Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI “made in Caixa Futebol Campus”

O Benfica comemora hoje o 10.º aniversário da entrada em funcionamento do Caixa Futebol Campus, o centro de estágio e formação do Seixal. Em 10 anos foram vários os jogadores saídos da formação a chegar à equipa principal, embora só Renato Sanches, André Gomes e Lindelof tenham conseguido afirmar-se vindos directamente do Seixal. Outros, como André Horta e Ederson, foram repescados depois de terem passado por outros clubes. Já Nélson Oliveira e Ivan Cavaleiro tiveram uma passagem intermitente, e até houve quem só conseguisse a afirmação noutras paragens, como Bernardo Silva, Cancelo, Mário Rui ou Danilo Pereira. Além da confirmação de que o Benfica consegue potenciar bons jogadores, como se tem verificado pelos títulos que tem conquistado e principalmente domínio nas selecções jovens de Portugal, o CFC tem servido igualmente para engordar os cofres do clube da Luz, com os mais de 100 milhões de receita proveniente de transferências de jogadores formados no Seixal, dos quais a maior fatia foi dada por Renato Sanches, Bernardo Silva, André Gomes, Ivan Cavaleiro e João Cancelo.

Para assinalar esta data o Visão de Mercado elege aquele que, considerando o patamar que os jogadores já atingiram, considera ser o melhor XI “made in Caixa Futebol Campus”:

14438831_1743088369288887_2047818475_o

Ederson – Afirmou-se na época passada na equipa principal das águias e até já chegou à selecção AA do Brasil.

Cancelo – Actualmente no Valencia e muito cobiçado pelos principais clubes europeus já conta com uma internacionalização por Portugal.
Roderick – Parece estar agora a confirmar o potencial que demonstrou até aos sub-20, fase em que somou alguns minutos na equipa principal das águias e fez parte da selecção nacional que foi vice-campeã do Mundo.
Lindelöf – Um dos centrais mais cobiçados no futebol europeu e um dos pilares do actual elenco de Rui vitória.
Mário Rui – Tem-se destacado em Itália e no Verão chegou à Roma por uma verba a rondar os 10 ME.

Danilo Pereira, Renato Sanches e André Gomes – Três campeões europeus. Danilo é um dos pilares do FC Porto, Gomes e Sanches chegaram neste Verão a duas das três melhores equipas do Mundo.

Bernardo S. – Só participou em 3 jogos pelo Benfica mas é nesta fase um dos principais craques da Ligue 1.
Gonçalo Guedes – Já internacional AA por Portugal e com golos na Champions tem ganho espaço na equipa principal do Benfica e parece estar com tudo para ser o próximo a proporcionar uma transferência importante.
Nélson Oliveira – Foi o 1.º “made in Seixal” a fazer capas, ganhar estatuto e até marcou presença no Euro’2012 depois de ter sido o 2.º melhor jogador do Mundial sub-20 em 2011.

VM
Author: VM

91 Comentários

  • Kacal
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:03 am

    Excelente 11, sem duvida! O meio-campo é fortíssimo e cada um com as suas características. Um #6, um #8 e um #10, ainda podem por o Bernardo Silva como 3º médio e o Horta na ala ou mesmo como #10. Só o Roderick e o Nelson Oliveira destoam um pouco mas são bons jogadores que têm ganho seu espaço nos respectivos clubes recentemente.

    • Rui Sousa
      Posted Setembro 23, 2016 at 9:09 am

      Subscrevo na íntegra o comentário.
      Impressionante como a formação do Benfica cresceu nos últimos em termos de quantidade e qualidade.
      Só de pensar que no Porto não consigo lembrar de 11 de jovens nos últimos 10 anos, quanto mais um 11 de qualidade……muito atrás que andamos nesse capítulo.

      • Kacal
        Posted Setembro 23, 2016 at 2:19 pm

        Exactamente!

        Rúben Neves e André Silva podem dar o “salto” daqui a 2 ou 3 anos e permitir entrar num 11 deste tipo mas neste momento não estou a ver muitos mais e fazer o 11 também seria complicado. Realmente evoluíram muito na formação nestes 10 anos e têm todo o mérito.

        • Rui Costa
          Posted Setembro 24, 2016 at 2:37 am

          Não é por aí, vejo o dalot e o rafa soares nas laterais, os outros centrais dos sub-17 são muito bons, o Rui pires , Moretto e graça são ótimos médios, se o Lindelof é formado( julgo que é) então o Ismael também pode vir a ser, sou benfiquista, mas o Porto também tem excelentes talentos e é preciso querer ver!

      • DM
        Posted Setembro 23, 2016 at 11:36 pm

        O Sporting já começou a colher frutos da formação há uns anos, o Benfica está começou a colher agora e o Porto começará daqui a uns 3 anos. Evoluíram bastante nos últimos anos e estão agora mais próximos dos clubes da capital e preparados para lapidar e aproveitar melhor os seus “mini diamantes”. Esta é a minha opinião

  • MikeM
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:04 am

    No jogo do Rioa Ave – Sporting esqueci-me de referir mas não me admirava nada que o Roderick fosse o próximo a ser repescado pelo Benfica.
    Ficou com a imagem algo desgastada porque nunca houve uma aposta séria nele e quando foi chamado a jogar, fizeram-no num jogo que poderia ser o do título, numa posição que não era a sua, e acabou por indirectamente ficar ligado ao golo com que o Benfica perdeu mas a continuar a jogar como o tem feito sobretudo na época passada e início desta, não me admirava que no final da época voltasse a casa.
    É um central com qualidade técnica, com um excelente físico e que está a evoluir a olhos vistos.

  • Kafka
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:07 am

    Roderick, Guedes e o Oliveira são claramente o elo mais fraco deste 11…de resto e com 10 Anos de existência, pode-se considerar um excelente trabalho de formação e prospecção…

    Ainda assim apesar de isto ser tudo muito bonito, eu continuo claramente a preferir ser campeão nacional com 23 Chineses formados no Guangzhou Evergrande, do que ser 2º classificado com 23 portugueses formados no Seixal, portanto o critério nº1 no Benfica, tem de continuar a ser ter o melhor jogador possível (mesmo que seja Senegalês) e não jogar com os jogadores do Seixal, só porque isso é bonito

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:11 am

      Não acho que o Guedes seja assim tão mau. Não é nenhum Jonas mas tem sido o melhor da frente de ataque,nestes ultimos jogos, apesar de ser perdulário em frente da baliza.

    • Daniel Rosa
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:18 am

      Discordo. O guedes é um excelente jogador e só pode melhorar. Tem força, garra, inteligência, posicionamento, velocidade, regularidade capacidade de trabalho e apenas 19 anos. Se aumentar a confiança e os indices de finalização pode-se tornar o melhor jogador da sua geração (o que não é facil).

      • Goncalo R
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:50 am

        Inteligência sem bola até tem. Falta-lhe é imensa com bola. Tem garra, velocidade e força. Corre e esforça-se muito sem bola para ajudar e equilibrar a equipa, tecnicamente não é de todo craque mas não é um tosco. Basicamente é isto, não é mau mas também não é nada de especial. Dificilmente sera jogador para titular do Benfica.

        • Carlos Gomes
          Posted Setembro 23, 2016 at 12:21 pm

          Acredito que o Guedes pode atingir um nível semelhante ao Lima, o que não seria nada mau, pelo contrário, pois foi um jogador que apreciei bastante no Benfica, parece-me que tem características físicas e técnicas bastante parecidas com o Lima, faltando-lhe claro aprimorar a finalização e uma melhor decisão.

          • Rui Costa
            Posted Setembro 23, 2016 at 6:51 pm

            Não concordo que não tenha técnica, noto sim que é fraco mentalmente estando diversas vezes visivelmente nervoso e ansioso nos jogos do Benfica, lembro-me da estreia dele pelos sub-21 em que faz um jogo demoníaco, só não me recordo do jogo.

        • DM
          Posted Setembro 23, 2016 at 11:25 pm

          Eu acho que o Guedes tem potencial para ser, claramente, titular do Benfica. Também não acho que possa ambicionar muito mais mas para um jogador de 19 anos não está nada mal. É que às vezes esquecemos que é apenas um miúdo de 19 anos e para 19 anos o Guedes é muito acima da média e também não esquecer que é dos melhores portugueses da sua idade e que esteve sempre escalões acima do que era suposto, o ano passado foi titular na liga dos campeões ainda com idade para ser júnior, acreditem que não há muitos que se possam orgulhar de um feito destes.

          Tenham calma e deixem o miúdo crescer, tacticamente é dos melhores que temos, é esforçado e dá tudo em campo. Tem de ir para a caixa 360 24h por dia para melhorar a finalização e começar a ter mais calma com a bola nos pés, se o fizer ainda o vou ver a pedir desculpas ao Guedes. Sei que pode nunca acontecer e ele acabar um Ukra, com todo o respeito, mas também pode acontecer o contrário e ficar um Rodrigo (que da idade do Guedes também toda a gente o criticava.

    • Fontez
      Posted Setembro 23, 2016 at 1:42 am

      Os problemas do Nelson Oliveira foram não ter a comunicação social a torna lo mais do que era, ou seja, um bom trampolim, e além disso não teve as oportunidades nos sitios certos.
      Para verem o quanto a comunicação social torna um jogador muito mais do que ele é, olhem para o caso do Renato Sanches, que não negando o potencial, ainda não mostrou um terço do que a comunicação social viu.

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2016 at 10:50 am

        Claro, o Bayern Munique que é o clube mais bem gerido do Mundo (23 Anos consecutivos de lucro) contratou o Renato com base nas capas da Bola e do Record

        Aliás os olheiros do Bayern Munique, todos os dias a 1ª coisa que fazem de manhã quando chegam ao centro de estágio do Bayern é irem ao site da Bola e do Record para verem a capa, depois em função do que a Bola e Record dizem o Bayern avança ou não para a contratação

        • Fontez
          Posted Setembro 24, 2016 at 1:34 am

          Vê por exemplo numero de passes errados, no europeu, por um jogador que supostamente é um Maradona. Vê apenas isso. Vais ver os jogos.

          Continuo apenas a dizer que o Nelson Oliveira não teve quem lhe desse a mão, e acho que ele é um excelente jogador. Espero que o futuro lhe sorria

      • joao
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:06 pm

        Pode ser isso ou entao pode ser que tu que nao conseguigas aperceber-te do verdadeiro futebol dele e do potencial que tem.
        ja entretiveste essa possibilidade?

      • DM
        Posted Setembro 23, 2016 at 11:30 pm

        O Renato ainda está no Benfica e andamos a jogar com o Horta?!?!?!?!?!? Que incompetência…

        Deitem isso para trás das costas, o miúdo já nem joga no clube que odeiam, está numa equipa top3 mundial, fez excelentes exibições no Euro e acabou o melhor jovem do torneio, liga portuguesa idem, idem, aspas, aspas.Com 19 anos já conseguiu ser titular do Bayern Munique e continuam estes comentários do “ainda não mostrou um terço”?

        • Fontez
          Posted Setembro 24, 2016 at 1:38 am

          Deixa lá isso tu para trás, porque um gajo que custa 35 milhoes podendo ascender aos 85, tem de dar muito mais. E não é apenas no futuro, tem de render mais do que uma quantidade elevada de passes falhados. Vai ver os jogos

    • Dca
      Posted Setembro 23, 2016 at 9:11 am

      Mas como ninguém ficou em segundo lugar a jogar com esses miúdos e a apostar neles, eu prefiro ser campeão e apostar nos miúdos. Apostar na formação não é, como dizes, “ser bonito”. É uma forma muito mais sustentável de formar a equipa principal, “poupar” dinheiro e colocar jogadores no 11 que vivam e morram pelo clube. Ok, nenhum clube pode viver da formação, mas todos os jogadores do mundo passaram pela idade dos 16/17/18/19 anos, não nasceram logo com 23 anos, e se esses jogadores passaram também pela formação e por escolas de futebol não tão evoluídas, porque é que os nossos não irão ser bons e os outros é que são? Tem tudo a ver da maneira que se trabalha, e esse (falo por experiência própria) no Benfica, é do outro mundo.

      • joao
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:02 pm

        E ainda há uma coisa mais importante que isso.
        Todos queremos ver os jovens portugueses jogar. Todos nós e os proprios miudos querem ter a oportunidade de fazerem o que gostam e poderem jogar no seu clube. Ganhar nao é o mais importante no desporto. A oportunidade de competir e o fair-play associado, a valorizaçao do corpo e da mente, dos valores sociais e socializantes do desporto não são um mero verbo de encher. Isso é o mais importante no desporto. Ter alegria de competir (e jogar), aceitar tanto a derrota como a victoria sabendo que logo a seguir haverá mais jogos, mais diversao, mais caminho.
        E dentro do espirito humanista e universalista do desporto, então os estrangeiros sao tao bem vindos como os portugueses. O que nao pode acontecer é uns impossibilitarem a afirmação dos outros, tal como a afirmação desses nao pode evitar a vinda dos primeiros.

  • Miguel Costa
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:27 am

    Jogadores séniores de relevo formados no SCP. Se alguém pudesse fazer do Porto seria excelente. Para fazermos uma comparação entre os 3 grandes.

    Rui Beto

    Cédric, Semedo, Fonte, Ilori, Dier, Ié, Afonso Figueiredo, Mário Rui

    William, Veloso, Palhinha, Adrien, Moutinho, João Mário, JC Teixeira, Geraldes

    Nani, Quaresma, Ronaldo, Bruma, Gelson, Varela Mané, Podence, Iuri, Wilson

    Pode-me ter falhado um ou outro, admito.
    Cumps

    • Ruud
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:35 am

      Que lista é essa?

      Alguns jogadores, como o Ronaldo, Fonte, já foram formados há mais de 10 anos. E a maior parte do resto são medianos, como o Ié, Afonso Figueiredo, Geraldes, etc.

      O 11 do VM tem 7 jogadores que já foram à selecção AA de Portugal, 1 que já foi à selecção do Brasi, 1 titular da Suécia e 2 vice-campeões do Mundo

      • Miguel Costa
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:44 am

        Eu não disse que tinha sido formados há pouco tempo.
        Disse jogadores seniores no ativo.

        Mesmo assim podia fazer 11 engraçado de jogadores formados recentemente.

        Rui
        Cédric
        Semedo
        Dier
        Mario Rui
        William
        JC Teixeira
        João Mário
        Bruma
        Gelson
        Wilson

        Não levem o comentário como um ataque ao Benfica ou uma tentativa de valorizar o Sporting. Reconheço, sem problemas, que a formação do Benfica está atualmente a um nível bastante superior. É apenas uma base de comparação.

        • DM
          Posted Setembro 23, 2016 at 11:12 pm

          Se esse Rui for o Rui Patrício… Sé se estreou pela equipa principal do Sporting em 2006 precisamente no mesmo ano em que o CFC foi inaugurado, claramente um jogador de 28 anos que se formou à pouco tempo

      • BioSpot
        Posted Setembro 23, 2016 at 2:04 am

        Ruud isso de ir aos AA’s não quer dizer nada, muito menos que tenham qualidade… (existe certas influências e muitos hypes).

        E quantos a medianos serem “muitos”, posso usar o teu argumento e dizer que 80% já foram aos AA’s, outros campeões do mundo e por ai fora… Não é assim tão linear como dizes.

    • rodjer
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:37 am

      Ronaldo e Quaresma não contam. O critério de ser nos últimos 10 anos tem que se cumprir.

      • The Sporting Fan
        Posted Setembro 23, 2016 at 1:14 am

        O critério do VM, não o critério do Miguel Costa.

        • rodjer
          Posted Setembro 23, 2016 at 1:31 am

          Se quer comparar com o 11 que o VM fez só faz sentido se forem APENAS contabilizados jogadores dos ultimos 10 anos.

          • Allgarve06
            Posted Setembro 23, 2016 at 8:07 am

            É só porque se utilizarmos como critério os últimos 20 anos, este 11 do Benfica não vai mudar muito…

      • Fontez
        Posted Setembro 23, 2016 at 1:38 am

        O critério dos 10 anos só existe porque o benfica tem formação quase, basicamente, há 10 anos. O Sporting tem há mais tem a culpa?
        Mas digo mais, muitos outros jogadores podiam estar num onze feito para o Sporting.

      • BioSpot
        Posted Setembro 23, 2016 at 2:00 am

        Já que estamos a comparar a “Caixa Campus” vs “Academia de Alcochete” faz todos o sentido serem ambas desde o inicio da formação, não somente os últimos 10 anos, neste caso para o Sporting +4 anos. Assim podia-se comparar o impacto de ambas na formação. E deste modo faz sentido mais um ou outro jogador.

    • radiofutebol
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:38 am

      Atenção que o Caixa Futebol Campos foi fundado apenas em 2006. E quase todos os jovens presentes nessa equipa são estrelas desde 2010 em diante e se tivéssemos um gráfico com o número de jogadores ao passar dos anos crescia exponencialmente!

    • João Lains
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:27 am

      Kadu, Ivo Pinto, André Pinto, Abdoulaye, Rafa Soares, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Josué, Atsu e André Silva.

  • João Palma
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:44 am

    Penso que Oblak deveria estar na baliza e Ederson no banco. Não sei pq não foi considerado pelo VM (esteve 5 anos da Luz).

    Depois há dois nomes que também poderiam estar no banco, Pedro Pereira e Hélder Costa.

    Mas aceito o plantel e sem duvida que para 10 anos é mesmo muito bom, tanto em quantidade como qualidade que tem saído do Seixal.

    • Visão de Mercado
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:50 am

      O Oblak não faz sentido. Chegou ao Benfica com 17 anos mas nunca jogou nos escalões de formação dos encarnados, foi logo emprestado.

      • Nuno
        Posted Setembro 23, 2016 at 8:17 pm

        Visão Mercado esqueceram-se do Rony Lopes que esteve no Benfica de 2006 a 2011 apanhado os 2 primeiros anos da CFC.

    • Marcelo Féria
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:02 am

      Há os jogadores formados pelo Benfica e há os jogadores formados pelo Benfica com formação no CFC e por esse ponto de vista parece-me bem a opção do VM.

    • DM
      Posted Setembro 23, 2016 at 4:15 am

      Oblak aos 17 anos já tinha nível de primeira divisão e não fazia nada nos escalões de formação, aos 18 já era titular no Leiria que jogava na primeira

      • Alexis
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:26 pm

        Haha e em jeito de brincadeira, no Leiria foi onde mais aprendeu, ja que realizaram uns quantos jogos a começar com 7/8 jogadores :)

        • Nuno
          Posted Setembro 23, 2016 at 8:06 pm

          No Leiria aprendeu a ser titular e jogar num campeonato mais complicado do que ja tinha jogado que era 2 liga portuguesa. Nesta altura não existia equipa B só voltando a existir quando Oblak ficou com 3 guarda redes do Benfica2012/2013.

  • Goncalo R
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:55 am

    Em 11, 8 são muito bons, pelo menos uns 6/7 apresentam capacidade e margem para atingir niveis altos, depois os outros 3 um é mediano mas ainda pode evoluir e apenas 2 são mais fracos, não tendo atingido o que prometiam.

    E mais virão, José Gomes, João Filipe, Pedro Rodrigues, são bons nomes, entre outros, é um bom trabalho do CFC.

    • Rui Sousa
      Posted Setembro 23, 2016 at 9:05 am

      Assumindo que o mediano é o Miranda, um dos dois mais “fracos” suponho que seja o Nélson, que nunca demonstrou o potencial que tinha. Mas quem é o outro? Só vejo que possa ser entre Mário Rui ou Guedes, sendo que um chegou este ano à Roma (teve o azar da lesão senão até poderia ser titular) e o outro tem 19 anos e vai somando alguns minutos (com menor ou maior qualidade) no Benfica, por isso penso que nenhum dos dois se enquadra no não ter atingido o que prometiam.
      Cumps

  • The Sporting Fan
    Posted Setembro 23, 2016 at 1:18 am

    Belos jovens que o Benfica formou recentemente.
    Eu gosto sempre que esta vertente do clube (camadas jovens) seja forte e que o clube e os miúdos beneficiem ambos disso. O Benfica está a começar a colher os frutos do investimento que fez no CFC.

    SL

  • Diogo
    Posted Setembro 23, 2016 at 2:11 am

    Sempre houve formação em Portugal, não em tanta quantidade nem com o mesmo impacto mediático e desportivo mas hoje temos uma maior valorização dos jogadores formados cá, devido ao extrapolar dos valores praticados pelo mercado, mas também existe qualidade, sobretudo nos portugueses que evoluíram bastante e muito devem à capacidade de formação dos clubes nacionais mas penso que há jogadores que apesar de terem passado em determinado clube, neste caso pelo Benfica, não se mostraram pelo que lá fizeram mas sim pelo que fizeram noutros clubes. Há inclusive nesse 11, jogadores que pouco mostraram ao mais alto nível, tendo sido dispensados. Como tal não acho que devessem aparecer nesse 11 pois ao serviço do clube não corresponderam.

    Acho que actualmente a formação benfiquista tem estado bem mas há ainda muitos jogadores que carecem de confirmação e muitos que mostraram a sua qualidade a envergar outras cores que não a encarnada e ainda estavam/estão a completarem a sua formação.

    Saudações desportivas.

    • Moskamorts
      Posted Setembro 23, 2016 at 10:07 am

      Se leres o titulo é ‘Melhor XI made in Seixal’ e não melhor XI q de jogadores que se afirmaram no XI do Benfica.

  • Bacelo 1904
    Posted Setembro 23, 2016 at 3:44 am

    Falta aqui o craque – futuro bola de ouro – o magnífico Clésio ??
    Deixando-me de brincadeiras, gostei muito do post e é um orgulho ver os miúdos do CFC a dar frutos.
    Agora só faltava fazer o mesmo para os rivais…

    • cards
      Posted Setembro 23, 2016 at 11:40 am

      A brincar ou não, Clésio já venceu mais campeonatos do que Rui Patrício, João Mário, William, Adrien, Marcano, Chidozie, Chorão Neves e Indi JUNTOS.

      • Pedro
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:15 pm

        Sinceramente, sou Benfiquista e não percebo a tua necessidade de andares constantemente a atacar e a mandares bocas aos jogadores dos outros clubes.

        Para além disso, não consigo sinceramente entender como ter sido campeão nacional ou não, tem a ver com a qualidade do jogador. Por exemplo, se o Tondela, ou outro clube PT tirando os 3 grandes, tivesse o Neuer à baliza, provavelmente não ganhariam nada, não querendo isso dizer que o Neuer seja mau.

      • QuimGui
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:56 pm

        A brincar ou nao João Mário William Adrien e Patrício já ganharam mais campeonatos europeus que Neuer Muller, queres que continue?

        • Nuno
          Posted Setembro 23, 2016 at 8:12 pm

          A brincar a brincar Neuer já ganhou mais Campeonatos Mundiais do que João Mario Adrind Wlliam e Patricio, queres continue?

          +

          • QuimGui
            Posted Setembro 24, 2016 at 10:20 am

            Não percebeste claramento o meu ponto… Quis dizer q não é o número de títulos que faz um jogador ter melhor qualidade futebolística que outro

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 23, 2016 at 3:53 am

    O Roderick não…por amor de Deus…Não sei como é que é possível ainda enganar alguém!!

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 23, 2016 at 9:06 am

    O Benfica está com uma formação fortíssima! Estes jogadores são todos muito bons e fariam um plantel excelente! Penso que o Roderick deveria ser repescado tal como fizeram com o Horta ou com o Ederson. Tem mostrado muita qualidade a sair a jogar e é seguro nas abordagens. Seria muito bom ver mais um menino da casa a jogar na equipa principal.

    Também tenho muita fé que o Pedro Rodrigues e que o Zé Gomes cheguem à equipa principal esta época e que sejam opções para a próxima.

  • Ricardo Miguel
    Posted Setembro 23, 2016 at 9:06 am

    Quem sao os 3 e 5 jogadores que estao no banco?

  • bmcrl
    Posted Setembro 23, 2016 at 9:12 am

    Muito bom. O trabalho que tem sido feito no Seixal é notável, e tem-se investido ainda mais quer na formação, quer em olheiros. LFV é criticado por dizer que quer ter a espinha dorsal da seleccção, vindo os críticos dizer que ele é mentiroso, mas a formação do Benfica está a crescer, e os resultados estão à vista. Roma e Pavia não se fizeram num dia.
    Olhando só para o 11, 7 daqueles jogadores têm já capacidade para jogar num clube top 10 mundial

  • Brandão Abreu
    Posted Setembro 23, 2016 at 9:13 am

    Ora bem:
    Sporting-
    GR: não tem ninguém formado nos últimos tempos que se compare ao Éderson… O último de jeito foi Rui Patrício…Rafael Veloso até agora virou flop. Pedro Silva promete.
    LD: Cédric é o melhor que o Sporting formou, no entanto há Esgaio (que seria melhor para médio-centro ou assim) e Mauro Riquicho que quando tiver oportunidade provará ser melhor que João Pereira e Schelotto, embora não sei como está pós a lesão que teve…
    DC’s: Eric Dier (hoje joga a 6), Rúben Semedo, Tiago Ilori (ainda não mostrou o que prometeu), Nuno Reis (titular no Metz que subiu de divisão deu o salto para o Panathinaikos), Tobias Figueiredo (ainda não provou o que prometeu), Domingos Duarte (que tem sido titular no Belenenses neste arranque de época) e ainda há Edgar Ié (que já jogou no Villarreal mas ainda não sabe se é central ou Lateral-Direito, a central perde no jogo aéreo, a lateral perde no jogo ofensivo, mas no resto tem bastante qualidade, em Portugal jogaria em muitas equipas e já poderia ter dado o salto mas quis dar o salto maior que a perna, veremos…ainda é cedo)…
    DE: nenhum de jeito (Mica Pinto nem parecia mau mas até ver ainda não provaram nada), Mário Rui e Afonso Figueiredo saíram demasiado cedo…
    Mdf: William, João Palhinha, Afonso Taira (titular no Estoril, acho-o bom jogador mais tarde dará um salto na carreira embora não seja para um Sporting) e ainda o flop Fabrice Fokobo (não conseguiu dar o salto e até ver está pior que o início de carreira)
    MC: João Mário, João Carlos Teixeira (que não sei se é 8 ou 10, acho que nem ele sabe), Chico Geraldes (promete muito), Wallyson, Renato Neto (craque do Gent, não é grande coisa mas já é bom, no Sporting foi um pouco queimado a jogar a 6 mas pronto), Luka Stojanovic (brilhou no Apollon, na Bélgica pelo Mouscron também se vai destacando neste início de época, parece-me que não aproveitaram bem o talento do sérvio, ou então é daqueles casos que tem de dar 1 passo atrás para dar 2 em frente)… e o até agora os flops Zezinho e Agostinho Cá.
    Mof: Renato Santos (titular no Boavista, fortissimo nas bolas paradas, também joga a Extremo), Farley Rosa (prometeu nos juniores, saíu cedo mas jogando em campeonatos periféricos, ainda não deu para ver muito dele jogando onde o meteram, veremos o que será dele, tem vindo a subir na carreira e pode ser que se destaque no Panetolikos e dê o salto para um grande da Grécia…), Cristian Ponde (ainda não teve tempo para provar mas tem talento e também joga a Extremo), Rafael Barbosa (outro com muito talento, o problema é ser um 10 e Jesus nunca joga com 10, vai sofrer do mesmo que o Bernardo mas este ainda mais pois não é tão versátil como o jogador formado no Benfica) e o até agora flop Filipe Chaby (as lesões afetaram-no bastante, era dos que mais mostrou talento)…
    Extremos: Gelson Martins, Bruma (este se melhorar a decisão passando mais a bola torna-se dos melhores do mundo, que talento e esta época vai-se afirmar no Galatasaray como principal desiquilibrador), Matheus Pereira, Iuri Medeiros (se tivesse um Jorge Mendes também estaria num Monaco, Wolves ou algo do género a dar cartas…), Carlos Mané (embora eu ache que este é como Gonçalo Guedes ou Ivan Cavaleiro, embora tenham feito formação a extremos, parecem-me superiores a 2º avançados), Daniel Podence (mesmo caso do Mané a nível da posição em que fez formação/rende mais)…
    PL: muito lusco fusco, Betinho parecia o Inzaghi nos juniores por exemplo, Amido Baldé também enganava nos juniores, Alexandre Guedes parecia ter realmente talento mas ainda não teve uma oportunidade a sério (No Aves era o melhor jogador a época passada e apontou 14 golos na 2ª liga, no Reus não marcou um golo, mas o Balotelli também não marcou no Liverpool e ninguém dúvida do talento dele…quando falta vontade tudo é possível e este não queria de certo jogar no Reus)…sem esquecer o claro flop proximo Samuel Eto’o, Gaël Etock.
    Também acho que existe algum talento na B/juniores do Sporting a ser aproveitado (já falei de Pedro Silva e Riquicho, mas também vejo talento em Pedro Empis, Bruno Paz, Ivanildo Fernandes, David Sualehe, Diogo Nunes, Pedro Delgado, Bubacar Djaló, Edu Pinheiro, Ricardo Guima, Pedro Ferreira, Rafael Leão, Pedro Marques, Jovane Cabral, Ricardo Almeida, Ronaldo Tavares, Elves Baldé, Jefferson Encada, Abdu Conté, Rafael Tipote…
    Tirem as vossas próprias conclusões de quem é a melhor formação… (escolhi todos os jogadores que foram falados como quem tinha talento, isto, formados desde a geração de 91)

    • Moskamorta
      Posted Setembro 23, 2016 at 10:01 am

      A mim não me deixa duvidas que actualmente a melhor formação é a do Benfica, pois desses jogadores todos que colocas-te (apesar de não conhecer todos) só o João Mário, o Eric Dier, o William e o Gelson atingem o nível dos jogadores formados pelo Benfica (não conto com o Patrício, pois esse já fez a sua formação e ainda não existia Seixal). No entanto de referir que o Sporting forma (talvez melhores centrais e extremos) enquanto o Benfica forma melhor laterais, meios e campistas, e se estivesse aqui o Porto melhores avançados. De referir aqui (não sei se conta como formado no Benfica ou não )que o Oblak teria de ser o dono da baliza.

      • Antonio dNB
        Posted Setembro 23, 2016 at 11:31 am

        De referir que alguém se esqueceu do Adrien Silva…e se formos mais atrás o Sporting tem jogadores como João Moutinho e Miguel Veloso que claramente são bons jogadores. Por isso o Benfica formar melhores centro campistas é muito dúbio… não percebo bem qual é a vossa prespectiva e quantos anos recuam para fazer esses planteis…se recuarem 10 anos faltam muitos jogadores na equipa do Sporting,

        • alvaro
          Posted Setembro 23, 2016 at 12:21 pm

          O brandao abreu só falou em jogadores do scp que têm sido formados já com o caixa futebol campus em funcionamento…

        • Moskamorta
          Posted Setembro 23, 2016 at 12:23 pm

          Ok podes achar o Adrien um grande jogador, eu não acho, é bom para um Sporting/Leicester, eu estou a falar de jogadores que podem atingir o TOP e ai no meio campo o Benfica formou um Jogador que actualmente está no Bayern Munique, outro que está no Barcelona e outro ainda que está no Mónaco (estará lá pouco tempo, sairá também para um gigante a curto prazo), enquanto o SCP formou um que está num Inter (grande clube mas longe dos melhores dias), e 2 que estão no SCP um que é seguido pelo Leicester e outro que é quase todos anos vendido mas nunca é tipo Beto… e atenção que são bons jogadores mas penso que nunca irão atingir um nível dos que o Benfica formou. A esse nível só vejo mesmo o Gelson, mas poderão aparecer outros nos próximos anos.

      • Feirense
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:29 pm

        Oblak não conta como formado, fez apenas uma época na Luz. Nas outras duas esteve emprestado.

    • Ricardo F.
      Posted Setembro 23, 2016 at 10:45 am

      Qual a necessidade de falar no Sporting num post sobre a formação do Benfica?
      SL

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 23, 2016 at 9:33 am

    Muita qualidade que foi formada no Seixal nestes últimos 10 anos,

    O que salta mais à vista é mesmo aquele trio do meio campo, assim como as alas com Bernardo e Guedes.

    Um 11 que só apresenta 2 jogadores mais fracos, mas que um deles desde a época passada que tem feito excelentes exibições, falo de Roderick.

    O futuro neste aspecto é risonho, estão mais com qualidade para aparecer, como Zé Gomes, Pêpê, Rúben Dias, D. Gonçalves, Gedson, Florentino.. etc etc etc.

  • Brandão Abreu
    Posted Setembro 23, 2016 at 10:21 am

    Como fiz do Sporting (esqueci-me de enumerar o lusco fusco Zé Postiga, isto nos pontas mas tem 20 anos ainda pode dar alguma coisa), agora comparem com a do Benfica:
    GR: Éderson Moraes (que foi repescado), Bruno Varela, José Sá
    DD: João Cancelo e Diogo Figueiras (mal aproveitados pelo Benfica), Nélson Semedo, Bruno Gaspar (prejudicado pelas lesões), Pedro Rebocho (só agora é que vai ter uma oportunidade de se mostrar, parece ter algum talento pelo menos para se destacar na 1ª liga), Rafael Ramos, Hildeberto Pereira (claramente beneficia de um bom agente, Aurélio Buta, Eliseu Cassamá, Alexandre Alfaiate (nem sei se estes 2 ultimos são laterais direitos ou esquerdos…)
    DC’s: Victor Lindelöf, Roderick Miranda (mal aproveitado pelo Benfica, a afirmar-se no Rio Ave, provavelmente dará o salto embora não tenha qualidade para jogar num grande na minha opinião), Frederico Venâncio (vai mostrando qualidade no Vitória de Setúbal), Fábio Cardoso (mostrou qualidade no Paços, veremos neste Vitória agora), João Nunes (foi para o Lechia, pode ser que faça uma boa carreira), Rúben Dias (parece-me com bastante talento), Francisco Ferreira, Ricardo Carvalho, Kalaica também poderá contar no futuro (e se provar o talento que aparenta ter será de certo um bom central)
    DE: Mário Rui (mal aproveitado pelo Benfica), Yuri Ribeiro e sem esquecer Luís Martins (que vai sendo jogador da bancada do Granada, lateral para um Nacional, Arouca, etc não mais que isso)
    Mdf: Danilo Pereira (mal aproveitado pelo Benfica), Pedro Rodrigues (outro com bastante talento)
    MC: Renato Sanches, André Gomes (mal aproveitado pelo Benfica mas não é 8 para um 442, já num 433 é um maestro), João Teixeira, Rúben Pinto (mostrou ser bom jogador no Belenenses e Paços de Ferreira), Cafú (destacou-se no Vitória de Guimarães e foi parar à liga francesa), Guga (muito talento que o Benfica tem aqui), Estrela, Filipe Nascimento (vai jogando no Cluj, o que não é mau) e os até agora flops Raphael Guzzo (tem muito talento pode ser que se destaque no Reus) e Saná
    Mof: Bernardo Silva (na minha opinião não deu, por factores táticos, além disso poderia jogar onde tinha Salvio, Pizzi, Jonas ou Talisca a brilhar como principais concorrentes, era díficil apostar num miúdo com muito talento mas que não se sabia. no que poderia dar), Diego Lopes (tem muito talento mas acho que está a ser mal aproveitado e além disso sofre de não ter lugar num 442), João Carvalho (tem muito talento), Rochinha (ainda vai a tempo de mostrar o seu talento, prometeu muito nos juniores), (Rony Lopes saiu demasiado cedo)
    Extremos: Gonçalo Guedes (formou-se como extremo mas a 2º avançado é onde mais se destaca), Hélder Costa, Ivan Cavaleiro (mesmo caso do Gonçalo a nível de posição), Derlis González (mal aproveitado pelo Benfica, também joga a 2º avançado ou Médio-ofensivo), Nuno Santos (claramente prejudicado pelas lesões até agora), Diogo Gonçalves (que também pode jogar a 10 e tem talento), João Filipe (um prodígio), Romário Baldé, Sancidino Silva, Clésio Baúque
    PL: Nélson Oliveira (que nunca mostrou o que prometeu…), e já agora…que é feito do Alípio? João Mário que vai jogando no Chaves também se pode contar, Oliver Sarkic (nos juniores mostrou talento) e claro José Gomes (que na minha opinião também é claro um prodígio)…

    Comparando as 2 formações, parece-me que a do Benfica tem miúdos com melhores agentes, embora o talento ande equilibrado (o Benfica tem mais talento em quantidade, o Sporting parece-me ser mais forte no aspeto psicológico e físico) entre os dois principais clubes da capital…
    O Benfica também é claramente um clube fantástico a formar laterais-direitos (sem esquecer Pedro Pereira que joga na Sampdoria mas saiu com 17 anos, fazendo 20 na Sampdoria vai contar como formado no clube italiano apenas…).

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 23, 2016 at 11:14 am

      o Rebocho! é Lateral esquerdo!

      Esqueceste um “trinco” fantástico que é titularissimo nos BB o Pedro Rodrigues (Pê Pê)

      • Brandão Abreu
        Posted Setembro 23, 2016 at 1:58 pm

        Repara bem no Mdf!
        Pronto, eu sabia que estava a dar uma gafe num dos laterais, então se ele é o esquerdo, era o Alfaiate o direito certo?

    • bmcrl
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:45 pm

      O talento não é equilibrado, na minha opinião. E gostava de destacar dois jogadores: Pedro e Gonçalo Rodrigues. O primeiro tem uma capacidade de passe fantástica, tem um bom físico e posicionalmente parece-me see bastante bom (e bastante competente a defender). Quanto ao Guga, é um box-to-box muito completo, gosto muito dele. Apesar da baixa estatura, tem equilibrio e alguma força. Estes dois merecem uma oportunidade. A contratação de Celis foi completamente descabida.

    • DM
      Posted Setembro 23, 2016 at 4:03 pm

      André Gomes mal aproveitado no Benfica? Com 19 anos fez 18 jogos pela equipa principal, com 20 fez 23. Teve como concorrentes Javi, Witsel, Matic, Enzo, isto porque jogou nas duas posições do miolo, a 6 e a 8, acho que não foi mal aproveitado de todo, quanto muito foi mal vendido. Se bem que na altura já diziam que os 15M por um miúdo de 20 anos era lavagem de dinheiro e euromendes e mais não sei o que, se esperasse mais um ano e saísse por 30M nem sei o que iriam dizer.

  • N.S.
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:05 am

    O Cristiano Ronaldo foi tão formado no Sporting como foi no Man Utd. Primeiro, segundo as regras da UEFA conta como formado no clube de Manchester. Segundo, esteve 6 anos em cada um dos clubes. Terceiro, o jogador que é hoje deve se sobretudo à estrutura do Man Utd em particular a Alex Ferguson, que o tornou no jogador de craveira mundial. Cristiano tinha talento inato e não precisou do Sporting para nada, tivesse saído do Benfica ou do Porto ou de qualquer clube da liga para o Man Utd da altura e o seu percurso teria sido idêntico.

    • Mário Silva
      Posted Setembro 23, 2016 at 11:42 am

      Assim como o Bernardo, Cancelo e André Gomes, o Benfica não fez nada por eles, foi preciso sairem para mostrar o seu futebol.

    • Vasco Stoch
      Posted Setembro 23, 2016 at 11:58 am

      Peço desculpa. Mas a formaçao do Sporting nessa altura estava MUITOS patamares acima das restantes, acho que o Ronaldo beneficiou, e muito por ter tido a oportunidade de jogar no Sporting.

    • Wonderkid
      Posted Setembro 23, 2016 at 3:16 pm

      Esse comentário só pode ser na brincadeira… segundo as regras da UEFA a formação de um jogador dá-se até aos 21… acha mesmo que o Ronaldo até essa idade passou tantos anos no Man Utd como no Sporting? Haja um pouco de noção…
      O maior pulo de Ronaldo nem é no Man Utd mas sim no Real, foi aí que ele se transformou numa máquina de fazer golos e num vencedor constante da Bola de Ouro.

    • DR
      Posted Setembro 23, 2016 at 5:27 pm

      Comentário sem nexo nenhum… Enfim. Depois nós é que temos complexos de inferioridade

  • BernardoF
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:20 am

    A formação do Benfica está de parabéns pelos seus 10 anos desde que iniciou a aposta num complexo de formação jovem.
    Deste onze do VM, na minha opinião apenas 5 de destacam dos demais, falo de Danilo Pereira (FcPorto), Renato Sanches(Bayern), André Gomes(Barcelona), Bernardo(Mónaco) e Cancelo(Valência). Na minha opinião são os que futuramente darão mais consistência e darão uso das suas qualidades em patamares superiores. Nestes 10 anos o Benfica lançou imensos jovens, infelizmente nem todos chegam ao patamar desejado, tanto por culpa própria como por culpa dos clubes.
    Tem de se reconhecer que o Benfica apesar de ter apostado forte na criação e expansão da sua academia, formando craques para o futuro, não os tem transitado/utilizado como deveria, exceptuando Renato, Lindelof (lesão de Luisão), Ederson(lesão de J. César) e Guedes(a espaços). A maioria foi vendida por valores algo baixos e com poucas ou nenhumas oportunidades, não considero uma verdadeira aposta por parte do Benfica. Têm qualidade para jogar no Benfica. Ainda assim não se pode negar a qualidade que sai do Seixal, cada vez sai mais qualidade e em quantidade, a prova está nas selecções jovens, falta darem o passo seguinte, a transição para o nível sénior.

    Penso que está na hora de todos os clubes nacionais fazerem a respectiva aposta nos jovens, temos qualidade e matéria prima para formar bons talentos. Dos três grandes, o FCPorto tem de se mexer nesse sentido, pois lembro-me de ter sempre bons jovens e de qualidade, pena não apostarem com mais regularidade. Rúben Neves é a prova disso mesmo.

    • Moskamorta
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:07 pm

      Para além desses que destacas, têns tambem de destacar o Ederson (não é por nada que já foi chamado à selecção A do Brasil, infelizmente a lesão não permitiu a sua estreia) e o Lindelof que é titularissimo na seleção da Suécia e que é seguido de perto por grandes clubes europeus. Relativamente aos outros, Mario Rui é um excelente jogador mas penso que nunca será jogador de tubarão europeu, num nivel mais abaixo está o Nelson Oliveira, que prometeu muito, mas não atingiu 1/10 dessa promessa e Roderick que no meu ponto de vista atingirá no máximo o nivel de um Braga.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:29 am

    Grande crescimento do Benfica sem duvida. Mas faz-me confusão ver o Nelson Oliveira num 11!

    Brincadeira. Dou os parabens ao Benfica por esta evolução e boas fornadas. O Sporting atravessou um momento menos bom mas entretanto reergueu um pouco, tem posto muitos miudos nas ultimas convocatorias e os resultados nos campeonatos também já estão melhores.

    Já o Porto apesar das recentes conquistas em juniores e até na equipa B falta ver se realmente aparecem bons valores ou não. Eu acredito no André e no Ruben Neves mas este ultimo está-lhe, parece-me, a custar chegar ao nivel que eu esperava.

  • cards
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:32 am

    Excelente 11, era equipa para lutar pelo campeonato em Portugal.

  • Manuel Teixeira
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:36 am

    Vieira já cometeu muitos erros, mas o CFC é uma aposta ganha!

  • JSC101
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:29 pm

    Os que mais gosto são o Mário Rui , Bernardo Silva e o Danilo. Mas para mim o melhor que saiu da formação foi sem dúvida o Nélson Oliveira era um Deus completo nos escalões de formação, infelizmente não atingiu o que se esperava.

  • Alexis
    Posted Setembro 23, 2016 at 1:03 pm

    E agora um exercício simples: tirar os 3 mais fracos e substituir por 3 jogadores que já tenham feito parte do Benfica:
    Ederson
    Cancelo, Lindelof, Garay, Mário Rui
    Danilo, Renato, AG
    Di Maria/ Gaitan, Lima / Cardozo / Jonas, Bernardo

    Que qualidade seria!!! Arrisco a dizer que seria um 11 para rebentar em Portugal e chegar aos 4os de final da Champions.. facil!

  • João D
    Posted Setembro 23, 2016 at 1:42 pm

    O melhor jogador do CFC é, sem dúvida, o Bernardo.

    Vamos ver como se sairá o José Gomes.

  • Afonso
    Posted Setembro 23, 2016 at 7:22 pm

    Há aqui jogadores que é quase a mesma coisa do que se no do sporting colocassem o marco matias

Deixa um comentário