Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A melhor e a pior contratação de José Boto no Benfica

Concorda? Esteve apenas uma temporada na Luz e, curiosamente, só conquistou a Taça da Liga, mas teve um grande impacto e acabou por permitir um dos maiores encaixes financeiros da história do clube. Por outro lado, Djuricic chegou cotado ao Benfica, mas não correspondeu e a sua carreira também tem sido marcada por muita instabilidade.

José Boto, rotulado como um dos melhores olheiros da actualidade, tendo-se notabilizado ao serviço do Benfica, onde foi responsável por muitas aquisições nas oito épocas em que esteve na Luz, nomeadamente Aimar, Saviola, Witsel, Markovic, Fejsa, Grimaldo ou Zivkovic, deu uma entrevista ao site Goal.com e apontou aquela que foi a melhor e a pior aquisição durante esse período. Começando pelo positivo: “O Witsel foi a melhor contratação que fiz para o Benfica. Sobretudo em termos de credibilidade dentro do clube. Na altura houve alguma resistência por parte de quem ia colocar o dinheiro, porque era um jogador caro e pouco conhecido [n.d.r oito milhões de euros ao Standard], mas acabou por ter uma valorização enorme [n.d.r. vendido para o Zenit por 40 milhões de euros]“. Por outro lado, a escolha de pior reforço acabou por recair em Djuricic, contratado ao Herenveen por 8 milhões de euros: “O grande erro, e já admiti várias vezes, foi o Djuricic. Não deu certo aqui, nem em lado nenhum. Tem um talento enorme, uma capacidade técnica acima da média e conhecimento bom do jogo, mas… simplesmente não deu”.

27 Comentários

  • offtopicguy93
    Posted Maio 7, 2019 at 1:11 pm

    O Djuricic é mais um caso “Jovic” ou “Cristante” no Benfica.

    Jogadores que chegam muito novos e com muito potencial mas que a nivel de hierarquia de utilização são prai a 4 opção o que faz com que estagnem e não evoluam. O jovic se não fosse emprestado andava pelo Benfica B a fazer 10 golos por epoca.

  • bmcrl
    Posted Maio 7, 2019 at 1:13 pm

    Witsel é um jogador de qualidade superior. O dinheiro levou-o para a Russia e depois para a China. Não o condeno.
    Quanto ao Djuricic, um desperdício de talento.

  • Chico
    Posted Maio 7, 2019 at 1:22 pm

    Já disse várias vezes que o Witsel foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica. Ele, Ederson e Matic foram os jogadores que aqui tivemos em anos recentes que já eram de elite enquanto cá andavam. Tivesse tido outras opções de carreira e teria estado vários anos na discussão dos melhores médios do mundo.

  • André Dias
    Posted Maio 7, 2019 at 1:28 pm

    Do ponto de vista financeiro concordo que Witsel foi a melhor contratação mas a nível desportivo escolheria Aimar e Saviola. Não só pelo que os argentinos faziam em campo mas porque o facto de o Benfica receber dois jogadores com tamanho estatuto provocou uma mudança no clube. Notou-se um significativo aumento de competitividade em relação aos anos anteriores e creio que El Mago e El Conejo foram o ponto de partida para uma década de sucesso.

    • offtopicguy93
      Posted Maio 7, 2019 at 2:12 pm

      100% de acordo. Aimar e Saviola transportaram o benfica para outro nivel exibicional.

    • Manchester Is Red
      Posted Maio 7, 2019 at 3:57 pm

      Subscrevo.

      A chegada de Jorge Jesus com Saviola e Aimar (este veio 1 ano antes) moldou o Benfica para o domínio que teve nesta década.

  • T. Pinto13
    Posted Maio 7, 2019 at 1:31 pm

    Boas escolhas sem dúvida.

  • Kacal
    Posted Maio 7, 2019 at 1:59 pm

    Pouco conhecido o Witsel na altura? Não concordo nada. E 8 milhões nem era assim tanto para a sua juventude e o potencial que apresentava, mas compreendo que o mercado estivesse menos inflacionado e em Portugal ainda fosse raro chegar aos 10 milhões por um jogador, houve casos mas menos que hoje em dia. De resto o Djuricic foi realmente um “flop” autêntico, mas o Ola John também se esperava mais, por exemplo.

    • LevonAronian
      Posted Maio 7, 2019 at 2:31 pm

      Ola John creio que foi contratação de JJ depois de ter jogado contra ele, penso que não teve influência de Boto daí não entrar na lista

    • Joao Duarte
      Posted Maio 7, 2019 at 2:32 pm

      Mas o Ola John não foi responsabilidade dele, foi pedido expresso do Jesus.

    • RLuz
      Posted Maio 7, 2019 at 3:25 pm

      Penso que na altura o Witsel era conhecido principalmente depois de uma entrada “assassina” que ele tinha feito na Bélgica!

      • Kacal
        Posted Maio 7, 2019 at 4:22 pm

        Eu já o conhecia, inclusive do FM onde era sempre um alvo meu, mas aceito que no geral fosse pouco conhecido. Lembro-me perfeitamente dessa entrada também!

    • Knox_oTal
      Posted Maio 7, 2019 at 3:39 pm

      Sinceramente antes de vir para o Benfica, o Witsel era sobretudo conhecido por ter fracturado a perna a um adversário na Liga Belga e nem tanto pelo potencial! Pelo menos, no geral, em Portugal!

      • Estigarribia
        Posted Maio 7, 2019 at 4:05 pm

        Knox,

        O Witsel ficou com a essa fama de ter partido a perna, literalmente, ao Wasilewski mas cá em Portugal nunca chegou a fazer nenhuma entrada desse género sobre os adversários.

        Saudações Leoninas

        • Knox_oTal
          Posted Maio 7, 2019 at 4:32 pm

          Eu sei, mas estava a responder ao Kacal que antes de vir para o Benfica, o Witsel em Portugal era falado sobretudo por causa dessa entrada e nem tanto devido ao seu potencial. Logo, aceita-se dizer que era pouco conhecido quando cá chegou!

          De resto, obviamente é um craque e com um exemplo em campo, mas calhou de ter esse episódio infeliz (mais para o Wasilewski)! Por cá, foi dos melhores que vi com a camisola do Benfica. Que pena só ter ficado uma época!

          Saudações Desportivas

      • Kacal
        Posted Maio 7, 2019 at 4:22 pm

        Lembro-me disso, mas eu já o conhecia pelo menos mas aceito que fosse pouco conhecido no geral em Portugal. Lembro-me inclusive que era sempre uma promessa no FM que tinha em conta.

  • Kuiper
    Posted Maio 7, 2019 at 3:36 pm

    E não fosse o Witsel para a Russia e depois para a China e ainda tinha sido um dos médios mais marcantes da Europa certamente. Aos 30 e tal ainda foi capaz de ser um dos melhores médios na Liga Alemã esta época. Seguiu-se pelo dinheiro e ninguém o julgo, mas podia ter feito carreira num clube de topo na Europa.

  • The Mo
    Posted Maio 7, 2019 at 3:45 pm

    Aimar e Saviola não foram nenhumas descobertas.
    Witsel já o conhecia, ia sempre buscar ele é o Defour no FM.

  • Estigarribia
    Posted Maio 7, 2019 at 4:30 pm

    Axel Witsel sempre foi conhecido pelo seu potencial no Standard Liége, apesar das pessoas só se lembrarem da lesão que infligiu a Wasilewski.

    Em relação ao Filip Djuricic, o sérvio chegou rotulado de jovem promessa mas Jorge Jesus raramente lhe deu verdadeiras oportunidades.

    Saudações Leoninas

  • George Orwell
    Posted Maio 7, 2019 at 8:43 pm

    Grande José Boto! Excelente discurso, com grande “olho” para a coisa.
    Ainda o espero ver de regresso ao Benfica trazendo o Paulo Fonseca consigo.

    Há uns meses tinha dado outra entrevista que foi uma das melhores que li nos últimos tempos, onde ele já havia mencionado Djuricic. A verdade é que o departamento de Scouting do Benfica foi um dos melhores nos últimos tempos, mesmo que alguns jogadores não tenho explodido por cá, como Jovic ou Cristante. Porém, ao contrário do que a maioria afirma, não foi uma questão de serem flops ou falta de oportunidades. O contexto é muito importante e creio que estes dois casos foram alvos de um contexto desfavorável e não falta de qualidade dos jogadores.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 7, 2019 at 9:10 pm

    Ele agora está onde?

Deixa um comentário