive só participou em 9 jogos na última época.

    Já o Casemiro esteve cá 1 época apenas e talvez por ser emprestado pelo Real não tenha contado.

  • Daervar
    Posted Abril 11, 2020 at 7:21 pm

    Emersoooooon!!!! Que bichooooo!!!!

    Eu admito, sou do Benfica, mas ver o Porto jogar na Europa desde 84 até há poucos anos atrás era um gozo tremendo. Com algumas equipas que excepcionalmente não brilharam, o Porto sempre teve equipaços de homens de barba rija mas tecnicamente muito capazes. Este Emerson foi absolutamente dominador pelo Porto em qualquer jogo que eu tenha visto.

    Sem igual.

    • RicardoFaria
      Posted Abril 12, 2020 at 12:03 pm

      Não vi jogar o Emerson e vendo os comentários de alguns users com mais idade fico com vontade de ver porque todos o descrevem como uma máquina.
      Saudações DesPortistas!

  • Estigarribia
    Posted Abril 11, 2020 at 7:14 pm

    Fernando. Médio-defensivo de grande qualidade, bem lançado pelo Professor Jesualdo Ferreira. Nesta não tive qualquer dúvida. O ‘Polvo’ era simplesmente fantástico.

    Saudações Leoninas

    • Tiago Silva
      Posted Abril 11, 2020 at 7:35 pm

      Concordo Estigarribia, dos que vi foi o melhor e esteve no seu prime no Porto. O Costinha foi muito importante também para o Porto campeão europeu e também poderia vencer.

      • Estigarribia
        Posted Abril 11, 2020 at 8:25 pm

        Tiago,

        Eu vi ambos a jogarem, mas decidi atribuir o meu voto foi para o Fernando. O brasileiro, por ter a alcunha de ‘polvo’, tinha uma raio de acção no meio-campo defensivo do FC Porto de Jesualdo Ferreira. Foi uma bela descoberta do Professor no Estrela da Amadora.

        Saudações Leoninas

        P.S.: Agora que falei nisso, saudades que tenho de ver o Estrela da Amadora na 1ª Liga Portuguesa. Espero que o Estrela regresse, um dia, ao escalão máximo do futebol profissional porque faz falta ao futebol português.

        • Kacal
          Posted Abril 11, 2020 at 9:36 pm

          O Jesualdo descobriu-o foi no Brasil e antecipou-se, depois nem calçou e foi logo para o Estrela ganhar rodagem cá, depois voltou com a saída de Paulo Assunção e foi aposta, o resto foi história. Excelente Jesualdo, tinha muito boa visão de mercado.

          • Valderrama
            Posted Abril 11, 2020 at 10:47 pm

            E para além disso também foi essencial na evolução de vários desses jogadores! Não apresentava o futebol mais atractivo mas a verdade é que teve bons resultados e há inúmeros jogadores que falam da importância do Jesualdo na sua evolução enquanto futebolista

            • Kacal
              Posted Abril 12, 2020 at 12:53 am

              Sem duvida, Valderrama. Vieram vários jogadores na era Jesualdo que foram potenciados por ele, uns que já davam cartas no seu país e “explodiram” cá nas suas mãos e outros que foram mesmo achados por ele.

          • Estigarribia
            Posted Abril 11, 2020 at 10:20 pm

            Kacal,

            Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha certeza se ele esteve no Estrela da Amadora por empréstimo ou em definitivo, quando veio do Brasil. Foi mesmo um verdadeiro achado do Professor Jesualdo Ferreira no futebol brasileiro. Aliás, a propecção nos tempos do Jesualdo nada tem a ver com a ‘pseudo-prospecção’ nos tempos do Sérgio Conceição.

            Saudações Leoninas

            • Kacal
              Posted Abril 12, 2020 at 12:52 am

              De nada, sempre às ordens Estigarribia. De resto, totalmente de acordo com o teu comentário.

              Saudações DesPortistas

        • Valderrama
          Posted Abril 11, 2020 at 9:25 pm

          O Fernando foi emprestado ao Estrela pelo Porto. Era um jogador assíduo nas camadas jovens da seleção brasileira e foi emprestado de imediato pelos dragões para ganhar rodagem na Europa. Na altura Paulo Assunção ainda estava no plantel pelo que iria jogar muito pouco no Porto

          • Estigarribia
            Posted Abril 11, 2020 at 10:22 pm

            Valderrama,

            Obrigado pelo esclarecimento.

            Saudações Leoninas

            P.S.: Enorme craque da selecção colombiana, o Valderrama. Uma das grandes figuras do selecção colombiana, naquele Mundial de 1994, juntamente com Higuita, Asprilla ou o malogrado Andrés Escobar.

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 11, 2020 at 7:08 pm

    Independente do valor que cada um teve ou tem, em termos de influência no jogo, Fernando Reges foi o melhor trinco que jogou no Porto nos últimos anos.

    A melhor palavra para descrever o seu jogo era… omnipresente. Daí a alcunha de polvo, parecia que tinha tentáculos para chegar a todo o lado, permitindo aos jogadores à sua frente não terem tantas preocupações defensivas. E além do seu jogo dentro das quatro linhas, o que me marcou também foi o seu gesto antes da saída. Renova o contrato para o clube ganhar algo com o seu passe, mesmo que menos do que o seu passe valia, apenas para mostrar gratidão.

    Visão de Mercado, na minha opinião, Paredes também merecia estar nesta votação.

    Relativamente aos outros, Danilo (nas suas melhores épocas) e Paulo Assunção fechariam o Top-3. Costinha, tal como outros daquela equipa, sobressaiu pelo colectivo. Ruben Neves explodiu após sair. Doriva tinha um pontapé canhão mas não era tão completo como os demais. Paulinho Santos nunca gostei, apesar de saber que foi fundamental no balneário naquela altura e de Emerson não me lembro.

    • Braulio
      Posted Abril 11, 2020 at 7:41 pm

      Concordo inteiramente que Paredes devesse estar nesta lista. A memória de muita gente é curta mas o Paredes era titular e o Costinha (já depois de vir do Mónaco) era suplente!

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 11, 2020 at 10:22 pm

        Paredes era um jogador fabuloso naquele meio campo. Pensava-se inclusive que iria deixar saudades!

        E não referi Casemiro porque apenas jogou uma época mas também de grande nível.

  • Chico
    Posted Abril 11, 2020 at 7:02 pm

    A posição mais fraca do Porto de longe. Tiveram jogadores importantes a 6, mas todos eles deixaram de render quando saíram do Porto. Entre todos, só acreditei que o Fernando fosse um jogador de elite. Era um craque no Porto, um verdadeiro 6 e a âncora daquela equipa. No entanto, foi um flop completo no Man City. Costinha foi importante no melhor Porto deste período, mas não era mais do que um bom jogador. Danilo tinha potencial para ser o melhor, mas as lesões travaram a sua evolução. Rúben Neves é intrinsecamente o melhor de todos e terá a melhor carreira, mas apenas o demonstrou a sua valia fora do Porto. Paulinho Santos foi um jogador execrável. O meu voto vai para Fernando.

    • The Mo
      Posted Abril 11, 2020 at 7:37 pm

      Isso é mentira.
      Doriva quando saiu do Porto teve impacto nos clubes por onde passou.
      Emerson igualmente.
      Costinha, saiu do Porto com 30 anos, antes disso tinha tido impacto no Mónaco.
      O próprio Fernando, na primeira época do City esteve bem, e tanto no Sevilha como no Gala foi sempre proponderante.
      O Paulo Assunção no Atlético também teve boas épocas.
      O Paulinho Santos fez a carreira toda no Porto, tal como Danilo até agora.
      Rúben Neves é dos melhores médios defensivos da Premier league.

      • Chico
        Posted Abril 11, 2020 at 9:30 pm

        Não vi Doriva e Emerson. De qualquer das formas, olhando para as estatísticas o Doriva teve performances muito flutuantes em equipas de segundo ou terceiro patamar. O Emerson, sim, tornou-se um ídolo do Middlesbrough e teve sucesso em equipas espanholas secundárias.
        O Costinha concordo que tenha tido impacto no Monaco, mas não era nada de especial na minha opinião.
        O Fernando acabou por ter bastantes minutos no Man City devido ao facto de só existirem dois trincos no plantel. Sempre foi o suplente do Fernandinho e esteve vários maus momentos.
        O Assunção foi titular durante algum tempo num Atlético que ainda estava longe de ser a terceira força em Espanha.
        As restantes situações foram referidas no meu comentário.
        Não digo que tenham tido sucesso, mas comparando com as outras posições do Porto aqui estavam menos apetrechados.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 11, 2020 at 6:59 pm

    Estou dividido, pois apesar de perceber que Fernando foi o mais influente, o Emerson era fascinante, excelente tecnicamente e um monstro fisicamente.
    Ganha Emerson pelo lado emocional.

  • Turiacus
    Posted Abril 11, 2020 at 6:58 pm

    Não vi Doriva nem o Emerson e do Paulinho Santos tenho apenas algumas memórias mas já na fase final da sua carreira.
    Dos restantes, o que mais gostei de ver foi sem dúvida o Fernando!

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 11, 2020 at 6:58 pm

    O ministro!

  • CarlosFCP
    Posted Abril 11, 2020 at 6:52 pm

    Votei costinha, não só era titular no Porto mas como na seleção

    Se não fosse ele era o Fernando

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 11, 2020 at 6:44 pm

    O Emerson teve os picos mais altos, o meu voto vai para ele. A seguir para o Costinha, isto porque acho que pelo rendimento/títulos que deu é o segundo da lista.

  • Bio
    Posted Abril 11, 2020 at 6:39 pm

    Fernando! Foi o mais dominador que vi.
    Costinha era bom, mas sempre o achei um pouco sobrevalorizado.
    Rúben Neves foi um desperdício do FC Porto. Assumiu o lugar aos 17 anos e tinha qualidade mais do que suficiente para se destacar no campeonato português. Podia vir a ser uma lenda do clube daqui a uns anos.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Abril 11, 2020 at 6:37 pm

    Paulinho Santos teve grande longevidade e é o jogador que ate hoje muitos portistas gostam de ver no clube. Ruben Neves pode suplantar qualquer um dos outros mas no Porro não jogou tanto (dos 93 mtos foram ainda sem ganhar a titularidade). Divido os outros em 3 patamares: Emerson e Doriva no 3o, Danilo no 2o e no 1o Costinha, Assunção e Fernando. O Polvo é a minha escolha; o Fernando, não o benfiquista :) Saudações Gloriosas e boa Páscoa a todos.

  • Kacal
    Posted Abril 11, 2020 at 6:33 pm

    Votei no Fernando “O Polvo”. Não vi jogar Doriva, Emerson e Paulinho Santos e entre os outros é a minha escolha. Nas eleições do Porto tenho votado por coração também porque é o meu clube e é normal que assim seja. O Fernando era lindo de ver na arte de defender, não era chamado de “Polvo” por nada. Fisicamente imponente e a meter respeito, bom pulmão, uma capacidade de ocupar espaço fantástica naquela zona e defensivamente irrepreensível, quantas vezes dei por mim a celebrar os seus cortes de carrinho como se fossem golos porque eram tão bonitos como golos e eficazes. “Enchia” o campo. Na saída de bola e passe não era nem perto do que era defensivamente, tacticamente e fisicamente mas se fosse também seria dos melhores de sempre na posição, mas tornou-se competente pelo menos nesses aspectos com o tempo. Fez uma época fenomenal com AVB e faz parte da fase que mais gostei de ver o meu Porto jogar depois de com Mourinho, esteve ainda com Jesualdo e depois com AVB. Também não me esqueço que sempre foi profissional e sempre defendeu a camisola com alma, aquele pormenor de ter renovado só para não sair a custo zero e premiar o clube, ficará sempre no coração. Adorei ver Fernando de azul e branco, os médios à sua frente e os centrais beneficiavam de ter um médio assim. Não teve mais crédito fora de Portugal porque apareceu numa altura em que a parte com bola naquela posição começou a ter muito impacto e acabou por não ser tão reconhecido mas como portista nunca será esquecido!

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 11, 2020 at 6:33 pm

    Emerson!!
    Jogou muito no Belenenses e no Porto ainda subiu o nível, tecnicamente o melhor da lista ao serviço do Porto.

    • Valderrama
      Posted Abril 11, 2020 at 8:09 pm

      Também acho que Emerson era impressionante mas era mais um box to box do que um trinco. Normalmente jogava ao lado do Paulinho Santos que ficava mais atrás

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 11, 2020 at 9:27 pm

        Paulinho Santos jogava em todo lado, lateral, ala, médio defensivo e centro,por vezes jogavam assim como dizes, mas muitas era o Emerson sozinho, com o Rui Barros, Drulovic, Edmilson e Domingos na frente e Lipcsei ao lado.

        • Valderrama
          Posted Abril 12, 2020 at 12:23 am

          Tinha ideia do Paulinho ter andado mais pela lateral esquerda só depois da saída do Rui Jorge para o Sporting, já o Emerson não estava no Porto. O Lipscei só chega na segunda época do Emerson, na primeira ainda tinham Kulkov a trinco.
          De qualquer forma nem comentei mas estou totalmente de acordo, o Emerson dessa lista era o melhor destacado tecnicamente

  • André Dias
    Posted Abril 11, 2020 at 6:33 pm

    Não me lembro de Doriva nem Emerson. Nessa altura o titular era Paulinho Santos, jogador que sempre detestei.

    Ainda equacionei Costinha e Danilo mas votei em Fernando.

  • Tiago Pjanic
    Posted Abril 11, 2020 at 6:31 pm

    Fernando, um médio incansável que sempre viveu na sombra. Faltou-lhe a seleção brasileira(ou portuguesa) para ser mais reconhecido. Dos meus jogadores preferidos.

  • Tiago Pjanic
    Posted Abril 11, 2020 at 6:30 pm

    Não há jogador que tenha gostado mais que O Polvo. Influente em todas os 11 titulares que passou. Nunca vou esquecer a estreia dele em Manchester.
    Paulo fonseca no seu último ano tentou fazer uma duplo pivot quando Fernando sozinho chegava.
    Fernando-Lucho-Deco, penso que este meio campo não deixa dúvidas.

Deixa um comentário