Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Mercado foi muito positivo. Fizemos 60 ME e só perdemos um titular, mas o importante foi libertar os excedentários Petrovic (3 ME), André Pinto (3 ME), irmãos Ruiz (1,5 ME), Jefferson (1 ME) ou Wallyson (500 mil euros), que ocupavam 25% do orçamento»

Ao nível das vendas parece claro a todos que o Sporting fez alguns dos melhores negócios de sempre.

Frederico Varandas falou sobre o mercado de transferências, em entrevista à Sporting TV, destacando que um aspecto importante foi ter ‘despachado’ os excedentários, que estavam a estrangular o clube. “Faço um balanço muito positivo. É muito positivo porque o Sporting consegue encaixar cerca de 60 milhões de euros, perdendo apenas um titular indiscutível, ficando com o que é, para mim, o melhor médio da Europa… Um aspeto muito importante, para nós, foi termos ver-nos livre de um lastro de jogadores excedentários que ocupam cerca de 25% do orçamento da equipa. Isto significa que não foi fácil tirar estes jogadores daqui. Eram jogadores que estavam pagos muito acima do valor de mercado. Quem está hoje ao leme do Sporting é rigoroso e responsável. Não podíamos fazer mais despesa sem tirar estes jogadores excedentários. Estamos a falar, em salários líquidos, em cerca de 15 milhões de salários líquidos. Custos como o Petrovic… cerca de 3 milhões. Custos como o André Pinto… cerca de 3 milhões. Custos como os irmãos Ruiz… 1,5 milhões de euros. Jefferson? Cerca de 1 milhão. Wallyson uns 500 mil euros. Estamos a falar de cerca de 15 milhões. Era um lastro que nos impedia de respirar. Seguramente nas próximas janelas de mercado já vamos poder respirar melhor”, disse o presidente do Sporting.

38 Comentários

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 4, 2019 at 7:49 pm

    Thierry e Raphinha, 2 titulares. Não deixem de ser grandes vendas mas no último dia de mercado representam um possível acréscimo de instabilidade do XI. Claro que chegaram reforços teoricamente bons para o nosso campeonato mas ainda são incógnitas até jogarem.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Setembro 4, 2019 at 7:57 pm

      Ele disse titular indiscutível. O Thierry não está nesse lote, provavelmente até ia ser terceira opção. Além disso acho que ficou claro que não foi propriamente uma escolha vender. O Sporting precisa de vender e não se pode esquecer esse dado na análise. E como referiu Varandas, prefiro perder Raphinha e Thierry do que perder Bruno Fernandes ao desbarato por 45M.

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 5, 2019 at 4:07 pm

        Falhou-me o indiscutível.

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 5, 2019 at 4:10 pm

        Eu não vi a entrevista toda mas, pergunto genuinamente, o Varandas falou nos valores recusados de venda do BF? 45M realmente é pouco mas imaginaria clubes a darem mais por esta altura.

    • JPBraga
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:01 pm

      Não estás a ser verdadeiro nem transparente a dizer que o Thierry é o titular do SCP. Tanto o Risto como o Rosier são os candidatos naturais e lógicos a essa posição.

    • AdeptoLeonino
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:08 pm

      Thierry não é titular, apenas tinha vindo a jogar a titular devido às lesões de Rosier e Rivstoski

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 5, 2019 at 4:09 pm

        Esses dois ainda estão lesionados? Porque se estiverem continua a haver instabilidade no XI até voltarem. De qualquer modo faz sentido a sua venda assim se já estiverem disponíveis.

    • disturbed17
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:10 pm

      Thierry ia a curto prazo seu o 3o lateral! Só era titular porque estão 2 lesionados da mesma posição.

    • Francis19scp
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:36 pm

      Comentário intelectualmente desonesto ao pôr o thierry no mesmo patamar de Raphinha ou de considerá-lo titular do Sporting ignorando as circunstâncias do porquê disso ter acontecido.

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 5, 2019 at 4:09 pm

        Não é desonesto, foi uma falha minha porque estava mal atualizado dos laterais direitos do SCP neste momento. Mas agradeço o reparo mas para futuras referências o meu conselho é não procurar malícia no comentário. Foi erro meu. Cumprimentos.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 4, 2019 at 7:56 pm

    Só um lunático dirá que foi um ano mau em termos de vendas. Saiu muito entulho e fizeram-se vendas muito positivas. Também se percebeu que o Mattheus rejeitou sair por exemplo e que o Bas Dost não fica porque pediu para sair e pelo seu salário. Parecia-me uma evidência também.

    • Dr. Esgaio
      Posted Setembro 4, 2019 at 9:25 pm

      nem mais, não foi um excelente ano em vendas, mas não foi mau como os não-sportinguistas andam a tentar transmitir

  • Pinky
    Posted Setembro 4, 2019 at 8:02 pm

    O problema deste clube são os adeptos. Embora seja claro como a água que a equipa não tem qualidade para lutar com Porto e Benfica pelo título, nenhum presidente no seu perfeito juízo vai admitir isso publicamente e estabelecer que o clube tem que passar por uma fase de crescimento e tem que ir gradualmente adquirindo maturidade competitiva até poder chegar em termos futebolísticos e estruturais perto dos rivais.
    Só que para grande maioria dos adeptos admitir isso seria uma blasfémia, estão a minar o potencial de crescimento do clube porque querem o campeonato no imediato quando não há qualidade para isso.
    Varandas anda por isso a andar num campo de minas, e tendo isso em conta, não acho que se ande a sair mal.
    O mercado foi positivo ( as vendas de Raphinha e T. Correia são muito boas e manter B. Fernandes na equipa, se estiver motivado, é sempre bom desportivamente), o que mais me preocupa é mesmo a situação do treinador…

    • supermassive
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:55 pm

      Com todo o respeito mas as coisas não podem ser vistas desta forma. P.e., que diriam os patrocinadores caso o Presidenre anunciasse que não é candidado ao título? Que imagem passaria o clube para o exterior?
      A análise não pode ser tão simplista. Existem imensas variáveis a considerar.
      De qualquer forma, quem diz que esse “passo atrás” não está a ser feito?
      Para mim parece-me óbvio. Apenas não é divulgado.

    • Dr. Esgaio
      Posted Setembro 4, 2019 at 9:23 pm

      nem mais pinky, gostava muito que o Varandas tivesse mais apoio dos sportinguista, o problema é que isso só vai acontecer quando o clube conseguir grandes resultados visíveis, só que isso no momento atual do clube não acontece, o que é normal, até já há resultados, com destaque para a formação, e claro que ainda há um longo caminho a percorrer, e em relação ao treinador partilho da mesma opinião

  • Hugorr
    Posted Setembro 4, 2019 at 8:11 pm

    Concordo com o sentimento geral de Varandas, mas o discurso é demasiado mau.

    “Ver-nos livre”? “Lastro”? Desnecessário dirigir-se a jogadores previamente contratados pelo clube dessa forma.

    Resta ver quantos dos recem-contratados serão futuramente considerados da mesma forma.

    • Dr. Esgaio
      Posted Setembro 4, 2019 at 9:08 pm

      concordo que foi demasiado direto, mas disse a verdade, os salários desses jogadores eram astronómicos para a qualidade de cada um

    • Chico
      Posted Setembro 4, 2019 at 9:34 pm

      Óbvia falta de respeito. Não passa de um betinho arrogante. Vale zero como pessoa.

      • Dr. Esgaio
        Posted Setembro 4, 2019 at 10:10 pm

        zero como pessoa? Só porque disse a verdade, concordo que exagerou no tom mas por isso vale zero como pessoa, desafio-te a ver algumas entrevistas e notícias sobre o lado mais pessoal da vida dele. E como exemplo dou-te o facto de o Paulinho ter sido convidado por ele para passar a consoada em sua casa. Eu obviamente também conheço quase nada da vida pessoal dele, mas afirmar que ele vale zero como pessoa só por esta afirmação revela pouca coerência

      • ViraMilhe
        Posted Setembro 4, 2019 at 10:51 pm

        Deves ter andado com o homem na escola de medicina pra saber o que vale como pessoa. Sempre a aprender com este utilizador.

  • Kafka
    Posted Setembro 4, 2019 at 8:15 pm

    O que este mercado demonstrou é que o Sporting passou a pertencer à roda giratória do Mendes, o que vai ser bastante engraçado de agora em diante ver oa Sportinguistas a dar cambalhotas para justificar que o seu clube passe a pertencer ao Mendes, quando sempre criticaram isso no Benfica

    • R1906
      Posted Setembro 4, 2019 at 8:53 pm

      Eu irei criticar a dependência do Mendes a existir claro que sim. Veremos é se aquilo que chamavas de teorias de conspiração de lavagens e esquemas manhosos do Mendes que já anda a ser investigado em 5 países por isso mesmo terá o mesmo raciocínio.

    • Leonidas
      Posted Setembro 4, 2019 at 9:24 pm

      Dizer que os Sportinguistas vão deixar de criticar o carrossel do Mendes é não saber minimamente como foram as reações a este mercado do Sporting.

  • ElpidioSilva
    Posted Setembro 4, 2019 at 8:47 pm

    Como é que 6 jogadores correspondem a 25% do orçamento?

  • Acarub
    Posted Setembro 4, 2019 at 11:38 pm

    Como se manter o BF tivesse sido um óptimo movimento de gestão. Foi apenas e só para agradar aos adeptos porque em termos de gestão foi péssimo. O Sporting com ou sem o BF tem um plantel superior do que o Braga e com ou sem o BF inferior ou Benfica e Porto. Posto isto o mais natural é acabar em terceiro com ou sem o BF logo em boa verdade o BF não iria fazer falta ao Sporting em termos desportivos. Agora o BF não irá valorizar nem nunca mais irá conseguir estar nestes valores novamente. Conclusão é que em termos de gestão foi um péssimo negócio!

  • coach407
    Posted Setembro 5, 2019 at 12:15 am

    Peseiro – “Estamos a falar de um treinador que não acabou a épocas nos 5 clubes anteriores.”

    Keizer – dá a entender que foi contratado como aposta de recurso.

    Raphinha – “100 em 100 sportinguistas preferiam que saísse ele que o Bruno Fernandes”

    Petrovic, André Pinto, irmãos Ruiz, Jefferson, Wallyson – “Um aspeto muito importante, para nós, foi termo-nos visto livres de um lastro de jogadores excedentários.”

    Parece-me que, definitivamente, os bons modos não são o ponto forte do Varandas.

    • Vegeta
      Posted Setembro 5, 2019 at 10:28 am

      Bons modos é dizer que dinheiro não é problema e depois manter praticamente as mesmas lacunas do ano passado ?
      Ou será despedir o treinador na 1 jornada ?
      Ou mandar calar os socios nas assembleias gerais ?
      Ou melhor querer o Mourinho quando já tinha ao comando o melhor treinador no Benfica dos ultimos 19 anos ? Fiquei na duvida o que seriam bons modos.

  • masterDC
    Posted Setembro 5, 2019 at 12:36 am

    Em termos de vendas foi um mercado muito bom e conseguiu-se despachar muitos excedentários e com isso poupar muito em salários. Quanto às contratações ficaram a desejar, se não há dinheiro para gastar então terá de ser por empréstimo, o que concordo, mas o problema foi as escolhas. O Jesé e o Bolasie se estiverem bem fisicamente e com vontade de ajudar serão boas opções mas isso é um “se” enorme. Depois temos o caso do Fernando que não se percebe, um jovem que vem sem opção de compra não é boa política, não percebo a sua vinda. O que eu desejo é que se venham a revelar bons reforços mas estes negócios têm muitas condicionantes.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 5, 2019 at 9:15 am

    Aqui sim o Sporting fez um belo trabalho, e para isso o Jorge Mendes também ajudou imenso. Muito excedentários fora do clube e até com bons valores recebidos. Aqui nada a dizer.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 5, 2019 at 9:30 am

    Aqui nem há dúvidas. Foi dos melhores mercados em termos de saídas de que me recordo. E caso os reforços rendam, poderá ser um dos melhores mercados de sempre do Sporting em termos gerais.

Deixa um comentário