Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Messi e Maradona na mesma equipa? Seria interessante. Com Ronaldo? Impossível. São três que não correm…”

Concorda? Talvez Guardiola encontrasse uma maneira de os conjugar, mas a verdade é que hoje em dia são poucas as equipas que têm três elementos pouco participativos nas acções defensivas, sendo certo que Messi até 2015 até era dos mais fortes do Mundo nas situações de pressão e recuperação de bola.

Diego Simeone seria incapaz de ter na sua equipa, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Diego Armando Maradona ao mesmo tempo. Para o treinador do Atlético Madrid todos têm de correr, e com os três já seriam demasiados elementos a contrariar o seu estilo, como tal, no máximo só ficava com os dois compatriotas. “[Messi e Maradona] são jogadores diferentes: um [Messi] é uma máquina de fazer golos, eu que o diga, sofri isso na pele nos últimos anos. O outro [Maradona] era o futebol argentino numa única pessoa. […] Podiam jogar juntos. Mas juntar-lhes a Cristiano Ronaldo, seria mais complicado, começaríamos a ter muitos ‘buracos’ na equipa. Digo que se um não corre, tudo bem. Se dois não correm, é difícil. Se forem três, é impossível” comentou o treinador do Atlético, nas plataformas digitais da Federação Argentina de Futebol.

27 Comentários

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 15, 2020 at 10:28 pm

    É possível e digo mais, se eu fosse construir o minha seleção de todos os tempos ainda juntaria a esses três o Pelé. Ficaria então assim o ataque;

    Ponta de lança Pele
    Extremo esquerdo CR7
    Extremo direito Messi
    10 Maradona

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 15, 2020 at 10:19 pm

    Isso é um disparate. Com Maradona, Messi e CR7, todos no auge na mesma equipe, essa equipe já entraria em campo a ganhar por 3-0…. Qual é o treinador que não quer 3 dos 5 maiores jogadores de todos os tempos na sua equipe ?

    Agora se falar do CR7 atual, e mesmo o Messi que já começa a decair, isso é outra coisa.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 15, 2020 at 8:53 pm

    A questão seria a gestão de egos, conciliar aspectos como marcar livres, penalties. Ou até a questão de ganharem a BO. Agora ver D10s a 10 e Messi a 9.5 seria fantástico, isto porque nunca poderiam jogar os dois a 10. Creio que o Messi actuaria como um vagabundo do ataque e D10s a 10.

    • Oldasity
      Posted Maio 16, 2020 at 12:00 am

      Acho que não faz sentido jogar com um 10 e um 9.5..

      O falso 9 existe para dar mais uma opção ao triângulo do meio campo, formando assim um losango. Com nº10 e falso 9 isso nunca iria resultar, iria haver demasiada sobreposição de jogadores na mesma zona.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 16, 2020 at 12:12 am

        Eu sei que isso é um problema mas qual era a solução para conjugar os dois? Só vejo esta, atar um deles à ala não me parece. E os dois apesar de se sobreporem teriam tanta qualidade que davam cabo de tudo, mesmo que por vezes se “atrapalhassem”.

  • Quinhas
    Posted Maio 15, 2020 at 8:34 pm

    Era o sonho de qualquer treinador ter MESSI e Maradona na sua equipa!!!
    Quanto a inclusão de cr é irrelevante…seria mais importante um ponta como Lewandovski,Benzema ou Kane que são pontas completos no que se refere a jogar a 9,em que a especialidade é jogar de ponta a ponta da área ,de costas,forte a tabelar a abrir espaços e principalmente ter a tal comunhão de raciocínio com esses dois Génios !!!

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 15, 2020 at 10:25 pm

      Isso não tem lógica. Os melhores anos da carreira de CR7 foram a ponta esquerda, é aí que ele tem que ser lembrado. Não tem nada a ver com a posição de ponta de lança ou sequer com a de Messi ou Maradona, todos podem jogar no mesmo onze perfeitamente.. E estamos a falar dos melhores jogadores de sempre, o que é que Benzema tem a ver com isso ?

      • Quinhas
        Posted Maio 16, 2020 at 10:24 am

        Ainda bem que dizes que estamos a falar dos melhores do mundo ,por isso achei que para Maradona e MESSI ,seria melhor jogar com alguém mais refinado tecnicamente ,que os entenda e auxiliem melhor na posição 9,e tanto Benzema,Lewa,Kane em prol do cr!!!

    • Kacal
      Posted Maio 15, 2020 at 9:42 pm

      Nem escondes eheh ;)

      • Quinhas
        Posted Maio 15, 2020 at 10:04 pm

        Esconder uma realidade e quando especifiquei o porquê!!!…???
        O cr vive melhor com uma muleta que faça de 9 para ele estar virado somente para o golo,aonde está a dúvida???e quanto a jogar de costas e tabelar não tem nada a haver com Benzema,Lewandovski ou Kane

  • SenyorPuyol
    Posted Maio 15, 2020 at 7:45 pm

    Concordo plenamente com Simeone.
    No próprio Barça, desde que Suárez perdeu frescura física, já ficam bastante evidentes os problemas de ter dois jogadores que não defendem. Ter três, para mim, é insustentável.
    E pessoalmente discordo com o VM, penso que Guardiola tampouco encontraria forma de os conjugar, não o vejo a permitir mais de um jogador que não participe na pressão.

  • Natan Fox
    Posted Maio 15, 2020 at 7:18 pm

    Até concordo com a ideia de não ter os 3, mas se fosse seguir a logica era ter Maradona, um camisa 10 que desequilibra e arma o jogo com um 9 como CR7.

  • Kacal
    Posted Maio 15, 2020 at 6:42 pm

    Discordo. Um 3-4-3 podia resultar, por exemplo. Maradona a #10 nas costas de Messi e CR7 como avançados móveis. 2 médios de luta e capacidade na recuperação de bola que “encham o campo” (Kanté, por exemplo) e dois 2 alas “todo-o-terreno” (Dani Alves e Roberto Carlos, por exemplo) que subam e desçam com facilidade e 3 centrais completos, seria possível. Maradona e Messi a construir jogo com liberdade sendo que o sistema pode ser dinâmico na prática em campo e o CR a finalizar.

    • Oldasity
      Posted Maio 15, 2020 at 6:50 pm

      Claro que é possível. Mas foste buscar exemplos bastante específicos. Basicamente os melhores nessas funções e isso é super difícil de fazer na vida real.

      Para esses 3 resultarem teria de ser em contextos bastante específicos.

      • Kacal
        Posted Maio 15, 2020 at 7:23 pm

        Certo, mas ter Maradona, Messi e CR na mesma equipa não é por si só específico visto que é impossível, Maradona é de outra geração. Não? Obviamente teriam que construir uma equipa à volta deles, mas podia funcionar. Que o Simeone não seja um tipo de treinador que fosse capaz de os conciliar, ok, mas não significa que não resultasse.

  • Bio
    Posted Maio 15, 2020 at 6:20 pm

    Preferia juntar CR a Messi ou a Maradona do que juntar os dois argentinos. São jogadores com um estilo muito mais parecido e que iriam chocar mais no terreno ocupado e funções dentro da equipa.

  • André Dias
    Posted Maio 15, 2020 at 6:19 pm

    Temos vários exemplos recentes de trios ofensivos que tiveram grande sucesso. Ronaldo, Bale e Benzema. Neymar, Messi e Suaréz. Sterling, Sané e Aguero. Neymar, Mbappé e Cavani. A própria Juventus rende mais quando alinha com o seu trio mais ofensivo, Ronaldo, Dybala e Higuain. Porque não havia de ser possível um trio com Ronaldo na esquerda, Maradona na direita e Messi como falso 9, por exemplo?

    Claro que Simeone prefere um avançado que corra, já que a única proposta de ataque do Atlético é chutar para a frente. Já foi para mim um dos melhores treinadores do mundo e sempre elogiei a sua competência mas actualmente a sua equipa é um deserto de ideias e não tem nada a ver com aquilo que era. Um trio com Ronaldo, Maradona e Messi era o sonho de qualquer treinador mas Simeone provavelmente seria mais feliz com Usain Bolt a PL.

    • SenyorPuyol
      Posted Maio 15, 2020 at 7:50 pm

      Penso que você está a focar-se demasiado na componente ofensiva. Simeone aqui fala de questões defensivas. Em todos os trios que referiu havia jogadores bem integrados no trabalho de pressão e organização das suas equipas.

      • André Dias
        Posted Maio 15, 2020 at 9:00 pm

        Simeone não especifica, fala apenas em jogadores que não correm. Há várias formas de defender e não sei a qual ele se refere. Não sei se está a falar de pressão ao portador da bola, reacção à perda, transição defensiva ou organização defensiva.

        Pode-se dizer que Salah é um jogador que não corre porque passa grande parte do jogo “à mama” e raramente vem atrás para ajudar a fechar espaços. Contudo, isso não significa que ele não defenda. É habitual vê-lo a pressionar o adversário quando este está na sua 1ª fase de construção e também é um jogador que reage bem à perda.

        Qual será a opinião de Simeone sobre o egípcio? Também seria impossível integrá-lo no seu estilo?

        • SenyorPuyol
          Posted Maio 15, 2020 at 10:12 pm

          Ele especifica, “começaríamos a ter muitos ‘buracos’ na equipa”.
          Independentemente da forma de defender, todas exigem que os jogadores corram. Quando não correm, a equipa tem “buracos”. É o que acontece, por exemplo, no Barcelona actual, onde pressionar com Messi e Suárez em campo é impossível.

          Por fim, Simeone não disse que é impossível integrar estes jogadores no seu estilo, ele disse “se um não corre, tudo bem”. O que disse é que juntar tantos jogadores que pecam de forma similar no trabalho defensivo, torna-se impossível.

          Eu não sei qual será a opinião de Simeone sobre Salah, eu teria de ouvi-lo abordar o assunto para saber.
          Mas eu, pessoalmente, não juntaria três jogadores como o egípcio na mesma equipa. Para mim, não vir atrás para ajudar a fechar espaços sim significa não defender. Porque é impossível que o trabalho defensivo da minha equipa se resuma, unicamente, a pressionar.

          • André Dias
            Posted Maio 16, 2020 at 1:08 pm

            Eu considero que o Barça actual tem provavelmente a pior transição defensiva entre os clubes de topo. Assim a falta de pressão dos avançados acaba por ter maior impacto. Numa equipa bem trabalhada defensivamente os buracos deixados por um jogador são rapidamente compensados por outro.

            Não consigo concordar com Simeone porque ele usa a palavra impossível e porque para mim não é obrigatório que os avançados defendam para uma equipa defender bem. É algo que pode ser contornado com os jogadores e os processos colectivos certos.

            Em 2002 o Brasil foi campeão do mundo com Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo na frente e ainda dois laterais extremamente ofensivos como Roberto Carlos e Cafú. Em 7 jogos marcaram 18 golos e sofreram apenas 4.

            Pode-se dizer que este é um exemplo antigo e não é adequado ao futebol actual mas é uma prova que com os jogadores certos é possível ter avançados sem responsabilidades defensivas e ainda assim obter excelentes resultados.

            • SenyorPuyol
              Posted Maio 16, 2020 at 2:09 pm

              Pronto, isso é uma opinião completamente válida e eu só tenho que respeitar.
              Para mim o nosso maior problema defensivo não está na reacção à perda mas sim na organização quando o adversário tem a posse. Esse problema é, para mim, maioritariamente causado pela passividade de Messi e Suárez.
              Com o que discordo manifestamente é que os buracos deixados por mais de um jogador possam ser compensados. É possível criar outras alternativas, como o próprio Barça fez na 17/18, mas isso não era compensar os buracos deixados por Messi e Suárez, era aumentar os mesmos para reduzir os espaços no nosso bloco. Era a melhor forma de defender que tínhamos? Para mim sim.
              Isso é defender bem? Para mim, sinceramente, não.

              De resto, cada um tem a sua forma de entender o futebol. Eu concordo plenamente com Simeone, para mim é impossível defender bem sem que os avançados contribuam. Minimizar dificuldades, na minha perspectiva, não é resolvê-las. Mas entendo, obviamente, que veja esta questão sob um prisma diferente.

              Eu não tenho nada a apontar ao facto de remontar a 2002, é um exemplo excelente do seu ponto de vista! Sem dúvida!
              O único que não me convence é que se trata de um Mundial. As competições de selecções são um contexto muito específico, os modelos são muito voláteis. Para mim são interessantíssimos de analisar, mas são poucas as vezes que os vejo extrapoláveis para o uso prolongado por parte de clubes.

    • Oldasity
      Posted Maio 15, 2020 at 6:43 pm

      Benzema, Suárez, Aguero, Cavani não são jogadores que não correm.. são jogadores que trabalham bastante até.

      • André Dias
        Posted Maio 15, 2020 at 8:31 pm

        Aguero não trabalha mais que Messi e o trio do City não deixa de funcionar.

        No futebol moderno é habitual ver avançados a ajudar a defender e defesas a apoiar o ataque e criou-se a noção (errada, na minha opinião) que isso deve ser obrigatório em qualquer equipa. Há espaço para estilos diferentes e é possível encontrar trios de ataque mais ofensivos e outros mais solidários com o colectivo.

        Se o que Simeone disse se aplicar apenas à visão que ele tem para o seu Atlético, respeito a sua opinião. Se estiver a falar um ponto de vista mais geral, acho absurdo dizer que um trio com Ronaldo, Maradona e Messi seria impossível.

        • Oldasity
          Posted Maio 15, 2020 at 11:57 pm

          Nesta fase da carreira, talvez.

          Mas à uns anos atrás era um jogador que corria bastante. Pressionava, caia nas alas , ia buscar jogo atrás e muitas vezes ia ao seu meio campo defender.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 15, 2020 at 5:43 pm

    Percebo onde quer chegar. Há que haver complementaridade. Uma equipa com Cristiano tem de ser feita para jogar para ele. Com Maradona e Messi haveria autêntica disputa de egos. E sim… não são homens para grandes correrias atrás dos adversários. “Às vezes” faz falta.

Deixa um comentário