Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Mereço vencer a Bola de Ouro. Ganhei tudo e fui o melhor marcador em todas as competições»

Este ano nem há discussão? Foram ‘só’ 55 golos em 47 jogos pelos bávaros, mas como não tem o marketing de outros nunca se sabe.

Este ano não haverá Bola de Ouro, mas Robert Lewandowski acredita que seria merecedor se a France Football atribuísse o prémio. «Quem devia vencer a Bola de Ouro? Eu. Nós ganhámos tudo o que havia para ganhar. Eu fui o melhor marcador em todas as competições. Penso que se um jogador conseguiu tudo isso, deveria vencer a Bola de Ouro», afirmou o avançado, em entrevista ao portal polaco ‘Onet’. O melhor marcador da Champions e da Bundesliga falou ainda sobre a goleada diante do Barcelona. «Antes do jogo, sabíamos que íamos derrotar o Barcelona. Alguns disseram mesmo que seria por 5-1, mas por 8-2 é outro nível. Estávamos muito confiantes», contou.

29 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:28 pm

    Acho que é indiscutível!

  • André Dias
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:30 pm

    Antes da fase decisiva da época era entre ele, KDB e Messi. Tendo em conta o que ganhou, a sua respectiva influência nessas conquistas e o peso que a CL costuma ter no prémio, concordo plenamente com Lewa. Este ano a BdO seria dele de forma inquestionável. Espero que a France Football volte atrás na sua decisão e decida atribuir o prémio ao polaco.

  • Kacal
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:38 pm

    Já sem a Champions deveria ser o favorito, com ela conquistada parece-me indiscutível. Caso haja o prémio merece vencer e assim deve ser! Messi deve estar no top3 e depois não me admirava que o outro a completar o pódio fosse Neymar, mas KdB merecia!

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:38 pm

    Quem diz a verdade, não merece castigo…

    Concordo plenamente, foi o melhor jogador da época! Fechava o meu top-3 com Kdb e Messi, com o belga na 2ª posição, no que à época 2019/20 diz respeito!

  • pogagnolo
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:39 pm

    Pensava que a France Football tinha cancelado a Bola de Ouro de 2020. Alguém sabe se a decisão foi revogada?
    (Sobre o vencedor – olhando para os critérios das decisões na última década, o Lewa é um justo vencedor, mas, na minha OPINIÃO, o melhor do Mundo em 2020 foi KdB, apesar de não se traduzir nos troféus)

  • João Lains
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:42 pm

    Não acho que seja o melhor jogador do mundo, mas foi sem dúvida o melhor jogador da última época, pelos golos que marcou e consequente participação nas conquistas do Bayern, que alcançou o triplete. Isto depois leva-nos a discutir os próprios critérios dos prémios em si, se é o rendimento, se é a qualidade intrínseca. Outra das coisas com as quais não concordo é estas distinções serem entregues no final do ano civil.

    Aparte disso, percurso muito bonito de Lewandowski, que fez a sua formação longe dos principais clubes polacos (creio que chegou mesmo a ser rejeitado nas captações do Legia), mas cometeu a proeza de ser o melhor marcador em todas as divisões que disputou.
    2007 – III divisão polaca com 18 anos
    2008 – II divisão polaca com 19 anos
    2010- I divisão polaca com 21 anos
    2012 – Taça da Alemanha com 23 anos (repetiu em 2017, 2018, 2019 e 2020)
    2014 – Bundesliga com 25 anos (repetiu em 2016, 2018, 2019 e 2020)
    2015 – Qualificação para o Europeu
    2017 – Qualificação para o Mundial
    2020 – Liga dos Campeões com 32 anos

    • Lopes19
      Posted Agosto 30, 2020 at 3:40 pm

      Totalmente de acordo na parte da bola de ouro ser entregue no final do ano civil! Já não me lembro em que época ocorreu o alargamento para se puder votar no Ronaldo porque teve muito forte no últimos meses do ano.

  • Paulo Ribeiro
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:45 pm

    A luta foi entre ele, KDB e Messi, mas é totalmente merecido se for para ele…
    Também são boas estas declarações, mostram confiança e personalidade… o ano passado perguntaram ao mané se ele não achava injusto o Ronaldo estar nos três finalistas e ele não (todos sabemos que é completamente injusto), e ele respondeu que não, porque não se poderia comparar ao Ronaldo.

  • Chico
    Posted Agosto 30, 2020 at 2:48 pm

    Óbvio!!

  • Dca
    Posted Agosto 30, 2020 at 3:00 pm

    Não há discussão de facto. Beneficia até os facto de não haver Euro (dificilmente a Polónia ganharia) pois imaginemos que a França ganhava com Mbappe a ser decisivo? Poderiam começar a haver dúvidas. Assim sendo, não há. Claramente o melhor do mundo esta época.

  • Tiago Lemos
    Posted Agosto 30, 2020 at 3:12 pm

    Por causa do marketing brutal do Cris, a bola de ouro transformou-se numa espécie de bota de ouro da champions league e por isso todos pensam que se marcarem muitos golos ganharão a bola de ouro. O Lewa nem é o melhor jogador do bayern como pode ser o melhor do mundo?? O melhor do mundo é de longe o Messi mas por jogar numa equipa de veteranos não lhe será atribuida a sétima bola de ouro que tanto merece.

    • CSM1910
      Posted Agosto 30, 2020 at 7:49 pm

      Ridículo é achar se que fazer uns truques é que é ser o melhor jogador, amigo isto não é futebol de rua, isto é um jogo com um objetivo. É claro que o Messi é muito melhor que o Lewa, mas este ano não foi, e não é preciso vir com tretas da equipa, simplesmente o rendimento dele individualmente caiu e o coletivo não ajudou. Mas a verdade é que desde que o Xavi e Iniesta sairam do Barça têm sido um nulo na champions, o que demonstra bem quem carregava aquela equipa, o Messi sem isso tem muitas dificuldades em render o que rendia e em poder decidir jogos desse nível. Mas volto a dizer, isto não é um concurso pra ver quem finta 3 ou 4 gajos.

      • Quinhas
        Posted Agosto 31, 2020 at 12:13 am

        O fazer truques é referente ao MESSI???Se é não sei que truques são esses quando falamos do jogador mais criterioso .Tal como vencer uma Champions é sempre o factor equipa,e não custa perceber que Xavi e Iniesta nunca tiveram substitutos a altura,sendo essa situação “disfarçada”com a entrada do Neymar e que após a saída deste ,só um lunático acreditaria numa vitória do Barça ,como escrevi muitas vezes.
        Sobre outras coisas que li nem vou opinar ???

        • CSM1910
          Posted Agosto 31, 2020 at 11:21 am

          Para deixar claro, o Messi é dos meus jogadores preferidos. E não só faz uns truques, como marca golos à grande e como faz assistências à grande! O que eu quis dizer é que os golos são um fator determinante numa bola de ouro(se tivermos a comparar avançados como é óbvio, porque um defesa e um médio têm outras funções). É claro que o Lewa pelo rendimento que teve na época toda, merece ser o “The Best”, tanto o Messi como o Ronaldo fizeram épocas abaixo do normal por 2 fatores : Idade e Equipa. Mas também não é mentira nenhuma, que em jogos de grau de decisão maior, o Messi normalmente falha. Tirando no ano passado com o liverpool em que colocou o Barça na final e os seus colegas fizeram o favor de deitar tudo a perder na 2ºMão, mas nos outros anos e mesmo na seleção tem falhado.

        • CSM1910
          Posted Agosto 31, 2020 at 11:21 am

          Para deixar claro, o Messi é dos meus jogadores preferidos. E não só faz uns truques, como marca golos à grande e como faz assistências à grande! O que eu quis dizer é que os golos são um fator determinante numa bola de ouro(se tivermos a comparar avançados como é óbvio, porque um defesa e um médio têm outras funções). É claro que o Lewa pelo rendimento que teve na época toda, merece ser o “The Best”, tanto o Messi como o Ronaldo fizeram épocas abaixo do normal por 2 fatores : Idade e Equipa. Mas também não é mentira nenhuma, que em jogos de grau de decisão maior, o Messi normalmente falha. Tirando no ano passado com o liverpool em que colocou o Barça na final e os seus colegas fizeram o favor de deitar tudo a perder na 2ºMão, mas nos outros anos e mesmo na seleção tem falhado.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 31, 2020 at 1:02 pm

      So truth.

  • coach407
    Posted Agosto 30, 2020 at 3:18 pm

    Na final 8 até desiludiu (dado o contexto coletivo fantástico), esteve muito longe do nível de Thiago, por exemplo. Fica a ideia que ter Lewandowski ou Harry Kane, Firmino, Benzema ou qualquer ponta de lança de topo mundial seria um bocado indiferente para o Bayern na final 8.

    É complicado sequer colocá-lo no top 3 da equipa que mais se destacou nessa fase. Menos num top 7 é perfeitamente aceitável que alguém ache que Neuer, Alaba, Kimmich, Davies, Thiago, Goretzka e Gnabry estiveram a um nível superior na final 8.

    Compreendo quem ache que um jogador que nem está de forma indiscutível no top 7 da sua equipa na fase mais difícil e importante da época talvez não seja propriamente adequado.

    No entanto o Lewandowski no resto da época esteve a um nível descomunal na finalização. Sem dúvida que merecia a Bota de Oura pelo menos. Na Bola de Ouro, dada a concorrência, penso que até merecia mesmo que perdesse a final. A menos que acontecesse algo escandaloso com a equipa perder por 1 golo ou nos penáltis e ele tivesse falhado 2/3 penáltis no jogo. Aí talvez não merecesse, mas teria claramente de ter um impacto negativo. Se perdesse e ele tivesse um impacto nulo então provavelmente estaria a dizer na mesma que ele merecia.

    Ainda assim, o Neymar é muito mais jogador, na minha opinião. É o único, além de Cristiano e Messi, que acho que lhe fica bem a Bola de Ouro. Mas claro que prefiro ver o Lewa que o Ribery que aí era mais o absurdo de aproveitar-se da equipa ter ganho tudo como se tivesse a mínima qualidade para ser comparável. Jogadores que nem são indiscutivelmente os melhores das suas equipas a pedir bolas de ouro…

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 30, 2020 at 3:21 pm

    Facto.
    Esta época desportiva Lewandowski juntou o rendimento desportivo ao títulos adicionados. Logo,nem pode haver qualquer dúvida.

  • Francisco Torgal
    Posted Agosto 30, 2020 at 3:56 pm

    Espero que voltem atrás com a decisão de acabar com a Bola de Ouro e a entreguem a este craque.

  • RomeuPaulo
    Posted Agosto 30, 2020 at 5:04 pm

    Penso que seja unânime, o Lewandowski está a ser o melhor jogador deste ano, aliando à performance individual a conquista dos objetivos coletivos estabelecidos.

    Para mim isto é que define um vencedor da Bola de Ouro, não é como há uns anos que só por o Messi e o Ronaldo serem os melhores jogadores, o prémio tinha de ir para um deles apesar de haver atletas com um melhor ano quer a nível individual quer a nível coletivo, assim de repente lembro-me de 2010 e de 2013 onde nem Messi nem Ronaldo mereciam vencer.

    Só acompanhei mais no pós-quarentena, mas também gostei bastante das prestações do Muller, poderia ser outro candidato ao pódio.

    • Quinhas
      Posted Agosto 31, 2020 at 12:22 am

      2010 Performance Individual superior ao MESSI só em Sonhos !!!Títulos é uma coisa ,Teorias é outra coisa…e há tantas tantas e quais delas as mais engraçadas (digo eu)

      • RomeuPaulo
        Posted Agosto 31, 2020 at 2:32 pm

        É verdade que Messi teve uma época fantástica a nível individual em 2010, mas a nível coletivo falhou em quase todos os objetivos estabelecidos (apenas vitória na La Liga).

        Na minha perspetiva os objetivos individuais devem sempre estar alinhados com os objetivos coletivos, senão o futebol deixa de ser um desporto coletivo e passamos a ter jogadores só a trabalhar para as estatísticas como já se vê noutros desportos (e até no futebol).

        Para mim a Bola de Ouro de 2010 seria para o Sneijder (triplete e vice-campeão mundial), mas Iniesta e Xavi também seriam justos vencedores, agora Messi e/ou Ronaldo, nesse ano, nem pensar.

        • Quinhas
          Posted Agosto 31, 2020 at 4:24 pm

          Injusto acho é andarmos a vasculhar alguém das equipas vencedoras…como aconteceu aqui no blog pouco antes de começarem os jogos da Final da Champions,certo que a maioria foi por Lewandovski mas caso o Bayern fosse eliminado havia + 3/4 opções como diziam(Neymar,Mbappe,até li Do Maria,etc)
          Para mim o prêmio tem que ir para quem tem as melhores Performances individuais ,senão deixasse de pontuações e tabelas como faz a Visão de Mercado e esperamos a Final da Champions /Mundial para escolher um das equipas vencedoras…!!!
          Volto a repetir,em 2010 ninguém chegou perto das Performances de MESSI!!!

          • RomeuPaulo
            Posted Agosto 31, 2020 at 6:51 pm

            Lewandowski seria sempre um dos principais candidatos, independentemente de ter ganho ou a Champions ou não, a vitória na Champions só dá ainda mais força à sua época.

            Quanto aos jogadores do PSG, até posso estar a ser um pouco injusto porque não vi os jogos deles antes da paragem, mas nenhum jogador dos franceses era candidato à Bola de Ouro.

            Esta época foi bastante atípica, jogadores que conciliaram boas performances individuais com resultados coletivos só estou ver 2, Lewandowski e Muller, mas admito que posso estar a esquecer-me de alguém.

            Eu também volto a repetir, em 2010 Messi não mereceu vencer a Bola de Ouro, Sneijder, Iniesta e Xavi estiveram melhor que o argentino, aliando uma excelente prestação individual à conquista de resultados coletivos.

  • Niall joaQuinn
    Posted Agosto 30, 2020 at 5:24 pm

    Se houvesse bola de ouro, seria justíssimo, mas não concordo nada com a ideia de que não há marketing à volta de lewandowski.

    A pressão que tem havido nos últimos tempos, incluindo, claro do Bayern, não é muito diferente da dos tempos de Messi e Ronaldo.

    Aliás, a pressão é até maior e mais institucionalizada, porque têm sido vários os dirigentes do Bayern e do futebol alemão a falar sobre isso.

    Com Ronaldo e Messi, a pressão dos clubes e das federações não era tão descarada.

    Seja como for, pressões à parte, Lewa merecia o prémio e é uma estupidez não ser atribuído.

  • AnswerPT
    Posted Agosto 30, 2020 at 5:54 pm

    A existir um vencedor só poderia ser o Gonçalo Ramos pelo que fez na 1ª Liga Portuguesa
    – Média de 2 golos por jogo (melhor média mundial)
    – Média de 1 golo marcado a cada 2.30 minutos (melhor média mundial)
    – 0 derrotas
    – Ganhou todos os jogos que disputou
    Só não ganha porque não tem o marketing do outro tuga!! Isto é puro marketing

  • Khal Drogo
    Posted Agosto 30, 2020 at 11:54 pm

    Indiscutível! E note-se bem nos 55 golos. Para além dos 2 do costume, apenas Suárez e agora Lewa conseguiram chegar à marca dos 50 golos/época nos tempos recentes.

  • BenDover
    Posted Agosto 31, 2020 at 9:56 am

    Bem mais do que Lewa fez o Iniesta em 2010…mas depois de ganhar o Modric, qualquer mortal está sujeito a ganhar.
    Ele até podia ter marcado o dobro dos golos, se a Champions fosse para Juve ou Barça, ganhavam os do costume.

Deixa um comentário