Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor médio ofensivo do FC Porto nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de médio ofensivo:

Deco – 1998/99 até 2003/04 – 229 jogos (48 golos)
Rui Barros – 1987/88 e 1994/95 até 1999/2000 – 245 jogos (55 golos)
Alenitchev – 2000/01 até 2003/04 – 139 jogos (23 golos)
Zahovic – 1996/97 até 1998/99 – 118 jogos (42 golos)
James Rodríguez – 2010/11 até 2012/13 – 108 jogos (32 golos)
Fernando Belluschi – 2009/10 até 2011/12 – 113 jogos (9 golos)

Vote nas outras posições:
Guarda-redes
Lateral direito
Lateral esquerdo
Defesa Central
Médio Defensivo
“N.º8”
Extremo direito
Extremo esquerdo

76 Comentários

  • Fields
    Posted Abril 25, 2020 at 12:03 pm

    Não há dúvidas aqui. Deco é talvez o melhor jogador da história do Porto, e sem dúvida o “estrangeiro” mais marcante.

    Muito se fala naquela bola de ouro de 2004.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 25, 2020 at 12:03 pm

    Deco

  • FutebolPuro
    Posted Abril 25, 2020 at 12:04 pm

    Tanta qualidade que ate doi! E nem sou do Futebol Clube do Porto….

  • Joao Silvino
    Posted Abril 25, 2020 at 12:06 pm

    Unanimidade total, o mágico “dispensado” Deco.

    Menção honrosíssima para Zahovic, pelas memórias de um Porto avassalador numa altura em que eu ainda não entendia o futebol. E Rui Barros por ser mais um daqueles “à Porto”.

    Menção honrosa para Alenitchev porque era bom jogador que foi importante nas conquistas europeias.

    Belluschi craque. James super craque. Mas nostalgia é nostalgia.

    Saudações Leoninas

  • Valderrama
    Posted Abril 25, 2020 at 12:07 pm

    Esta é fácil, Deco é provavelmente o melhor jogador de toda a história do Porto, conjugando a sua grandíssima qualidade com tudo o que conquistou

  • André Dias
    Posted Abril 25, 2020 at 12:22 pm

    Muita qualidade nesta posição mas já tinha decidido antes de ver a lista de nomeados. O meu voto foi para Deco. Atingiu um nível de Bola de Ouro em 03/04.

  • JMVF
    Posted Abril 25, 2020 at 12:29 pm

    A votação mais justa seria “Melhor médio ofensivo do FC Porto nos últimos 28 anos exceptuando Deco”.

  • Estigarribia
    Posted Abril 25, 2020 at 12:33 pm

    Fácil. Deco, claro. A seguir ao Rui Costa, o Deco foi outro jogador que admirei no futebol português.

    Saudações Leoninas

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 25, 2020 at 12:35 pm

    Estou admirado por esta não ser a única com 100% no Deco, para mim um dos melhores jogadores de sempre que passou por Portugal

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 25, 2020 at 12:39 pm

    Deco, Deco, Deco e Deco! Dos melhores jogadores da história do Porto, dos melhores jogadores que já vi jogar futebol e provavelmente o meu futebolista preferido de sempre. É indescritível o que o Deco do Porto fazia com a bola. Passava por quem queria. Passava a bola a quem queria. Marcava golo de onde queria. Que jogador extraordinário, foi importantíssimo nas 2 melhores épocas da história do Porto (e antes disso já era estrela). Que craque! Que saudades tenho de ver o Deco a jogar!

    Mas também devo mencionar os restantes, porque o Porto tem efetivamente muitíssima qualidade nesta posição. Rui Barros foi uma absoluta lenda do clube, não vi jogar no seu auge, mas não há quem não conheça o nosso baixinho. James Rodríguez foi (no Porto) e continua a ser um jogador incrível, mas penso que saiu cedo demais do Porto (para o bem da sua própria carreira) e não atingiu fora do Dragão aquilo que podia ter atingindo. Ainda assim, foram 3 anos no Porto, 8 títulos e muitas boas memórias para nós portistas, de um jogador entusiasmante, habilidoso e com um passe e cruzamento do outro mundo. Foi digno de usar a camisola 10.
    Zahovic e Alenichev foram outros 2 jogadores presentes em períodos excelentes da história do Porto, ambos importantes para os marcos atingidos, mas penso que nesta votação não teriam grandes hipóteses. De destacar ainda que o Alenichev marcou na final da Taça UEFA e no ano a seguir na final da Liga dos Campeões, sendo assim o primeiro a fazê-lo em anos consecutivos (se não estou em erro, mas posso estar). Em relação ao Belluschi, muita técnica, muito talento, de longe dos jogadores com mais talento puro a passar pela nossa Liga nos últimos 15 anos.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 25, 2020 at 12:51 pm

      O meu XI até agora, já estou com medo da votação do ponta-de-lança.

      • w0bbly
        Posted Abril 25, 2020 at 1:23 pm

        Nem tens de tremer é o Falcao ou o Jardel. Jackson também pode entrar na luta. O Benny M foi importante mas nao foi melhor que nenhum deles

      • AndreXistenZ
        Posted Abril 25, 2020 at 1:57 pm

        Não me leves a mal, Derlei foi um jogador brutal com uma intensidade tremenda!
        Mas nessa bela equipa que aí tens teria de estar o Quaresma!

        Cumprimentos.

        • Tiago Peixoto
          Posted Abril 25, 2020 at 2:09 pm

          Sem problema, cada um tem a sua opinião! Essa foi das posições em que tive mais dificuldade em escolher, mas o Derlei foi dos jogadores mais marcantes num dos melhores momentos da história do Porto e por isso votei nele. A maneira como derrotou o Panathinaikos já de rastos no prolongamento na Grécia e como nos deu a Taça UEFA, também já de rastos e no prolongamento, contra o Celtic do Larsson é algo que nunca vou esquecer. No post da votação do extremo esquerdo justifico melhor a minha opinião, se estiveres interessado em lê-la. Claro que a nível de magia, talento e tudo mais, o Quaresma é e foi mais jogador. Mas o Derlei marcou-me mais, apenas isso.
          Cumprimentos!

      • Kacal
        Posted Abril 25, 2020 at 2:09 pm

        Eu também vou tremer na escolha do PL porque os meus preferidos são Lisandro (1º) e Jackson (2º), mas o melhor deverá ser Falcao e Jardel é também dos melhores. Gostei muito do Benny McCarthy também.

        • Tiago Peixoto
          Posted Abril 25, 2020 at 3:04 pm

          Estás como eu Kacal. Vai ser uma escolha muito difícil. Eu cada vez que penso em quem vou votar decido um jogador diferente. Gostei muito do Licha, acho extremamente underrated, o Falcao é o Falcao, dispensa apresentações, o Jackson era um dos melhores avançados do mundo no Porto, o Super Mário era uma autêntica máquina de golos, o Domingos era um craque, o Benni só tenho pena que não tenha sido logo contratado a seguir ao empréstimo em 2002. Como é que vamos votar entre Lisandro, Falcao, Jardel, Jackson, Domingos e Benni McCarthy? E aposto que o VM ainda vai colocar algum que nem nos estamos a lembrar para criar ainda mais dúvida eheh

          • Kacal
            Posted Abril 25, 2020 at 4:55 pm

            Eu vou excluir Domingos porque não o vi jogar e o Benny McCarthy porque apesar de gostar dele não acho que tenha sido tão bom como outros. Jardel não é o meu tipo de PL porque apesar de saber usar o físico, ser fortíssimo no jogo aereo e um matador autêntico, com bola não tinha tantas valências.

            Não tenho duvidas que irei escolher entre Lisandro, Falcao e Jackson. Se for pelo melhor, terei que escolher o Falcao porque foi fantastico cá e brilhou na época de AVB e teve uma carreira superior. Mas pelos meus preferidos, talvez vote Lisandro porque sempre o vi como um “Dragão Rooney”, um avançado que corria, lutava e pressionava imenso na frente, muito raçudo, que era capaz de cair nas alas, tinha uma estrutura física semelhante e depois tinha bastante técnica para a posição e foi aumentando os seus golos com o passar dos anos e também fazia golos bonitos. Jackson era o avançado total, tinha físico e jogo aereo, tinha números, mas tinha uma enorme classe com bola, é realmente dificil eheh

            Só sei que não vou votar no Marega!!

  • Catrapower
    Posted Abril 25, 2020 at 12:40 pm

    Deco leva o meu voto! Alenitchev era pura magia e junto com Deco ganhou a Liga dos Campeões no grande Porto de Mourinho. Rui Barros foi genial no seu tempo e um pouco perdido entre duas gerações de Ouro do Futebol Português, mas foi um senhor na Juventus, que era uma referencia na Europa. Zahovic tinha grande classe e elegância, mas não é melhor que os restantes. O Beluschi… é o pior dos melhores, mas teve bons momentos.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 25, 2020 at 12:53 pm

    Ponto assente são todos craques! Ainda assim parece-me evidente que há um acima de todos os outros!

    1- Deco, quer dizer é obrigatório! Falar nos anos dourados do FCP, com o penta e a Era Mourinho é falar de Deco. Um mago, um craque! Nem sempre gostava de certas atitudes em campo, mas a maioria das vezes devia ser a azia a falar mais forte eheheh Ainda assim, a simulação que expulsou Jorge Andrade na primeira mão das meias da Champions ficou-lhe muito mal na minha opinião! Não foi um bom colega de profissão, sobretudo a um ex-colega de equipa. Mas pronto, são detalhes… o mais importante é que com a bola nos pés era um mago, com o bónus de já ter o chip do médio ofensivo moderno (claramente mão de Mourinho aqui) sendo muito solidário na hora de defender e pressionar. Depois do FCP, tem uma carreira igualmente fantástica no Barcelona e mesmo no Chelsea deixou a sua marca de qualidade e acabou a sua carreira numa passagem também de sucesso no Fluminense. Um dos melhores craques que já passaram pelos nossos relvados sem dúvida!

    2- Rui Barros, a Formiga Atómica. Outro craque nacional, com velacidade e técnica para dar e vender, outro símbolo do FCP e da sua formação. Foi o sucessor criativo de Paulo Futre na Invicta quando este saiu para o Atlético, e à partida seria uma missão hercúlea, mas o Pequeno Príncipe tem uma entrada fulgurante na equipa (depois de dois anos a crescer na Póvoa do Varzim). Contribuiu a larga escala para as conquistas da Taça Intercontinental e Supertaça Europeia, onde inclusive marcou e decidiu a primeira mão fora com o Ajax, sendo que a época culminou numa dobradinha portista. Tal performance valeu-lhe uma transferência muito mediática à época para a Vecchia Signora. Nessa altura a Juventus não teve grande sucesso na luta pelo scudetto (dois 4º lugares com Barros lá), mas ainda assim ganhou uma Copa Itália e uma Taça UEFA com contributo importante do português, ele que durante dois anos foi uma das coqueluches da equipa (de referir que herdou o 10 de Platini). Depois teve um primeiro impacto forte no Mónaco (uma Coupe de France e uma final da Taça das Taças), mas depois as lesões e uma ida para o OM num péssimo timing (foi quando rebentou o escândalo de corrupção) acabaram por ditar o regresso a Portugal e ao seu Porto. Aí foi peça importante, sobretudo nos primeiros anos, na conquista do Penta. Pena que no seu auge a Selecção ainda andava a apanhar os cacos do caso Saltillo, pois o seu talento merecia ter estado em grandes palcos com as Quinas.

    3- Zlatko Zahovic. O esloveno é sinónimo de classe em campo, técnica refinada e de golos também. Pelo seu percurso em Portugal, nomeadamente no FCP, pela sua carreira no geral, acho que merece fechar este top-3.

    Os outros três são obviamente de qualidade inegável igualmente, se bem que a carreira de Belluschi ficou aquém do seu talento (faltava-lhe maior consistência e competitividade talvez). James tem um talento natural tremendo, mas nem sempre a cabeço acompanho-o esse mesmo talento, ainda assim tem uma bela carreira para mostrar até aqui (se bem que precisa urgentemente de se reinventar quanto a mim, ele que “fuja” de Madrid). Dos três o meu preferido será ainda assim o russo Alenitchev, um craque low profile, importantíssimo no FCP de Mourinho, que sabia aliar talento e capacidade de sacrifício em prol da equipa… grande jogador!

    Saudações Desportivas

    • Rui Sousa
      Posted Abril 25, 2020 at 1:36 pm

      Até estava interessado em ler tudo, mas parei quando fala na “simulação que expulsou o Jorge Andrade, que não foi um bom colega por isso”. Isso a mim demonstra das duas uma: ou falta de conhecimento na matéria, o que me coloca reticências em relação ao resto que escreve…..ou má fé, o que me tira a vontade de ler o resto.
      O Jorge Andrade foi expulso porque o árbitro foi um “idiota” incapaz de interpretar uma brincadeira entra amigos. O Jorge Andrade é expulso porque dá um encosto com o pé no Deco, claramente na brincadeira e sem intensidade nenhuma, precisamente porque tinham sido companheiros de equipa e o Deco reage normalmente. Continua a levantar-se, não existindo qualquer tipo de simulação ou de tentar aproveitar a situação para fingir uma agressão, por isso não consigo perceber o que quer dizer com isso….ou está a referir-se à falta? Se sim, já não me recordo da falta (se foi simulação ou não). Mas mesmo que a falta fosse uma simulação, tal nunca seria o motivo da expulsão….Pode por favor elucidar?
      Cumps

      • Knox_oTal
        Posted Abril 25, 2020 at 1:54 pm

        Vi o jogo em directo! Se foi uma brincadeira do Deco, foi uma de mau gosto! E não me refiro à falta em si, é o momento a seguir! O Jorge dá-lhe um toque quando o Deco se está a levantar senão me engano, lá está, numa brincadeira entre amigos. E o luso-brasileiro atirasse para o chão a fazer fita, o que ditou a expulsão do central do Deportivo na altura.

        Se perdeu vontade de ler o resto, é legítimo! Era para justificar o porquê de ter uma impressão menos positiva de certas atitudes do Deco. Apenas a minha opinião, se não estás de acordo e não leste o resto…. amigos à mesma! No problema!

        Saudações Desportivas

        • Augusto M
          Posted Abril 25, 2020 at 2:15 pm

          Completamente mentira, peço que veja as imagens desse lance, Deco não faz simulação nenhuma e no final ainda tentar avisar o árbitro que não passou de uma brincadeira.

        • Rui Sousa
          Posted Abril 25, 2020 at 2:23 pm

          Peço desculpa, mas está equivocado, o Deco não se atira para o chão nem a simular nem a brincar. Também vi o jogo em direto e tenho 100% de certeza do que estou a dizer. Os vídeos (dada a antiguidade do jogo e do youtube ainda não existir (não querendo com isto dizer que não existem no youtube vídeos anteriores à sua criação)) não devem ser fáceis de encontrar, mas se conseguir, até lhe vou enviar porque creio (não por má fé, como mencionei em cima e peço desde já desculpa por isso) que está equivocado.
          Cumps

        • Rui Sousa
          Posted Abril 25, 2020 at 2:28 pm

          Não consegui encontrar no youtube quase nada só isto. Se quiser pesquisar:
          “Deportivo de la Coruña – Oporto | La Roja de Andrade |TresQuatroTres”.
          Dá perfeitamente para ver que ele não se deixa cair ou faz qualquer tipo de simulação.

          Cumprimentos,

          • Knox_oTal
            Posted Abril 25, 2020 at 2:50 pm

            Posso ter ficado com impressão errada, e depois com o tempo as memórias atrofiam eheheh. Acredito que sim, mas tinha ficado na ideia que ele tinha feito fita e inclusive se queixado ao árbitro. Mas posso estar enganado, e por isso peço desculpa! Além disso era só um detalhe que não retira em nada brilhantismo ao Deco.

            Saudações Desportivas

          • Tiago Peixoto
            Posted Abril 25, 2020 at 2:53 pm

            Rui, há um site chamado footballia, que tem milhares de jogos antigos, incluindo centenas de jogos do Porto. Esse é um desses jogos, pode ver lá. Não há, como está a dizer e muito bem, qualquer simulação.

          • Knox_oTal
            Posted Abril 25, 2020 at 2:59 pm

            Vá tive a ver o lance onde indica e realmente não há nada de especial! Erro meu, também estou cá para isso. Não sei porquê fiquei com uma ideia errada, talvez porque na altura, ainda muito jovem, não tinha o mesmo desportivismo de agora e aquele FCP de Mourinho causava-me muita comichão eheheh. De ter sido por aí que me distorceu a percepção e impressão, sendo que fiquei com essa falsa ideia na cabeça!

            Obrigado pela correcção!

        • Tiago Peixoto
          Posted Abril 25, 2020 at 2:52 pm

          Acho que simplesmente não se lembra bem. O Deco não simulou nada. Levou aquele pontapé na brincadeira enquanto se levantava e pronto, foi só isso. Não se atirou para o chão nem simulou nada. Quem esteve mal foi o árbitro, mas ele também não ia adivinhar que o Deco e o Jorge Andrade são amigos, apenas viu, ao olhos dele, uma agressão clara. E no final o Deco até tentou dizer ao árbitro que foi uma brincadeira.

          • Knox_oTal
            Posted Abril 25, 2020 at 3:02 pm

            Tens razão! Erro meu, fica desde já aqui a minha rectificação. Realmente o “mau da fita” foi o árbitro! Na altura ainda não conseguia tirar os óculos vermelhos com tanta facilidade como agora eheheh

            Já valeu a pena vir cá hoje, sempre apaguei uma falsa memória do disco rígido eheheh

            Saudações Desportivas

            • Tiago Peixoto
              Posted Abril 25, 2020 at 3:32 pm

              Sem problema, realmente esse jogo já foi há 16 anos, não era fácil uma pessoa lembrar-se ao pormenor de tudo eheh
              Cumprimentos!

    • AndreChaves9
      Posted Abril 25, 2020 at 3:02 pm

      Deco não foi penta

      • Knox_oTal
        Posted Abril 25, 2020 at 3:46 pm

        É verdade, mas era só para realçar que nesse período de grande sucesso portista (2ª metade dos anos 90 até meados dos anos 2000), para mim a melhor do clube, Deco é um nome incontornável e que se destaca dos demais…

    • Antonio Cassano
      Posted Abril 25, 2020 at 4:44 pm

      Knox_o Tal, ótimo comentário! Independentemente da polémica com Deco (por vezes a memória faz-nos destas rasteiras, acontece a todos e no seu caso sendo do Benfica é compreensível. Obrigado por explicar a carreira do Rui Barros (por consequência de ter nascido posteriormente não tive oportunidade de acompanhar) e do resumo da carreira dos outros jogadores.
      Discordamos, e por uma questão de gosto pessoal, do último ponto. Prefiro James nesse leque de 3. A meu ver dos maiores craques da atualidade mas infelizmente desde que Ancelotti saiu do Real está em evidente downswing, Aquele pé esquerdo é magistral.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 25, 2020 at 5:34 pm

        Obrigado pelo feedback… e quanto ao erro pelo menos serve para não o repetir e perpetuar uma falsa ideia.

        Sem dúvida, James tem um pé esquerdo de um predestinado e o Mundial em 2014 que ele faz é simplesmente brutal! Tem currículo e talento mais do que suficiente para ficar no top-3, concordo, mas gostava bastante do perfil de Alenitchev naquele FCP.

        Saudações Desportivas

    • Valderrama
      Posted Abril 25, 2020 at 8:43 pm

      Em relação à questão do Deco queria só acrescentar que inclusive ficou célebre a tentativa de explicação do Deco ao árbitro “he’s my friend!”.

      Em relação ao Rui Barros fico longe de o colocar como o segundo da lista. Apenas não o vi no primeiro ano e até admito que deva ter sido o seu melhor no Porto mas no seu regresso após as épocas no estrangeiro esteve longe de ser um sucesso ou de ter a importância na equipa de um Zahovic. Terá tido as primeiras duas épocas como titular (não sendo nem de perto nem de longe o craque da equipa) e esteve mais outras quatro como jogador de rotação.

      Em relação a Alenitchev comparto a tua visão.

      Saudações chalanistas

      • Knox_oTal
        Posted Abril 25, 2020 at 9:22 pm

        É verdade, o Rui Barros que regressou já estava longe da Formiga Atómica que teve o tal começo de rompante em 87/88.

        Ainda assim perante a sua longevidade no FCP, os momentos marcantes que tem no clube e o seu talento e perfil muito peculiares dou-lhe maior importância do que ao Zlatko, Alenitchev ou, mais recente, James.

        Mas isto é mais gosto pessoal e detalhes que outra coisa, são todos craques.

        Saudações cafeteras

  • kiterioVFC
    Posted Abril 25, 2020 at 12:58 pm

    Deco! Sem espinhas! Rui Barros não há como não ter gostado dele e depois Alenitchev, um craque cerebral com uma postura de senhor em campo!

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 25, 2020 at 1:09 pm

    Só me admira não ser Deco 100%

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 25, 2020 at 1:23 pm

    Só pode ser Deco.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 25, 2020 at 3:54 pm

      Até agora:
      Baía
      João Pinto, Aloísio, Carvalho, Álvaro Pereira
      Emerson, Lucho
      Deco
      Hulk, Drulovic

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Abril 25, 2020 at 1:26 pm

    Melhor jogador do século em Portugal.

  • Kacal
    Posted Abril 25, 2020 at 1:28 pm

    Deco, sem duvida. Acho que aqui nem é preciso muita explicações, um dos melhores jogadores de sempre do futebol português e o meu preferido que jogou no Porto desde que vejo futebol, a par de Hulk. Era simplesmente mágico e o impacto que teve num dos melhores Portos de sempre, possivelmente o melhor, mesmo na selecção também.

  • AndreXistenZ
    Posted Abril 25, 2020 at 1:52 pm

    Oh meu Deus!
    Tanta qualidade!

    Por outro lado, esta votação era escusada, pois embora a qualidade abunde, um deste jogadores atingiu o patamar de melhor jogador que eu vi actuar na liga portuguesa!

    Deco! Mágico!
    Que saudades de ver a bola nos seus pés, de ver nos seus olhos a leitura de jogo que estava a fazer e sempre a decidir bem!

    Não dá para ir para uma realidade alternativa e acompanhar este campeonato nacional com a melhor equipa dos últimos 28 anos de todos os clubes?

    Quase chorei só de pensar a brutalidade de equipa que o meu Vitória Futebol Clube teria!

    Cumprimentos!

  • Turiacus
    Posted Abril 25, 2020 at 2:15 pm

    Esta é fácil demais, Deco todos os dias! O meu jogador favorito a passar pelo Porto e também o melhor na minha opinião e um dos meus favoritos de sempre. Que bom foi poder ver este craque com a camisola do meu clube.

  • heldersoares
    Posted Abril 25, 2020 at 2:19 pm

    Zahovic não me lembro mas sempre ouvi dizer bem e tem números muito bons, Rui Barros igual tendo visto videos deste era um jogador rapidíssimo e de grande capacidade técnica um craque
    Dos que vi claro o voto vai para
    1- Deco o melhor nr 10 que já passou em Portugal e 2° lugar na bola de ouro só atrás de Ronaldinho diz tudo para muitos o melhor jogador de sempre do porto.
    James no porto jogava mais na ala ate, dono de uma técnica e capacidade passe incríveis para mim dos melhores NR 10 da atualidade pfv que saia de Madrid para ser figura de outra equipa qualquer, tendo este atingido o seu auge já fora do FCP
    3- alenitchev importantíssimo no porto de Mourinho e um jogador de uma grande classe excelente jogador
    Belluschi, el samurai o internacional argentino tinha uma capacidade técnica enorme e um controlo de bola que era qualquer coisa brilhou com Vilas boas mas acho que com todo o talento que tinha deveria ter sido mais consistente noutras épocas

  • Numero 10
    Posted Abril 25, 2020 at 2:21 pm

    Devo, obviamente. Atingiu nível de Bola de Ouro na sua última época por cá. Melhor jogador que vi jogar com a camisola do Porto.

    Nota ainda para a qualidade da lista.

  • his.airness
    Posted Abril 25, 2020 at 2:22 pm

    Tirando o Eusébio, qual foi o jogador a atuar em portugal mais próximo de ganhar a Bola de Ouro? Foi o Deco ou existem outros nomes?

    Cumprimentos

    • Chico
      Posted Abril 25, 2020 at 3:16 pm

      No Benfica, José Águas e Fonte foram top 10 nos anos 60 e Chalana ficou em quinto. No Porto, Futre ficou em segundo e Ricardo Carvalho ficou em nono.

  • The Mo
    Posted Abril 25, 2020 at 2:26 pm

    Nenhumas dúvidas aqui, Deco claramente.
    Alenitchev foi muito importante nas conquistas do Porto, marcando golos nas duas finais, apesar de não ser indiscutível muito por culpa de Deco, o russo também era uma mago da bola.
    Zahovic um dos pilares nas últimas épocas do Penta, tendo também demonstrado uma veia goleadora assinalável.
    Rui Barros é um pouco como Nani, foi um jogador simplesmente fabuloso no seu auge, porém a sua carreira não foi muito longa, daí ser um pouco esquecido.
    Foi juntamente com Futre os dois primeiros emigrantes de sucesso do futebol português.
    O Rato atómico, depois de empréstimos ao Covilhã e Varzim, pegou de estava no Porto, e bastou uma época para a Juventus o levar, na maior transferência do futebol português na altura.
    Foi para Liga italiana do final dos anos 80, que era uma verdadeira constelação de estrelas, e brilhou num campeonato onde jogavam Maradona, Van Basten, Gullit, lothar Matthaus, Frank Rijkaard, Enzo Franciscoli, Laudrup, entre outros craques.
    Fica na retina também os jogos que ele fez contra o AC Milan, onde com a sua velocidade destruiu a melhor linha defensiva do mundo que tinha Tassoti, Maldini, Baresi e Costacurta.
    Ainda fez 2 boas épocas no Mónaco de Wenger, que foi á final da taça das taças, mas daí para a frente às lesões não lhe permitiram voltar ao seu nível.
    Voltou ao seu Porto de sempre, e ainda foi importante na conquista do Penta.
    Por fim, os mais recentes James e Belluschi, dois números 10 fantasticos, muito importantes no Porto de AVB/VP.

    • Artur Trindade
      Posted Abril 25, 2020 at 7:35 pm

      Rui Barros jogou como titular e figura no FCP até aos 33 anos, tendo começado os 22 no FCP pelos empréstimos.
      Já Futre após a estreia no Sporting aos 17 anos, foi figura no FCP e Atlético, tendo “desaparecido” aos 26 anos, principalmente pelas lesões, fazendo pouco mais de 50 jogos em diversos clubes a partir daí, sendo a Reggiana o mais duradouro com 14 jogos.

      Nani apesar de ter baixado o nível cedo, conseguiu ser bem mais efetivo na 2ª fase da carreira do que Futre, sendo que a carreira na seleção é imaculada para o lado de Nani.
      Em conclusão, Nani mais parecido com Futre do que com Rui Barros.

      • Valderrama
        Posted Abril 25, 2020 at 8:30 pm

        Vai para aqui um exagero mais ou menos épico em relação à carreira do Rui Barros. Titular até aos 33 anos? O Rui Barros foi figura no Porto no único ano em que esteve no clube antes de sair. Quando voltou nunca foi figura e foi titular nas primeiras duas épocas das seis em que jogou antes de se retirar

  • Tiago Silva
    Posted Abril 25, 2020 at 2:45 pm

    Tudo o que não for Deco não faz sentido, mas há imensa qualidade nesta lista! Dos que vi mais, adorava o Belluschi e depois há o James que foi muito bom no Porto, e é um jogador de topo. Mas Deco sem dúvida, talvez o melhor jogador do século do nosso campeonato.

    Baia, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Deco, Hulk e Quaresma. Fica a faltar o Mário Jardel, que não vi jogar, mas que os números falam por si.

  • Bio
    Posted Abril 25, 2020 at 3:13 pm

    Muita muita qualidade nesta votação.
    Apesar de não ser adepto do FC Porto, tenho saudades de ver muitos destes craques na nossa liga.
    Ainda assim, obviamente que votei no Deco, nem tem comparação. Um dos melhores jogadores da nossa liga nos últimos 30 anos.

    Já agora, Belluschi nesta lista está um bocadinho fora do seu habitat… Entendo que quisessem pôr 6 jogadores, mas a qualidade do argentino é muito inferior à dos restantes.

  • Chico
    Posted Abril 25, 2020 at 3:16 pm

    Deco. O segundo melhor jogador da história do Porto, depois do Futre.

    • Valderrama
      Posted Abril 25, 2020 at 4:55 pm

      O Futre só fez três anos no Porto

      • Chico
        Posted Abril 25, 2020 at 5:39 pm

        Não deixa de ser o melhor. Foi o melhor jogador a passar pelo clube e deu o primeiro troféu internacional ao clube.

        • Valderrama
          Posted Abril 25, 2020 at 8:33 pm

          Para mim Deco em primeiro, ganhou dois troféus continentais em dois anos consecutivos sendo a figura da equipa, esteve muito mais tempo no clube. Futre em segundo, Ricardo Carvalho em terceiro

    • Kacal
      Posted Abril 25, 2020 at 7:29 pm

      Concordo. O meu preferido é Hulk e penso que ele completa o top3.

  • Khal Drogo
    Posted Abril 25, 2020 at 3:25 pm

    Grandes nomes! Adorava Rui Barros, e James atingiu um nível altíssimo (mas fora do Porto). De qualquer das maneiras, não há como não votar no melhor jogador do Porto deste século: Deco.

  • SCP1906
    Posted Abril 25, 2020 at 4:43 pm

    Esta tem que ser Deco, de longe o melhor jogador do futebol português no século XXI. Mas toda a lista é de luxo, quando um craque como Belluschi é claramente o pior da lista.

    • AndreChaves9
      Posted Abril 25, 2020 at 5:38 pm

      O Belluschi não foi nada de especial em Portugal nada de exagerar.

      • Kacal
        Posted Abril 25, 2020 at 7:30 pm

        O Belluschi tinha um perfume nas botas especial, muito talentoso, mas depois não se destacava noutros aspectos como números e era algo inconsistente.

  • Sai_da_frente_Guedes
    Posted Abril 25, 2020 at 5:23 pm

    A melhor lista de todos os clubes nesta posição. Qualidade absurda.

    • SCP1906
      Posted Abril 25, 2020 at 5:38 pm

      Não sei se concordo. A lista equivalente no Benfica era de segundo avançado e não tinha nenhum Deco mas tinha João Pinto e Jonas. E nos médios ofensivos têm Rui Costa e Aimar. Qualidade absurda dos dois lados, isso sem dúvida.

      • AndreChaves9
        Posted Abril 25, 2020 at 7:19 pm

        Rui Costa que voltou e Aimar não foram nem perto os melhores do Benfica…. Mas insistem nisso

        • SCP1906
          Posted Abril 25, 2020 at 10:18 pm

          Apesar de já estarem longe do auge, foram os melhores 10 que vi jogar no Benfica, daí os ter referido. Mas não têm lugar no meu 11 ideal do Benfica porque esse seria em 4-4-2 com Matic e Witsel no meio-campo e Jonas e Cardozo no ataque (sou demasiado novo para me lembrar de João Pinto no Benfica)

    • Valderrama
      Posted Abril 25, 2020 at 5:41 pm

      O Benfica não tem jogador nesta posição, tem segundo avançado

  • Artur Trindade
    Posted Abril 25, 2020 at 6:52 pm

    Rui Barros é o melhor de todos excepto Deco.
    O jogador de 1,58 foi juntamente com Futre a bandeira do nosso futebol.
    Era uma enguia, encontrava sempre a nesga, fortíssimo no contra-ataque e seguro no jogo de posse.

    Deco juntamente com Pepe, foi uma enorme adição ao futebol nacional, principalmente á seleção, merece o 1º lugar.
    Zahovic foi daquelas contratações no futebol português, que resultaram na mouche para os grandes.
    Carreira muito consistente, condizente com a sua classe.
    James esteve envolvido numa transferência para o Monaco, juntamente com João Moutinho, no valor total de 70M.
    A avaliação foi James 45M, Moutinho 25M, quando o mais lógico seria o contrário. O objetivo era reduzir ao minímo os direitos do Sporting.
    Jorge Mendes e o Monaco envolvidos nesta transferência criativa.

  • MiguelF
    Posted Abril 25, 2020 at 7:05 pm

    Nesta não tenho qualquer dúvida, o mágico Deco. Que senhor jogador, o meu ídolo da altura.

    Neste caso até poderia ser “qual o melhor médio ofensivo do FC Porto nos últimos 28 anos, exceptuando Deco”, tal é a percentagem do luso-brasileiro.

    A seguir ao Mágico coloco Rui Barros e Alenitchev (que estranho estar com uma percentagem tão baixa em relação a outros jogadores como Zahovic, James ou Belluschi).

    James também foi dos meus favoritos mas está muito longe dos outros 3 que enunciei,na minha opinião.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 25, 2020 at 8:53 pm

    Só pode ser o mágico, Deco!!
    É o número 10, finta com os 2 pés, é melhor que o Pelé .. é o Deco allez allez.
    É o meu jogador favorito de sempre!
    No dia em que foi para o Barcelona chorei bastante pois não queria ver o meu ídolo sair do meu clube do coração mas foi mostrar que era um dos melhores do mundo.
    Anderson também podia estar nesta votação devido a sua enorme qualidade já que foi um dos jogadores com mais potencial que passou por Portugal.

    Saudações DesPortistas!

  • Valderrama
    Posted Abril 25, 2020 at 8:58 pm

    Vejo por aqui pelos comentários algum exagero em relação à carreira do Rui Barros no Porto, principalmente em relação ao seu regresso depois de algumas épocas no estrangeiro, tendo feito apenas uma época antes de emigrar que até terá sido a melhor.

    Notar ainda que com mais um jogo pelo Porto, Anderson poderia ter integrado esta lista, jogador com um talento impressionante mas que entre uma lesão grave e a insistência de Ferguson em transformá-lo num box to box acabou por não ter a progressão que se adivinhava

  • Vegeta
    Posted Abril 26, 2020 at 2:40 pm

    Obviamente, Deco.
    Até agora:
    Equipa A:
    Helton
    Alex sandro
    Bosingwa
    Aloisio
    Ricardo Carvalho
    Costinha
    Lucho
    Hulk
    Quaresma
    Deco
    Equipa B:
    Vitor Baia
    Nuno Valente
    Paulo Ferreira
    Pepe
    Jorge Costa
    Fernando
    João Moutinho
    Capucho
    Drulovic
    James Rodríguez

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 30, 2020 at 1:02 pm

      Na equipa A, apenas trocava o GR, DD e MDF (Baía, Danilo e Fernando, para mim). Na B trocava o GR (Hélton), os laterais (Bosingwa e Alex Telles), o trinco (Paulo Assunção) e o médio ofensivo (Zahovic).

Deixa um comentário