Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Mercado? É preciso entender que o Sporting não ficou em 3.º lugar, ou em 2.º. O Sporting é bicampeão e para entrar algum jogador ali tem que ser melhor que um plantel bicampeão. Entre cada época, perdemos um titular e fomos campeões. Queríamos manter o grupo bicampeão. Perdemos um jogador titular e fomos buscar 5 potenciais titulares e um jovem com potencial de 22 anos. Temos o plantel mais caro e o maior investimento da história do Sporting e um plantel bicampeão. E o que assisto é a uma certa falta de respeito pelo grupo. Acham que entra alguém facilmente? Não. Se entrar por 30 ou 40 milhões, que assim seja»

Leões continuam com o plantel mais forte?

Frederico Varandas fez uma análise ao Defeso do Sporting. «Olho para uma ferramenta que é a mais fiável. O Sporting no ano passado era o plantel mais valioso do campeonato, fechado este mercado, não é que é novamente? A cerca de 80 milhões do segundo classificado. É preciso entender que o Sporting não ficou em terceiro lugar, ou em segundo. O Sporting é bicampeão e para entrar algum jogador ali tem que ser melhor que o Hjulmand bicampeão, que o Inácio bicampeão, que o Trincão, Pote….  Tivemos um objetivo, o mesmo de há um ano, que foi manter o grupo campeão e bicampeão. Entre cada época, perdemos um titular e fomos campeões. Queríamos manter o grupo bicampeão. Perdemos um jogador titular e fomos buscar cinco potenciais titulares e um jovem promissor de 22 anos. Estamos mais fortes do que há um ano…. Recordo que o Morten estava perdido para Itália e recusou ‘n’ propostas a ganhar o triplo. Teve uma conversa com a administração e vai ficar mais um ano. O Trincão era para a Arábia Saudita. O Gonçalo Inácio, Arábia Saudita, Diomande perdido para o Crystal Palace. Mantivemos o grupo. Temos uma forma de trabalhar e não a mudo por ser ano de eleições. Nunca fizemos um all-in. Em 2020/21 investimos 30 milhões de euros e fomos campeões. Fizemos pelo terceiro ano consecutivo o maior investimento da história. Este ano fizemos 100 milhões de euros, o Dário foi em 24/25 bem como o Quenda. Vendemos 100 milhões de euros e investimos 75 milhões de euros, incluo o passe do Trincão. Temos o plantel mais caro e o maior investimento da história do Sporting e um plantel bicampeão. E o que vejo é uma certa falta de respeito pelo grupo. Acham que entra alguém facilmente? Não. E se tiver de entrar alguém por 30 ou 40 milhões, que assim seja. Aceitava 19 milhões pelo Jota? Não».

44 Comentários

  • FVRicardo
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:13 pm

    Acho que ninguém tem a ideia que o Sporting esteja afastado do título, mas podia reforçar-se de forma a ganhar uma margem maior sobre os outros. O que aconteceu foi o contrário. Neste momento estão todos ao mesmo nível.
    Para além de que poderia aspirar a mais alguma coisa na Champions. Com um plantel mais rico lutariamos em Turim, Napoles e Bilbao de outra forma. Neste momento vamos apenas defender para o empate e dificilmente faremos os 11 pontos necessários para passar ao playoff. Principalmente pelo descanso que alguns elementos poderiam ter fruto da gestão de um plantel que teria 18 titulares e na realidade tem apenas 14/15.

  • Pablo2
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:17 pm

    Tem razão.

  • Mantorras
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:33 pm

    E sempre mais importante/seguro manter a base e os melhores do que ir ao mercado, porque mesmo alguns que parecem “certos”, chegam e nao dao em nada (cebolinha?). No entanto, o mercado podia na mesma ter sido melhor.

  • Mike-UK
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:50 pm

    Estavam 2 calhambeques contra um GLC numa corrida.
    O GLC ganhou fácil e, para a corrida seguinte, o dono investiu dinheiro nuns pneus novos.
    Os donos dos calhambeques investiram em comprar dois Ferraris para a corrida seguinte.
    Percebes, Frederico?

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:02 pm

    Está tudo muito certo, mas isso continua sem explicar o negócio do J Silva. Nem se afinal o negócio não se fez, nem nesse caso porque sao regras diferentes das que se aplicaram ao Adrien.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 4, 2025 at 3:55 am

      As regras são as mesmas. As cláusulas contratuais é que não.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Setembro 4, 2025 at 1:20 pm

        Mas estes contratos estão obrigados a tanta rigidez, como se vê pelas regras de inscrição, e depois as cláusulas já podem variar a esse ponto?
        Bom, é mais outra como as vmocs e os 6 amarelos, há um clube que está sempre no seu direito legal de ter a vida facilitada.
        Departamentos jurídicos competentes, é o que é. Os outros que estudassem.

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 4, 2025 at 6:21 pm

          As cláusulas podem variar conforme as partes entenderem. Existe liberdade contratual desde que não infrinja a lei. O contrato pode até obrigar o jogador a ter de jogar com um barrete cor-de-rosa.
          Mas a comparação com o Adrien nem sequer faz sentido. Juridicamente, o Adrien desvinculou-se do Sporting e assinou um contrato com o Leicester. Depois disso, a inscrição não entrou a tempo, mas aí o problema é outro. O Adrien não tinha qualquer relação contratual com o Sporting a 31 de Agosto de 2017. Já o Jota viria emprestado, continuou sempre ligado ao Forrest contratualmente.
          .
          Sobre as VMOCs, bom tratou-se de um acordo absolutamente legal entre duas entidades de capital privado. Não sei qual é o tema legal aqui.
          .
          Sobre os 6 amarelos, vou ter de tentar adivinhação e arriscar. É sobre o 5º amarelo que o Palhinha viu no Bessa e que não o retirou do jogo seguinte? Trata-se de haver um alguém com olho em terra de cego. Lamento que não tenha sido detetada esta incongruência na lei mais cedo por alguém de outro clube. É para isso que o Sporting paga a uma equipa jurídica, pelo menos nesse mês o vencimento foi justamente coletado.
          .
          Um apontamento: não sei há quanto tempo estás neste espaço ou se és novo, mas ficas a saber que essas bicadas e farpas subtis comigo não funcionam. Tenho um dom relativamente grande de me fazer de estúpido e de dar rapidamente a volta. Mas aprecio sempre as tentativas falhadas. E depois são muitos anos sempre a combater a mesma conversa. São sempre as VMOCS, os amarelos e pouco mais. Fica mais fácil e divertido quando há pouca imaginação do outro lado.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:05 pm

    Tem razão no fundo, mas não entendo a necessidade de o dizer, muito menos dessa forma veemente. Falta de respeito? Onde? De quem?

    • O Comendador
      Posted Setembro 3, 2025 at 11:49 pm

      Dos três jornais diários desportivos e de mais de uma dezenas de tachos sob a forma de comentadores que vivem à conta de mentiras e invenções nos canais noticiosos nacionais.
      Esta foi fácil responder.

      • oMeuUserName
        Posted Setembro 4, 2025 at 6:50 am

        Quais mentiras? Que ele tentou mais jogadores e não conseguiu?

      • Mantorras
        Posted Setembro 4, 2025 at 8:30 am

        Parece-me sinceramente que o presidente do Sporting esta a mandar mensagens aos sportinguistas e nao a responder a comentadores.

  • Carti
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:07 pm

    Tem razão no que diz.
    Parece-me quase impossível que até janeiro o Sporting fique completamente arredado da luta pelo título e tem ainda o mercado de inverno para fazer ajustes caso a coisa não esteja a correr bem.
    Em maio estaremos cá para julgar e ver se ter o plantel mais valioso fez realmente a diferença.
    Se for campeão pode continuar com a bazófia, se ficar em terceiro lugar vai ter de engolir um sapo ainda maior.
    E assim meio em tom de brincadeira, depois do que vi no Clássico, ao dia de hoje se calhar o Pablo Rosario era titular no Sporting…

  • Pedro_Almeida
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:44 pm

    O único problema do Varandas é ser Sportinguista e não Benfiquista porque dá 10 zero a qualquer dirigente do Benfica dos últimos 30 e 10x a qualquer candidato nesta altura.
    Teve um trabalho extramemente dificil de voltar a pegar no Sporting combalido e moribundo e trouxe-o de novo à ribalta, podem dizer que foi sorte por ter aposto no Ruben Amorim e tal, mas ele criou uma estrutura de trabalho exemplar. Veremos se mantem nesta época o ritmo.
    Se não for para enfrentar o Sporting e o Porto em grande este campeonato nem tem piada.

  • Kacal
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:47 pm

    Pois, mas o Sporting foi bicampeão a jogar com 2 elementos atrás do PL, é natural que mudando o sistema precisem de mais reforços. Com certeza o Sporting não seria campeão a jogar com um trio composto por Geny, Alisson e Quenda a titulares… mas sim com Geny/Quenda/Maxi a laterais e o duo Pote e Trincão atras de um super Gyokeres. O Sueco saiu e ainda está por provar que os substitutos façam sequer perto do que ele fez, o que duvido, mas credito que irão ser bons substitutos e claras mais valias, aliás Suárez já tem provado ser. E agora jogam com 3 e não 2 no apoio ao PL e se Pote ou Trincão tiverem problemas a equipa poderá resssentir-se mais. A questão é que o Sporting tem as mesmas soluções que na época passada mas o sistema mudou. E o Morita por exemplo tem sido menos fiavel cada vez mais. Ser bicampeão não significa que não continuemos a procurar melhorar o plantel e ser ainda melhores. Lembro-me de um clube que fez o mesmo sendo não bicampeão mas tetra e falhou o penta porque dormiu à sombra do que conquistou. Sendo verdade que o Benfica nessa época vende 3 ou 4 jogadores relevantes e não apenas um, neste caso o Sporting mudou o sistema e perdendo um elemento tão determinante como Gyokeres tem que compensar de outra forma e acho que ter maior profundidade é o ideal.

  • beterrabapragmatica
    Posted Setembro 3, 2025 at 11:12 pm

    “Se tiver que ser 30 ou 40 milhões que seja… Não entra aqui qualquer um, só a a nata da nata.”
    “E se tiver que ser 300 mil ao Spartak?” “Uhhh… talvez também. Mas só porque vem da Rússia.”
    “Para titular?”
    “Já disse que fomos bicampeões??”

  • O Comendador
    Posted Setembro 3, 2025 at 11:50 pm

    E tem toda a razão.
    Grande presidente! Defende o clube e esclarece os sócios.

    SL

  • henry14
    Posted Setembro 4, 2025 at 2:52 am

    Arrogante como sempre. Mas essencialmente certo. Não gosto muito da persona em si mas não me custa admitir que gostava que o presidente do meu clube (este ou qualquer outro) estivesse mais interessado em manter equipas campeãs do que fazer grandes vendas e grandes compras. E que batesse o pé como Varandas pelo menos tentou com Gyokeres. Por exemplo, nada me tira da cabeça que João Neves não podia ter saído do Benfica. Mas não era só por serem apenas 50/60M, simplesmente não devia ter saído por um cêntimo abaixo da cláusula. Vendessem outros, fizessem os possíveis e os impossíveis para não o deixar sair. Certamente que ele não fazia o que Gyokeres fez, pelo menos não tão novo e com tão pouco tempo sénior de Benfica.
    Voltando a Varandas…
    Deveria ser um pouco mais humilde e perceber que só saiu um jogador mas que valia por 4, não foi um jogador qualquer que perdeu. A equipa até pode dar boa resposta mas continuo a achar que este ano vai ser complicado. Trincão, Pote e Luís Suarez não são Viktor Gyokeres e é muita gira a conversa “ah e tal a equipa não está dependente daquele, o que faz com todos participem mais e os números são repartidos para todos”, etc… Certo. Cá estaremos para ver se melhoram ou pioram.

  • Diogo_2202
    Posted Setembro 4, 2025 at 6:41 am

    E é assim que deve ser, manter a base do plantel é meio caminho andado para o sucesso desportivo.
    Quer se goste quer não o Varandas está a fazer um grande trabalho e não tenho dúvidas que em breve será não só o presidente mais titulado do clube (e com diferença) como ficará para a história como o melhor presidente do clube.

  • Diogo_2202
    Posted Setembro 4, 2025 at 6:48 am

    Uma coisa que não se dá mérito ao Sporting é na substituição do Gyokeres, penso que melhor seria quase impossível.
    Nunca chegaria ao clube um jogador com o impacto do Gyokeres por isso o caminho seria sempre contratar dois e não um jogador para o seu lugar.
    Tanto Suárez como Ioannidis podem ser titulares tanto em simultâneo como rodando entre si.
    Comparando mas opções da época passada (Gyokeres e Harder) com as desta época (Suárez e Ioannidis) a coisa não está assim tão desequilibrada. Em teoria perde-se no 11 mas ganha-se no banco.

    Mesmo nas outras posições o Sporting reforçar as opções em relação ao ano passado com jogadores como Vagiannidis e Kochorashvili a darem mais profundidade ao plantel.
    E temos um guarda-redes desde o início da época, relembro que o Rui Silva só chegou em Janeiro.

  • porra33
    Posted Setembro 4, 2025 at 7:01 am

    Ora bem! É por isto que para mim o Sporting é de longe o favorito e se não conquistar o tri campeonato é um falhanço ao nível da falha do penta do Benfica. O Benfica está sempre a girar jogadores, já era assim nos anos que conquistava títulos e a partir daí foi o que se viu, uma data de Ferraris que chegavam e depois só 3 ou 4 é que rendiam por época. O Sporting mantém a base em quem confia e tem resultados, vai vendendo excedentários a preços exurbitantes podendo vender um ou outro titular só. A gestão tem sido muito boa e com os resultados a comprovarem-no. Tenho dúvidas que os adeptos preferissem ser campeões de mercado com 5 ou 6 bombas/incógnitas a chegarem e tivessem perdido 3 ou 4 jogadores que estiveram nos bons resultados.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 4, 2025 at 9:18 am

      Falhanço é o Porto não ser campeão.
      Falhanço é o Benfica não ser campeão.
      .
      Por isso, pelo menos do mal o menos: um dos dois vai falhar. Mas, uma vez que se Porto e Benfica ficarem nos 2 primeiros lugares ambos vão à Champions em 2026/2027, acaba por ter pouco impacto.
      .
      O Sporting não tem tanta obrigação de ser campeão, por isso falhanço nunca será.

      • porra33
        Posted Setembro 4, 2025 at 10:09 am

        Peço desculpa, realmente tens razão. O Sporting bicampeão e equipa que perdeu um titular da época passada, manteve o treinador, e teve pré época tem obrigação de conseguir a manutenção na primeira liga.
        .
        O Benfica sem pré-época, com mais jogos devido às pré eliminatórias da Champions e com 5 ou 6 novos jogadores titulares é que tem a obrigação de limpar o campeonato.
        .
        O Porto também tem a obrigação de limpar o campeonato porque tem um treinador que está cá há uns meses e tem uma defesa e meio campo novos.
        .
        Boa sorte para os próximos jogos com o Famalicão e Moreirense são equipas que deverão lutar pelos primeiros 8 lugares portanto deverão ser dois jogos em que dificilmente o Sporting irá pontuar.. Lá talvez com o Estoril consigam somar mais um pontitos, é esperar que o AVS e Tondela não pontuem também..

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 4, 2025 at 1:05 pm

          Não seria tão dramático. Acho que com AVS, Tondela e Estoril conseguimos fazer pontos suficientes para estar tranquilos. Mas é mais ou menos isso sim.

        • Honestly
          Posted Setembro 6, 2025 at 8:32 am

          Ora o Benfica a gastar pela 5 ou 6 época acima de 100 milhoes nao devia ser considerado o principal candidato? Ou então em ano que gastam mais de 130 que facilmente chegam aos 150 milhões? Quase o dobro dos rivais? Se há aqui um clube que se não for campeão alguém vai perder a sua cadeira de pedestal, não é o Sporting ou o porto.

      • Petrol
        Posted Setembro 4, 2025 at 2:14 pm

        O Sporting não tem obrigação de ser campeão? Estás a falar do Sporting de Lisboa ou do Sporting de Braga? É que o Sporting Clube de Portugal como um dos três grandes tem, obviamente, obrigação de ser campeão. Dos três grandes, dois falham e um consegue alcançar o objetivo.

        • Honestly
          Posted Setembro 6, 2025 at 8:34 am

          Obrigação de lutar pelo título. De ser campeão apenas e só de quem gasta sempre acima dos rivais e quando nesta época gastou o dobro
          Podem chegar aos 150 milhões e acham que mandam areia para os outros que nem aos 90 chegaram

    • SportingFan1906
      Posted Setembro 4, 2025 at 1:45 pm

      O Sporting não conquistar o tricampeonato não será um falhanço. E o Benfica não ter conquistado o penta também não foi. Só houve um penta na história do futebol português, é um feito muito difícil. Os benfiquistas na altura convenceram-se que, porque estavam sempre a ser campeões, tinham a obrigação de continuar a ser campeões. (até quando? para sempre?) Acredito que os sportinguistas não tenham as expectativas tão altas.

      • Petrol
        Posted Setembro 4, 2025 at 6:48 pm

        Qualquer resultado que o Benfica tenha no campeonato que não seja o 1º lugar é um falhanço devido à dimensão do clube. O mesmo se devia aplicar ao Sporting mas alguns não querem assumir a grandeza do clube.

  • Utilizador3111
    Posted Setembro 4, 2025 at 8:00 am

    É preciso também entender mais coisas…
    – O Benfica e o Porto tiveram anos miseráveis, o último então praticamente nem contou para a luta.
    – Ambos os rivais investiram e estão muito mais fortes este ano.
    – A vantagem pontual construída por Amorim foi determinante.
    – O plantel perdeu o jogador mais decisivo que o Sporting teve nos últimos largos anos, aliás, nas últimas décadas…

  • setentaeumporcento
    Posted Setembro 4, 2025 at 11:30 am

    Na minha opinião a gestão do Varandas tem sido positiva, com a contratação do Ruben Amorim a ser o trunfo que vai fazer com que, mesmo que as coisas nao corram bem nos proximos dois anos, faça sentido credibilizar a direção. Agora, para alguem que ocupa um cargo de interesse publico, tem MUITO POUCO poder de encaixe. Sporting foi campeão 3 vezes nos ultimos anos, sim, mas e entao? vamos ter comer e calar tudo o que de mal for feito até lá. O Varandas confia demasiado na capacidade da estrutura. Fe-lo quando escolheu o Joao Pereira para treinador e ia arruniando o bicampeonato. Fe-lo quando nomeou um boneco inexperiente para a pasta do futebol e este mercado foi o que foi. Fe-lo ao manter o Rui Borges como treinador e ficarei muito surpreendido se o resultado nao vier ao de cima até ao natal. Estou muito pouco confiante no sporting este ano, a minha expetativa e que no natal champions e campeonato estejam fora do alcance. Mas ca estarei para ver a conversa e o nivel de arrogancia do nosso presidente nessa altura.

    • Stravinsky
      Posted Setembro 4, 2025 at 3:37 pm

      Cuidado que vem já aí alguém dizer que estás a falar mal do clube e que o clube não precisa disso. Vem já dizer que és pessimista e que nem sequer és sportinguista por teres essa opinião…

  • Red Onion
    Posted Setembro 4, 2025 at 11:41 am

    Para o ano, quando o Hjulmand forçar a saída (em linha com as promessas que lhe foram feitas), o mesmo presidente vai dizer que o “n” afinal é igual a zero e que não houve nenhuma proposta oficial. Este artista de circo é fortíssimo a vender papas e bolos.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 4, 2025 at 6:11 pm

      Esperemos que assim seja e que consiga mover a opinião pública a favor do Sporting, coisa que neste início de Setembro está com alguma dificuldade em fazer.

    • Honestly
      Posted Setembro 6, 2025 at 8:27 am

      Ouvir benfiquistas chamar de artista de circo a outros presidentes é sempre o cúmulo dos cúmulos… Vocês já vão em quantos seguidos? 3 pelo menos

  • pg1960
    Posted Setembro 4, 2025 at 2:45 pm

    Claramente o Sporting tem o pior plantel do três e nunca na vida vai ser campeão.

    Depois tem outra coisa contra.

    O circo que se faz quando são notícias que prejudicam o Sporting é sempre amplificado.
    E existe um organismo (conselho de disciplina) que claramente r propositadamente prejudica o Sporting e Porto com castigo, multas e abordagens sempre mais pesadas que ao Benfica.

  • BP
    Posted Setembro 4, 2025 at 7:22 pm

    “Estamos mais fortes do que há um ano”. :-D :-D :-D depois não querem que eu fale em comédia involuntária!…:-D

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 5, 2025 at 4:37 pm

      Podes sempre continuar a dizer “Gyokeres Futebol Clube”. Era isto não era?

      • Honestly
        Posted Setembro 6, 2025 at 8:25 am

        Tal como nós podemos sempre dizer que eles são constantemente levados ao colo. E a nossa afirmação estará mais próxima da verdade que a deles por isso, é ignorar quem merece

    • Honestly
      Posted Setembro 6, 2025 at 8:24 am

      E não estamos? Comparativamente ao ano passado perdemos um elemento diferenciador do ataque mas ganhamos jogadores de rotação mais alta que tínhamos nos anos anteriores. Se falta alguma coisa? Claro que sim. Se os milhões todos foram bem empregues? Não me parece.
      Mas estamos a lutar contra um porto que gastou os mesmos 80 milhões e fez o seu melhor mercado da história e contra um Benfica que vai na 5 ou 6 época acima de 100 milhoes sendo que nesta gastou 130 que podem facilmente chegar aos 150 milhões. É o mesmo que agora pedirem ao Braga que bateu o recorde de transferências 2 vezes neste mercado, que seja campeão só pq gastou mais que habitualmente.

  • dgenio
    Posted Setembro 5, 2025 at 5:09 am

    Boa defesa política, métrica fraca. Valor de mercado e títulos passados não respondem à pergunta certa: quanto sobe a probabilidade de ganhar o próximo jogo se adicionarmos um extremo/8 de alto encaixe? Em equipas campeãs, o ganho raramente vem de “estrela óbvia”, mas de ajustes marginais com alto impacto sistémico (perfil complementar, minutos de qualidade na rotação, soluções para estados do jogo). E há o risco: CAN, sobrecarga europeia, variância de finalização — profundidade funcional compra pontos quando o modelo treme. Respeitar o grupo não é congelar o sistema; é blindá-lo com competição interna e redundância por arquétipo.
    Preferem 1 contratação “30–40M” que mexe pouco no sistema ou 2 perfis complementares que aumentam 3–5% a probabilidade de vitória em jogos apertados?

Deixa um comentário