Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Messi conquista Bola de Ouro pela 8.ª vez

Justo? Com o Mundial que fez – campeão e decisivo em praticamente todos os jogos -, dificilmente o vencedor podia ser diferente. Ainda por cima a sua magia ainda está num patamar impossível de alcançar por tudo e todos. Por outro lado, não houve uma oposição em termos de rendimento num clube que lhe pudesse fazer frente. É certo que Haaland marcou muito, no entanto desapareceu nos encontros decisivos, o que tem peso. Rodri, sim, merecia mais consideração, mas aqui o Marketing, ou falta dele, condicionou o espanhol. Fica agora a dúvida é se esta será mesmo a sua última Bola ou se ainda vai aumentar o histórico. Há uns anos parecia que ia ficar igualado com Ronaldo nas 5, o que seria injusto tal é a diferença de qualidade, magia, técnica ou criatividade, entre ambos, e do nada venceu 3 das últimas 4.

Lionel Messi conquistou a Bola de Ouro pela 8.ª vez na sua carreira, um recorde histórico. O craque argentino bateu a concorrência de Haaland e Mbappé, que fecharam o pódio, fazendo valer a sua performance estelar no Mundial, onde se sagrou campeão pela Argentina e foi o melhor jogador da prova. Conquistou ainda a Ligue 1 pelo PSG e terminou a temporada com 28 golos e 23 assistências em jogos oficiais entre clube e seleção.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

173 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Outubro 30, 2023 at 8:31 pm

    Comecei a rir com o Bernardo e, agora, estou à gargalhada.

  • Nickles
    Posted Outubro 30, 2023 at 8:35 pm

    Não era a minha primeira escolha, mas ficou bem entregue

  • Kafka
    Posted Outubro 30, 2023 at 8:44 pm

    Justo, como teria sido justo ao Rodri ou ao Haaland, mas a competição mais importante e difícil do futebol Mundial fez a diferença como por exemplo em 2002 ou 2006

    8 bolas de ouro é um feito incrível e muito dificilmente será ultrapassado nas próximas décadas, e mais mérito tem quando nenhuma delas foram pelo Real Madrid, pelo contrário foram contra o Real, o que dá ainda mais mérito a estas 8 bolas

    Outro feito que dificilmente será batido nas próximas décadas são os 14 anos entre a 1ª bola Ouro (2009) e a última (2023)…. Qualquer jogador que não ganhe a 1ª bola ouro até aos 21/22 anos no máximo dos máximo, basicamente já fica fora de hipótese

    • El Bandido
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:30 pm

      Essa é boa… como se o Barcelona não fosse também um dos clubes mais beneficiados da história… Já te vi aqui a defender que o 6-1 foi limpinho, depois disso já nada me choca…

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:07 pm

      Pergunta sincera, quem tem mais BO conquistadas, o Real Madrid FC, ou o Barcelona FC?

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 31, 2023 at 1:00 am

        Sem Ronaldo e Messi, o Real tem 7 e o Barça 5.

        Contando com eles, Real tem 11 e o Barça 12. É o Messi que faz com que o Barça tenha mais.

      • Miguel Caçote
        Posted Outubro 31, 2023 at 3:24 am

        Têm as mesmas.

        Barcelona:
        -Messi 6
        -Cruyff 2
        -Ronaldinho 1
        -Rivaldo 1
        -Stoichkov 1
        -Luis Suarez 1

        Real Madrid
        -Cristiano Ronaldo 4
        -Di Stéfano 2
        -Modric 1
        -Benzema 1
        -Cannavaro 1
        -Ronaldo Fenómeno 1
        -Figo 1
        -Kopa 1

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 31, 2023 at 11:16 am

          Mas então porque será que o user Kafka considera que é mais difícil ganhar BO, no Barça?

          • Miguel Caçote
            Posted Outubro 31, 2023 at 12:07 pm

            O Artur Trindade não me vai perguntar a mim os motivos do utilizador Kafka fazer tal consideração. No entanto, não me espanta que o Real Madrid, sendo o clube mais bem sucedido da história, tenha sempre algum impacto nestes troféus.

  • TugadaBola
    Posted Outubro 30, 2023 at 8:47 pm

    Ao contrário do negrito acho que foi um prémio de carreira, que se fosse o De Bruyne a fazer a época do Messi voltava a ficar longe de ser considerado.
    E se o Messi fizesse a época do De Bruyne era vencedor indiscutível.

    • Azevedo
      Posted Outubro 30, 2023 at 9:16 pm

      100% de acordo, e se ah alguem que não precisava de prémio carreira era Messi.

      Messi é sem duvida o melhor jogador que vi jogar, por isso para mim o melhor de sempre, mas se o Mundial viesse para Portugal, de certesa que Cristino não ganhava

      • Daniel Goncalves
        Posted Outubro 30, 2023 at 9:29 pm

        Claro que nao, o Cristino nem foi convocado!

      • Antonio Fauco
        Posted Outubro 30, 2023 at 10:35 pm

        O Cristiano ganhou uma bola de ouro por ter colocado Portugal no Mundial ao vencer o playoff contra a Suécia. Provavelmente das bolas de ouro mais polémicas, especialmente tendo em conta as alterações das datas de fim de votos. Ainda assim consegues dizer essa barbaridade?

      • Paulo Ribeiro
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:14 pm

        Claro que se fosse Portugal a vencer o mundial o Cristiano não era o vencedor, visto que foi relegado para o banco durante o Mundial devido às suas exibições medíocres…
        O pessoal acha que o Messi venceu o prémio por ter ganho o Mundial, mas não, o Messi venceu o prémio por ter vencido o mundial e ter sido de longe o melhor jogador da competição, (sim, até o Mbappe esteve longe, nos últimos 3 jogos só apareceu a partir dos 80 min na final) e ter sido absolutamente decisivo em praticamente todos os jogos…
        E também convém não esquecer a primeira metade da época pré-mundial onde esteve a um nível brutal (ele e Neymar inclusive, foram bem superiores a Mbappe, que foi melhor sim, depois do mundial)

    • Oldasity
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:10 am

      Isso é tão mentira, meu Deus.
      Em 2018 o Messi foi DE LONGE o melhor jogador do mundo, teve melhores estatísticas e jogou melhor “à bola” do que qualquer outro, como sempre aconteceu, e ficou em que lugar? 5º!!!!!! QUINTO LUGAR!!!!!!

      No ano passado, devido à época de menos fulgor pelo PSG ficou em que lugar?? FORA dos 30!!!!!! Enquanto dentro dos 30 ficaram jogadores com épocas completamente banais em que o próprio Messi foi muito superior.
      Por isso deixem-se de chorar e desses “ses” de KDB e vice-versa que são completamente absurdos, basta usar a cabecinha e ver os acontecimentos anteriores. É só ridículo colocarem-se nessa posição.

  • MuchoG
    Posted Outubro 30, 2023 at 8:56 pm

    Já perdi a consideração que tinha pela Bola de Ouro há muito tempo, Messi já beneficiou e foi prejudicado por estes “critérios” que mudam ao sabor do vento. Ora é quem esteve melhor individualmente, quem ganhou mais títulos, uma mistura dos dois, quem tem a narrativa, etc.

    Apesar de tudo, acho que 7/8 para Messi e 5 para Ronaldo acaba por ser adequado ao que se passou nos últimos 15 anos.

    Messi é o melhor jogador desta geração, talvez o melhor de sempre, não é uma Bola de Ouro a mais que ia fazer diferença. Não esteve na equipa do ano da Ligue 1 e caiu demasiado cedo na Champions. Se fosse Messi a vencer o triplete com o City e Mbappé o Mundial, quem ganharia a Bola de Ouro?

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:07 am

      O problema dos critérios é… não existirem. Cada um vota como quer, e muitos vão literalmente ao sabor do vento. E pior, acho que muita gente não pensa sequer nesta votação. “Ora bem, o que aconteceu em 2023? Argentina ganhou o Mundial? Ah voto no Messi, não vi jogo nenhum mas voto no Messi”, “Hmmm quem ganhou a Champions mesmo? City? Tem algum jogador relevante? Haaland? Marcou mts golos? Ok, voto nele, siga”, “Ah, eu lembro-me duma novela sobre um tal Mbappé, esse ganhou alguma coisa? Não? Voto nele na mesma, não conheço o resto.”, “Ah eu voto Ronaldo. O quê? Fez um mau Mundial e joga na Arábia? Não faz mal, el bicho é o GOAT, voto nele.”. E siga para a festa!!

  • Knoxville
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:11 pm

    Qualquer dia o homem reforma-se e sai o nome Messi na bolinha á mesma… Uma bola de Ouro por uma competição de 1 mês e “30” penalties para o conseguir. O Dembelé ainda deve estar a pensar naquela falta… Não foi o melhor jogador do PSG sequer e ganha uma bola de ouro

    • disturbed17
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:20 pm

      Tal e qual, nem foi o melhor jogador de uma equipa eliminada nos 1/8 da Champions.. e é discutível se foi o melhor do Mundial.

  • Cossery
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:15 pm

    Acho que só podia ser o Messi, como não reconhecer o incrível ano do mundial? E esta diferença entre Ronaldo e Messi é apenas justa. Há anos em que podemos falar de injustiças e claro que houve jogadores que não conseguiram ganhar durante estes anos (sorte teve o Modric!) e mereciam, mas em geral estes dois merecem ter um destaque deste género, o que fizeram no futebol é absolutamente brutal.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:16 pm

    A ronaldagem tem piada. Quando o Deus ganha Bolas de Ouro assim, ou seja sendo decisivo em competições importantes, e sobretudo marcando penaltys, marcar penaltys é difícil. Quando o Messi os mete são fáceis. Eh pá decidam-se, ou jogar e ganhar Mundiais é fácil, ou então só quando ganha um jogador é que é difícil vencer assim.

    É uma vitória de Messi, à moda de Ronaldo.

    Pessoalmente não gosto. Creio que os melhores devem vencer, e obviamente Mbappé é o melhor jogador do mundo. Mas por este critério Messi teria para aí umas 12 Bolas de Ouro! Mas já estou à espera do contorcionismo inteletual e das espinhas quebradas do costume, ainda me vão tentar convencer que a terra é plana…

    • Kafka
      Posted Outubro 30, 2023 at 9:51 pm

      Na mouche Falcão

    • disturbed17
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:18 pm

      Não vi uma única menção ao Ronaldo nos comentários a criticar a premiação do Messi, mas os haters estão mortinhos por falar nele mesmo quando não há a mínima razão para tal..

      • Antonio Fauco
        Posted Outubro 30, 2023 at 10:32 pm

        Toda a gente sabe que 90% das pessoas indignadas pelo Messi ter ganho são pro-Ronaldo (por outras palavras, Ronaldetes). Boa tentativa e menos choro.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:18 pm

    Messi faz ainda mais história, uma vez que 7 jogos = Bola de Ouro, acho que nenhum outro ganhou graças a tão poucos jogos num ano

    • Hirok "The Truth"
      Posted Outubro 30, 2023 at 9:19 pm

      Messi devia ter agradecido ao Martinez pela defesa aos 120min que basicamente lhe deu a Bola de Ouro

    • Kafka
      Posted Outubro 30, 2023 at 9:30 pm

      Quiseste dizer Ronaldo em 2002 e enganaste-te a escrever, mas nós percebemos

      • Hirok "The Truth"
        Posted Outubro 31, 2023 at 1:45 pm

        Ronaldo em 2002?? Deves estar a falar do fenómeno, ou então querias tu dizer Ronaldo em 2012? mas como não me lembro, nem de um ou outro nessa altura.. nem vale a pena

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 31, 2023 at 2:47 pm

          Claramente referia-se ao Ronaldo Nazário, porque:

          1) ele nunca trata o CR por “Ronaldo”;
          2) o “nosso” Ronaldo nunca ganhou o Mundial nem houve Mundial 2012, por isso não faria sentido estar a falar sobre ele;
          3) o Ronaldo Nazário ganhou o Mundial em 2002, o que responde ao teu “acho que nenhum outro ganhou graças a tão poucos jogos num ano”.

    • Sobe Alges
      Posted Outubro 30, 2023 at 9:39 pm

      Tiveste um a ganhar por ser marcar o último a marcar penalties em finais de champions.

      • Sobe Alges
        Posted Outubro 30, 2023 at 10:25 pm

        por ser o último a marcar*

      • Hirok "The Truth"
        Posted Outubro 31, 2023 at 1:47 pm

        Sim, o Ronaldo foi até o melhor marcador dessas Champions graças a marcação das grande penalidades, concordo. ainda bem que os golos contam nos penalties e os dos quartos, meias finais e finais não contam para isto

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:12 am

      Queres uma lista de vencedores da Bola de Ouro à custa do Mundial? A sério? Começando com Bobby Charlton em 66 e passando por Paolo Rossi em 82, o que não faltam são jogadores a serem premiados por vencerem o Mundial apenas.

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:19 am

      Toma uma lista interessante, dos vencedores e finalistas do Mundial e dos vencedores da Bola de Ouro, excluindo vencedores sul-americanos no início como é óbvio:

      – 1966: Inglaterra – Bobby Charlton
      – 1974: Alemanha – Cruyff (finalista do Mundial) com Beckenbauer logo atrás
      – 1982: Itália – Rossi
      – 1990: Alemanha – Matthaus
      – 1998: França – Zidane
      – 2002: Brasil – Ronaldo
      – 2006: Itália – Cannavaro
      (depois juntou-se à FIFA)

      • Hirok "The Truth"
        Posted Outubro 31, 2023 at 1:49 pm

        Desses que referes, o único que deu o que falar do que lembro atenção, foi o Cannavaro por ser defesa, de resto os outros fizeram boas épocas na altura, mas posso estas enganado, mas é como disse o Messi ganhou com 7 jogos, já que pelo PSG foi uma mediocridade, aí está a diferença.. 7 jogos valeram mais que os outros 40 ou 50 medíocres

  • Eagle
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:24 pm

    Nunca na vida. Maior comédia do ano

  • Francisco Torgal
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:25 pm

    Messi é o melhor de todos os tempos, mas esta para mim era para o Haaland. Não concordo com o vencedor.

    Primeira época na Liga mais competitiva do mundo, bate recordes, ganha o triplete no qual é figura principal nomeadamente na primeira Champions League do clube.

    Não desvalorizo o Mundial do Messi, mas no PSG, mesmo sendo dos melhores, não chegou para ser o vencedor.

  • Ss
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:25 pm

    Quantos jogadores tem o Man City na lista dos 30?

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:31 pm

    Pronto, Rodri entra no clube de Robben, Sneijder, Iniesta e De Bruyne… todos “vítimas” desta guerra de marketing entre as tribos de dois jogadores lendários! Até acaba por manchar um pouco a carreira de Messi na minha opinião, não precisava disto! Um jogador superlativo e que já tem o seu lugar no Olimpo do Futebol há muito, foi campeão mundial e o melhor jogador da competição… era já uma despedida em perfeita dos grandes palcos!

    Mesmo um prémio com a história e estatuto do Ballon d’Or ser normalizado desta maneira e servir para prémios carreira, prémios aos melhores marcadores (já não há um para isso?!?) e servir de “arma de arremesso” dá alguma pena! Já para não falar da podridão dos bastidores…

    Enfim, obrigado Messi, a culpa não é tua! Goza bem a préreforma!!!

    Saudações desportivas

    • Alex Teixeira
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:01 pm

      Sim, é claro que ganhar uma bola de ouro mancha um pouco a carreira de qualquer jogador

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:59 pm

        Na MINHA perspectiva mancha, pois ganhar um prémio sem o merecer plenamente, mais uma vez na minha opinião, acaba por ter um efeito contrário como vejo a carreira do jogador! E mais uma vez é pena, pois o Messi já é único por si só… não precisa destes prémios algo forçados!
        Bem haja

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:23 am

      O Rodri NUNCA ia ganhar a Bola de Ouro. Mesmo com Messi reformado, o marketing que já têm Haaland e especialmente Mbappé iam SEMPRE levar a melhor. SEMPRE!

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 31, 2023 at 11:59 am

        Bem sei… mas para mim era o que merecia mais! Tem estado a um nível assombroso, o City muito lhe deve o Treble! Neste momento, o jogador que se nota mais a sua ausência na equipa dos citizens é mesmo o espanhol… e acho que isso diz tudo, sobretudo no meio de tanto craque!
        Saudações desportivas

  • SkylineR34
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:33 pm

    Não sei o que será mais ridículo, premiar um jogador por fazer 7 excelentes jogos (e contra a Arábia nem excelente foi) ou o pessoal ainda defender isso. Uma época não são 7 jogos.. a Argentina levou um colinho inacreditável, pasmem-se que até deram o prémio de melhor GR ao Martinez ahahah.

    PS: Sempre achei o Messi melhor que o Cristiano antes que me venham chamar de Ronaldete.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:41 pm

    Muito sinceramente, 8 é pouco para Messi.
    Por aquilo que deu ao Futebol ao longo de 19 anos merecia pelo menos 10!!!
    Para quem diz que 7 ou 8 jogos são sobrevalorizados, claramente não entende o que é o mundial… mas podem ficar descansados porque se Portugal tivesse ganho o mundial, mesmo com jogos miseráveis do nosso capitão, sabemos bem quem seria o vencedor. É o poder da maior competição de futebol.
    Parabéns ao Maradona!

  • Eusebio
    Posted Outubro 30, 2023 at 9:52 pm

    Hilariante. Duvidas houvesse do Marketing e basta ver que é o próprio presidente do seu clube que lhe entrega o troféu ahahahahaha!

    Haaland e Mbappé vao acabar por ganhar este prémio mas nao lhes vai dizer nada porque sabem que nao depende em nada do que façam dentro de campo.

  • João
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:07 pm

    Se a frança tivesse ganho o Mundial o mbappé ganhava o prémio ?

    Pergunto isto a sério

    • Alex Teixeira
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:54 pm

      Quase de certeza.

      Mbappe é para mim o único jogador do mundo que efectivamente é melhor / tem mais impacto no jogo do que Messi teve até ir para Miami.

      Mbappe vale dois Haalands. Passe o exagero, mas não é apenas o melhor ponta de lança do mundo, constrói e desequilibra bem mais, muda o jogo sozinho. Tal como Messi

      Mas como sempre no passado, o vencedor do mundial tem muito impacto para quem vence o ballon.
      Neste caso entre jogadores de nível e impacto semelhante, caiu para Messi.
      Faz sentido

    • Sobe Alges
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:05 pm

      É possível, mas o Messi continuaria a ser o melhor jogador do mundo.

      Mas hoje em dia teima-se em dar estes troféus em prol dos prémios colectivos. Bastava a Argentina ter perdido a final nas grandes penalidades para metade destas pessoas dizerem que ele afinal já não é o melhor jogador de sempre da história. Bastava um colega falhar um penalty para ser assim. Da mesma forma que o continuavam a meter em causa porque nunca tinha conquistado o mundial até à data, apesar de ter carregado a Argentina a outra final de um mundial em 2014 e terem perdido contra a Alemanha. O futebol é um desporto colectivo, e não é por teres a melhor equipa do mundo que te faz o melhor jogador no mundo, como é o caso do Haaland por exemplo. Da mesma forma que não é por seres o último a marcar um penalty na final da champions, apesar de não teres feito nada o jogo inteiro, que te tornas o melhor jogador do planeta.

      • João
        Posted Outubro 31, 2023 at 7:41 am

        Então se diz que é possível foi a vitória do Mundial que determinou a bola de ouro ?
        Então foi atribuída pelo título coletivo ou pela qualidade do jogador ?

  • disturbed17
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:13 pm

    Ridículo, podem dizer o que quiserem.
    Não houve oposição em termos de rendimento num clube? Foi uma sombra do Mbappe numa liga medíocre, num clube que não passou dos 1/8 da Champions(ainda assim mbappe foi o melhor marcador), foram ambos à final do campeonato do mundo, a decisão nos pênaltis vale uma bola de ouro?
    Para não falar no Halland que fez o que fez na melhor liga do mundo, mas coitado nasceu na Noruega só poderá ganhar a bola de ouro de 2 em 2 anos quando não houver competições internacionais…

    • Antonio Fauco
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:38 pm

      Foi uma sombra do Mbappe na liga francesa? Diz-me que não viste os jogos da liga francesa sem me dizeres que não viste os jogos da liga francesa. Nem vale a pena argumentar contra a desonestidade intelectual, que dia difícil que hoje deve ter sido!

    • Paulo Ribeiro
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:16 pm

      Vocês podem tentar dizer essas mentiras as vezes todas que quiserem sem terem visto um único jogo, mas toda gente que acompanhou minimamente sabe que na primeira metade da época o Messi foi muito superior ao Mbappe

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:31 pm

        Na 1ª metade da época na liga francesa, Messi e Neymar subiram de rendimento, relativamente á época anterior, em que Mbappé foi disparadamente o melhor, e estiveram ao mesmo nível de Mbappé.
        Na 2ª metade da época Mbappé voltou a estar superior.
        Riu-me com as opiniões que dizem que Messi acabou a época no mundial, desvalorizando a fraca 2ª metade da época, onde chegou a ser suplente.
        É uma prorrogativa de Messi, poder abdicar assim, e todos fecharmos os olhos, fingirmos que não aconteceu?

        • Paulo Ribeiro
          Posted Outubro 30, 2023 at 11:45 pm

          Sim, Mbappe foi melhor na época anterior, irrelevante para o assunto…
          Messi foi melhor na primeira parte da época, podes vir com os números que quiseres, se calhar o Mbappe marcou mais 2 golos ( não sei os números, nem me interessa), mas quem viu grande parte dos jogos sabe que o Messi foi melhor
          E é preciso ter muita desonestidade para tentar dizer que o Messi foi suplente, acreditas mesmo nisso? Pode ter ido ao banco um jogo ou outro para ser gerido, mas acreditas realmente que ele foi ao banco porque o treinador achava que a equipa era melhor sem ele?

          • Duarte Vader
            Posted Outubro 31, 2023 at 12:39 am

            Artur e honestidade não combinam, por isso a tua observação é pertinente. Como é costume, e acontece literalmente sempre que o assunto é Messi, vem para cá debitar mentiras e falsidades, e depois quando é apanhado tenta dar o dito por não dito. Um ciclo que, ao que parece, não terá fim.

            A verdade objectiva é que, mesmo tendo tirado, e de que maneira, o pé do acelerador depois de ter sido o melhor jogador da Europa na primeira metade da época e ter feito Mundial que fica para a história em exibições, números e conquistas, Messi ainda assim conseguiu 15 contribuições directas para golo (9G6A) e um número considerável de momentos geniais na 2ª metade da Liga Francesa na caminhada para o título, ao longo da qual só falhou 4 jogos (2 logo no pós-Mundial, 1 por lesão e outro por gestão). Bem sei que são números fraquinhos para o melhor da história e, de muito longe da sua geração, mas ainda assim não são nada de deitar fora para um jogador cujos objectivos motivacionais tinham ficaram todos concluídos em Dezembro do ano anterior.

            Quem ler as falsidades do Artur (que assumidamente vem para cá tentar malhar no argentino sem ver os jogos dele), e for suficientemente ignorante para acreditar no que ele diz (no sentido de não saber, não de burrice), provavelmente fica a pensar que o Messi tirou férias depois do Mundial e não pôs mais os pés no PSG. Mas este user é assim: mentira atrás de mentira, disparate atrás de disparate, tirada cómica atrás de tirada cómica. Isto porque meteu na cabeça que, lá por ter visto o Cristiano a treinar quando jogava nos iniciados, tem uma pseudo-relação familiar com ele, e como tal não consegue aceitar as evidências sobejamente visíveis em relação a ambos, preferindo ao invés vir cá deitar abaixo o Messi nos posts sobre Messi e deitar abaixo o Messi nos posts sobre o Cristiano. As constantes tentativas de reescrever a história e a passivo-agressividade sempre que o assunto é o argentino é prova disso mesmo. Se bem que, agora que repara que imperou o bom senso na análise das pessoas, o desespero nas acções é tanto que se tem acabado por desmascarar, abandonando a passivo-agressividade e focando-se apenas na agressividade. Uma mudança interessante.

            • Kafka
              Posted Outubro 31, 2023 at 9:41 am

              Simplesmente na mouche Vader, resumo prefeito do Artur

            • Artur Trindade
              Posted Outubro 31, 2023 at 10:57 am

              Vou também falar na 3ª pessoa em relação ao Duarte, um user que se interessa maioritariamente neste blog por qualquer assunto que possa beliscar Messi, assumidamente o seu ídolo, percebendo a dada altura que a defesa de Messi passava pelo ataque cerrado ao maior jogador europeu da história, o único que lhe fez sombra na carreira, assumindo com Ronaldo uma relação passivo-agressiva, fá-lo despudoradamente, vendo nos outros aquilo que se recusa a ver em si.
              Recordo-me do Duarte ter qualificado Ronaldo como fraco jogador, por ter-se apresentado a partir de determinada altura na carreira, longe dos seus próprios parâmetros, e quando chamado á atenção dava o dito por não dito, dizendo-o que era fraco ao nível de um GOAT, não dos outros.
              A certa altura apanhei-o a dar Ronaldo como estando num grupo de excelentes jogadores da sua geração, como Xavi, Iniesta, não quero mentir portanto não me recordo se incluia Ibra e outros, todos muito longe de jogadores como Messi.
              Chamei-o á atenção, e deu o dito por não dito, em relação a Ronaldo, ah e tal enganei-me, mostrando apesar de tudo o seu desprezo inicial, aquele que sente verdadeiramente.
              Quando colocado perante uma época fraquíssima de Messi no PSG (a 1ª), atabalhou-se em explicações que Messi era apenas fraco comparado com ele próprio (o que negou a Ronaldo), e admitindo que a BO era um prémio que não ligava, apenas porque Messi tinha ficado fora do top-30.
              Mais uma vez, considera que Messi, que regressou ao PSG algumas semanas depois de Mbappé, goza desta progorrativa de ter apenas jogado pouco comparado com ele próprio, porque até deitado na espreguiçadeira durante 3 meses, Messi tem uma classe imcomparável com todos os outros praticantes do planeta, que tentam ganhar a vida na europa.
              Duarte, e a sua habitual desonestidade intelectual, mascarada de ponderação para os mais incautos, que tenta enganar.

              • Duarte Vader
                Posted Outubro 31, 2023 at 4:57 pm

                Vai lá aos comentários que me acusas de ter feito e põe-nos directamente aqui. Quero que mostres a toda a comunidade do VM exactamente aquilo que me acusas de dizer. Senão, vou-te acusar de seres aquilo que literalmente estás a ser: mentiroso. Descaradamente mentiroso.

                Já não é a primeira nem a segunda vez que, ficando sem argumentos, recorres à mentira sobre mim e sobre os meus comentários para te tentares safar. E ainda tens a lata de acusares os outros de desonestidade intelectual. Nunca, repito, nunca fui ambíguo na minha avaliação do Cristiano. Ao contrário de ti, eu, como a maioria dos users do VM que têm senso comum, dizem exactamente aquilo que pensam de jogadores e equipas, porque não estamos com a ilusão de que temos qualquer tipo de relação pessoal com eles. A maior parte das pessoas não é como tu, Artur, e não vive num mundo distorcido de esferas sociais.

                Já te disse, comigo levas troco. Vens com narrativas enviesadas daquilo que eu disse, vou-te devolver as mentiras e falsidades. Não penses por um momento que a tua desonestidade deixará de ser exposta cada vez que a demonstrares.

                • Artur Trindade
                  Posted Outubro 31, 2023 at 5:57 pm

                  Sem argumentos, quando ficaste com essa ideia em relação a mim?
                  A minha 1ª interação contigo aqui no VM, foi quando respondi a um comentário teu, em que tu colocavas o Ronaldo como um dos melhores da sua geração num grupo de jogadores em que estão Xavi, Iniesta e outros tantos (não quero mentir, logo não digo os outros nomes, pois eram vários), num patamar longe de Messi, ao que eu te chamei á atenção duramente (não fui o único), e tu explicaste-te com uma má utilização das palavras, mas se não fosses chamado á atenção, lá ficava.
                  Nesse seguimento de conversa longo, dissertámos sobre tu rejeitares que Ronaldo era top-5, que estaria acima de Cruyff e Zidane (estava abaixo para ti), recordas-te?
                  Estou a dar-te pistas para tu te lembrares ou pesquisares, porque eu sei que és bom nisso.
                  Houve interações de outros users, recordo-me do Mantorras ter servido de apaziguador/opinador nessa conversa.
                  Achas que me lembro o dia, ou que iria pesquisar para o descobrir, seria inglório, não guardo textos de todas as minhas interações aqui no VM, como tu guardarás.
                  Não te recordas das tuas longas explicações da época fraca de Messi no PSG, e das tuas alegações que apenas era fraca em comparação consigo próprio?
                  Deu-te uma amnésia seletiva, e não vale a pena chamares nomes aos outros, tu consegues lembrar-te, se te esforçares, ou em alternativa pesquisas para refrescar a memória.
                  Se estiveres em negação, ou com más intenções, então não vale a pena entrares por aí, evita apenas responder aos meus comentários.
                  A tua distinção entre passivo-agressivo e simplesmente agressivo, baseia-se em que o passivo-agressivo consegue elogiar e criticar, e o agressivo, em que te inseres no caso de Ronaldo, apenas consegue criticar, correto?
                  A terra queimada (se for feita convictamente não tem mal para ti) é preferível á dinâmica elogio-crítica, conforme a situação em causa, isso é a definição de fan acérrimo, ou neste caso hater.
                  Achas que sou passivo-agressivo para com o Messi, porque consigo identificá-lo como top-3 da história, ou bem melhor que Maradona ou Zidane, ou seja identifico a qualidade brutal de Messi, e coloco-o no seu verdadeiro lugar da história, havendo apenas esta trica com o nosso compatriota, em que defendo o que é nosso.
                  Nesta trica, tu colocas-te no lado contrário, mas com a agravante de não reconheceres o lugar histórico que Ronaldo merece, ou seja, és pior que eu, és apenas agressivo.
                  Faz 6 anos que apenas vez motivos de críticas em Ronaldo, tendo deixado que esses anos te toldassem a visão global do jogador.

                  • Duarte Vader
                    Posted Novembro 1, 2023 at 12:42 am

                    Mais uma vez a deturpar tudo o que se mexe.

                    O Cristiano decaiu muito de produção nos últimos tempos no Real (isso aliado ao seu feitio foi a razão pela qual se quiseram ver livre dele quando ainda podiam fazer uma boa maquia com a venda), e desde que saiu do clube deixou de pertencer ao topo do futebol. Isso estava por demais evidente nas suas exibições. Sempre disse isso e continuo a dizer.

                    Ao Cristiano não é ‘devido’ um lugar na história. Ou fez por isso enquanto jogador ou não fez. E para mim, fez o suficiente para estar num top 10 dos melhores de sempre. Muito, muito longe do #1 do Messi, mas ainda assim fenomenal. Reconheço isso como factual e sem a mínima resistência, até porque não tenho, ao contrário de ti, relação absolutamente nenhuma com ele, por isso não tenho segundas intenções para o avaliar para além da sua qualidade intrínseca. A mim nunca me deu nada, e mesmo na selecção as alegrias directas que me proporcionou foram muito poucas (aliás o único troféu a sério que ganhamos foi com ele fora de campo). Como tal, a minha única análise é à sua qualidade inerente enquanto futebolista.

                    Portanto, vê se percebes uma coisa de uma vez por todas: eu QUERO LÁ SABER que o Cristiano tenha nascido no mesmo pedaço de terra que eu (aliás, vivi mais de metade da minha vida no estrangeiro, por isso tal dado diz-me ainda menos). Assim como QUERO LÁ SABER que o Messi tenha nascido num local diferente do meu. A mim, interessa-me QUALIDADE. E por isso é que eu, e muitos aqui no blog, não te levam a sério quando tentas dizer que estes 2 futebolistas mostraram um nível semelhante ao longo das carreiras lá por o Cristiano ter marcado uma catrafada de golos. Qualquer pessoa, repito QUALQUER pessoa que perceba minimamente de futebol e não pratique o culto à personalidade, terá a mesma resposta hoje e sempre: o Messi foi muito, mas muito melhor jogador que o Cristiano.

                    • Artur Trindade
                      Posted Novembro 1, 2023 at 10:03 am

                      É sempre bom verificar quando acusas a verdade, e não utilizas os chavões como “estás a mentir sobre o que eu disse, mostra lá”, portanto lembras-te de ter ditos as coisas.
                      Sobre as coisas, o conteúdo, é revelador para percebermos as diferenças de percepções (legítimas), que te levam a colocar Ronaldo num top-10 á rasca, numa visão muito restrita do que consideras qualidade, ignorando carreira, impacto no jogo, grandeza no fenómeno desportivo.
                      Ou seja, adoras o pautar de jogo de Xavi, o sentido de jogo único do Iniesta, o farol Busquets, o fantasista Neymar, Zidane que teria maiores dificuldades no futebol de hoje, e cá vai disto, na tua visão acética do jogo, consideras que estão inclusivé acima de Ronaldo.
                      Isto já descartando contaminações sofridas por animosidades em relação á pessoa Ronaldo, que são inconscientes, afetam-te na avaliação, e nem notas.
                      Acredita que estás mais numa situação de seres anti alguém do que eu, a tua posição é muito menos explicável, e atenção que não tens que te sentir diminuído por isso, todos temos a nossa visão própria, mas acredita que volvidos 50 anos, Messi e Ronaldo estarão ambos muito distanciados daqueles que jogaram com eles, e a história estará contra ti.

                    • Duarte Vader
                      Posted Novembro 1, 2023 at 4:20 pm

                      Colocar o Cristiano num top 10 ‘à rasca’? Bastava teres perguntado que eu ter-te-ia dito que acho que ele cabe confortavelmente num top 7 pelo menos. Se isto para ti é à rasca então suponho que temos interpretações muito diferentes do conceito.

                      E já agora, pores palavras na minha boca está a tornar-se um hábito teu, é? Artur, se não te lembras do que eu disse, ou se não sabes, simplesmente pergunta. Onde é que eu alguma vez coloquei o Neymar, por exemplo, acima do Cristiano? O Cristiano, para mim, é o 2º melhor da sua era, sem margem para dúvidas, e cabe facilmente num top 7 dos melhores DE SEMPRE. A questão que aqui se está a debater nem era essa, mas pelos vistos, e mais uma vez, tens uma percepção muito deturpada da minha visão.

    • Quinhas
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:35 pm

      “Sombra do Mbappé,Liga medíocre”????‍?quem criou os golos para a Tartaruga???quantos golos feitos falhou Mbappé a passe de MESSI???quem criava e desequilibrava no PSG ??? Será que viste os jogos do PSG ,ou simplesmente segues uma”Linha Editorial” dos “haters” vulgo boatos criados para serem repetidos 1000 vezes para ver se pega??????????

  • David silva
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:14 pm

    Esta votação e feita de opinião. O que não e opinião e os números. A coisa mais importante no desporto e golos, meter a bola dentro da baliza. Podemos dizer que teve mais técnica, mais qualidade de jogo, mas isso depende de opiniões, números nunca dependem de opiniões.
    Não estou a dizer que o Messi não tem qualidade, mas estou a dizer que estás 2 últimas bolas de ouro meio que caíram do céu pois ( tem muita qualidade), quando claramente de a 3 anos para trás está a entrar em sub rendimento- que e absolutamente normal.

    • offtopicguy93
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:30 pm

      Para o jogador que marca mais golos existe a bota de ouro, para o que joga melhor a bola de ouro! Abraço

    • Romulo
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:30 pm

      Olá Sr Ronaldo. Quando tiveres um tempinho, aproveita para veres os jogos que o Messi fez no mundial (o dói-dói ja passou e já não deve custar assim tanto, não?), e volta cá para se falar desse “sub rendimento”.

    • Antonio Fauco
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:31 pm

      Amigo, já que falas de números compara os G+A de cada um deles e percebes facilmente que se o futebol e a bola de ouro, na tua opinião, deve ser à base de excel, o Messi é um justo vencedor desta bola de ouro. E já agora, se o critério são números, o Messi devia ter bem mais do que 8.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:39 pm

        O critério deve ser quem é o melhor jogador, e esse é Mbappé faz 3 anos.
        Aquele que sozinho pode resolver um jogo, Messi apenas o foi nos 6 jogos do mundial, basta ver a fraquíssima 1ª época no PSG, fora do top-30 mundial.
        Igualmente em números, G + A, Mbappé foi superior na época, em golos nem se fala.
        Os fans de Messi, são tão fans que para justificar a possível falta de merecimento desta BO, venham invocar outras que poderia ter vencido, esquecendo estrategicamente as que poderia ter perdido?
        É isso ser um Messi fan?

        • Paulo Ribeiro
          Posted Outubro 31, 2023 at 12:06 am

          Tu és bom a encher o comentário de informação irrelevante para tentar mostrar que tens razão… O que interessa a primeira época de Messi no PSG para este premio?
          E não, não foi só em 6 jogos do Mundial, tu até próprio noutro comentário disseste que igualou o nível do Mbappe na primeira metade da época
          É preciso ser muito desonesto

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 31, 2023 at 12:06 pm

            Eu refiro apenas 6 jogos do mundial, porque considero que uma grande época em França não permite ganhar uma BO, como demonstra Mbappé na sua burrice de por lá se manter.
            Qualifico como grande época em França, a de Mbappé (que Benzema venceu a BO), sendo que na época anterior, Messi e Mbappé apenas fizeram boas épocas, que no contexto BO, contam como muito pouco, sendo em França.
            Querer compor o ramalhete, com mais do que os 6 jogos no mundial, deitando mão de uma boa época em França, é risível, mas é o que existe.

        • Kafka
          Posted Outubro 31, 2023 at 12:38 am

          18 Dezembro 2022 já tinha deixado o Artur Trindade completamente à deriva e em profunda depressão… E agorafobia o 31 Outubro 2023 na o deixa o Artur sair dessa depressão profunda… Coitado do Artur ?

        • DNowitzki
          Posted Outubro 31, 2023 at 12:49 am

          Não, é apreciar as qualidades futebolísticas do homem, que aparecem de X em X gerações.
          Custa? Ai, custa! Há que aguentar!

    • Oldasity
      Posted Outubro 31, 2023 at 12:36 am

      O que também não é uma opinião e sim um facto é que Messi terminou a época 2022/23 (período que conta para a BO) com melhores números – G+A – (lá está, não é opinião) que os restantes jogadores. Para nem falar de todo o perfume que espalha em campo, que é superior aos restantes.

    • Joao Duarte
      Posted Outubro 31, 2023 at 7:15 am

      Até as estatísticas não são só golos ou assistências. Podes arranjar estatísticas para tudo.

  • Quinhas
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:14 pm

    8° Bola d’Ouro para o G?AT deste desporto,e único Gênio da actualidade!!!?⚽
    Uma Copa de Mundo completamente dominada pela sua figura,tanto dentro como fora das 4 linhas!!!
    Alguns tentar retirar o seu mérito a nível de clubes/PSG ,apesar de ter sido o jogador mais determinante em França ,tanto na “Criação como Desequilíbrios”,, obviamente que teremos alguma gente que pouco sabe da “ESSÊNCIA DO FUTEBOL” a contestar esta realidade,estamos habituados e temos pena!!!
    Dentro em breve talvez “sintam saudade” do Maior Gênio deste Desporto …!!
    * Maior Criador
    *Maior Desequilibrador
    *Melhor Playmaker
    *Melhor Assistente
    *Melhor Finalizador (goleadores há muitos)
    MESSI. G?AT

  • Antonio Fauco
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:24 pm

    O que eu me rio com a quantidade de defensores de Ronaldo que se encontram muito chateados com esta conquista de Messi. Até podia escrever um texto grande a justificar esta bola de ouro, mas assim que percebi o ridículo da situação constatei que não era preciso.

    Ora, o argumento inicial para o Messi não ser o melhor de todos os tempos era que “não ganhou os 7 jogos mais importantes da competição do futebol”. Agora, surpreendentemente e instantaneamente, após o Messi ter ganho os referidos “7 jogos mais importantes da competição do futebol”, estes passam a ser só “7 jogos”. “Ah, ganhou a bola de ouro porque fez 7 incríveis jogos”. É demasiado engraçado para não achar piada. Estas pessoas devem ser tão infelizes e sofrer tanto com qualquer coisa na vida que lhes sai menos bem…

    • batalha34
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:31 pm

      Por criticar esta bola de ouro para Messi é porque se gosta de Ronaldo?

      Eu acho que se as epocas de Haaland e Messi estivessem trocadas, o Messi tinha ganho na mesma mas com muito mais credibilidade.

      O mundial é a maior competição do mundo, mas para mim o bola de ouro não tem de estar automaticamente restrito aos 11 da equipa que ganhou, parece-me um argumento com pouco nexo

      • Antonio Fauco
        Posted Outubro 30, 2023 at 10:46 pm

        O meu comentário foi explicitamente em relação ao argumento dos “7 jogos”. Se o tivesses lido percebias facilmente.

        • batalha34
          Posted Outubro 30, 2023 at 11:51 pm

          Há peço desculpa, não percebi que tinhas inventado um boneco de palha para o atacares, pensei que estavas mesmo a tentar ter uma conversa. Agora já entendi

      • Quinhas
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:08 pm

        Estou a tentar perceber como iríamos trocar essa época de MESSI e Haaland…???!!!?‍??‍??‍?COMO SERIA ESSA ÉPOCA do Haaland com menos golos que MESSI ???
        *Com melhores PERFORMANCES,MAGIA,ARTE, CRIAÇÃO, DESEQUILÍBRIOS????‍??‍??‍?
        MESSI , não necessita de golos para ser o melhor, só que INFELIZMENTE , muitos começaram a CONFUNDIR Bolas d’Ouro com Botas d’Ouro!!!

        • batalha34
          Posted Outubro 30, 2023 at 11:49 pm

          Que confusão de comentário que prai vai.

          Trocar as epocas significa neste caso o Haaland levar o mundial e o Messi levar o MVP da Premier na epoca de estreia na competição, a liga dos campeões, a liga inglesa e a taça de inglaterra com um impacto brutal nas 3 vitórias.

          Acho dificil argumentar que nessa situação o Haaland ganhava com justiça.

      • Stravinsky
        Posted Outubro 30, 2023 at 11:16 pm

        E o bola de ouro tem de estar automaticamente inserido nos 11 que ganham a CL? É que foi isso que aconteceu alguns anos lá para os lados de Madrid.

  • batalha34
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:24 pm

    mesmo considerando o Messi o melhor jogador de sempre, para mim está 8° já faz pouco sentido e é muito difícil não achar que teve uma ajudinha pelo Marketing brutal que isto vai dar ao futebol nos Estados Unidos

    é evidente que aos dias de hoje Haaland e Mbappe têm um impacto muito mais consistente em jogo que Messi, acho que já está mais que na altura do futebol olhar para a próxima geração.

    A era Ronaldo-Messi foi bonita e provavelmente nunca vamos ver nada assim de novo, mas já passou

  • Antonio Fauco
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:26 pm

    Queria apenas referir a classe que este indivíduo tem e o quão bom “ganhador” ele é. Tal como na última bola de ouro, extremamente humilde, elogia os outros finalistas e reconhece o grande valor destes, inclusive afirma que o Haaland tinha sido igualmente um excelente e justo vencedor do prémio.
    E claro, não fala de si mesmo na terceira pessoa.

    • Leandro
      Posted Outubro 31, 2023 at 2:10 am

      Se ganhasses um prémio sabendo que não o mereces, o que dirías também? O pior é que já na última que ele ganhou ele disse o mesmo. Mas pronto, que venha a 9ª pela “humildade” ? já que no título diz que ainda pode ser que ganhe mais. Talvez ainda consiga a manutenção na MLS.

  • Nevesovelhomastro
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:42 pm

    Só queria fazer um reparo que já reparei que isto é muito referido aqui no blog, embora nunca tenha visto escrito pelo VM. O ponto sobre o Rodri não é que não tem muito Marketing é que não tem a PR/RP ou marca/ imagem que outros mais conceituados têm..a palavra marketing enquanto atributo nunca faz sentido de ser usado. Aliás como alguém que já viveu em 4 países na Europa, Portugal é o único sítio onde vejo essa expressão do “Marketing” muitas vezes usada nestes prémios para justificar alguma coisa.
    Apenas queria dizer isto, porque me faz uma confusão como é que em 2023 com quase 70 anos de Marketing enquanto campo na área da Comunicação e ainda se reduz tudo à palavra “Marketing”.

    • Leandro
      Posted Outubro 31, 2023 at 1:59 am

      Percebo que queiras fazer justiça ao verdadeiro significado de “marketing”, mas dizeres que ele não tem pr/rp… Ficamos na mesma. Isso é o que? Um partido?

      • Fireball
        Posted Outubro 31, 2023 at 11:25 am

        Mais um chavão que vai no fundo dar ao mesmo.

        • Nevesovelhomastro
          Posted Outubro 31, 2023 at 5:51 pm

          Na realidade não, só provas o que estava a dizer, que Marketing é usado de forma incorreta. Mais vale que não saibas o que é e não uses o termo, do que estares a usar incorretamente. Porque aí estás só a propagar o uso incorreto da expressão.
          Mas pronto não estou aqui para atacar ninguém, bem pretendo isso. Só queria clarificar para não estarmos sempre a usar um termo incorreto. Como alguém que trabalhou no campo lá fora e em diversos países, dá-me uma moinha cada vez que usam a palavra Marketing quando não fazem ideia do que isso é.
          Só por desabafo. Há coisa de 15 anos atrás comecei a trabalhar em Portugal numa empresa com algum nome e a malta do Marketing estava lá para fazer as apresentações de PowerPoint fixar bonitas. Assim que percebi que era isso o trabalho fugi a sete pés de Portugal.
          Agora, 15 anos depois e ainda vejo o termo Marketing ser usado dessa forma, é um pouco como seres Programador e quando vais a casa de alguém te pedirem para arranjar o router da internet ou a impressora que não funciona, ou o cúmulo há uns anos atrás de a malta não saber ligar o vídeo à televisão. Pronto fim do desabafo. Continuação amigos.

      • Nevesovelhomastro
        Posted Outubro 31, 2023 at 5:43 pm

        Peço desculpa. Queria dizer RP de relações públicas.

  • Romulo
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:46 pm

    Não consigo mesmo perceber a indignação de tanta gente e as críticas ao que o VM escreveu, que é simplesmente indiscutível: sim, ao nível de clubes houve jogadores que se destacaram mais, mas NENHUM se destacou tanto e teve tanto impacto como Messi naquela seleção. Levou praticamente a equipa as costas rumo a um mundial. Com uma seleção forte, mas com muitas limitações e claramente inferior a muitas outras ao nível das individualidades. Tudo isto com as 30 primaveras passadas há já algum tempo.

    É uma decisão discutível, sem dúvida alguma, agora dizer que é de rir, obsceno, etc, é simplesmente ridículo.

    E também tinha de se fazer alguma justiça ao nível das bolas de ouro conquistadas pelo Messi e pelo Ronaldo, porque a verdade nua e crua é que o primeiro esta num nível muitíssimo superior ao segundo. Lamento, é a verdade.

    E dizer “são só 7 jogos”, enfim, nem vale a pena comentar. Até para mim, que tendo a achar que também se dá demasiada importância ao mundial, isso parece uma obscenidade grotesca. Também “não são só 7 jogos”… por essa ordem de ideias, uma medalha de ouro nos jogos olímpicos não é nada.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 30, 2023 at 10:54 pm

      A verdade é que a brincar, foram 50 contribuições diretas para golo em 46 jogos entre liga, mundial e Champions. Não é propriamente uma época banal, fora o Mundial. Bem sei que Messi habitou pessoas a 70/80/90/100 golos e assistências por ano, mas 50 não é coisa pouca. O Haaland acaba com 57, para se entender.

    • Selvagem
      Posted Outubro 30, 2023 at 11:54 pm

      Exatamente. São jogos muito mais importantes que outros e aí os grandes aparecem. Acho justo, mas isto ao lado da copa do mundo não vale nada. Há jogadores que vão a estes prêmios para ficarem em 10/15 lugar, mas o que lhe interessa é ganhar no campo. Mbappe trocava o 3 lugar por uma Champions ou outro mundial.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 30, 2023 at 10:47 pm

    Ronaldo, Modric, Cannavaro, Stoichkov, Matthaus, etc. Não é nada de novo o impacto do Mundial neste prémio. Uma bola de Ouro para Messi nunca é mal entregue. São 8. Praticamente no seu auge, entre 2013 e 2019, venceu uma bola de ouro. Isso sim, seria motivo de reflexão.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Outubro 31, 2023 at 9:06 am

      Sim, e tudo começa com a famosa gafe do Blatter, e a escandalosa Bola de Ouro de 2013, na qual a FIFA decidiu alargar o prazo, e permitir que se anulassem votos, e que Ronaldo venceu tendo ganho BOLA, ZERO títulos, nada, e sendo infinitamente pior jogador. Um roubo em resumo.

      Nos anos seguintes começou a rábula de que o que interessam são os títulos coletivos, e não o desempenho individual de um atleta, rábula que dura até aos dias de hoje. Tudo isto foi um tributo ao poder do Real Madrid, que basicamente passou a eleger o Bola de Ouro, a prova é que quando CR7 saiu nunca mais venceu, sendo o seu desempenho na Juventus de Turim igualzinho a quando lá estava. Eles decidiram que nesse ano em que ele saiu deveria vencer Modric, e venceu.

      Em suma desde 2013 raramente, e quase por acaso, foi o melhor jogador do mundo eleito. Foram eleições políticas, nas quais se viu bem quem manda. As duas últimas Bolas de Ouro de Messi são um assomo de vergonha da FIFA, que percebeu que a farsa da rivalidade artificial criada não podia ser mantida para sempre.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 31, 2023 at 1:36 pm

        Em resumo, do teu comentário retiro que consideras que:
        A BO de 2013, é injusta para Ronaldo, por ir contra um critério que discordas (ao que percebi), dos títulos coletivos.
        A BO vencida por Modric é injusta, presumo que ganha em detrimento de Ronaldo.
        Considerar que as épocas de Ronaldo na Juventus foram iguais ás de Madrid, é absurdo, existe uma decadência natural pela idade, tal como as de Messi no PSG, e a influência coletiva do clube sempre existe, é inevitável e tem igualmente a ver com a força da liga espanhola (a principal vencedora de provas europeias de longe), e Juve e PSG estão longe da influência de Real e Barça, até na capacidade de arrecadar títulos, que foram importantes nas carreiras de Ronaldo e Messi.
        Mbappé está a viver isso na pele, e foi Ronaldo que forçou a saída da zona de conforto, aos 33, e com isso terá perdido a BO de 2018, como referes.
        A rivalidade entre ambos, nada teve a ver com farsas, foram 9 anos, em que lutaram arduamente, e Ronaldo inclusivé marcou mais golos que Messi nesses 9 anos, não sendo nenhum deles,PL.

    • FilipeA
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:43 am

      Em 2010 o mundial não teve impacto.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 30, 2023 at 11:56 pm

    Como previsto, Messi teve um prémio de carreira, como se fosse um Modric ou Benzema desta vida, que tiveram direito á sua BO unitária.
    Alguém venceu com 36 anos?
    É ridículo achar que sem o mundial, Messi poderia estar fora do top-30, como na época anterior, e após 6 jogos passa a ser miraculosamente o melhor jogador da actualidade.
    Mesmo com o mesmo excelente mundial, se tivesse perdido a final, Mbappé seria indiscutível para todos, como é, na qualificação como melhor jogador mundial.
    É surpreendente que alguém possa achar que algo mais poderá acontecer para Messi (a nível individual), que não tenha tudo acabado hoje, mesmo que coletivamente ainda possa vencer a 2ª copa América, sabendo claro que estará para sempre na memória dos adeptos argentinos.
    Esta é uma visão descolada da realidade, está fora do futebol europeu faz 4 meses, estando inclusivé num período de férias generoso.

    • Duarte Vader
      Posted Outubro 31, 2023 at 5:11 pm

      A representação escrita perfeita daquele meme em que vês o gajo a derreter-se em raiva por detrás de uma máscara com a cara neutra.

  • Duarte Vader
    Posted Outubro 31, 2023 at 12:41 am

    Concordo com tudo o que foi dito pelo VM neste post, inclusive os elogios ao Rodri. Que temporada tremenda a do espanhol, nunca pensei que chegasse a este nível.

  • P.carneiro
    Posted Outubro 31, 2023 at 1:05 am

    Simplesmente vergonhoso. Um jogador que se reformou, que só joga em fevereiro, factos.
    O campeonato do mundo, que ganhou de maneira duvidosa, que foi antes da bola de ouro anterior.
    De resto já sabemos o país onde estamos e para onde caminhamos.
    Parabéns Messi ?

    • Ricardo10_
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:51 am

      A única vergonha é a tua e o único facto é a tua ignorância e o teu ódio patético. Nem sabem os critérios da Bola de Ouro e ainda mentem. O país que temos é o de gente como tu, realmente isto não está como está do nada.

    • salo
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:53 am

      Chora, chora.
      Vou aí comprar uns lencinhos e uma água para te acalmar.

    • Borsalino
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:49 am

      Quero acreditar que tenha sido um comentário irónico.

  • Quinhas
    Posted Outubro 31, 2023 at 1:16 am

    A confusão no futebol já reina aos anos !!!Vejamos… antigamente um jogador era o MVP se realmente fosse o MELHOR EM CAMPO,hoje em dia ou desde uns anos a essa data ,basta somente o jogador marcar um golito,mesmo que esteja em campo 5 minutinhos???inclusive, conheço um jogador que sempre que marca é MVP,e o mais engraçado é que nunca é MVP sem marcar GOLITOS ???Com isso quero dizer ,que essa confusão na atribuição de Troféus, é fruto de uma má análise desde o início das competições,olham para o GOLITO e ignoram o mais importante, PERFORMANCES!!! Antigamente um hat-trick podia não bastar para ser MVP,como tantas vezes vi acontecer.
    MESSI está fora desta equação somente porque o que esse Gênio tem e faz , não está ao alcance de ninguém no planeta,MAS,existem máquinas de propaganda capazes de alterar ou influenciar o rumo dos acontecimentos…para não aumentar a confusão,quero dizer que o Bellingham pode vir a colher frutos devido a escolha de clube , independentemente do seu grande talento…!!!?⚽

  • Leandro
    Posted Outubro 31, 2023 at 1:55 am

    Foram divulgando aos poucos que Messi seria o vencedor, já há algumas semanas ou meses, de forma a que quando acontecesse não viesse como uma bomba e já fosse esperado.
    A verdade é que não estamos aqui a dormir, isto é insano, surreal… Não sei, não há palavras.
    Não acredito que o próprio considere merecido, aliás parece que disse que Haland merecia. Podem dizer que é humildade, eu chamo realidade. É que ele próprio já se desviou destas coisas quando saiu para uma das piores equipas da MLS, precisamente para sair dos holofotes e jogar sem pressão. São palavras ditas por ele.
    A questão nem é estar a puxar a bola para o norueguês, é que haviam tantos jogadores que ficariam à frente dele, não é só o Erling. Enfim.

  • Chuck Bass
    Posted Outubro 31, 2023 at 2:09 am

    O Messi é o melhor jogador deste século, primeiro que tudo (o melhor de sempre foi, é e será Diego Armando Maradona). Logo, não devia precisar deste tipo de “ajudas”. Sim, por mais incrível jogador que seja, este só pode ter sido uma espécie de “prémio carreira”. A apreciação e valorização que fazem de uma prova como o Mundial é realmente inexplicável. Poucos jogos onde tudo pode acontecer e os detalhes são bem mais relevantes do que qualquer noutra situação. Basta uma forma menos boa, uma pequena lesão, uma equipa menos sólida, etc. Tudo isso não deveria ser a base para eleger o melhor jogador de um ano. O Messi foi eleito, e muito bem, o melhor jogador do Mundial e devia ter ficado por aí. Para premiar o melhor jogador desse evento já bastou isso, não era preciso a Bola de Ouro. Aconteceu o mesmo com o Martinez – imagino que se não tivesse feito aquela defesa de outro mundo, então nem ele ganhava isto, nem o Messi teria ganho esta Bola, o que diz muito sobre esta premiação (que tem perdido credibilidade ao longo dos anos).
    *
    O justo vencedor até seria o Rodri, no meu entender…juntou exibições regulares e decisivas a troféus nacionais e internacionais e até a estatísticas (longe de Mbappé e Haaland nisso, claro, mas também joga numa posição bem mais recuada no campo).
    *
    No cômputo geral da Bola de Ouro, não me parece justa esta diferença de prémios entre ele e Cristiano Ronaldo (se ficasse 6 a 5 para Messi seria mais justo e verdadeiro, principalmente tendo em conta a história de ambos no auge), um jogador que eu também considero um dos melhores de sempre – sim, malta, dá para saber apreciar tanto o argentino como o português…
    *
    Que a próxima gala deste prémio seja finalmente a viragem depois de uma era lendária com 13 Bolas de Ouro entre apenas 2 jogadores épicos. Seja o Mbappé, o Haaland, o Bellingham, o Vinícius ou até o Rafael Leão – considero o jogador português com mais qualidade e possibilidade, neste momento, de estar na discussão destes prémios -, entre outros, o mais importante é que continue a haver espetáculo no futebol.

    • Ricardo10_
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:46 am

      Messi é de longe superior a Maradona, aliás, Messi é superior a qualquer um.
      O Messi tornou banais os lances de génio do Maradona, isso já nem é conversa.
      Tal como o Ronaldo passou Eusébio.

      • Chuck Bass
        Posted Outubro 31, 2023 at 3:22 pm

        Por acaso viu o Maradona a jogar? Sem ser no YouTube, claro. Para se ser “um melhor de sempre” é preciso ter um conjunto de várias coisas, tal como o Michael Jordan na NBA. Assim foi Diego Armando Maradona. Lá porque o Messi demonstrou ser o melhor desta era mais moderna não significa que seja automaticamente o melhor de sempre e, até porque as condições que existem hoje são muito melhores do que aquelas que existiam há anos atrás. Hoje em dia, o Maradona faria coisas ainda melhores do que o Messi fez – melhor do que nós em termos de conhecimento dos dois, os argentinos também têm, no seu geral, esta ideia. Em relação ao Ronaldo ser melhor do que o Eusébio é incontestável, mas uma situação bem diferente, não só pelas conquistas individuais como coletivas, mas pela enorme diferença de estatísticas e até no auge do jogo jogado entre ambos.
        *
        Já agora, eu sei que a base desta “conversa” é sobre os melhores de sempre. Mas, sinceramente, apesar de que se tivesse que arriscar num nome para tal seria, como já disse, no Maradona, acho que é um conceito quase impossível de ser colocado a 100% na prática. Uma coisa é ser o melhor da década (o Messi é o melhor do século, até agora…ainda temos várias décadas pela frente neste século), que é mais fácil de comprovar, visto ser um período mais curto em análise. Agora o melhor de sempre envolve demasiadas coisas para se dizer com toda a certeza que alguém é melhor do que alguém – ainda para mais “de longe”…

        • Ricardo10_
          Posted Outubro 31, 2023 at 4:35 pm

          Lá vem a conversa do antigamente é que era bom e se não viste jogar não sabes nada…
          O futebol moderno tem mais de 150 anos, quantos anos tem para afirmar que o Maradona foi o melhor, e pior do que isso, fazendo futurologia e dizendo que será sempre o melhor? 160? 170? Viu todos os jogadores do mundo jogar?!
          E lá vem a futurologia novamente…Maradona faria melhor do que o Messi porquê? Só porque sim? Maradona apesar do génio que era, era um palerma como pessoa, muito pouco profissional com problemas com a droga e álcool, o mais provável era ser um Fábio Paim hoje em dia!
          Quer dizer, o Messi não foi melhor que o Maradona mas o Ronaldo já foi indiscutivelmente melhor que o Eusébio?! Ahahahahah… Estatística e conquistas? Então e as estatísticas e as conquistas do Maradona são minimamente parecidas às do Messi por acaso?!
          Volto a dizer…Aquele golo do Maradona que é considerado o golo do século é o exemplo perfeito para aquilo que eu disse, o Messi têm dezenas de golos e centenas de lances iguais e melhores, banalizou completamente o génio do Maradona! Messi é de longe o melhor jogador do mundo de sempre, se tivesse existido algo parecido ou melhor, todos saberíamos.

          • opiniaodeadepto
            Posted Outubro 31, 2023 at 6:47 pm

            Nem gosto muito de me meter nestas discussões, porque são tal forma extremadas que não se vê para lá do óbvio.
            Eu considero o Maradona melhor de sempre e não é justa qualquer comparação com Messi.
            Não justa para o Messi que é um grande craque.
            A questão é que o Maradona é figura que é “bigger than life”
            E antes de o criticar pelos erros que cometeu, talvez perder algum tempo a ver a história de vida dele. Há vários documentários muito bons.
            E não perceber o motivo de aquele golo do Maradona ter sido eleito o golo do século é não perceber nada da história do mundo e do futebol.

          • Luke Skywalker
            Posted Outubro 31, 2023 at 6:51 pm

            Sou uma pessoa jovem, mas entendo perfeitamente o raciocínio do user acima. Todos temos as nossas preferências (para mim, aconteça o que acontecer, o CR7 será o meu jogador preferido de todos os tempos e, por consequência, o melhor) e num tema como o “melhor de sempre” é impossível dizer algo com certezas. Anos diferentes, épocas diferentes, eras diferentes, ciências diferentes, medicinas diferentes, caraterísticas diferentes…e por aí afora.

            Vou dar um exemplo de como as coisas nunca podem ser tão lineares. O Pelé tem o palmarés, as estatísticas e a “aura” para também poder ser considerado o melhor de sempre. Mas não ganhou nenhuma Bola de Ouro, porque não era um jogador europeu…entretanto, vieram revelar que, se tivesse atribuído, ele teria tantas Bolas de Ouro quanto o Messi tem. Logo, tendo tudo em conta, até teria mais legitimidade para ser considerado o Goat. O mesmo para Maradona e o mesmo para daqui a décadas em que iremos ter os Ronaldos e Messis daquelas alturas.

    • Oldasity
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:30 am

      Justo seria o Messi ter para cima de 10 BO e nunca 8. Isso sim seria justo.

      • Chuck Bass
        Posted Outubro 31, 2023 at 3:25 pm

        Felizmente para nós, adeptos de desporto e de futebol, em particular, o Messi não jogou sozinho. Tivesse o Messi jogado numa era sem Cristiano, e vice-versa, tanto o argentino como o português teriam ganho mais de 10 Bolas de Ouro, provavelmente. O mesmo talvez tivesse acontecido se Maradona, Pelé ou até Cruyff tivessem jogado nesta era sem outra concorrência. Nunca se vai saber…o que é certo é que existiram 2 “ETs” a partilharem o palco durante vários anos e foi incrível de acompanhar.

  • João
    Posted Outubro 31, 2023 at 7:43 am

    É um pouco redutor atribuir um prémio destes por um jogo. Ok que determina o vencedor mas assim a qualidade do jogador fica para 2 plano ?

    Este prémio cada vez mais é uma risada

  • João
    Posted Outubro 31, 2023 at 7:46 am

    Agora é que vi que o Cristiano nem está na lista dos 30.

    É por jogar na arábia ? Mas está lá o benzema

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:27 am

      Eu não queria ter que dizer isto. Mas vou dizer. É por ter feito uma época a roçar o medíocre e não ter sido dos 30 melhores do mundo em 2022/23.

  • Lord Monkey
    Posted Outubro 31, 2023 at 8:45 am

    Game Over na questão do G.O.A.T apesar de muitos ainda acharem que é tema de debate, conversa e brigas…
    Cada um com sua opinião mas factos sao o que são.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Outubro 31, 2023 at 9:37 am

      Esse debate para mim nunca chegou sequer a existir.

      Por falar em “factos”, as maninhas do pseudo GOAT já vieram espalhar a magia habitual?

      Eh eh eh

    • Chuck Bass
      Posted Outubro 31, 2023 at 3:39 pm

      Só por ter mais Bolas de Ouro, onde algumas foram injustas? Coitados dos Maradonas, Pelés e até Cruyffs…que se vivessem nesta era provavelmente também teriam ganho mais Bolas de Ouro. Aliás, o argentino e o brasileiro nem tiveram hipótese de vencer, porque não atribuam isto a jogadores não europeus ou não naturalizados europeus. Há pouco tempo, chegaram mesmo a fazer uma lista alternativa e, se tivessem tido a possibilidade de vencer, o Pelé teria o mesmo número de Bolas de Ouro do que o Messi, por exemplo. Logo, não há qualquer questão, sequer, quanto mais estar finalizada. Os “factos” de uns tiveram diferentes parâmetros que os “factos” de outros.

    • Duarte Vader
      Posted Outubro 31, 2023 at 5:09 pm

      O Messi é o GOAT indiscutível, certo, mas este prémio não interessa minimamente para essas contas.

  • Niall joaQuinn
    Posted Outubro 31, 2023 at 9:31 am

    Messi é o melhor de sempre, mas não foi o melhor do último ano.

    Aliás, para mim, não foi sequer o melhor jogador da Argentina (o Di Maria teve mais impacto e momentos decisivos).

    Tal como o futebol, as bolas de outro estão lentamente a tornar-se um espetáculo, com galas, discursos, smokings, etc. Longe vão os tempos em que o jogador tirava uma fotografia para a capa da France Football e estava a andar.

    Se me dessem a escolher um jogador em todo o mundo para jogar na minha equipa durante um ano, neste momento, não era Messi. E duvido que fosse para a grande maioria…

    • Kafka
      Posted Outubro 31, 2023 at 9:57 am

      O Di Maria que fez apenas 226 minutos até à final, tendo sido 218 minutos na fase de grupos (onde 90 deles forma completamente medíocres contra a Arábia Saudita) e depois apenas mais 8 minutos nos 4°s final e jogou 64 minutos na final, foi segundo tu melhor que o Messi ??

      Está bem pronto

    • salo
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:37 am

      Que comentário!!!
      Quando se desgosta do Messi chegamos a este tipo de comentário, próprio de quem não viu nenhum jogo da Argentina (e o Di Maria só fez três jogos no mundial!), ou o ódio ao Messi lhe tolhe o intelecto a ponto de dizer tal disparate.

    • Borsalino
      Posted Outubro 31, 2023 at 10:47 am

      Surreal.

    • Fireball
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:28 am

      Se não viste o Mundial, não comentes.

    • Bruno Cunha
      Posted Outubro 31, 2023 at 11:28 am

      Dizer que o Di Maria foi melhor que Messi no Mundial e o verdadeiro reescrever da historia.

      Não concordam que deveria ser o vencedor da bola de ouro? Tudo certo pois há argumentos para discussão. Agora não branqueiem uma das melhores prestações individuais na historia do mundial para fazer o vosso argumento.

    • Miguel Caçote
      Posted Outubro 31, 2023 at 1:55 pm

      O Di Maria foi o melhor jogador da Argentina quando após a fase de grupos esteve lesionado, só fazendo 8 minutos no prolongamento até à final, onde de facto estava a ser o melhor em campo até ser substituído?

    • Duarte Vader
      Posted Outubro 31, 2023 at 5:07 pm

      Quantos minutos, golos e assistências fez o Di Maria após a fase de grupos?

  • Borsalino
    Posted Outubro 31, 2023 at 9:38 am

    Este negrito do VM vai certamente ofender alguns.
    Chegou a oitava para o jogador mais divinal que já pisou um campo de futebol. Parabéns GOAT!

  • Mantorras
    Posted Outubro 31, 2023 at 10:17 am

    Nao daria esta bola de ouro a Messi, mas nao e nenhuma novidade darem o premio baseado em premios colectivos, neste caso, o mundial. No entanto, convem nao esquecer que se o criterio tivesse sido sempre “ganha o melhor jogador de futebol do planeta”, entao Messi teria ainda mais vitorias.
    PS: um abraco ao Marcio Ricardo.

  • 20324AC10
    Posted Outubro 31, 2023 at 10:57 am

    Para aqueles que usam a teoria do Ronaldo Fenomeno ou Cannavaro para justificar esta treta de bola de ouro, eu pergunto se nesses anos havia um jogador a fazer uma época que chegasse sequer perto à época que o Haaland fez…
    A lenga-lenga da campanha impressionante do Messi também é uma daquelas mentiras que quando contadas muitas vezes começa a ser verdade por aí. Até parece que o homem não teve 5 (CINCO) penáltis (vários deles muito duvidosos e com cheirinho a Liga Portuguesa) a seu favor. O City que finalmente vence a Liga dos Campeões onde elimina Bayern e Real Madrid (por exemplo) com Haaland a ser um dos jogadores + com 12 golos na competição que vai de setembro a maio. O City, que esteve sempre em segundo lugar até à jornada 33 da Premier League, acaba por vincar o tri campeonato com Haaland a ser claramente o melhor jogador do campeonato com 36 golos marcados. Ainda assim, não chega! xD
    O meu problema não é Messi ganhar, porque este prémio cada vez mais vai perdendo o valor e a aura que tinha. O que me entristece é o facto do Haaland depois desta época maravilhosa não ser recompensado com o prémio porque para ele significaria o mundo receber 1 bola de ouro e ficar marcado na história do futebol. O Messi já tem 7, sim é o melhor de sempre já percebemos. Já ganhou o seu mundial, a história está completa. Não era necessário (nem justo) ter vencido esta bola de ouro.

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 31, 2023 at 10:57 am

    Adorava que o Messi voltasse ao Barcelona ou à Europa, chega a ser deprimente acharem que está no mesmo nível futebolístico do que o Ronaldo ou achar que o Haaland que é “apenas” uma máquina de golos, ao lado do Messi sabe jogar futebol.
    É inacreditável ao ponto a que se chega, por ódio a um jogador que era titular em todas as equipas do mundo, e sem qualquer dúvida! Mas isso é culpa principalmente da idolatria doentia que fazem a uma certa personagem.

  • Berardo
    Posted Outubro 31, 2023 at 11:01 am

    Este evento virou o Coachella e está cada vez mais patético. Toda e qualquer personagem tem acesso livre ao evento, fala com os jogadores, tira fotos com os troféus, familiares, etc… Saudades de quando isto tinha alguma credibilidade, eram apenas 3 os vencedores e existia exclusividade no evento.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 31, 2023 at 11:41 am

    Lautaro acaba de resumir a história como ele aconteceu:
    “Messi precisou de partilhar esta era com Ronaldo, caso contrário teria vencido a BO 15 vezes”.
    —–
    Posição sensata, sem necessidade de reescrever a história, vindo de alguém insuspeito, colega de Messi.
    Concordo 100% com esta posição, que se aplica de igual modo a Ronaldo, ou não tivessem ambos mais de 15 presenças no top-3, facto MUITO longe dos restantes, desta e doutras gerações.
    Custa muito ter esta posição sensata, para todos os Messi fans, que detestam Ronaldo, tentando reescrever a história que vivemos.

    • Kafka
      Posted Outubro 31, 2023 at 12:16 pm

      Se alguém anda aqui a tentar reescrever a história és tu, sendo constantemente apanhado a mentires… Até já disseste aqui que o Messi não merecia ganhar na época 22/23 devido ao que fez na época 21/22 ?… Entre muitas outras pérolas onde tentas criar realidades paralelas a inventar coisas que rebaixam o Messi e és sistematicamente apanhado a mentir

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 31, 2023 at 2:03 pm

        Qual realidade alternativa, o Lautaro percebe mais de futebol que tu, e tendo mais a dever a Messi que tu, não se sentiu com o rabo entalado para dizer o que pensa, que foi apenas o que foi vivido.

        • Kafka
          Posted Outubro 31, 2023 at 3:51 pm

          Lautaro sabe jogar melhor futebol que eu, não percebe mais de futebol que eu

          Ah mas agora a opinião do entorno futebol conta? É que o Lautaro considera Messi melhor q o Aveiro, logo então pela tua lógica o Lautaro está certo e tu errado, porque o Lautaro sabe mais de futebol do que tu e portanto se ele diz é porque é verdade

          E isto é válido para todo o entorno futebol que a maioria (com excepção do entorno do Real Madrid e Portugal) acham que o Messi é melhor, logo pela primeira tua lógica então confirmas que o Messi é melhor e maior que o Aveiro

          ??? Mais um tiro que dás nos próprios pés, estás completamente à deriva desde 18 Dezembro

      • Duarte Vader
        Posted Outubro 31, 2023 at 5:06 pm

        Sem tirar nem pôr. Ainda há pouco andava aqui a dizer que em 2018, a comunidade aqui do VM não via a qualidade do Messi como sendo francamente superior à do Ronaldo. Quando lhe mostrei literalmente um post a prová-lo errado, lá veio ele com mais um chorrilho de disparates a tentar dar o dito por não-dito em vez de ter a decência de admitir o erro de ‘memória’.

        Artur Trindade, o Revisionista do VM. Não é lá muito bom na função a que se dispõe, mas também não se pode ter tudo.

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 31, 2023 at 7:18 pm

          Novamente Duarte:
          Minha sugestão – Se recuares a 2018 (último dos 9 anos juntos em Espanha), não encontrarás aqui no VM, nenhuma ideia estabelecida, acerca de grande distância entre os 2.
          Esta foi a sugestão que te fiz, atenção que não fui pesquisar as palavras exactas que utilizei, é apenas de cabeça, pois não posso gastar mais tempo em pesquisas, mas tu farás o obséquio de confirmares.
          Tentando encontrar motivos para teres entendido mal, não encontro, parecendo-me óbvio que me estou a contrapor á ideia surgida recentemente aqui no VM (impulsionada pelo recente mundial), de que entre as suas carreiras, e qualidade enquanto jogadores, existiu uma grande distância.
          Ao que tu entendes que eu estaria a referir-me á votação de jogador do ano de 2018, em que Ronaldo já estava na Juve aos 33 anos, e Messi no Barça, com os seus menos 28 meses de idade.
          Se fosse essa a minha intenção, então escolheria o ano da 1ª época de Messi no PSG, em que Ronaldo estava acima no top, e até foi mais recente.
          O que falhou aqui, a minha capacidade de expor, ou a tua capacidade de entender?
          Deixo á consideração geral, mas é extremamente empobrecedor de qualquer conversa, deixar de haver humildade de reconhecer erros (neste caso na compreensão), e partir para a agressão, que é o que fazes constantemente.

          • Duarte Vader
            Posted Novembro 1, 2023 at 12:22 am

            O Ronaldo não esteve acima do Messi em nenhum top aqui coisa nenhuma, independentemente da idade.

            É mentira atrás de mentira contigo. Impressionante. Depois esperas ser levado a sério.

            Falta de humildade para reconhecer erros é o que te falta a ti cada vez que és contrariado com factos. E sim, volto a dizer, quando mentes vais levar troco, pelo menos de mim e quando o fazes em relação à minha pessoa.

            • Artur Trindade
              Posted Novembro 1, 2023 at 9:37 am

              Não existiram aqui no VM posts a comentar a ausência de Messi do top-30 mundial?
              E não te recordas de ter dito aqui que não ligavas a esta coisa da BO, num desses posts?
              E de teres dito que essa época de Messi com 7 golos, apenas foi fraca comparada com ele próprio?
              Isto é de cabeça, sem ajuda de pesquisas.
              Mesmo com desenhos não consegues admitir que não compreendeste o que eu disse?
              Eu já disse aqui várias vezes que errei, quando identifico motivo para tal.

              • Duarte Vader
                Posted Novembro 1, 2023 at 4:12 pm

                Sim Artur, tens razão, fui eu que não percebi que, ao falares da opinião da comunidade do VM em 2018, estavas-te obviamente a referir aos posts sobre a Bola d’Ouro de 2022. My bad.

                Mas tu não te apercebes das figurinhas que andas a fazer?

                E sim, não ligo à Bola d’Ouro. Nunca liguei, nunca vou ligar. O Messi não precisava desta, nem das que ganhou, nem das que não ganhou, para ser de muito longe o melhor futebolista, no mínimo dos mínimos, da era moderna. A minha opinião sempre foi a mesma. Quando é que eu disse o contrário?

          • Antonio Fauco
            Posted Novembro 1, 2023 at 9:59 am

            Artur, podes insistir o quanto quiseres nessa história do “a diferença entre eles não é significativa” que isso não vai passar a ser verdade. O futebol foi bonito e culminou com Messi a ter mais prémios individuais, incluindo mais botas de ouro e mais bolas de ouro, mais prémios coletivos e um Mundial, o maior título do futebol. O que vai ficar para a história é que a diferença entre os dois era grande e que o melhor deste século foi, por alguma margem e sem grande discussão, Leo Messi. Acabou para o Ronaldo, e é isso que o está a corroer e aos seus fãs.

            • Artur Trindade
              Posted Novembro 1, 2023 at 2:47 pm

              Imaginando que o teu ponto de vista vingava, nesse ponto de vista seria pacífico admitir que Ronaldo era o 2º da história por larga distância, pelos mesmos motivos que enumeraste, não contando com Pelé que está acima dos 2?
              Estás confortável com isso?

  • Mr.433
    Posted Outubro 31, 2023 at 12:19 pm

    Roubos em 2010, 2021, 2023. E ainda existe uma grande dúvida em 2019 onde pessoalmente Van Dijk tinha algo a dizer. Em 2010 se não dessem a Sneijder tinha de dar ao Iniests

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 31, 2023 at 4:15 pm

      E se não desse ao Sneijder ou ao Iniesta, deveria ser ao Eto’o. Talvez ao Milito e ao Xavi, possivelmente. Júlio César também mereceu mais. O próprio Casillas. O Saviola também mereceu mais, grande época em 09/10.
      Noção por favor, o Sneijder ou o Iniesta podiam ter ganho todos os títulos coletivos que quisessem que nunca seriam jogadores individualmente superiores ao Messi, muito menos no auge do Messi.

      • Mantorras
        Posted Outubro 31, 2023 at 5:20 pm

        O segundo parágrafo é tudo o que a malta não entende.
        Quando dizem “ah, ganhou pelos títulos colectivos”, então estão simplesmente a dar razão a quem sempre defendeu que, se o prémio fosse mesmo para o melhor futebolista, então ganhava sempre o Messi. Ninguém chegou perto da qualidade do Argentino. E vai ser isso que os livros de história irão escrever.

  • Messi BeauCoupe
    Posted Outubro 31, 2023 at 2:20 pm

    Parabéns Messi!

  • Luke Skywalker
    Posted Outubro 31, 2023 at 6:43 pm

    Antes de mais, parabéns ao Messi pela Bola de Ouro. Não foi justo, mas a credibilidade deste prémio é cada vez menor. De qualquer das formas, apenas seguiram a lógica de valorizar em demasia o Mundial (uma competição com poucos jogos e num curto espaço de tempo a decidir o melhor de um ano inteiro é ridículo), como já fizeram noutras situações para entregar este prémio.
    *
    Posto isto, que venha finalmente uma nova Era no futebol! Depois de tantos anos a assistir aos épicos e lendários duelos entre o Cristiano Ronaldo e o Lionel Messi, as saudades já começam a ser muitas…mas, felizmente, o futebol tem novos craques aí para “herdar” o seu lugar, como Mbappé, Haaland, Bellingham ou Vinícius, entre outros.

  • brunosilva
    Posted Outubro 31, 2023 at 6:54 pm

    Se é para homenagear o Messi pela carreira que o argentino fez, acho que a FIFA deveria ter um prémio só para o Messi enquanto ele for futebolista, e entregue o prémio a quem de facto merece.
    Das 8 bolas de ouro, seguramente o mais justo é de ter 6 bolas de ouro e não 8.
    Sinceramente, acredito que depois do Messi terminar a carreira, continuará a vencer a bola de Ouro

  • opiniaodeadepto
    Posted Outubro 31, 2023 at 6:58 pm

    Foi o melhor jogador do campeão mundial, pelo não vejo qual é a polémica.
    Quanto a ser o melhor jogador da actualidade, creio que não será. A minha escolha seria o Mbappe.
    Mas há uma componente colectiva nesta escolha e o título Mundial contínua a ser o mais importante.

  • Louro
    Posted Novembro 1, 2023 at 10:21 am

    Messi joga futebol há muitos anos e, praticamente durante todo esse tempo, foi sempre o melhor jogador do mundo. Não é uma questão de estatísticas, golos, assistências, vitórias, etc. Simplesmente ele joga futebol melhor que todos os outros.
    São aquelas grandes jogadas dos compêndios de todos os outros jogadores, Cristiano Ronaldo (em que corria pela linha, no início, os golos de livre, os remates à entrada da área, no fim), Ronaldinho (as fintas, os dribles, que me fizeram gostar tanto de futebol), Zidane (a visão de jogo inacreditável, os passes, a serenidade, um dos meus jogadores preferidos), Hatem Ben Arfa (é ridículo estar aqui, mas há uma jogada incrível que me faz lembrar, curiosamente, o Messi), o Ronaldo Fenómeno (pela velocidade, golo, talento), Iniesta, Xavi e Busquets (pelo talento, calma, pela forma como pautavam o jogo), todos os outros bons jogadores são uma lista interminável. Todos nos deram compêndios incríveis de melhores jogadas para rever mais tarde.
    Messi suplanta todos eles por larga margem. É um compêndio semanal de melhores jogadas de futebol. É simplicidade no jogo de quem faz o que mais ninguém faz. E continua a ser o melhor jogador do mundo, não por correr mais que o Mbappé ou por marcar mais golos que o Haaland (não faz nenhuma dessas coisas), mas porque tem perfume no futebol que joga. De tal forma que eu duvido que algum dia tenhamos outro jogador como ele, mas espero sinceramente estar errado.
    Sempre me debati com a dúvida de Messi ou Ronaldo, porque realmente este veio do nada e ganhou tudo, mas a dúvida dissipa-se no fim do futebol de cada um, e o que me vai dar mais saudades de ver jogar futebol é argentino.

Deixa um comentário