Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Messi conquista sétima bola de ouro, avança RTP

Justo? Salah e Benzema também podiam vencer, mas será sempre entre Messi e Lewandowski. O polaco tem o fator golos, mas o argentino conquistou um título marcante pela seleção, e dominou estatisticamente a La Liga (golos, dribles ou oportunidades criadas), e como se vê desde que saiu, só um jogador do outro Mundo teria o seu impacto neste Barça de Koeman.

Lionel Messi é o vencedor da Bola de Ouro 2021, prémio atribuído pela revista France Football, garante a RTP. Segundo o canal televisivo, o avançado já foi informado e terá mesmo dado a habitual entrevista à publicação gaulesa. A confirmar-se, esta é a sétima Bola de Ouro conquistada pelo avançado argentino (já era o recordista com 6), que este ano foi transferido do Barcelona para o PSG. Recorde-se que a ‘Pulga’ em 2021 conquistou a Copa América, onde foi o MVP, e consagrou-se como o melhor marcador da La Liga.

 

109 Comentários

  • Kafka
    Posted Novembro 6, 2021 at 1:20 pm

    Época 16/17

    Messi 54 golos e 16 assistências
    Cristiano 42 golos e 11 assistências

    Bola Ouro foi para o Cristiano ??… Aí as Ronaldetes já não quisera saber dos números para nada e disseram que foi uma bola ouro justíssima para o Cristiano… Em 2021 afinal as estatísticas já contam…. É o sabor do vento….

    E há maus épocas destas, a maior parte das das épocas o Messi terminou com melhores números que o Cristiano… Nem falo da diferença do que cada um joga, mas falando apenas por números se eles contassem então o Messi teria de ter mais que 6 bolas, teria mais umas 8 ou 9 no mínimo

    • Brunoflip
      Posted Novembro 6, 2021 at 4:53 pm

      Hummm, não foi nesse ano que o Real ganhou a LC com o Ronaldo como melhor marcador? O que ganhou o Messi este ano? Tu muito gostas de atirar areia para os olhos do pessoal…

      • Kafka
        Posted Novembro 6, 2021 at 7:44 pm

        Os títulos colectivos contam? É que em 2013 o Cristiano ganhou com a módica quantia de ZERO títulos, epah é que nem a porcaria de uma qualquer Supertaça o rapaz conseguiu vencer… Mas em 2013 afinal os títulos coletivos já não contavam ??

        Ai essa coluna vertebral

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 6, 2021 at 12:06 pm

    Lembrei-me agora. O que aconteceria a um jornalista da Bola hoje em dia se não votasse no CR e ele perdesse por isso? Tinha de mudar de profissão certamente

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 6, 2021 at 6:45 am

    A ronaldagem quer que o Lewandowski ganhe. Compreendo. No fundo querem justificar a razão do passado pela qual um jogador claramente inferior a outro ganhava, simplesmente por meter golos, a maioria de encostar e de penalty. Ah e quando metia menos então contavam os títulos colectivos, critério que agora desvalorizam. Ah não espera agora acrescentam que a Copa América é um titulo de merda. Nada de novo na ronaldagem, antigamente a copa do rei também era um título de merda quando ganhava o Barcelona. Quando o Madrid de CR7 ganhou duas vezes passou à categoria de grande taça… Adiante.

    Penso que seria sempre justo, fosse quem fosse o vencedor. Quanto a mim a escolha justa seria Benzema, pelo nível incrível a que se exibiu e continua a exibir neste ano. Mas compreendo os méritos de Messi e até de Lewandowski, que neste momento é um avançado total, acho que será sempre justo. Ah e se o tal critério estapafúrdio dos títulos colectivos ainda contar então Jorginho tem que ser candidato.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Novembro 6, 2021 at 5:20 pm

      Doeu, mesmo na mouche. Doeu tanto que agora, como bons saudosistas dos gloriosos tempos da ditadura, apelam para o velho hábito do lápis azul…

      Compreendo. Vivem num país onde não existe infelizmente liberdade de imprensa, na justa medida em que ninguém se atreve a dizer que o rei vai nu. E em que a gestifute e o seu spin tudo comanda.

      Depois estranham ao ler, e vai daí apelam à censura. Não gostam de se ver retratados. Normal, coisas de quem não sabe viver em democracia.

      • Kacal
        Posted Novembro 6, 2021 at 7:58 pm

        Por acaso apelamos ao bom senso, à boa educação e ao respeito. A liberdade de expressão não significa que se diga tudo que vem à mente senão isto seria uma anarquia.

        • carlos costa
          Posted Novembro 6, 2021 at 9:57 pm

          Não sei o que é pior, se ser bruto mas dizer as verdades ou ser submisso de joelhos e dizer mentiras como ele ainda ser o melhor do mundo ou que ele nunca é o problema ou arranjar sempre 1 paninho quente para as atitudes do Ronaldo.

          • Kacal
            Posted Novembro 7, 2021 at 1:23 pm

            E quem disse que ele ainda é o melhor do Mundo? Eu não fui de certeza. Se achas isso vives num Mundo à parte e insistes numa mentira. Se te referes a haver pessoas que o acham e dizem, aí concordo que essas pessoas também são iludidas mas eu não tenho nada a ver com elas. Ser bruto e ser desrespeitador são coisas diferentes também.

    • O Rei do Choco Frito
      Posted Novembro 6, 2021 at 2:46 pm

      Também não entendo entrar nestas supostas rivalidades de apoios a jogadores individuais.

      Também não entendo como passam estes comentários.

      Eu próprio já aqui tentei comentar várias vezes sem sucesso (e a dizer coisas normalíssimas).

      Gostava de perceber o critério.

    • Aurinegro
      Posted Novembro 6, 2021 at 11:02 am

      Não consigo perceber como é que estes comentários passam. Penso honestamente que foram ultrapassados limites neste. Cada um tem direito à sua opinião mas há formas de a fazer passar.

    • GabCel
      Posted Novembro 6, 2021 at 10:13 am

      melhor forma de estragar um comentário: escrever um parágrafo como o primeiro e, para que não restem duvidas, mencionar ronaldagem.

      Assim, o segundo paragrafo, que até tem algum mérito, passa a ser apenas uma desculpa, “para ficar bem”, de um anti de alguém que até nem é considerado no post.

  • El Pipito
    Posted Novembro 6, 2021 at 2:06 am

    Messi em 2021 (clube e seleção)
    51 jogos
    40 golos
    14 assistências
    65% vitórias por jogo
    América
    Copa do Rei

    Lewandowski em 2021 (clube e seleção)
    49 jogos
    59 golos
    8 assistências
    69% vitórias por jogo
    Campeonato do Mundo clubes
    Bundesliga
    Supertaça

    • Miguel Caçote
      Posted Novembro 6, 2021 at 1:11 pm

      Os dados estatísticos são importantes, mas não podem servir para justificar por si só a atribuição de um prémio. A ser assim, não haveria qualquer margem de apreciação, bastava fazer uma tabela no excel e depois ordenar. Além disso, o Lewandowski é o ponta de lança do Bayern, já o Messi muito frequentemente organiza jogo a meio-campo. Dito isto, ainda recentemente pela seleção, o Messi marcado por meia dúzia de jogadores, inventou um passe a rasgar para o de Paul que depois assistiu o Lautaro. Ora, no exemplo dado, para quem só liga ao excel ou ao flashscore, o Messi nesse golo não existiu. Já em 2018 se andava a colocar comparações destas para dizer que o Ronaldo merecia ganhar, ao invés do Modric, mas depois quando na mesma comparação o Messi tinha melhor, diziam que o Ronaldo ganhou a Champions (desvalorizando todas as conquistas internas do Barcelona). Dito isto, para mim não seria injusto se ganhasse o Lewandowski, até por não ter havido atribuição no ano transato, mas defender que devia ganhar o Lewandowski porque marcou mais golos, é que deixa a desejar, já que para isso existe a Bota de Ouro e também nunca vi ninguém a equacionar o Jardel para a Bola de Ouro.
      Uma nota final a quem fala no Jorginho, essas mesmas pessoas certamente defenderão que em 2018 devia ter vencido o Varane e que em 2014 o Khedira, certo? Os troféus são importantes, mas não podem tornar um jogador top 20 mundial no número 1 para efeitos de atribuição de um prémio que se diz individual.

    • Vegeta
      Posted Novembro 6, 2021 at 12:26 pm

      Do messi faltou alguns pormenores, a saber:

      ? Melhor marcador da La Liga

      ? Melhor marcador da Copa América

      ? Jogador da Copa América com mais assistências

      ? Melhor Jogador da Copa América

      ?? Melhor marcador de todos os tempos da América do Sul

      ?? melhor marcador de todos os tempos das Eliminatórias de WC Sul-Americanas,
      (E isto sem jogar com Andorras, Maltas e São Marinos).

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 6, 2021 at 11:48 am

      É um ótimo resumo, ambos apresentaram um nível incrível, mas em termos de números ninguém igualou o Lewandowski. O Messi ainda assim jogou numa equipa muito pior trabalhada que o Lewandowski e dá mais ao jogo que o polaco em termos de criação de jogo, mas ao contrário do que alguns pensam o Lewandowski também oferece bastante nesse aspeto, apesar de não estar claramente ao nível do Messi.

      Por isso qualquer um dos 2 vencer não seria nenhum escândalo, mas eu daria ao Lewandowski pelo melhor ano em termos coletivos e pelo facto de não ter recebido no ano passado em que merecia claramente.

  • JR41
    Posted Novembro 6, 2021 at 1:57 am

    Não percebo toda esta malta que refere que o Messi levou o Barça às costas… até ao terceiro lugar e à Taça do Rei? Então isto resulta numa bola de ouro óbvia? Que risada, pobre Lewa.

    E ainda falam da máquina de propaganda do Ronaldo… se tivesse sido outro jogador além de CR ou LM a “levar o Barça às costas” até ao terceiro lugar, JAMAIS haveria alguém a pedir bola de ouro para esse jogador, mas como é o Messi até já pode ser. Mas atenção à máquina de propaganda do Ronaldo pessoal!

    Concordo que o Messi é o GOAT, mas calma. Já tem muitas bolas de ouro e esta está muito longe de ser merecida. Não fez nada de jeito com as equipas dele (Copa América com a Argentina ou Brasil é fácil), já para nem falar que esta bola de ouro está a ser dada por metade da época em que ele praticamente só jogou nas competições internas, tirando 2 jogos com o PSG

  • Af2711
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:55 pm

    Em vários jogos o Messi foi o abono da família do Barcelona na época passada, mas acho que o Lewandowski merece mais entre um e o outro.

  • KubaDias
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:40 pm

    Lewandowski é um grande avançado e merece respeito devido, obviamente, mas poderemos comparar com um R9 ou até um van Basten ou Gerd Muller? A ganhar seria, a meu ver, como Michael Owen em 2001 ou até Shevchenko em 2004 ou até mesmo Modric (que ainda teve a seu favor a grande campanha da Croácia no Europeu onde teve um papel fundamental). Nesta perspectiva Lewa não seria um mau vencedor, a questão é mesmo Messi fazer coisas inalcançáveis a qualquer um dos que citei acima (o primeiro talvez o que mais se aproximou, apesar de serem jogadores distintos).
    Messi deveria vencer este ano (a foto de perfil denúncia), porque continuou a mostrar coisas que nem na PlayStation faria (apesar deste período negativo no PSG), venceu algo pela Argentina que foi marcante para os albicelentes, com a morte de Maradona e seria a última dos deuses (LM10 e CR7) e voltaríamos ao futebol sem ETs, onde craques como Lewa e Salah competem pelo Olímpo.

  • Gunnerz
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:26 pm

    Vindo da RTP vale 0, ate pq mais ninguém anunciou isto, os poucos que agora anunciam é como fonte a RTP..

    Além disso isto aparece ao mesmo em que lewa passou para favorito em muitas casas de apostas desde há 2 dias.

    Portanto claro que Messi pode ganhar, mas para já não acredito que a RTP saiba mais que os outros.

    Por mim sim ganhava Messi com lewa em 2. Salah e Benzema a fazer o top 4 espero.

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 5, 2021 at 10:33 pm

    Esta sétima sendo justa pode nem ser a mais clara, mas a haver justiça ele já devia ter mais algumas das que já tem.
    Apenas acho curioso este “furo” vir da RTP, mais ninguém no mundo conseguiu este furo?Ou há algo por detrás?

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:16 pm

      Parece-me óbvio que há algo por trás desta pseudo-noticia da RTP… conseguiram acesso a uma notícia em França que nem órgãos comunicação social franceses como o Lequipe por exemplo conseguiu… Loool… Eu vou fazer que acredito

  • OlhodeFalcao
    Posted Novembro 5, 2021 at 10:27 pm

    Pra mim é injusto e vai provocar bastante polémica a nível mundial. A copa américa nem sequer está ao nível da liga das nações. Torna-se mais injusto sabendo o pouco impacto que está a ter neste arranque do PSG.

    Esta será ainda mais injusta que as merecidas de Sneijder ou Iniesta.

    O vencedor justo seria Lewandowski.

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:18 pm

      Tem piada falares nas alegadas merecidas do Sneijder e Iniesta, e não falares no escândalo de 2013 ou nas mais 3 ou 4 merecias que Messi devia ter e que não tem, para dar os premissas aos jogadores do Real Madrid

      • jafdfm
        Posted Novembro 6, 2021 at 10:45 pm

        Daqui a pouco, se o homem tem 7 e merecia mais 3 ou 4, devia ter quantas? 10 ou 11? Já agora gostava de saber em que anos?
        Deve ser 2007-08, 2013-14, 2016-17 e 2019-20 certamente…

  • Kacal
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:31 pm

    Pessoalmente daria a Lewandowski porque o homem já merece uma e fez um ótimo ano, além disso esteve todo o ano alto nível enquanto o Messi no PSG tem estado mais intermitente. Messi ficaria em 2º mas não acho descabido, acaba por ser merecido também. Agora para mim o melhor do Mundo actualmente é Salah pela qualidade e forma em que está, talvez para o próximo ano possa vencer!

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:19 pm

      Ele já tem uma, ganhou a Bola Ouro da FIFA no ano passado

      • Kacal
        Posted Novembro 6, 2021 at 1:03 pm

        O Lewandowski ganhou o “The Best”, a Bola de Ouro não foi entregue em 2020. O último vencedor foi Messi em 2019, pelo menos daquilo que pesquisei.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:22 pm

    Gostava que fosse verdade mas só vendo…

  • disturbed17
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:21 pm

    Se os métodos de avaliação fossem os mesmos de muitos anos então que Messi venceu o vencedor seria claramente Salah.
    Mas sendo assim este ano as estatísticas voltam a ser o principal.

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 10:10 pm

      Se as estatísticas contassem Messi teria muito mais bolas do que tem, saiu te ao lado essa

    • Oldasity
      Posted Novembro 5, 2021 at 9:45 pm

      Que métodos são esses? O Salah não fez um ano superior ao Messi…

      Em julho era para Kanté.
      Em agosto era para Jorginho.
      Em setembro era para Benzema.
      Em outubro era para Lewandowski.
      Em novembro era para Salah.

      Não percebo porque andam sempre a arranjar um jogador diferente para vencer (não estou a dizer que é você, digo as pessoas, no geral).

      Dizer que Messi vence por causa das estatísticas não faz grande sentido, faz mais do que qualquer outro jogador ofensivo dentro de campo, Salah inclusive.

      • Vegeta
        Posted Novembro 6, 2021 at 12:28 pm

        Exatamente Oldasity.

      • salo
        Posted Novembro 6, 2021 at 7:34 am

        Isto.
        Os mesmos que criticam as estatísticas são os mesmos que dizem que Lewandoski devia ganhar. E o Lewandoski só é falado para a bola de ouro por causa das estatisticas, da tonelada de golos que tem marcado e não do futebol jogado.

  • offtopicguy93
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:14 pm

    Para aqueles que ainda têm algumas dúvidas deixo aqui o ano de 2021 de messi:

    49 jogos, 40 golos, 14 assistências, 27x homem do jogo, melhor marcador la liga, melhor marcador e assistente da copa América, melhor jogador da copa América e ganhou uma taça do rei e a copa América! Isto por si só já lhe daria a bola de ouro, mas quem realmente vê os jogos e percebe algo disto, consegue ver que ele é de outro nível, um ou dois patamares por cima dos outros!

    Futebol não é só golos, e o messi há 15 anos que é o melhor em muitos aspectos do jogo…

  • salo
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:11 pm

    Esta notícia vindo da RTP vale o que vale.
    Vamos aguardar pelo anúncio oficial…. ou pela reação das irmãs do CR7 a desdenhar da bola de ouro.

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:44 pm

    Era entre Messi e Lewa, Messi é o melhor indiscutivelmente mas Lewa tem tido um rendimento absurdo nos últimos 2 anos, seria sempre bem entregue a um dos dois.

    Curioso para saber quem completará o pódio, será Benzema? Era uma “consolação” justa para um jogador brutal mas Salah também terá uma palavra a dizer, mas o francês teve um rendimento e qualidade mais constantes ao longo do ano.

  • Hugorr
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:44 pm

    Não me choca.

    Acho que Lewandowski merecia mais, mas nunca será mal atribuida a Messi (se bem que esta segunda metade do ano do argentino tem sido nula).

    De qualquer das formas, parabéns a Messi!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:41 pm

    Mais uma para juntar a tantas outras injustas, o Messi fez uma época razoável e ganhou a Copa América que o faz estar nesta discussão pelo 1º lugar com o Lewa..
    Lewandowski seria sempre o mais justo vencedor pela época brutal que fez (mais uma) mas pronto, esperemos que seja mentira.. mesmo assim não é como a do Modric essa aí foi mesmo um gozo.
    Para mim seria Lewa – Messi – Salah por esta ordem e seria a mais justa, mas a que vai ser pelo que estou aqui a ver é: Messi-Lewa-Ronaldo, estou mesmo a ver, mas pronto é o que é, como diz alguém aqui do blog o marketing é lixado e o Lewa não tem nem metade dos outros dois.

  • Kafka
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:30 pm

    Ainda assim isto vindo da RTP é sempre de dúvidar… Cheira a estranho, portanto a RTP alegadamente conseguiu um furo jornalístico de algo que se passa em França, algo que nenhum órgão de comunicação social francês conseguiu? Hummmmm

    Pois isto cheira-me é a outra coisa, mas aguardemos até ao final de Novembro

  • Estigarribia
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:30 pm

    Eu preferia que a Bola de Ouro fosse para o Lewandowski, visto que tem tido um desempenho superior em relação a Lionel Messi ou a Cristiano Ronaldo. Será injusto se o polaco não for o vencedor da Bola de Ouro (vou continuar a acreditar que a informação da RTP está errada, mesmo sendo em referência ao meu ídolo no futebol ?).

    Saudações Leoninas

    • Kacal
      Posted Novembro 6, 2021 at 1:06 pm

      Aplaudo a tua sensatez, Estigarribia. Mesmo sendo enorme fã do Messi que sei que és, consegues ver que Lewa merecia mais. Muitos aqui “malham” sempre no CR por causa do marketing mas neste caso não admitem o mesmo para Messi. Lewa teve números superiores e conquistou coisas mais importantes no geral sendo também decisivo nelas mas o que fez Messi ir mais além e diferenciar entre eles foi o marketing, mas é uma conversa que não estão preparados para ter. Para eles tudo que dizem é lei e justo, os outros é tudo fanatismo. Assim é complicado.

      • Estigarribia
        Posted Novembro 7, 2021 at 7:56 am

        Kacal,

        Eu só disse mesmo a verdade. Se o Lewandowski foi superior ao Messi na época passada em número de golos e títulos é mais do que justo que fosse ele a ganhar a Bola de Ouro. E como disseste ao user silva, o polaco dá muito ao jogo do Bayern de Munique, não é apenas um pinheiro no ataque (como diria Paulo Sérgio ?).

        Em relação ao Cristiano Ronaldo, nunca percebi o porquê de tanto ódio contra o internacional português. Em vez de andarmos nessa “guerra” devíamos era aproveitar enquanto CR7 e LM10 estão no activo e desfrutar da sua qualidade época após época.

        Saudações Leoninas

        • Kacal
          Posted Novembro 7, 2021 at 1:29 pm

          Tudo dito, Estigarribia. Para ti é só dizer a verdade, a tua verdade. Mas muitos são incapazes de o fazer portanto aplaudo novamente, bravo!

          Sobre a segunda parte subscrevo, aproveitemos enquanto eles duram e desfrutemos!

          Saudações DesPortistas

      • silva
        Posted Novembro 6, 2021 at 7:29 pm

        A única coisa que aqui é complicado, é tu conseguires entender que apesar de maiores numeros e maiores conquistas, um foi muito mais influente no jogo da equipa, não só ao nivel de golos, mas a nivel de tudo que inclui a parte ofensiva do jogo.
        Mas ainda bem, que em alguns comentários apareces todo politicamente correcto a dizer que “é a opinião de cada um”, mas agora vens julgar a tal opinião de cada um… Coerencia, onde ela anda?

        • Kacal
          Posted Novembro 6, 2021 at 7:55 pm

          silva eu não me autointitulo o rei da coerência como alguns aqui no blog, o que me distingue de certos users como tu e outros aqui é a genuinidade, tenho a minha opinião e sou eu mesmo o que dá com que acerte e falhe como todos, erre como todos e o que sou fora daqui sou aqui o que faz com que eu nem sempre seja coerente, nunca disse que o fui sempre. Sei que tu e muitos acham-se perfeitos e donos da razão mas eu não sou assim, comento aqui há 8 anos e sempre fui igual portanto isso não me afecta que acham isto e aquilo, mas adiante.

          Depois quem diz que um ganha muita coisa por marketing e aqui são incapazes de o ver também não me parece lá muito coerente, digo eu.

          Lewa acrescenta ao jogo também, não dribla porque é um #9 mas acrescenta muito ao jogo naquilo que se pede a um avançado. Ele não é nenhum pinheiro que só finaliza, de repente parece que o Lewa nem é dos avançados mais completos do Mundo e que só sabe encostar também, eu sou fã do CR e é o meu idolo do futebol mas já aqui elogiei Lewa, Benzema e Salah recentemente mas alguns só sabem bajular o Messi, ele não tem culpa que é um craque mas users como tu e outros, sim.

          Se fosse CR a vencer este prémio iam defender que o Lewa dá muito ao jogo, assim já é um meco que só encosta quase.

          Por fim se calhar fazia-te falta um pouco de politicamente correcto mas assim dizeres menos disparates e seres mais empático!

          • silva
            Posted Novembro 6, 2021 at 11:50 pm

            Com esse comentário, não foi o achares-te o Rei da Razão?

            Numa comparação entre Ronaldo e Lewa, atualmente sim, o segundo dá bem mais ao jogo. Já se for entre Lewa e Messi, o segundo também continua a dar bem mais.

            Ahhhh esse Marketing que ainda à uns anos deixou o Messi no Top5 destes mesmos prémios…
            Mas atenção, em algumas situações, o Marketing é completamente natural, e vai de acordo ao demonstrado dentro de campo. Noutras, é que é completamente absurdo e forçado, conforme o que se tem visto nos ultimos anos…

            • Kacal
              Posted Novembro 7, 2021 at 1:28 pm

              Não, em lado nenhum disse que eu tinha razão. Dei a minha opinião, users como tu é que constantemente me respondem a “ridicularizar” e rebaixar certas opiniões e é isso que demonstra que acham que só o que vocês acham está correcto portanto os reis da razão são vocês.

              Depois vá lá discretamente admitiste que aqui houve marketing também, já me sinto satisfeito uau, mas depois lá contornaste a dizer que o CR tem mais e blá blá blá, até parece que ele este ano vai ganhar a Bola de Ouro, longe disso.

              Por fim comparar Lewa a Messi é descabido porque um é #9 e o outro não, temos que comparar rendimento com aquilo que dão na respectiva posição e função aí o Lewa dá imenso e teve melhores números no geral. Simples.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 5, 2021 at 9:28 pm

      O Lewandowski teve um aspeto superior ao Messi. Golos. E para isso há a bota de ouro.

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:13 pm

    Eu daria a Lewandowski mas a Messi fica também muito bem entregue.

  • El Bandido
    Posted Novembro 5, 2021 at 8:12 pm

    Não consigo entender como se entrega um prémio correspondente a 2021 antes de o ano acabar…

  • Tiago Lemos
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:56 pm

    Nada a dizer. Se o mundo fosse um local justo o GOAT já teria 11 bolas de ouro.

  • Joao Duarte
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:48 pm

    O pequeno, mas grande genial. Que pena já não podermos desfrutar durante muito mais tempo.

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:42 pm

    Era entre ele e Lewandowski, embora ache que Lewa, por não ter havido Bola de Ouro no ano passado, merecia e porque tem mantido o nível abismal. Fica bem entregue nas mãos do argentino que carregou um Barcelona em cacos.

    Caso se verifique que ganhou o Messi, fico à espera da justificação do Kafka para a previsão dele da máquina da propaganda do Ronaldo não ter ganho. Ansioso por mais ginástica olímpica.

    • salo
      Posted Novembro 5, 2021 at 9:06 pm

      Nem sempre a máquina da propaganda vai conseguir que o fulano ganhe. Afinal de contas os votantes, pelo menos os não portugueses, pensam e analisam. Se a máquina de propaganda (que existe de facto) resultasse sempre o homem estaria já com dez bolas de ouro.

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 8:36 pm

      Se ele ganhasse este ano seria ainda mais escandaloso que 2013, mas de qualquer das formas oficialmente ninguém ganhou coisa nenhuma, muito menos com base em notícias vindas de jornalistas portugueses, que como se sabe a nível de credibilidade e jornalismo de investigação ????

      Se fosse o L’Equipe ou a Sky ou o Romano a dar esta notícia eu acreditava, agora um órgão comunicão social português é para nos rirmos só pode

      • El Bandido
        Posted Novembro 5, 2021 at 9:29 pm

        O que se passou em 2013? Escandaloso foi o Messi ganhar em 2010 e o Modric em 2018 isso sim.

        • AndreChaves9
          Posted Novembro 6, 2021 at 8:44 am

          Não me diga que em 2010 o Sneijder fez um único jogo ao nível dos 10 melhores jogos desse ano do Messi? O mesmo para outro qualquer como Iniesta ou Xavi

        • David
          Posted Novembro 6, 2021 at 1:24 am

          Nada de mais, foi só o único ano que me recordo em que alargaram o prazo de votação para o Ronaldo, fora disso nada de especial.

        • Kafka
          Posted Novembro 5, 2021 at 11:20 pm

          Falares em escândalo e não falares nas Bolas Ouro que o Cristiano ganhou indevidamente, algumas vezes delas que deviam ter sido ido para o Messi… Enfim

  • MuchoG
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:40 pm

    A Bola de Ouro conta como prémio da época passada ou do ano de calendário? Porque se for a primeira opção acredito que Messi merece mas se for a segunda então nem devia haver questão que devia ser de Lewandowski, até porque Messi esta época tem sido mais um jogador de part-time, entre a novela até chegar a Paris, e as lesões.

    Mais uma vez a Bola de Ouro também se baseia em títulos coletivos, porque todos bem sabemos que se a Argentina não ganha aquela final horrível onde ninguém conseguia fazer 2 passes seguidos, nem estaria no top 3. Ronaldo e Modric também já beneficiaram disto e é por isso que, para mim, a Bola de Ouro tem perdido muito crédito.

    Enquanto escrevo isto o diretor da France Football supostamente disse que ainda não informaram o vencedor e que assim a notícia da RTP não é verdade, o que eu disse antes mantém-se.

    • Miguel Caçote
      Posted Novembro 5, 2021 at 10:12 pm

      Também não poderia dizer outra coisa, sob pena de matar toda a expectativa. Seria bastante grave se o canal público português andasse a criar notícias falsas.

  • zunty
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:37 pm

    Ai se fosse outra pessoa a ganhar este ano apesar do fantástico desempenho do Lewandowski :)

    • salo
      Posted Novembro 5, 2021 at 8:58 pm

      Lewandoski marcou muitos golos este ano e ainda está a marcar. Mas acha mesmo que Lewandoski jogou tanta bola como o Messi ou o Salah?
      Se o Lewandoski não tivesse marcado golos às toneladas ninguém cogitaria ele para a bola de ouro.

      • Filipe Ferreira
        Posted Novembro 5, 2021 at 10:21 pm

        Isso não faz qualquer sentido.
        No futebol ganha quem? Quem marca mais. Até parece que se não fosse o Lewandowski era outro qualquer já que existem aí goleadores às carradas.
        A bola de ouro é justíssima para o Messi, mas até parece que seria mal entregue ao Lewa

        • silva
          Posted Novembro 5, 2021 at 11:59 pm

          Mas o futebol é tão mais que marcar golos… Graças a essa visão, que o Futebol está cada vez mais podre. Que saudades de ver o futebol dos anos 2000

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 8:27 pm

      Não me digas que te referes a 2013?

      Ou referes-te às épocas em que Messi teve um super desempenho e não ganhou apesar de ter sido claramente o melhor do ano?

      • El Bandido
        Posted Novembro 5, 2021 at 9:30 pm

        Como em 2010 em que podia ter ganho Xavi, Iniesta ou Sneijder? Ou 2017 que era para VVD?

        • AndreChaves9
          Posted Novembro 6, 2021 at 8:47 am

          Poder podiam. Seria era injusto pois estiveram bem abaixo do Messi. Então essa do Sneijder não entendo mesmo. Muito bom jogador sem dúvida mas muito longe de outros que também não ganharam.

        • salo
          Posted Novembro 6, 2021 at 7:44 am

          Para ti em 2010 podia ganhar Xavi, Iniesta ou Snejder!!! Ou seja, desde que não fosse o Messi.
          Agora já sei que todo o ano de 2010 só viste futebol durante 45 dias: as meias finais da chamoions e o mundial.

        • silva
          Posted Novembro 5, 2021 at 11:57 pm

          Dessa forma também teríamos que tirar algumas ao Ronaldo, pois este nem conseguiu ser o melhor de Espanha, na maioria dos anos, quanto mais do Mundo…

        • Kafka
          Posted Novembro 5, 2021 at 11:21 pm

          Continuas a fazer confusão com 2013 e com as 3 ou 4 Bola Ouro a mais que foram indevidamente para o Cristiano, mas nós percebemos que que foi confusão da tua parte

        • El Bandido
          Posted Novembro 5, 2021 at 9:31 pm

          2019 digo

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:35 pm

    Justo, claro. Combinação golos + assistências praticamente acima de todos (não sei os dados de Lewa, mas se for superior a diferença será residual), arrastou este Barça deprimente a uma taça do rei, venceu a Copa América (4 golos, 5 assistências, 4 homens do jogo, mais dribles com 34) e ainda deu para 30 golos e 11 assistências na liga com, volto a repetir, este Barça deprimente a puxá-lo para baixo.
    E isto são só números. Fora isso, a magia do costume continuou. Passes, golos, dribles, livres, é o mais completo jogador do mundo individualmente porque é que o que, simplesmente, faz mais coisas a um nível de topo.
    A bola de ouro é um prémio individual para o melhor jogador do mundo. O melhor do mundo é o mesmo há muito tempo. Andar a dar prémios porque x e y ganharam competições de 7 ou 8 jogos e a sua equipa coletivamente foi superior, faz muito pouco sentido. Com ou sem títulos, é o melhor individualmente praticamente todos os anos desde que está no topo. E é assim porque é que o domina mais vertentes do jogo. Ninguém conjuga tantas qualidades dentro das 4 linhas como ele.

    O resto, é ver.
    30 minutos disto (e isso é só até Maio) e depois juntem os números do excel e, aquilo que deveria ser secundário mas que com ele está quase sempre lá, os títulos.
    https://www.youtube.com/watch?v=x4D5srzwIXM&ab_channel=aranFE

    • Kacal
      Posted Novembro 6, 2021 at 1:10 pm

      Nem vou questionar se é injusto para Lewa ou não, nem o que disseste no geral, mas a diferença de golos é sim significativa.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Novembro 6, 2021 at 3:02 pm

        Não disse de golos, disse conjunto golos+assistências.

        • Kacal
          Posted Novembro 6, 2021 at 4:54 pm

          Certo mas mesmo assim o Lewa leva uma boa vantagem segundo o comentário do Miguel Lopes que acredito que ele tenha pesquisado para o fazer, claro.

          • Mr. Mojo Risin'
            Posted Novembro 6, 2021 at 9:11 pm

            Tirou as seleções da equação. Ao dia 31 de Outubro, Lewa tinha no ano civil 63 contribuições para golo. Messi tem 54. São 9 de diferença. Para mim, é residual.
            E Lewa é avançado e tem uma equipa de excelência a servi-lo, Messi andou a fazer de construtor, criador, driblador e finalizador naquele Barcelona.
            Se o argumento é os números faz-me muita confusão porque é, como disse, residual.

            E se é por números que se dá isto, olhem para uma tabela de excel todos os anos e ofereçam o prémio a quem estiver no topo. Não faz muito sentido, na minha cabeça.

            • Kacal
              Posted Novembro 7, 2021 at 1:34 pm

              Também podemos ver que o Messi tem muito melhores executantes a servi-lo na selecção que o Lewa o que diminuí os seus números na selecção. E também segundo o teu argumento Messi tem uma melhor equipa na selecção.

              9 de diferença ainda é alguma coisa para mim, mas aceito e respeito a tua opinião.

              Para mim o melhor jogador do Mundo deve ser o melhor do ano x até porque é entregue todos os anos, se fosse de 5 em 5 anos daria a Messi, mas assim acho que Lewa teve um rendimento superior ajudando o seu clube a conquistar mais coisas. Na selecção é injusto comparar uma conquista da Copa América da Argentina com os adversários que apanharam até à final com uma selecção polaca que é bem mais fraca e tem muitos adversários fortes na Europa. Nem Messi levaria a Polónia à conquista do Europeu e basta ver quanto tempo demorou a conseguir que a Argentina conquistasse a Copa América, não é fácil.

              • Mr. Mojo Risin'
                Posted Novembro 7, 2021 at 2:35 pm

                E a maior parte desses números vem dos clubes ou das seleções? As seleções foram meia dúzia de jogos portanto puxar o argumento de ser pior servido na Polónia faz-me pouco sentido. Passaram a maioria do ano, 90%, no clube. E no clube, é comparar as situações. E mesmo assim ver o que Messi. Coloca o Lewa no Barça do ano passado e veremos o que faz. Pouco porque tem que ser servido. Messi tem que servir, construir, driblar e finalizar.

    • Miguel Lopes
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:51 pm

      Se contares a época 2020/2021 e o início deste ano, a diferença para o Lewa (70), sem seleções, tem menos 29 golos e apenas tem +2 assistências que o Lewa – Dados Zerozero.
      De acordo com o CIES, de Janeiro a 31 de Outubro, e incluindo seleções, o Lewa tem 56 e o Messi 40. Não inclui os 3 golos ao Benfica no dia 2/11.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 5, 2021 at 7:47 pm

      E não, o penúltimo parágrafo não é dizer que Ronaldo devia ter 0 bolas de ouro e Messi 12 ou 13. Houve anos em que o rendimento do Ronaldo foi inacreditável e mereceu a distinção. O que me causa estranheza é a diferença até há pouco tempo, ser nula ou estarem até empatados.
      Deveria ser um pouco maior. Messi ter tido uma vitória de 2013 a 2019 (o seu auge, discutivelmente), causa-me muita estranheza.
      A necessidade de se ter dado tantos anos o prémio por ganhar a Champions, é algo que me ultrapassa. Daria em 2009 ou 2011 a ele na mesma sem isso, porque INDIVIDUALMENTE era o melhor e o mais completo. Ronaldo Nazario venceu zero Champions. Havia alguma dúvida que, com ou sem isso, individualmente era o melhor no seu auge?
      Mas, pior que não vencer, é ter a audácia de o colocar em 5º lugar quando ele ainda estava no seu auge. Arranjar 4 jogadores superiores a isto, é de facto notável.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 5, 2021 at 8:42 pm

        Pois a mim também me ultrapassa, porque a bola de ouro não era para o melhor jogador da La Liga, era para o jogador destaque na época, que seria quase sempre o maior destaque de Europeus e mundiais, nos anos sem essas competições era para o maior destaque nas competições europeias, raros os casos em que isso não aconteceu durante 50 anos do prêmio, mas depois veio o marketing dos dois ETs e lá foi o critério ao ar.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Novembro 5, 2021 at 9:30 pm

          E isso para mim é reduzir o prémio de melhor do mundo a competições que nem chegam a 10 jogos (Champions nas fases a eliminar e europeus ou mundiais que no máximo tem 7). E o resto do ano, não conta?

          Por idiotices dessas tivemos Cannavaros e Modrics (com todo respeito) com bola de ouro e Henrys a zeros.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Novembro 6, 2021 at 10:23 am

            Isto não é reduzir a nada, era o critério da bola de ouro, por isso é que o Cruyff tem apenas 3,o Platini o mesmo é outros craques do passado que foram “penalizados” por um rendimento muito bom de um jogador num europeu ou mundial.
            Se fosse atribuir ao melhor jogador do mundo davam lhe outro nome e outro critério.

          • salo
            Posted Novembro 6, 2021 at 7:50 am

            Isto.
            Tem gente que só vê a final da Champions e do Euro e que com base em um jogo querem atribuir a alguém um prêmio relativo ao ano todo.

      • Oldasity
        Posted Novembro 5, 2021 at 8:39 pm

        Para mim Messi deveria ganhar a 11ª Bola de Ouro agora. Merecia vencer todas desde 2009 à exceção de 2013 e de 2020.
        Bola de Ouro deveria ser entregue ao melhor jogador e só em 2013 e 2020 é que se pode considerar que o argentino não tenha sido o melhor.

  • Cossery
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:32 pm

    Acho que pelo facto de Lewandowski o ano passado não ter podido receber porque não houve, seria justo que recebesse este ano, fez dois anos seguidos ao melhor nível. Mas nunca se pode dizer que não é justo o Messi receber, sobremesa depois de ganhar a Copa América!

  • Oldasity
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:26 pm

    Benzema teve um excelente ano, mas não ao nível de Messi e Lewa. Salah também fez um bom ano, mas não teve o ano todo ao nível que está neste início de época, por isso nem entendo a insistência nele.

    Esta notícia é um pouco estranha e não sei até que ponto tem alguma credibilidade tendo em conta que vem da RTP, mas a verdade é que isto está a correr mundo.

  • Kafka
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:19 pm

    É justo como seria justo para Lewandovski… Sendo certo que o Polaco foi melhor nestes últimos 2/3 meses… O Argentino foi melhor na 1a metade do ano, o que fez naquele Barça em farrapos foi monstruoso e ainda teve o bónus de ter ganho a Copa América sendo o melhor jogador …. E sendo as votações em Outubro, isso significa que o mês de Outubro e Novembro não contam para esta Bola Ouro

    Não ficava mal entregue a nenhum dos 2

  • Jan the Man
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:19 pm

    Se no The Best ainda pode haver alguma discussão, aqui só poderia haver um vencedor, Robert Lewandowski. Tudo o resto é uma tremenda injustiça para o que o polaco fez nos últimos 24 meses.

    • Oldasity
      Posted Novembro 5, 2021 at 8:28 pm

      Se é para falar nos últimos 24 meses , porque não falar nos últimos 120 então? A lógica é essa.

      Com isto não quero dizer que Lewa não merecesse, porque é justo se vencer, tal como seria justo se fosse Messi, que goste-se ou não, fez um excelente ano 2021, sim, porque 2021 não começou em agosto.

      • Jan the Man
        Posted Novembro 5, 2021 at 10:01 pm

        Oldasity,

        Falo em 24 meses por não ter havido Bola de Ouro em 2020. Parece-me justo que fosse considerado todo o período para atribuição do prémio este ano. Daí referir que para o The Best já pudesse haver discussão.

        Da mesma forma que 2021 não começou em Agosto, também não terminou aí… E sim, Messi teve um excelente primeira metade, levou o Barcelona às costas e foi preponderante na conquista da copa América pela Argentina, mas Lewandowski manteve uma importância e regularidade impressionantes, estando próximo de números e recordes que os 2 ETs estabeleceram no seu prime. Para mim, seria totalmente justo receber este prémio, ainda para mais não o tendo recebido há um ano.

        • AndreChaves9
          Posted Novembro 6, 2021 at 8:49 am

          Não está apenas próximo. Está ao nível. Claro que.nao são os 92 golos civis mas…
          Relativamente ao prémio toda a gente sabe que é um prêmio de 7 meses…

  • JohnnyLongC
    Posted Novembro 5, 2021 at 7:15 pm

    Justíssima 7a bola de ouro para o melhor de sempre!
    E 7 são poucas

Deixa um comentário