Pelo quarto ano consecutivo, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do Mundo pela FIFA. O argentino (41,70 dos votos), levou a melhor sobre Cristiano Ronaldo (23,68) e Andres Iniesta (10,91), e entrou para a história do futebol Mundial, pela 1ª vez um jogador venceu a Bola de Ouro quatro vezes. VM – Já o referimos anteriormente. O prémio de melhor do Mundo devia ser um misto entre a prestação individual e o sucesso colectivo (aliás os títulos sempre tiveram um peso decisivo na Bola de Ouro), nesse sentido, a eleição de Messi é injusta (pese embora considerarmos o argentino o melhor do Mundo, este é um prémio apenas do ano de 2012). Acabar o ano somente com uma Taça do Rei é manifestamente pouco para merecer esta distinção (neste século nunca um jogador venceu este prémio ganhando tão pouco), mesmo considerando os seus 91 golos. A verdade é que se nos limitarmos apenas ao que aconteceu em 2012, tanto Iniesta como Ronaldo fizeram (pela tal junção entre o individual e colectivo) mais por merecer este prémio que o argentino (o espanhol venceu o Euro, o português bateu os adversários do Barça com a conquista da La Liga e Supertaça). Fica a dúvida do que é necessário fazer para bater a “Pulga”? Com estes critérios estranhos, votos por simpatia (o próprio argentino assumiu hoje que considera Ronaldo um dos 3 melhores do Mundo mas mesmo assim preferiu votar em companheiros de equipa), e visão do futebol (o excesso de nomeados e eleitos da La Liga, alguns até suplentes nos seus clubes é a prova, que muitos dos que votam pouco percebem), acabam por tirar o mérito que devia estar inerente a este prémio. Noutro âmbito, destaque para este momento histórico: nunca um jogador tinha vencido 4 Bolas de Ouro, e se considerarmos que o argentino só tem 25 anos, isto promete não parar por aqui. Prémio justo? Será possível algum jogador bater Messi nos próximos anos (em 2010 não conquistou o Mundial, nem a LC, mas venceu, em 2010 só conquistou a Taça do Rei mas arrecadou o prémio na mesma)? Estas 4 Bolas de Ouro fazem do argentino o melhor de sempre, ou ainda está aquém de Maradona? E no que diz respeito a Ronaldo, o que precisa o português de fazer para voltar a conquistar a Bola de Ouro (derrotar os rivais no próprio campeonato, pelos vistos é insuficiente)?



95 Comentários
DC
Pela 1ª vez neste século um jogador que bateu todos os records individuais no que toca a golos foi considerado o melhor do mundo ;)
Castilho
Que recordes fez Messi? Está a falar daqueles 90 golos, é pena que para protegerem o menino não dêem valor àquele Zambiano que marcou cento e tal golos! Vá ver os recordes do Ronaldo esta época!
André Pinto
Boa noite. Castilho viste os cento e tal golos do Zambiano para saber se é verdade ou não? Não deves acreditar em tudo o que lês, se não o Ronaldo tinha um processo em cima, por supostamente ter violado uma rapariga no primeiro ano com "a camisola do Manchester United". Sinceramente, pelo recorde o Messi merece (nível individual), tal como o Ronaldo o ano passado devia ter sido considerado o melhor. Agora a nível futebolístico, o prémio devia ter ido ou para Ronaldo ou Iniesta.
Esta é a minha opinião.
Com os meus cumprimentos,
Pinto
Apenasfutebol
Injusta a atribuição!!
Ronaldo merecia mais pelo o que fez em termos pessoais e colectivos..
Mas a propaganda não favorece o português..
É triste que os critérios não sejam iguais todos os anos..
Cumprimentos
Drama
Acho injusto a bola para o Messi, mas aqui não se tratam de critérios. A FIFA apenas entrega o prémio, o vencedor é votado pelos capitães de equipa, seleccionadores e por jornalistas. Portanto não são os critérios que mudam de ano para ano, é apenas a opinião que se mantém
DC
Eu não acho injusto, mas acharia mais justo se a bola de ouro tivesse ido para CR7. Acho mais grave a não entrada de Yaya Toure e de Pepe no melhor 11, não faz qualquer sentido.
Apenasfutebol
Quando falo em critérios refiro-me ao facto de que em anos passados quem votou usou os títulos e a importância de Messi para a obtenção destes como "desculpa", este ano qual é a razão? Ter marcado tantos golos? Acho que mais do que quantidade é a importância destes, e Ronaldo volta a ficar à frente do argentino em 2012..
Cumprimentos,
Drama
Eu acho que deviam ser os adeptos a votar, seria a forma mais democrática e talvez a mais acertada. De resto, eu gostava de ver a bola no Iniesta ! O Ronaldo e o Messi vão disputá-la mais uns aninhos enquanto que um jogador com a classe do Iniesta teve aqui provavelmente a sua última chance.
Cumprimentos
Icaro
Se à cerca de 3 anos, salvo erro, o Sneijder faz uma época brilhante no Inter onde GANHA TUDO, e é finalista VENCIDO do mundial e não entra no pódio. Por A + B parece-me que a entrega do prémio recaia sobre Messi.
Ronaldo para ganhar este prémio teve de ganhar RIGOROSAMENTE tudo no United.
Palavras para quê…
luis25
O que precisa de fazer mais Ronaldo para ganhar a bola de ouro?!
Melhorar a sua imagem fora de campo, será isso justo, e será esse o critério para a escolha?! A simpatia.
Nuno
Antes de Messi, em ano de campeonato do mundo ou da europa, a bola de ouro era para um jogador da selecção vencedora do torneio. Agora a bola de ouro é para Messi.
Acho que Messi é o melhor jogador da atualidade e também de todos os tempos mas este prémio perdeu significado para mim.
Roberto
Hum? que sentido é que faz a bola de ouro ter de ser para um vencedor do campeonato do mundo ou da europa?
Nuno
pergunta ao Cannavaro
AC
Claramente um caso onde a BdO foi bem entregue!!
Incondicional87
Tremenda injustiça mas pronto já se estava à espera.
Para mim o Ronaldo nem precisa de pôr lá mais os pés, é sempre a mesma coisa. Nem que ganhe tudo, vai ser considerado o melhor do mundo. É triste.
filipe
Isto só visto onde é que o messi ganhou mais que o Ronaldo em 2012??
Tal como disseram os comentadores da rtp1, por este andar o messi irá ganhar sempre, visto que tem uma melhor imagem que o ronaldo no futebol.
Tal como foi dito na rtp1, basta se ser mister simpatia no futebol que vence-se sempre o troféu de melhor do mundo, e por este andar ronaldo já não ganhará o troféu tão cedo, enfim tudo a favor do messi, é bom jogador ninguém lhe tira o mérito mas em 2012 não foi melhor que o ronaldo, mal por mal ganharia o iniesta que sendo por títulos tanto ele como o ronaldo estariam a disputar o troféu, quem vota neste troféus tem que comecar a ver mais futebol e titulos ganhos por cada jogador, e não votar só porque este ou aquele são meus amigos
Duda_Navex
Bater o recorde de Gerd Muller também conta, acho eu… 91 golos não é para qualquer um.
E atenção, eu gosto do grande CR7!
Continuem com o excelente trabalho!
Cumprimentos
Santos
Marquei bem mais na minha epoca de iniciado, just saying…
Sem penaltys, sem proteção dos arbitros e muitos de meio campo. (no pelado)
ricardo
Que interessa marcar 100 golos, se foram inconsequentes e não trouxeram títulos?
O ano passado o criterio de desempate entre messi e o CR7 (de quem nao sou grande fan, diga-se) foi de que, apesar do CR7 ter marcado mais golos (40 vs 32) o Barcelona ganhou a Liga e portanto, os golos do messi tiveram mais peso do que os do CR7.
Este ano os papeis invertem-se mas o prémio vai para o mesmo.
Eu se fosse o Ronaldo recusava compararecer ou ser nomeado na próxima nomeação.
Suarez
Acho curioso é que o anterior recordista, nesse ano não ganhou o troféu. Foi para Backenbauer. Mas isso é mera casualidade, digo eu.
Anónimo
Para que apenas se faça uma ideia da realidade, este senhor Messi, para bater o recorde, foram contabilizados os jogos amigáveis, penalidades e selecção, enquanto no senhor Muller, apenas se basearam no campeonato e taças do seu pais…. agora vamos ver se realmente existe termos de comparação…. Abram o olho, pois se isso nao acontecer alguem vos abrirá….
Agora vos digo, Nao venham com essa porcaria,eles nao sao jogadores comparáveis…. são posições diferentes, funçoes diferentes.
Alem de que acho muito mais complicado para o ronaldo marcar, ele joga numa lateral, nao de frente para a baliza,a sua função e de dar a marcar….
o messi joga como 2 avançado, de frente para a baliza e todos jogam para ele. logo a dificuldade do jogo do ronaldo é superior e memso assim nao se distancia em golos marcados, assistencias, e na importancia que tem para a equipa.
tenho dito beijinhos a todos, isto é mais uma quetºao de politicas, se ele fosse brasileiro, espanhol, italiano, frances era quase sempre o melhor do mundo, como é portugues, acontece aquio que todos nós sabemos.
TEmos que aprender a gostar de nós, caso contrário ninguem gostará.
Pedritxo
Os criterios mudaram , messi ganhou e o compadrio da fifa continua.
Agora expliquem la uma coisa.
Se o suposto melhor onze e so jogadores da la liga e ronaldo venceu a la liga , porque ele nao venceu o premio de melhor do mundo, um bocado contraditorio.
O sistema de votaçoes tem que ser mudado, porque eu por exemplo como selecionador posso votar em quem quiser e isto funciona por gostos, como ronaldo nao passa uma boa imagem como messi, dificilmente ganha a bola de ouro.
Isto tem.se que ser um comite que tente ser independente e analise bem tudo o que o jogador fez durante o ano, assim poderia ser mais justo.
Sou portugues com muito orgulho, e nao e por causa disso que digo que ronaldo merece, merece porque fez uma epoca muito boa como messi, so que venceu supertaça,liga e foi as meias-finais do euro.
Mas ja tou a ver os criterios a mudarem quando houver a copa america e quiça a argentina ganhar, quer dizer nao mudam porque del bosque acabou por ganhar o premio de melhor treinador.
A justificaçao de messi por nao votar em ronaldo diz tudo da porcaria que esta votaçao e, nem coerente e, enfim palhaçada
LuisRafaelSCP
Já se esperava… este prémio já não tem credibilidade nenhuma, uns jogadores são eleitos pelos prémios colectivos, no ano seguinte ganha o que marca mais golos.
Este ano estava lá o Iniesta porquê? Títulos (selecção)…
Messi estava lá porquê? Golos…
Ronaldo? Ambos…
Se o que contou foram os golos não deveria ter estado Falcao em vez de Iniesta?
Mas pronto, das 4 Bolas de Ouro pode dizer-se que Messi só mereceu realmente ganhar metade (esta era para Cristiano e em 2010 era para Sneijder).
p.s.: Messi é o melhor jogador do mundo da actualidade, mas não foi o melhor no ano passado (Ronaldo levou o Real Madrid ao título e chegou às meias finais com a selecção de Portugal).
Roberto
Estava-se mesmo a ver, o messi é mais fofinho e agrada mais às donas de casa, e isso conta muito…
Fotos de serviços
É sem dúvidas o melhor jogador da actualidade…depois há critérios que se podem debater…
Pedro Almeida
Já chateia essa coisa da taça, não? E um bocadinho de fair-play?
Se é por isso ganhava o Casillas ou o Ramos, sempre venceram mais competições que o CR7.
Por favor, quem não concorda que Messi é de longe o melhor jogador do Mundo, das duas uma, ou não gosta de futebol ou sofre de um nacionalismo bacoco e provinciano.
Pedritxo
diga-me la se o suposto melhor onze e todo da liga espanhola, entao como ronaldo ganhou-a merecia se calhar vencer o premio, mas sao criterios que vao mudando consoante o que convem a fifa
filipe
O Messi ninguem disse que não é o melhor do mundo, mas agora ter sido o melhor em 2012?!?! acho que ai tu é que nao deves ter gostado do futebol em 2012 pelo menos da parte do messi, se todos os premios forem assim entregues o resto do ano, eu comeco a jogar futebol, so simpatico o ano todo para toda a gente, e ganho a bola de ouro todos os anos… enfim, tem que se ver o melhor jogador do mundo no ano e não o melhor jogador do mundo actualmente, ou pelo que fez antes.
André Pedro
É engraçado que o seu único argumento para defender o direito do Messi à Bola de Ouro seja "ele é o melhor do mundo e quem não achar é puro patriotismo!"
Só isso justifica bem o que Messi (não) fez para merecer o prémio…
CTD
os criterios são sempres os mesmos cada seletionador, capitão da selecçao e impresa de todos os países do mundo nomeiam, quem para si quem é o melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor jogador do mundo, é uma opnião pessoal de quem realmente percebe de futebol, é dos prémios mais justos que há.
SomosSM
Dos prémios mais justos que há???? Há quem tenha votado em Kun Aguero (foi o Messi) como 3º melhor jogador. Desde quando isso é um voto de quem realmente percebe de futebol? Isto é um prémio em que votam em quem mais têm amizade, e não em quem merece.
Leonardo Santos
"uma opiniao pessoal de quem realmente percebe de futebol, é dos prémios mais justos que há."
faz-me rir. aconselho-o a ir ver a lista divulgada pela fifa, pois consegue haver pódios sem ronaldo, sem messi. ora, para esse entendido do futebol, nem messi, nem ronaldo estao entre os 3 melhores do mundo. que mente brilhante, acho que até uma criança de 10 percebe mais de futebol do que um suposto entendido.
Leonardo Santos
"opiniao pessoal de quem realmente percebe de futebol, é dos prémios mais justos que há." Será? faz-me rir. aconselho-o a dar uma vista de olhos à lista que a fifa divulgou de quem votou em quem e verá que existem PÓDIOS SEM MESSI, RONALDO E INIESTA! o que é simplesmente absurdo. mas é uma brilhante mente entendida do futebol.
LS
miguel machado
hehe … siga a festa do Barcelona .
o Barcelona até podia ter ganho só o torneio do guadiana que o prémio não fugia a messi.
quanto a del bosque… não lhe dava a ele mas acho que não fica mal.
já o 11… um bocado idiota. daniel alves tem estado muito abaixo , xabi alonso não tira o lugar a pirlo e cech foi superior a casillas o ano todo .
a ausência de mourinho não me espanta nada , pior é a ausência de critérios . simpatia ,talvez?
os anti-ronaldo devem estar contentíssimos por um jogador formado no sporting não ter ganho um prémio(não me dirijo a quem acha que messi é melhor que CR ,isso é pessoal , dirijo-me aos anti )
VESB
Meus amigos isto é um prémio individual, não colectivo.
Um homem que marca 91 golos em um ano tem de ser considerado o melhor do mundo. Ponto final!
Rúben
Então porque é que o Ronaldo não ganhou no ano passado?
manelsporting76
1972 – Muller 85 golos, Bola de Ouro Beckenbauer
2012 – Lionel Messi 92 golos, Bola de Ouro Lionel Messi
Ficou provado que o que no século XXI o que interessa aos olhos de quem vota é ter um ar fofinho, marcar muitos golos e ganhar a Taça do Rei.
Melhor jogador do Mundo sem dúvida, melhor de 2012? Muito aquém.
Por fim, perguntem ao humilde Messi se preferia ter marcado 90 golos ou o penalty contra o Chelsea que daria acesso à final da Champions, sim a Champions que ganhou o Chelsea e que nem se quer teve um finalista nos 3 melhores jogadores da respectiva competição. Viva a mediocridade
Gepeto
Já se estava mesmo a ver, continua o fenomeno Messi que se lixem os criterios..
Carlos Sousa
Descredibilização total deste "prémio"
Incondicional87
Eu não ponho em causa que o Messi é um dos melhores jogadores do mundo, porque o é. O que ponho em causa é um jogador que ganhou mais títulos que ele este ano e foi mais decisivo como o Cristiano Ronaldo não ganhe. Prémio de simpatia? Possa onde é que isso pode contar, que critério de escolha…
André Barreiro
Ja nem vale a pena seguir os premios Fifa. É a mesma coisa que ir ao cinema e ja saber o fim do filme. Haja paciencia
manelsporting76
1972 – Muller 85 golos, Bola de Ouro Beckenbauer
2012 – Lionel Messi 92 golos, Bola de Ouro Lionel Messi
Ficou provado que o que no século XXI o que interessa aos olhos de quem vota é ter um ar fofinho, marcar muitos golos e ganhar a Taça do Rei :)
Melhor jogador do Mundo sem dúvida, melhor de 2012? Muito aquém.
Por fim, perguntem ao humilde Messi se preferia ter marcado 90 golos ou o penalty contra o Chelsea que daria acesso à final da Champions, sim a Champions que ganhou o Chelsea e que nem se quer teve um finalista nos 3 melhores jogadores da respectiva competição. Viva a mediocridade
FG
NÃO PERCEBO ONDE É INJUSTIÇA…
OK NÃO GANHOU PRÉMIOS COLETIVOS (SÓ A TAÇA DO REI), MAS O GRANDE CRITÉRIO NÃO É O QUE O JOGADOR X OU Y FEZ DURANTE O ANO CIVIL??
RONALDO TAMBÉM FEZ MUITO, MAS O FUTEBOL DE MESSI NÃO É MUITO MAIS ATRATIVO, CONCRETIZADOR E INFLUENTE?
Um trabalhador de uma empresa como a Microsoft só porque a empresa é a melhor do mundo e ganha coletivamente a outras empresas terá que ser considerado melhor do que um trabalhador de uma empresa que não lucrou tanto?
Um advogado de um escritório muito conceituado tem que ser considerado melhor que um advogado que também fez muito mas trabalha num escritório menos influente?
Um professor de um colégio todo XPTO como por exemplo o S.João de Brito tem que ser considerado melhor professor que um professor que trabalha num colégio menos cotado?
O Real ganhou o Campeonato, ok deve-se também ao Ronaldo mas muito mais ao TREINADOR (Mourinho deveria ter ganho e não Del Bosque), estamos a falar de um coletivo e o líder deve ser o treinador.
No caso do jogador estamos a falar do individuo, da arte individual em prol do coletivo, mas essencialmente da ARTE FUTEBOLÍSTICA DO ANO DE 2012…
E MESSI FOI DE FACTO O MELHOR, Sou português, mas o meu patriotismo não me faz ser hipócrita e CEGO.
Carlos Sousa
O ano passado o Ronaldo foi melhor em termos individuais e ganhou o Messi. Drogba Iniesta Yaya Touré e Pirlo mereciam este prémio mais que Messi. E o onze do ano então é provavelmente a maior palhacada
Bráulio
Eu também sou português e também concordo inteiramente que o prémio não deve ser entregue pelos títulos colectivos mas pelo que o jogador foi capaz de fazer ao longo de toda a época. Se me perguntarem que é melhor, não hesito em responder Messi, se me perguntarem quem foi melhor em 2012, igualmente Messi (mas por exemplo em 2011 acho que Ronaldo foi melhor e em 2010 Iniesta), contudo, se me pedissem para votar acima de tudo sou português e como tal votaria Ronaldo. Até digo mais, se me dessem a oportunidade de votar no melhor jogador de todos os tempos e a escolha tivesse que recair entre, pelé, Maradona, Messi ou Emídio Rafael eu votaria sempre no português!
Temos direito à nossa opinião, temos direito a pensar que Messi é o melhor, mas também temos o dever de zelar pelo que é nacional. O patriotismo vê-se nestas situações, independentemente da razão! Assim, sobretudo perante estrangeiro, devemos insurgir-nos perante esta votação e clamar o nome do Cristiano porque além da qualidade que evidencia eleva o nome do nosso país por todo o mundo!
Suarez
Que comentário ridículo, comparar futebol ao mundo empresarial, por favor…
Santos
Acusar os defensores de Ronaldo cegos e hipocritas é coisa (muito) grave.
Então agora todos temos de ser defensores do mesmo ?
Usar falacias para tentar provar algo é deveras estranho até porque muitas até contradizem a sua ideia.
Messi não foi mais influente que Ronaldo, até porque basta ver a seleção espanhola, ganham na mesma.
Atrativo? Opiniões, pessoalmente prefiro eficácia ao espetaculo.
Concretizador? Sim, marcou mais golos… 5 ao Leverkusen, foi influente? Estavam a perder 4-0?
Foi decisivo? Foi ! Decisivo na perda das meias-finais.
Melhor jogador sem duvida ALGUMA (!) , mas não neste ano.
Fábio
então por essa ideia porque é que o Sneijder não ganhou em 2010? e o CR7 em 2011? Ou a tua opinião muda de ano para ano como a Fifa, o ano passado é quem ganha mais títulos e não marca mais golos, este ano é ao contrário, quem marca mais golos é que ganha. Palhaçada. fifalol
Anónimo
Mas estas a ser cego… Aquilo que Ronaldo alcançou num ano nao chegam 10 dedos para contar, aquilo que Messi fez num ano chega uma mao e sobram dedos…
Nao se trata de somar golos, trata-se de defender, atacar, assistir, ajudar a sua seleção, e para alem de tudo (algo que nao é valorizado) ele tambem soube calar os jornalistas.
Quando o Barça perde ninguem culpa messi, quando o Real perde o ronaldo é capa de jornal e tratado como um fraco
André Pedro
Mais um defensor de Messi cujo único argumento para o direito do mesmo À Bola de Ouro é "joga um futebol mais atrativo, na minha opinião pessoal, e quem não achar o mesmo do que eu é patriota cego!".
Chega a ser ridículo ao ponto a que chegam os defensores de Messi só para proteger o menino.
Quanto à FIFA, eu desconfio que em 2050 o Messi ainda vai continuar a receber a Bola de Ouro (a 41ª seguida!) só porque compareceu na Gala…
Repare que ainda nem falei de Ronaldo! Sou português e orgulho-me muito do nsso representante máximo no desporto rei. Mas ano após ano, a FIFA reinventa os seus critérios só para eleger o Messi como melhor jogador do Mundo!
Em 2009, Ronaldo ganha a Liga inglesa. Messi ganha a Liga Espanhola, a LC e marca mais golos. Melhor jogador: Messi. Justo!
Em 2010, Ronaldo não ganha nada. Messi marca mais e ganha a Liga Espanhola. Iniesta ganha a Liga Espanhola e o Europeu (marca o golo da vitória na final!). Sneijder ganha a Liga Italiana e a LC. Melhor jogador: Messi. Injusto!
Em 2011, Ronaldo ganha a Taça do Rei. Messi marca tanto como Ronaldo, ganha a Liga e a LC. Melhor jogador: Messi. Justo!
Em 2012, Ronaldo ganha a Liga Espanhola de forma categórica (bate records atrás de records com o Real). Messi ganha a Taça do Rei e marca mais. Ambos fazem uma Champions igual. Iniesta ganha a mesma Taça do Rei que Messi, faz a mesma Champions que os outros dois e ainda ganha o Europeu. Melhor Jogador: Messi. Injusto!
Serei o único a ver as coisas com olhos de ver?
troza
Tirando a tua analise de 2012 (Messi mais golos, mais assistências, recordes superiores aos do Ronaldo como os golos na champions, mais golos num jogo da champions… isto tudo enquanto o Ronaldo só ganha a liga espanhola… embora concorde que o prémio é injusto), concordo contigo. Mas verdade seja dita… não era em 2010 nem em 2012 que o Ronaldo merecia ganhar. Mas o Messi também não
elgransete
Este prémio é uma farsa, sempre foi. Não digo isto por ser português, o patriotismo não me assiste.
No dia em que Ibrahimovic ganhe este prémio talvez eu mude de opinião.
Professor Bambu
Também acho que o Ronaldo foi o melhor jogador de 2012 , mas o messi não ganhou só a taça do rei , bateu records como os golos que apontou. Mas de facto , sem questionar o brilhantismo do argentino , a verdade é que nunca deu provas fora do barcelona. Se o campeonato espanhol é assim tão importante como mostram em que os 11 jogadores do ano provem do mesmo , então o Ronaldo ainda ganharia mais vantagem. Na selecção Messi pouco ou nada fez , ao contrário do Ronaldo. Acho uma vergonha a presença de marcelo e daniel alvez no 11 do ano , já para não falar do pique. Muito estranho o prémio do melhor golo do ano, não premiaram de maneira alguma a exelnte época do falcão. E cúmulo dos cúmulos a presença do guardiola no prémio do melhor treinador, enquanto que por exemplo di matteo ganhou a champions. De facto um negócio mais do que uma entrega de prémios. Quando mais uma vez ao Ronaldo e Messi , acho que são imcomparaveis , génios , mas o Ronaldo não é tão simpático , o Ronaldo é Português e também se foram a ver o Ronaldo não aparece na capa do FIFA , aparece no do PES … Talvez sejam estes os critérios.
Quanto a Del Bosque uma vergonha … 0 de trabalho , por a espanha a jogar qualquer pessoa põe. Não percebo é se prestaram tanta atenção aos records de Messi quanto aos golos e assim , porque não prestaram quanto aos records do Mourinho ou do próprio Ronaldo?
São Portugueses .
Suarez
Messi venceu de forma inequívoca esta Bola d'Ouro, ou eu terei visto o Mister Universo Football Player?
filipe
Se formos a escolher o melhor do mundo so porque marca golos ou bate recordes como é que o canavarro ja foi melhor do mundo, e isto quando ainda jogavam figo e zidane futebol!?!? Com isto tudo ha que questionar os criterios da fifa…
Anónimo
Parem de tanto patriotismo!
O premio é para o melhor JOGADOR do ano, isso significa que é um premio individual e não coletivo.
Messi poderia não ter ganho NADA, mas quebrou mais uma vez todos os records possiveis e é de fato o maior do mundo, se não da historia.
Ass: Natan Fox
Anónimo
Por favor senhor blatter e platini, que com certeza também está envolvido, digam ao mundo qual o critério deste prémio, porque prémio menos objectivo que este está impossível de encontrar!!!!
Há uns anos parece-me que o critério eram os prémios colectivos que o ditavam, realçando depois a estrela da equipa, aquele que mais contribuiu para esses títulos, mas agora, nos últimos anos esse critério tem sido esquecido.
Por outro lado eleger o jogador mais genial para este prémio (na minha opinião único critério que permite explicar estes 4 troféus de messi) é uma coisa que não pode ser confirmada pelo historial pré-Messi: em 2006 cannavaro ganhou e buffon foi o runner-up, e sem discutir a grande qualidade, com certeza não foram os jogadores mais geniais desse ano…
Assim queria só sublinhar a total falta de critério e ojectividade que este prémio apresenta, não desvalorizando messi, ter ganho nestes 4 anos é uma ofensa a jogadores como Figo, Zidane, mesmo Ronaldo o fenómeno apesar das lesões, Ronaldinho, Xavi, C Ronaldo e Iniesta, entre poucos outros, que marcam o futebol dos últimos anos e que em termos de genialidade podem ou não ultrapassar Messi, conforme a opinião de cada um, mas que claramente nenhum deles vê ou viu o seu trabalho realçado como o argentino.
Luigi giussani
Quero só sublinhar um bocadinho mais o desprezo que se tá a dar aos outros grandes jogadores dos últimos anos particularmente.
Ronaldo o fenómeno foi o último a ganhar mais do que uma bola de ouro, tendo ganho a sua 1ª em 1997. Portanto antes de messi, muitos dos jogadores fora de série foram distinguidos, não havia um vencedor à partida e olhando para essa época dá para perceber quem foram as grandes figuras do futebol.
Daqui a uns anos ao olharem para trás o que se vai ver?
MESSI.
Não é justo para com os outros futebolistas isto acontecer porque messi marca estas últimas épocas tanto quanto cristiano, xavi, iniesta, drogba, sneijder (não tanto uma época mas um ano) entre outros…
Aliás, daqui a uns anos o que se vai lembrar é o barça de messi e com algum jeitinho até se faz de conta que messi é espanhol para conseguir também explicar os títulos de la roja…
Igor
Quando Sneijder em 2010 ganhou quase tudo, só faltou o de campeão do Mundo, e nem nos tres primeiros ficou está explicado o porquê deste prémio ser ridiculo ou não incluir os titulos colectivos como factor,é no minimo ridiculo
Anónimo
Sem duvida que os critérios de atribuição destes prémios são injustos.
Foi injusto porque Ronaldo conseguiu alcançar tanto no seu clube como pela sua nação muito mais do que Messi individualmente.
Este não é um prémio a atribuir a favoritos mas sim a MERECEDORES.
Mais triste é que nem Pirlo foi mencionado para o melhor 11 quando alcançou uma final pela Itália e ganhou o campeonato Italiano e o facto de o 11 pertencer apenas a liga espanhola quando espalhados pelos clubes da europa se encontram imensos jogadores merecedores de um lugar no 11,
E sendo um pouco patriota refiro já que é triste que Paulo Bento nem seja sequer considerado candidato a um prémio. Nao digo que devesse ser candidato, mas digo que devesse ser considerado um candidato. Mesmo depois de imensas criticas dos media, apontado imensos defeitos ao nosso ponta de lança, afirmando que o nosso lateral direito nao iria ser capaz de cumprir com o que lhe era exigido ele levou a selecção as meias onde perdeu por "Grandes-Penalidades" e extraiu de todos o seu melhor.
Injusto… O premio perdeu valor, os criterios nao sao justos, quem vota nao percebe de futebol
viva o sporting
nomeados para melhor do mundo:
Messi, Iniesta, tone.
o Messi é o melhor, mas o tone é o mais simpatico, o mais bem visto, o "santinho". As pessoas que vao votar, podem optar pelo melhor ou pelo que gostam mais, votam por simpatia no que gostam mais e pronto, o tone que é o mais roto torna-se o melhor do mundo.
com isto nao quero dizer que o messi e roto, e muitissimo bom, foi apenas um exemplo para dizer que o melhor jogador do mundo nao vai ser dito por uma cambada de incompetentes
Anónimo
Gonçalo- Temos que tentar ser imparciais, qq pessoa que saiba ver futebol minimamente sabe quem é o melhor jogador do mundo, de uma vez por todos tem que se perceber o que o proprio nome do titulo diz. – o melhor jogador do mundo! nao existem criteiros para ser atribuida uma bola de ouro, simplesmente o melhor jogador do mundo, a nivel indevidual, messi e o melhor, a nivel colectivo iniesta foi o melhor jogador da espanha conquistou a prova mais importante de 2012 o europeu, alias eu queria que iniesta ganha se porque mais uma vez nao se deve destinguir um goleador como o melhor jogador do mundo! a liga dos campeoes foi ganha pelo chelsea nao pelo real, se fossemos outraves pelo nivel colectivo teriamos que ter la um jogador do chelsea mas quem? a mao do terry? ronaldo teve muito bem mas o que que ganhou? um campeonato? messi u que que ganhou ? uma supertaça taça mundial de clubes pra muitos nao conta certo? e discutivel! mas quem ganhou as maiores proval? chelsea e espanha, iniesta merecia ganhar como messi ou ronaldo mereciam ganhar mas o nome diza o melhor jogador do mundo, e nao a duvidas nenhumas do quem o é, mais uma vez< a fifa se enganase o platini etc… mas 4x seguidas? todas as pessoas que votam nenhuma deklas sabe de futebol nestes ultimos 4 anos? sei que custa para muitos portugueses e sportinguistas infelizmente admitir mas messi e o melhor os criteiro podem ser varios mas e o melhor! disser que alguem e melhor que messi e a mesma coisa que eu virar pinto da costa me disser que nao trocava o hulk pelo ronaldo… pff pubiquem um abtraço a tods que gostam de futebol
Tatiana CM
Antes de mais…este prémio é atribuído na altura errada! Deveria ser sempre atribuído no final da época! As pessoas têm memória curta, esquecem-se do que Ronaldo fez na época 2011/2012 e só sabem defender o prémio do Messi com os 91 golos que marcou (em duas épocas distintas diga-se). Mas pronto…negócios da FIFA, que vieram descredibilizar este prémio. É uma pena.
Rodrigo
Este tipo de premios começam a perder a pouca credibilidade que ainda tinham porque todos os anos os criterios para escolher o vencedor, sendo que o principal beneficiado e sempre o Messi. Parece-me que esta epoca mereceu vencer o premio, uma vez que marcou 91 golos(!), algo absolutamente estratosferico, ate porque se julgava impossivel alguem bater o record de golos do Gerd Muller.
No entanto, a questao e que se este e o criterio, o Ronaldo ja poderia ter vencido em anos anteriores por ter um maior numero de golos, uma vez que esta epoca a questao dos titulos foi completamente ignorada. Ronaldo venceu a Liga Espanhola e a Supertaça em duelo directo com Messi e o Barcelona, Iniesta venceu a competiçao mais importante do ano (Euro 2012) e Messi ganhou apenas a Taça do Rei. Isto noutros anos garantiria-lhe apenas o 3º lugar, mas este ano tudo mudou e o argentino voltou a vencer.
Parece-me que a forma mais justa de eleger o melhor do ano e misturar o individual com o colectivo e, sendo assim, Ronaldo mereceria vencer, ja que conseguiu ser determinante nas conquistas do Real Madrid, na Selecçao Nacional no Euro 2012 e marcou muitos golos tambem.
Por ultimo, o Messi tem 25 anos apenas, ja vai na sua 4ª Bola de Ouro e promete nao ficar por aqui. Estamos perante um dos melhores futebolistas de sempre, faltando-lhe conquistar um Mundial com a Argentina para entrar no Olimpo.
koffi_kenner
Senhor, mas o Ronaldo, no ano em que marcou mais golos que o Messi no campeonato, Messi juntou ao campeonato espanhol, a liga dos campeoes e ainda foi o melhor marcador das liga dos campeoes e igualou o record de golos na competição. Foi injusto?
CTD
acho piada o facto de dizerem que o CR ganhou o campeonato e por isso mercia ganhar a bola de ouro, mas pergunto se a liga dos campeões não é mais importante que a liga espanhola, e se o campeonato da europa não é mais importante que a liga dos campeões então pela logica aqui do pessoal quem devia ganhar o trofeu seria o Mata ou o Fernando torres que ganharam mais trofeus e trofeus mais importantes que o CR.agora pergunto eles são melhores que o CR? eu respondo não, como o CR não é melhor que o Messi
Ricardo Garcia
Desde 2010 que na minha opiniao esta gala perdeu o interesse. Votos por compadrio e amizades… Criterios estranhos… Na realidade nao me lembro de um jogador ganhar um Taca do Rei e ser o melhor.. Existe uma obsessao quase doentia em relacao a Messi e ao Barca. Ronaldo ganhou a Liga, Supertaca, marcou 46 golos na Liga, marcou a todas as equipas da Liga na mesma epoca (record), levou o real 'as costas e foi decisivo no grandes jogos e a seleccao depoisdo jogo c a Dinamarca levou Portugal 'as costas. Ronaldo para ganhar em 2008 teve de ser campeao na Premier League e ganhar a Champions. Quanto a melhor treinador porque Guardiola quando so treinou ate Maio? Simeone, Conte, ou o do treinador do Dortmund mereciam muito mais… Mourinho teve no Real uma equipa com o Record e golos e pontos e esqueceram-se. Quanto ao melhor 11… Pique'? Com o Guardiola nem titular era… Pirlo de fora… Enfim… Isto e' a maior farsa do futebol… Existem uma obsessao doentia 'a volta do Barcelona e essa e' a realidade. E ser Portugues nao e' facil somos pequeninos e nao temos um Villar!
Tomas W
George Weah ganhou a bola de ouro em 1995 apenas com a vitoria na taça de França.
Ronaldo em 1996 apenas ganhou a taça da Holanda e foi eleito o melhor do mundo.
Ronaldinho Gaucho em 2004 não ganhou nenhum título para além da Bola de Ouro.
Só para lembrar
FilipeA
Os 2 são bons mas no ano passado o Ronaldo tinha mais golos e toda a gente deu ênfase aos titulos do Messi. Este ano já foi o contrário todos deram importância aos golos de Messi em detrimento dos golo de Ronaldo. Por isso é injusto pois não tiveram em conta os mesmo critérios. Para Ronaldo um "aviso" meio a brincar e meio a sério: Se queres ganhar outra bola de ouro, muda de campeonato ou então de Nacionalidade!
Tomas W
Tinha mais golos? Só se foram nos treinos.
Jimmy Johnson
Tanta azia!!!
Mas quais critérios? Os votantes escolhem três nomes. Ponto!
Se a votação fosse para pategos, há aqui uma pleiade de comentadeiros candidatos, mas como é para quem sabe jogar à bola…
A pergunta é: quem é o melhor jogador do mundo? Resposta: Messi!
CRF
para CR7 aspirar a ganhar, provavelmente, terá de sair de Espanha. A prova que a bipolarização tem beneficiado o futebol espanhol e falantes do castelhano é o 11 do ano.. 11 jogadores do campeonato espanhol, alguns justos é certo mas outros tantos, ridiculos.
Não discuto a justiça do premio, apesar de achar que Ronaldo merecia mais pelo que conquistou coletivamente, afinal de contas os 91 golos de Messi só valeram para ganhar uma Copa do Rei e o melhor arranque da La Liga para o Barça, mas como o VM diz e bem, votos por simpatia acabam por dar alguns resultados injustos, no entanto, Messi é provavelmente o melhor jogador da historia do futebol, e CR7 mesmo que nao seja o melhor de todos os tempos, é um dos melhores, e tem apenas o infortunio de ter jogado na mesma era da super-vedeta.
leugimM
Na minha opinião, foi uma decisão algo injusta. Em 2012, juntando os aspetos coletivos e individuais, o Ronaldo foi superior ao argentino. Por outro lado, conhecendo a tendência da FIFA, este resultado não me surpreende (já esperava que fosse Messi o vencedor).
Quanto ao onze do ano, completamente ridículo. Casillas, Daniel Alves, Piqué, Marcelo e Xabi Alonso em detrimento de elementos como Cech, Lahm, Pepe, Chiellini e Pirlo?! Um absurdo.
Cumprimentos.
Tomas W
Para quem fala dos aspectos colectivos parece ter-se esquecido que o Casillas, o Piqué e o Xabi Alonso foram só campeões europeus, tendo entre outras coisas "atropelado" o Chiellini e o Pirlo na final.
JONU
O que o Ronaldo precisa de fazer para ganhar a bola de ouro?
A minha resposta é simples, certamente mudar de nacionalidade , pois não vejo outro razão..é melhor ficar por aqui.
resto de bom trabalho , VM continuem assim.
Cumprimento JONU
Tiago Oliveira
Não sei se vale a pena considerar continuar a entregar estes prémios, ou então acho que se deve mudar o nome para a Prémios Simpatia, pois ganham os treinadores mais simpáticos, os jogadores mais humildes e simpáticos, e não se premeia quem realmente merece.
C. Ronaldo, Iniesta e Pirlo este deveria ser realmente o pódio dos melhores jogadores do mundo em 2012
Anónimo
Pirlo? Era para rir?
João
Hugo Santos
Basta ver quem votou em quem no site da fifa para perceber que a bola de ouro apenas se trata de um concurso de popularidade e de amizades. Para tornar a nomeação mais justa e imparcial, não deveria ser permitido votar em companheiros de equipa ou em compatriotas. Na lista constam nomes que nem sequer deviam ser equacionados como Balotelli, van Persie ,Piqué ,Ibra, Rooney por exemplo.
Está provado que a maneira de ser de Ronaldo o tem prejudicado bastante neste tipo de noemações, que deviam premiar apenas a influência que um jogador tem nos resultados da sua equipa/selecção.
Está visto que Ronaldo só pode pensar em ganhar quando vencer a CL a liga a Taça e o Mundial, por isso não acredito que volte a ganhar.
Até acho que o Messi é o melhor do mundo(não de 2012) mas este sistema de votação é muito duvidoso, pelo menos é o que eu penso.
Na equipa do ano nem um jogador do Chelsea… Acho que pelo menos Drogba merecia e talvez Petr Cech. Casillas é ,na minha opinião, o jogador mais sobrevalorizado do Mundo. É incrível como ano após ano é considerado o melhor guarda redes.
E já nem falo da nomeação do Del Bosque..
Tomas W
Foi este sistema de votação que deu ao Ronaldo o prémio de melhor do mundo. Criticar quando se perde soa demasiado a mau perder.
O prémio é um prémio individual, não colectivo.
O Messi foi o melhor em 2011 e em 2012 melhorou a sua prestação individual, logo é lógico que tenha ganho.
O Cristiano marcou mais golos do que o Messi na CL? Não. Marcou mais golos do que o Messi no campeonato? Não.
Resolveu sózinho mais jogos? Não. (Lembro-me inclusivé de ler aqui que o Ronaldo raramente desiquilibrava individualmente, numa clara alusão a que o Nani seria melhor). Com tantas respostas não como é que poderia ter superado o Messi.
O Messi é o melhor. Para o destronarem têm que ter resultados muito melhores do que ele.
Se o prémio fosse resultado das vitorias colectivas então o Drogba teria que ter ganho o prémio. Foi decisivo ao longo da CL nomeadamente com o golo na meia-final e na final.
Português Adepto do Barça
Ponto prévio, Messi acaba de ganhar a sua quarta Bola de Ouro consecutiva porque simplesmente é o melhor. É melhor que o melhor jogador de sempre da Selecção Espanhola (Xavi Hernandez), é melhor que um mago com uma bola que em muito se parece a Zidane (Andrés Iniesta) e é melhor que provavelmente o melhor jogador português de todos os tempos (Cristiano Ronaldo). Caso não houvesse Messi e em qualquer outra época, os nomes anteriormente referidos tinham pelo menos duas Bolas de Ouro cada um em casa. Mas Messi é tão bom que consegue ser consagrado novamente como melhor do Mundo porque “simplesmente” é melhor. Aliás, com esta superioridade tão clara para com os demais, e dado o nível apresentado pelos outros, ele acaba por situar-se num patamar quase “irrealista”.
Messi não é melhor pelos 91 (!!!) golos marcados num ano, Messi não é melhor por ganhar um , dois, três ou quatro títulos numa época…Messi é melhor porque vulgarizou os golos de chapéu, Messi é melhor porque vulgarizou jogadas em que recebe a bola a meio-campo e dribla equipas inteiras, Messi é melhor porque transforma adversários de alto nível em medíocres, Messi é melhor porque faz passes de morte com uma regularidade e naturalidade que mais ninguém faz, Messi é melhor porque é o jogador que melhor entende o jogo no tempo e no espaço, Messi é melhor porque a cada jogo executa coisas que mesmo antes de acontecerem parecem impossíveis de ser concretizadas, Messi é melhor porque é extra-terrestre, Messi é melhor porque é Messi.
Daniel Alves (09/11/2012): "Enquanto houver Messi, a Bola de Ouro é um prémio sem sentido. A lógica da atribuição devia ser alterada. Havendo Messi, só pode ser dele. Outra coisa não faz sentido. Deviam, sim, fazer prémios por posições, porque é lamentável que Xavi e Iniesta não tenham uma Bola de Ouro em casa."
P.S.: Lionel Andrés Messi tem apenas 25 anos.
P.S.2: Tudo o que acabei de escrever é o espelho do que pensa a esmagadora maioria dos adeptos de futebol de todo o Mundo, com excepção dos do nosso País e de alguns Órgãos de Comunicação Social de Madrid. Deixem de ler jornais e vejam o Barça jogar.
Cláudio Narciso
Com tanto elogio e valorização do jogador fico sem perceber porque a seleção argentina não consegue fazer grandes jogos. Se calhar é porque não tem jogadores tão bons como no Barcelona, e porque o Messi não é tão fantástico como falam quando lhe tiram quem lhe põe o pão na boca.
Só não consigo perceber como ainda não entenderam que este prémio é referente ao desempenho numa época (ou ano) e não a uma carreira. Por essa ordem de ideias se o Maradona se lembra-se de voltar a jogar teria de ser o vencedor da Bola de Ouro porque é o melhor de sempre.
Cumps
Carlos
A argentina nao ganha nada … da mesma forma que Portugal nada ganha. Messi quer queiramos quer nao, messi foi o justo vencedor.
Dário Rodrigues
Só assim de repente lembro me de 3/4 jogadores que mereciam este prémio muito mais do que o Santo Messi…Pode ser o melhor de mundo mas não o mostrou esta época, e quebrar o recorde de golos num ano civil (no final do ano e sendo ele que tem que marcar todos os golos do Barcelona não é mais que obrigação dele) não é desculpa, pois o Muller quando o fez quem foi eleito melhor do mundo foi o Beckenbauer…
Enquanto o Messi joga que se farta e tem uma equipa inteira a jogar para ele, o Ronaldo joga que se farta e não joga mais porque joga para a equipa e essa mesma equipa não tem a missão de fazer dele o melhor do mundo como acontece na equipa do Barcelona…gostaria de ver se o Messi e o Ronaldo trocasse de equipa só durante uma época para ver o que acontecia…
Zapata
Eu gostava que Ronaldo vencesse, mas fanatismos à parte, Messi teve um ano de 2012 soberbo. Prémio justo. 90 golos em 69 jogos + umas 25 assistências (à volta disso)… Minha nossa senhora. Apanhei imensos craques nestas últimas décadas, mas uma época como esta, nunca. Recorde atrás de recorde… Fantástico. Não foi campeão, mas isto é um prémio para o desempenho individual de um jogador. Messi, em 2012, não deu hipóteses a ninguém. Infelizmente.
Quem questiona o prémio de Messi, simplesmente não analisou os factos. Sem palas.
Ronaldo teve o azar de nascer na mesma geração que o ET. Ou muito me engano, ou CR nunca mais ganhará este troféu.
E Messi só tem 25 anos…
Carlos Soares
O ano passado dizia o mesmo quando Ronaldo meteu mais golos que Messi? Ou só se lembrou que o prémio era individual este ano?
Carlos
Carlos Soares se o critério utilizado este ano foi o mesmo utilizado no ano passado isso nao sei.
Mas infelizmente o messi teve um ano espetacular e levou a melhor sobre o ronaldo.
Rui Miguel Ribeiro
Os prémios (jogador e treinador) foram para quem eu esperava.
No que respeita o jogador, a escolha de Messi é óbvia. Foi o melhor em 2012. E a questão dos triunfos colectivos não colhe muito: Ronaldo ganhou o Campeonato, Messi ganhou a Taça; mas a diferença da prestação individual foi muito maior do que a diferença de valor entre as duas provas.
O VM desde Março que promove e "celebra" a conquista da Bola de Ouro pelo Ronaldo. Tive oportunidade de escrever aqui que era muito prematuro. Os 9 meses subsequentes vieram provar que tinha razão.
Dito isto, acho que este ano se sobrevalorizou a questão da Bola de Ouro, falando disso ad nauseam durante o ano inteiro. Não vale assim tanto.
P.S. O 11 do ano da FIFA é ridículo, mas isso, vindo da FIFA, também não espanta. Aliás os últimos anos mostram a hegemonia que a Espanha exerce sobre as estruturas que dirigem o futebol.
KikoDP
Messi é o melhor jogador do Mundo, ninguém duvida disso. Se o critério forem títulos não venceria, mas se me perguntarem quem foi o melhor jogador de futebol durante o ano de 2012 terei de dizer Messi. O Ronaldo até merecia ganhar até ao verão, mas o lionel foi melhor devido a este inicio de epoca menos bom, ou seja, ainda que acima da média, abaixo do que ele consegue.
O 11 do ano ninguem percebe de facto… falta Pirlo, Cech, drogba, e xabi alonso estar para mim nao faz sentido + rapido punha yaya toure, pirlo ou ate busquets
Anónimo
Para mim não há dúvida que o messi tinha que ganhar este ano e o ano passado. Este ano foi extra terrestre, bateu tudo o que havia para bater individualmente, ganhou a taça e ja ganhou o campeonato deste ano. Não jogou o campeonato da europa mas tambem nao precisou dele para marcar 90 golos. Se calhar ainda chegava aos 100. O ano passado ganhou tudo a nivel colectivo e foi o melhor marcador da champions, marcando menos que o Ronaldo no campeonato mas mais no conjunto das provas. O problema é que as injustiças vêm de antes, como quando ficou em segundo atras do Kaka. Muitas pessoas, penso eu, achariam mais justo se o messi tivesse 3 e o Ronaldo duas bolas de ouro. O ronaldo é o rival perfeito para abrilhantar ainda mais os feitos do messi (e vice-versa). penso que o têm desrespeitado um bocado.
Quanto ao premio para treinador penso que o campeonato é mais importante que a taça e por isso está bem que o mourinho fique á frente do Guardiola. Já o Del Bosque, a mim dá-me para rir. Bem sei que foi campeão do mundo e tal mas, para mim,só tem estragado a equipa do Aragonês. Nasceu com o rabo virado para a lua! E alem disso, objectivamente, o que tem mais valor, acabar com o dominio da "melhor equipa de sempre" numa prova de 40 jogos em que ganha o melhor, ou ganhar um campeonato de 6 jogos sem adversários á altura? Portugal que se vê à rasca para se qualificar para o mundial, foi o adversario mais dificil para eles…
Joao
Carlos
Acho que se o prémio é individual, os critérios de escolha terão de ser unicamente individuais e em último caso para desempate utilizar o colectivo. Visto isso na minha opinião a entrega do prémio é justa. Em relação ao prémio para treinadores ai sim devera ter se em conta as conquistas.
Embora goste bastante do cristiano e tenha imenso orgulho de ele ser português, admito que o messi é mais regular.
Por serem jogadores muito diferentes é sempre complicado fazer uma comparação.
No entanto acredito piamente que a diferença de votos se deva claramente à relação ronaldo rebelde vs messi simpatia.
Luis
Desculpem lá VM, isto não vai ser para vocês, mas sim para todos os que vêm aqui comentar.
E se fossem todos para o c…..?
Falam dos records de Messi…e Cristiano não bateu records?
– 2 anos seguidos a marcar mais de 40 golos na Liga
– Único jogador da historia do futebol a ter marcado a todas as equipas do seu campeonato numa edição
– Jogador com melhor média de golos da história do Real Madrid e da Liga Espanhola
– Igualou Butragueno, mas com menos 400 jogos (!!!)
– 5 fases finais consecutivas a marcar pela sua selecção
– 6 Classicos consecutivos sempre a marcar
– melhor marcador do Euro 2012 em ex aequo com mais 5 jogadores
Titulos colectivos
– Campeao da Liga onde se bateu todos os records a nivel colectivo
– Supertaça Espanhola
– 3 lugar com Portugal no Euro 2012
Messi bateu records individuais em termos de quantidade de golos, mas vamos aos jogos decisivos:
Chelsea – Barcelona 1-0
Quem perdeu a bola a meio campo que deu o golo do Chelsea? Pois…
Barcelona – Chelsea 2-2
Quem perdeu as DUAS bolas que deram os 2 golos do Chelsea? Quem falhou o penalti? Pois…
Barcelona – Real Madrid 1-2
Quem não fez um único remate nos 90 min de jogo e escondeu-se o tempo todo? Pois…
Supertaça Espanhola
Barcelona – Real Madrid 3-2
Quem falhou o lance do 4-1 e que praticamente decidia o troféu? Pois…
Vamos dar o prémio ao gajo que entre Suiça B, Brasil D, Leverkusen e Espanhol de Barcelona marcou 20 golos em jogos que já estavam decididos.
Ah e fica um conselho ao VM…gostaria que analisassem as acções da ADIDAS neste período em que Messi tem ganho Bolas de Ouro, ficariam surpreendidos em saber que tiveram uma valorização superior a 300% em altura de crise financeira, o que é algo absurdo (!!), tendo em conta que praticamente todo o dinheiro da FIFA provém dos patrocínios da ADIDAS, se calhar até convém a muito boa gente colocada em altos cargos da FIFA que Messi continue a ganhar bolas de ouro.
Como as acções da Nike (que tem CR como imagem de marca na componente de futebol 11) continuam a subir para cerca de 100 dólares por acção, uma vez que o futebol de 11 não é prioridade para esta marca, e como a Nike já não mete nem 1 centimo na FIFA, esta ao fazer lobby para Messi está a velar pelos seus interesses.
Para mim irei fazer tudo para nunca mais ver um jogo de futebol que seja patrocinado por alguma grande marca, o corporativismo não pára de retirar a meritocracia do futebol e esta para mim foi a gota de água, já com Sneijder fiquei revoltado, com esta agora fico desiludido. O que ganho em tempo em deixar de ver o desporto que tanto gosto, irei aproveitá-lo para ver modalidades que ainda não estejam conspurcadas e corrompidas com estes jogos de poder.
AC
MUITO BOM este comentário!! concordo a 100%
Anónimo
Para que apenas se faça uma ideia da realidade, este senhor Messi, para bater o recorde, foram contabilizados os jogos amigáveis, penalidades e selecção, enquanto no senhor Muller, apenas se basearam no campeonato e taças do seu pais…. agora vamos ver se realmente existe termos de comparação…. Abram o olho, pois se isso nao acontecer alguem vos abrirá….
Agora vos digo, Nao venham com essa porcaria,eles nao sao jogadores comparáveis…. são posições diferentes, funçoes diferentes.
Alem de que acho muito mais complicado para o ronaldo marcar, ele joga numa lateral, nao de frente para a baliza,a sua função e de dar a marcar….
o messi joga como 2 avançado, de frente para a baliza e todos jogam para ele. logo a dificuldade do jogo do ronaldo é superior e memso assim nao se distancia em golos marcados, assistencias, e na importancia que tem para a equipa.
tenho dito beijinhos a todos, isto é mais uma quetºao de politicas, se ele fosse brasileiro, espanhol, italiano, frances era quase sempre o melhor do mundo, como é portugues, acontece aquio que todos nós sabemos.
TEmos que aprender a gostar de nós, caso contrário ninguem gostará.
PedroCastela
INJUSTIÇA PURA!
É incrivel como há certos "portuguesinhos" que tentam deitar abaixo tudo o que é nacional, com provas dadas, com créditos firmados, que levam o nome do nosso país miserável para um nível superior. Sempre a cascarem no CR7 e no Mourinho.. Cambada!
Eu admito: Messi é neste momento o melhor futebolista do mundo, com mais perfume nas suas acções em campo, com melhor dom para o futebol. Falta-lhe o inigualavel carisma do Maradona para ser o melhor de todos os tempos. Falta-lhe triunfar por outra equipa de outra liga europeia para confirmar (ou banalizar) o seu valor extraterrestre.
Mas, mesmo sendo Messi o melhor jogador do mundo, o Cristiano foi melhor atleta e no ano passado venceu mais títulos. Foi mais decisivo. Carregou Portugal às costas até às meias finais do Euro. Não sei o que terá de fazer mais para vencer este trofeu…
Chega a ser nojento ver toda a campanha anti CR7 e pró Messi que foi feita. Tudo a público! Para mim este prémio deixou de ter valor e pior, deixou de ter credibilidade.
Bom ano novo para todos!
Alfredo Neto
o periodo de votação para estes prémios foi de Outubro a 6 de Novembro de 2012 por isso este prémio tem de referir-se à época 2011/2012 para todos os jogadores que jogam na europa. Não tem qualquer sentido o periodo em votação ser o ano civil de 2012 se não se incluem os últimos 2 meses onde há bastantes e importantes jogos.
Sendo assim, o vencedor deveria ter sido Cristiano Ronaldo, o CR7, antigo CR9. Foi campeão com o Real Madrid num recorde de pontos e golos marcados pela equipa e ainda marcou um número impressionante de golos. Foi semi-finalista da Champions e ainda juntou a isso um europeu bastante bom onde fez 3 golos e ainda mandou umas quantas bolas aos ferros, levando a sua selecção às costas e só sendo derrota nos penaltis já na meia-final.
Messi marcou mais golos que Ronaldo mas ganhou apenas a Copa do rey que para uma votação destas não tem o mínimo de relevo.
Qualquer outro jogador não teve o impacto de Ronaldo ou Messi por isso não faz parte da decisão.