Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Messi conquista Bola de Ouro pela 7.ª vez

Feito irrepetível? Tendo em conta a sua enorme qualidade (por larga margem o melhor deste século), e concorrência que teve, devia terminar a carreira com 11-12 Bolas de Ouro, mesmo assim não será fácil algum jogador nos próximos tempos chegar às 7. Quanto à justiça do prémio, é certo que a memória mais recente não valoriza o argentino (tem estado discreto no PSG, apesar de já ter sido protagonista em 2 jogos da Champions), mas o que fez até Agosto foi incrível. Dominou estatisticamente a La Liga (golos, dribles ou oportunidades criadas), e como se vê desde que saiu, só um jogador do outro Mundo teria o seu impacto no Barça de Koeman, ainda por cima levou a Argentina à conquista da Copa América, onde foi o MVP e melhor marcador. No entanto, fica ideia que se Lewandowski tivesse mais marketing este prémio não lhe fugia. A quantidade de golos que o polaco marcou é absurda, e, como se viu no passado (apesar de este prémio nunca ter tido critérios), se fosse outro teria sido suficiente para arrecadar o troféu.

Lionel Messi é o vencedor da Bola de Ouro 2021. O craque argentino, do PSG, superou a concorrência de Lewandowski e arrebatou o prémio da France Football pela 7.ª vez na carreira, aumentando assim o seu recorde. Messi, que apontou 43 golos e fez 17 assistências em 2020-21, teve como momento alto do Ano a tão ambicionada conquista da Copa América.

Imagem: Wiki
VM-Desporto
Author: VM-Desporto

105 Comentários

  • Mantorras
    Posted Novembro 30, 2021 at 11:30 am

    Este premio ainda existe?
    Esta para os premios individuais como um cao de louca para os caes.

    • Quinhas
      Posted Dezembro 1, 2021 at 7:31 pm

      Ainda bem que existe,o mal está em muitos deturparem os critérios de atribuição!!!!
      Existe a Botad’Ouro para o máximo Goleador,a Bolad’Ouro deve ser atribuída a quem tenha as melhores Performances,sendo os títulos ,golos um complemento/extra !!!

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 30, 2021 at 11:28 am

    As pessoas que usam como justificação fazer o que fez na época passada na equipa de Koeman, lembrem-se da mesma para as épocas de Guardiola ou Luis Henrique.

  • RuiCosta10
    Posted Novembro 30, 2021 at 10:58 am

    Quem merecia mais era o polaco. O Messi pode ter jogado muito até meio do ano, mas em Paris teve uns meses muito apagado. Ao contrário da opinião do VM, não acho que o Messi merecesse ter 11-12 bolas de ouro, aliás nem 7 devia ter, não devia ter ganho esta nem a do ano do Sneijder. No entanto é o melhor jogador deste seculo, à frente do Ronaldo (por muito pouca margem se considerarmos ambos jogavam no topo de forma, hoje em dia é diferente porque o Português pouco oferece ao jogo para além de finalização).

  • zycahnlk
    Posted Novembro 30, 2021 at 10:44 am

    Não concordo com a bola atribuída a Messi, especialmente por ter “acabado” a época após a Copa América, mas tendo as votações acabado nessa altura também acho que se adequa, um craque destes depois de finalmente conquistar o que lhe faltava merecia o reconhecimento.

    Para o prémio da próxima época (contando desde Setembro) vemos um Salah destacado e um Lewa sem desistir, com Benzema a fechar o top3. Veremos como ficará o United nos próximos meses, se o PSG “acorda” e se o City ganha a sua individualidade regular (e que seja o Bernardo :) ), o que eu acho que lhes tem faltado tanto para a Champions como para terem um jogador galardoado como melhor do mundo, são a equipa mais regular do futebol europeu dos últimos 5 anos sem terem uma estrela declarada (o KdB tem o seu problema crónico de lesões) e sem terem uma Champions,

  • Sten
    Posted Novembro 30, 2021 at 10:14 am

    Pena pelo Lewa, tiveram de inventar um premio para levar alguma coisa para casa.. Merecia bem mais. Afinal o marketing sem resulta..

  • João
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:52 am

    Este post pode estar um pouco fora do assunto do tema mas parece-me adequado dizê-lo face ao numero de respostas que já vi por aqui.
    Não sei se neste blog existem pessoas ligadas ao alto rendimento.
    Agora , uma coisa e neste caso a modalidade Futebol , o que mais importante é ganhar , são os resultados. O mais! Claro que , com qualidade de jogo fica mais fácil. Posto isto , e mais nestes prémios os troféus contam , os números contam. Se com o que lewa fez , especialmente nos últimos dois anos a nível de golos e de exibições e não leva este prémio para casa. O Homem chega a casa e pensa , o que tenho que fazer mais para ganhar ?
    Este prémio é totalmente desvirtuado e nem tem base sólida de nada porque o melhor do Mundo pode ser em muitas coisas. Se isto não fosse mais show off que outra coisa este prémio , o certo era existir prémio por posição. Por isso , snjeider , xavi iniesta nunca ganharam , e mais outros certamente.

    • vascoosb
      Posted Novembro 30, 2021 at 10:31 am

      Não pode fazer mais nada – marca golos. Mas só pode ganhar um. Azar o do Lewandowski por fazer parte da mesma geração que Messi e/ou Ronaldo. Merecia o ano passado e este ano também fez por merecer. Mas quando concorres contra alguém que não só marca quase tantos golos como tu como contribui muito mais noutros aspetos do jogo, fica difícil… É anormal, mas é a realidade.

      • João
        Posted Novembro 30, 2021 at 11:27 am

        Obrigado pela resposta. Compreendo o seu ponto. Mas efetivamente o que é ser melhor ? Contribuir para os aspectos do jogo. ok , lewa finaliza as jogadas. Marca golos de pé esquerdo , pé direito cabeça , tudo. É um jogador completo. Claro que , efetivamente messi é de outro planeta. Mas o tempo em que esse prémio avalia a capacidade do atleta não creio que messi foi efetivamente mais destacado ao longo do tempo. Não consigo concordar com este prémio nem o vou fazer.
        Messi e Ronaldo são melhores , ou pelo menos foram durante muitos anos. No entanto e repito este ano não me parece adequado.
        Fica a reflexão.

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 30, 2021 at 8:55 am

    Vejo que muita gente continua a confundir Ronaldo com um marcador de golos.
    Quando passou a essa condição, deixou de ganhar bolas de ouro (a última foi em 2017).
    Continuou a ter grande impacto, mas com pouco mais que golos, ainda que não seja estático na área e mantenha número razoável de assistências.
    As 5 que ganhou foi como o extremo goleador da história, com enorme número de assistências, de jogadas, passes, e recordista de golos. Apenas se vai retirar quando garantir que não vai ser ultrapassado por Messi (ultimamente tem cavado a distância).
    Confundi-lo com os marcadores de golos Van Basten, Romário, R9, Muller ou Lewa, é um crime que dá jeito aos haters, ficar com o foto-finish, aos 36 anos.

    Messi é diferente, é magia como Maradona, mas com golos. Apenas Pelé e Cristiano, todos com registos diferenciados, conseguiram ser criativos com mais de 700 golos, daí estarem no meu top.

    Na última época, parece que o Lewa fez mais para merecer este prémio, mas Messi teve a sua última (passou a uma liga periférica e baixou bastante o nível).
    Cristiano também faz o tira-teimas em relação ao “prémio” de melhor jogador nacional, quando houve muitas dúvidas, nas votações aqui no VM.

    • carlos costa
      Posted Novembro 30, 2021 at 1:13 pm

      Ronaldo transformou-se num goleador desde que aterrou em Madrid porque percebeu que só assim é que podia competir com Messi pelo premio.

      E nota-se que nunca viu um jogo do R9 para dizer tal barbaridade

      • Artur Trindade
        Posted Novembro 30, 2021 at 3:42 pm

        Sim vi muitos jogos do R9, talvez o melhor PL que vi, juntamente com Van Basten, mas são PL, não entram na categoria de criativos, como CR7.
        Nem como goleadores chegaram perto de Ronaldo, também por culpa das lesões, mas foi o que foi, faz parte.

        • Citizen_Erased
          Posted Novembro 30, 2021 at 4:56 pm

          Artur, primeiro desculpe pela secura do meu primeiro comentário, até porque não eleva a discussão.
          Segundo, o R9 é reconhecido, até pelos seus colegas de seleção/ clube (há nos últimos tempos muitos jogadores brasileiros a dar entrevistas em podcasts, aconselho vivamente), como sendo um dos primeiros avançados que “descia” para buscar jogo. Se tivesses a falar do Romário concordaria plenamente. Assim não posso concordar.
          Adicionalmente, ele tinha criatividade a rodos. Os únicos pontos onde perdia para CR é jogo de cabeça e livres. De resto, técnica (é não é só dribles / finta), finalização, explosão.. nem tem comparação

          • Artur Trindade
            Posted Novembro 30, 2021 at 5:14 pm

            Sim Romário era um típico 9, fora destes cogitações.
            Em relação a R9, que vi pela primeira vez ao vivo com 16 anos em Alvalade, num particular, dizer o seguinte:
            Teve uma época estratosférica em Barcelona, numa junção de força, explosão e técnica nunca antes vistas, mas mesmo nessa época que foi única, faço a distinção de que procurou sempre o corredor central, o golo, a criatividade que referes era na procura da jogada individual, eu contra o mundo, cabeça muitas vezes em baixo e aqui vou eu.
            Esse registo, é mais básico do que um centro, uma definição, uma assistência, que exige levantar a cabeça, temporizar, e CR7 teve essa vertente de criar jogadas para os colegas, para lá que no registo meramente individual, também tinha a vertente contra o mundo, e no capítulo dos golos, superou largamente R9.
            Comparando essa época de R9, com as melhores épocas de CR7 no Madrid, noto números (golos e assistências) bem superiores de CR7, e essa maior variabilidade de ações, onde estão incluídos os livres, golos de cabeça que referes, mas também centros na linha típicas de extremo puro, assistências, ou golos de fora da área.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 30, 2021 at 10:28 am

      Espera, tu viste o Van Basten a jogar? Marcador de golos, tecnicamente foi muito mais jogador que o Ronaldo.

      • Vegeta
        Posted Dezembro 1, 2021 at 8:57 am

        E tu viste o Messi ?
        É que pela azia não parece

      • Artur Trindade
        Posted Novembro 30, 2021 at 3:40 pm

        Vi o Van Basten jogar, foi aliás o meu ídolo de juventude, mas a diferenciação faz-se no facto de Van Basten ser um 9, que jogava dentro da área, com grandes qualidades, mas jogador de área, com a obrigação estrita desde os 17 anos de marcar golos, que o fazia com grande nota artística.
        Van Basten foi melhor, claramente que Lewa, na luta de PL.
        Ronaldo nas 4 primeiras épocas de Madrid, foi bem mais jogador do que Van Basten, ou R9, porque cobria toda a zona atacante, marcava fora, dentro da área, livres, fazia jogadas, passes, assistência, centrava na linha e aparecia na área a finalizar.

      • Citizen_Erased
        Posted Novembro 30, 2021 at 12:16 pm

        Melhor que isso é colocar R9 no grupo de marcadores de golos também. Claramente deve ter menos de 20 anos. Tecnicamente o R9 é melhor no pé esquerdo do que o CR7 no corpo todo.. Jesus.

    • batalha34
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:33 am

      as pessoas ainda levam estas votações a serio?

    • Filipe22
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:30 am

      Concordo com praticamente tudo até ao último parágrafo. Esta votação é um tira teimas? Achas mesmo que uma votação que mete Chiellini, Kjaer, Lautaro, Bonucci (e mais) à frente do Bernardo, Kimmich, Neuer, Cancelo ou Dias é algum tira teimas?

  • Kacal
    Posted Novembro 30, 2021 at 12:21 am

    Para mim era entre ele e Lewa, mas teria dado ao polaco. Acho que o que fez a diferença foi o marketing. CR tem mas Messi também e quando as coisas são mais equilibradas é algo que surge como diferencial. Sei que muitos não entenderão o que disse nem aceitarão mas é o que acho e pronto, não é propriamente uma crítica, mas sim uma observação porque penso que o Lewa merecia um pouco mais e teria dado a ele, mas fica bem entregue a Messi também. Deixo aqui os meus Parabéns a ele!

  • Borsalino
    Posted Novembro 29, 2021 at 10:52 pm

    Parabéns ao jogador mais genial que o mundo já viu! GOAT!!
    A mensagem que deixou a Lewandwski fica-lhe muito bem e diga-se, tem toda a razão.

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 29, 2021 at 10:49 pm

    Ganhou Messi logo é justo. É o melhor jogador do mundo, melhor jogador do século (e num século onde houve Zidane, Ronaldinho e R9) e um dos melhores da história do jogo.

    Fica um amargo de boca por Lewa, um avançado absolutamente extraordinário, letal e de grande classe, muito mais que um mero marcador de golos para mim, mas Messi em 2021 (como em muitos outros anos) deu poucas “abébias”.

    Nota para a injustiça da não inclusão de Benzema no top3.

  • OlhodeFalcao
    Posted Novembro 29, 2021 at 10:36 pm

    Parece-me injusto, Lewandowski merecia muito mais face ao grande rendimento que tem tido em prol das conquistas da equipa.
    Mas tendo em conta que a votação foi até Setembro, não me admira. A última imagem é a que fica e Messi terminou a época com o título que há muito ambicionava (apesar de não o considerar mais difícil de vencer do que por exemplo a Liga das Nações).

    Sobre o Messi merecer mais bolas de ouro, parece-me descabido porque em algumas já não merecia vencer (caso do Iniesta, ou para alguns até Sneijder). A bola de ouro é o prémio que distingue o melhor do ano e não o jogador com mais talento, mais drible ou melhor goleador.

  • offtopicguy93
    Posted Novembro 29, 2021 at 10:36 pm

    Nos dias de hoje ainda pedem a bola de ouro para o jogador que fez mais golos, só demonstra o quão inflacionado este prêmio esteve nos anos anteriores… houve anos em que a balança para equilibrar tinha de se ir contar os golos marcados! Mas para o jogador com mais golos não existe a bota de ouro? Realmente reduzir a bola de ouro a uma questão de golos demonstra o que a comunidade futebol percebe realmente de bola, outrora jogadores como zidane, nedved, canavaro gullit entre muitos outros não tinham ganho uma bola de ouro caso este pensamento reinasse antes da era “Ronaldo-Messi”.

    Prêmio justo, mais que justo! Há tempos publiquei aqui o ano de messi e não há hipóteses pelos número nem pelo que joga… cr7 e lewa são grandes goleadores, assim como messi o é também… a diferença é que além de goleador o messi é o melhor playmaker do mundo! Cria do nada, vê as jogadas muito antes do comum mortal… mas há quem não entenda isso!

    Seria pedir muito uma oitava com o título mundial? (Partindo do pressuposto que o engenheiro não consegue passar a Itália claro)

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:47 am

      Concordo com o que disseste, as pessoas dão demasiada importância aos golos. No entanto definir o Lewandowski apenas como uma máquina de golos é algo relativo, não é tão participativo no jogo como era à uns anos no Bayern, mas não o deixa de o fazer, joga simples mas cria e é muito inteligente pelos movimentos e até algumas boas assistências que faz. Acho que as pessoas reduzem muito o Lewandowski como uma simples máquina de golos, mas o polaco faz bem mais do que isso.

    • ederzituh
      Posted Novembro 30, 2021 at 12:01 am

      Tudo dito, concordo a 100% com a análise da importância excessiva que as pessoas atribuem aos golos.

  • cards
    Posted Novembro 29, 2021 at 10:29 pm

    justo
    Messi no final tem que ter mais 3 ou 4 bolas de ouro do que ronaldo.

  • João Ribeiro
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:51 pm

    Mais que justo. As pessoas que desvalorizam a última temporada do Messi fazem-no ou por estarem cansadas do seu domínio ou por serem demasiado cegas por uma “rivalidade” que nunca devia existir, mas a sua temporada foi absurda e, ser o principal obreiro do Barcelona de Koeman ter feito 79 pontos e ter ganho a Taça do Rei pode ser considerado um feito maior que qualquer dobradinha do Bayern.

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 30, 2021 at 11:27 am

      Essa justificação retira-lhe o mérito nos anos de Guardiola ou Luis Henrique. Vale a pena ir por aí?

      • SilvadasAguas
        Posted Novembro 30, 2021 at 2:08 pm

        É melhor nao, com treinador a serio e uma equipa oleada fez so 91 golos num ano civil, nao vas mesmo por ai

    • Kacal
      Posted Novembro 30, 2021 at 12:23 am

      A Bola de Ouro é entregue por ano não por época e para mim Lewa foi mais consistente durante o ano. E discordo desse argumento da Taça do Rei, parece-me algo forçado mas ok. Messi vence bem, mas Lewa merecia mais um pouco, a meu ver.

      • Vegeta
        Posted Dezembro 1, 2021 at 9:00 am

        Kacal diz aí no que que o Lewandovski foi superior ao Messi.
        É que não existe um único parâmetro em que o polaco tenha sido melhor.
        Fora o jogo jogado que a diferença é absurda.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 29, 2021 at 10:57 pm

      Precisamente.

    • BrunoAlves16
      Posted Novembro 29, 2021 at 10:50 pm

      Subscrevo integralmente

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:49 pm

    Pensei que ganhasse Lewa porque, ainda que não ache correcto, os números andam a contar muito para estes prémios (e mesmo números Messi tem a rodos, em todos os momentos mais decisivos de uma partida de futebol) e o polaco teve dois anos fora de vulgar (ou ao nível da normalidade de Messi e CR, em condições normais). Fica muito bem entregue. Pode até nem ser a última pois é muito provável que ainda vá aparecer em Paris no seu modo normal (já o fez mas ainda sem ser de forma permanente) e se assim for é sempre candidato até se retirar.

  • andresilvac
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:41 pm

    Já tinha dito que a ser Messi seria a meu ver injusto quer para o Lewa como para o Kante… Lewa tinha os números e exibições constantes, Kante foi a época passada o melhor jogador que eu vi jogar na Champions onde praticamente sozinho “ababafou” quem lhe apareceu pela frente, Kante não tem um estilo de jogo bonito ou espetacular mas para mim foi o melhor jogador no ano passado.
    Cumprimentos

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:50 am

      Não concordo quanto ao Kanté e até achei que ficou demasiado acima na votação. Ele de facto foi o melhor na fase final da Champions com exibições de encher o olho, mas esteve muito inconsistente o ano todo, principalmente na Premier League e na fase inicial na Champions. É como os jogadores que aqui estão que apareceram no Europeu mas que andaram a “penar” a época toda, não se deve avaliar o desempenho de um jogador apenas pelo que fizeram num par de meses. Com isto não quero dizer que não se devem ser valorizados e esses meses valerem mais do que os outros, mas acho que é um exagero.

    • salo
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:30 am

      Para dizer que Jante foi o melhor jogador que viu a jogar a Champions quer dizer que só viste três jogos. !!!
      Lewandoski é um goleador e para isso existe a nota de ouro. Não podemos confundir as coisas, ou fingir que não sabemos nada de futebol.
      Nos dias de hoje se calhar o Mário Jardel teria algumas bolas de ouro, já que o que conta para muitos (que nao vêem os jogos) é só golo e mais nada.

  • Paulopes
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:16 pm

    Afinal a RTP não falhou…Parabéns Messi fica-te muito bem esta bola de ouro.

  • Filipe22
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:16 pm

    Orgulho no GOAT

  • Day
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:16 pm

    O futebol está acabar, além de se ter tornado num negócio, agora temos adeptos que so vêem os golos e mais golos, já não interessam as assistências, as jogadas, as fintas, interessa é o golo, isto está completamente errado, noutro dia vi pessoas a chamarem o Halland de craque só porque marca muitos golos, o Lewa de melhor do mundo, porque marca muitos golos, aí futebol que pena, que pena. Desde quando é que o Halland ou Lewa vão fazer um passe a arasgar a defesa, fintar 2 ou mais jogadores e fazer uma assistência? NUNCA, POR FAVOR, vamos voltar atrás no tempo, digam me um só jogador que tenha sido eleito melhor do mundo e que seja do perfil destes dois, NENHUM, TODOS sabem jogar e quando digo jogar ( é saber fintar, assistir, fazer jogadas). QUE TRISTE, este futebol.

    • chuta dai
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:43 pm

      Subscrevo. Já quando o Modric ganhou toda agente ficou indignada porque só tinha feito um golo. O trabalho do Modric como MC é ligar o jogo do Real Madrid e nisso ele fez uma época espectacular e ainda foi finalista do mundial com a Croacia. Não sei se ele foi o melhor jogador naquela época mas ele ter ganhou na minha perceção não foi totalmente descabido. Hoje o futebol para muitas pessoas resume se ao flashscore.

  • Cossery
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:14 pm

    Custa que o Lewandowski, com os últimos dois anos estratosféricos que teve, não leve a Bola de Ouro, mas esta talvez seja a última oportunidade de Messi conquistá-la (embora com ele isso esteja longe de ser um facto adquirido) e, por mais que também admire o Ronaldo, não seria justo que entre os dois houvesse apenas uma bola de ouro de distância. Messi é futebol em estado puro, a fantasia sempre presente ao longo de quase 15 anos, que tenha metade das bolas de ouro nos anos de topo na sua carreira é apenas natural e justo.

    • Kafka
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:23 pm

      Ouvi uns boatos que a France Football vai repensar essa questão da não atribuição de 2020, não sei se é verdade

      Ainda assim assim, ele já tem 1 Bola Ouro da FIFA, a FIFA atribuiu a sua Bola Ouro ao contrário da France Football

      • Cossery
        Posted Novembro 29, 2021 at 11:14 pm

        Não ouvi falar disso, mas seria um pouco estranho fazerem-no a esta distância. E sim, claro, o Lewandowski recebeu o prémio da FIFA, ainda bem! Mas parece-me que esse prémio ainda não tem o mesmo destaque, talvez por ser mais recente.

  • Vegeta
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:13 pm

    Quem vota, ainda vê futebol.
    Lewandovski, grande época sem dúvida, mas o que Messi fez é incomparável com qualquer jogador.
    Eu já coloquei aqui as estatísticas, e um comentador deste blogue, que eu não me recordo quem, colocou aqui um vídeo de 30 minutos, no post, em que o Visão de Mercado, dá a notícia da RTP a confirmar que o Messi, ia ganhar esta bola de ouro, é ver esse vídeo, saber ver e apreciar, e não esquecer uma coisa, esse vídeo é só até maio, o que fez na última Copa América foi extraordinário.
    Recordo que foi o primeiro jogador na história de um torneio de seleções a ser melhor jogador, assistente e marcador.
    E como diz e bem o negrito do VM, hoje em dia é notória a imensa diferença que fazia em Barcelona.
    Para terminar, na SIC notícias não deve estar a ser fácil lidar.
    Chegaram a dizer que a época de Lewandovski era muito superior a do Messi, tive que acabar de ver a gala em mute.

  • Tiago Lemos
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:08 pm

    GOAT por larga margem. Se vivessemos num planeta justo já teria 11/12 bolas, mas infelizmente o marketing absurdo do outro impediu que isso acontecesse.
    Parabéns GOAT!

  • Oldasity
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:07 pm

    Mais do que merecida porque apesar do grande ano de Lewa, Messi é superior como jogador.
    Concordo também com o VM quando diz que Messi devia ter mais Bolas de Ouro, para mim esta seria a 11ª. Ainda bem que não sou o único a dizê-lo, porque uma das vezes que disse, fui crucificado e gozado, não foi Kacal? :)

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:06 pm

    O melhor jogador deste século a léguas.

    Falta-lhe um mundial para se comparar a Maradona. Mais nada, pode pendurar as chuteiras no dia a seguir. E será o GOAT.

    • batalha34
      Posted Novembro 30, 2021 at 8:23 am

      Especialmente se marcar o golo com a mao no final, ai chegara finalmente ao apogeu do futebol

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Novembro 30, 2021 at 6:56 am

      Bom respondendo por partes.

      Vocês provavelmente são novitos. Aquilo que Maradona fez com uma Argentina fraquinha e vulgar está ao nível dos maiores feitos da história do desporto, não apenas do futebol. Isso e vencer dois scudettos com um Napoli vulgar, no tempo em que o Calcio era basicamente o campeonato mais forte do mundo.

      Quando se fala em Maradona como o GOAT são palavras maiores, El Pibe não fez pouco para ter esse estatuto, fez MUITO.

      Aquilo que dá um estatuto a Maradona e até a Péle superior é o facto de terem tocado o céu, serem não apenas campeões do mundo, como serem jogadores determinantes nos mundiais das suas equipas.

      E aí peço desculpa mas não creio que Messi possa ser considerado o melhor jogador da história sem ser campeão do mundo. Há títulos que importam e muito.

      • RAFA86
        Posted Novembro 30, 2021 at 10:12 am

        A sério que aquele dopado é o melhor de sempre? Se o futebol tivesse o rigor táctico e defensivo de hoje Maradona e pele acho que não faziam metade do que fizeram os 2 melhores jogadores da atmosfera Messi e CR7 cada um à sua maneira!

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Novembro 30, 2021 at 10:45 am

          Rigor tático defensivo???? Ou proteção das estrelas???

          Não sejam ignorantes, nem falem do que não conhecem. Vejam as marcações selvagens que o Maradona sofria naquele tempo, em que as estrelas levavam porrada de meia noite. Foi preciso Marco Van Basten ter terminado prematuramente a sua carreira para isto mudar, mas não falem do que conhecem, porque não viram o que era então o “rigor defensivo”…

          Quanto às drogas isso só o prejudicou, como qualquer pessoa dotada de senso comum sabe. Enfim não sabem, não viveram, digo só uma coisa a finalizar: Ronaldo e Messi nos anos oitenta com o “rigor defensivo” que então havia não meteriam nem metade dos golos!

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 29, 2021 at 10:12 pm

      Faltar 1 título coletivo a um jogador para ser melhor que outro não me faz muito sentido.

    • Slayer666
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:55 pm

      opiniões…
      Eu que assisti, claramente primeiro é Dieguito e só depois aparece Messi. Nem que o Messi vencesse os próximos 2 mundiais (só deve fazer o próximo…)
      D10S levou uma equipa que não tinha expressão a campeã num dos países mais difíceis e numa época complicada para os jogadores, com ele a levar porrada atrás de porrada todos os jogos, mas mesmo assim a fazer quase tudo – entenda-se decidir jogos com os jogos/assistências – decidiu um mundial, mesmo tendo uma excelente seleção, era ele que marcava claramente a diferença, até porque não eram os favoritos.
      Messi é muito bom? claro que é.
      É Messi melhor que Maradona no seu auge? não..lá está, opiniões

      Ps. atrevo-me a dizer SE trocassem no tempo, Messi já tinha aromado as botas à anos, tal era as porradas que ia levar em Itália, aliás, até em Espanha, basta ver vídeos do Dieguito no Barça e comparar com os do Messi.
      Messi é bom? claro que sim, mas não é melhor que o Dieguito…opiniões

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Novembro 30, 2021 at 7:27 am

        Eu também já pensei assim, mas creio que aí entramos no debate futebolístico sobre a genialidade de um e a incrível capacidade de ser mais regularmente genial. As crifras goleadoras de Messi são avassaladoras, sobretudo tendo em conta a sua posição no campo.

        Mas respeito, são opiniões.

      • Ola Jonas
        Posted Novembro 30, 2021 at 2:34 am

        +1. Para mim Maradona teve mais impacto onde jogou.

    • Day
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:30 pm

      Este é o principal argumento daqueles que realmente percebem e muito disto, “A falta de um mundial, por parte do Messi, faz dele inferior ao Maradona”.

  • johnnyp96
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:05 pm

    7 são poucas para o GOAT!

    É um privilégio ver Messi jogar, pena que muita gente não tenha a noção do que joga este E.T

    • João
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:55 pm

      Isto é um prémio de carreira de um ano desportivo?
      Atiram areia para os olhos da malta e o pessoal papa enfim.
      Não está em causa o valor do homem mas este ano houve melhores e mais em destaque que ele. Lewa , salah , jorginho. Há muitos factores que entram. Marketing , poder de media , trofeus ganhos. O que é preciso aos outros para ganhar este premio então?

      • Sporting1906
        Posted Novembro 29, 2021 at 11:33 pm

        Jorginho melhor que Messi? Que disparate!

      • johnnyp96
        Posted Novembro 29, 2021 at 10:32 pm

        Eu não consigo levar a sério um comentário que diz que Jorginho e Salah tiveram um ano melhor.

        Se a resposta é os títulos então desisto, porque isto é um premio individual e aí não há ninguém superior a Messi! Dizer o contrário é só cegueira, o que Messi faz em campo é invisível aos olhos de muita gente, ele é superior em qualquer característica do jogo. Volto a repetir, isto é um premio individual, por aconselho-te a veres com atenção aquilo que o Messi fez este ano, em vez de debitares disparates

      • johnnyp96
        Posted Novembro 29, 2021 at 10:32 pm

        Eu não consigo levar a sério um comentário que diz que Jorginho e Salah tiveram um ano melhor.

        Se a resposta é os títulos então desisto, porque isto é um premio individual e aí não há ninguém superior a Messi! Dizer o contrário é só cegueira, o que Messi faz em campo é invisivel aos olhos de muita gente, ele é superior em qualquer característica do jogo. Volto a repetir, isto é um premio individual, por aconselho-te a veres com atenção aquilo que o Messi fez este ano, em vez de debitares disparates.

        • João
          Posted Novembro 30, 2021 at 8:30 am

          Se vc acha que é um disparate. Não tenho nada a ver com o que vc acha. Agora isto é um prémio de performance. E efetivamente messi mão foi o que teve melhor rendimento este ano. Salah ou lewa estiveram muito mais destaque. Agora isto é um prémio que abrange mais questões até um cego vê isso.

      • Filipe22
        Posted Novembro 29, 2021 at 10:01 pm

        Ganhou o Messi, não foi o Ibra ou o Cristiano

  • JohnnyLongC
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:04 pm

    Bola de Ouro justíssima para o melhor que eu já vi jogar este jogo. Como o VM refere, e bem, já podia bem mais, tal foi a superioridade em relação a todos os outros este século.
    O único playmaker com mais de 700 golos e o único goleador com mais 300 assistências.
    Génio.

  • Stravinsky
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:03 pm

    Ganhou aquele que é efetivamente o melhor do mundo.

    Parabéns ao Lewandowski também, um extraordinário jogador.

  • Kafka
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:02 pm

    Muito provavelmente será a última, já não está no seu prime e provavelmente já nem é o melhor do Mundo da actualidade, mas o prémio também não é sobre o melhor da actualidade mas o melhor do último ano até Setembro que foi quando as votações foram feitas, portanto os últimos 2 meses de PSG não entram para esta bola, mas sim para a de 2022, assim sendo o prémio como já tinha dito ficaria bem entregue a ele ou ao Lewandovski, foram os 2 melhores jogadores do Mundo destacados até Setembro 2021

    Uma coisa que a France Football ainda não esclareceu é como será para o ano, porque o Mundial é em Novembro 2022, e por norma as votações são em Setembro, no entanto se forem em Setembro de 2022 o Mundial 2022 não vai entrar e só entrará na votação de Setembro 2023… Provavelmente irão alargar a votação para Dezembro 2022 quando o Mundial acabar

  • chuta dai
    Posted Novembro 29, 2021 at 9:02 pm

    Lewa marcou muitos golos mas Messi jogou muito mais bola. Messi deveria ter umas 10 bolas de Ouro. Nem sempre a equipa dele ganha mais titulos. Mas individualmente sempre é o melhor no meu ponto de vista.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 29, 2021 at 8:58 pm

    Tal como previsto.. deram o premio de melhor avançado como consolo, é mesmo à descarada, depois de no ano passado terem esquecido a Bola de Ouro Lewa volta a fazer um ano estupendo e mesmo assim não ganha.. lá está como dizem uns por aqui o marketing vale muito e é bem verdade, Ronaldo em 6º é outra injustiça, devia estar muito mais para baixo.. Messi apesar de ter feito um bom ano no Barça o Barça ficou em 3º, ganhou a Copa America ok, mas a Copa America é basicamente duas equipas.. mas é o que temos, apesar de tudo não é tão vergonhosa como a do Modric, só acho um enorme desrespeito para com o Lewandowski..

    • JohnnyLongC
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:15 pm

      Se a Copa América são 2 equipas, o que dizer da Bundesliga…
      Esta bola de ouro é mais do que justa

    • carlos costa
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:12 pm

      E o que ganhou lewandoski?
      Na Europa não ganhou e na seleção tb não, ganhou o campeonato onde competem “sozinhos”( este ano o Messi está igual).

      Vê-se a diferença do Messi para os restantes pelo Barcelona, que com ele ainda conseguiu competir pelo campeonato e agr ando no 6 ou 7 lugar e ainda ganhou um título internacional.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 29, 2021 at 8:57 pm

    Como escrevi aqui há uns meses, Messi ia ganhar e ganhou. Não sou adivinho. Foi o Bechler, o mesmo que atravessou o Atlântico para poder ver Messi jogar e o primeiro a anunciar a saída de Barcelona há um ano e há uns meses.

  • Sombras
    Posted Novembro 29, 2021 at 8:56 pm

    Então o melhor avançado do mundo para a France Football fica em segundo na Bola D’Ouro atrás de…outro avançado? Aprenderam com a FIFA.

    • salo
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:12 pm

      E daí? Messi é avançado, é médio, é playmaker junto, coisa que o Lewa, e já agora e o Ronaldo não são.

    • Kafka
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:11 pm

      Aliás nem é precisão ir tão longe, mete aqui no VM a fazer 2 sondagens distintas para melhor jogador do Mundo e melhor avançado do Mundo e verás que os resultados não serão “espelho” entre si, principalmente tendo de dar pontos apenas a e jogadores

    • Kafka
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:07 pm

      Sim, isso também acontece em Portugal e sendo votações diferentes é perfeitamente possível de acontecer… Nas votações da Liga Portuguesa isso também acontece, aliás acontece em todas as votações onde as mesmas são votações distintas

      Não te esqueças que isto não é um gajo só que vota, são dezenas deles

  • Estigarribia
    Posted Novembro 29, 2021 at 8:55 pm

    Injusto para o Lewandowski. O internacional polaco foi mais regular em 2021 e marcou mais golos do que Leo Messi. Lewandowski merecia mais a Bola de Ouro do que Messi.

    Saudações Leoninas

    • Tiago Lemos
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:14 pm

      Bota de ouro = mais golos.
      Bola de ouro = melhor jogador mundo.

    • carlos costa
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:13 pm

      Para os golos já existe um prémio e o Lewa ganhou.

      Em Portugal só dizem que é injusto devido a uma única razão, e todos sabem qual é.

      Porque quem vê futebol, sabe que apesar do início menos bom no PSG não podia ser outro o vencedor.

    • JFN
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:09 pm

      Realmente tem razão. Deviam ter um prémio para quem marca mais golos, assim é difícil de premiar.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:02 pm

      Marcou mais golos, ganhou a bota de ouro.

      • DNowitzki
        Posted Novembro 29, 2021 at 9:12 pm

        Ora bem!

        Mas isto mostra como a visão sobre o futebol hoje em dia é estatísticas. No fundo, apliquem lá um algoritmo e este é quem decide.

      • Oldasity
        Posted Novembro 29, 2021 at 9:10 pm

        Exato. Golos não é sinónimo de ser melhor e no conjunto de golos e assistências Messi foi ligeiramente inferior, sim porque assistências também engloba ter havido um golo e este parâmetro é muito subvalorizado. Para nem falar de que Messi acrescenta muito mais ao jogo e além disso um joga num super Bayern que está oleado a 100% enquanto o outro esteve a carregar uma equipa de Koeman e uma seleção limitadíssima.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Novembro 29, 2021 at 11:06 pm

          Quando o Messi jogou numa equipa mais comparável e numa posição mais central, mais preocupado com a finalização e com menos funções de criação de jogo fez 91 golos num ano civil. Talvez já não chegasse lá, mas seria engraçado ver Messi neste Bayern e Lewa no Barça de Koeman.

      • Estigarribia
        Posted Novembro 29, 2021 at 9:06 pm

        Mr. Mojo,

        Respeito a tua opinião, mas para mim o vencedor da Bola de Ouro seria Robert Lewandowski.

        E digo isto mesmo sendo fã do Messi e tendo o argentino como um ídolo (mas isso não me tolda a visão).

        Saudações Leoninas

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 29, 2021 at 8:55 pm

    Bem entregue porque é o Messi. Injusto porque Lewandowski merecia em 2020 e este ano.

    • Oldasity
      Posted Novembro 29, 2021 at 9:06 pm

      Se só contares golos e o passado recente sim, concordo que Lewa deve-se ter ganho. Se contares quem melhor joga futebol, Messi merece.

      • Sporting1906
        Posted Novembro 29, 2021 at 11:35 pm

        Messi joga melhor futebol mas Lewandowski teve um 2021 melhor não só por causa da quantidade absurda de golos que marcou mas também porque 2021 não acabou em Agosto e os últimos meses de Messi não foram grande coisa.

      • Francisco Torgal
        Posted Novembro 29, 2021 at 10:14 pm

        Acho que o Messi é o GOAT, isso não muda se não ganhasse. Por outro lado acho que o melhor dos últimos 2 anos é o Lewa. Se dá mais gosto ver o Messi jogar? Claro, é uma magia e requinte diferentes. Mas só porque o Lewandowski marca muito e não faz “cuecas” não significa que tenha jogado pior.

Deixa um comentário