Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Messi é o primeiro a vencer 6 vezes a Bola de Ouro

Indiscutível? Seria estranho se o melhor marcador da Europa e da Champions, que ainda por cima é de longe o que mais cria, dribla e desequilibra, não vencesse. Até Van Dijk e Klopp não tiveram problemas em afirmar publicamente que o argentino é o melhor do Mundo. E apesar de não dar total justiça ao que se tem passado – já que Messi, apesar do marketing e propaganda que se tem criado para juntar outros à sua mesa, desde 2008 está muito acima dos demais -, é com alguma normalidade que fica isolado no topo dos prémios individuais (era aberrante estar sem vencer o prémio desde 2015 e só ter uma Bola de Ouro nos últimos 7 anos).

Indiscutivelmente o melhor do Mundo! Messi venceu a Bola de Ouro, juntando este prémio ao The Best. O avançado do Barcelona, que passa a ser o primeiro jogador na história com 6 Bolas de Ouro, superou a concorrência de Van Dijk, Sadio Mané e Ronaldo. Recorde-se que Luka Modric tinha vencido em 2018.

Todos os vencedores da Bola de Ouro:

Fonte: Wikipedia

137 Comentários

  • MiguelF
    Posted Dezembro 3, 2019 at 11:12 am

    Mais do que merecido, Messi é um jogador á parte e tem levado o Barcelona, literalmente, às costas nos últimos anos.

    É ele que cria a jogada, desiquibra, descobre os companheiros como ninguém, assiste e marca. Um fora de série e, para mim, um extraterrestre.

    Agora só espero ver mais 6-7 anos de Messi, sonhar ainda não paga imposto.

  • PedroLareira
    Posted Dezembro 3, 2019 at 10:16 am

    Deviam ser 10 mas são 6. De momento. Para o ano serão 7.

  • PedroLareira
    Posted Dezembro 3, 2019 at 10:14 am

    Sadio Mané não foi à gala..percebo porquê. Todo o ano a jogar tanto e depois fica fora do pódio devido a propaganda.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 3, 2019 at 9:34 am

    Finalmente fez-se um pouqinho de justiça! Mais que justo este prémio!

    Nesta altura Messi já deveria ter umas 10 bolas de ouro.

    Estar apenas com uma bola de distância para o Penaldo é um crime para o futebol.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 3, 2019 at 8:23 am

    Se a Bola de Ouro premeia o melhor jogador da época devia ter sido dada a Van Dijk. Tal como disse Klopp, Messi é o melhor do mundo, VD foi o melhor esta época. Nitidamente estes prémios começam a perder protagonismo devido aos critérios utilizados e como acaba por ficar o Top 3, 10 ou 30. Se antigamente não se concordava de vez em quando, agora é todos os anos que alguma coisa está mal.

    P.S. Para quem critica, Ronaldo tinha que escolher entre duas galas que tinha no mesmo dia. Se fosse eu, também iria marcar presença na que vou ganhar. (Falsos moralismos todos os puros comentadores) Continuamos na fase do criticar por criticar!

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Dezembro 3, 2019 at 12:14 pm

      Nada a ver. Já pensou porque é que alguém marcou a gala 2018/19 da Serie A justamente para o mesmo dia da da Bola de Ouro? Não foi só para garantir que o Ronaldo lá estaria…

      • Pablo
        Posted Dezembro 3, 2019 at 2:37 pm

        Essa é boa, então foi o Jorge Mendes que mandou marcar no mesmo dia!! Cada história que se inventa…

        • Pactum Santorum
          Posted Dezembro 3, 2019 at 2:54 pm

          O Jorge Mendes não foi de certeza. Mas certamente que se referia aos responsáveis da Serie A porque, já que lhe deram o prémio sem o merecer, tinham que garantir que ele estaria presente. E assim conseguiram.

    • Oldasity
      Posted Dezembro 3, 2019 at 9:29 am

      Consta que Ronaldo também não compareceu totalmente na gala da Série A.

      Esteve à espera no carro até o chamarem para receber o prémio.
      Se é verdade ou não, não sei porque não assisti, mas não é algo que me surpreendesse.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 3, 2019 at 1:13 am

    O Ronaldo tem bolas a mais e o Messi também, do mesmo modo que o Xavi/Iniesta, bem como aquele careca holandês, têm uma a menos. Atenção à leitura! Se formos a falar de «marketing» e de jogo de bastidores, há um que goleia por 10 a 0.

    No cômputo, temos um fulano há 15 anos a ser jogador de futebol e outro, depois de 5 ou 6, a converter-se num finalizador. Não vai muito além disto.

    • Oldasity
      Posted Dezembro 3, 2019 at 9:27 am

      Messi tem bolas a menos. Nos últimos 10 anos só em 2013 é que talvez não merecia, que até foi Ronaldo a ganhar.

      Digam o que disserem, Xavi e Iniesta foram fantásticos por terem ganho o Mundial e Sneijder ganhou tudo e ainda foi à final do Mundial, mas o holandês nem foi o melhor jogador do Inter nessa época.

      Além disso ninguém supera Messi numa junção de golos, assistências, exibições e títulos.

  • Quinhas
    Posted Dezembro 3, 2019 at 1:13 am

    “A MESSI o que é de MESSI,a DEUS o que é de DEUS”
    Isso é um reconhecimento merecido por tudo o que fez ,por ter sido realmente o melhor!!!Sempre foi o Melhor ,mas o aparecimento de certos “critérios” retiraram-lhe o prêmio ,mas nunca o estatuto .Embora para um mero humano ,esses troféus parecem funcionar como um acréscimo de aptidões individuais e de patamar …para MESSI nada muda ou altera ,nem necessita,necessitamos mas nós os fans ,que o seu Talento e Performances tenham o devido reconhecimento,até porque a alegria e sensações que nos oferece são imensas e memoráveis .

  • Louco de Lisboa
    Posted Dezembro 3, 2019 at 1:04 am

    Desde 2008 muito acima dos demais? É o melhor jogador de sempre, mas existiram pelo menos 3 anos em que Ronaldo conseguiu ombrear com ele (e, honestamente, ser mesmo melhor e mais decisivo que o argentino). Isto para mim é evidente e também o foi para quem vota nestes prémios.

    De resto, nada a dizer, seria escandaloso que Messi não vencesse.

    • Oldasity
      Posted Dezembro 3, 2019 at 9:23 am

      Concordo com o VM.
      Mas não é desde 2008, que foi quando Ronaldo ganhou a Bola de Ouro.
      Mas a partir de 2009 até hoje, só em 2013 é que o Ronaldo foi superior a Messi. De resto, pode ter havido um ou outro ano que o português possa ter “ombreado” mas não passa disso. Isto na minha opinião, claro.

  • auba14
    Posted Dezembro 3, 2019 at 1:04 am

    Eu prefiro o CR7 (gostava ainda mais quando estava no MU. Aí sim maior parte gostava dele)

    Fui no Instagram ver o post do Miguel Paixão e é com cada estupidez.

    É preciso ter mentalidade pequena para resumir TÍTULOS COLETIVOS A TÍTULOS INDIVIDUAIS!

    É um fator importante?É, mas não o principal

    • auba14
      Posted Dezembro 3, 2019 at 11:11 am

      Esqueci-me de dizer mais coisas

      Para mim, o CR7 nem deveria estar no top 10.

      Não esteve no top3 de melhores marcadores da Serie A e nem na Champions

      Na Liga Das Nações não foi o MVP e só foi decisivo na meia-final contra a Suiça

      Ah e se for para falar de títulos, então o BS é melhor, já que ganhou TUDO em Inglaterra, a liga das nações e o MVP do torneio, melhor jogador do city da época passada e ainda chegou às meias-finais da UCL

      Resumindo, se vocês já foram no insta do Miguel Paixão, vão ver que aquilo que ele disse foi para manter o trabalho

  • andresilvac
    Posted Dezembro 3, 2019 at 12:03 am

    Ponto número 1 o prémio é justo é claramente o melhor jogador da actualidade um dos melhores de sempre ponto final parágrafo.
    Ponto numero 2 gostava que tivesse ganho Mané ou VVD porque não seria escândalo nenhum (o prêmio do ano passado foi bem mais escandaloso) e seria o coroar de uma grande época do Liverpool acho que tinha sido engraçado ter ganho um deles pois também seria merecido e abria a “página” para o pós Messi/Ronaldo no que toca a estes prémios.
    Nota também para os nomeados do City que tinha pelas minhas contas a volta dos 9/10 dos 20 primeiros nomeados (perdoem me a falta de memória e se o número estiver errado mas também não deve estar errado por muito) o que em bom Português se diz que o city tem uma equipa “Pornográfica”

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 3, 2019 at 7:02 am

      O Liverpool é que tinha 7 nos 30 nomeados.

    • E o que temos
      Posted Dezembro 3, 2019 at 12:45 am

      Ou talvez o mérito seja de guardiola em potenciar a equipa?

    • andresilvac
      Posted Dezembro 3, 2019 at 12:15 am

      Futebol é subjetivo o jogador que mais gostei até ao dia de hoje de ver jogar chamava se Ronaldinho Gaúcho velocidade técnica uma loucura e estava se sempre a espera de qual seria a finta seguinte…aliás julgo nos tempos modernos ter sido o único jogador do Barcelona aplaudido de pé unanimente em pleno Barnabeu (julgo que apesar de tudo Messi nunca o tenha sido)…isto para dizer que futebol é um bocado de gosto Messi faz história Ronaldo faz história a sua maneira assim como tantos outros fizeram futebol e como se quiser olhar para ele e cada um deles a sua maneira Está a criar um legado que irão passar 50 anos sem atingirem os números deles disso tenho eu a certeza…

    • andresilvac
      Posted Dezembro 3, 2019 at 12:08 am

      Enganei me no top queria dizer top40

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Dezembro 2, 2019 at 11:49 pm

    Messi, simply the best!

    Uma palavra para a extraordinária época do Virgil Van Dijk!

    • tiagoagm
      Posted Dezembro 3, 2019 at 8:54 am

      Só não compreendo como é que foi Djik a ganhar o premio de melhor jogador. Na época passada houve outro jogador a ser o melhor e não ganhou o prémio Mo Salah. Estes prémios não têm credibilidade nenhuma. Ou é por ser o melhor jogador do mundo ou por a melhor época. Não pode ser os dois. Agora que Ronaldo desceu dois niveis só Messi pode ganhar este trofeu. Ronaldo não vai ganhar mais nenhum troféu de renome.

  • Manchester Is Red
    Posted Dezembro 2, 2019 at 11:22 pm

    Algo interessante, mas que não vi ser comentado em lado nenhum:

    O Neymar nem no Top-30.

    • tiagoagm
      Posted Dezembro 3, 2019 at 8:55 am

      E qual é a duvida? Neymar passou grande parte da época lesionado. E este prémio não é para o melhor jogador do mundo, mas sim para o melhor jogador da época. Senão Djik ou Modric nunca poderiam ter ganho.

      • Oldasity
        Posted Dezembro 3, 2019 at 9:16 am

        Modric não devia ter ganho. Mesmo o Barça tendo sido eliminado escandalosamente pela Roma, Messi foi de longe o melhor jogador nessa época/ano.

    • Joga_Bonito
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:43 pm

      Bem lembrado, nem reparei, é um escândalo. Acho que Neymar é penalizado pela forma de ser, mas isso é errado. Sendo uma m***** de pessoa é na mesma um dos melhores do mundo, não se entende isto.

      • Fantantonio
        Posted Dezembro 3, 2019 at 12:54 am

        Depende do período de tempo que tiverem em conta para esta votação. Para além das paragens cerebrais fora do campo, ele tem estado muito tempo afastado por lesões e em fases decisivas não tem jogado tanto como noutros tempos, isso também pesa. Mesmo nesta época ainda só tem 7 jogos parcialmente por problemas físicos, parcialmente pela novela mexicana no verão passado.
        Não é por acaso que a maior parte dos nomeados faz parte de planteis que tiveram temporadas memoráveis no ano passado e com participação muito ativa e contributiva nessas mesmas campanhas, infelizmente o Neymar não está a ter tanta influência assim no sucesso do PSG ultimamente. Gostaria muito que estivesse, mas ao mesmo tempo não acho completamente descabida a ausência.

  • Artur Trindade
    Posted Dezembro 2, 2019 at 11:05 pm

    Assustadora a diferença de Messi e Ronaldo, ambos com 12 top 3, para todos os restantes.
    Monstros competitivos inigualáveis.
    Este é um facto, que todos os adeptos do futebol consideram indiscutível. Depois existe o gosto pessoal.

    • E o que temos
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:18 pm

      Daqui a 15 anos será unânime quem foi melhor. Ninguém discute em 2019 se gerd muller foi melhor que maradona ou van basten.

      • Artur Trindade
        Posted Dezembro 3, 2019 at 12:12 am

        Muller, Van Basten e Ronaldo Nazário são 3 pontas de lança, provavelmente os melhores da história, competem com os atuais Benzema, Lewandovski, Suaréz ou Kane, mas não competem com Messi e Cristiano, que sempre jogaram fora da área, como Ronaldinho, Zidane, Mbappé e Pelé, daí a prevalência destes jogadores nas classificações individuais, que assistem, cruzam, marcam livres, driblam e também marcam golos, no caso de Ronaldo e Messi, mais do que qualquer ponta de lança.

        • Kafka
          Posted Dezembro 3, 2019 at 10:04 am

          Onde é que o Cristiano joga fora da área? Ele passa o jogo inteiro lá enfiado…mas tu ao menos vês os jogos? Deves Olhar apenas para a ficha do flashscore

          • Artur Trindade
            Posted Dezembro 3, 2019 at 12:56 pm

            Mesmo nesta fase, aos 34 anos, Ronaldo começa na ficha de jogo como extremo e passa muito tempo fora da área, já não para a conduzir mas para preparar a jogada para aparecer na área e finalizar.
            Por não ter havido ninguém antes com um movimento tão abrangente, não temos que o catalogar como ponta de lança que ainda não é.

            Mas mesmo que apenas durante 10 anos tivesse sido extremo, esses 10 anos teriam sido o suficiente para o considerar extremo. 10 anos de alto nível seriam suficientes para superar os 5 de R9 ou igualar os 10 de Maradona.
            Ronaldo acrescenta-lhe mais cinco essencialmente como finalizador (diferente de ponta de lança).

      • Kacal
        Posted Dezembro 2, 2019 at 11:26 pm

        O Gerd Muller é o melhor marcador da Champions? É o melhor marcador do maior clube do Mundo? Está na luta para ser o melhor marcador da história de selecções? Tem 5 Bolas de Ouro? É que CR rivalizou com Messi, Gerd Muller não. Mas a memória curta é assim.

        • E o que temos
          Posted Dezembro 2, 2019 at 11:35 pm

          Mais uma vez a argumentação resume-se a títulos, golos e futebol nem vê-lo.

          • Berardo
            Posted Dezembro 3, 2019 at 8:13 am

            Mas tu acreditas mesmo que algum jogador por melhor que seja se não tiver títulos e golos alguma vez ganha a bola de ouro?? É o que eu digo, o vosso ódio é tão grande que vos tolda completamente o pensamento.

            Para mim Messi é o melhor jogador de sempre, mas para ter esta opinião não preciso de ridicularizar o que outros jogadores ganharam e quando banalizas uma carreira como a do Ronaldo, o que farás com as de outros jogadores? São inexistentes para ti não? É que estás a falar do segundo jogador com mais bolas de ouro de sempre, não é de há 3 meses para cá, é de sempre!!

          • J Silver
            Posted Dezembro 3, 2019 at 12:49 am

            Atenção, eu considero o Messi o melhor de sempre. Mas não sou destes neo-extremistas que mete o Ronaldo no mesmo saco dos outros todos.

            Para mim é:
            Messi
            .
            .
            .
            C.Ronaldo
            resto…

          • J Silver
            Posted Dezembro 3, 2019 at 12:46 am

            É só rir este comentário. Golos nem vê-los??? Nem vale a pena responder a essa. Quanto ao futebol, entre 2007 e 2017 rivalizou nas calmas, com pico entre 2008 e 2014. Mas lá está, o pessoal prefere c**** nisso e usar a argumentação com o Ronaldo de agora, que admito que não joga um chavo. Mas o Ronaldo de Manchester e o de Madrid (até ao Mourinho sair) ombreava com todo o mérito com o Messi. Passava por tudo, marcava livres, jogava a época toda, marcava de onde fosse preciso, esquerdo, direito, cabeça, calcanhar, assistia… Essa comparação com Muller e Maradona foi só extremamente hiperbólica, para não dizer outra coisa. Mas é o que temos

          • Kacal
            Posted Dezembro 3, 2019 at 12:32 am

            Títulos e golos realmente é uma banalidade… vale zero. “SÓ”. Então no nível de números que o CR tem na carreira e os recordes qualquer um faz o que ele fez, além de Messi nota-se aqueles que conseguiram…

    • Kafka
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:17 pm

      Achar que a diferença entre Messi e Cristiano é simplesmente gosto pessoal é não perceber nada disto…tirando os Portugueses e os adeptos mais fanáticos do Real Madrid (e agora os mais fanáticos da Juventus), a grande maioria dos restantes habitantes do Planeta Terra percebe perfeitamente que Messi é melhor e muito mais completo que o Cristiano

      • Artur Trindade
        Posted Dezembro 3, 2019 at 5:55 pm

        Imagina que estás a falar com alguém que adora futebol aéreo, ehehe
        No meu caso, admito que aprecio bastante jogadores que massacram na profundidade, não tanto no jogo entre-linhas, e nesse capítulo Ronaldo é/foi bastante superior, e terá em Mbappé um sósia, bastantes vezes bola de ouro no mesmo paradigma.

      • masterDC
        Posted Dezembro 3, 2019 at 1:47 am

        Sempre gostei mais do Ronaldo do que do Messi e sempre fui fã dele e não tenho problemas nenhuns em dizer que para mim o Messi é o melhor jogador da história. Isso faz de mim uma pessoa sem noção ou simplesmente com um gosto pessoal diferente?

      • Francisco Torgal
        Posted Dezembro 3, 2019 at 12:03 am

        Estares a criticar outros por serem fanáticos é irónico, ainda que o teu fanatismo seja mais fundamentado por ser o Messi.

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:29 pm

    Nem sequer há dúvidas. Melhor do mundo por larga margem neste momento.

    Deixar a menção honrosa a Van Djik. Duvidei dele quando foi para o Liverpool, mas aquilo que tem feito é de um nível absurdo. Mané também esteve brilhante.

  • Francisco Torgal
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:21 pm

    E a este ritmo ainda ganha a sétima se a sua qualidade descer tão devagar, se é que se pode dizer que desceu.
    Juntamente com os outros desde o Van Dijk até Ronaldo e restantes, vai ser daqueles que vou contar que vi jogar daqui a uma ou duas gerações.

  • Rev7
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:17 pm

    Messi merece. Ele leva o Barça às costas (ele e o Ter Stegen). Os jogadores do Barça fizeram todos uma época mediocre, sem Messi e o alemão na baliza tinha sido tudo um desastre. Ainda ontem, mais uma vez se viu isso. Um dos melhores de todos os tempos, talvez o melhor de sempre, mas isso é outra discussão e dificil de dizer.

    É pena e se calhar nem vai ser falado, mas se não me engano, somos o único país com 2 jogadores no top-10. Podemos ter orgulho nisso, mas só se vai falar no Ronaldo não ter ganho. ( como se fosse uma surpresa).

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 2, 2019 at 10:21 pm

      Falar, pelo menos durante a emissão na TVI24 falou-se. Mas claro que o que importa é que o Ronaldo aparece em 3º sem merecer e a maioria dos portugueses achava que devia ganhar só por ser o Ronaldo. Aliás, pelo Twitter a maioria critica os fãs do “Ronaldo FC” e “Ronaldo fanboys” a chorar que nem bebés.

  • irafael
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:14 pm

    Prémio justo pois foi indiscutível mente o melhor jogador no ano 19, apesar de uma copa América algo aquém do que sabe mas no Barcelona mostra todo o seu perfume e só temos de nos sentir felizardos por podemos assistir às suas exibições todas as semanas, no entanto o negrito do VM está um pouco exagerado. Tem uma bola de ouro em 2010 que não merecia( o marketing também funciona para Messi) onde outros jogadores mereceram mais.

    No é justo estarem sempre a falar do marketing do Ronaldo porque Messi também o tem. Tanto a imprensa catalã como a Argentina puxa a brasa a sardinha do Messi e fazem bem porque é um enorme jogador mas às vezes também exageram

    • Quinhas
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:47 pm

      2010???muitos continuam a confundir PERFORMANCES com Títulos …porque performances NINGUÉM teve melhor que MESSI!!!

      • irafael
        Posted Dezembro 3, 2019 at 9:23 am

        Não confundi performance com títulos. Iniesta, Xavi estiveram melhor que Messi nesse ano. O mundial também conta

    • Kafka
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:00 pm

      A imprensa Argentina puxa por MEssi? a Imprensa Argentina muitas vezes nem sequer vota no Messi….isso em Portugal é impensável, o Cristiano levou SEMPRE a votação máxima dos jornalistas portugueses….isto para não falar que é crime em Portugal algum jornalista ousar criticar o Cristiano, já o Messi é rasgado de cima abaixo na imprensa argentina, dia sim dia não

      • irafael
        Posted Dezembro 3, 2019 at 9:24 am

        Não é bem assim. Messi só começou a ser rasgado na imprensa Argentina depois de na copa América dizer que já não voltava

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 2, 2019 at 10:23 pm

      Não há qualquer comparação entre o marketing do Ronaldo e do Messi. O Ronaldo tem Jorge Mendes, assessoria no Instagram, entrevistas “pagas a choro” (como se diz a gozar com o programa da Júlia Pinheiro) e uma data de adereços ridículos (esta agora de surgir com uma fitinha da Nike no cabelo é a última tentativa de ser falado extra-futebol). O Messi tem o quê, mesmo? Ah, uma bela família.

      • irafael
        Posted Dezembro 3, 2019 at 9:26 am

        Tem a imprensa catalã e o próprio Barcelona. Ainda ontem um diretor do clube disse que Messi devia ter mais 10 BO que Ronaldo. Isso não é marketing e falta de noção, como também acontece com Ronaldo?

        • Pactum Santorum
          Posted Dezembro 3, 2019 at 12:52 pm

          E daí? Até é uma opinião que já li por aqui muitas vezes. Qual seria o mal de a proporção ser 11 para 1 ou 12 para 2? Se o Ronaldo fosse o 2º em todas as votações que perdeu…

          O Van Dijk perdeu este ano por 7 pontos apenas! E até foi quem ganhou em mais países, logo pode sentir-se completamente realizado, só lhe faltou o troféu mesmo.

          • Artur Trindade
            Posted Dezembro 3, 2019 at 4:59 pm

            Diz-me então que a conclusão lógica do teu raciocínio é que para ti, o Ronaldo é de longe o 2º melhor jogador da história. Apenas esse jogador conseguiria vencer duas vezes ao melhor de longe da história (Messi), ficando em 2º em todas as outras vezes.
            Se é o teu pensamento deixa um pequeno elogio ao 2º melhor jogador da história. É merecido.

            • Pactum Santorum
              Posted Dezembro 3, 2019 at 6:32 pm

              Da história? O prémio analisa ano civil a ano civil, e eu limitei-me a explicar que não era uma ideia descabida existir um eterno 2º, como existe nalguns desportos.

              • Artur Trindade
                Posted Dezembro 3, 2019 at 9:27 pm

                Mas nunca houve na história, nenhum jogador que fosse top2 durante 15 anos, ainda para mais juntamente com o melhor da história.
                Admites então que o Ronaldo é indiscutivelmente o 2º jogador de sempre.
                Ou a tua conclusão é que o Messi é o melhor da história e o Ronaldo é um impostor.

                • Pactum Santorum
                  Posted Dezembro 3, 2019 at 11:37 pm

                  Se houve ou não, não sei. Para mim, pelo menos um 1/3 de todas as Bolas de Ouro foram mal atribuídas. E bem que me parece que falar em melhor da História envolvendo jogadores ainda em atividade é uma discussão estéril, porque só quando acabarem a carreira é que se pode comparar.

  • Gunnerz
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:08 pm

    Já deveria estar com umas 8 bolas de ouro pelo menos. Mas que seja o que tem mais bolas de ouro no mínimo, outra coisa seria completamente irreal tal é a diferença para qualquer jogador do mundo. Messi é por larga margem o GOAT e o único ET a residir neste planeta.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:07 pm

    a ultima frase do negrito do VM diz tudo, basicamente desta vez venceu o melhor…

  • Eder the Best
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:05 pm

    Na minha opinião tendo em conta o insuficiente que fez na selecção (ao nível de selecções nem nos 100 melhores do mundo estaria), não merecia o prémio. O futebol durante todo o ano mede-se por conquistas em clubes e selecções.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:37 pm

      Por isso é que acha que o Éder é o melhor (the best)!
      Está tudo explicado, say no more.

    • Pulga
      Posted Dezembro 2, 2019 at 9:47 pm

      O Messi até se podia sentar ao lado da bandeirinha os 90 minutos de todos os jogos pela Argentina que ia continuar a ser o melhor de sempre, porque um jogador que está 20 degraus acima de qualquer jogador em todos os momentos ofensivos do jogo durante 15 anos só pode ser considerado o GOAT.

      • El Pipito
        Posted Dezembro 3, 2019 at 12:43 am

        O Messi não esteve acima de qualquer um em todos os momentos ofensivos do jogo durante 15 anos.

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 2, 2019 at 9:12 pm

      Chega de internet por este ano.

  • Iosonopaulo
    Posted Dezembro 2, 2019 at 9:05 pm

    Uma mentira dita muitas vezes … Messi ganhou 1 mundial sub 20 e foi campeão olímpico. Não é a Copa América, não é o mundial mas, são títulos pela albiceleste.
    Não há ninguém que se equipare a este génio. Marca golos que se farta, golos de antologia jogo sim jogo sim, constrói, pauta jogo, é um maestro autêntico !! CR não é top 3 há 2 anos e ainda cheirar o top 5 é de uma sorte e tanto. Isto para ser justo estava em Messi com 7 bolas d’ouro e o CR com 5 !!

  • Filipe22
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:58 pm

    Um pouco à semelhança de LeBron James, já teria mais prémios de melhor do mundo se quem os atribuísse não se cansasse de votar nele. GOAT

    • NinjaDaBola
      Posted Dezembro 2, 2019 at 9:11 pm

      Esse é também o truque da NBA. Vota-se o jogador mais valioso e não o melhor xD
      LeBron é o melhor jogador praticamente desde que começou a jogar ahah
      Mas ser o mais valioso tem muitas interpretações. Pode ser o mais valioso para a equipa, o que valeu mais pontos, o que valeu mais vitórias… Se fosse o mais valioso economicamente, também ganhava o James :P

  • NinjaDaBola
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:56 pm

    Opinião popular, ao que parece, mas, para mim, tinha ganho Virgil Van Dijke com Messi em claro 2º lugar.

    O ano passado, o jogador mais influente foi Virgil, na minha opinião. Acho que estes prémios, e a opinião pública no geral, giram muito em torno do ataque, descurando-se sempre a defesa.

    O ano de VVD foi monstruoso, há muito que não se via um central assim, tão completo, unânime e imperial.
    Se é certo que Messi, entre os dois, é o melhor jogador, para mim, pelo que o prémio simboliza (o melhor jogador do ano), eu teria-o entregue a VVD por uma questão de reconhecimento do que fez. Conquistou mais que Messi (incluindo um 2º lugar na Liga das Nações com uma equipa que nem tinha ido à competição de seleções anterior por sua clara influência – não só, obviamente).

    Um defesa merecia este reconhecimento. VVD não tem hipótese de marcar os golos (e mesmo assim marca alguns), tem outro trabalho na equipa.
    Messi e companhia também não defendem e não são prejudicados por isso.
    Acho que o futebol não é só atacar e marcar e esta tinha sido uma boa oportunidade de celebrar isso.

    Vejam o papel que um defesa tem de ter e comparem com aquilo que VVD faz/fez. Não falha um único ponto.

    Não digo que o prémio a Messi é injusto, é claro que não é. Mas Virgil merecia-o muito mais que Modric o ano passado, por exemplo. O futebol não é só marcar golos e dribbles (o Messi também não é só isso, bem sei). Enfim, teria ficado mais bonito uma vitória em ex aequo.

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 2, 2019 at 10:25 pm

      Essa é uma falácia já muito desmistificada aqui no VM. O Messi é dos melhores na posição dele a defender, já o Ronaldo atrapalha muito quando se lembra de ir à defesa, tipo nos cantos.

      • NinjaDaBola
        Posted Dezembro 2, 2019 at 11:52 pm

        Mas alguém (vide: eu) falou aqui no Ronaldo?
        Messi recupera algumas bolas, daí a dizer que é dos melhores defensivamente vai um esticão.
        Certamente nunca viste aqueles avançados que pressionam a defesa contrária.

        • Pactum Santorum
          Posted Dezembro 3, 2019 at 7:01 am

          Fazer pressão é igual a roubar bolas na defesa depois de fazer o campo todo? Messi faz isso, pressão é para os avançados do Lage.

          • NinjaDaBola
            Posted Dezembro 3, 2019 at 10:28 am

            Pressão é para os avançados do Man City, por exemplo.

            A dizer que o Messi é dos melhores é porque nunca viste com atenção o Bernardo Silva, por exemplo.

            • Pactum Santorum
              Posted Dezembro 3, 2019 at 11:58 pm

              O Bernardo ainda não tem um domínio do campo que lhe permita igualar os heatmaps do Messi. Teria que ter mais físico também, ou não correr durante o jogo e andar a passo como o Messi.

              • NinjaDaBola
                Posted Dezembro 4, 2019 at 1:27 pm

                Não sou um cientista no que toca aos heatmaps do Messi, mas diria que a sua posição em campo reflete sobretudo 2 itens:
                – Liberdade concedida pelos treinadores
                – Sua vontade em organizar o ataque

                Não acho que reflita a sua capacidade de recuperação de bolas e defesa

      • Oldasity
        Posted Dezembro 2, 2019 at 11:11 pm

        Bem verdade. Nesta fase da carreira já não é tão forte no momento defensivo como era antes, o que é normal.

        Ainda ontem contra o Atlético a primeira oportunidade de golo que o Barça teve, teve de ser Messi a ir roubar a bola ao Herrera, correr com ela e fazer a assistência para Rakitic.

  • Kacal
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:54 pm

    Outros não, outro porque CR7 durante 10 anos esteve muito acima de todos os outros e o mais perto de Messi. Depois MUITO acima desde 2008 discordo, Ronaldo superou num ou outro ano e noutroa equilibrou. Lá porque nos últimos 2-3-4 anos o CR decaiu e neste momento Messi não tem oponente, não significa que se apague tudo que veio de trás, mas nada que não esteja habituado e começando a decair o Ronaldo iria sempre levar no cortiço, mas não apaguemos o passado.

    Posto isto. Messi é o melhor do Mundo e em 2019 não houve igual, totalmente merecido e justo, Parabéns a ele!! 6-5 em Bolas de Ouro acho bem. PARABÉNS ao Messi!!

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:48 pm

    O VM diz tudo aqui.

    Messi merece tudo, nos últimos 2 anos tem sido mesmo surreal quer o nível que apresenta quer o absurdo dos roubos de BO que sofreu.
    É o melhor de sempre. O meu preferido é Maradona, pelo estilo, pelo carisma, porque adoro aquele futebol selvagem de D10s, que R9 também tinha, mas Messi é o melhor no cômputo geral.
    Há que saber diferenciar de vez a preferência pessoal do mérito dos jogadores.
    Parabéns LM, mereces isto!

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:48 pm

    Mais do que justo, indiscutível…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:47 pm

    Eu adoro o Cristiano tal como já aqui o mostrei, mesmo tendo algumas “discussões” com o Kafka entre Messi-CR, mas não tenho palas.. Messi é de muito longe o melhor jogador do mundo, sou da opinião que CR devia ter vencido no ano passado mas já lá vai..
    Em relação ao ano de 2019, apesar de Messi só ter vencido a La Liga desta vez juntou a isso numeros na Champions e Bota de Ouro e sendo assim é muito merecido, considero que o VVD ter vencido o premia da Uefa foi justo porque premiou o melhor jogador da equipa vencedora da Champions.
    Parabéns Messi :D

  • MuchoG
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:41 pm

    Messi é o melhor jogador de futebol de sempre.
    Ronaldo tem imenso mérito em ter lutado taco a taco contra o melhor jogador de sempre no seu pico e mesmo assim ter sido superior em algumas épocas, não concordo com a afirmação de Messi estar muito acima de todos desde 2008 visto que está ligado a alguns desaires grandes, entre eles a final da Copa América onde falha o penalti e os desastres contra Roma e Liverpool, também não vence uma Champions desde 2015. Também não tirar mérito a Ronaldo que já teve épocas a um nível absurdo onde não devia dar vergonha a ninguém ficar em segundo, nem a Messi.
    Posto isto sem Champions ou com Champions foi de longe o melhor jogador em 2019 e merece o prémio tal como mereceu os 5 anteriores e como Ronaldo mereceu os seus 5.
    Ainda tem tempo para mais uma ou duas mas atenção a Lewandowski que está já com um total de golos ridículo na época e pode muito bem ganhar se o Bayern chegar longe/vencer a Champions.
    De qualquer das maneiras Messi neste momento é o melhor jogador do mundo e bem destacado.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:41 pm

    Não há nada indiscutível, mas há coisas que se aproximam.

  • Andre67
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:40 pm

    Kafka, podes parar de hiper ventilar com as entrevistas de Ronaldo que lhe iam dar a bola de ouro..

    Prémio super justo, Messi atualmente está um patamar acima de todos os outros

  • André Dias
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:40 pm

    Messi foi indiscutivelmente o melhor deste ano e até do ano passado. Ainda pensei que perdesse a Bola de Ouro para VVD ou Mané devido ao peso que a CL tem neste tipo de prémios mas fez-se justiça. Esteve acima de toda a concorrência e apresentou uma consistência incrível.

    Ronaldo não devia estar no top 4. Há pelo menos 20 jogadores que estiveram melhor em 2019.

  • Zamorano
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:40 pm

    Indiscutível.

  • Teixas
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:39 pm

    Não ha muito a dizer. Partilho da mesma opinião mas se disser isto num cafe quase me matam.

    A verdade é que Messi é o melhor do Mundo, sempre o foi e parece que sempre o será até arrumar as chuteiras. Não há jogador mais completo.

    Os meus parabéns!!

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:39 pm

    Justo. Justíssimo. O Melhor de Sempre no Futebol tinha de ser o vencedor da Bola de Ouro. Leo Messi pode não vir a ganhar nenhum Mundial, mas já faz parte da História do Futebol Mundial. Sendo o argentino um ídolo para mim é com orgulho que vejo Leo Messi vencer a sua 6ª Bola de Ouro.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Fui o único que não reconheceu à primeira o Didier Drogba? ehehe

  • Joao X
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:38 pm

    Normal.

  • Kafka
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:38 pm

    Tudo o que não fosse a vitória de Messi seria escandaloso, foi claramente o melhor jogador deste ano e é de longe o melhor o jogador deste século

    Desta vez o marketing e as choradeiras não surtiram o efeito felizmente, porque o futebol não deve ser marketing e entrevistas com choradeiras, mas sim dentro de campo….ainda assim a falta de vergonha na cara continua e mais uma vez o Cristiano não comparece numa gala que não vence, mas não surpreende, visto ser tratado como um garoto mimado em Portugal, óbvio que irá continuar a ser eternamente um garoto mimado e nunca se fará nem agirá como um Homem a sério

    • Miguel Mendes
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:22 pm

      De longe o melhor jogador do século? O Ronaldo brasileiro era tão bom ou melhor mas mesmo que não o fosse o Messi não seria de longe melhor que ele.

      • Kafka
        Posted Dezembro 3, 2019 at 8:04 am

        Errado… O Fenómeno do Barça/Inter era tão bom ou melhor que o Messi mas esse Fenómeno jogou no século passado… O Fenómeno deste século já era um nível claramente inferior ao Messi (apesar de mesmo um nível inferior chegar para ser o melhor do Mundo naquela altura).. Portanto neste século Messi é de longe o melhor

    • El Pipito
      Posted Dezembro 2, 2019 at 8:55 pm

      Mais uma vez o Kafka a mostrar como adora o Cristiano. Até quando o Messi ganha um prémio extraordinário, sente a necessidade de falar do seu querido Cristiano.

      • Kafka
        Posted Dezembro 2, 2019 at 9:19 pm

        E mais uma vez tu a mostrares como me adoras, pois comentas todos os meus comentários…já sei que me veneras

    • Andre67
      Posted Dezembro 2, 2019 at 8:55 pm

      Se o Ronaldo é garoto, tu então nem sei..

      • Kafka
        Posted Dezembro 2, 2019 at 9:18 pm

        Isso é para eu me rir? Nem que o Cristiano nasça 10 vezes….por onde queres mesmo começar? tenho os impostos em dia e ao cêntimo, só isto arruma a conversa entre quem é o garoto e o Homem

        • Francisco Torgal
          Posted Dezembro 3, 2019 at 2:42 pm

          Tecnicamente não sabemos se tens os impostos em dia, tal como tu não confias no Ronaldo segundo a lógica as tuas afirmações valem o que valem. Não concordo com a tua lógica mas se é para segui-la…

        • Andre67
          Posted Dezembro 3, 2019 at 10:39 am

          Não sei quem és fora deste espaço, mas depois desse comentário, já sei quem não és… o Messi :)

          P.S. : Antes que comeces para ai a hiper ventilar, fica sabendo que estou apenas a recorrer a uma coisa chamada humor.. Porque pareceu-me a única maneira de responder a um comentário tão hilariante

        • Kacal
          Posted Dezembro 2, 2019 at 11:29 pm

          O Cristiano foi 5x melhor do Mundo de futebol, não tem tempo para andar num blog a toda a hora a falar de ti!

          • PedroLareira
            Posted Dezembro 3, 2019 at 10:15 am

            Claro que tem. Ele e toda sua entourage demencial. Basta ver os posts ontem da irmã e do “chega-me isto” Miguel Paixão.

            • Kacal
              Posted Dezembro 3, 2019 at 1:20 pm

              Só me dás razão, essa tal “entourage” fala por ele porque ele não tem tempo. Que falem na tentativa de vencer a Bola de Ouro, acredito. Agora do Kafka não me parece que se preocupem, sinceramente.

              • Francisco Torgal
                Posted Dezembro 3, 2019 at 2:44 pm

                Deixa Kacal, vivem num mundo aparte.
                O extremismo de opinião da família (que até se entende por serem familiares) é infundamentado claro, mas o pessoal gosta de conspirar e acha que o Ronaldo tem toda uma estratégia montada à base de entrevistas e de posts de pessoal que quase ninguém deve ligar.
                Quando o Van Dijk disse que o Messi devia ganhar também deve ter sido o Messi a encomendar-lhe e prometia que não lhe fazia uma cueca na Champions.
                Enfim!

                • Kacal
                  Posted Dezembro 3, 2019 at 7:53 pm

                  Eu deixo Francisco, já é raro comentar nestes posts, mas gosto de ler o que dizem e por vezes é impossível não responder, mas já é mais raro. De resto, totalmente de acordo, vivem num Mundo imaginário só deles certos users aqui. Que teorias, é preciso tempo e paciência para as criar! Eheh

          • Kafka
            Posted Dezembro 3, 2019 at 8:05 am

            Oi?

        • Diogo Moura
          Posted Dezembro 2, 2019 at 11:25 pm

          Ahahah ? Esse argumento é lindo, mas conheço uns quantos com impostos em dia que são uns garotos.
          A questão jamais será essa, mas para os efeitos, Ri-me à farta com a resposta!

          • Kafka
            Posted Dezembro 3, 2019 at 8:07 am

            Sabes a importância vital para o estilo de vida ocidental do pagamento de impostos não sabes? Sabes que sem impostos todo o modelo social implementado na Europa se desmorona não sabes? Senão sabes devias saber, pelo menos qualquer Homem que se preze devia saber e por isso os Homens pagam impostos, já os garotos fogem dos impostos

    • Francisco Torgal
      Posted Dezembro 2, 2019 at 8:51 pm

      Até na vitória do Messi tentas denegrir o Ronaldo quando andavas a fazer “choradeira” a dizer que ele ia ganhar. Só tu é que tentas equiparar entrevistas ao futebol do Messi. Veneras com razão o Messi mas pareces o equivalente a uma claque que quando ganha canta sobre o rival.
      Todos os que ficaram no top30 da Bola de Ouro e não foram são mimados? Não fica bem ao Ronaldo mas faz-me confusão a tua seletividade.

      • Joao X
        Posted Dezembro 2, 2019 at 9:04 pm

        O Kafka é “obcecado” pelo Cristiano, é verdade, mas tudo o que disse neste comentário (e noutros) é a mais pura das verdades.

    • André Dias
      Posted Dezembro 2, 2019 at 8:45 pm

      Quando Ronaldo termina no top 4 depois de um ano tão fraco, eu diria que o marketing fez efeito até em demasia.

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 2, 2019 at 8:43 pm

      Kafka,

      Sobre o Messi, concordo contigo. Bola de Ouro justíssima.

      Quanto à ausência de Cristiano Ronaldo na gala, penso que o Mané também não esteve presente, acho eu. Mas posso estar enganado.

      Saudações Leoninas

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 2, 2019 at 8:58 pm

        Não posso garantir mas acho que se adoptou a política de revelar antecipadamente os vencedores para evitar mais tensão e creio mesmo que se “aconselhou” quem não gostasse de perder a nem vir só para evitar confusões. O caso do Mané (se te referes ao Sadio) pode ter que ver com ser do Liverpool e ser a questão delicada de lhe perguntarem se merecia o Van Dijk ou o Leonel, e se ele respondesse o segundo parecia mal aos adeptos e se respondesse o primeiro gerava-se logo polémica para um mês, assim creio que o Mané fez bem em não ir.

        • Francisco Torgal
          Posted Dezembro 2, 2019 at 9:19 pm

          Percebo o que dizes mas o Mané pode ir e não responder a perguntas inconvenientes. Há de ter as suas razões, mas não acho que faça a viagem em função de possíveis perguntas. O Van Dijk, naturalmente, nunca mencionou sequer Mané e não hesitou em dizer que Messi merecia mais, e todos concordamos.

          • Joga_Bonito
            Posted Dezembro 2, 2019 at 9:43 pm

            Mas creio que ao VVD é mais fácil dizer que Messi é o melhor,porque lhe dá um ar humilde, já ao Sádio não fazer aquele forcing para ganhar um red poderia cair mal nos adeptos ingleses que são muito nacionalistas. acho que foi por aí.

            • Pablo
              Posted Dezembro 2, 2019 at 9:50 pm

              Teorias e mais teorias…

              • Joga_Bonito
                Posted Dezembro 2, 2019 at 10:51 pm

                Na vida só a morte é certa, resto temos todo o direito a especular, desde que dentro de limites lógicos. Ou vamos acreditar que a FIFA baniu o Sadio de ir? Ele nem quis ir para evitar polémicas, é o mais lógico pensar.

                • Daniel Goncalves
                  Posted Dezembro 3, 2019 at 4:20 am

                  Nada disso me parece polemico.. Pode ter tido um problema familiar/pessoal, pode nao gostar nada deste tipo de coisas e mesmo que ganhasse ia meio contrariado, etc..

        • Estigarribia
          Posted Dezembro 2, 2019 at 9:11 pm

          Joga_Bonito,

          Obrigado pela informação. Em relação ao Sadio Mané (sim referia-me a ele), não me parece que o senegalês revelasse mau perder já que é um jogador humilde e trabalhador e sabe perder. Penso que não seria pelo Mané que haveria confusão.

          Ainda em relação à Bola de Ouro, achas que o Leo Messi já pode ser considerado o sucessor de Diego Armando ou só com a conquista do Mundial? É uma questão que muitas vezes me coloco…

          Saudações Leoninas

          • Joga_Bonito
            Posted Dezembro 2, 2019 at 9:27 pm

            O Mané também me parece humilde, acho que quis evitar polémicas apenas.
            Para mim, Messi não precisa do Mundial para ser o melhor de sempre, como D10s não precisou da Champions, acho que ele é o melhor de sempre, mas Maradona é o meu favorito. Messi é melhor no computo geral dos parâmetros de avaliação.
            Depois a questão de quem gostamos mais é distinto.
            Nesses coloco D10s e R9.

            • Estigarribia
              Posted Dezembro 3, 2019 at 12:18 pm

              Concordo. Quer Leo Messi, quer Diego Armando têm o seu lugar na história do futebol mundial, mesmo que um não tenha vencido o Mundial e outro não tenha vencido a Champions. E ambos mereciam essa alegria.

              Por fim, naqueles jogadores que mais gosto, eu coloco Leo Messi, Ronaldinho Gaúcho e Thierry Henry (o francês também merecia, pelo menos, uma Bola de Ouro).

              Saudações Leoninas

              • Joga_Bonito
                Posted Dezembro 3, 2019 at 6:41 pm

                O Henry penso que teve o azar de coincidir com uma geração fortíssima e na França era eclipsado pelo Zizou.
                Outro deus que passou ao lado de mais reconhecimento foi Dennis Bergkamp, um mago autêntico.

            • Filipe Ribeiro
              Posted Dezembro 3, 2019 at 11:16 am

              O Maradona não teve umas 15 participações na Champions para poder vencer uma.
              Nem jogava numa equipa candidata a vencer a Champions mesmo sem ele.
              Isto do Messi melhor do século concordo, está a jogar na mesma era e com os mesmos critérios de todos os outros, agora de sempre não tem lógica.

              • Joga_Bonito
                Posted Dezembro 3, 2019 at 6:40 pm

                Eu sei que defendes que não se pode dizer que há um melhor e há de facto uma lógica nisso, porque as diferenças podem ter marcado e muito as carreiras, consoante factores como as equipas em que jogaram, os relvados, as bolas, as chuteiras, a preparação física, mas apesar de tudo é possível observar a um certo ponto jogadores que jogariam ainda hoje e que foram craques no futebol romântico e atletas de hoje que seriam craques nos anos 60.
                O que é mais lógica especular é se seriam exactamente iguais e aí entram os “ses”. Se Maradona tivesse a preparação física que hoje se tem e fosse para um Barça como o actual ou o dos anos 90 (nem falo do de Pep), o que ele seria? Se Messi fosse teletransportado para os anos 70 o que seria?
                Acredito que Maradona hoje ainda fosse mais rápido a pensar e chegasse mais à área e logo marcaria mais, e com a magia que tinha, neste futebol excessivamente tactico ainda seria mais endeusado e diferenciado dos outros.
                Creio que Messi, com a vertiginosa inteligência de pensamento/rapidez de execução, poderia ainda fazer mais estragos em certos pontos naquele futebol mais romântico, mais aberto, mas também levaria duas pranchadas por cada jogo e ficaria muito mais tempo no estaleiro.
                A questão é que talvez nunca saibamos a resposta a isso, agora se analisarmos os parâmetros de analise de um craque, Messi é o melhor no geral,a agora é claro que há factores do contexto de cada época que podem influenciar e muito isso.

                • Filipe Ribeiro
                  Posted Dezembro 3, 2019 at 9:09 pm

                  Eu nem estava a falar por essa ideia das coisas.
                  Mas já que foste por aí o Maradona só tinha a ganhar por uma mudança para a era do Messi e ele só perdia para a década dos 70.
                  O Messi nunca começava no Barcelona com 17 anos porque só jogavam 2 estrangeiros por equipa naquela altura, não ia às Champions todos os anos como vai agora alimentar o seu número de golos recordes e mais não sei o quê, não tinha uma constelação de estrelas ao seu lado, etc etc, nem falo dos relvados, botas, bolas, pancadaria, medicina desportiva e tudo o resto.
                  Messi é Ronaldo foram extremamente favorecidos por este novo contexto que os rodeia, são os melhores deste século e apenas isso, como não dá para comparar um Maradona com um Puskas que a sua melhor fase jogava na Hungria e o resto do mundo não o vi e quando chegou ao Real já não jogava futebol há 2 anos e com 18 kilos a mais.

  • Alvaromoreira
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:38 pm

    Pode não ter ganho a liga dos campeões ou a copa América mas o messi foi de longe o melhor jogador do mundo este ano e sobretudo o mais decisivo. Van dijk também merecia, mas penso que o argentino é o mais justo vencedor

  • AndreChaves9
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:37 pm

    O melhor do mundo de longe. Só não é 100% consensual porque o Marketing não deixa. Pelo menos dentro do mundo de futebol já é 90%

  • Khal Drogo
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:37 pm

    Quanto à vitória de Messi, nada a dizer. É o melhor do mundo e o melhor que já vi.
    Quanto aos portugueses, se isto é referente ao ano civil, ficaram todos mais acima fo que mereciam. Se isto é referente à época passada, Bernardo até podia ter ficado melhor classificado.

  • E o que temos
    Posted Dezembro 2, 2019 at 8:35 pm

    GOAT. Merecia ter 7/8 bolas neste momento mas estamos na era do marketing e ele nao se soube adaptar a isso

    • Fantantonio
      Posted Dezembro 2, 2019 at 10:17 pm

      Acho que não é bem não saber, é mais não se interessar. Nunca me pareceu que Messi fosse o tipo de atleta que tem os prémios individuais como principal objetivo ou que goste de ter os holofotes particularmente virados para ele.
      Não o conheço pessoalmente, claro, mas é o que parece.

Deixa um comentário