Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Messi já leva 5 golos na Champions e alivia má fase do Barcelona; Icardi e Nainggolan dão mais 3 pontos ao Inter

Noite de muitos golos em Wembley, com o Barcelona a sacudir a crise e Messi a marcar mais dois na Champions e a dar novo recital em Terras de Sua Majestade. Também em destaque estiveram Coutinho, que marcou e assistiu, e Jordi Alba, que contribuiu com três passes para golo. Já o Inter venceu novamente, confirmando a boa fase que atravessa (5 triunfos consecutivos) e cavando um fosso no grupo para PSV e Tottenham.

Na 2.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, o Barcelona foi a Wembley vencer o Tottenham por 4-2. Coutinho inaugurou logo o marcador aos 2 minutos e, aos 28′, assistiu Rakitic para o 2.º dos catalães. Os Spurs reduziram por Kane já na 2.ª parte, mas Messi fez o 3-1 minutos depois, tendo bisado já em cima dos 90′. Pelo meio Lamela reduziu, mas de nada valeu, tendo o Tottenham zero pontos em duas jornadas. Já o Inter venceu em Eindhoven (2-1) e somou igualmente o segundo triunfo na prova. O PSV até saiu na frente, com Rosario a dar vantagem à turma de Mark van Bommel no minuto 27, mas, tal como na ronda inaugural, o Inter deu a volta graças a golos de Nainggolan e Icardi, aos 44′ e aos 60′, respectivamente. Deste modo, os Nerazzurri somam 6 pontos e dividem a liderança do grupo com o Barça.

78 Comentários

  • Eusebio
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:10 pm

    E o Modric é o melhor do mundo…

  • Kafka
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:12 pm

    O que vale é que segundo alguns a La Liga é para bater em mortos, e a Premier League é de outra galáxia… Mas depois quando as equipas inglesas defrontam as espanholas, a história termina sempre da mesma forma, as equipas inglesas a levarem forte e feio das espanholas…

    • Eusebio
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:18 pm

      Faz este exercício:
      Atletico, Barcelona e Real Madrid.
      Arsenal, Man Utd, Man City, Tottenham, Liverpool e Chelsea.
      Confirmas que 3<6?

      • Kafka
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:22 pm

        O ano passado o Sevilha que nem sequer ficou nos 4 primeiros classificados, arrumou com a 2a melhor equipa da Premier League, o United…. Já está época o United não conseguiu vencer o Valência

        O futebol espanhol é muito mais que Real, Barça, Atl Madrid

        • Eusebio
          Posted Outubro 3, 2018 at 10:34 pm

          Assim como o futebol inglês é muito mais que United

        • Nodlehs
          Posted Outubro 3, 2018 at 10:47 pm

          A qualidade do top 3 espanhol é superior ao top 3 inglês, nisso não há dúvidas.
          Depois considero Arsenal, Tottenham e United superiores a Valencia, Sevilla e Bilbau por exemplo.
          Agora no que diz respeito a vitórias nas competições europeias o espanhóis têm arrasado tudo desde da era Guardiola ( vitórias de Atlético de Madrid na altura) o hatrick do Sevilla, o hatrick do Real Madrid (4 em 5) e as do Barcelona. O domínio é claro. Mas também entendo que a maioria prefira a BPL (ambientes fantásticos, estádios cheios) mas acho a La Liga muito superior em aspectos tácticos e no saber lapidar e fazer crescer os jogadores, tivessem as equipas espanholas da 2° metade da tabela o orçamento que tem as inglesas…

      • Consuela
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:28 pm

        Valencia, Sevilla…

      • Sykander
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:28 pm

        De facto sao 6. Agora pegas nesses 6 e que joguem contra o Barcelona e contra real e atlético e veremos quem ganha mais jogos… quando o United nem ao Valencia ganha Valencia esse em crise de resultados esta tudo dito. O United está de rastos mas é raro uma equipa inglesa ganhar a uma espanhola. A liga inglesa é boa porque la joga se para o espetáculo, no resto da Europa joga se para ganhar…

        • Dca
          Posted Outubro 3, 2018 at 10:49 pm

          Sim, se esses 3 são superiores aos 6 da Premier League, a Liga Espanhola é de uma competitividade extrema, ui. Nem são sempre os mesmos 3 a ganhar nem nada (ou melhor os mesmos 2). É que confundem qualidade com competitividade. E por Barça e Real terem os melhores planteis do mundo é que a Liga é pouco competitiva.

          • Mantorras
            Posted Outubro 4, 2018 at 12:06 am

            Nao, mas nao invalida que se jogassem em Inglaterra essa competitividade deixaria de existir porque se destacariam dos demais na mesma, ou nao?

      • Teixas
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:29 pm

        É verdade que a PL tem 5-6 candidatos ao titulo todos os anos, contribui para um campeonato mais competitivo e com maior emoção.

        Mas também é verdade que os 3 candidatos (Barça, Real, Atlético) se têm provado consistentemente superiores aos ingleses ao longo dos anos.

      • Manel Ferreira
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:33 pm

        Mas o Tottenham tem sido assim tão superior ao Sevilla, por exemplo, em termos de épocas europeias? E o que é que o Arsenal tem feito assim tão de relevante nos últimos anos em relação a um Valência/Sevilla? Ir de vela sempre nos oitavos, muitas vezes passando o grupo à rasquinha ? (ainda me lembro quando passaram o Olympiakos por diferença de golos…)
        Mais do que futebol propriamente dito, muito desse 6-3 vem mais da “imagem”, e aí concordo que os ingleses dão coça aos espanhóis. Já no futebol propriamente dito é outra questão…

      • Mantorras
        Posted Outubro 4, 2018 at 12:05 am

        Nao sao 3, sao 2, o Atletico consegue lutsr a espacos, mas nao e o colosso que os outros sao. E nao e o Atletico, nem o Valencia, nem o Sevilha, etc, porque o nivel de Real e Barca e realmente muito alto. Em Inglaterra sao 6, mas o ano passado foi so 1 e se Real e Barca la estivessem passariam a ser 2 e apenas 2 com os outros a lutar pela champions, como lutam Valencia, Atletico e Sevila em Espanha… normalmente.

    • Dca
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:52 pm

      Adoro estes teus comentários em que numa frase te contradizes. Então um Barcelona arruma um Tottenham, na Liga Espanhola apanha equipas completamente inferiores e ainda dizes que não batem em mortos. Deste foi mais uma razão válida para a competitividade da Premier League ser superior à da Liga Inglesa. Se os grandes Ingleses são inferiores aos Espanhois, então a Premier League só pode é ser competitiva. E já agora, se tanto Barcelona e Real Madrid têm dos dois melhores planteis do Mundo, é porque a Liga Espanhola é cá de uma competitividade.. Varia tanto nos vencedores.. Enfim.
      Continuem a confundir qualidade com competitividade.

      • Manel Ferreira
        Posted Outubro 3, 2018 at 11:09 pm

        Ou seja, estás então a admitir que muita da competitividade inglesa é um bocado nivelada por baixo…
        E onde é que a Liga Inglesa varia assim tanto nos vencedores? Nos últimos 10 anos, tiveram 4 campeões, apenas mais um campeão que em Espanha. E um desses campeões foi o Leicester, que foi uma história muita bonita, sim senhor, mas que sé veio comprovar a questão do nivelamento por baixo.
        O City, goste-se ou não, veio trazer de facto uma equipa de inquestionável qualidade ao futebol inglês, podendo agora ser acompanhado pelo Liverpool nesse aspeto (ainda precisam de ser campeões).
        Mas foi algo que não existiu durante muito tempo no futebol inglês. É fácil haver competitividade, quando durante muitos anos não havia nenhuma equipa de grande qualidade lá.

        • Kafka
          Posted Outubro 3, 2018 at 11:12 pm

          Na mouche Manel Ferreira, o DCA com isto só está a admitir que afinal de contas o nivelamento da Premier Leguae é um nivelamento por baixo e não por cima como querem fazer querer…

          • Dca
            Posted Outubro 3, 2018 at 11:33 pm

            A admitir o que se não há nada para admitir pois a conversa era sobre a competitividade. Ou agora estás a desviar o assunto para a qualidade? Quando foste tu que falaste na competitividade. Sim é mais competitiva e nivelada por baixo.

            • Kafka
              Posted Outubro 3, 2018 at 11:54 pm

              Mas queres falar em competitividade quando o City acabou de fazer 100 pontos? Real e Barça já não fazem 100 pontos desde 2013, já passaram 5 anos… E já agora este ano Real e Barça já perderam 7 pontos, já Liverpool e City apenas perderam 2 pontos… Portanto se Real e Barça batem em mortos, o City que por sinal sempre que sai da ilha é uma miséria, andou a bater no quê quando fez 100 pontos?

              • Dca
                Posted Outubro 4, 2018 at 12:31 am

                Nas últimas 6 épocas o pódio da Liga Espanhola teve sempre as mesmas equipas: Atlético, Real e Barcelona.
                Em Inglaterra nas mesmas épocas:
                United, City, Chelsea, Liverpool, Arsenal, Leicester e Tottenham.
                Mas ainda me pergunto como é que estamos a comparar a competitividade de ambas as ligas. É só ridículo.

          • Manel Ferreira
            Posted Outubro 3, 2018 at 11:39 pm

            Mas eu admito que a coisa está a mudar um bocado, Kafka. Este City do Guardiola veio trazer um nível que a EPL não teve durante anos. Curiosamente, os fãs ferrenhos da EPL acham que o City está a “estragar o campeonato” com as suas goleadas e os seus 100 pontos, ahah.
            O Liverpool também teve um aumento de qualidade enorme, mas ainda é relativamente “unproven”, apesar do excelente trabalho do Klopp.
            Mas clubes desta qualidade foi algo que não existiu em Inglaterra desde talvez a saída do CR7 do United, ou no máximo, a reforma do Ferguson. Nesses anos 2012-16, havia de facto um nivelamento por baixo que atingiu o seu paroxismo com o título do Leicester, um clube que nem por sombras seria campeão em Espanha, ou Alemanha, onde havia clubes de verdadeiro topo europeu.

            • Kafka
              Posted Outubro 4, 2018 at 12:41 am

              Manel Ferreira

              Nisso concordo com tudo, o City, Liverpool e até este Chelsea de Sarri, parece estarem a querer dar o passo em frente para passarem a tratar por tu Real, Barça, Juve, Bayern… Agora ao darem esse passo em frente, e passando a estar ao nível de Real, Barça, Bayern, Juve, lá cai o mito que na liga inglesa não há goleadas, e é tudo muito difícil e que Real e Barça nunca passariam na Premier League e etc…. O City o ano passado provou que qualquer equipa de topo passaria na Premier League

        • Dca
          Posted Outubro 3, 2018 at 11:31 pm

          Então e que seja por baixo, no entanto é mais competitiva que a Espanhola que era isso que estava em causa. Não vale a pena desviar o assunto.

  • v de vendetta
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:13 pm

    Messi e Alba a serem os mesmos de sempre fantásticos, alba é o melhor lateral do mundo.
    Agora falem lá mal do Suarez que jogão e o trabalho nos dois golos do Messi são pormenores deliciosos.
    Deixar uma palavra para Arthur que pequeno grande jogador que ali está.
    Grande Barcelona hoje perante uma boa equipa do Tottenham e grande jogo hoje.

  • Holden
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:16 pm

    Incrível o que Messi cria por jogo, só mesmo ao nível de quem é o 5º melhor do mundo.

  • ThatMan
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:16 pm

    Numa palavra: recital.

  • Pulga
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:16 pm

    Que jogo de outro mundo de Messi. A construir, a criar, a DEFENDER e a finalizar.

    Se aquelas 2 bolas ao poste entram, e tivesse marcado um golo de bola parada, eu diria que esta seria a exibição perfeita que nenhum jogador alguma vez teve.

  • Kafka
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:17 pm

    “Messi nunca teria sucesso em Inglaterra” dizem os espertalhões dos Madridistas (que desde Agosto se tornaram anti-madridistas)…

    Pois claro que não teria sucesso, a época passada arrumou com o Super-City dos 100 pontos e com o Chelsea, este ano com o Tottenham… E claro que na completa balbúrdia táctica que são os Stokes, Cardiff, Swansea e afins daquela ilha, claro que não teria sucesso nenhum

    • Le Samourai
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:21 pm

      O ano passado o Messi não jogou contra o City, Juventus,Olympiakos e Sporting na fase de grupos, Chelsea e Roma no mata-mata

      • Kafka
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:30 pm

        Sim erro meu, fiz confusão com a época anterior a esta, em que aí sim ele arrumou com o City, então foi à 2 épocas e não na época passada, erro meu

      • Eusebio
        Posted Outubro 3, 2018 at 10:34 pm

        Então mas o Kafka disse que o Messi arrumou com o City, não estou a perceber..

    • o_teu_papi
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:28 pm

      O melhor de sempre por larga margem…

    • Manel Ferreira
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:35 pm

      Mas nem sequer são os madridistas que dizem isso, são mesmo os anti-futebol espanhol. Tornou-se mantra a história do “cold rainy night in Stoke” quando na verdade o Messi tem um historial bastante bom de golos em Inglaterra contra as melhores equipas inglesas. Mas sim, um Bornemouth ia colocar-lhe muitas dificuldades, coitado, nem cheirava a bola. ;)

    • Rosado10
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:38 pm

      Como é possível comparar eliminatórias a 2 jogos ou 2 jogos numa fase de grupos com um campeonato de 38 jornadas? Assim a Roma também arrumou o Barça o ano passado e não é por isso que é melhor equipa. Esse facto de o Messi ter sucesso em Inglaterra ninguém poderá saber, nem prever…pois, isso nunca vai acontecer.

    • Mantorras
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:12 am

      Pois. O Salah fez o que fez la, e obvio que o Messi nao daria nada… porque a bola la deve ser quadrada… quem diz isso, nao pode entender o quao dificil e fazer o que Messi faz ha tanto tempo, o quao bom tens que ser para fazer aquilo que ele faz recorrentemente.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:17 pm

    Eu show Messi!

    “Esqueçam” lá os golos e assistências. O futebol é muito mais do que isso.

    Que portento de exibição!

    Eu show Messi!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:19 pm

    Está tudo muito excitado com o poderio do Barça, mas não vamos esquecer o que têm sido os últimos jogos e que este Tottenham não tinha Vertonghen, Dembelé, Alli e Eriksen.

    • o_teu_papi
      Posted Outubro 3, 2018 at 11:17 pm

      Ah, como o Tottenham não teve Eriksen, Vertonghen, Alli e Dembelé, não houve mérito nenhum do Barça… Tudo facilimo portanto

  • Bruno Cunha
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:22 pm

    E vão 8 bolas no poste para Messi. No ano passado em Fevereiro tinha 13 a meio de Dezembro mas a este ritmo tem tudo para ultrapassar essa marca.

    • Kafka
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:27 pm

      Na época passada o Barça mandou mais de 40 e o Messi terminou com 27 ou 28 dessas 40… Portanto com as 8 desta época, já está quase nas 40 bolas aos postes em pouco mais de 1 ano

      • DM
        Posted Outubro 4, 2018 at 11:28 am

        É caso para dizer que falhou por poucos centimetros, por esse mesmo motivo o Ronaldo levou com um processo em tribunal

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:23 pm

    É um crime o Messi não ter sido considerado para o The Best!

  • Teixas
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:24 pm

    Que jogaço de Messi!

    O homem (ou deus?) esteve em todas!

  • porra33
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:28 pm

    Não sei se é possível comprovar o que vou dizer mas além de ser provavelmente o jogador com mais golos de chapéu o Messi também já deve ter abafado o recorde de jogador com mais bolas no poste de sempre, hoje mais duas…
    Fora isso mais uma excelente exibição da Pulga e também gostei do Arthur, pode vir a dar jogador para o Barça, e destacar também os dois melhores lances do Suarez que são aqueles em que não toca na bola, fora isso continua desastrado..

  • MagicoBraga
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:29 pm

    A quantidade de bolas que manda ao poste devia ser alvo de estudo, só num espaço de 1 ano deve ter mandado umas 50 bolas ao poste.

    Marcou 2 mas isso pouco conta tal é a genialidade em todas as acções no jogo, melhor de sempre.

  • PauloDybala1O
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:31 pm

    Suárez , que bonito aquelas simulações , parece fácil ! Lionel Andrés Messi , o melhor de sempre ( vá lá que ele não safa contra os Ingleses ;)

  • joaquimfontes
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:36 pm

    Pronto faz três ou quatro jogos absolutamente nulos ninguém diz nada, faz um jogo muito bom, ” ah e tal é o melhor do mundo, do universo, etc”, epa o Messi é muito bom mas tenham lá calma…depois lá vem o do costume também que com um joguinho mais bom prova os milhares de argumentos que têm, típico de quem é fanático..

    • Consuela
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:49 pm

      Primeiro, esse comentário é de quem não vê jogos de futebol. Segundo, “joguinho mais bom” é ridicularizar o grande jogo de Messi hoje (também existem fanáticos, mas ao contrário). Por último, o mesmo é válido para Cristiano, só que elevado exponencialmente pela imprensa.

    • N.S.
      Posted Outubro 3, 2018 at 10:52 pm

      Exactamente, já vi este filme tantas vezes. Depois na fase a eliminar fica com o peito frio como de costume.

    • Edsm
      Posted Outubro 3, 2018 at 11:07 pm

      Se o Suarez estivesse em forma e sempre com foco a historia era outra! As coisas que ele faz são coisas de chamar o melhor do mundo, do universo, etc.. mas os teus companheiros tem de retribuir! coisa que o melhor amigo (Suarez) já não faz a algum tempo! ele em 20 passes que lhe dão 5 acerta/devolve bem, e neste jogo o que ele fez ? não tocou na bola, simulou e olha 2 golos!
      Isto tem tudo haver com a equipa!

    • MagicoBraga
      Posted Outubro 3, 2018 at 11:55 pm

      Não vês os jogos de certeza, nota de que és daqueles “amantes do futebol” que vê os jogos pela aplicação meusresultados.

      Que comentário tão absurdo.

    • AndreChaves9
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:02 am

      O Messi faz 3 a 5 jogos fracos por ano…faz 5 bons, 20 muito bons e 20 excelentes e 5 ainda de outro mundo. Isto quem vê os jogos do Barça não tem grandes duvidas.

    • Mantorras
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:16 am

      O Messi faz o que ninguem faz recorrentemente ha uma decada. Nao tem a ver com golos ou assistencias por si, e a forma superior como faz tudo com uma bola. Tudo bem que nao concordam, mas nao tentem ridicularizar algo como a qualidade de jogo do homem.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 4, 2018 at 9:15 am

      Messi faz 200 jogos seguidos do outro mundo.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 4, 2018 at 10:28 am

      Tanta parvoíce…

      Que trás de bom na vida essa atitude? Isto também serve para os haters do CR7. Que trás de bom andar sempre atrás de apontar o dedo negativamente a génios? A tentar menosprezar o seu talento inegável com provas repescadas de momentos não tão brilhantes, de maneira a tentar menosprezar a maravilha que é o seu talento, completamente fora do vulgar.

      Também são assim quando vêm alguém próximo a ter sucesso na vida?

  • Sagan
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:40 pm

    Está encontrado o melhor onze do Barça.
    Sempre disse que a qualidade do futebol, com Arthur, iria melhorar. Numa equipa orientada por Guardiola não duvido que seria peça chave.
    Não perde a bola, o que transmite segurança aos colegas, é trabalhador e recupera bolas, e passa bem. Tem coisas de Xavi. Um regalo para a vista. É exatamente o que Barça precisa no miolo.
    Gosto deste meio campo: Busi-Raki-Arthur
    E está encontrado o equilíbrio com Coutinho sendo o 3 elemento do trio atacante, sendo também influente no meio campo.
    Dembele no banco é uma arma para ser prontamente usada na 2a parte para explorar a profundidade. Valverde novamente a dormir quanto às substituições. Aos 75 ele estava agachado que nem uma criança assustada. Que treinador mais medroso. E era um jogo de fase de grupos. Imaginem se fosse uma meia final da champions em Anfield. Não confio neste tipo nem um bocadinho. Após 3 jogos consecutivos de resultados negativos e 2 meses de futebol horrendo para o senhor Valverde conseguir acertar no 11. O Barça tem plantel para vencer a champions, mas suspeito que, infelizmente, a seu tempo Valverde vai entornar o caldo. Será que foi ele a elaborar o 11 de hoje? Deixo no ar.
    A química Arthur, Coutinho e Messi é o presente e o futuro do Barcelona.
    Agora sobre Messi, que dizer. 1a parte de playmaker providenciando passes teleguiados. Na 2a parte 2 lances idênticos que terminaram em bola no poste, parecia que Alien Messi presionou o botão replay. Extraterreste. Grande atuação.
    Alguém me sabe informar a estatística no que diz respeito aos kms percorridos por Messi?

    • Edsm
      Posted Outubro 3, 2018 at 11:14 pm

      O dembele ficou bem no banco! Se notares o 11 vais reparar que é extremamente possessivo! sendo que a defesa não esta equilibrada o Valverde quis ter cuidado com a posse de bola! e o Dembele não dá muita segurança na minha opinião no que toca a posse!

      • Sagan
        Posted Outubro 3, 2018 at 11:26 pm

        Não percebeste o que eu disse. Eu comecei por dizer que o 11 inicial foi perfeito. Eu disse que Dembele deveria ficar mais vezes no banco e que pontualmente jogar a titular. Acho que a melhor forma de o utilizar é fazê-lo entrar na 2a parte entre os 60/70min.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 3, 2018 at 11:28 pm

        O problema não é Dembélé em si, é a sobreposição entre ele e Coutinho. Se o brasileiro conseguisse jogar mais centrado, a disposição táctica ao longo dos últimos jogos teria sido como a de hoje, mas Coutinho movimenta-se invariavelmente para o lado esquerdo para, de seguida, procurar as mesmas movimentações e os mesmos espaços que Dembélé, é isso que tem quebrado a fluidez ofensiva, na minha opinião, porque acabamos por jogar com dois homens no mesmo espaço e isso só facilita o trabalho defensivo do adversário.

    • SenyorPuyol
      Posted Outubro 3, 2018 at 11:18 pm

      A sério que no meio disto tudo ainda consegue “malhar” no Valverde?
      Vá lá, reconheça pelo menos um pouquinho de mérito ao homem ;)

  • JDTM
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:47 pm

    Pensava que o Messi não me conseguia surpreender mais, mas que demonstração de garra e pressão sobre os adversários. Fez faltas, desarmes, lutou, sofreu faltas, fez passes de luxo que por ser ele parecem façeis, criou jogo, mandou dois remates aos poste idênticos depois que excelentes jogadas e ainda marcou dois golos. Fez um jogo do outro mundo e mesmo se não marcasse tinha sido o melhor em campo de longe. Destaque ainda para o excelente jogo de Arthur, Suarez e Alba. Como equipa infelizmente estamos bastantes permeaveis defensivamente e contra uma equipa mais forte não sei se teriamos ganho.

  • Edsm
    Posted Outubro 3, 2018 at 10:56 pm

    O GOAT se continuar assim até ao Natal ele vai se lesionar! O esforço que ele faz em campo é abismal!

  • SenyorPuyol
    Posted Outubro 3, 2018 at 11:09 pm

    Antes de mais, e porque, para mim, merece o reconhecimento que poucos lhe querem dar, jogo fantástico de Valverde! Geriu os momentos de jogo de forma irrepreensível, o único que lhe posso apontar é a demora nas substituições, fazer a primeira já depois dos 80 foi muito arriscado.

    Em relação a Pochettino, tinha a lição bem estudada, mas aquela “paragem” de Lloris comprometeu o plano do Tottenham. Foi inteligente a ideia de saltar a primeira fase de construção e lançar o jogo directo desde a linha defensiva, Pochettino abdicou completamente de ter meio campo em virtude de explorar quer as costas dos interiores quer o espaço entre o lateral e o central que são precisamente os espaços que nos têm causado mais sustos e sofrimento. Em resposta a isto, Valverde abdicou por sua vez da pressão alta da segunda linha para manter uma linha de 4 médios em defesa, isto anulou o pivot central do Tottenham no momento ofensivo, facilitou a defesa em largura e permitiu um melhor acompanhamento dos jogadores mais abertos. Coutinho calou-me a boca e mostrou-me que pode interpretar as compensações defensivas que se lhe exigem, do outro lado, Rakitic mostrou a versatilidade e inteligência habitual para se adaptar a qualquer papel que lhe seja dado.
    Apesar de tudo isto, Kane é um daqueles game-changing players que estraga qualquer superioridade táctica à mínima oportunidade. É de facto extraordinário.

    Em momento ofensivo, notou-se uma maior fluidez no jogo. Venho insistindo que Valverde já encontrou o sistema ideal, apesar de continuar a experimentar variantes constantemente.
    O Duplo-pivot é, para mim, a melhor opção, quer com Busquets na direita e Rakitic/Arthur na esquerda ou vice-versa, é a conformação que temos de adoptar (mais uma vez, na minha opinião). A liberdade do terceiro médio para aparecer no meio do bloco defensivo adversário permite uma circulação mais fluída por fora e o aparecimento de apoios nas laterais, ter uma referência no centro do nosso jogo (que nem precisa de tocar na bola) pode dar-nos muito mais possibilidades de manter uma dinâmica que permita abrir os espaços que precisamos para aparecer.

    Em termos individuais, Stegen não teve culpa nos golos, ainda fez uma defesa excepcional e transmitiu segurança durante todo o encontro. Alba é fantástico, a par de Umtiti, o melhor defesa que temos, e um jogo com três assistências é sempre de assinalar. Lenglet está a melhorar, mas ainda se vê muito nervoso com a bola nos pés, fez alguns maus passes hoje e teve azar naquele desvio no segundo golo dos Spurs, mas tirando isso, não lhe posso apontar nada de mais, não lhe posso pedir que esteja já ao nível de Umtiti. Piqué pronto, hoje não ofereceu golos, mas continuo a sentir um aperto de cada vez que é pressionado. Semedo esteve desastrado, por muito que me custe dizê-lo, foi a nossa pior unidade, e até por uma margem confortável (para mim), precisa urgentemente de subir os níveis de confiança. Repito o que já disse em diversas ocasiões, Busquets é quase omnipresente. Rakitic fez um jogo magnífico, tacticamente, para mim, é dos melhores do mundo, hoje juntou a isso algumas boas acções no meio campo dos Spurs. Arthur confirma-me de cada vez que joga que foi a nossa melhor contratação este ano, o rapaz tem muito futebol dentro dele, agora só se tem de acabar de se adaptar ao futebol europeu. Já falei antes sobre Coutinho, hoje mostrou uma abnegação incrível, esteve envolvido em dois golos e mostrou que é mesmo do lado esquerdo que se sente melhor. Messi excelente, nada de novo. Adorei o trabalho do Suárez, até podia não marcar fora na Champions desde que chegou a Barcelona, enquanto jogar como o fez hoje, é o meu avançado.

    Para acabar, se tanto tenho criticado a nossa atitude, hoje tenho de elogiar a forma como os jogadores entraram em campo e como mostraram vontade de ganhar durante a partida inteira. Agora quero ver essa postura também na Liga.

    • Quinhas
      Posted Outubro 4, 2018 at 12:50 am

      Excelente análise SenyorPuyol !!!

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 4, 2018 at 7:45 am

      Excelente SenyorPuyol!!
      Para quem não viu o jogo foi o resumo perfeito.
      De início não percebi bem o porquê de abdicar de Dembelé, meter Winks e Lamela atrás de Kane, mas depois entendi que foi mesmo para explorar essa zona do terreno. Não podemos esquecer que era um Barcelona na máxima força e com o 11 mais forte na minha opinião, contra um Tottenham sem Eriksen, Alli e Verthonghen, a jogar de uma forma muito diferente do habitual por não ter 2 das suas 3 principais referências ofensivas.
      No entanto acabou por ser na minha opinião o melhor jogo da época no futebol europeu até ao momento, e uma jornada muito interessante devido à derrota surpreendente do Real e os shows de Messi e Neymar.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 4, 2018 at 11:14 am

        Obrigado Gonçalo :)
        Sim, as ausências de Alli, e principalmente de Eriksen foram, de facto, o principal motivo para esta modificação do jogo do Tottenham.
        Mas Pochettino tem uma leitura de jogo e do adversário fantástica, por isso acredito que mesmo com as suas figuras optaria por um planeamento semelhante, mas com Eriksen e Alli não teria a equipa separada em dois blocos, teria melhores apoios desde a segunda linha e aproveitaria muito melhor a profundidade de Trippier.
        Teria sido um jogo muito mais perigoso para o Barcelona, sem dúvida. Ainda assim, concordo que foi dos melhores jogos que vi no que levamos da presente época.

    • Pésquerdo
      Posted Outubro 4, 2018 at 10:12 am

      Excelente!
      Analisa o futebol do Barcelona como ninguém.

      Gostava apenas de acrescentar que o Valverde tem ali uma missão espinhosa com aquela defesa. Há muito trabalhinho por fazer no controlo da profundidade da linha e nos momentos em que são encostados. Parece-me também que o Nelson precisa de novos ares, dá a sensação de estar desenquadrado e nada integrado na equipa. Muito nervoso em campo a precipitar-se nos desarmes e com a bola, completamente ao lado no posicionamento… não me parece estar a desfrutar de jogar. O miúdo vale muito mais e parece-me perdido por Barcelona.

      De resto está tudo dito no comentário. Só queria deixar uma nota mais: nunca vi o Pelé ou até o Maradona a jogar, mas o Messi só pode ser o melhor de sempre. Quando está em total sintonia com a partida e a equipa, parece que saiu de um videojogo. Completamente surreal a qualidade com que dribla, define e decide os lances. Vê linhas de passe lá em baixo que eu não estou a ver de cima pela TV. Inacreditável às vezes mesmo.

      • SenyorPuyol
        Posted Outubro 4, 2018 at 11:23 am

        Muito obrigado pelas palavras Pésquerdo :)

        A defesa é, sem qualquer dúvida, o nosso tendão de Aquiles, Valverde maquilhou isto o ano passado, mas este ano tem sido mais difícil tendo em conta o pendor mais ofensivo que se tentou dar à equipa combinando Dembélé e Coutinho do mesmo lado, os médios ficam muito desapoiados na contenção e isso proporciona ao adversário a oportunidade para aparecer com espaço para contemporizar as movimentações dos seus jogadores. Tem toda a razão, há muito para trabalhar aí porque defender bem com poucos só se consegue com trabalho.

        Quanto a Semedo, tem-me vindo a preocupar há algum tempo, como disse em cima, penso que precisa de aumentar os seus índices de confiança, caso contrário, corre o risco de entrar na mesma espiral que entrou André Gomes. Esperemos que dê a volta rapidamente.

  • Andrezinho14
    Posted Outubro 3, 2018 at 11:19 pm

    DEUS

  • R1906
    Posted Outubro 3, 2018 at 11:34 pm

    Grande jogo de futebol , isto sim da gosto de ver , sobretudo o quão bem joga Messi e o golaço de Rakitic. Quando por cá o futebol. E o que e , isto e um oásis.
    Pena e ter que ver por uma stream, mas isso são outros 500.

  • Joao X
    Posted Outubro 3, 2018 at 11:55 pm

    Alguém sabe onde posso ver o jogo completo? Agradecia imenso que respondessem..

  • Baresifam
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:42 am

    Só eu é que achei a exibição do Nélson Semedo fraquíssima? Vejamos.

    Em termos de jogo coletivo, pouco acrescenta. Pareceu sempre nervoso com bola. Sem ela, é um corpo ausente pois não é este o seu estilo de jogo.

    Para mim, a adaptação continua e já vai demasiado longa. Em Portugal deliciou, mas tarda em conseguir convencer.

  • Quinhas
    Posted Outubro 4, 2018 at 12:46 am

    Acima de TUDO nunca é de mais elogiar o GEN10,e tal como Ronaldinho dizia,”MESSI faz coisas ,que os outros nem em pensamento conseguem”,e é isso mesmo,faz o que mais ninguém faz ,como diz o Lineker ,parece que vê o jogo de cima .Só por não ser Humano é que deixaram de dar prêmios.Gostei do Barça,qual crise qual quê,um ou dois resultados menos bons não corresponde a crise…Crise são más prestações!!!Há coisas que são óbvias e que não enganam logo a primeira vista,Artur é o caso,e se há alguém parecido com Xavi é ele.Fez uma bela pré-temporada,inclusive MESSI disse que é a contratação que mais o impressionou mas Valverde…dou sempre o benefício da dúvida ,mas o certo é que elas têm vindo a aumentar,hoje demorou uma eternidade para fazer substituições quando era evidente que o Barça precisava de frescura no meio campo.Não compreendo também a situação de Malcom ,que é extremamente rápido e vigoroso ,que estando a equipa a ganhar é sempre necessário num possível lançamento de MESSI…MAS gostei,mas agressivos do que é habitual,a começar pelo capitão,Busquets e Artur no comando e até Suarez esteve bem,principalmente quando intervinha mas sem tocar na bola .Gosto muito do Vidal ,a sua experiência faz estar presente e dar o que a equipa precisa .

Deixa um comentário