O Barcelona comunicou, que Messi tem uma rotura no bícep femoral da perna esquerda e vai ficar fora de competição entre 6 a 8 semanas (só deve regressar no Atlético-Barça, no dia 12 de Janeiro de 2014). VM – Em termos individuais e colectivos, 2013, não vai deixar saudades ao internacional argentino. Marcou “apenas” 45 golos (bastante longe dos 62 de Cristiano Ronaldo), falhou vários jogos e devido às 4 lesões que teve durante o ano, desapareceu na fase decisiva da Liga dos Campeões no final da época passada, algo que agora se repete, apesar de ser numa fase em que o calendário permite aos catalães (para os próximos adversários e considerando a vantagem pontual, Neymar, Alexis e Pedro chegam) gerir bem este assunto Messi. Vamos ver o impacto que esta questão das lesões e do “apagão” do argentino nos momentos decisivos vai ter na atribuição da Bola de Ouro 2013, mas os dados não são de todo favoráveis ao 10 do Barcelona, no entanto, isso no passado pouco importou e agora não se prevê que seja diferente.



99 Comentários
slb1994
Eu sou da opinião que o Cristiano Ronaldo deveria ganhar a bola de ouro, o que não invalida que me provoque muita confusão ver pessoas felizes com a lesão de alguém, ainda para mais de um dos melhores jogadores da História do Futebol. Para mim e para qualquer adepto de futebol, esta é uma má noticia.
Quanto ao vencedor do prémio da Bola de Ouro, legitimamente (ainda para mais com esta lesão)o vencedor seria óbvio (Ronaldo já levava larga vantagem e agora a tendência será em aumentar ainda mais). Mas como não sou eu que decido o prémio, saliento que este ano será dos mais incertos quanto à atribuição do desejado prémio.
Como já referi, Ronaldo seria o vencedor natural(se fosse Messi a fazer a época que Ronaldo fez, o prémio estaria "dado"), mas como ele é encarado como "Bad boy"…
Messi é um jogador formidável, mas teve uma época fraca para o seu potencial (muito por culpa das lesões), mas devido ao facto de ser o "filho perfeito" é sempre um forte candidato a receber o prémio.
Quanto a Ribery, sem duvida um grande jogador, foi o escolhido daquela que foi claramente a equipa do ano-o Bayer Munique, mas não foi ele o melhor do ano. Sendo que colectivamente ganhou tudo e Messi teve uma época mediocre (dada a qualidade), não deixa de ser um forte candidato
Tiago Pereira
Uma pena para o futebol. Ainda assim é melhor parar 2 meses agora do que parar 2 meses em maio/junho e perder o Mundial. Que tenha calma na recuperação e que volte ainda mais forte.
Rabensandratana
Só espero que o Messi, não tenha nenhuma recaída e que volte em grande!!!
Adoro vê-lo a jogar, o Barcelona poder-se-à ressentir com a ausência do internacional argentino.
Este ano de 2013 não foi muito positivo para o astro argentino, que teve algumas lesões complicadas.
Para mim, o jogador que merece ser distinguido este ano como o melhor jogador do mundo é o Franck Ribéry.
Filipe
Messi forfeits…game, set, match for Cristiano Ronaldo
Kaka para competir com Cristiano Ronaldo também elevou o seu potencial físico ao máximo, assim que o seu corpo deixou de aguentar certo nível, foi sempre a cair. O mesmo com Ronaldinho. É nisto que é difícil competir com Cristiano, o físico do internacional português permite obter médias sensacionais e sem quebras de rendimento ou grandes sacrifícios físicos que não sejam recuperáveis de forma normal.
Leo Messi é a próxima vítima da força animal de Cristiano Ronaldo e a partir de agora as diferenças serão ainda maiores, 4 lesões musculares de gravidade umas a seguir às outras são o sinal de que o corpo já não suporta determinado nível, o argentino vai voltar, mas nunca ao nível que se lhe reconhece.
Um conselho para Neymar, ele que não tente seguir o ritmo de Cristiano Ronaldo se não tiver o potencial físico para o fazer, aliás, só Ibrahimovic o consegue fazer porque também é outro espécime físico fantástico, muito devido ao seu background de artes marciais que lhe conferem flexibilidade muscular como não existe igual no mundo do futebol.
As melhoras ao argentino e que isto seja um aviso para todos aqueles que descurem a questão física no futebol e que pensem que o talento é tudo…
Migas
Isso pouco importou no passado? Mas que lesões teve Messi nos anos em que ganhou as 4 bolas de ouro? Este ano devido às lesões não deve ganhar…só num ano destes é que é possível haver outro vencedor.
Jeremy
Para mim Messi é o melhor do mundo e o melhor jogador que vi jogar, mas concordo que com todo este tempo parado este ano não é justo ganhar a bola de ouro. Um jogador que em 10 meses de competição falha 3 não ode ser o melhor do mundo. Por muito azar que isso signifique.
Posto isto acho que o Ronaldo seria o vencedor justo este ano. Pois a bola de ouro só pode ser para ele ou Messi neste momento, dado que são bastante superiores aos concorrentes.
Ricardo Peixoto
Falando só um pouco da FIFA, aconselho a todos um livro que saiu a bem pouco tempo e chama-se "Jogada Ilegal" de Luís Aguilar. É basicamente a falar da pouca (muita) corrupção que há na FIFA desde ordenados que não lembra a ninguém a casos de gentes que se pensam superiores a muita gente! E que querem que tudo seja feita as suas vontades, gentes reles basicamente, sem qualquer tipo de escrúpulos.
Anónimo
Um dos melhores jogadores do mundo e da história do futebol vai ficar fora dos relvado cerca de 2 meses e a discussão aqui é a bola de ouro? Um prémio que quanto a mim é inútil e acredito que se tal distinçao nao existisse nao haveria este ódio a messi e apreciar se ia melhor o talento de ambos.
Por mim pode ganhar Ronaldo, Messi , Ribery é indiferente Ibrahimovic chegará ao final da carreira sem qualquer bola de ouro, Henry tambem não ganhou nenhuma e como estes existem uns quantos.
Dito isto espero que messi regresse mais rapidamente possível, e que isto não tenha nada a ver com os problemas que messi teve na sua adolescencia.
O futebol precisa dele!
Jorge
Captain Tsubasa
Jorge, não podia estar mais de acordo, vai ao encontro do que tenho escrito, faz-me imensa confusão alguém festejar a lesão de um dos melhores jogadores da história, isso é tudo menos gostar de futebol
Anónimo
Esta lesão do Messi não me surpreende, é a factura de tantos tratamentos hormonais aquando da chegada ao Barça.
Fred
Jeremy
O que vai para aqui de médicos especialistas em hormonas de crescimento.
O Markovic nestes 3 meses de Benfica já teve 3 lesões musculares, também tem a ver com as hormonas.
Deixem-se de tretas, toda a gente pode ter lesões.
Luís
por um lado como quem vota parece ter memória curta, ou não ter memória (apenas um papelinho no bolso a dizer Messi enrolado em notas verdes) pode acontecer que sem Messi nestes últimos meses acabem por não votar nele e dar pontos aos outros. mas também é verdade que como quem vota são as donas de casa, acabem por votar em Messi porque: 1º não percebem nada nem sequer ligam ao futebol; 2º Messi é o filho que qualquer mãe queria ter.
Para mim o Ribery ganhou tudo, foi influente na equipa mas comparando aquilo que fez nos jogos todos deste ano com aquilo que o Ronaldo fez, acho que o Ronaldo é muito melhor jogador. Olhando para as estatísticas Ronaldo dá goleadas a todos os outros, excepto talvez frente ao pequeno Messi, que ainda tem estatísticas inferiores. Messi esse que em 2013 teve uma época muito abaixo das suas anteriores, um ano em que sofreu com lesões mais do que é habitual.
Posto isto, se Messi ganhar este ano acho que as pessoas que ainda acreditam na FIFA vão deixar de acreditar e os argentinos vão defender-se conotando o acontecimento como um milagre do Papa Francisco.
Diogo
Qual será a desculpa este ano para ser o Messi a ganhar outra vez?
gonzab
Acho que, posto isto, é impossível ao Messi ser considerado o melhor do mundo em 2013. Falhou jogos importantes, não teve a preponderância desejada em alguns dos que não falhou e este início de época, para o nível a que estamos habituados, é demasiado fraco.
Se houver justiça, e dando a minha opinião, a bola de ouro deverá ser entregue a Ribery. Infelizmente, mesmo com este ano fraco de Messi, deverá chegar para ficar à frente de Ronaldo, ainda que a meu ver deveria ficar atrás. Apesar de todas as contrariedades (leia-se, antis), não acredito que tirem o melhor marcador do ano do top 3. Também gostaria de ver Ibra no top, dos meus jogadores favoritos da actualidade, mas dado que a sair alguém seria provavelmente Ronaldo, prefiro que fique o top como disse: 1º Ribery; 2º Messi; 3º Ronaldo.
O meu seria: 1º Ribery; 2º Ronaldo; 3º Ibrahimovic
Ao Captain Tsubasa: Ridículo pensar que uma caixa de comentários cheia de mensagens a dizer "Que pena" é mais interessante que uma onde há pessoas a argumentar e a discutir quem merece ser considerado o melhor do mundo este ano. Não que não seja uma pena, mas pelo amor de Deus. Estamos aqui para falar uns com os outros e aprender, não simplesmente para mandar mensagens sem conteúdo relevante.
Jeremy
Qual favoritismo? Por o Ronaldo ser português temos que o considerar melhor que o Messi? Não podemos ter opiniões diferentes?
Suponho que ó vê filmes portugueses e só ouça música portuguesa…
gonzab
Mas repare que se não houvesse o favoritismo que existe em relação ao Messi se calhar não havia pessoas a pensar assim. Mas sem dúvida que quem perde é o adepto.
Jeremy
Ninguém quer ver mensagens a dizer que é uma pena, mas dizer que foi bom pois assim Ronaldo pode ganhar a bola de ouro é vergonhoso e de quem não gosta de futebol.
Alexandre
Uma oportunidade de ouro para Neymar mostrar que não veio para a Europa para "ajudar" Messi a ser o Melhor do Mundo e ele próprio assumir o estatuto de um dos melhores do Mundo. Sem artimanhas catalãs. Ele e mais 10.
Nuno R
O Ronaldo, se fizer questão de ganhar o Sequim de Ouro, tem de pelo menos meter duas batatas ao teamIbra, e colocar Portugal no Mundial de Vera Cruz.
JN
Cristiano Ronaldo cada vez mais o jogador mais regular e mais tempo no topo de todos os tempos.
Concordo que falar em melhor de sempre seria um exagero, pra mim foi o Maradona.
Mas há uma coisa que ninguém lhe tira na história. Nunca houve um jogador a este nivel tanto tempo da sua carreira.
Maradona foi os problemas que se soube, (falando dos mais recentes) Ronaldinho foi bom 3 anos e desapareceu, O Fenómeno teve a lesão que se sabe e nunca manteu o mesmo nivel mais de 2 anos, e a lista podia continuar com melhores do mundo na história que fizeram encantar durante um ou dois pares de anos e desapareceram do mapa.
O Cristiano Ronaldo está há quase 1 década neste nivel e cada vez a superar-se mais. Nunca existiu uma coisa assim na história do futebol, digam o que disserem.
E mesmo que isto não seja valorizado agora, daqui a umas décadas será uma lenda o que ele conseguiu durante anos e anos seguidos.
JN
pedro, ele para a idade que tinha tava neste nivel. Não tem de marcar 60 golos com essa idade para o que eu disse ter sentido. Ele podia estar a um nivel normal para um miudo de 18 anos e não estava. Estava a destacar-se no melhor clube do mundo naquela altura.
Cristiano Ronaldo lesões? Muito tempo lesionado? Que invenção. E eu conheço esses todos, o que eu disse continua a ser um facto. Nenhum desses teve 1 década a este nivel. Nem 5 anos seguidos.
Conhece a história então.
marcos lopes
No topo só tem estado um. Um e apenas 1.
Jeremy
Ronaldo também já teve lesões, acontece a todos. Em 2009/2010 esteve também muito tempo lesionado…
Quando se fala em história do futebol é preciso conhece-la antes, jogadores como Di Stéfano, Péle, Zidane, Cruyff tiveram carreiras tão regulares como a do Cristiano.
Káka erm 2007 foi de longe o melhor do mundo, não é por agora não prestar que naquela altura não foi o melhor.
pedro
ah quase a uma decada neste nivel ? mas andamos a brincar ? quer dizer que o ronaldo aos 18 anos é igual ao ronaldo aos 28 anos, que ele a uma decada atras marcava 60/80 golos por época ?
ele mantem o nivel elevado como está hoje a uns 4/5 anos porque até lá foram anos de evoluçao natural, onde o ronaldo sempre trabalhou para atingir este patamar e manter-se por lá, agor dizer que está a este nivel há quase uma decada é um bocado absurdo.
JN
O Kaká é mais um desses… Uma grande época na vida dele e tem as mesmas bolas de ouro que o Cristiano Ronaldo… Se isto é justo…
Mais injusto que isto é impossivel.
Kev
Lembram-se quando diziam que Kaka estava a anos luz, que era mil vezes melhor, do que o CR7 ?
Ahah
É verdade…
Rodrigo
Em termos desportivos nao fara grande falta ao Barcelona nesta fase, ja que com o avanço pontual que a equipa blaugrana tem no campeonato e face ao calendario acessivel Fabregas, Cesc, Pedro e Alexis chegam perfeitamente.
Relativamente a Bola de Ouro parece obvio que 2013 nao foi tao bom para Messi como outros anos, mesmo tendo ganho o campeonato e tendo marcado 45 golos (distante dos 62 de Ronaldo, contagem que seguramente ainda sera aumentada). Teve lesoes importantes e nao esteve nos momentos decisivos da epoca passada, algo que foi um duro reves na Champions, por exemplo.
Deste modo, parece claro que parte atras de Ribery, Ronaldo e ate Ibrahimovic pela conquista da Bola de Ouro 2013, mas vindo da FIFA ha sempre a possibilidade do "menino bonito" argentino conquistar o ceptro.
Rodrigo
Neymar, Cesc, Pedro e Alexis*
Anónimo
do dia 2 de Abril quando o messi se lesiona a 1 vez e depois volta e se lesiona a 2 disse e tenho testemunhas o " Messi " que a gente conhece acabou para o futebol as " droguinhas " que lhe deram desde miudo acabou por ser prejudicial para ele … é com pena que o digo mas messi nunca mais será o mesmo … quanto a bola de ouro …em 2040 messi esta na plateia e ganha a bola de ouro porque esta na plateia …a bola de ouro é de anual e neste ano ( nao estou a falar em equipa ) porque ai nem ha duvidas bayer …RONALDO foi o melhor individualmente em 2013 …mas claro esta os defensores do Messi ja vao dizer que nao e tal etc …foi o melhor JOGADOR ( não é equipa) nao me interessa se ele é simpatico bonzinho o bonito FOI O MELHOR JOGADOR DE 2013 … CR7
Leonor
Vitor Machado
Quando mais de metade dos portugueses preferem o Messi ao Ronaldo como pode a FIFA eleger o Ronaldo como melhor do mundo, se nem no seu próprio país ele ganharia o prémio? Somos um pais de tristes que nunca dá valor ao que é nosso, seja no futebol ou noutra coisa qualquer..! Este prémio vale o que vale uma vez que não ganha quem realmente merece, ganha quem eles querem que ganhe…
Jeremy
Vitor, não são mais de metade dos portugueses que preferem Messi mas se fossem qual é o mal disso?
Eu não posso ser Português e achar um estrangeiro melhor, qual é o mal disso? Por um dos melhores do mundo ser do meu país tenho que ignorar o que vejo em campo todas as semanas?
E atenção isto não tem nada a ver com gostar mais da personalidade de um ou do outro, ou das atitudes de um ou do outro fora de campo. Eu simplesmente acho que o Messi é um melhor jogador de futebol que Ronaldo.
Dito isto, acho que este ano o Ronaldo merece a bola de ouro pela regularidade. Porque até fim do ano irá certamente continuar a jogar bem. Não me parecia justo atribuir a bola de ouro a um jogador que em 10 meses de futebol esteve 3 lesionado. Não é culpa de ninguém é simplesmente o que aconteceu. A bola de ouro não pode ir para mais ninguém, dado que os restantes jogadores estão longe do nível destes 2.
Cary
Se não há Messi então cheira me que vai ser o Ribery. Se o Sneijder nao ganhou em 2010, na minha opinião Ribery não merece ganhar este ano. Mas enfim…opiniões. De uma coisa tenho quase a certeza, Ronaldo não a ganha.. Acho uma injustiça tremenda mas a FIFA já nos habituou a tudo.
Fábio Teixeira
Neymar. Alexis. Pedro. E quem vai substituir Messi é… Fàbregas.
André C.
A frente de ataque pode ser Alexis-Fàbregas-Neymar…
Não estou a perceber o que queres dizer com isso. Aliás o Fàbregas até já "fez de Messi" na seleção espanhola…
Captain Tsubasa
Só faço aqui uma pergunta a quase todos os que já comentaram, vocês gostam mesmo de futebol? um dos 10 melhores jogadores da história e um dos 2 melhores jogadores do Mundo da actualidade lesiona-se 2 meses, e vocês ficam felizes por isso? desculpem mas isto é surreal de todo…eu gosto de futebol e como adepto de futebol quero é que TODOS os grandes jogadores estejam SEMPRE a 100%, no máximo das suas capacidades, é para mim ridículo alguém que gosta de futebol festejar uma lesão de um dos melhores jogadores da história, seja essa lesão do Messi ou do Ronaldo, é ridiculo…
Captain Tsubasa
José, não vou entrar nessa guerra para mim completamente inócua entre quem é melhor, se o Messi e o Ronaldo, tal como já argumentei neste post, mas acho que tem toda a legitimidade em defender o Ronaldo, como eu já disse, esta guerra não leva a lado nenhum, porque os defensores do Ronaldo debitam os recordes do Ronaldo e os defensores do Messi debitam os recordes do Messi, e no fim continuam todos com a opinião que tinham antes, no entanto não podia deixar de o rectificar na média de golos, pois até hoje o Messi tem sempre uma média de golos superior à do Ronaldo, e esta época ainda não acabou e óbvio que a tendencia sera para baixar um pouco a media do ROnaldo, apesar de se manter acima de 1 golo e se for verificar na época dos 91 golos e 50 no campeonato do Messi, ele a dada altura também teve uma média superior a 1.5 golos por jogo, inclusive terminou o ultimo campeonato com 32jogos e 46 golos por exemplo que dá uma média de 1.44 golos por jogo, mas lá esta, isto que eu acabei de fazer é ridículo, porque esta discussão não faz sentido algum, para mim esta discussão é simples…são os 2 melhores jogadores do Mundo da actualidade e são 2 dos 10 melhores jogadores de sempre, e pronto a discussão para mim resume-se a isto nada mais, agora se um é 0,1% melhor que o outro ou vice versa, não faz sentido algum…os jogadores para mim podem-se qualificar por níveis/patamares de qualidade…e o Ronaldo e o Messi estão no mesmo patamar, patamar esse acima de todos os restantes, depois claro é uma questão de momento de forma etc…
Já agora para finalizar, não concordo quando tenta desvalorizar um jogador só porque fisicamente é mais propenso a lesões, pois para mim o Van Basten foi o jogador mais perfeito (não o considero o melhor, são coisas diferentes atenção) que já vi jogar futebol e infelizmente aos 29 anos teve de terminar a carreira
José
Tsubasa,
Longe de mim estar contente com a lesão de Messi, mas na minha vida sou um grande defensor do Karma, e acredito que quando adquirimos vantagens conseguidas de forma indevida e injusta à custa de outros que mais cedo ou mais tarde o equilíbrio é reposto. Á primeira vista isto pode parecer uma injustiça para um grande jogador que vai ficar privado de realizar a sua actividade onde é exímio.
Mas os puritanos que agora falam com tanta grandiosidade acerca da lesão de Messi, onde se encontravam nos últimos 4/5 anos em que a UEFA e a FIFA têm feito um grande trabalho e um grande investimento em media para DENEGRIR e quase que DESTRUIR a imagem de Cristiano Ronaldo?
Sabiam que excluindo amigáveis Cristiano Ronaldo já leva 383 golos oficiais na sua carreira? Mais 36 que Messi, e jogando em 3 Ligas diferentes e numa posição diferente onde o grau de dificuldade de obtenção de golo acaba por ser maior do que o argentino? Alguma vez alguém deu o crédito merecido ao português? Nem no próprio País tem esse reconhecimento.
É muito triste que, para saber os feitos de Cristiano eu tenha de ler o AS e a MARCA porque em Portugal é raro o jornal desportivo que lance alguma notícia de Cristiano sem que seja um copy paste manhoso das fontes que referi.
Portanto, ficando triste pela lesão do Messi, mas também digo que se a mesma levar a que Cristiano ganhe as 3 Bolas de Ouro (2008, 2011 e 2013) que lhe estão a dever digo que o mesmo é karma. Entramos no campo do esotérico e de coisas que a ciência não prova? Sem dúvida.
Então agora entremos pelo campo da ciência. Estas lesões sucessivas de Messi também são prova de que Cristiano é superior ao argentino e tal não tem sido reconhecido. Cristiano assenta a sua força no talento e na obsessão pelo treino e preparação física. Messi não tem a obsessão pelo treino e preparação física que Cristiano tem fiando-se mais no seu treino. Daí que seja normal que o corpo de Messi que tem muito reforço muscular obtido de forma sintética ceda perante a força muscular natural de Cristiano e isso constata-se pelas médias de golos. Na carreira de ambos, Messi obteve um máximo de média de golos de 1,2 golos por jogo, presentemente Cristiano tem uma média superior a 1,4 golos por jogo, ou seja, o tecto a que Messi já chegou, Cristiano neste momento está a rebentá-lo e resta saber se o português já acabou a sua evolução ou se ainda vai chegar mais alto…
Jeremy
Filipe, que opinião mais ridícula.
Messi teve algumas atitudes menos felizes, mas nisso Ronaldo dá 10 a 0. Simulou uma agressão no mundial para expulsar um jogador adversário, Rooney que até era seu amigo e colega de equipa… Desrespeitou treinadores em direto na televisão, etc.
Até Mourinho que normalmente tem boas relações com os seus ex jogadores não o suporta.
Mas isso para mim não quer dizer nada, só me interessa o que fazem em campo, continue assim a desejar lesões aos melhores jogadores, deve gostar muito de futebol.
André C.
Tsubasa, gostei da tua atitude agora…
Sou português, quero que o Ronaldo ganhe a Bola de Ouro, e tudo mais… mas nunca festejaria uma lesão de um jogador como o Messi… Quer se queira, quer não, o Messi (assim como o Ronaldo) é um dos melhores jogadores de sempre, e é um previlégio estar nesta geração e ver jogar 2 jogadores como estes (e 1 ainda por cima é PORTUGUÊS)…
Filipe
Captain tsubasa nao falei apenas nas bolas ouros sem merecer, mas optaste por responder so a isso… O grande Messi a cuspir a adversarios, pontapear a bola para a bancada ou contra pessoas, dizer sobre alguns colegas que eles nao sao grande coisa, depois de perder um jogo na seleçao ja nao sei contra quem dizer que perderam com uma seleçao de merd*. É o melhor do mundo a par do cr7? é, mas nao perco nada em nao o ver jogar, como já disse só é pena a lesao ser de tao pouco tempo, mesmo com a lesao continuava com milhoes, ser o protegidinho de todos. Obrigado bernardo, cada um tem direito a ter a sua opiniao, a mim nao me faz falta nenhuma ver messi jogar.
Jeremy
Para o Filipe deviam se lesionar Ribery, Ibraimovic, Iniesta, etc. para assim o seu menino bonito ser o melhor do mundo todos os anos…
marcos lopes
é este o espírito tuga. Mereces o que tens.
bernardo
e eu filipe espero que te aconteça o que estas a desejar ao messi ou a outra pessoa qualquer, aqui se vê a azia que ele provoca e o caracter das pessoas. pessoas que desejam isso a outro ser humano deviam de ser irradiadas deste mundo.
Captain Tsubasa
Filipe, mas que culpa tem o Messi de ganhar (tirando a culpa óbvia de ser um dos 2 melhores jogadores do Mundo da actualidade, tirando essa culpa, a que se deve o teu ódio por ele? não estás contente por estar a assistir a história em directo? por estares a ver 2 dos 10 melhores jogadores da história? o futebol tem mais de 100 anos de existência, estás a assistir a um embate único na história entre 2 dos 10 melhores jogadores de sempre, no entanto festejas a lesão de um deles? ok está certo…
Olha eu por mim, lamento profundamente como adepto do futebol que sou, por não poder ter visto o Eusébio, o Puskas, o Di Stéfano, o Kocsis, o Cruyff, o Pele, o Garrincha, o Van Basten (no seu auge, pois já so vi a parte final antes da lesao)…e como tal acho ridiculo hoje em dia festejar-se a lesão de um dos 2 jogadores (Messi e Ronaldo) capazes de tratar esses grandes nomes por tu, mas ok, temos pontos de vista difierente
Filipe
Nao gosto de falsos humildes, que ganham bolas de ouro sem merecer, so tenho pena que a lesao seja de tao pouco tempo..
Carlos Alves
Boa noticia para o Cristiano Ronaldo, mas só se Portugal se apurar para o Mundial 2014, e de preferência que seja o Ronaldo a fazer a diferença, caso contrário veremos o Ibrahimovic a vencer o Prémio.
hertz
Centenas de jogadores, seleccionadores e jornalistas votam para a Bola de Ouro mas os iluminados continuam a dizer que é a FIFA que escolhe (e nem me venham com a conversa dos votos trocados que isso foi uma parodia que um jornalista fez e que já esclareceu há muito tempo que não passou de uma brincadeira).
Claro, quando o CR e o Mourinho ganharam a Bola de Ouro, nada havia a dizer: eram os melhores, o troféu era justo, não havia fraude nenhuma. Quando os outros ganham já são todos uns corruptos e o troféu é uma palhaçada e é o Blatter que decide.
No final da época passada era tudo a dizer que tinha de ser o Ribery a ganhar a Bola de Ouro senão seria um escândalo. Agora como o CR é o melhor posicionado para ganhar a Bola de Ouro já nem ninguém se lembra do Ribery.
Eu só quero ver quando o CR ganhar a Bola de Ouro 2013 (sim, vai ganha-la pois o melhor do mundo esteve em baixo de forma este ano e muitos jogos de fora por lesão) se a Bola de Ouro já passa a ser outra vez um troféu prestigiante e sem falcatruas e se o Ribery afinal não merecia nada ganhar a Bola de Ouro apesar de ter ganho tudo a época passada.
RSousa
Pode ser que este ano a FIFA tenha vergonha pelo que aconteceu e finalmente dê a merecida bola de ouro ao Ronaldo…mas mesmo que nao seja o Ronaldo o vencedor todos saberemos que ele é que merecia e se nao ganhar é mais uma vergonha e uma autêntica manipulação. Toda a gente olha para os jogadores do barça como meninos queridos especialmente a FIFA
Kacal
É uma péssima noticia para quem "ama" este Desporto, é um dos melhores jogadores de sempre e um dos dois melhores jogadores do Mundo, dá gosto vê-lo jogar, também é uma péssima noticia para o Barça, quando uma equipa perde o seu melhor jogador e um jogador que faz a diferença é sempre negativo, mas, o Barça tem bons jogadores para colmatar a ausência de Messi, dava jeito ter o tal PL para o plano B como se tem falado, mas, o Fabregas e mesmo o Neymar podem fazer a posição sem problema, por isso, o Messi que fique de fora o tempo que for preciso para se recuperar a 100%, o futebol precisa de um Messi na melhor forma para continuarmos a ver as magnificas "lutas" entre ele e o nosso CR7, uma recuperação rápido e Boa Sorte para ele.
É uma excelente noticia para o CR7 e para "alguns" Portugueses, Messi não joga mais este ano civil, que é quando acaba o período que conta para a atribuição da Bola de Ouro, o Ronaldo tem 62 golos e mais 10 jogos pela frente, já tem mais 17 golos que o Messi, fazendo excelentes exibições, cabe a ele continuar a fazer exibições de qualidade e de marcar o máximo número de golos que conseguir e convém que Portugal passe o Play-off e vá ao Mundial, se correr tudo bem, Ronaldo estará como favorito á vitória da Bola de Ouro com grande vantagem sobre os adversários, em termos de exibições e golos, mas, já se sabe que quem vota é que interessa e isso vale pouco, mas, mesmo assim, juntando aquilo que aconteceu com o Blatter, eu acredito e espero que o Ronaldo seja eleito o melhor jogador do Mundo em 2013, Carrega CR7!!!.
Pedro Froes
Este ano?
Ronaldo
Ribery
Messi
Lewandowski
Ibrahimovic
Menção Honrosa para: Lahm
2010:
Sneijder
Xavi
Messi
Ronaldo
Iniesta
2012:
Ronaldo
Messi
Ozil
troza
Toda a gente a falar do Messi… se o Ronaldo ganhar a bola de ouro, quero ver quantos vêm dizer que são injustas as do messi em 2010 e 2012 (2010 face ao Ribery, 2012 nem tem discussão para mim… os números do Messi foram superiores aos do Ronaldo desse ano com recordes batidos… se tivessem a falar do Iniesta ainda compreendia, agora o Ronaldo nesse ano…).
E os que falam que o Ribery não pode ter tantas como o Ronaldo mas dizer que em 2010 o Sjneider devia ter ganho… sejam mais coerentes vá.
Esta lesão, ao contrário da época passada, vem numa boa altura para o Barça. Pode ser que o Neymar aproveite para aparecer. Foi chato para o Barcelona foi a união falhada com o Ibrahimovic… se ele ainda estivesse lá, não havia problema nenhum para eles esta lesão…
Lion_Heart
Mas é um menino bonito… para a FIFA e para a UEFA. Por isso claro que mesmo não ganhando nenhum troféu relevante, sem ser o melhor marcador e o melhor jogador ganhará a bola de ouro.
De facto é curioso, com um rapaz que despreza adeptos e fãs, foge aos impostos lesando o estado em milhões e que sem o Barcelona nada era é um rapaz humilde. O "outro" como diria Blatter que sempre respeitou as suas origens, chegou onde chegou por mérito próprio e trabalho árduo, que "coloca" milhões em instituições de caridade e que se mostra atencioso para os fãs é arrogante. Curioso, pensei que isto era ser humilde.
Messi é um monstro, Ronaldo é tão bom ou melhor. Porque razão haver um racio 4/1 ? Para além disso vários jogadores que mereciam ganhar o prémio foram sendo esquecidos em virtude do "Good Boy". Iniesta, Xavi (sem eles Messi vale metade), Sneijder, Ibra…
Mas vindo da FIFA/UEFA já nada nos pode escandalizar! Ainda haverá o dia em que Messi participando em 10 jogos por época ganhará a bola de Ouro.
Lion_Heart
"o messi não fugiu aos impostos porque ele nem sabia do que se passava…" – Isso faz lembrar os bancos todos metem milhões ao bolso mas depois a culpa não é de ninguém porque não sabiam o que se passava!
2011 – Ronaldo bate todos os records de golos, pichichi da Liga Espanhola. Messi ganha bola de ouro: Justificação ganhou mais títulos.
2012 – Ronaldo ganha mais títulos que Messi. Messi ganha a bola de ouro. Justificação: marcou mais golos.
O que digo é que o critério muda de ano para ano, porque de ano para ano é necessário saber qual a justificação para que Messi ganhe sempre.
Se a FIFA e a UEFA fossem competentes teriam critérios apertados para a eleição dos melhores do mundo. Para além disso, não querendo ser "racista ou xenófobo" será que será fundamental saber a opinião dos Jornalistas em países de um expressão futebolística tão insignificante como alguns países africanos e do médio-oriente?
E já agora porque razão é que os votos são trocados? A justificação provavelmente vai ser tal como o disse o luis: A culpa não é de ninguém, ninguém sabia de nada.
Jeremy
Em 2012 aposto que o Afonso dizia que o vencedor justo era o Ronaldo por causa dos títulos…
Afonso
O Batra também tá a dar 2-0 ao CR em titulos colectivos, também merece ficar à frente dele na bola de ouro? e falas do que te interessa, melhor marcador do campeonato espanhol… mas qual é a competição mais importante de clubes no mundo? e quem foi o melhor marcador dela? pois, disso já te esqueces, esperteza saloia.
luis
outro exemplo ai o messi não ganhou nada de relevante neste momento ja leva um score de 2-0 ao ronaldo(liga e supertaça) mais a bota de ouro e ele não merece, mas o ronaldo que não ganhou nada de nada merece lá esta o nacionalismo puro.
o messi não fugiu aos impostos porque ele nem sabia do que se passava, podia ter acontecido com qualquer outro e ele depois de ter sido notificado pagou tudo. e ele e tantos outros também ajudam muitas instituiçoes de caridade, não foi uma coisa inventada pelo ronaldo.
e para haver um racio de 4/1(que devia de ser 3/1) muito contribuiram os titulos não ganhos pelo ronaldo e ganhos pelo messi, muito contribuiu os records europeus serem quase todos do messi.
e essa desculpa do iniesta/xavi já ha muito que esta ultrapassada, eu tambem podia aqui dizer que o ronaldo sem o ozil não é nada e isso ve-se na seleçao, mas estava a dizer uma mentira.
e se este ano ganhar o ronaldo é justo ou escandalo ? será que ele merece mais que o ribery ?
Captain Tsubasa
Em vez de estarem a discutir o "sexo dos anjos" sobre quem devia ou não ganhar um prémio que não tem importância alguma, devíamos era estar a lamentar a perca durante 2 meses de um dos 10 melhores jogadores da história do futebol…isto sim é que é preocupante, agora quero lá saber quem ganha a treta da bola de ouro, francamente, que discussão mais estéril
Captain Tsubasa
Gonzab, eu não estou a dizer para se encher uma caixa de comentários sem conteúdo a lamentar a lesão do Messi, estou a criticar é o facto de se estar a festejar a lesão de um dos 2 melhores jogadores do Mundo da actualidade, isso sim é ridículo, ou então pura e simplesmente é não gostar de futebol…para além do contra senso que é festejarem esta lesão, pois para os Pró-Ronaldo é apenas admitir indirectamente que o ROnaldo pelos vistos só consegue vencer o Messi quando este está lesionado, é quase como preferires vencer um Mundial em que na final está São Marino…
Pois para mim isso nem faz sentido, pois estar a discutir se o Messi vale 19.1 e o Ronaldo vale 19, ou vice versa, numa escala de 0 a 20, é inconsequente pois são 2 jogadores do mesmo patamar qualitativo, muito acima de todos os restantes jogadores da actualidade, e qualquer discussão, vai terminar sempre num debitar por parte dos pró-Messi nos seus 1001 recordes, e os pró-Ronaldo vão responder com outros 1001 e recordes e depois no fim continuam a pensar os 2 o mesmo, porque neste momento quase que parece que para se gostar de um deles, tem de se odiar o outro, o que é no mínimo dos mínimos ridículo…eu cá adoro os 2, são 2 dos 10 melhores jogadores da história, e adoro ver a luta titânica que têm semana após semana, com cada um a ter de se superar constantemente para não perder terreno para o outro…como é óbvio tenho uma preferência, acho que o Messi é um pouco melhor jogador (estando os 2 a 100%) no global que o Ronaldo, mas é uma discussão estéril pois são os 2 do mesmo patamar logo nem faz sentido discutir, quem é melhor…
Quanto ao prémio da FIFA então, é do mais ridículo que há, pois não dou nem nunca dei importância alguma ao mesmo, até pelos moldes em que o prémio é atribuído, pois quem vota são os capitães e treinadores de todas as selecções, logo o prémio será sempre um prémio de simpatia e alguns compadrios, nada mais, não é esse prémio que define quem realmente é o melhor ou não…
E já agora, esta lesão do Messi, tem vários assuntos passiveis de se discutir bem mais interessantes penso eu, do que se o Ronaldo é 0.001 melhor que o Messi ou o contrário…como por exemplo, se o Barça acusará a perda do seu melhor jogador? voltará o Messi a ser o jogador fabuloso que foi, ou entrou numa num "buraco" sem retorno de lesões como o Van Basten ou Ronaldo o fenómeno por exemplo? esta paragem forçada poderá de certa forma beneficiar o Messi para em Junho estar a 100% no Mundial, visto que irá ter uma época menos desgastante que o outro ET (Ronaldo)? tantas questões futebolísticas que podem ser trocadas, e vamos é estar a debitar ódios entre quem é o melhor de 2 ETs?
Eu cá gosto dos 2, não odeio nenhum, pelo contrário, como gosto de futebol quero é que estejam sempre os 2 a 110% em TODOS os jogos
gonzab
Ai discutir o sexo dos anjos é discutir quem merece ser considerado o melhor do mundo este ano e não encher uma caixa de comentários com mensagens com um conteúdo completamente irrelevante que é algo como "Que pena que o Messi não jogue mais, vou chorar durante semanas". É uma pena de facto, mas se calhar o que se pede aqui é discussão para que possamos aprender, e não atirar mensagens cujo conteúdo não tem importância absolutamente nenhuma.
Kalanga
Lamentar peixe durante 2 meses? ah a perda… ainda pensei que agora tinham inovado e também se comentava pesca…
Lá porque você não quer saber quem ganha não quer dizer que os outros não queiram, é uma discussão perfeitamente normal.
Cary
Sou a favor do Ronaldo para a bola de ouro mas vou ter de concordar connvosco. Perder o Messi dos ecrãs vai ser doloroso..
Saudações desportivas,
Cary
Anónimo
Finalmente alguém pensa como eu!!
JoaoGomes
paulo
esta noticia foi o melhor que podia ter acontecido a economia portuguesa, hoje os fãs do ronaldo vão todos sair á rua para festejar a lesão do messi.
João Lains
Aqueles que disseram que o Sneijder merecia vencer a Bola de Ouro em 2010, vão manter o mesmo critério em 2013 e considerar o Ribéry como o mais justo vencedor, ou com Messi, aparentemente fora da luta, vão preferir Cristiano Ronaldo? Digo isto porque no final da última temporada não tive dúvidas que o prémio assentava na perfeitamente no francês, mas estes últimos meses compôs-se um cenário que me leva a considerar o Ronaldo como o melhor jogador do mundo no último ano. O que acham?
José
Ronaldo quando ganhou a Bola de Ouro:
– Campeao Inglês
– Taça de Inglaterra
– Supertaça Inglesa
– Liga dos Campeoes
– Campeonato do Mundo de Clubes
– Melhor marcador da Liga Inglesa
– Melhor marcador da Europa
– Bota de Ouro
– Melhor marcador da Liga dos campeões
– Melhor jogador da Liga Inglesa
– Melhor jogador jovem da Liga Inglesa
– Melhor jogador da Champions
– Melhor avançado da Champions
– Melhor jogador do Campeonato do Mundo de clubes
– 2º melhor marcador do Campeonato do Mundo de clubes
– Melhor marcador da fase de grupos pela selecção portuguesa
– Qualificação directa para o Euro 2008
Nunca ninguém teve de fazer tanto para ganhar uma Bola de Ouro! E mesmo assim Ronaldo ganhou a Bola de Ouro por pouco!
Quanto ao sr.Paulo, então consegue justificar porque é que roubaram a bola de ouro a Sneijder em 2010? A Ronaldinho em 2006? A Ronaldo em 1998? A Cristiano Ronaldo em 2012?
"Apoiam-no cegamente porque foi formado no Sporting."
Não. Apoia-se cegamente porque é português, porque é o melhor jogador do Mundo e porque tem todas as características que os portugueses não costumam ter e que o tornam especial, que é profissionalismo, espírito de sacrifício, empenho, dedicação e ambição, coisas que o nosso povo molengão e encostado às migalhas que os Governos possam vir a dar não conhecem e que são objecto de inveja quando manifestados por um compatriota.
Saiyan
Isso é no gozo Diogo só pode. Um escândalo é o Ribery estar no lote dos melhores do mundo e haver discussão que vai estar taco a taco com o Ronaldo, isso sim é escândalo.
Kacal
MosqueteiroSLB, essa é engraçada, porque razão o Ribéry tem que ganhar se Sneijder, Iniesta e Xavi não ganharam nenhuma??? o critério escolhido tem sido que Messi e Ronaldo são os favoritos e são, Ribéry é um grande jogador, mas, Ronaldo e Messi são muito superiores, são "monstros" neste desporto e o vencedor tem que ser um deles, se o critério nunca foi o dos títulos, porque seria agora??? e se formos a ver neste ano civil 2013 entre o Ronaldo e o Messi, com lesões ou sem lesões, não interessa, o Ronaldo não tem culpa de ser uma "máquina" e fazer tantos jogos como o Messi e nunca parar, o melhor jogador do Mundo no ano civil 2013 foi o CR7, ponto.
Anónimo
ribery ganhar é ridiculo. é so um bom jogador. Tiveram de arranjar a pressa um jogador do beyern para a luta so porque ganharam tudo! Ronaldo é um monsto! muito superior a todos os niveis.
abraço
zemaria
paulo
eulices o senhor é como muitos exemplos que existem aqui em portugal, gostam do ronaldo e apoiam-o cegamente simplesmente porque ele foi formado no sporting.
acha mesmo que se o ronaldo ganhar a champions,liga e ainda for o bota de ouro não iria ganhar a bola de ouro ? se fosse assim por compadrios e amizades e inveja etc etc então o ronaldo tinha 0 bolas de ouro em vez de 1.
mentalizem-se que o ronaldo quando mereceu ganhar a bola de ouro ganhou-a, e que não é por ser portugues ou formado no sporting que é mais que os outros ou que andam a formar uma teia contra ele.
se ele esta época ganhar tudo e continuar com estes numeros, tambem irá ganhar a bola de ouro pois merece mais que ninguem, e não foi porque a teia foi desmontada ou coisa parecida foi simplesmente porque ele foi melhor que os outros.
diogo
se o ronaldo por muito golo que marcou nestes ultimos meses se ganhar é um escandalo igual ao do sneijder.
MosqueteiroSLB
grande comentario. grande questao.
esses que dizem que a bola de ouro para messi foi injusta, num ano muito semelhante atribuem-na a ronaldo, o que so mostra que nao sao melhores que a fifa, pois deixam-se influenciar por fatores externos, nacionalidade.
1-ribery
2-messi
3-ronaldo
ronaldo e um jogador fabuloso mas a meu ver nao e messi. se nao contassemos com dados, o jogador que mais me prazer da a ver jogador e sem duvida iniesta, mas sao coisas diferentes. felizmente ja ganhou um premio de melhor jogador da europa, mas infelizmente nunca ganhara do mundo. quem o ve jogar sabe que e incrivel. para mim o melhor medio do mundo
Euclides!
É diferente, Porque nesse ano houve um mundial, e Sneijder não só fez uma temporada enorme a nível de clubes, como de selecção…
A Holanda foi finalista, Sneijder marcou 5 golos na fase final do mundial, marcou golos importantes…
Ribery merece ganhar a bola de Ouro? é um grande jogador jogador, mas porquê Ribery? Porque não Robben? para mim Robben é inclusivamente melhor…
Cristiano Ronaldo não irá ganhar, porque nunca voltará a ganhar, ganhe a Liga dos Campeões ou não, seja o melhor marcadora da temporada ou não, não irá ganhar porque estes prémios fazem-se de votações… e os votantes não votam em consciência, votam por questões de compadrio, de amizades, de antipatias, de invejas… etc etc
por tudo isso, Cristiano Ronaldo, não irá ganhar… o mais certo é este prémio sofrer alterações assim que a FIFA notar a perda de interesse generalizado pelas polémicas das escolhas… Este ano já introduziram 5 finalistas numa tentativa desesperada de captar mais atenção, porque sabem de ante-mão que provavelmente alguns dos finalistas nem irão estar presentes na gala, portanto isto são manobras, visam tentar tornar o prémio o mais "aceitável" mas de acordo com aquilo que são os lobbies e interesses da FIFA
Os patrocínios e marcas que os jogadores publicitam etc etc, o futebol é cada vez mais um mundo obscuro de interesses e jogos de background, não são só as arbitragens..
Luis
Na minha opinião o Ribery ter as mesmas bolas de ouro que Cristiano não faz sentido. Mas claro que os títulos pesam e muito na decisão. Vai ser uma escolha difícil.
Anónimo
desta vez vao dizer que nao pode ganhar o cr7 porque nao esta lesionado e entao nao podem comparar
Luis
barinho
Já foi vergonhoso ele ganhar a Bola de Ouro em 2010 e 2012,se ganha este ano é a vergonha total.É um fabuloso jogador,mesmo lesionado fez 45 golos num ano,o que a maior parte dos jogadores não faz,mas seja em rendimento individual ou colectivo ele este ano não foi superior a ninguém.Só se este ano o critério for o maior número de meses lesionado.
Jeremy
Não tenho os dados, mas isso não pode ser verdade. Que tenha mais do que Messi acredito. Agora mais que os 3 juntos é impossível.
marcos lopes
29 assistências em 2012.
Amigáveis? Foram 4 ou 5 golos. E o CR, tb os marcou. A desonestidade intelectual é incrível por estas bandas.
Filipe
jogador com mais assistencia na europa? posso estar a dizer uma barbaridade, mas li a bem pouco tempo que o mesut ozil fez mais assistencias nesse ano que messi, xavi e iniesta juntos, se é verdade nao sei.
Filipe
hertz tire os golos em amigaveis e assim e diga me onde estao os 91 golos.
Fábio Matos
Já ganhas-te xD
João Jonet
Desculpe Hugo mas acho que Diaby arrecadava a "muleta de ouro" nesse caso
hertz
O Messi em 2012:
– marca 91 golos num ano civil e bate o recorde mundial
– marca 14 golos na Champions, tornando-se no melhor marcador de sempre numa edição
– melhor Bota de Ouro de sempre com 50 golos
– único jogar a marcar 5 golos num só jogo da Champions
– ganha 4 troféus
– jogar com mais assistências na Europa
Mas mesmo perante isto tudo é injusto ele ter ganho -_-
Hugo Martins
Desculpa, mas se o critério for esse quem ganha a Bola de Ouro é o Izmailov
Reitchie
A desculpa dos fanáticos pelo messi será:
"Ele mesmo lesionado marcou 45 golos"
estou mesmo a ver o cenário…
Captain Tsubasa
Jeremey, nisso concordo, era uma altura dificil de comparar o Garrincha e Pele, com Puskas, Eusebio e DI Stefano, porque os 2 primeiros não joagavam na Europa, e tambem estou como tu, não era vivo na altura, portanto apenas me reporto a relatos de quem os viu a todos jogar na altura…
Filipe, principalmente muitos Brasileiros dizem que Garrincha era melhor que o Pele, já tive várias conversas com Brasileiros que me disseram isso mesmo…
Jeremy
Tsubasa nessa altura era difícil de comparar porque nem todos jogavam na Europa, mas por exemplo no mundial de 58 rezam as cronicas que Péle foi dos melhores e no de 70 tb. Todos os que referistes não estiveram tanto tempo no topo, dado que em meados dos anos 60 Di Stefano e Puskas já estavam em fase descendente e Eusébio só apareceu em 62 e Garrincha acabou mais cedo do que era de esperar devido aos seus problemas de alcoolismo.
Isto pelo que dizem pois como é óbvio eu não era vivo nessa altura.
Filipe
Jeremy,
Aconselho-te a veres o cocneito de "Lobbying", claro que a FIFA não vota directamente, mas através das ajudas que faz a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento consegue comprar votos e manipular a eleição a seu bel prazer.
Então isso acontece na política e não iria acontecer no futebol? Manipular as massas faz parte do dia a dia. Em relação à artimanha que referes, tens toda a razão, foi uma vergonha, a diferença é que foi feito às claras e a assumir claramente que o importante era garantir votos para Ronaldo, foi algo politicamente incorrecto e moralmente falso.
Mas pior que isso é querer ser politicamente correcto e moralmente falso, a isso chama-se hipocrisia.
Pelé dos melhores do mundo desde 57 a 71/72? Muito duvidoso. Se me disseres que Pele foi sem duvida nenhuma de topo, senão mesmo o melhor de 57 a 65 até poderei concordar contigo, mas a verdade é que a partir de 66 caiu muito, muito devido à constante PAULADA que levava, mas ainda assim estamos a falar de 9 anos a reinar, o que é inacreditável e merecedor de admiração. Mas na realidade, se for por opinião popular, muita gente de gerações mais antigas diz-me que apesar de Pélé ser craque, Garrincha estava 1 nível acima…lá está, opiniões…
Captain Tsubasa
Jeremey, concordo com tudo, excepto com a parte do Pele ter sido o melhor do Mundo de 57 a 72…nessa altura havia Puskas, Di Stéfano, Eusébio e Garrincha…portanto era uma liderança repartida entre mais jogadores (pelo menos 5) do que é agora por exemplo, onde só há 2 (Messi e ROnaldo)
Jeremy
Ninguém ainda vos explicou que a FIFA não vota? São jogadores, treinadores e Jornalistas a votar… Logo essa história dos critérios não existe, a bola de ouro é uma eleição em que cada um vota no jogador que teve melhor num determinado ano e para isso não é preciso critério nenhum além de votar naquele que achamos que jogou melhor.
Se quiserem falar de artimanhas porque não falar daquela vez em que o capitão da seleção era o Ronaldo mas como ele não podia votar nele próprio quem votou foi o Nuno Gomes…. Isso para vcs já não é trafulhice?
Euclides, Péle foi dos melhores do mundo desde 57 a 71/72, se não conheces a história do futebol não devias inventar…
Sérgio Gonçalves
Euclides, partilhamos o mesmo ponto de vista, subscrevo o seu comentário por inteiro.
Mike-UK
Nem mais Euclides…disse tudo com este comentario. Messi e' a borracha por cima do nome Maradona, a varios niveis esta situacao de empolar um jogador que apesar de ser extraordinario esta', por exemplo, a anos luz do que Zidane fez (Levou o seu pais a duas finais de mundiais, vencendo uma, e ao titulo europeu).
Messi e' incrivel, mas em 2012 esteve abaixo de Ronaldo, isso e' obvio. Ribery entra nesta conversa por ter vencido a champions mas como sabemos vencer a champions nao e' motivo para ser bola de ouro como se verificou com Messi em 2012.
Posto isto, e tendo em conta os criterios da Fifa, este ano e' Messi contra Ronaldo e Ronaldo merece mais.
Sendo portugues, tendo cortes de cabelo armados ao pingarelho, festejando golos sem ser a apontar para o ceu e por nao ser casado, Ronaldo parte em desvantagem.
Nasik
Não me interpretem mal, não sou anti-Messi, mas não suporto o proteccionismo/tratamento preferencial de que ele goza por parte dos arbitros e da UEFA/FIFA em deterimento do Ronaldo ( particulamente ) e de outros grandes jogadores como o Ribery e outros que mais…É mais que sabido que em situações identicas o Messi é mais protegido que qualquer outro jogador no mundo…
Relativamente a esta noticia, em minha opiniao, é só mais um capitulo ( fisico ) em que o Ronaldo é superior ao Messi…
Captain Tsubasa
Euclides, nem sempre estamos de acordo, mas neste caso subscrevo quase na integra o teu comentário
Euclides!
Muitos nem na sua melhor temporada a top fisico chegam aos 30 quanto mais aos 45…
Eu sou contra as pessoas que por gostarem de um jogador, criticam e rejubilam-se com os azares do outro… Messi não merece isso
Eu acho que Messi só mereceu ganhar duas bolas de ouro, 2009 e 2011, Cristiano Ronaldo merecia ter ganho 2008 e 2012, mas a culpa de messi ter 4 bolas de Ouro não é dele, é das trampas da FIFA, da influência que o Barcelona exerce nessas instâncias, e também por o facto de a FIFA desde há muitos anos se tentar redimir relativamente a uma das potências do Futebol (Argentina) pelo facto de sempre ter desprezado Maradona, Messi foi para a FIFA uma oportunidade de ofuscar Maradona, de apagar Maradona dos livros e ter agora um "exemplo" uma lenda para sempre…
creio que todas estas lesões mostram um jogador em declínio físico, há jogadores que simplesmente não aguentam a intensidade louca das temporadas europeias durante muitos anos, passou-se isso com Kaka, passa-se também com muitos jogadores sul Americanos, fazem 3/4 épocas na Europa ao Mais alto nível depois ou se lesionam ou tem uma quebra psicológica… aguentar no top durante 10 anos é muito difícil…
se o Cristiano Ronaldo conseguir chegar a 2016 com o nível actual será uma lenda para sempre de top 5 da história… e não será por ter bolas de ouro, porque nunca nenhum jogador aguentou ser o melhor ou segundo melhor do mundo durante tantos anos… nem Maradonas, Nem Pele´s, ninguém…
luis
e qual será a desculpa para o ronaldo não ganhar ? blatter? fifa ? calendario ? chuva ? entradas ? qual será desta vez ?
Anónimo
Sim, é possível que seja esse o comentário dos apaixonados pelo Messi, mas a verdade é que o Ronaldo já levava avanço sobre o menino Messi portanto esse comentário será mais um motivo de gozo e não de congratulação :)
João Sá Rosa
Sérgio Freitas
Para a Fifa mesmo sem jogar quase 2 meses aposto que será o melhor do mundo em 2013 xD
Euclides!
Irá ganhar o Franck Ribery…
A França já não tem um bola de Ouro desde Zidane…
Ricardo Ricard
Quase 2 meses agora,fora o resto antes. Mesmo assim ainda vai ficar em 2º atrás do Ribery para a vergonha ser completa.