Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Mercado? Se formos criteriosos podemos fazer uma equipa forte… mas não vou deixar o clube como o encontrei»

De que precisa o FC Porto? As necessidades financeiras do clube provavelmente obrigarão a pelo menos duas vendas significativas.

André Villas-Boas falou sobre a posição financeira do FC Porto, assumindo que encontrou o clube numa situação limite, mas que mantém a ambição de construir uma equipa forte e sobretudo de não deixar o clube voltar a chegar ao estado em que se encontra.

 

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

22 Comentários

  • Art Vandelay
    Posted Junho 7, 2024 at 3:24 pm

    Os adeptos do Porto se forem inteligentes só têm de ter paciência e não exigirem resultados já na próxima época (se aparecerem melhor, obviamente), mas o Porto tem aqui um grande presidente, mas nesta primeira fase ele tem de arrumar e limpar a casa e profissionalizar o clube (o Porto a par do Benfica era completamente amadores em toda a sua estrutura…neste momento o Benfica continua a ser, mas o Porto vai deixar de ser)

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 7, 2024 at 3:27 pm

    Com 8000 euros na conta bancária não há grandes milagres que se possam fazer. Se não têm dinheiro, nem se deveriam endividar e deveria construir um plantel com os jogadores que estão ostracizados e com os melhores jogadores da formação (Martim Fernandes, Rodrigo Mora, etc, etc).

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 7, 2024 at 3:40 pm

    Apostar na formação e terem noção que na melhor das hipóteses só terão equipa daqui a 2 ou 3 anos.
    .
    Até o Klopp ficou em 7 lugar quando chegou ao Liverpool e demorou 3 ou 4 anos para começar a ter sucesso novamente

    • Veridis Quo
      Posted Junho 7, 2024 at 5:11 pm

      Portugal não é Inglaterra. Uma aposta boa num treinador e acertar em 2/3 reforços de nível metem qualquer equipa como candidata. O Sporting passa de Alcochete para o título em 3 anos e de um 4º lugar para o título de uma época para a outra. E isto é no Sporting que, historicamente, tem bem mais dificuldade para ganhar que os rivais. A mesma ideia vai para o Benfica de 21/22 para 22/23.
      O Porto pode perfeitamente ser campeão para o ano. Em Portugal só há reconstruções de 5 ou 6 anos se quem dirige for mesmo incompetente. Quem dirige um grande, encurta o gap com facilidade, até pelas saídas dos jogadores importantes de rivais que acontecem quase anualmente.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Junho 8, 2024 at 3:13 am

        Ao mesmo tempo, em Portugal só se considera sucesso o 1° lugar, e há sempre alguém perto dos 90 pontos, pelo que além de acertar é preciso que os outros atirem ao lado.

  • Bjorn
    Posted Junho 7, 2024 at 3:42 pm

    Nas palavras tanto presidente como treinador têm muito talento. Agora espero que sejam a trabalhar o que são a falar.

  • DNowitzki
    Posted Junho 7, 2024 at 4:23 pm

    Quando é que ele irá pagar as dívidas aos vários associados endinheirados que emprestaram dinheiro ao clube para não estoirar?

    • MrRalboa
      Posted Junho 7, 2024 at 5:10 pm

      Incrível que numa altura em que com a saída de Conceição e de Pinto da Costa a maioria dos adeptos adversários festejou isso para o bem do futebol português, continua haver comentários que só servem nada mais nada menos do que alimentar mais picardias e guerras . E ainda dizem que o problema do futebol português só estavam em quem representava o FC Porto

      • ACT7
        Posted Junho 7, 2024 at 6:29 pm

        Passam anos gozar com os rivais quando a bola entrava e o Porto se fartava de ganhar títulos com esquemas, com negociatas e com polémicas. Praticamente todos os rivais querem que o Porto passe mal face ao que aconteceu nos últimos anos, apenas alguns disfarçam isso para ficar bem, mas no fundo todos querem o balde de pipocas e ver polémica.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Junho 7, 2024 at 10:36 pm

          Eu não. Eu não me importava nada de ver um Porto diferente a ter sucesso, como não me importei com o Sporting este ano e há 3. Pelo contrário, era a prova de que se pode ganhar pacificamente, e a prova de que quando me queixava não era por ganharem, mas pelo como.

      • Diogo Oliveira
        Posted Junho 7, 2024 at 6:32 pm

        Na mouche “MrRalboa”, obrigado.

      • henry14
        Posted Junho 7, 2024 at 6:46 pm

        O DNowitzki é só um adepto do SLB.
        Adeptos estúpidos (não estou a dizer que o caríssimo DNowitzki é estúpido, atenção) há em todo o lado. No SLB, SCP e FCP. Agora dirigentes/presidentes, treinadores, diretores e staff estúpido há consideravelmente mais no Porto do que nos outros dois. Ou havia pelo menos. Agora à partida irá melhorar. Deixa ver o bicho em ação para tirar melhores conclusões…

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 7, 2024 at 4:44 pm

    Vou usar apenas um tópico para tecer o meu comentário. Ponto prévio, gostei bastante do discurso… de ambos!
    *
    Vitor Bruno não se escondeu de nenhum tema mas também não deixou portas abertas relativamente a Sérgio Conceição. Tanto ele como André Villas Boas assumiram que a troca não foi pacífica mas este tem as portas abertas para uma despedida digna, caso assim o entenda!
    *
    Sobre os diferentes tópicos abordados, este será o mais problemático: como atacar o mercado? Vou dividir em pontos:
    – Há algo que vai melhorar, a percentagem de dinheiro que fica nos cofres portistas. Analisando o relatório de contas o income líquido era de 7% (comparado com os rivais que é 35% e 43%), pelo que eliminando os Pedro Pinho e afins dos corredores do Dragão, precisamos de vendas para equilibrar as contas mas podemos reduzir o volume bruto global.
    – Há algo que acredito que também irá melhorar, aprender a libertarmo-nos do entulho para fazer dinheiro. Só na equipa B deve haver 10 a 15 contratos a acabar, bem como irão ser vendidos jogadores que não conta par a equipa portista.
    – Por fim, só com Sérgio e Pepe são 13 milhões ano que iremos poupar o que permite re-investir parte do dinheiro.
    Se somar todas as migalhas, permite algum investimento. E depois irá haver junções a Mendes (necessárias como referiu Fábio Silva e como Vieira utilizou com os meninos 15M) para fazer vendas maximizadas, como foi o caso de Otávio na época passada, que vai permitir melhor a saúde financeira do clube.
    *
    As compras criteriosas serão cirurgicas. Um central, um lateral para compensar a venda de Wendell (acaba contrato em 2025 e saídas a custo zero deverão acabar para já) e um extremo. Tudo o resto estará dependente das vendas (Diogo Costa, Carmo, Pepê, Varela, Galeno e Evanilson à cabeça).

    • Diogo Oliveira
      Posted Junho 7, 2024 at 6:38 pm

      Francisco, também gostei. O Vitor Bruno, claramente, nervoso, mas acho que faz parte, mas esteve bem sim.

      Sobre os tópicos que levantas, são, de facto, bastante pertinentes. Já havia essa noção, mas, neste último ano, tem sido a prova inequívoca que o clube tem sido lapidado e lesado forte e feio e uma vitória do Porto, pelos vistos, surgiu, ontem, com a retirada da licença de empresário a esse tal Pedro Pinho. Pelo que, vi no antigo twitter, numa página afeta ao Porto “Mercado1893” (aconselho-a a todos os portistas para estarem a par de noticias relacionadas com o clube) disse que essa personagem já era titular de várias procurações exclusivas, a fim de ser ele a intermediar a venda de certos jogadores, entre eles, o Chico Conceição. Por aí, já se vai percebendo muito desse negócio do Chico…
      Esse será, como dizes e bem, um ponto fulcral para a nossa administração, a retenção de verbas com a venda dos jogadores.
      A ida ao mercado terá de ser cirúrgica e o Porto terá de sempre tentar fazer mais com menos, para que possa lutar por titulos, mas, neste momento, mais importante ir consecutivamente à Liga dos Campeões para capitalizar, ainda, mais receitas.
      Saber o que tem dentro de portas para, depois, sim, ir ao mercado com critério. Um pouco como se sucedeu com o Sporting, este ano.

  • Angelo GJ
    Posted Junho 7, 2024 at 7:26 pm

    Estou bastante agradado com a comunicação de Villas Boas e penso que finalmente teremos um presidente que percebe o contexto, o mercado e o futebol atual. É possível construir uma equipa com muito potencial e qualidade se haver critério e visão de mercado nas escolhas, trabalho e um scouting de excelência são as chaves para as coisas acontecerem (estou curioso para perceber quem será contratado para chefiar o departamento de scouting, eu apostaria na Helena Costa).

    Por pontos, o FCP precisa:
    1. Arrumar a casa. E começando pela equipa B, ha alguns jogadores que podem permitir receitas. Na equipa principal, não se deve recear fazer revoluções porque o momento certo é este, Samuel Portugal, Fabio Cardoso, Zé Pedro, Marcano, Wendell, Zaidu, Grujic, André Franco, Baró, Borges, Toni Martinez e Navarro têm de sair.
    2. Fazer super vendas. Diogo Costa, Galeno e Conceição são os que, a meu ver, fazem menos falta.
    3. Reforços. 2 centrais destros, 2 laterais esquerdos, 2 médios, 2 extremos e 1 avançado.

    Quanto a Vítor Bruno, um discurso confiante e em linha com aquilo que acredito deva ser o treinador deste novo FCP, alguém que fale a mesma língua que a direção e pense em construir um projeto sustentado(é este o perfil que os grandes clubes procuram hoje). Como já disse anteriormente não exijo títulos (nem acredito que algum adepto deva exigir tal coisa atualmente), mas quero ver sinais sólidos de crescimento e trabalho de autor, se as coisas forem bem-feitas as alegrias serão consequências naturais.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Junho 7, 2024 at 10:28 pm

      Porquê o Diogo Costa ?

      • Angelo GJ
        Posted Junho 8, 2024 at 7:48 am

        Mercado.
        1. Atua numa das posições mais fáceis de substituir e onde entendo que a mudança seria menos sentida (ha muitos GR talentosos para o bolso do FCP no mercado)
        2. Está estagnado e não acredito que deu o salto qualitativo para fazer dele um dos 10 melhores guarda redes do mundo, continua a ser top20/25, a meu ver, o que não é mau para o FCP, mas não permite depois esticar a corda quanto ao valor a pedir.
        3. Vai iniciar a nova época com 25 anos e numa perspetiva de valorização financeira penso que é o momento ideal para vendê-lo, continuar só fará dele um GR cada vez mais barato(apesar de dizer-se que a idade para um GR tem um significado diferente, neste caso penso que não é assim)
        4. O timing para rentabilizá-lo está a passar, e havendo no mercado outros nomes mais jovens a despontar, já se vai falando mais desses como Trubin, Mamardashvili, Verbruggen, Vandervoordt ou Elia Caprile para os tubarões do que o Diogo. Depois próximo da idade dele tens nomes como Lucas Chevalier, Marcin Bulka, Justin Bijlow ou Michele Di Gregorio que não estão muito distantes em termos de qualidade e garantias e custam bem menos do que custaria o Diogo Costa. 

        Portanto, supondo que o FCP quer a volta de 40M pelo Diogo Costa, e pelo mesmo valor ou mais barato os compradores podem ir buscar alguém “igual” ou com mais potencial, o poder negocial do FCP vai se começar a diminuir. 

  • Kacal
    Posted Junho 7, 2024 at 7:41 pm

    O clube está uma lástima financeiramente portanto há que ter paciência e dar tempo ao AVB! Não espero milagres e acho muito bem esta postura e caminho que ele falou. De mim só terá apoio e paciência! Prefiro não ganhar nada 2 ou 3 anos mas ver o plantel atual a ser potenciado com jovens talentos da formação (Rodrigo Mora à cabeça) e outros elementos que têm muito a dar (Ivan Jaime, por exemplo) e fazer uma ou outra venda e comprar assertivamente e dentro das nossas possibilidades mesmo que isso implique não ganhar nada de relevante em 2 ou 3 anos, no problem para mim. Quero é um clube a fazer as coisas bem, a ser bem gerido e sustentável. Que pratique bom futebol e que aposte no que temos sobretudo os nossos jovens da formação e o resto logo se vê vamos evoluindo! Portanto apoio incondicional e paciência é o que peço aos Portistas e eu farei igual!

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Junho 7, 2024 at 9:52 pm

      André Villas-Boas pode ser o vosso Frederico Varandas, mas com melhor capacidade para comunicar. Para esta época que vem, e tendo em conta a frágil situação financeira, o plantel deveria ser composto pelos jogadores que se encontram ostracizados, como Iván Jaime, Toni Martínez ou André Franco, por exemplo, e por alguns miúdos da formação (Rodrigo Mora, Martim Fernandes, etc, etc).

      • Kacal
        Posted Junho 8, 2024 at 12:20 am

        Concordo com tudo que disseste, tal e qual. Subscrevo! Vindo reforços só mesmo pontuais para lacunas evidentes mas gastando o que for possível apenas sem loucuras e só depois de fazer vendas primeiro.

        • Lúcifer Morningstar
          Posted Junho 8, 2024 at 8:34 am

          No fundo, o Vítor Bruno vai ter que fazer um trabalho parecido àquele que Sérgio Conceição fez em 2017-2018 quando pegou em jogadores como Marega, por exemplo, e quando só teve um reforço (Vaná por 1M€).

          • Kacal
            Posted Junho 9, 2024 at 1:57 am

            Exacto mas desta vez o clube será melhor gerido e isso levará a melhorar a situação financeira e crescer novamente de forma sustentada em vez de ficar ainda mais rebentados. Será a diferença!

Deixa um comentário